You are on page 1of 87

MANUAL DO LOJISTA

1. INTRODUO 2. MINI GLOSSRIO 3. PROJETOS 3.1. PROJETOS NECESSRIOS 3.2. RESPONSABILIDADE DOS PROJETOS 3.3. APRESENTAO DOS PROJETOS 3.4. APROVAO DOS PROJETOS 3.5. PROJETO DE ARQUITETURA 3.6. PROJETO E INSTALAES DE ELTRICA 3.7. PROJETO E INSTALAES DE TELEFONIA 3.8. PROJETO E INSTALAES DE GUA 3.9. PROJETO E INSTALAES DE ESGOTO 3.10. PROJETO E INSTALAES DE GS 3.10. PROJETO E INSTALAES DE COMBATE A INCNDIO 3.10. PROJETO E INSTALAES DE AR COND. E EXAUSTO 4. EXECUO DAS OBRAS 4.1. CONDIES PARA INCIO DAS OBRAS 4.2. RESPONSABILIDADE E OBRIGAES GERAIS DAS OBRAS 4.3. SEGURANA DO TRABALHO 4.4. FORNECIMENTO DE GUA E ENERGIA PARA AS OBRAS 4.5. TAPUMES 4.6. VIGILNCIA E FISCALIZAO 4.7. ACESSO DE PESSOAL 4.8. ACESSO DE MATERIAIS 4.9. LIMPEZA E ENTULHOS 5. PRAZOS 6. CONSIDERAES FINAIS 7. ANEXOS 7.1. TERMO DE RECEBIMENTO DO MANUAL DO LOJISTA 7.2. TERMO DE RECEBIMENTO DA LOJA 7.3. ENCAMINHAMENTO DE PROJETOS 7.4. COMUNICAO DE INCIO DE OBRA E RESPONSABILIDADE 7.5. TESTE DE INSTALAES PREDIAIS 7.6. RELAO DE PESSOAL DE OBRAS 7.7. INSTALAES DE GS TERMO DE RESPONSABILIDADE 7.8. SOLICITAO DE VISTORIA FINAL 7.9. QUADRO RESUMO DE INSTALAES DA LOJA 7.10. CARIMBO PADRO

3 3 4 4 4 5 6 6 20 27 32 36 40 42 45 69 69 69 71 72 72 73 74 74 75 75 76 76 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

2 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

1. INTRODUO O Grupo Po de Acar tem o prazer de t-lo participando de nossa galeria de lojas. Para que a integrao seja perfeita, voc est recebendo um conjunto de documentos de sua loja (em mdia digital) assim distribudos:

- MANUAL DO LOJISTA - Planta especfica de sua loja com os dados tcnicos FICHA TCNICA DA LOJA (para lojas novas).

O MANUAL DO LOJISTA contm os elementos indispensveis para a execuo dos projetos e obras de instalaes de sua loja. Para as lojas novas a gerenciadora prestar todo e qualquer esclarecimento ao Lojista que se compromete a cumprir todas as normas e procedimentos aqui descritos. Para as lojas existentes as dvidas sero sanadas pelo departamento de galerias.

Estes dois arquivos devero ser enviados para seu Arquiteto, Projetistas complementares e para o Profissional Responsvel pela Execuo da Obra (PREO). O arquiteto responsvel deve ser contratado tambm para fazer a compatibilizao de todos os projetos, a fim de que todos sejam coerentes entre si em suas informaes.

2. MINI GLOSSRIO

LIMITES DA LOJA: Paredes limtrofes entre lojas e partes comuns do supermercado. Sero consideradas legalmente nos eixos.

PONTOS DE UTILIDADES: Para as lojas novas: Pontos de entrega de instalaes do supermercado a loja. Est disponvel no limite da loja ou em rea tcnica, conforme local determinado na Planta Especfica, as alimentaes de energia eltrica, telefonia, gua e esgoto, sprinklers (hidrantes), gua gelada (ar condicionado), ar externo, dreno, deteco de gs e fumaa etc. Para as lojas existentes ou em reforma, dever ser realizado levantamento cadastral para locar estes pontos na planta.

PLANTA ESPECFICA: Planta Baixa e Cortes especficos de sua loja, contendo informaes relevantes como escala indicada, medidas de largura e profundidade, rea de loja, p-direito,
Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA 3 de 87 13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA
detalhes de fachada, detalhes de pilares, vigas, localizao dos pontos de utilidades, possveis interferncias, localizao da Loja no mall do supermercado, etc.

ART: Todo Projeto ou Obra dever ser cadastrado no CREA-UF e/ou CAU, atravs de uma ART (Anotao de Responsabilidade Tcnica) ou RRT (Registro de Responsabilidade Tcnica CAU).

3. PROJETOS

Os projetos das lojas devero ser elaborados por profissionais habilitados, de acordo com normas da ABNT, demais legislaes aplicveis, e s especificaes discriminadas neste manual.

Todos os projetos devero ser entregues compatibilizados. Toda e qualquer modificao que venha a ser introduzida implicar na reapresentao dos projetos revisados, com a indicao e descrio da respectiva reviso.

3.1. PROJETOS NECESSRIOS

O efetivo incio das obras da loja somente se dar mediante aprovao do Grupo Po de acar dos seguintes projetos e memoriais, fornecidos pelo lojista:

- Projeto de Arquitetura e memorial descritivo - Projeto e Memoriais de Instalaes Eltricas e de Telefonia, - Projeto e Memorial de Hidrulica, - Projeto e Memorial de Combate Incndio (em formato exigido pelo Corpo de Bombeiros), - Projeto e Memorial de Ar Condicionado e Exausto. - Projeto de estrutura metlica, no caso de liberao de mezanino e escada. - Projeto de estrutura metlica auxiliar para sustentao do forro.

3.2. RESPONSABILIDADE DOS PROJETOS

a) Os profissionais, ou empresas responsveis pelo projeto, devero fornecer as respectivas ARTs/ RRTs. Cada projeto contratado deve ser entregue ao LOCATRIO juntamente com
Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA 4 de 87 13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA
uma via da ART/RRT especfica deste projeto. Outra via ser encaminhada ao Departamento de Galerias do Grupo Po de Acar, junto com cada projeto.

b) A execuo da Obra somente ser permitida mediante a apresentao da respectiva ART/ RRT do responsvel.

c) Quando necessrio, os projetos devero ser submetidos apreciao dos rgos pblicos competentes para aprovao, (por exemplo: Eletropaulo, Comgs, etc.), ficando tal, a cargo dos responsveis pelos projetos ou obras.

d) Os pedidos de ligao de gs e telefonia a serem demandados para a loja devero ser providenciados pelos responsveis pelos projetos ou obras junto s concessionrias.

O LOJISTA deve obrigatoriamente fazer visita ao local para conhecimento das caractersticas do espao e conferncia das medidas. O GPA no se responsabilizar por divergncias entre as medidas no local e as do arquivo enviado.

3.3. APRESENTAO DOS PROJETOS

Para a 1 anlise, para as lojas existentes ou em reforma, os projetos devero ser apresentados em 01 via de cada projeto formato A1 (padronizado pela ABNT) dobradas em tamanho A4, acompanhadas de memorial descritivo e especificaes tcnicas impressos em formato A4 e encadernados separadamente. Aps aprovado, os projetos devero ser entregues em 03 vias.

Para as lojas novas (Extra ou Po de Acar) enviar para anlise via email (arquivo eletrnico em Auto Cad - dwg) para a gerenciadora.

Somente sero aceitos e considerados entregues os projetos recebidos em sua totalidade, juntamente com os memoriais e ARTs / RRTs com comprovantes de pagamento. No sero aceitos desenhos sem dimenses e cotas de nvel. A escala deve estar indicada em carimbo e o projeto deve estar impresso nesta escala. No sero aceitos projetos entregues em escala reduzida. TODOS os projetos devero utilizar o carimbo padro, com exceo dos projetos que necessitem
Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA 5 de 87 13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA
aprovao dos rgos pblicos. Ver ANEXO 7.10 CARIMBO.

3.4. APROVAO DE PROJETOS Os projetos devero ser entregues para anlise e protocolados na sede do Grupo Po de Acar ou em outro local por esta, determinado. O Grupo Po de Acar ter 03 (trs) dias teis para analisar os projetos para as lojas novas. Aps esta anlise o Grupo Po de Acar devolver um jogo com a observao:

PROJETO APROVADO: liberado para execuo, aps apresentao das 03 vias e as mesmas carimbadas pelo GPA.

APROVADO COM COMENTRIOS: Pode ser executado desde que cumpridas s ressalvas citadas (apresentao de informaes e detalhes complementares). necessria a reapresentao dos projetos.

PROJETO REPROVADO: Quando o projeto no est estritamente de acordo com este dossi, com as normas tcnicas cabveis e restries impostas pelos rgos pblicos competentes, o jogo ser devolvido com as observaes eventualmente feitas e as recomendaes de alteraes cabveis, com uma lista-resumo dos comentrios.

Caso haja necessidade de projetos complementares ou retificao dos apresentados, o lojista ter o prazo mximo 03 (trs) dias corridos (para lojas novas) para atender as solicitaes. Na re-entrega do projeto revisado, o jogo de folhas deve estar completo inclusive com as folhas que no sofreram reviso. A entrega parcial do jogo impede a anlise completa do projeto.

3.5. PROJETO DE ARQUITETURA

Para o Projeto Executivo de Arquitetura devem ser apresentados os seguintes documentos:

- 3.5.1. - 3.5.2. - 3.5.3. - 3.5.4.

Planta dos pavimentos existentes trreo e mezanino Implantao da loja em relao ao mall do supermercado/hipermercado Plantas de layout proposto (trreo e mezanino) Planta de civil (trreo e mezanino)
6 de 87 13/11/2011

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

MANUAL DO LOJISTA
- 3.5.5. - 3.5.6. - 3.5.7. - 3.5.8. - 3.5.9. Planta de piso (trreo e mezanino) Planta de Forro (trreo e mezanino) Planta com pontos eltricos (trreo e mezanino) 02 (dois) cortes, sendo um longitudinal e outro transversal Elevaes das paredes internas

- 3.5.10. Fachada (s) - 3.5.11. Detalhes construtivos, - 3.5.12. Detalhes do mobilirio, - 3.5.13. Projeto de Comunicao Visual (incluindo planta, vista, corte e detalhes do letreiro), - 3.5.14. Memorial Descritivo em formato A4, - 3.5.15. RRT (Registro de Responsabilidade Tcnica CAU) do autor do projeto e co-autores,com comprovante de pagamento, - 3.5.16. Anexo 7.3 Guia de Encaminhamento de Projetos, devidamente preenchido e assinado.

ESCALA: Com exceo da implantao da loja em relao ao mall do supermercado/ hipermercado que pode ser sem escala, os desenhos devero ser apresentados na escala 1:25. Em lojas com rea superior a 100m, os projetos podero ser apresentados na escala 1:50. Os detalhes devero ser representados em escala de forma que indiquem as solues adotadas com todas as informaes necessrias sua execuo (Para lojas existentes e reformas).

3.5.1. IMPLANTAO DA LOJA

Deve ser entregue juntamente com o projeto uma implantao com a localizao da loja. Esta implantao pode ser em folha A3, sem escala, com todas as lojas do mall e acessos com a loja em questo assinalada em outra cor ou hachurada, conforme exemplo abaixo.

Exemplo de implantao da loja no mall Sem escala

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

7 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

3.5.2. PLANTAS DE LAYOUT DA LOJA (trreo e mezanino)

Esta planta deve conter todo o layout da loja de forma clara e com legenda de cada um dos tens. Deve estar contemplado todo o mobilirio e todas as alvenarias, fechamento em gesso, e demais elementos que definam a arquitetura da loja.

Estoque/depsito: o layout destas reas deve estar contemplado tambm na planta de layout.

Lojas em reforma: mesmo que o layout existente seja mantido, este deve estar contemplado na planta de layout. Se for alterado, mostrar o existente e o proposto.

Luminoso: Todas as plantas baixas devem contemplar a projeo do luminoso que estar fixado nas fachadas. O luminoso no pode apresentar a projeo com profundidade maior que 15 cm. Cotar esta projeo nas plantas baixas para que este item fique bem claro. Ver exemplo abaixo.

Exemplo de representao da projeo do luminoso na planta baixa Sem escala

Mezanino: ser permitido apenas para algumas lojas devido condies estruturais de cada projeto. Antes de iniciar um projeto com mezanino, consultar antes o Grupo Po de Acar, para solicitar autorizao.

Quando o projeto de mezanino for liberado, as seguintes condies devem ser seguidas:

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

8 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA
A rea mxima permitida para mezanino de 1/3 da rea total da loja, limitando-se a 30m2, incluindo rea tcnica.

O projeto de estrutura do mezanino dever conter:

- Planta baixa do mezanino com locao de pilares e bases indicar a estrutura do supermercado com os eixos numricos e alfabticos, para fcil localizao na planta de formas do supermercado, para anlise do projeto. - Cortes e detalhes - Memria de clculo, especificando a sobrecarga total dos apoios. - Detalhe da fixao no piso. - ART/RRT do autor do projeto de estrutura.

Todos os elementos construtivos, inclusive a escada, devero ser executados em estrutura metlica e seus pisos executados em material incombustvel, podendo ser utilizado placas wall . Para efeito de dimensionamento, seguir as orientaes abaixo:

Sobre carga para dimensionamento do mezanino: - Sobre carga mxima na laje de piso: 850kgf/m2. - Sobre carga livre (carga acidental): 300 Kgf/m2. - Peso prprio aproximado: 50 Kgf/m2. - Instalaes + painel wall + forro = 50 Kgf/m2.

Cargas Pontuais sobre lajes: evitar cargas superiores a 2.500Kgf/pilar, sendo que as concentraes de cargas sero analisadas individualmente.

Os pilares devero estar assentes em placas de base de 300 mm x 300 mm x 12,5 mm, apoiadas ou coladas no piso.

Evitar vrios pilares na mesma linha das lajes (no mesmo painel alveolar) com cargas elevadas. As divisrias sobre o mezanino no podero ser de alvenaria, devendo ser utilizado material leve e incombustvel, tipo drywall.

Em hiptese nenhuma os mezaninos podero ser apoiados na estrutura do supermercado,


Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA 9 de 87 13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA
paredes da loja e/ou atirantados na laje de teto.

Observar os seguintes itens: - A altura mnima entre o piso e o forro dever ser de 2,50m na rea de loja e de 2,50m na rea do mezanino. - Nas escadas de acesso para o mezanino, os degraus devero atender a relao piso(p) e espelho (e): 0,60m < 2e + p < 0,65m, sedo (p) mnimo de 0,25m e o mximo de 0,30m e o (e) o mnimo de 0,15m e o mximo de 0,18m. - Para as escadas do tipo helicoidal (caracol), o dimetro mnimo ser de 1,20m. Todas as escadas sero providas de corrimo.

3.5.3. PLANTAS DE CIVIL (trreo e mezanino)

As alvenarias divisrias entre lojas ou outros ambientes sero entregues sem acabamento, isto , no bloco.

As plantas de civil tm o objetivo de informar ao Grupo Po de Acar o que realmente ser mantido, o que ser demolido e o que ser construdo. Portanto imprescindvel que na planta de civil aparea a legenda:

Exemplo de representao da planta de civil Sem escala

Nenhuma das estruturas existentes do supermercado, protegidas ou no por chapas de dry wall (placas de gesso acartonado), poder sofrer qualquer tipo de interferncia provisria e/ou permanente, durante as obras das lojas, inclui-se nestes casos blocos, vigas, pilares, lajes, suportes, etc., em concreto armado e/ou metlicos. Sendo assim, no permitido que nenhum tipo de tubulao (instalao eltrica, hidrulica, dados, etc) seja embutida nas alvenarias da loja.
Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA 10 de 87 13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA
Neste caso recomenda-se o uso de alvenaria auxiliar em drywall. Este fechamento de gesso tem estrutura posterior o que permite que este fique distante da alvenaria cerca de 08cm permitindo que todas as tubulaes corram entre ele e a alvenaria da loja. Outra opo usar as tubulaes aparentes, que pode ser vlida quando tratar-se de depsitos (fora da vista do pblico) ou quando a tubulao correr interna ao mobilirio (por dentro de bancadas). Neste caso deve estar indicado no projeto que a tubulao est aparente.

Todas as paredes cumprem a funo exclusiva de vedao, no podendo ser utilizadas para suportar qualquer elemento. Para sustentar expositores pesados deve ser prevista estrutura auxiliar fixada e apoiado no piso, que pode estar embutida no fechamento de gesso. Esta mesma estrutura auxiliar servir tambm para sustentao do forro e composta por pilaretes metlicos apoiados no piso que sustentam uma estrutura de trelias areas.

Exemplo da estrutura auxiliar e fechamento em gesso acartonado Sem escala

Estrutura metlica auxiliar: necessrio apresentao de projeto especfico, lembrando que deve estar apoiada no piso e independente das estruturas e alvenarias do supermercado.

Sobrecarga mxima permitida: Nas lajes de piso das lojas de 300 kg/m2. Todo o projeto deve respeitar este limite e esta nota (ver abaixo) deve constar na planta de civil. Se houverem equipamentos com peso superior a 300 Kg/ m2 dever ser comunicado e enviados para anlise e aprovao.

NOTA: O PROJETO EST ATENDENDO A SOBRECARGA MXIMA DE 300KG/M2 PARA A LAJE DE PISO.
Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA 11 de 87 13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

3.5.4. PLANTAS DE PISO (trreo e mezanino) O piso sobre o solo ser entregue no contra piso em cimentado irregular com uma diferena de aproximadamente 7cm abaixo do piso acabado da Galeria Interna ou para as lojas a reformar : com nvel e acabamento entregue por LOCATRIO anterior.

As lojas sero delimitadas pelo perfil "L" fixado junto ao piso da Galeria e lateralmente por pilares divisrios ou por alvenarias de bloco de concreto, conforme exemplo abaixo.

Detalhe do piso junto a galeria Sem escala

Cota de nvel do piso da loja: O piso acabado dever estar obrigatoriamente no nvel do mall. No caso de piso elevado, o desnvel deve ser executado com rampa e no degraus.

reas molhadas (sujeitas a lavagem): devero ser impermeabilizadas com manta asfltica e proteo mecnica obedecendo as normas quanto a regularizao NBR (12190), caimento NBR (9574-1986), primao NBR (13121), mantas NBR (9952).

Esgotos: Como no permitido embutir tubulaes na laje de piso do supermercado, os esgotos devem estar previstos sobre a laje, exigindo pisos elevados. Mostrar cotas de nvel para cada ambiente e rampas para resolver estes desnveis.

Piso junto fachada (recuo): No caso de recuo extenso da fachada e ou da porta de entrada da loja em relao ao alinhamento com o mall, o piso do mall deve ser estendido em material e paginao idnticos at o novo alinhamento da loja, ocupando, portanto, toda rea de recuo, s expensas do lojista. Como opo, poder ser instalado piso em mrmore ou granito em cores neutras, que no interfiram na unidade visual do mall. No caso de pequenos recuos e soleiras, estas devero ser obrigatoriamente no granito do mall, para melhor arremate.
Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA 12 de 87 13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

Exemplo de planta de piso Sem escala

Na planta de piso deve constar obrigatoriamente:

- a cota de nvel interna da loja e a cota do mall. - legenda dos pisos utilizados com descrio dos mesmos e locais com impermeabilizao. - paginao de piso - ponto de partida para incio da paginao - instalao.

Para as lojas a reformar, caso seja mantido o piso existente, dever ser apresentado levantamento do mesmo, indicando a paginao e o que ser mantido e cotas existentes.

3.5.5. PLANTAS DE FORRO (trreo e mezanino)

Os espaos das lojas sero entregues sem forro ou acabamento sob a cobertura da loja do Grupo Po de Acar. A fixao de suportes para instalaes em geral ou para sustentao do forro de gesso da LOJA dever ser feita atravs de estrutura auxiliar apoiada no piso, respeitando a carga mxima permitida na laje (300 Kg/m2), conforme j citado no item 3.5.2.

O p direito livre mnimo de forro ser de 2.50m e 3.00m mximo para lojas. No ser permitido a instalao ou armazenamento de quaisquer materiais combustveis no espao criado acima dos forros falsos.

Poder ocorrer a passagem de instalaes de uso comum do supermercado junto ao teto, paredes, pilares ou pisos da loja. Estas instalaes no podem em hiptese alguma ser
Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA 13 de 87 13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA
removidas ou relocadas. Todas as instalaes de uso comum existentes na loja devero ser mantidas intactas.

Na planta de forro deve constar obrigatoriamente:

- legenda dos tipos de forros utilizados. - alapo para manuteno (exceto caso o forro seja modular removvel). - paginao de luminrias. - legenda dos tipos de luminrias utilizadas no projeto.

Para lojas a reformar, caso seja mantido o forro existente, dever ser apresentado levantamento do mesmo, indicando a paginao e o que ser mantido.

Exemplo de planta de forro Sem escala

3.5.6. PLANTA COM PONTOS ELTRICOS (trreo e mezanino)

Estas plantas devem apresentar todos os pontos de eltrica da loja com legenda identificando cada um deles.

Conforme j mencionado no item 3.5.3. no permitido que nenhum tipo de tubulao (instalao eltrica, hidrulica, dados, etc) seja embutida nas alvenarias da loja.

Para as lojas a reformar: identificar pontos eltricos existentes a manter e pontos novos.
Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA 14 de 87 13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

3.5.7.

02 CORTES, SENDO UM LONGITUDINAL E OUTRO TRASNVERSAL

Os cortes devem mostrar principalmente: - altura do luminoso - altura do acesso a loja e fechamentos, ou seja, cortar a fachada - cotas de nvel da loja e do mall - p direito com cotas - qualquer interferncia que se seja necessrio mostrar

Detalhe do corte da fachada rodateto e luminoso Sem escala

3.5.8.

ELEVAES DAS PAREDES INTERNAS

Estas elevaes devem mostrar o layout da loja e principalmente os acabamentos atravs de chamadas/ legendas.

3.5.9.

FACHADA(s)

Para o projeto de fachada, devero ser respeitados os limites da loja a ser ocupada pela roda-teto metlico em relao fachada (voltada para o MALL) e pelos divisores de loja: limitadores metlicos verticais (em relao s laterais das fachadas da LOJA), conforme Folha A700 do

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

15 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA
Grupo Po de Acar (lojas novas). Os mesmos devem estar representados e indicados no projeto de fachada.

Os limitadores verticais e horizontais (roda-teto) em perfil metlico, no podero receber qualquer tipo de carga e ter sua cor original alterada.

Os projetos de vitrines devero prever transparncia de 100%, considerando-se toda altura e largura da fachada em osso. As vitrines devero, obrigatoriamente, estarem alinhadas com o mall. Para o acesso ao interior das lojas devero ser previstas aberturas amplas, atendendo-se a convenincia de se eliminar ao mximo s barreiras inibidoras ao acesso de consumidores.

Os vidros utilizados nas fachadas devero, por questes de segurana, ser obrigatoriamente temperados ou laminados com espessura mnima de 10 mm e devem estar indicados e especificados no projeto de elevao da fachada.

proibida a execuo de alvenaria nas fachadas, aplicao de adesivos e propagandas. A fachada deve estar toda aberta ou fechada com vidro temperado ou laminado com espessura mnima de 10mm. permitida a execuo de alvenaria afastada internamente 0,50m de distncia do limite da loja.

Elementos da fachada Sem escala

OBS1: O Grupo Po de Acar aconselha a colocao de batedor para carrinhos horizontal de

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

16 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA
inox junto vitrine da loja, 150 mm do piso (caso a vitrine possua vidro contnuo at o piso do mall) VER desenho. Caso o lojista opte pela no colocao de tal batedor, a responsabilidade por eventuais danos ficar por conta do lojista.

Detalhe do batedor de carrinhos para lojas com vitrine de vidro fixo que cheguem at o piso do mall Sem escala

OBS2: Pode-se optar tambm pela execuo de mureta em alvenaria com altura mxima de 15cm.

Detalhe da mureta para lojas com vitrine de vidro fixo. Sem escala

3.5.10. DETALHES CONSTRUTIVOS

3.5.11. DETALHES DO MOBILIRIO

3.5.12. PROJETO DE COMUNICAO VISUAL

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

17 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA
Deve ser apresentado projeto detalhado do letreiro, incluindo planta, vista, corte e detalhes do letreiro, com o logotipo exatamente como ser aplicado na fachada, indicando cores e materiais que sero utilizados, assim como sua fixao.

As sinalizaes externas para todas as lojas (luminosos e letreiros) podero avanar 15 cm alm do alinhamento da fachada com dimenses definidas na folha A700 (lojas novas) do Grupo Po de Acar.

Os luminosos no podero ter funcionamento intermitente, devendo permanecer com luminosidade constante.

Os Lojistas somente utilizaro nas fachadas e letreiros as denominaes constantes de seus respectivos contratos de locao e no podero ser mudadas sem o consentimento prvio do Grupo Po de Acar.

3.5.13. MEMORIAL DESCRITIVO

Este memorial, que deve ser apresentado em formato A4, deve explicar de forma clara e resumida o que ser feito na loja. Deve citar todos os tipos de acabamentos que sero utilizados no projeto.

Quando o projeto for revisado o Memorial Descritivo deve ser entregue novamente com as devidas revises.

3.5.14. RRT (Registro de Responsabilidade Tcnica CAU) do autor do projeto e co-autores e/ou ART (Anotao de Responsabilidade Tcnica).

3.5.15. Anexo 7.3 GUIA DE ENCAMINHAMENTO DE PROJETOS - devidamente preenchido e assinado.

3.5.16. IMPORTANTE: 10 PRINCIPAIS ERROS QUE NO PODEM OCORRER NO PROJETO DE ARQUITETURA

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

18 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA
- A laje do piso do supermercado suporta sobrecarga mxima de 300kg/m, caso o projeto esteja atendendo esta exigncia colocar nota em planta.

- As alvenarias e lajes do supermercado no podem ser utilizadas para embutir tubulaes ou sustentar equipamentos pesados. Para esta funo deve ser prevista alvenaria auxiliar. Para tubulao eltrica de piso embutida deve ser previsto piso elevado. Caso o projeto esteja atendendo esta exigncia colocar nota em planta.

- Enviar planta do existente com a planta do layout proposto para identificar de forma clara as alteraes.

- O forro de gesso deve ter estrutura auxiliar independente da estrutura e vedaes do supermercado e esta deve estar indicada em projeto. Deve-se prever tambm alapo para eventual manuteno que deve ter a sua projeo indicada em planta.

- Projeo do luminoso deve estar indicado nas plantas.

- As vitrines devem ser executadas em vidro 10mm laminados ou temperados com aplicao de pelcula incolor e 100% transparentes, no sendo permitidas construes, adesivos opacos ou alvenarias.

- Apresentar planta de civil criando legenda diferenciando os elementos construtivos (alvenaria, drywall, painel, existentes e construir).

- Cotar a fachada e indicar limitadores existentes. Cotar boca de loja e rea para comunicao visual, respeitando as dimenses padres existentes da loja e das demais lojas do mall.

- Representar a cota de nvel interno e externo nos cortes, fachada, planta civil e layout. O piso da loja dever estar nivelado com o piso do mall.

- O mezanino deve ter rea mxima equivalente a 30% (trinta porcento) da rea do piso da loja e ser executado em estrutura metlica independente e respeitar limite mximo de sobrecarga de 01 (uma) tonelada. Explicitar em projeto e memorial.

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

19 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

3.6. PROJETO E INSTALAES DE ELTRICA

3.6.1 CONDIES GERAIS

O supermercado deve entregar a loja com ponto de alimentao trifsico, mais neutro e terra, 12KW mximos (valor varivel a ser confirmado loja a loja), 380/220V, em disjuntor geral devidamente dimensionado no interior da rea. Ser entregue a infra- estrutura de eltrica derivada do Painel Geral de Distribuio das lojas.

O consumo de energia deve ser medido individualmente para cada LOJA, sendo o custo da energia consumida pago pelo LOJISTA, conforme os termos do contrato de locao.

As instalaes, materiais e equipamentos de energia eltrica usados na construo devem obedecer: a norma NBR 5.410/04, Instalaes Eltricas de Baixa Tenso, e as demais Normas Brasileiras; o disposto no presente regulamento; e, ainda, outras determinaes em carter especial que sejam estabelecidas pelo GPA.

Caso sejam constatadas, a qualquer tempo, que as instalaes de energia eltrica da LOJA se encontram em desacordo com estes regulamentos, o LOJISTA deve se adequar as mesmas dentro do prazo a ser estipulado pelo GPA.

exigncia de norma e do GPA que o quadro de distribuio possua dispositivo de corrente diferencial de fuga a terra com sensibilidade de 0,03 A ou 30 mA na entrada aps disjuntor geral.

O GPA pode promover o imediato desligamento da alimentao ao LOJISTA quando constatadas as seguintes irregularidades:

- Deficincias tcnicas ou de segurana que comprometam ou ponham em risco as instalaes ou pessoas. - Introduo de perturbaes - causadas por instalaes, equipamentos, ou por operao inadequada como variaes de tenso, harmnicos, etc. - na rede eltrica de alimentao do Hipermercado ou das demais lojas;

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

20 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA
- Fraudes ou qualquer tipo de interferncia que prejudiquem ou alterem a medio de energia consumida;

3.6.1.1 CONDIES TCNICAS PARA FORNECIMENTO DE ENERGIA

A Tenso de Alimentao pode sofrer variao de 10% de acordo com a Portaria da ANEEL O alimentador, dimensionado pelo GPA, derivado do Centro de Medio dos Lojistas. As cargas eltricas disponveis so apresentadas na FICHA TCNICA DA LOJA.

A alimentao eltrica para cada LOJA feita atravs de circuito nico, trifsico, com neutro e terra na tenso de 380/220 V sistema trifsico. Portanto classe de tenso 220 V trifsico e em 110 V sistema monofsico no existir.

As instalaes eltricas das LOJAS devem apresentar fator de potncia global igual ou superior a 0,92 . Para lmpadas de descarga com alto fator de potncia obrigatrio o uso de reatores, e recomendado o uso de reatores eletrnicos para lmpadas de descarga.

No podem ser instalados motores com potncias individuais superiores a 5,0CV, sem que sejam previstos dispositivos que limitem as suas correntes de partida a 225% da corrente de plena carga. No caso de utilizao dever ser usado variador de freqncia nestes equipamentos garantindo assim partidas suaves.

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

21 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA
Os equipamentos ou dispositivos para corrigir o fator de potncia e ou efeitos de perturbaes produzidos pelas instalaes do LOJISTA devem ser instalados no interior da LOJA. O custo das instalaes de total responsabilidade do LOJISTA.

Qualquer acrscimo de carga deve ser solicitado para a CBD necessria aprovao das alteraes. O custo das alteraes de total responsabilidade do LOJISTA.

O consumo de cada LOJA deve ser medido por medidor eletrnico, a ser instalado pela Construtora do GPA em um centro de medio ora denominado lojista. As seguintes condies devem ser obedecidas em todas as instalaes de energia eltrica internas das lojas: a) Os circuitos da LOJA devem ser protegidos (exclusiva ou coletivamente) por dispositivos de proteo: por corrente residual-diferencial (dispositivos DR) de alta sensibilidade, com corrente de disparo de 30mA. permitida a alternativa de instalao de um nico dispositivo DR na entrada geral do quadro da LOJA;

Imagem ilustrativa

b) Os circuitos devem ter condutor de aterramento; todos os equipamentos (massas, tubulaes, estruturas, caixas, quadros, luminrias, etc.) metlicos devem ser interligados ao condutor de aterramento;

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

22 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA
c) Os condutores de aterramento e neutro no podem ser interligados em nenhum ponto da instalao;

d) A alimentao de luminosos de fachada e vitrines deve ser feita por circuito independente destinado exclusivamente para essa carga.

3.6.2 QUADROS DE DISTRIBUIO

Cada LOJA deve prever a instalao do seu Quadro Geral de distribuio, onde conectado o alimentador.

O Quadro de Distribuio deve apresentar as seguintes caractersticas:

a) Ser construdo em chapa de ao fosfatizada. Quando estiver em local acessvel ao pblico deve ter porta basculante dotada de fechadura tipo Yale;

b) O Quadro deve conter barramentos, separados e adequadamente fixados para distribuio de condutor de proteo (terra e neutro), tantos quantos forem os dispositivos de proteo por corrente residual-diferencial (dispositivo DR). Os barramentos de distribuio de neutro devem ser isolados dos outros elementos do quadro, inclusive da sua carcaa, e devem permitir a firme ligao dos condutores por meio de conectores apropriados;

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

23 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

Imagem ilustrativa

c) Os barramentos de distribuio rgidos devem ser em cobre eletroltico com 99,9% de pureza; d) O disjuntor geral dever ter corrente de curto circuito de 10 kA, com capacidade nominal igual ou superior corrente de projeto, e com bornes de ligao adequados para ligao de cabos nas bitolas do alimentador (informadas pelo GPA); e) Os circuitos derivados protegidos por disjuntores termomagnticos em caixas moldadas padro europeu, conforme o caso mono, bi ou tripolares; no permitida a associao de disjuntores, mono ou bipolares, para proteo de circuitos bifsicos ou trifsicos; f) Espelho ou sobretampa, para que as partes energizadas no fiquem acessveis mesmo com a tampa do quadro aberta, deve ser de policarbonato e no de plstico.
Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA 24 de 87 13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

g) Dever ser apresentado quadro de cargas seja trifsico ou monofsico e as cargas serem projetadas para haver balanceamento entre as fases R>S>T; sendo permitido no mximo 10% de variao de corrente entre as fases.

Imagem ilustrativa

h) O disjuntor geral de proteo deve ser dimensionado para haver seletividade de abertura com disjuntor geral no quadro alimentador das lojas; i) Deve ser montado seguindo exatamente as especificaes do projeto aprovado, e, no pode ser modificado em nenhum aspecto sem consulta e aprovao do GPA.

3.6.3 ELETRODUTOS E CAIXAS

Os aparentes devem ser rgidos de ao galvanizado do tipo pesado, conforme NBR 5624/1988, e com dimetro mnimo de 20mm. Os embutidos em piso ou alvenaria devem ser em PVC rgido classe A do tipo pesado, conforme NBR 6.150/1980 e observando o dimetro mnimo.

Os perfilados e eletrocalhas devem ser metlicos da linha semipesada, lisos com galvanizao eletroltica ou de chapa pr-zincada, com tampa e fixao adequada.
Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA 25 de 87 13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

Os rabichos derivados dos perfilados devem ter prensa-cabo na sada.

Os eletrodutos devem ser projetados e instalados conforme as Normas Brasileiras aplicveis boa prtica da construo, adequadamente suportados e fixados.

O sistema de eletrodutos deve ser construdo sempre com caixas de passagem em todas as deflexes e terminaes. As caixas de passagem devem ser dimensionadas e instaladas para permitir a adequada instalao dos condutores e o bom acabamento da instalao.

3.6.4. CONDUTORES

Todos os condutores utilizados nas instalaes de energia eltrica devem ser em cobre eletroltico, de alta pureza com isolamento em composto plstico antichama, sistema metrificado. Fabricados segundo as especificaes NBR 6.880 e NBR 7.288 da ABNT, aplicveis aos condutores eltricos para a tenso efetiva de 750V e 70 C; a bitola mnima dos condutores de energia dever ser de 2,5mm.

proibida a instalao de fios aparentes ou canaletas tipo Duplast. No so admitidos fios paralelos, e nunca pode ser conectado o fio terra ao fio neutro. A especificao dos condutores deve ser adequada instalao prevista, atender s prescries da NBR 5.410/04 e s recomendaes dos fabricantes. So adotadas as seguintes cores para os condutores:

F Fase -R Fase S Fases T Neutro PE(proteo)

preta vermelha brancas azul claro Verde ou verde/amarelo

3.6.5 DISPOSITIVOS DE ILUMINAO

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

26 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA
Adotar a densidade de energia luminosa mnimo de 700 lux e Maximo de 1000 lux. Os componentes das instalaes eltricas inclusive, luminrias, soquetes, tomadas e interruptores no podem ser fixados diretamente em madeira ou outro material combustvel.

A fixao dos componentes deve ser posterior ao revestimento do elemento fixador com chapa metlica devidamente aterrada.

As luminrias devem ser em material metlico ou outro no combustvel e devidamente aterrada. No so permitidas as luminrias de madeira.

Os transformadores de instalaes de neon devem ser instalados em local arejado, protegidos com tela metlica e aterrados conforme recomendao dos fabricantes.

Devem ser instaladas no mnimo 02(duas) luminrias autnomas por LOJA para iluminao de emergncia, que devem ter bateria individual de autonomia por 02(duas) horas. Os locais indicados para a iluminao de emergncia so: sobre caixas da LOJA e sobre as portas de sada.

Os geradores da loja no estaro habilitados para atender os lojistas em caso de falta de energia.

3.7. PROJETO E INSTALAES DE TELEFONIA

3.7.1. CONDIES GERAIS

Todas as instalaes internas de telefonia, bem como todos os materiais e equipamentos aplicados na sua construo devem obedecer, integralmente: as prescries da norma editada pela TELESP (Tubulao Telefnica em Prdios Projeto) observando-se as ressalvas descritas no Item 3.7.4.2, das Normas Brasileiras aplicveis a cada caso; todas as disposies apresentadas neste Caderno; e ainda outras determinaes em carter especial que sejam estabelecidas pelo GPA.

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

27 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA
Caso seja constatado que a instalao de telefonia da LOJA est em desacordo com este Manual, o LOJISTA tem obrigao de se adequar ao mesmo no prazo estipulado pelo GPA.

3.7.2 CONDIES TCNICAS PARA LIGAO DE LINHAS TELEFNICAS

Cabe ao GPA apenas a instalao de um cabo telefnico entre o Distribuidor Geral (DG) do edifcio e o Quadro de Distribuio (QD) a ser instalado na LOJA. A ligao feita atravs de cabo de 2 pares, Categoria S.

Cabe ao LOJISTA efetuar os pedidos de vistoria e ligao junto concessionria de servio telefnico, em tempo hbil para que as ligaes sejam feitas dentro dos prazos requeridos. So de responsabilidade do LOJISTA quaisquer nus que decorrerem da ligao.

O fornecimento de linha e servio telefnico feito pela concessionria de telecomunicaes local, as tratativas e contratao de servios so feitas diretamente entre o LOJISTA e a concessionria.

3.7.3. QUADRO DE DISTRIBUIO Cada LOJA tem o seu Quadro de Distribuio para conectar o eletroduto de entrada de telefone. Quadro de Distribuio instalado pelo LOJISTA.

A instalao do Quadro de Distribuio deve obedecer as seguintes condies:

a) Deve ser montado seguindo exatamente as especificaes do Projeto aprovado, e, no pode ser modificado em nenhum aspecto sem consulta e aprovao da CBD.

b) Estar em local de fcil acesso e com espao permanentemente desimpedido. Com largura mnima de 0,80m na sua frente para fins de manuteno. Deve ser instalado deixando a parede livre pelo menos 10cm de cada lado, e livre de outros objetos, equipamentos, moblia, etc. c) O centro do Quadro de Distribuio deve ser posicionado altura de 1,30m do piso acabado no local da instalao;
Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA 28 de 87 13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA
d) Deve permitir a abertura da porta, no mnimo, em 90 graus;

3.7.4 ELETRODUTOS E CAIXAS Os eletrodutos devem estar adequadamente fixados e suportados; com fabricao e instalao de acordo com as Normas Brasileiras aplicveis boa prtica de construo.

Os eletrodutos podem ser de PVC rgido, ao galvanizado, ao esmaltado, etc., de acordo com as Normas Brasileiras.

O sistema deve ter caixas de passagem, no padro TELEBRAS, sendo estas dimensionadas e instaladas de modo a permitir a adequada instalao dos condutores e o bom acabamento da instalao.

3.7.5 CONDUTORES

Os condutores, cabos ou fios telefnicos utilizados devem ser do tipo homologado pela concessionria de servio telefnico: para instalao interna tipo CI-50 (cabos telefnicos), FI (fios telefnicos), ou de especificao superior.

3.7.6 DOCUMENTOS DO PROJETO ELTRICO E TELEFONIA O LOJISTA deve apresentar os Projetos com os seguintes elementos:

- Todas as plantas devem ter em representao tracejada: o contorno da moblia, dos equipamentos e dos principais elementos decorativos. - As vrias Plantas de Piso para representar os sistemas de energia eltrica, telefonia e outros eventualmente previstos para a LOJA. - As vrias Plantas de Forro representar os sistemas de energia eltrica, telefonia e outros eventualmente previstos para a LOJA. - Tabelas de Distribuio com Diagrama trifilar dos Quadros de Distribuio de energia eltrica com a discriminao das cargas que devem ser instaladas em cada circuito (em VA Volt Amperes), correntes nominais dos disjuntores e demais componentes.
Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA 29 de 87 13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA
- Vista Frontal detalhada do Quadro de Distribuio de energia, e do Quadro de Distribuio de telefonia. - Memria de clculo para dimensionamentos das protees e circuitos. - Tabela de carga utilizada no Projeto. - Todas as Legendas e Simbologias utilizadas no desenho dos Projetos. - Detalhes dos Projetos: detalhes das instalaes, vistas, cortes ou esquemas que sejam necessrios para garantir a perfeita compreenso dos Projetos. - ESCALA: Nas LOJAS com rea superior a 100m os desenhos devem ser representados na escala 1:50, nas LOJAS menores a escala dos desenhos deve ser de 1:25. - Memorial descritivo do Sistema Eltrico e de Telefonia, com especificao detalhada dos materiais que devem ser empregados na sua construo.
-

ART especfica com comprovante de pagamento.

Imagem ilustrativa

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

30 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

Imagem Ilustrativa

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

31 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

Imagem Ilustrativa

3.8. PROJETO E INSTALAES DE GUA

3.8.1 CONDIES GERAIS As instalaes, materiais e equipamentos de Hidrulica usados na construo devem obedecer: a norma NBR 5.626/82 - Instalaes Prediais de gua Fria, e as demais Normas Brasileiras; o disposto no presente regulamento; e, ainda, outras determinaes em carter especial que sejam estabelecidas pelo GPA.

O consumo de gua feito atravs de medidor individual para a LOJA, e o custo da gua consumida pago pelo LOJISTA de acordo com os termos do contrato de locao. Cabe ao GPA entregar na rea de loja ponto de alimentao de gua com um registro de espera. O fornecimento de gua deve ser para utilizao em limpeza, preparo de alimentos e ou preservao e preparao de produtos. No so permitidos os seguintes usos:

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

32 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA
- Resfriamento de equipamentos em sistemas no circulantes, apenas admitida a reposio de gua de resfriamento em equipamentos com recirculao integral de gua;

- Uso de vaso sanitrio. permitida a construo de sanitrio quando a operao da LOJA exige 10 funcionrios ou mais trabalhando simultaneamente. Sempre ser necessrio o aval da manuteno centralizada, caso haja custo ser de responsabilidade do lojista.

Quando constatado que as Instalaes de Hidrulica da LOJA no esto de acordo com estes regulamentos, ao GPA estipula um prazo para o LOJISTA se adequar pois obrigatrio o cumprimento das regras aqui estabelecidas.

O GPA pode cancelar o fornecimento dos servios ao LOJISTA quando constatadas, a qualquer tempo, as seguintes irregularidades:

- Fraudes ou qualquer tipo de interferncia que prejudiquem ou alterem a medio de gua consumida;

- Perturbaes causadas na rede de distribuio de gua do GPA ou das demais lojas por: instalao ou operao inadequada de equipamentos, por variaes de presso, transientes, etc.;

- As decorrentes de deficincias tcnicas ou de segurana que comprometam ou ponham em risco as instalaes ou as pessoas.

3.8.2 CONDIES TCNICAS PARA FORNECIMENTO DE GUA O reservatrio de gua do empreendimento alimenta o sistema por pressurizao com 2 Kgf/cm2.

A FICHA TCNICA DA LOJA, indica como ponto de conexo de gua na LOJA deve ser posicionado e fechado com registro de gaveta, a partir dele o LOJISTA deve instalar sua rede de distribuio de gua e o hidrmetro.

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

33 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

3.8.3. INSTALAO DO HIDRMETRO A instalao deve obedecer s seguintes condies:

a) Obedecer a modelo de fabricao LAO para a vazo de 1,5 m3/h e ter registro de esfera antes do hidrmetro. b) Estar localizado com espao permanentemente desimpedido e de fcil acesso com largura mnima de 0,80m na sua frente para fins de manuteno e leitura do medidor de consumo; c) Ser instalado na posio horizontal, com abrigo adequado e com o centro posicionado entre as alturas de 0,20m a 1,60m do piso acabado contiguo; d) Quando houver porta a localizao deve permitir a abertura de no mnimo 90o.

O limite mximo instantneo de consumo por LOJA permitido 1,5m/h.

Quando o LOJISTA apresentar necessidade de acrscimos de vazo deve encaminhar solicitao e aprovao do GPA para as alteraes. O custo das alteraes de total responsabilidade do LOJISTA.

terminantemente proibido ao Lojista instalar equipamentos que provoquem refluxo, contaminao ou alterao das presses na rede de distribuio do edifcio, ainda que eventuais.

Imagem Ilustrativa

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

34 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

3.8.4 TUBOS E CONEXES Os tubos utilizados na conduo de gua potvel so especialmente fabricados para esta funo, conforme as Normas Brasileiras aplicveis e a boa prtica de construo.

Podem ser utilizadas tubulaes em PVC rgido, ao galvanizado, cobre, etc., desde que estejam de acordo com as Normas Brasileiras. As conexes devem ser apropriadas e compatveis com os materiais das tubulaes.

O material das tubulaes de gua quente somente pode ser de cobre, com conexes de cobre ou lato, que devem ser soldadas com solda em estanho e isoladas com materiais prprios.

3.8.5. DOCUMENTOS DO PROJETO DE GUA Ver no Item 3.9.4. de Esgoto.

Imagem Ilustrativa

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

35 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA
3.9. PROJETO E INSTALAES DE ESGOTO 3.9.1. CONDIES GERAIS As instalaes, materiais e equipamentos de Esgoto usados na construo devem obedecer: a norma NBR 8.160/83 - Instalao Predial de Esgoto Sanitrio e as demais Normas Brasileiras; o disposto no presente regulamento; e, ainda, outras determinaes em carter especial que sejam estabelecidas pelo GPA.

Cabe ao GPA entregar na rea de loja um ponto de esgoto com tubo simples de ligao.

So permitidos os lanamentos na rede de esgoto os lquidos resultantes de: limpeza; preparo de alimentos; preservao e preparao de produtos livres de detritos slidos, e os de lavatrios para higiene das mos.

No permitido o lanamento na rede dos esgotos gerados em uso sanitrio e box para banho.

Caso sejam constatadas, a qualquer tempo, que as instalaes de Esgoto da LOJA se encontram em desacordo com estes regulamentos, o LOJISTA deve se adequar as mesmas dentro do prazo a ser estipulado pelo GPA.

O GPA pode promover o imediato desligamento da alimentao de gua ao LOJISTA quando constatadas irregularidades, especialmente aquelas que provoquem a deposio, incrustao ou entupimento da rede de esgotos.

3.9.2. CONDIES TCNICAS PARA CAPTAO DE ESGOTO O LOJISTA executa a rede para captao do esgoto no interior da LOJA interligada ao tubo de inspeo previsto.

A vazo mxima instantnea para lanamento de esgoto na rede, permitida por LOJA, 1,50m/h, ou correspondente a 10 unidades de Hunter de contribuio (o que for mais crtico).

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

36 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA
Quando o LOJISTA apresentar necessidade de acrscimos de vazo deve encaminhar solicitao e aprovao do GPA para as alteraes. O custo das alteraes de total responsabilidade do LOJISTA.

proibido ao LOJISTA produzir ou lanar na rede de esgotos despejos com caractersticas incompatveis com o material do coletor predial que atende a LOJA, seja por sua composio qumica ou fsica, com temperaturas acima de 40C, geradores ou liberadores de gases e de alta toxicidade.

As instalaes devem obedecer s seguintes condies:

a) Devem ser apropriados para esgoto: as tubulaes, aparelhos e componentes empregados;

b) A captao das instalaes deve ser adequadamente sifonada e ventilada; c) obrigatrio equipar as pias de cozinha ou de despejo da LOJA com trituradores.

d) Devem ser previstas caixas de remoo de gordura para a captao dos esgotos das cozinhas, reas de preparo ou coco de alimentos, etc.

e) Os ralos de piso de cozinhas, reas de coco e preparo de alimentos devem ser interligados caixa de gordura.

f)

A caixa de gordura deve ser corretamente dimensionada e instalada no interior da LOJA; deve ter tela metlica no septo, antes de interligar a rede principal da loja.

g) Os ralos e demais dispositivos de captao de piso devem ser equipados com grelha fixa aparafusada, com abertura menor ou igual a 1,5cm, que no pode ser removida durante a operao normal da loja;

3.9.3 TUBOS E CONEXES

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

37 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA
Os tubos utilizados na conduo de esgoto so especialmente fabricados para esta funo, conforme as Normas Brasileiras aplicveis e a boa prtica de construo. Todos devem ser adequadamente suportados e fixados.

Podem ser utilizadas tubulaes em PVC rgido e de ferro fundido desde que estejam de acordo com as Normas Brasileiras. As conexes devem ser apropriadas e compatveis com os materiais das tubulaes.

O material das tubulaes de esgoto primrio deve ter dimetro igual ou maior que 75 mm.

Imagem Ilustrativa

3.9.4. DOCUMENTOS DO PROJETO DE SISTEMAS HIDRALICOS O LOJISTA deve apresentar os documentos com os seguintes elementos:

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

38 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA
- As Plantas dos sistemas apresentando: todas as tubulaes, incluindo gua potvel, esgoto; indicao dos aparelhos e equipamentos relacionados a esses sistemas; os nveis e bitolas das tubulaes; - Os esquemas isomtricos das tubulaes: representando os ambientes atendidos por tubulaes de gua, indicando as bitolas, nveis e materiais de todas as tubulaes. - As Legendas e Simbologias: quadro esquemtico contendo as legendas e simbologias utilizadas nos Projetos dos sistemas. - Os detalhes dos Projetos: das instalaes, vistas, cortes ou esquemas necessrios para garantir a melhor execuo dos Projetos. - Os Memoriais: descritivos com a explicao sucinta dos sistemas; e de especificao dos materiais contendo a relao detalhada dos materiais. - ART/RRT especfica com comprovante de pagamento.

Imagem Ilustrativa

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

39 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

Imagem Ilustrativa

3.10. PROJETOS E INSTALAES DE GS

3.10.1. CONDIES GERAIS

Ser disponibilizado ponto de gs para as lojas que necessitarem e estas lojas devero projetar e executar as instalaes internas de gs natural ou GLP a ser definido pelo GPA em tempo hbil, conforme prescrito na NBR 13933/97 ou NBR 13932/97 partir do registro de corte disponvel na loja, conforme Ficha Tcnica da loja e respeitando a vazo mxima de consumo de 3,6Kg/h.

Toda a tubulao de distribuio aparente dever ser pintada na cor amarela conforme padro 5Y8/12 do sistema Munsell, conforme NBR 12694/92.

O encaminhamento da rede de distribuio dever respeitar as condies adequadas de ventilao, evitadas reas com possibilidade de confinamento de gs, proximidades com elementos condutores e risco de tenses mecnicas na tubulao. Devero ser utilizados detectores de vazamento.

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

40 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA
Somente sero aceitos tubos de ao carbono Schedule 40 sem costura pretos e conexes classe 20 rosca NPT cnica de fabricao Tupy. As tubulaes embutidas devero ser protegidas com fita tipo Scoth-Wap da 3M com sobreposio de 100%.

Todos os pontos de utilizao devero ser providos de vlvula redutora de presso e registro de esfera. Nas unies devero ser usado para complementar s vedaes dos acoplamentos rosqueados, um vedante com caracterstica compatvel para uso com GN. proibida a utilizao de qualquer tipo de tinta ou fibra vegetal na funo de vedante.

Dever obrigatoriamente ser instalado um medidor de consumo e regulador de presso aps o registro de corte provido pela CBD. Dever ser feito um abrigo de material incombustvel fim de resguardar de choques e de forma a permitir fcil leitura.

No sero permitidos botijes de gs GLP dentro da loja.

3.10.2 TESTE DE ESTANQUEIDADE

Os ensaios da tubulao da rede de distribuio devem ser feitos com ar comprimido ou gs inerte, sob presso de no mnimo quatro vezes a presso de trabalho mxima. As redes devem ficar submetidas presso de ensaio por um tempo no inferior a 60 minutos, sem apresentar vazamentos. Deve ser usado manmetro com fundo de escala de at 1,5 vezes a presso de ensaio, com sensibilidade de 20 Kpa de dimetro de 100 mm. Aps este ensaio dever ser feito novo ensaio com manmetro de mercrio tipo U com presso de 200mm coluna de mercrio, no perodo de 60 minutos, com o intuito de detectar pequenos vazamentos.

Dever ser entregue o Anexo 7.8 INSTALAES DE GS TERMO DE RESPONSABILIDADE Para ser verificada a inexistncia de vazamento de gs proibido o emprego de chamas para esta finalidade.

O Lojista dever Apresentar um Laudo Tcnico sobre as instalaes a ser realizado por Empresa de Engenharia habilitada pela Concessionria de Gs e CREA, idnea com especializao no assunto; deve estar isenta do Projeto e Instaladora. Os procedimentos devero ser Obrigatoriamente acompanhados pela Gerenciadora da obra.

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

41 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

3.11. PROJETOS E INSTALAES DE COMBATE A INCNDIO

3.11.1 SISTEMAS DE COMBATE A INCNDIO A LOJA deve prever um sistema de Combate a Incndio compatvel com os padres aplicados no restante do edifcio e que atenda, alm das posturas oficiais, as determinaes da seguradora contratada pelo GPA, que so consideradas, para todos os efeitos, como de obedincia obrigatria.

O LOJISTA deve elaborar o Projeto de acordo com os padres e exigncias do Corpo de Bombeiros do Municpio onde se localiza a LOJA. O LOJISTA no deve iniciar a instalao dos sistemas antes da orientao formal pelo Corpo de Bombeiros do Municpio.

O LOJISTA no deve, tambm, iniciar a execuo das suas instalaes antes da aprovao formal do seu Projeto pelo GPA. Qualquer obra executada antes dessa aprovao por conta e risco do LOJISTA e est sujeita a no aceitao da mesma por parte do GPA.

O LOJISTA no pode promover operaes nem introduzir materiais ou equipamentos, no interior da LOJA, cuja natureza eleve o risco de incndio inicialmente considerado, sem a prvia e expressa autorizao do GPA.

Cabe ao LOJISTA a manuteno e funcionamento dos sistemas internos de preveno e combate a incndio.

Quando o LOJISTA necessitar de modificao dos materiais em uso deve solicitar a aprovao do GPA para as alteraes. O custo das alteraes de total responsabilidade do LOJISTA.

Caso sejam constatadas, a qualquer tempo, que as instalaes de Combate a Incndio da LOJA se encontram em desacordo com estes regulamentos, o LOJISTA deve se adequar as mesmas dentro do prazo a ser estipulado pelo GPA. facultado ao GPA tomar as providncias necessrias para a correo das irregularidades, independente da concordncia do LOJISTA, sendo todos os custos decorrentes de responsabilidade do LOJISTA.

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

42 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

3.11.2 EXTINTORES PARA COMBATE A INCNDIO

O LOJISTA deve instalar os extintores, de acordo com as disposies apresentadas no presente regulamento, e ainda outras determinaes em carter especial que sejam estabelecidas pelo GPA.

A responsabilidade da recarga e manuteno dos extintores do LOJISTA, que deve mant-los sempre de acordo com as prescries legais.

Devem ser instalados pelo menos 2 (dois) extintores de incndio, sendo um de gua pressurizada de 10 litros e outro de CO2, de 6,0kg.

Os extintores de incndio devem ser portteis para acionamento manual, com os seguintes tipos e capacidades:

- gua pressurizada, com capacidade mnima de 10 litros; - P qumico seco, com capacidade mnima de 4,0kg; - Gs carbnico, com capacidade mnima de 6,0kg. A escolha e localizao dos extintores devem ser feitas considerando os tipos de riscos de incndio envolvidos com a atividade da LOJA. A instalao deve considerar a mxima distncia de 20,0m para ser percorrida pelo operador, sendo que cada extintor deve atender uma rea mnima de 30,00m.

3.11.2 REDE DE CHUVEIROS AUTOMTICOS PARA COMBATE A INCNDIO (SPRINKLERS) Na entrada da LOJA est localizada uma vlvula com bitola conforme FICHA TCNICA DA LOJA, partir da qual deve ser projetada a distribuio da rede interna da LOJA e de acordo com as necessidades do lay-out.

O LOJISTA deve instalar o sistema de chuveiros automticos para combate a incndio (Sprinklers) que devem ser alimentados pelo sistema central do empreendimento, instalado pela

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

43 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA
Construtora. Dever adotar a mesma classificao de risco sendo que para cada ampola 12m2 de rea de atuao.

A rede de distribuio dos Sprinklers deve ser suficiente para atender s necessidades do lay-out e projetada a partir da vlvula instalada na entrada LOJA, com localizao e bitola conforme FICHA TCNICA DA LOJA. O sistema no pode ter seu funcionamento prejudicado por elementos internos ou modificaes introduzidas pelo LOJISTA.

Mesmo sendo um sistema interno da LOJA e executado pelo LOJISTA, o sistema de Sprinklers considerado como INSTALAO DE SEGURANA DO EDIFCIO, portanto, deve seguir rigorosamente todas as instrues do GPA, especialmente quanto a teste, start-up e manuteno.

3.11.3 DOCUMENTOS DOS PROJETOS DE SISTEMAS DE COMBATE A INCNDIO O LOJISTA deve apresentar os documentos com os seguintes elementos: - Planta com a representao dos chuveiros automticos (Sprinklers) contendo todas as localizaes e as tubulaes de alimentao. Devem constar nos desenhos as indicaes dos nveis e dimetros das tubulaes, marcao dos suportes e dos nveis dos chuveiros, e os posicionamentos com amarrao nas medidas em planta. - Planta com a representao dos extintores definindo o posicionamento, tipo e capacidade. - Legenda e Simbologia: quadro completo dos desenhos utilizados e seguindo aqueles adotados pelo Corpo de Bombeiros. - Detalhes de Projeto: vistas, cortes, diagramas conforme a necessidade para garantir a a boa execuo dos Projetos. - ESCALA: Na LOJA com rea superior a 100,0m os desenhos devem adotar a escala 1:50, na LOJA com rea menor a escala deve ser 1:25. - Memorial Descritivo com a descrio sucinta dos Sistemas e especificao detalhada dos materiais propostos. - ART especfica com comprovante de pagamento.

A apresentao do Projeto deve ser conforme as normas estipuladas pelo Corpo de Bombeiros do Municpio.

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

44 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

3.11.4. IMPORTANTE: 10 PRINCIPAIS ERROS QUE NO PODEM OCORRER NOS PROJETOS DE INSTALAES

- Falta de detalhes de projetos.

- Apresentao das cargas eltricas que sero usadas.

- Equilbrio das cargas.

- No colocao do DR (proteo contra choques) no projeto.

- Dimensionamento dos condutores e eletrodutos.

- No colocao de caixa de gordura antes de ligar na rede da loja.

- No colocao de registro de gua.

- Falta do projeto de combate a incndio.

- Falta de extintores.

- Falta de unidades autnomas para falta de energia.

3.12. PROJETOS E INSTALAES DE AR CONDICIONADO, VENTILAO E EXAUSTO MECNICA

Com estas informaes tem- se como objetivo determinar as condies tcnicas bsicas para projeto, fornecimento e instalao de Sistemas de Ar Condicionado, Ventilao e Exausto Mecnica a serem instalados/implantados pelos lojistas da loja do GPA.

3.12.1 CDIGO E NORMAS APLICVEIS

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

45 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

As prescries constantes no presente documento. a) ABNT-NBR 16.401-1 Instalaes de Ar Condicionado Sistemas Centrais e Unitrios Parte 1: Projeto das Instalaes. b) ABNT-NBR 16.401-2 Instalaes de Ar Condicionado Sistemas Centrais e Unitrios Parte 2: Parmetros de Conforto Tcnico. c) ABNT-NBR 16.401-3 Instalaes de Ar Condicionado Sistemas Centrais e Unitrios Parte 3: Qualidade do Ar Interior. d) A Portaria do Ministrio da Sade GM/MS no. 3.523. e) As normas da Prefeitura e Corpo de Bombeiro do municpio. f) A norma da ABNT NBR 14518 Sistemas de Ventilao Para Cozinhas Profissionais.

Nos casos omissos as recomendaes da ASHRAE, ARI, AMCA, SMACNA, ABC e ADC sero consideradas como padres de referncia.

3.12.2 EQUIPAMENTOS E MATERIAIS Todos os equipamentos, materiais e componentes, necessrios para a instalao dos sistemas, devero ser novos e estarem de acordo com o presente documento.

3.12.3 APROVAO DE PROJETOS E INSTALAES

So necessrios os itens a seguir:

a) Efetuar visita no local de implantao da loja com acompanhamento do responsvel de manuteno da loja GPA para definio do local de instalao de equipamentos, tomada de ar, descarga de ar etc. Apresentar formulrio de visita assinado pelo responsvel de manuteno quando da apresentao do projeto para anlise e aprovao; b) Apresentar todos os projetos dos sistemas que atendem loja (ar condicionado, exausto etc) para anlise e aprovao por parte do GPA, antes de qualquer execuo e/ou compra de material/equipamento; c) Providenciar todas as licenas e aprovaes necessrias nos rgos locais (Prefeitura, Corpo de Bombeiros etc), bem como pagamento de todos os impostos e taxas;

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

46 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

d) Apresentar a Anotao de Responsabilidade Tcnica (ART) do projetista responsvel e especializado.

3.12.4. BALANCEAMENTO DO SISTEMA

De forma a garantir a operao do(s) sistema(s) que atende(m) a loja dentro dos parmetros previstos em projeto, o lojista dever providenciar junto ao seu instalador, todo o balanceamento dos sistemas de ar condicionado, ventilao e exausto mecnica. Caso solicitado pelo GPA, o lojista dever apresentar Relatrio do respectivo balanceamento.

3.12.5. INFRA ESTRUTURA PREVISTA PELO GPA - rea externa para instalao de unidades condensadoras remotas (telhados, lajes etc); - Definio em conjunto com o responsvel pela manuteno da loja do GPA de pontos para tomada de ar exterior e descarga de ar dos sistemas diversos.

3.12.6. INSTALAES E OBRIGAES A CARGO DO LOJISTA

a) Local tcnico para instalao de equipamentos (condicionadores de ar, ventiladores, exaustores, caixas ventiladoras, lavador de gases, filtro eletrosttico, etc.) no sero providenciados e ou fornecidos pela loja do Grupo Po de Acar, devendo o Lojista localizar e instalar estes equipamentos no interior de sua prpria Loja.

b) Mezaninos metlicos e ou de concreto, para instalao dos equipamentos no interior da Loja, devero ser providenciados e custeados pelo prprio Lojista, em estreita interao com o Grupo Po de Acar (localizao, pesos, limitaes, etc.) e apresentar o projeto estrutural para aprovao do Grupo Po de Acar. c) Toda e qualquer instalao de dutos (captao e descarga de ar), tubulaes de gs refrigerante, etc., que tenham que possuir encaminhamento para fora da Loja no podero, sob hiptese alguma, ser instalados no interior de outras Lojas.

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

47 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA
d) O forro da Galeria de Lojas ser o local adequado para a instalao destes elementos, caso venha a ser necessrio.

e) Todos os servios de fechamento e ou vedao de aberturas (paredes, tetos, pisos, telhados, etc.) devero ser executados e custeados pelo prprio Lojista. Estes servios devero ser realizados utilizando-se dos mesmos elementos e materiais utilizados na loja do Grupo Po de Acar.

3.12.7. APRESENTAO DO PROJETO

O projeto dos sistemas dever contemplar: - Memria de clculo de carga trmica do sistema de ar condicionado, incluindo os dados de entrada e dados de sada, indicando carga trmica sensvel e latente, e vazes de insuflao e ar exterior. - Desenhos do projeto dos sistemas de ar condicionado e ventilao mecnica (planta baixa, cortes, detalhes etc); - Fluxograma do sistema de ar condicionado (rede de dutos, tubulaes etc); - Fluxograma de Balano de Vazo de ar dos sistemas, para lojas dotadas de sistema de exausto de coifa e/ou exausto diversos. - Legenda e simbologia completas utilizadas nos desenhos do projeto de climatizao e ventilao mecnica. - Detalhes genricos ou especficos da instalao vistas, cortes ou diagramas que sejam necessrios para garantir a perfeita compreenso dos projetos de climatizao e ventilao mecnica. - Memorial descritivo e especificao de materiais: contendo a descrio sucinta dos sistemas de climatizao e ventilao mecnica, e especificao detalhada dos materiais a serem empregados. - ART especfica e comprovante de pagamento.

3.12.8. DESCRIO DO SISTEMA DE AR CONDICIONADO

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

48 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA
Praticamente o condicionamento de ar para os lojistas encontra-se previsto considerando sistema do tipo expanso direta, dotado de condicionadores de ar tipo Split System com condensador a ar remoto. No sero permitidos aparelhos de janela.

A alimentao de energia eltrica do sistema de ar condicionado dever ser feita do quadro de distribuio de energia da loja (lojista).

Condies de clculo (condies externas e internas, taxa de equipamentos, iluminao etc) devero seguir os parmetros indicados nas Normas acima e compatibilizados com o layout do lojista. Todo o sistema de drenagem da unidade evaporadora dever ser preferencialmente embutida e dotada de isolamento trmico (idntico ao previsto para tubulaes de gs refrigerante). Maiores detalhes, consultar desenhos de Detalhes Tpicos dos Sistemas (Ver Detalhe 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7).

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

49 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

01

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

50 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

02
Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA 51 de 87 13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

03
Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA 52 de 87 13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

04
Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA 53 de 87 13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

05
Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA 54 de 87 13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

06
Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA 55 de 87 13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

07
Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA 56 de 87 13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

3.12.8.1 SISTEMA DE SUPRIMENTO DE AR EXTERIOR PARA SISTEMA DE AR CONDICIONADO

Conforme recomendaes da NBR 16.401:2008, sistemas unitrios, constitudos por um ou mais condicionadores autnomos cuja capacidade nominal somada for igual ou superior a 10 kW, devero ser dotados de suprimento de ar exterior, obedecendo as indicaes da referida Norma, com relao a filtragem, admisso e controle de vazo de ar exterior.

3.12.9. DESCRIO DO SISTEMA DE VENTILAO E EXAUSTO MECNICA

3.12.9.1. SISTEMA DE EXAUSTO DE COIFAS

O projeto, fornecimento e instalao dos sistemas de exausto de coifas dever atender rigorosamente ao indicado na presente instruo/documento e na Norma Brasileira ABNT 14.518 (ltima verso), de forma a aumentar a segurana operacional da instalao e/ou sua eficincia operacional.

Os sistemas devero ser sempre individuais por loja de alimentao, compostos basicamente (mas no limitados a estes) dos seguintes equipamentos:

a) Ventilador centrfugo de simples aspirao, com rotores de ps para trs, portas de inspeo na voluta e dreno, mancais fora do fluxo de ar e acionamento por correias e polias. O ventilador dever ser diretamente conectado ao duto de exausto.

b) Conexo flexvel em material incombustvel e estanque a lquidos nas junes entre duto + ventilador e duto + lavador de ar ou filtro eletrosttico. O material empregado deve proporcionar uma resistncia ao fogo de acordo com a ABNT NBR 14518. c) Lavador de Ar ou Filtros eletrostticos localizados entre as coifas e o ventilador de exausto ou filtros eletrostticos dotados de ventiladores incorporados. Os filtros devero ser instalados, preferencialmente, prximos s coifas de tal forma a minimizar o acmulo de gordura nas redes de dutos.

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

57 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA
d) Coifas fabricadas em chapa de ao inoxidvel soldada, devendo empregar no mnimo bitola 20 (espessura de 0,94 mm) ou chapa de ao carbono com no mnimo bitola 18 (espessura de 1,09 mm), providas de calhas de coleta de gordura em toda volta e bujes de dreno (Ver Detalhe 1 e 2).

01
Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA 58 de 87 13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

02
Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA 59 de 87 13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA
e) Filtros inerciais nas coifas, com ajuste da distncia entre as placas, fabricados em material metlico, no sendo aceito o uso de filtros do tipo colmia. (Ver Detalhe 3).

03

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

60 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA
f) Dutos executados em chapa de ao preta ou ao inoxidvel, ambos com bitola 16 no mnimo (espessura de 1,37 mm), sendo sua fabricao totalmente soldada, tanto nas juntas longitudinais como transversais de unio entre diferentes sees e sem veias direcionais internas, no sendo aceito o uso de dutos flangeados. S ser aceito o uso de flanges nos pontos de conexo do duto equipamentos (ventiladores, coifas etc.), devendo os flanges serem dotados de juntas em material resistente fogo, considerando as recomendaes da NBR 14.518. g) Os dutos devero ser isolados termicamente com material apropriado para altas temperaturas.

04
Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA 61 de 87 13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

h) Os dutos devero ser providos de portas de inspeo com espaamento e dimenses capazes de permitir visita e completa limpeza interna dos mesmos. As portas devero ser convenientemente posicionadas em locais que permitam o acesso s mesmas, devendo estas ser claramente indicadas nos projetos (Ver Detalhe 3).

i) Sistema de extino atravs de injeo de CO2 ou outro sistema de acordo com a ABNT NBR 14518.

j) Damper corta-fogo dotado de acionamento automtico e manual (Ver Detalhe 1 e 2). O sistema automtico dever ser por meio solenide eltrica que liberar a atuao da mola de fechamento do damper (no dever ser empregado plug fusvel). Devero ser instalados dampers basicamente nos seguintes pontos:

- Nos dutos de exausto junto a cada coifa, devendo ser instalado um damper e um elemento sensor de fogo (para envio de sinal de acionamento do damper).

- Nos dutos de exausto junto sada da loja (no ponto onde o duto ultrapassa os limites da loja), devendo ser instalado um damper e um elemento sensor de fogo (para envio de sinal de acionamento do damper).

- Nos demais pontos indicados na norma da ABNT NBR 14518.

Nota: Este damper dever operar em conjunto com o sistema de extino de incndio, de forma a fechar quando este for acionado e vice-versa.

k) Sensores de fogo do tipo Firestat (de fabricao Honeywell ou equivalente de fabricao Johnson Controles ou Lands & Gyr), devendo ser instalado um sensor por damper, que ativaro automaticamente o sistema de proteo contra incndios, isto , ativar o alarme sonoro, fechar todos os dampers corta-fogo de toda a instalao, desligar o exaustor e o ventilador de injeo de ar exterior, a alimentao de gs etc. (conforme indicado na ABNT NBR 14518) e acionar os agentes de extino de incndio. Os sensores de fogo devero ser instalados nos dutos de exausto junto s coifas (e demais pontos da instalao onde existirem dampers corta-fogo), de tal forma que ao disparar um sensor, todos os dampers corta-fogo sejam fechados.
Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA 62 de 87 13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

63 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

64 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA
O ar exaurido dever ser sempre lanado para cima, conforme indicado no detalhe tpico constante da presente norma. Em nenhuma hiptese o ar exaurido deve ser lanado prximo a tomadas de ar, portas ou janelas.

Todos os elementos e equipamentos do sistema devero ser convenientemente instalados, de forma a possibilitar a manuteno dos mesmos. Ateno especial dever ser dada aos dutos de exausto, de forma a no obstruir o acesso aos mesmos para limpeza (portas de visita instaladas nos dutos).

Para que seja feita inspeo visual e manuteno da rede, os dutos devem ser instalados aparentes, ou embutidos onde seja de fcil acesso atravs de forro removvel. Todo o sistema, aps sua montagem, dever ser balanceado e testado.

Todos os equipamentos destinados a coco devero ser eltricos ou a gs, no sendo aceito o uso de carvo ou lenha para tal fim. Esta medida visa diminuir o risco de incndio nos sistemas de exausto, devido a impregnao dos dutos e equipamentos do sistema com partculas de carvo.

3.12.9.1.1. DIMENSIONAMENTO BSICO DO SISTEMA DE EXAUSTO DE COIFAS

A vazo de ar das coifas dever atender, no mnimo, o indicado pela Norma Brasileira ABNT NBR 14.518, item 5 Componentes do Sistema.

Todos os dutos de exausto que atendem a sistemas de exausto com gerao de gordura devero ser calculados para uma velocidade interna mnima do ar igual a 2000 FPM (10 m/s) em toda a extenso, ou seja, desde a coifa at o ponto de descarga. Desta forma, deseja-se reduzir o acmulo de gordura nas paredes internas do duto.

3.12.9.2. INTERTRAVAMENTOS ELTRICOS E DISPOSITIVOS DIVERSOS

Os sistemas que atendem a loja devero ser intertravados eletricamente, de modo a aumentar a segurana operacional da instalao e ainda reduzir a possibilidade de sua operao inadequada.

Desta forma, dever ser previsto:


Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA 65 de 87 13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

a) O intertravamento eltrico entre ventilador de injeo de ar exterior, o filtro eletrosttico ou lavador de ar e o ventilador de exausto, de forma que estes sempre operem simultaneamente.

b) Dispositivo de desligamento de toda a instalao, em caso de ocorrncia de contato entre as malhas do filtro eletrosttico por falta de manuteno (caso este esteja obstrudo) ou por falta de gua no lavador de ar.

c) Intertravamento eltrico entre o sistema de proteo contra incndios e os ventiladores e filtro eletrosttico ou lavador de ar, de forma a desligar estes equipamentos caso o sistema de proteo seja ativado.

d) Intertravamentos eltricos indicados para o sistema de proteo contra incndios.

Alm dos elementos j citados, o sistema de CO2 e o damper corta-fogo devero ainda possuir dispositivos que permitam sua operao totalmente manual, inclusive sem a necessidade de energia eltrica ou outra fonte de energia para acionamento dos elementos de segurana (damper corta-fogo e vlvula de injeo de CO2).

3.12.9.3. SISTEMA DE EXTINO DE INCNDIOS

Os dutos e equipamentos do sistema de exausto devero ser protegidos por sistema de extino de incndio a base de CO2 ou outro sistema, ambos conforme indicado na ABNT NBR 14518.

O sistema dever atender a todos os equipamentos e dutos do sistema de exausto, devendo ser composto basicamente dos seguintes elementos: - Bicos de injeo de CO2, localizados nos dutos e no filtro eletrosttico. - Cilindros de CO2. - Tubos de ao galvanizado para distribuio de CO2. - Acionamento automtico, partir do sinal emitido pelo sensor de fogo e atravs do sinal de fechamento do damper corta-fogo. - Alm do acionamento automtico, botoeira para acionamento manual do sistema, localizada junto coifa.

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

66 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

- Intertravamento com o damper corta-fogo, de forma a enviar sinal de fechamento para o mesmo, em caso de acionamento manual do sistema de CO2. O projeto do sistema de CO2 deve possuir o conceito de inundao total conforme previsto na ABNT NBR 12232, sendo vetado o seu uso nas coifas e aceito nos demais elementos de exausto, desde que seja garantido que o CO2 permanea em trecho confinado, de forma a evitar riscos ao pessoal de operao da loja (inalao de CO2).

O sistema dever ser projetado e instalado por firma especializada, devendo ser apresentado projeto para aprovao pelo Shopping, em conjunto com a Anotao de Responsabilidade Tcnica (ART) do projetista responsvel.

O projeto do sistema CO2 dever apresentado em conjunto com o projeto do sistema de exausto.

3.12.9.4. REPOSIO EM SISTEMAS DE EXAUSTO MECNICA SUPRIMENTO DE AR EXTERIOR

De forma a garantir a reposio de ar nos ambientes beneficiados por sistemas de exausto mecnica, sem que este ar seja proveniente de ambientes condicionados (do prprio lojista ou do Mall da Loja GPA), o lojista dever fornecer e instalar sistemas de alimentao de ar exterior para as referidas reas.

Tal medida visa evitar a captao de ar condicionado por tais sistemas, e com isto reduzir o consumo de energia da instalao.

De modo a realizar o controle de odores das reas beneficiadas por ventilao, a injeo de ar exterior nas reas de coco dever ser 15 % menor que a vazo exaurida pelo sistema de exausto.

Tal percentual dever ser adicionado vazo de ar exterior prevista para o sistema de ar condicionado, de forma que seja mantida a pressurizao da loja, no permitindo a fuga de ar condicionado do Mall para mesma. Ou seja, calculada a vazo de ar exterior requerida pelo sistema de ar condicionado, dever ser adicionada mesma a vazo de ar correspondente a diferena entre o sistema de exausto e o de reposio de ar.
Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA 67 de 87 13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA
O sistema de suprimento de ar exterior dever ser dotado, no mnimo, dos seguintes elementos:

- Ventilador/Caixa Ventiladora de injeo de ar exterior, com acionamento atravs de correias e polias. - Dutos de captao fabricados em chapa de ao galvanizada. - Venezianas para captao de ar. - Registros para balanceamento de ar. - Filtros de ar com grau de filtragem igual ou superior ao estabelecido na ABNT e/ou na Portaria do Ministrio da Sade. No caso de divergncia entre as entidades indicadas, dever ser adotado o grau de filtragem com maior eficincia.

A tomada de ar ser realizada no ponto definido pelo responsvel de manuteno da Loja GPA.

O sistema dever ser eletricamente intertravado ao sistema de exausto mecnica associado, de modo a garantir sua operao em conjunto com o referido sistema.

Toda a instalao do sistema, no interior e fora dos limites da loja, ficar a cargo do lojista.

3.12.9.5. SISTEMA DE EXAUSTO DE AMBIENTES DIVERSOS

Os sanitrios, vestirios, depsitos etc que forem executados no interior do lojista devero ser beneficiados por sistema de ventilao mecnica, devendo este ser projetado e instalado com base na presente instruo e nas normas brasileiras.

Os sistemas sero sempre individuais por loja, compostos basicamente (mas no limitados a estes) dos equipamentos abaixo listados:

- Ventiladores para exausto, dotados de acionamento por correias e polias. - Dutos executados em chapa de ao galvanizada, - Venezianas para descarga de ar. - Elementos de captao de ar. - Registros para balanceamento etc.

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

68 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA
Os sistemas devero ser intertravados eletricamente com os sistemas de suprimento de ar exterior associados, de modo a somente permitir a operao simultnea dos mesmos.

4. EXECUO DAS OBRAS

4.1. CONDIES PARA INCIO DAS OBRAS a) Aprovao de todos os projetos pelo Grupo Po de Acar.

b)

Assinatura do Termo de Recebimento da Loja (Anexo 7.2).

c)

Ter recebido do Grupo Po de Acar resposta positiva para a Comunicao de Incio de

Obras (Anexo 7.4).

d)

O seguro de riscos de engenharia de suas instalaes, em seguradora previamente

acordada com o Grupo Po de Acar, com cobertura de responsabilidade civil geral sobre todos os riscos que possam ocorrer durante o perodo de obras. Dever ser apresentada cpia da aplice ao Grupo Po de Acar.

e)

ART de Todos os Projetistas de Instalaes envolvidos no Projeto.

f)

Haver informado o Grupo Po de Acar, por escrito, a listagem das empresas

contratadas para execuo dos servios, bem como nome, endereo e telefone do responsvel tcnico da execuo das obras (Anexo 7.6).

g)

O lojista dever equipar a loja com extintores de incndio de gua pressurizada e p

qumico, de acordo com exigncia legal.

4.2. RESPONSABILIDADES E OBRIGAES GERAIS DAS OBRAS Cabe ao Lojista cumprir e impor a seus contratados a observncia dos seguintes deveres e obrigaes:

Todas as obras concernentes a implantao das lojas, tais como decorao, fachadas, elementos de vedao, instalaes eltricas, instalaes hidro-sanitrias, ar condicionado, exausto e

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

69 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA
quaisquer outras teis ou necessrias ao seu funcionamento, sero executadas s expensas dos Lojistas e sob sua inteira responsabilidade, em conformidade com os projetos aprovados pelo Grupo Po de Acar.

Durante toda a obra Dever ser mantida no interior da obra uma cpia completa dos projetos aprovados pelo Grupo Po de Acar. O Lojista dever fornecer o Grupo Po de Acar cpia da ART do responsvel pela obra.

de total responsabilidade do Lojista o pagamento de taxas ou impostos municipais, estaduais e federais que recaiam sobre sua loja. Cumprir prontamente as ordens de servios recebidas do Grupo Po de Acar, e sua fiscalizadora, bem como as obrigaes decorrentes dos regimentos, circulares, instrues, avisos e demais disposies normativas no que couber aos Lojistas. Apresentar-se na obra em trajes adequados e em boas condies de higiene, sendo obrigatrio o uso de calcados fechados, capacetes, crach de identificao e todo o equipamento de segurana individual. O Lojista dever providenciar alojamento para seus contratados fora do Supermercado, uma vez que no ser permitido pernoitar no interior das lojas. Os contratados devero servir-se dos sanitrios instalados e indicados pelo Grupo Po de Acar. No ser permitido o uso de fogareiros, marmiteiros, etc. dentro da loja. No est previsto refeitrio para contratados dos Lojistas. Os contratados dos lojistas devero realizar as refeies fora da loja do Grupo Po de Acar. O Lojista responsvel por quaisquer danos causados por seus contratados ao Supermercado ou terceiros, bem como qualquer transgresso a determinaes legais, assumindo a

responsabilidade por eventuais infraes.

No retirar de seu lugar prprio, sem a expressa autorizao, qualquer objeto ou material da Construtora contratada pelo Grupo Po de Acar e demais envolvidos na obra da loja do Grupo Po de Acar. No entrar nas dependncias da obra sem autorizao.

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

70 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

O Lojista se obriga a retirar da obra qualquer contratado seu, cuja permanncia for considerada inconveniente. Fica proibido o recrutamento e ou entrevista de operrios no canteiro de obras. Assim, proibido a colocao de placa de oferta de trabalho (Precisa-se) ou qualquer outro tipo de propaganda dentro da obra. Todas as obras devero ser executadas dentro dos limites da loja (Tapume), sendo proibido o uso de reas comuns (Mall, reas externas) par tal finalidade, bem como estoque temporrio, pelo menos perodo que se alegue, de qualquer material ou equipamento.

4.3.SEGURANA DO TRABALHO Todo empregado do Lojista, cujo servio exigir proteo especial, dever receber equipamento individual de proteo, fornecido pela empresa contratada pelo Lojista que pode ser vistoriado pelo Tcnico de Segurana da Construtora do Grupo Po de Acar.

No ser permitidas a entrada, locomoo e execuo de qualquer trabalho na rea interna da obra, de empregados seminus, descalos ou usando tamancos, chinelos ou sandlias. Durante todo perodo de execuo das obras de instalaes, ser obrigatria a existncia de 01 (um) extintor de incndio de CO2 (gs carbnico) de 6 Kg. As recomendaes, sobre questes de segurana, arrumao e limpeza devero ser obrigatoriamente acatadas pelos Lojistas e seus contratados.

Todos os acidentes devero ser informados, imediatamente os Construtores ou Diretores do Grupo Po de Acar, sem que isto implique na partilha de sua responsabilidade, que nica e exclusiva do Lojista. Quando ocorrer algum acidente com funcionrios do Lojista, o acidentado dever ser socorrido, transportado e acompanhado por um representante do mesmo, que se incumbir de tomar as medidas cabveis. Portanto, obrigatria a permanncia de pelo menos 2 (duas) pessoas no interior da loja durante a execuo dos servios.

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

71 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA
O Lojista dever cumprir leis, normas e portarias que regulam a segurana do trabalho alm das contidas neste manual. Chama-se especial ateno para o grande risco de incndio na fase de instalao das lojas, sempre causado por negligncia, como curto-circuito, fascas de ligamento e maaricos associados a materiais combustveis, vapores de cola, etc. Assim, o Lojista e o Responsvel Tcnico de sua obra, devero manter a mais rigorosa vigilncia sobre os fatos acima citados, fiscalizando com ateno o cumprimento de todas as normas de segurana, posto que sero os nicos responsveis por sinistros decorrentes de negligncia ou inpcia de seus prepostos.

4.4.FORNECIMENTO DE GUA E ENERGIA PARA AS OBRAS

O lojista dever solicitar o fornecimento de energia provisria, para utilizao dos cavaletes, com uma antecedncia mnima de 48 horas. Os cavaletes sero instalados nas circulaes do supermercado, cabendo ao lojista transportar a energia eltrica atravs de instalaes provisrias perfeitas, com a utilizao de cabo com isolamento PB, multipolar nico at a sua loja (plug especfico).

Ser exigida, em carter provisrio na entrada de energia eltrica provisria (dentro da loja), a instalao de disjuntor, distando do seu limite em relao ao MALL 1,00 m. terminantemente proibida qualquer ligao eltrica que no seja nas tomadas fornecidas nos cavaletes de modo apropriado, com a finalidade de fornecimento de energia eltrica para as instalaes da obra da loja. Sero instalados reservatrios ou pontos de gua para uso das lojas nas circulaes. O lojista dever providenciar o transporte de gua at o local da obra, utilizando vasilhames estanques sem acarretar danos s partes comuns do supermercado.

4.5.TAPUMES A execuo dos tapumes responsabiliade do lojista e deve estas na frente da loja e afastado 80cm do seu alinhamento para o Mall.

O material a ser utilizado deve ser chapa de madeira compensada, espessura de 10mm, altura
Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA 72 de 87 13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA
mnima de 2,20m e mxima de 2,80m. O tapume dever ser pintado de cinza escuro obrigatoriamente.

Neste tapume deve ser colocada uma placa com as seguintes informaes, de forma legvel: o nmero da loja, nome fantasia da Loja, nome e CREA do responsvel tcnico pela obra e seu telefone.

A retirada do tapume somente poder ser efetuada aps liberao pelo Grupo Po de Acar.

4.6. VIGILNCIA E FISCALIZAO

A Construtora do Grupo Po de Acar manter guardas para vigilncia na obra.

Ser retirado da obra todo aquele que, a servio ou no de qualquer Lojista, esteja alcoolizado, promova desordens ou ocasione danos ao Supermercado e seja considerado inconveniente. Em caso de reincidncia, ficar proibido seu ingresso na obra.

O Grupo Po de Acar manter equipe de profissionais de arquitetura e engenharia para acompanhamento da execuo dos projetos aprovados. Qualquer membro da equipe, credenciado pelo Grupo Po de Acar para este fim, ter livre acesso ao interior de qualquer loja. A falta de objeo a qualquer alterao, por parte do Grupo Po de Acar, no significa a aprovao desta, podendo ser exigida a retificao a qualquer tempo, mesmo aps a inaugurao.

A atuao do Grupo Po de Acar no exclui a total responsabilidade do Lojista pelo uso de materiais e tcnicas inadequados na execuo de sua obra.

A loja que no cumprir a exigncias e solicitaes dos representantes do Grupo Po de Acar nos prazos estipulados ter sua obra embargada. A suspenso dos trabalhos no exime o Lojista das obrigaes e penalidades previstas em contrato com o Grupo Po de Acar.

O Grupo Po de Acar dever fazer o aceite final das instalaes na data de Entrega da Obra,

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

73 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA
conforme os Prazos estipulados. Nesta oportunidade ser realizada a inspeo final de loja, conforme formulrio modelo (Anexo 7.7).

4.7. ACESSO DE PESSOAL

O Lojista dever fornecer a todos envolvidos em sua obra crach padronizado com a firma qual pertence, nome e nmero da loja.

Todos os funcionrios que passarem pela portaria devero identificar-se. No ser permitida a entrada de pessoas no autorizadas previamente, no possuir crach e documento ou no se encontrar devidamente trajado. obrigatria a utilizao do crach, em local visvel do vesturio, durante a permanncia no canteiro de obras. Na sada, todos os contratados podero ser revistados pela equipe de Segurana do Grupo Po de Acar.

4.8. ACESSO DE MATERIAIS O Lojista e seus contratados devero manter todo material e ferramentas de seu uso no interior da loja, sendo a guarda destes de sua exclusiva responsabilidade.

Qualquer material encontrado no Mall ou em outras reas no autorizadas ser considerado abandonado e sujeito remoo.

A carga e descarga de materiais destinados s obras dos Lojistas, bem como seu transporte dentro do edifcio, devero ser efetuadas no horrio e locais previamente determinados pelo Grupo Po de Acar e a construtora contratada para execuo do supermercado.

O transporte de materiais, mquinas e equipamentos que no possam feitos manualmente, dever ser feito por veculos apropriados, com rodas de borracha.

A descarga de materiais destinados loja somente ser permitida na presena do Lojista ou seu preposto, que se responsabilizar pelo seu recebimento e transporte interno.
Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA 74 de 87 13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

Os veculos destinados ao transporte dos materiais ou mercadorias para lojas permanecero no local de descarga apenas o tempo estritamente necessrio para a realizao do servio a que se destinam.

O Grupo Po de Acar e a Construtora contratada para execuo do supermercado no permitiro a entrada de qualquer material ou mercadoria enviados para as lojas, com notas fiscais em nome do Grupo Po de Acar ou da Construtora.

O Lojista ser o nico responsvel por qualquer irregularidade que porventura venha ocorrer na emisso de notas fiscais. As notas que acompanharem as mercadorias ou materiais destinados loja devero conter: identificao da firma compradora (razo social), endereo da firma compradora e local de cobrana, local de entrega da mercadoria, nmero da loja e nome fantasia da loja.

4.9. LIMPEZA E ENTULHO O entulho e o lixo produzidos no interior de cada loja durante as obras, devero ser ensacados pelo Lojista e ou seus contratados, e retirados da loja do Grupo Po de Acar pelo lojista.

5.

PRAZOS

Os documentos necessrios e projetos de arquitetura devero ser entregues o Grupo Po de Acar at 100 dias antes da inaugurao da Loja do Grupo Po de Acar.

Os projetos de arquitetura sero devolvidos aos lojistas, devidamente comentados at 85 dias antes da inaugurao da Loja do Grupo Po de Acar.

Os projetos complementares de Eltrica, Telefonia, Hidrulica, Gs, Combate incndio, Ar Condicionado, Exausto Mecnica, Ventilao Mecnica, especiais (antena FM / TV, e outros quando houver), devero ser entregues GERENCIADORA, para anlise e aprovao, at 80 dias antes da inaugurao da Loja do Grupo Po de Acar.

Os projetos complementares comentados sero devolvidos ao LOJISTA at 65 dias antes da inaugurao da Loja do Grupo Po de Acar.

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

75 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA
A Construtora entregar aos Lojistas o espao destinado Construo das lojas at 40 dias antes da inaugurao da Loja do Grupo Po de Acar.

As obras (civis, instalaes, equipamentos e acabamentos) devero ser concludas at 5 dias antes da inaugurao da Loja do Grupo Po de Acar.

O LOJISTA entregar os projetos revisados, seguindo as orientaes da GERENCIADORA, at 60 dias antes da inaugurao da Loja do Grupo Po de Acar.

As disposies tcnicas adotadas na elaborao dos projetos, bem como os materiais adotados, no podero ser aqueles considerados pelo IRB Instituto de Resseguros do Brasil, como agravantes de risco de incndio.

6. CONSIDERAES FINAIS Casos especiais, em que o Lojista considerar indispensvel aplicao de padres diferentes dos estabelecidos no presente documento, ou com aspectos nos quais os padres aqui estabelecidos so omissos, dever submeter consulta ao Grupo Po de Acar, acompanhada de justificativa tcnica da solicitao; embora o Grupo Po de Acar busque oferecer a maior liberdade possvel aos Lojistas para a definio e construo de suas instalaes, em nenhuma hiptese, independente da justificativa apresentada, sero aceitas solues que comprometam a segurana das lojas, do prdio e das pessoas l presentes.

7. ANEXOS Todos os anexos fornecidos devero ser devidamente preenchidos e entregues ao Grupo Po de Acar, obedecendo aos prazos estabelecidos neste manual. 7.1 TERMO DE RECEBIMENTO DO MANUAL DO LOJISTA 7.2 TERMO DE RECEBIMENTO DA LOJA 7.3 ENCAMINHAMENTO DE PROJETOS 7.4 MODELO DE COMUNICAO DE INCIO DE OBRA E RESPONSABILIDADE 7.5 SOLICITAO PARA ACOMPANHAMENTO DOS TESTES DE INSTALAES 7.6 RELAO DE PESSOAL DE OBRAS

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

76 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA
7.7 INSTALAES DE GS TERMO DE RESPONSABILIDADE 7.8 SOLICITAO DE VISTORIA FINAL 7.9 QUADRO RESUMO DE INSTALAES DA LOJA 7.10 CARIMBO PADRO

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

77 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

ANEXO 7.1 TERMO DE RECEBIMENTO DO MANUAL DO LOJISTA


NOME DA LOJA DO GRUPO PO DE ACAR:

_____________________, ____ de _____________ de 2008

AO GRUPO PO DE ACAR

NOME DA LOJA _________________________ Nmero da loja _______________________

Prezados Senhores,

Declaramos ter recebido o Manual do Lojista e Anexos com as normas para instalao de nosso estabelecimento na Galeria Comercial da Loja do Grupo Po de Acar supra citada.

Atenciosamente,

_____________________________________________________________________ (Nome do Representante Legal do estabelecimento, com carimbo e nmero do RG)

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

78 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

ANEXO 7.2 TERMO DE RECEBIMENTO DA LOJA


NOME DA LOJA DO GRUPO PO DE ACAR:

____________________, ____ de _____________ de 2008.

AO GRUPO PO DE ACAR

NOME DA LOJA _________________________ Nmero da loja _______________________

Prezados Senhores,

Venho por meio desta declarar junto Vsas. estar ciente e de acordo com as condies de entrega da loja no. _______, aps ter verificado in loco as medidas, posicionamento de pontos de instalaes prediais do mesmo, e obedecer as normas estabelecidas no MANUAL DO LOJISTA, para a instalao de nosso estabelecimento.

Atenciosamente,

_____________________________________________________________________ (Nome do Representante Legal do estabelecimento, com carimbo e nmero do RG)

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

79 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

ANEXO 7.3

ENCAMINHAMENTO DE PROJETOS
NOME DA LOJA DO GRUPO PO DE ACAR:

____________________, ____ de _____________ de 2008

AO GRUPO PO DE ACAR

NOME DA LOJA _________________________ Nmero da loja _______________________

Prezados Senhores, Vimos por meio desta apresentar 03 (trs) vias de plantas e documentos referentes ao Projeto da loja supra citada, conforme relacionado a seguir: RELACIONAR TODOS OS DOCUMENTOS ENVIADOS

O Responsvel pelo acompanhamento da anlise de projetos junto a Vsas. o Sr. __________________, endereo comercial ______________________, telefone

comercial_________________, telefone celular, FAX ____________________________. Declaramos expressamente que nos responsabilizamos pela aprovao dos projetos junto Prefeitura, rgos Pblicos e Concessionrias, se for o caso, ficando a nosso encargo todo e qualquer emolumento, contas, taxas, multas e demais despesas correntes. No caso de no aprovao dos projetos, embargos, ou na hiptese de serem feitas quaisquer exigncias pelos rgo citados anteriormente, sero as mesmas acatadas por ns, ficando Vsas. sem nenhuma responsabilidade ou encargo.

Atenciosamente, _____________________________________________________________________ (Nome do Representante Legal do estabelecimento, com carimbo e nmero do RG)

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

80 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

ANEXO 7.4 COMUNICAO DE INCIO DE OBRA E RESPONSABILIDADE


NOME DA LOJA DO GRUPO PO DE ACAR:

____________________, ____ de _____________ de 2008

AO GRUPO PO DE ACAR

NOME DA LOJA _________________________ Nmero da loja _______________________ Prezados Senhores, Tendo recebido por parte de Vsas. a LIBERAO PARA EXECUO dos projetos de Instalao Comercial da loja supra citada, comunicamos pela presente o incio das obras, com Montagem dos Tapumes a partir do dia ___/___/___. O Responsvel pela LOJA junto ao EMPREENDEDOR ser o Sr. __________________, endereo comercial ______________________, telefone comercial_________________, telefone celular_________________, endereo residencial________________________, telefone

residencial______________________, FAX ____________________________.

O Responsvel pela obra junto ao EMPREENDEDOR ser o Sr. __________________, endereo comercial ______________________, endereo telefone comercial_________________, telefone telefone

celular_________________,

residencial________________________,

residencial______________________, FAX ____________________________.

Segue em anexo a relao do pessoal que trabalhar na LOJA, conforme modelo padro. Assumimos toda e qualquer responsabilidade por danos causados e estamos cientes de todas as normas e regulamentos que devero ser obedecidos durante a referida obra.

Atenciosamente, _____________________________________________________________________ (Nome do Representante Legal do estabelecimento, com carimbo e nmero do RG)

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

81 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

ANEXO 7.5

TESTE DE INSTALAES PREDIAIS


NOME DA LOJA DO GRUPO PO DE ACAR:

____________________, ____ de _____________ de 2008

AO GRUPO PO DE ACAR

NOME DA LOJA _________________________ Nmero da loja _______________________

Prezados Senhores, Vimos por meio desta solicitar a presena da Empresa Responsvel pelo Controle Tecnolgico e da Qualidade do empreendimento para o acompanhamento dos testes de instalaes de:

Rede de gua; Rede de Sprinklers; Rede de Gs; Rede de Esgoto;

Os testes sero realizados no dia ___/___/___, em conformidade com o prescrito no Manual do Lojista. Indicamos o Sr. ________________________ como o responsvel pelos testes.

Atenciosamente, _____________________________________________________________________ (Nome do Representante Legal do estabelecimento, com carimbo e nmero do RG)

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

82 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

ANEXO 7.6

RELAO DE PESSOAL DE OBRAS


NOME DA LOJA DO GRUPO PO DE ACAR:

____________________, ____ de _____________ de 2008.

AO GRUPO PO DE ACAR

NOME DA LOJA _________________________ Nmero da loja _______________________

Prezados Senhores, A seguir apresentamos relao do pessoal envolvido na construo da LOJA supra citada: NOME FUNO Nmero do RG

Assumimos toda e qualquer responsabilidade pelos funcionrios relacionados acima e estamos cientes de todas as normas e regulamentos que sero obedecidos durante a referida obra.

Atenciosamente, _____________________________________________________________________ (Nome do Representante Legal do estabelecimento, com carimbo e nmero do RG)

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

83 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

ANEXO 7.7.

INSTALAES DE GS TERMO DE RESPONSABILIDADE

____________________, ____ de _____________ de 20__.

CO M PANH IA BRASIL EIRA DE D ISTR IBU IO

H IPERM ERCADO EXTRA _ ___ ___ __ L OJA _ __ __ ___ ___ ___ ___ ___ ___ __ N mer o ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ __

Prezados Senhores, Vimos por meio desta informar que o Sr. _________________________, CREA- no. ___________, atravs da ART (Anotao de Responsabilidade Tcnica CREA-) no.______________, em anexo, responsvel pela execuo das instalaes de gs da loja supra citada. Atenciosamente _____________________________________________________________________ (Nome do Representante Legal da loja, com carimbo e nmero do RG) ______________________________________________________________________________ (Nome e Assinatura do Responsvel Tcnico) Obs.: Em anexo est a ART no. __________

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

84 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

ANEXO 7.8.

SOLICITAO DE VISTORIA FINAL


NOME DA LOJA DO GRUPO PO DE ACAR:

____________________, ____ de _____________ de 2008.

O GRUPO PO DE ACAR

NOME DA LOJA _________________________ Nmero da loja _______________________

Prezados Senhores,

Vimos por meio desta comunicar Vsas. que as obras da loja supra citada estaro concludas no dia __/__/__. Desta forma solicitamos a execuo da vistoria final da obra para que possamos iniciar as nossas atividades na data estabelecida.

Atenciosamente,

_____________________________________________________________________ (Nome do Representante Legal do estabelecimento, com carimbo e nmero do RG)

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

85 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

ANEXO 7.9. QUADRO RESUMO


NOME DA LOJA DO GRUPO PO DE ACAR:

____________________, ____ de _____________ de 2008. NOME DA LOJA ____________________ Nmero da loja _____________________ SUC N:__________________________ Data: ______________ Itens ARQUITETURA Luminoso Nvel do piso P direito Mezzanino Vidros fachada Portas de enrolar Alapes Forro Apoio para forro ELTRICA Quadro / Abrigo Dijuntor geral Inter. DR Medidor / Abrigo Distrib. / Terra Distrib. Geral Identificao Ilumin. Emerg Padro Fases Balanceamento Luminoso Qualidade Mat GAS Medidor/abrigo Qualid. materiais Avaliao Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Regular Regular Regular Regular Regular Regular Regular Regular Regular Item TELEFONIA Quadro/abrigo Qualidade Mat HIDRULICA Hidrmetro/Abrigo Registros Caixa Gordura ESTRUTURA Auto portante Sobrecarga P direito EXAUSTO Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Regular Regular Regular Regular Regular Regular Regular Regular Regular Regular Regular Regular Regular Regular Chapa de dutos Medidor/abrigo Qualidade Mat AR COND Equipamentos Damper Manobra Balanceamento Qualidade Mat. EXAUSTO Damper Corta fogo Inspees Filtro Pintura EQUIPAMENTOS Segurana Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Regular Regular Regular Regular Regular Regular Regular Regular Regular Irregular Irregular Irregular Regular Regular Regular Avaliao Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Regular Regular Regular Regular Regular Regular Regular Regular

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

86 de 87

13/11/2011

MANUAL DO LOJISTA

ANEXO 7.10. CARIMBO

Grupo Po de Acar - MANUAL DO LOJISTA

87 de 87

13/11/2011

You might also like