You are on page 1of 24

9 1.

INTRODUO

O sistema nervoso subdividido em sistema nervoso perifrico que so terminaes nervosas vindas de todo nosso corpo e sistema nervoso central que composto pela medula espinhal e pelo encfalo. O sistema nervoso o sistema que sente que pensa e que controla em nosso organismo. Para realizar essas funes ele rene as informaes sensoriais vindas de todas as partes do corpo oriundas de mirades de terminaes neurais sensoriais especializadas da pele, dos tecidos profundos e dos olhos, dos ouvidos, do aparelho do equilbrio de outros sensores e as transmite para a medula espinhal e para o encfalo. Ele formado por um eixo sensorial, um eixo motor e um sistema integrador que analisa a informao sensorial. Aps o sistema nervoso que controla o msculo liso, msculo cardaco e algumas glndulas criam o sistema nervoso autnomo (SNA). O SNA e o sistema nervoso somtico compem o sistema nervoso perifrico.

10 2 REFERNCIAL TERICO Segundo (GUYTON, 1959), o sistema nervoso pode ser caracterizado como um conjunto de rgos responsveis pela coordenao e integrao dos demais sistemas orgnicos, relacionando o organismo com as variaes do meio externo e controlando o funcionamento visceral. Alm disso, formado por trs subsistemas principais, a saber: a) um eixo sensorial: que transmite sinais das terminaes nervosas sensoriais perifricas para quase todas as partes da medula espinhal, do tronco cerebral, do cerebelo e do crtex; b) um eixo motor: que conduz sinais neurais, com origem em todas as reas centrais do sistema nervoso para os msculos e glndulas de todo o corpo; c) um sistema integrador que analisa a informao sensorial, a armazena na memria, para um uso futuro e que utiliza tanto a informao sensorial como a armazenada na determinao das respostas apropriadas. Muitas das reaes neurais mais simples so integradas em nvel da medula espinhal, incluindo efeitos do tipo de retirada de qualquer parte do corpo do campo de ao de estimulo doloroso, e de reflexos que encurtam os msculos sempre que estiverem estirados em excesso e, ate mesmo, de sinais que produzem os movimentos de marcha, sob condies adequadas. Reaes mais complexas do sistema nervoso, como as de controle da postura e do equilbrio, bem como as de controle da respirao e da circulao, so integradas em nvel do tronco cerebral, GUYTON (1959). As funes ainda mais complexas do sistema nervoso, como os processos do pensamento, armazenamento de memrias, determinao de atividades motoras complexas entre outras so todas integradas no crebro. O cerebelo atua em intima associao com todas as outras partes do sistema nervoso central, participando na coordenao de todas as funes motoras seqenciais.

11 2.1 Sistema nervoso central O Sistema Nervoso Central (SNC) divide-se em encfalo (que contm cerca de35 bilhes de neurnios) e medula que ir encontrar neurnio motor, fibra eferente(axnio motor), raiz posterior, gnglio da raiz posterior. O encfalo corresponde aotelencfalo acomodando a substncia cinzenta e o crtex, recobre uma grande parte docentro medular, formado por fibras oxonais que so conhecidas como as substncias brancas (hemisfrios cerebrais), diencfalo (tlamo e hipotlamo), cerebelo e, troncoceflico, que se divide em: bulbo, situado caudalmente; mesencfalo, situadocranialmente; e ponte, situada entre ambos (GUYTON, 1959). O Sistema Nervoso tem a capacidade de receber, transmitir, elaborar earmazenar informaes. No mesmo, existe a chamada substncia cinzenta e substncia branca. A substncia cinzenta formada pelos corpos dos neurnios e, locali za-seinternamente substncia branca, que formada por seus prolongamentos dosneurnios, localizando-se na poro externa (BURT, 1995; JUNQUEIRA e CARNEIRO, 2008). As clulas excitveis do sistema nervoso so compostas por trsclasses de neurnios. Os neurnios aferentes informam o SNC das condies doambiente interno e externo, enquanto que os eferentes transportam instrues do SNC para os rgos efetores, nomeadamente, msculos e glndulas, obtendo, assim, are sposta desejada (algum tipo de movimento ou secreo). Os interneurnios soresponsveis pela integrao da informao aferente e formulao de uma respostaeferente, assim como, todas as funes mentais superiores associadas mente (FREITAS et al., 2005)

2.1.1 Principais divises anatmicas Segundo (GUYTON, 1959), anatomicamente, o Sistema Nervoso, apresenta duas principais divises (FIGURA 1): o sistema nervoso central, formado pelo encfalo e pela medula espinhal e o sistema nervoso perifrico.

12

Fonte: http://www.fotosimagens.net/sistema-nervoso.html

Figura 1 Principais partes anatmicas do sistema nervoso

O encfalo a principal rea integradora do sistema nervoso. O local onde so armazenadas as memrias, onde so elaborados os pensamentos, onde so geradas as emoes e onde outras funes, relacionadas ao nosso psiquismo e ao complexo controle de nosso corpo, so executadas. Para a realizao dessas funes complexas, o prprio encfalo dividido em muitas partes funcionais distintas (GUYTON,1959). O encfalo uma parte do sistema nervoso que fica localizada na caixa craniana. O encfalo dividido em seis partes: a. b. c. d. e. o crebro; o diencfalo; o mesencfalo; a ponte ou prootuberancia; bulbo.

Essas partes so absolutamente indispensveis para a manuteno da funo nervosa, em verdade, muito mais importante do que qualquer outra massa equivalente do crebro ou do cerebelo (GUYTON, 1959). A medula espinhal exerce duas funes: primeiro serve como condutor para muitas vias nervosas, que vo para ou que vem do crebro; segundo serve como rea integradora para a coordenao de muitas atividades neurais subconscientes, como, por exemplo, a retirada reflexa de parte do corpo do campo de ao de um estimulo

13 doloroso, o enrijecimento reflexo em extenso da perna em pessoa que fica de p e, ate mesmo, de movimentos grosseiros de marcha. Dessa forma, a medula espinhal muito mais do que, simplesmente, um grande nervo perifrico (GUYTON, 1959). O sistema nervoso perifrico mostrado na parte direita, documentado o fato de ser formado por rede ramificada de nervos, com tal extenso que, dificilmente, pode haver um nico milmetro cbico de tecido no corpo que no possua terminaes nervosas (GUYTON, 1959). 2.1.2 Tecido Nervoso O tecido nervoso, (GUYTON, 1959), seja ele do encfalo, da medula espinhal ou dos nervos perifricos, contm dois tipos bsicos de clulas: a. os neurnios que conduzem os sinais pelo sistema nervoso existem cerca de 100 bilhes dessas clulas em todo o sistema nervoso central; b. as clulas de suporte ou de isolamento, que mantem os neurnios em suas posies e evitam que os sinais sejam dispersados entre os neurnios e suas estruturas intercelulares; so, em conjunto, chamadas de neurglia. No sistema nervoso perifrico so as clulas de Schawann.

2.1.3 Neurnio do sistema nervoso central Os principais componentes de um neurnio do encfalo e da medula espinhal incluem os seguintes: o corpo celular que a regio de onde se diferenciam todas as outras partes do neurnio. Tambm, o corpo celular responsvel pela maior parte da nutrio e necessrio para a continuidade da vida de todo o neurnio; os dendritos que so prolongamentos mltiplos e ramificados, com origem no corpo celular. Constituem as partes receptoras principais do neurnio, a maior parte dos sinais que devem ser transmitidos ao neurnio chega a ele por meios dos dentritos, embora alguns sinais cheguem diretamente pela superfcie do corpo celular. Os dendritos de cada neurnio, em geral, recebem sinais de muitos milhares de pontos de contato com outros neurnios, as sinapses; axnio cada neurnio possui um axnio. Essa a parte do neurnio que chamada de fibra nervosa. Seu comprimento pode ser de apenas alguns milmetros,

14 como acontece com os axnios dos neurnios pequenos do crebro, ou pode atingir ate um metro, como no caso dos axnios (fibras nervosas) que partem da medula para inervar os ps (GUYTON, 1959). Os axnios transmitem os sinais neurais para a clula seguinte no crebro ou na medula espinhal, ou para msculos e glndulas nas regies perifricas do corpo; terminais axnicos e sinapses, prximos a seus trminos, todos os axnios ramificam-se extensamente, com o nmero total dessas ramificaes, podendo atingir aos milhares. Na extremidade de cada uma dessas ramificaes existe uma terminao neural especializada que, no sistema nervoso central, chamada de p ou boto sinptico, devido a sua semelhana com o PE de um mvel (ou com um puxador de gaveta). Por sua vez, esse boto sinptico fica situado sobre a superfcie da membrana de um dendrito ou do corpo celular de outro neurnio. Esse ponto de contato entre o boto sinptico e a membrana neural a sinapse. atravs dela que os sinais so transmitidos de um neurnio a outro (GUYTON, 1959). Quando estimulado, o boto sinptico libera quantidade diminuta de um hormnio, chamado de substncia transmissora, no espao entre o boto e a membrana do neurnio, e a substncia transmissora estimula este neurnio (GUYTON, 1959). A (FIGURA 2) apresenta um grande neurnio da medula espinhal. 2.1.4 Neurglia As clulas da neuroglia so chamadas de clulas da glia (ou clulas gliais). Muitas delas funcionam de modo semelhante aos fibroblastos do tecido conjuntivo; isto , formam fibras que mantm a unidade do tecido. Outras tm as mesmas funes das clulas de Schwann nos nervos perifricos; elas enrolam bainhas de mielina em torno das fibras mais calibrosas, formando fibras nervosas mielnicas tpicas, capazes de transmitirem sinais com velocidade de ate 100 metros por segundo, como acontece nos nervos perifricos. As fibras nervosas de menor dimetro no possuem bainhas de mielina e, por isso, so chamadas de fibras amielinicas, mas mesmo elas ficam isoladas entre si pela interposio de clulas de glia, modo essencialmente idntico ao isolamento pelas clulas de Schwann das fibras nervosas amielinicas nos nervos perifricos (GUYTON, 1959).

15

Figura 2 Grande neurnio da medula espinhal Fonte:http://4.bp.blogspot.com/_taxNfr7HcAU/TUXw7qHClgI/AAAAAAAAAU4/iLp_bmbjuIQ/s1600/ esquemaNeuronio.png

2.1.5 Medula espinhal e sua estrutura geral Abaixo do bulbo, o sistema nervoso central se continua como medula espinal. A medula desempenha duas funes principias, (GUYTON, 1959): a. 1 conduz os impulsos nervosos para o encfalo e do encfalo; b. 2 processa informaes sensitivas de uma forma limitada, tornando possvel o inicio de aes reflexas estereotipadas (reflexo espinais) sem ao do centro superior do encfalo. A medula espinal atravessa o canal vertebral das vrtebras. Ela se estende desde o forame magno do crnio at p nvel da primeira ou segunda vrtebra lombar. At o terceiro ms do desenvolvimento, a medula espinal possui o mesmo comprimento da coluna vertebral. medida que o desenvolvimento continua, a coluna cresce em uma proporo maior que a da medula. Como resultado, a medula espinal no ocupa toda extenso do canal vertebral no adulto. Um delgado filamento fibroso das meninges espinais denominados filamento terminal se continua da ponta da medula espinal (o cone medular) ao cccix (GUYTON, 1959). Trinta e um apares de nervos espinhais se originam da medula e atravessam os forames intervertebrais das vrtebras adjacentes. Os nervos espinhais que saem da coluna vertebral entre as vrtebras cervicais so denominados nervos torcicos. Da mesma forma, lombares, sacrais e coccneos so os nervos que saem pela coluna vertebral entre as vrtebras de mesmo nome. Cada poro da medula espinal que origina um par de nervos espinhais denominada segmento da medula espinal. Por causa da

16 diferena de crescimento entre a coluna vertebral e medula espinal, os nervos espinais so tracionados para baixo medida que a coluna se desenvolve. Como resultado, as razes dos nervos espinais inferiores percorrem alguma distncia para baixo, antes de atingirem o forame intervertebral correspondente. No final da medula espinal, o conjunto de razes nervosas lombares e sacrais possui a aparncia de um rabo de cavalo, e por isso denominado cauda eqina (GUYTON, 1959). A medula espinal apresenta duas regies dilatadas. A intumescncia cervical est localizada na poro da medula que origina os nervos espinais destinados aos membros superiores. Esses nervos formam o plexo braquial. A intumescncia lombar se localiza na regio da medula que origina os nervos destinados aos membros inferiores. Esses nervos formam o plexo lombos sacrais (GUYTON, 1959). A medula espinal est envolvida pelas mesmas trs meninges que envolvem o encfalo: a dura-mter craniana, e ao contrrio da dura-mter do encfalo, ela no de funde aos ossos que circundam a medula. Desta forma, h um pequeno espao epidural entre a dura-mter espinal e a coluna vertebral. A dura-mter espinal se estende alm da poro terminal da medula, envolvendo a cauda equina. Na regio sacral, ela forma um envoltrio para o filamento terminal. A dura-mter se estende lateralmente e se une com o tecido conjuntivo que recobre cada nervo espinal (GUYTON, 1959). Como no caso de encfalo, a aracnide espinal forma um forro intimamente aderido a dura-mter. O espao subaracnideo, contendo lquido carobrospinal, aumentado na regio da cauda eqina. (GUYTON, 1959) A medula espinal est fixada em posio no interior das meninges por pontes fibrosas que atravessam o espao subaracnide, e unem a pia-mter a acacnide e duramter. As hastes destas pontes so os ligamentos denticulados, localizados ao longo das margens laterais da medula espinal(GUYTON, 1959). A medula, como o encfalo, consiste de reas de substncia cinzenta. A substncia branca composta principalmente de prolongamentos neuronais mielinizados, enquanto que as reas de substncia cinzenta so compostas principalmente por corpos celulares e fibras nervosas internunciais desmielinizadas (amielnicas). A neuroglia aparece tanto na substancia branca quanto na cinzenta (GUYTON, 1959). A substncia cinzenta da medula espinal apresenta aproximadamente o formato da letra H. A barra transversa de substncia cinzenta que conecta duas reas laterais de substancia cinzenta a comissura cinzenta. No interior da comissura est

17 localizado o estreito canal central preenchido em liquido cerebrospinal, que se continua superiormente com o quarto ventrculo. As barras verticais de substancia cinzenta localizadas em cada lado da comissura so divididas em colunas, um par anterior (ventral) e outro posterior (dorsal). Na regio torcica e lombar alta, a medula espinal tambm apresenta um par de colunas laterais, localizados entre as anteriores e posteriores. As colunas anteriores e laterais de substncia cinzenta se desenvolvem a partir das lminas basais (motoras) do tubo neural primitivo. As colunas anteriores apresentam os corpos celulares dos neurnios motores somticos (voluntrios) cujos axnios deixam a medula e penetram em um nervo espinal (GUYTON, 1959). A substncia branca da medula envolve completamente a substncia cinzenta e est composta principalmente por fibras mielnicas. Esses axnio seguem 3 direes (GUYTON, 1959): a. Sobe pela medula espinal u atingirem o encfalo ou nveis mais altos da medula. b. Descem pela medula, vindos de centros enceflicos ou nveis mais altos da medula espinal. c. Cruzam a linha mediana, transmitindo impulsos de um lado a outro. Em cada metade da medula espinal a substncia branca est dividida pela substncia cinzenta em trs reas (GUYTON, 1959): a. o funculo posterior b. o lateral c. o funculo anterior. No interior dos funculos existem pequenos feixes de fibras nervosas denominadas tractos ou fascculos. Os tractos esto formados por processos de neurnios que levam impulsos similares para um destino especfico. Alguns tractos so ascendentes (sensitivos) leva impulsos que atingem a medula espinal atravs de neurnios aferentes de um nervo espinal, rumo ao encfalo. Outros tractos so descendentes (motores) levam impulsos do encfalo para neurnios motores situados nas colunas anteriores ou laterais da medula espinal. Os tractos no so visveis, mas suas localizaes tm sido determinadas por mtodos experimentais. A maioria dos

18 tractos da medula possui nomes que indicam onde eles se originam e onde terminam (GUYTON, 1959). Os tractos ascendentes da medula levam impulsos aferentes (sensitivos) de receptores perifricos sensitivos para vrios centros no encfalo. Esses tractos geralmente apresentam trs neurnios sucessivos denominados neurnios de primeira, segunda e terceira ordem. Como resultado, impulsos sensitivos iniciados em receptores do lado direito do corpo so interpretados no crtex do crebro do lado esquerdo e impulsos do lado esquerdo so interpretados no lado direito do crtex do crebro. Os principais tratos ascendentes (sensitivos) da medula so (GUYTON, 1959): a. Fascculo grcil; b. fascculo cuneiforme c. tratos espinotalmicos d. tratos espinocerebelares Os fascculos grceis e cuneiformes so dois tractos do funculo posterior que levam impulsos sensitivos referentes a sentido de posio muscular, articular e tato fino de diversas partes do corpo. Nos tractos espinotalmicos a maioria dos neurnios de segunda ordem cruzam para o lado oposto da medula aps trocarem sinapse com os neurnios sensitivos dos nervos espinais e ascendem pela substancia branca da medula como tractos espinotalmico lateral e espinotlamico ventral. O tracto espinotalmico lateral leva impulsos referentes a dor e temperatura,e o espinotalmico ventral conduz impulsos referentes a tato e presso (GUYTON, 1959). Os neurnios dos tractos descendentes da medula espinal conduzem impulsos do encfalo para os neurnios motores que regulam a atividade dos msculos esquelticos. Todos esses tractos cruzam para o lado oposto, e todos eles apresentam dois ou trs neurnios consecutivos. Existem dois tipos de tractos descendentes (GUYTON, 1959): a. tractos piramidais b. tractos extrapiramidais. Os tractos piramidais so tractos motores que se originam principalmente das grandes clulas do crtex do giro pr-central (clulas piramidais) e passam pelos

19 pednculos do crebro no mesencfalo e pela pirmide do bulbo. Esses tractos so tambm denominados tractos corticospinais, um nome que indica a sua origem.Os outros tractos motores que se originam de vrias regies do crtex do crebro e reas subcorticais, so denominados tractos extrapiramidais (GUYTON, 1959). 2.1.6 Suas funes 2.1.7 Sistema sensorial O sistema sensorial transmite informaes sensoriais, de toda a superfcie e das estruturas profundas do corpo, para o sistema nervoso, por meio dos nervos espinhais e cranianos. Essa informao conduzida para (1) todos os nveis da medula espinhal e (2) para o troco cerebral, formado pelo bulbo, pela protuberncia e pelo mesencfalo, e (3) para as regies mais altas do crebro, inclusive o tlamo e o crtex cerebral. Em seguida, esses sinais so transmitidos, por vias secundarias a praticamente todas as outras regies do sistema nervoso, onde vai ocorrer a analise e o processamento da informao sensorial. Segundo (GUYTON, 1959) a (FIGURA 3) abaixo mostra o plano geral do sistema sensorial:

Figura 3 Componente sensorial do sistema nervoso. Fonte: Guyton: Neurocincia Bsica: Anatomia e Fisiologia. Filadlfia, W. B. Saunders Co., 1987.

20 2.1.8 Sistema motor A mais importante funo do sistema nervosa a de controlar as atividades do corpo. Isso conseguido pelo controle (1) da contrao dos msculos esquelticos em todo o corpo, (2) contrao dos msculos lisos nos rgos internos, e (3) secreo das glndulas excrinas e endcrinas em muitas regies do corpo. Em conjunto, essas atividades formam as funes motoras do sistema nervoso, e a parte desse sistema nervoso que esta diretamente relacionada com a transmisso de sinais para os msculos e para as glndulas o sistema motor (GUYTON, 1959). Segundo (GUYTON, 1959), a (FIGURA 4) abaixo mostra o plano geral desse eixo motor para o controle da contrao do msculo esqueltico. Sinais podem ter origem (1) na rea motora do crtex cerebral, (2) nas regies basais do encfalo, ou (3) na medula espinhal, e so transmitidos, por nervos motores, para os msculos. Cada nvel especifico do sistema nervoso desempenha seu prprio papel no controle dos movimentos corporais, ficando a medula espinhal e as regies basais do encfalo encarregadas, aos estmulos sensoriais, enquanto as regies mais elevadas ficam com a execuo de movimentos deliberados, controlados pelos processos do pensamento do crebro.

Fonte: Guyton: Neurocincia Bsica: Anatomia e Fisiologia. Filadlfia, W. B. Saunders Co., 1987.

Figura 4 Eixo motor do sistema Nervoso

21 2.1.9 Sistema Integrador A expresso integradora significa o processamento de informao para determinar a ao motora correta e apropriada para o corpo ou para permitir o pensamento abstrato. Localizado imediatamente adjacente a todos os centros sensoriais e motores da medula espinhal e do encfalo, existem numerosos centros cuja funo o desempenho de processos integradores (GUYTON, 1959). Algumas dessas reas esto relacionadas com armazenamento de informao, isto , com a memria, enquanto outras avaliam a informao sensorial para determinar se agradvel ou desagradvel, dolorosa ou calmamente, intensa ou fraca entre outras (GUYTON, 1959). nessas regies que a resposta apropriada informao sensorial que chega determinada; uma vez tendo ocorrido essa determinao, os sinais so transmitidos para os centros motores, para causar os movimentos do corpo (GUYTON, 1959). 2.2 Reflexos Nem todos os impulsos nervosos que chegam medula atravs de neurnios sensitivos atingem os tractos ascendentes e so levados para centros superiores do sistema nervoso central. Alguns neurnios sensitivos trocam sinapse diretamente ou atravs de neurnio internunciais, com neurnios motores do corno anterior da medula espinal no mesmo nvel em que penetram na medula. Outros neurnios sobem ou descem por poucos segmentos medulares antes de trocarem sinapse com o neurnio motor. As vias neurais pelas quais impulsos sensitivos dos receptores atingem os efetuadores sem chegarem ao encfalo so denominadas arco reflexo medulares (SPENCER, 1991). A presena dos arcos reflexos medulares torna possveis reaes automticas e estereotipadas. Essas reaes, denominadas reflexos, ocorrem sem que se tornem conscientes. Consequentemente, um estimulo especfico sempre determina uma resposta especifica. Uma vez que esses reflexos ocorrem ao nvel da medula espinal sem envolvimento dos tractos piramidais, eles so respostas involuntrias, ainda que elas frequentemente envolvam msculos esquelticos (SPENCER, 1991).

22 a. um receptor,que pode ser uma terminao nervosa perifrica de um neurnio sensitivo ou uma clula especializada associada a terminao perifrica de um neurnio sensitivo. b. um neurnio sensitivo (aferente), que leva impulsos atravs de um nervo espinal, do receptor para a medula espinal. c. uma sinapse entre neurnios sensitivos e neurnios motores na medula espinal. Se o sensitivo troca sinapse diretamente com o neurnio motor, o arco formado conhecido como arco reflexo monossinpticos. Se existem um ou mais neurnios internunciais entre o neurnio sensitivo e o neurnio motor, exigindo mais de uma sinapse, o arco denominado arco reflexo polissinptico. A maioria dos arcos reflexos no SNC so polissinpticos. d. um neurnio motor(eferente), que transmite o impulso nervoso da coluna anterior da medula para um efetuador. e. um efetuador que responde ao impulso eferente. Msculo (esqueltico, liso cardaco) e glndulas so as nicas estruturas capazes de atuarem como efetuadores. O reflexo de estiramento muscular iniciado por receptores musculares esquelticos encapsulados denominados fusos neuromusculares. Os fusos levam informaes sobre a extenso dos msculos esquelticos. No interior de um fuso existem varias clulas musculares especializadas denominadas fibras intrafusais. Essas fibras so contrteis apenas em suas extremidades, onde elas so supridas por neurnios eferentes. A poro central dessas fibras, no contrtil, recebe neurnios aferentes que se espiralizam ao seu redor (SPENCER, 1991). O reflexo de estiramento, o estiramento de um msculo resulta uma freqncia aumentada de impulso nervoso nos neurnios aferentes associados aos fusos neuromusculares. No interior da medula espinal, os neurnios aferentes trocam sinapse com neurnios eferentes que suprem as clulas do msculo. Como resultado, a freqncia aumentada de impulsos nervosos nos neurnios aferentes aumenta o estimulo para os neurnios motores, determinando a contrao muscular e a conseqente resistncia e estiramento (SPENCER, 1991). O reflexo patelar um exemplo comum de reflexo de estiramento. Uma leve pancada no tendo do quadrceps abaixo da patela,traciona o tendo e este intactos,os

23 fusos neuromusculares no interior do msculo quadrceps iniciam um reflexo de estiramento que determina a contrao do msculo e impulsiona a perna para a frente, extenso da perna (SPENCER, 1991). O reflexo tendneo auxilia na proteo e os msculos a eles associados, evitando leses que poderiam resultar de tenso excessiva. Os receptores para esse reflexo so os rgos neurotendneos, que so estruturas encapsuladas localizadas no interior dos tendes prximo a juno destes com os ventres musculares. Diferente dos fusos neuromusculares, que so sensveis ao alongamento, os rgos neurotendineos so sensveis a tenso (SPENCER, 1991). No reflexo tendneo, um aumento na tenso aplicada a um tendo mais comumente como resultado de uma contrao muscular- aumenta a freqncia dos impulsos nervosos nos neurnios aferentes associados com os rgos neurotendneos (SPENCER, 1991).

24 2.3 Sistema nervoso autnomo


[...] a partir do sistema nervoso que regular o msculo liso, msculo cardaco e certas glndulas constitui o sistema nervoso autnomo (SNA). Em conjunto, o SNA e o sistema nervoso somtico compem o sistema nervoso perifrico. (GUYTON, 1977).

Nossos pensamentos, planos e aes representam apenas uma pequena frao de atividades do sistema nervoso. Se toda a conscincia fosse eliminada, os processos vitais fisiolgicos ainda continuariam praticamente inalterados. A sobrevivncia s possvel porque os ajustes rotineiros nos sistemas fisiolgicos so realizados pelo sistema nervoso autnomo (SNA), independente de nossa percepo consciente. O SNA regula a temperatura corporal e coordena as funes cardiovasculares, respiratrias, digestivas, urinarias e reprodutoras. O sistema nervoso autnomo conte duas partes principais, a parte simptica e a parte parassimptica (TIMMONS, 2009). 2.3.1 Funes do Sistema Nervoso Autnomo Ainda que SNA geralmente opere sem o controle consciente do crtex cerebral, regulado por outras regies enceflicas, principalmente o hipotlamo e o tronco enceflico. Alguns neurnios do SNA liberam acetilcolina, enquanto outros liberam noradrenalina (norepinefrina) e o resultado o excitao em alguns casos e a inibio em outros (GUYTON, 1977). Os neurnios do SNA que liberam a acetilcolina incluem todos os neurnios pr-ganglionares simpticos e parassimpticos, todos os neurnios ps-ganglionares parassimpticos e alguns neurnios ps-ganglionares simpticos. Uma vez que acetilcolina inativada rapidamente pela enzima acetilcolinesterase, os efeitos parassimpticos so de curta durao e localizada (GUYTON, 1977). A maioria dos neurnios ps-ganglionares simpticos utiliza a neurotransmissora noradrenalina (Sistema nervoso) uma vez que a noradrenalina inativada muito mais lentamente do que a acetilcolina e a medula da glndula suprarenal tambm liberam adrenalina e noradrenalina na corrente sangunea, os efeitos da ativao da diviso simptica so de mais longa durao e mais disseminados do que os da diviso parassimptica. Nas tabelas 1 e 2 mostraram as funes do SA e a comparao do sistema nervoso autnomo e central (GUYTON, 1977).

25 2.3.2 Estrutura do sistema nervoso autnomo A diviso simptica do SNA tambm denominada diviso toracolombar, pois o fluxo de impulsos nervoso simpticos origina-se dos segmentos torcico e lombar da medula espinal. Os corpos celulares dos neurnios pr-ganglionares simpticos localizam-se nos 12 segmentos torcicos e nos primeiros segmentos lombares da medula espinal (GUYTON, 1977). Os gnglios simpticos so classificados como gnglios do tronco simpticos (laterais coluna vertebral) ou gnglios pr-vertebrais (anteriores coluna vertebral. Um nico axnio pr-ganglionar simptico pode fazer sinapse com 20 ou mais neurnios ps-ganglionares. as respostas simpticas afetar os rgos de todas as partes do corpo quase simultaneamente (GUYTON, 1977). A diviso parassimptica tambm denominada diviso crnio sacral, pois o fluxo de impulsos nervosos parassimpticos se origina dos ncleos dos nervos cranianos e dos segmentos sacrais da medula espinal. Os corpos celulares dos neurnios prganglionares parassimpticos esto localizados nos ncleo dos nervos cranianos 3, 7, 9,10 no tronco enceflico e nos trs segmentos sacrais da medula espinal (GUYTON, 1977). Os gnglios parassimpticos so denominados gnglios terminais localizando-se prximo ou dentro de efetores autnomos, os gnglios terminam parassimpticos ento junto as ou dentro das paredes de seus efetores autnomos, de modo que a maioria dos axnios ps-parassimpticos muito curta. No gnglio, os neurnios prganglionar geralmente fazem sinapse com somente quatro ou cinco neurnios ps-ganglionares que suprem o mesmo efetor. Assim, as resposta parassimptica esto localizadas em nico efetor (GUYTON, 1977). A (FIGURA 5) mostra a anatomia do sistema nervoso simptico e parassimptico:

Figura 5 Anatomia do sistema nervoso simptico e parassimptico Fonte: LOPES, SNIA. Bio 2.So Paulo, Ed. Saraiva, 2002.

26 2.3.3 Atividades do sistema nervoso autnomo A maioria dos rgos do corao recebe instrues de ambas as divises do SNA, que funcionam tipicamente em oposio recproca. O equilbrio entre atividade simptica e a parassimptica, ou tom regulado pelo hipotlamo. O hipotlamo aumenta o tom simptico, ao mesmo tempo em que diminui o tom parassimptico, e vice-versa. Algumas estruturas recebem somente inervao simptica as glndulas sudorparas, os msculos eretores dos plos conectados aos folculos pilosos na pele, os rins, o bao, a maioria dos vasos sanguneos e a medula das glndulas supra-renais (GUYTON, 1977). 2.3.4 Parte simptica Conhecida como parte toracolombar, onde as fibras pr-ganglionares dos seguimentos espinais torcicos e lombares superiores fazem sinapse em gnglios prximos medula espinhal. Estes axnios e gnglios constituem a parte simptica , ou toracolombar, do SNA. Essa parte frequentemente chamada de sistema de alarme ou sistema de emergncia, porque o aumento da atividade simptica em geral estimula o metabolismo tecidual, eleva o estado de alerta e prepara o organismo para enfrentar emergncias (TIMMONS, 2009). A parte simptico os neurnios pr-ganglionares esto localizados entre os segmentos T1 e L2 da medula espinal: Os corpos celulares desses neurnios ocupam a coluna lateral entre T1 e L2, e seus axnios penetram nas razes anteriores desses segmentos. Neurnios ganglionares localizados em gnglios prximos coluna vertebral. H dois tipos de gnglios na parte simptica: Gnglios do tronco simptico, tambm chamados de gnglios paravertebrais ou glnglioslaterais, localizados lateralmente, de cada lado da coluna vertebral. Os neurnios nesses gnglios controlam efetuadores nas paredes do corpo, cabea, pescoo, membros e no interior da cavidade torcica. Gnglios colaterais, tambm chamados de gnglios pr-vertebrais, localizados anteriormente coluna vertebral. Os neurnios nesses gnglios inervam efetuadores na cavidade abdominal (TIMMONS, 2009). Neurnios especializados no interior da glndula supra-renal: O centro de cada glndula supra-renal um gnglio modificado. Aqui, os neurnios ganglionares tm axnios muito curtos que, quando estimulados, liberam neurotransmissores na

27 corrente sangunea, para serem distribudos em todo corpo de hormnios. (TIMMONS, 2009) 2.3.5 Parte Parassimptica Conhecida como parte craniossacral, onde as fibras pr-ganglionares que se originam tanto do tronco enceflico quanto dos segmentos sacrais de medula espinal constituem a parte parassimptica, ou craniossacral, do SNA. As fibras pr-ganglionares fazem sinapse em neurnios de gnglios terminais, localizados perto dos rgos-alvo, ou em gnglios intramurais (muros, parede), dentro dos tecidos dos rgos-alvo. Essa parte freqentemente chamada de sistema de repouso ou sistema de inao, porque conserva energia e promove atividades sedentrias, como a digesto (TIMMONS, 2009). Todas as fibras automticas pr-glanglionares liberam acetilcolina (ACh) em suas sinapses terminais. Os efeitos so sempre excitadores (TIMMONS, 2009). As fibras ps-ganglionares parassimpticas tambm liberam ACh, mas os efeitos podem ser excitadores ou inibidores, dependendo da natureza do receptor. A maioria das fibras ps-ganglionares simpticas terminais libera a neurotransmissora noradrenalina (NAd). Os efeitos so geralmente excitadores (TIMMONS, 2009). A parte parassimptica as fibras pr-ganglionares deixam o encfalo por meio dos nervos cranianos III (oculomotor),VII (fcil), IX(glossofarngeo) e X (vago), as fibras parassimpticas nos nervos oculomotor, fcil, glossofarngeo e vago auxiliam no controle de estruturas na cabea e fazem sinapses nos gnglios ciliares , pteriogopalatino, submandibular e tico. Fibras no nervo vago fornecem inervao prganglionar parassimptica aos gnglios intramurais das estruturas nas cavidades torcicas e abdominoplvica, as fibras pr-gnglionares que partem dos segmentos sacrais formam nervos plvicos que inervam gnglios intramurais no rim, na bexiga urinria, em segmentos terminais do intestino grosso e rgos genitais. A parte parassimptica tem as seguintes caractersticas (TIMMONS, 2009): a. Inclui ncleo motores viciares associados aos nervos cranianos III,VII,IX e X e os segmentos sacrais S2-S4; b. Neurnios ganglionares se localizam em gnglios terminais ou intramurais prximos ou nos rgos-alvo, respectivamente;

28 c. Inerva reas supridas por nervos cranianos e rgos na cavidade torcica e abdominoplvica; d. Todos os neurnios parassimpticos so colinrgicos. Os neurnios ps- ganglionares tambm so colinrgicos, sendo ainda subdividos de acordo com a presena de receptores mascarnicos ou nicotnicos; e. Os efeitos so habitualmente breves e restritos a stio especficos. 2.3.6 Relaes entre a parte simptica e parassimptica A parte simptica tem influencia disseminada (resposta em massa), alcanando estruturas somticas eviscerais por todo o corpo (GUYTON, 1977). A parte parassimptica inerva somente estruturas viscerais supridas por nervos cranianos ou situadas no interior das cavidades torcica e abdominoplvica. rgos com dupla inervao recebem comandos das duas partes. O (QUADRO 1) abaixo mostra as funes e o (QUADRO 2) mostra a comparao das partes simptica e parassimptica (GUYTON, 1977):
QUADRO 1 Funes do sistema nervoso autnomo rgo olho: pupila msculo ciliar glndulas: nasais lacrimais partidas submaxilares gstricas pancreticas glndulas sudorparas glndulas apcrinas corao: msculo coronrias pulmes: brnquios vasos sangneos intestino lmen esfncter Fgado vescula biliar e ductos biliares Rim Ureter bexiga: detrusor Efeito da estimulao simptica dilatao nenhum Efeito da estimulao parassimptica contrao excitao estimulao de secreo fina e copiosa contendo muitas enzimas nenhum nenhum diminuio da freqncia diminuio da contrao atrial constrio constrio nenhum aumento do peristaltismo e tnus diminuio do tnus nenhum excitao nenhum excitao excitao

vasoconstrio

sudorese copiosa (colinrgica) secreo espessa e odorfera aumento da freqncia aumento da fora de contrao vasodilatao dilatao discreta contrao diminuio do peristaltsmo e tnus aumento do tnus liberao de glicose inibio diminuio do dbito urinrio inibio inibio

29
trgono Pnis Vasos sangneos sistmicos: abdominais musculares subcutneos sangue: coagulao glicose Metabolismo basal secreo do crtexadrenal atividade mental msculos pilo-eretores msculo esqueltico excitao ejaculao constrio constrio(adrenrgica) dilatao (colinrgica) constrio(adrenrgica) dilatao (colinrgica) aumento aumento aumento de at 100% Aumento aumento excitao aumento da glicogenlise e da fora inibio ereo nenhum nenhum dilatao nenhum nenhum nenhum nenhum nenhum nenhum nenhum

Fonte: Guyton, A.C. Tratado de Fisiologia Mdica. 5 edio. Interamericana Ltda. Rio de Janeiro, 1977. QUADRO 2 Comparao do sistema nervoso somtico e autnomo

Propriedade Efetores Tipo de controle Via nervosa

Somtico Msculo esqueltico Voluntario Um neurnio motor se Estende-se do SNC e faz sinapse diretamente a uma fibra muscular

Autnomo Msculo cardaco Msculo liso e glndulas Involuntrio Faz sinapse com neurnio motor e um gnglio; e o segundo neurnios faz sinapse com um efetor autnomo

Neurotransmissor

Acetilcolina

Acetilcolina e noradrenalina (norepinefrina)

Ao do neurotransmissor Sobre o efetor

Sempre excitatria causando contrao do msculo esqueltico

Pode ser excitatria (causando contrao do msculo liso, aumento da freqncia cardaca, aumento da fora de contrao cardaca ou aumento das secrees glandulares) causando relaxamento do msculo liso. Diminuio da freqncia cardaca ou reduo das secrees glandulares

30 2.4 Interao e controle das funes autonmicas 2.4.1 Reflexos viscerais Os reflexos viscerais so funes mais simples do SNA. Eles fornecem respostas motoras viscerais que podem ser modificadas, facilitas ou inibidas por centros superiores, especialmente no hipotlamo (TIMMONS, 2009).

31 3 CONCLUSO Conclui-se que o sistema nervoso o conjunto de neurnios, nervos, gnglios e centros nervosos que fazem o comando e coordenao das funes vitais, das reaes e das respostas sensoriais. composto pelo Sistema Nervoso Central, que constitudo pelo encfalo e a medula espinhal, e pelo Sistema Nervoso Perifrico, que constitudo pelo sistema somtico e o sistema autnomo. Encfalo encontra-se na cabea protegido pelo crnio, o centro de todo sistema nervoso. O encfalo se comunica com todo o corpo por meio de vias chamadas de axnios. Medula espinhal um prolongamento do encfalo, encontra-se no interior da coluna vertebral. Ela responsvel pela parte motora, onde se encontra os neurnios motores responsveis por enervarem os msculos, ela tambm responsvel pela parte da sensibilidade do corpo e parte da sensibilidade da cabea. O sistema nervoso autnomo controla o organismo internamente, como o ritmo cardaco, respirao e atividades fisiolgicas. Esse sistema responsvel pela resposta corporal a uma mudana do ambiente, como por exemplo, ao frio, fazendo com que o corpo no perca tanto calor para o ambiente. O sistema nervoso autnomo esta divide em Sistema Nervoso Simptico e Sistema Nervoso Parassimptico. O sistema simptico responsvel por reaes de stress, como uma briga, discusso ou perigo aumentando os batimentos cardacos, presso arterial e adrenalina no sangue. O sistema parassimptico responsvel por reaes de calma, como yoga, meditao e dormir.

32 REFERNCIAS

GUYTON, A.C. (1959). Fisiologia Humana. 6 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A, 1988. 564 p. GUYTON, A.C. Tratado de Fisiologia Mdica. 5 ed. Rio de Janeiro: Interamericana Ltda., 1977. LOPES, SNIA. Bio 2.So Paulo, Ed. Saraiva, 2002. SPENCER, Alexander P. Anatomia Humana Bsica. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Manole Ltda, 1991. p 399- 411. TIMMONS, ROBERT B. TALLITSCH. Anatomia Humana. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 904 p.

You might also like