You are on page 1of 2

10 Etapas para o bom andamento de uma aula na Educao Infantil! !

! ! !

Ol colegas!! Organizei estas etapas como forma de auxiliar ! alguns colegas que tm queixas sobre ! a sala de aula estar sempre muito agitada e os alunos indisciplinados.! Quem desejar pode colaborar com este post deixando ! suas sugestes abaixo nos comentrios.! Parti de experincias prprias! em minhas aulas e sei que alguns! colegas podem discordar de alguns pontos. ! Fiquem a vontade tambm para questionar.!

! ! ! ! !

Etapa 1: Observe seu planejamento. Veja se os passos esto bem denidos.! Seu plano de aula seu roteiro. V observando e marcando com um OK sempre que nalizar um momento ou tiver que substitu-lo.! Etapa 2: Ao entrar na sala explique a rotina para os alunos saberem os passos que sero dados o que os far carem mais sossegados tendo conhecimento da rotina.! Etapa 3- Trabalhe com sistema de grupos.! A organizao dos grupos deve se dar de forma livre atravs de eleies! de lder e escolha de componentes. Jamais por que o professor decidiu como separar os "bons" dos "indisciplinados".! Etapa 4: Ao aplicar as atividades v agindo por etapa e de forma organizada. ! Exemplo: Se for passar uma atividade com pintura e colagem...! 1 Distribua as folhas 2 Explique a atividade 3 Entregue por grupo os lpis de cor! 4 Espere que pintem e quando o grupo sinalizar q todos os componentes acabaram voc retira um material e disponibiliza o outro como cola e arroz se for este o tipo de colagem ! Etapa 5- Use sempre tom de voz moderado e rme quando necessrio! Exemplo: Se estiver chamando ateno sempre rme, maior parte do tempo sempre carinhosa e sorridente a criana deve saber denir quando voc est falando srio e quando est brincando.! Etapa 6- Trabalhe com aviso e consequncia.!

Se a criana estiver indisciplinada ( que no tem a ver com ela se expressar, ou sorrir, ou levantarse de vez em quando, ou conversar com o colega enquanto realiza uma atividade de artes) se aproxime dela , abaixe-se at car da mesma altura e diga que est dando um aviso e que o comportamento dela no aceitvel . No segundo aviso ela deve car no cantinho reetindo de acordo com a idade um minuto para cada ano! Ao trmino do tempo de disciplina aproxime-se da criana para que ela se desculpe e beije-a , em seguida dando um abrao.! Procure ser justo na mediao de conito... Jamais leve uma criana para a disciplina sem que tenha observado o comportamento dela e dos outros colegas envolvidos.! Nunca que de cara feia e explique para criana qual foi o comportamento inadequado. Mostre no relgio o tempo que ela vai permanecer no cantinho e prossiga com a aula at o momento de retir-lo da disciplina.! IMPORTANTE: Jamais deixe que neste momento algum colega ria... O colega que rir recebe um aviso... o colega q prosseguir segue para o cantinho.! Avise aos pais sobre o cantinho e a necessidade de aplic-lo. Andar junto sempre o melhor a fazer.! Esta uma etapa que deve ser combinada com os pais...!

Voc precisa ser justo e amoroso para conseguir aplicar bem esta tcnica.! Jamais a aplique se voc for um pouco tendencioso... Se avalie antes...!

! Etapa 7- JAMAIS diga que vai mandar a criana para diretoria. ! !

Agindo deste modo voc abre mo de sua autoridade ( leia-se autoridade e no autoritarismo) e a criana perde o respeito e a admirao.! Voc o mediador de conitos em sua sala de aula, no funo do gestor car com aluno em diretoria.!

! Etapa 8- Procure variar as atividades entre relaxantes e agitadas.! ! !

No tenha em mente que sala de aula boa onde se deixa os alunos sentados e "obedientes" o tempo inteiro... Seja equilibrado!! Etapa 9- Brinque com elas de esttua.! Isso ajudar no momento de perceberem que h momentos de se agitarem e momentos de carem calmas.! Etapa 10- Leve em considerao sua realidade e mais uma vez revise seu planejamento, pois ele a chave para o sucesso

You might also like