You are on page 1of 10

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 23 a REGIO

Maio/2011

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Analista Judicirio - rea Apoio Especializado Especialidade Comunicao Social (Publicidade e Propaganda)
Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova AC, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60.

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Especficos

Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A
C D E

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - Voc ter 3 horas para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. - Ao trmino da prova, chame o fiscal da sala para devolver o Caderno de Questes e a sua Folha de Respostas. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova AC, Tipo 001


1. CONHECIMENTOS GERAIS Lngua Portuguesa Ateno: As questes de nmeros 1 a 6 referem-se ao texto abaixo. Poltica e sociedade na obra de Srgio Buarque de Holanda Para Srgio Buarque de Holanda a principal tarefa do historiador consistia em estudar possibilidades de mudana social. Entretanto, conceitos herdados e intelectualismos abstratos impediam a sensibilidade para com o processo do devir. Raramente o que se afigurava como predominante na historiografia brasileira apontava um caminho profcuo para o historiador preocupado em estudar mudanas. Os caminhos institucionalizados escondiam os figurantes mudos e sua fala. Tanto as fontes quanto a prpria historiografia falavam a linguagem do poder, e sempre imbudas da ideologia dos interesses estabelecidos. Desvendar ideologias implica para o historiador um cuidadoso percurso interpretativo voltado para indcios tnues e nuanas sutis. Pormenores significativos apontavam caminhos imperceptveis, o fragmentrio, o nodeterminante, o secundrio. Destes proviriam as pistas que indicariam o caminho da interpretao da mudana, do processo do vir a ser dos figurantes mudos em processo de forjar estratgias de sobrevivncia. Era engajado o seu modo de escrever histria. Como historiador quis elaborar formas de apreenso do mutvel, do transitrio e de processos ainda incipientes no vir a ser da sociedade brasileira. Enfatizava o provisrio, a diversidade, a fim de documentar novos sujeitos eventualmente participantes da histria. Para chegar a escrever uma histria verdadeiramente engajada deveria o historiador partir do estudo da urdidura dos pormenores para chegar a uma viso de conjunto de sociabilidades, experincias de vida, que por sua vez traduzissem necessidades sociais. Aderir pluralidade se lhe afigurava como uma condio essencial para este sondar das possibilidades de emergncia de novos fatores de mudana social. Tratava-se, na historiografia, de aceitar o provisrio como necessrio. Caberia ao historiador o desafio de discernir e de apreender, juntamente com valores ideolgicos preexistentes, as possibilidades de coexistncia de valores e necessidades sociais diversas que conviviam entre si no processo de formao coerncia.
(Fragmento adaptado de Maria Odila Leite da Silva Dias, Srgio Buarque de Holanda e o Brasil. So Paulo, Perseu Abramo, 1998, pp.15-17)

Na viso de Srgio Buarque de Holanda, o historiador deve valorizar (A) os personagens que tiveram papel preponderante na histria nacional, deixando de lado os figurantes a quem dado muito espao na historiografia brasileira tradicional. o fragmento e o detalhe, contrapondo-se assim historiografia brasileira tradicional, que privilegia a totalidade e a sntese. o inacabado e o imperfeito, convergindo para a historiografia brasileira tradicional, que sempre recusou a estabilidade e a permanncia. os resultados em lugar do processo, objetivando tornar mais significativas as descobertas da histria tradicional feita no Brasil. as ideologias e o papel fundamental que desempenham em todo o processo histrico, muito mais importante que aquele exercido pelos indivduos.

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

2.

Ao contrapor conceitos herdados e intelectualismos abstratos, de um lado, e a sensibilidade para com o processo do devir, de outro, a autora afirma a opo de Srgio Buarque de Holanda (A) (B) pelo pensamento metdico e consagrado em detrimento da observao sempre enganosa dos fatos. pela arte, capaz de despertar os sentidos mais embotados, em detrimento da filosofia, em que a razo invariavelmente predomina. pelo trabalho braal, palpvel e concreto, em detrimento do trabalho intelectual, desvinculado da vida e da realidade. pelo passado, que se pode conhecer em detalhes e de modo seguro, em detrimento do futuro, que no pode ser previsto seno especulativamente. pela apreenso da realidade fugidia e instvel em detrimento da teoria inflexvel e da especulao vazia.

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

3.

Destes proviriam as pistas que indicariam o caminho ... O verbo empregado no texto que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima est tambm grifado em: (A) (B) (C) (D) (E) ... a principal tarefa do historiador consistia em estudar possibilidades de mudana social. Os caminhos institucionalizados figurantes mudos e sua fala. escondiam os

Enfatizava o provisrio, a diversidade, a fim de documentar novos sujeitos ... ... sociabilidades, experincias de vida, que por sua vez traduzissem necessidades sociais. Era engajado o seu modo de escrever histria.

_________________________________________________________

4.

Tanto as fontes quanto a prpria historiografia falavam a linguagem do poder ... Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante ser: (A) (B) (C) (D) (E) eram faladas. foi falada. se falaram. era falada. tinha-se falado.
TRT23-Conhecimentos-Gerais1

da

sociedade

brasileira

sem

uma

necessria

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova AC, Tipo 001


5. O segmento retirado do texto cuja redao mantm-se correta com o acrscimo de uma vrgula : (A) Raramente o que se afigurava como predominante na historiografia brasileira, apontava um caminho profcuo ... Caberia ao historiador, o desafio de discernir e de apreender ... Para chegar a escrever uma histria verdadeiramente engajada, deveria o historiador ... Aderir pluralidade se lhe afigurava, como uma condio essencial para este sondar ... Desvendar ideologias, implica para o historiador um cuidadoso percurso interpretativo ... 8. 7. O segmento cujo sentido est corretamente expresso em outras palavras : (A) (B) (C) (D) (E) alm da indefectvel farinha = sem contar a eventual moagem. feito de vspera = ritualmente preparado. tido em grande conta nas expedies = muito caro para as viagens. arranchar-se e cuidar da ceia = abancar-se e servir o jantar. impediam que se prolongasse = obstavam que se estendesse.

(B) (C) (D) (E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

6.

Como historiador quis elaborar formas de apreenso do mutvel, do transitrio e de processos ainda incipientes no vir a ser da sociedade brasileira. A frase acima est corretamente reescrita, preservando-se em linhas gerais o sentido original, em: (A) s formas de apreenso do mutvel, do transitrio e de processos ainda incipientes no vir a ser da sociedade brasileira voltou-se o historiador Srgio Buarque, com o intento de elabor-las. Srgio Buarque, como historiador, dedicou-se elaborar formas de apreenso do mutvel, do transitrio e dos processos ainda incipientes no vir a ser da sociedade brasileira. As formas de apreenso do mutvel, do transitrio e de processos ainda incipientes no vir a ser da sociedade brasileira o historiador Srgio Buarque pretendeu dar elaborao. Em seu trabalho como historiador, Srgio Buarque tinha como meta chegar certas formas de apreenso do mutvel, do transitrio e de processos ainda incipientes no vir a ser da sociedade brasileira. O historiador Srgio Buarque dedicou-se a elaborao de formas de apreenso do mutvel, do transitrio e de processos ainda incipientes no vir a ser da sociedade brasileira. As questes de nmeros 7 a 10 referem-se ao texto abaixo.

Quando a bordo, e por no poderem acender fogo, os viajantes tinham de contentar-se, geralmente, com feijo frio, feito de vspera. Identificam-se nos segmentos grifados na frase acima, respectivamente, noes de (A) (B) (C) (D) (E) modo e consequncia. causa e concesso. temporalidade e causa. modo e temporalidade. consequncia e oposio.

_________________________________________________________

(B)

9.

Leia atentamente as afirmaes a seguir.

I. O segmento grifado em as canoas [...] eram presas


a troncos de rvores, com o auxlio de cordas ou cips (primeiro pargrafo) pode ser substitudo por auxiliadas consoante, sem prejuzo para a correo e a clareza.

(C)

II. Em Os densos nevoeiros, que se acumulam sobre


os rios (primeiro pargrafo), o segmento grifado pode ser substitudo, sem prejuzo para a correo e o sentido, por acumulados.

(D)

III. A expresso De qualquer modo, no ltimo pargrafo, equivalente a Em todo caso. Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 10.

(E)

_________________________________________________________

Ateno:

A navegao fazia-se, comumente, das oito horas da manh s cinco da tarde, quando as canoas embicavam pelos barrancos e eram presas a troncos de rvores, com o auxlio de cordas ou cips. Os densos nevoeiros, que se acumulam sobre os rios durante a tarde e pela manh, s vezes at o meio-dia, impediam que se prolongasse o horrio das viagens. Antes do pr-do-sol, costumavam os homens arrancharse e cuidar da ceia, que constava principalmente de feijo com toucinho, alm da indefectvel farinha, e algum pescado ou caa apanhados pelo caminho. Quando a bordo, e por no poderem acender fogo, os viajantes tinham de contentar-se, geralmente, com feijo frio, feito de vspera. De qualquer modo, era esse alimento tido em grande conta nas expedies, passando por extremamente substancial e saudvel. Um dos motivos para tal preferncia vinha, sem dvida, da grande abundncia de feijo nos povoados, durante as ocasies em que costumavam sair as frotas destinadas ao Cuiab e a Mato Grosso.
(Adaptado de Srgio Buarque de Holanda. Mones. 3.ed. So Paulo, Brasiliense, 2000, pp.105-6) TRT23-Conhecimentos-Gerais1

I, apenas. II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

_________________________________________________________

O verbo corretamente empregado e flexionado est grifado em: (A) de se imaginar que, se os viajantes setecentistas antevessem as dificuldades que iriam deparar, muitos deles desistiriam da aventura antes mesmo de embarcar. O que quer que os compelisse, cabe admirar a coragem desses homens que partiam para o desconhecido sem saber o que os aguardava a cada volta do rio. Caso no se surtisse com os mantimentos necessrios para o longo percurso, o viajante corria o risco de literalmente morrer de fome antes de chegar ao destino. Se no maldiziam os santos, bastante provvel que muitos dos viajantes maldizessem ao menos o destino diante das terrveis tribulaes que deviam enfrentar. Na histria da humanidade, desbravadores foram no raro aqueles que sobreporam o desejo de enriquecer relativa segurana de uma vida sedentria. 3

(B)

(C)

(D)

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova AC, Tipo 001


Ateno: As questes de nmeros 11 a 20 referem-se ao texto seguinte. Do homicdio* Cabe a vs, senhores, examinar em que caso justo privar da vida o vosso semelhante, vida que lhe foi dada por Deus. H quem diga que a guerra sempre tornou esses homicdios no s legtimos como tambm gloriosos. Todavia, como explicar que a guerra sempre tenha sido vista com horror pelos brmanes, tanto quanto o porco era execrado pelos rabes e pelos egpcios? Os primitivos aos quais foi dado o nome ridculo de quakers** fugiram da guerra e a detestaram por mais de um sculo, at o dia em que foram forados por seus irmos cristos de Londres a renunciar a essa prerrogativa, que os distinguia de quase todo o restante do mundo. Portanto, apesar de tudo, possvel abster-se de matar homens. Mas h cidados que vos bradam: um malvado furou-me um olho; um brbaro matou meu irmo; queremos vingana; quero um olho do agressor que me cegou; quero todo o sangue do assassino que apunhalou meu irmo; queremos que seja cumprida a antiga e universal lei de talio. No podereis acaso responder-lhes: Quando aquele que vos cegou tiver um olho a menos, vs tereis um olho a mais? Quando eu mandar supliciar aquele que matou vosso irmo, esse irmo ser ressuscitado? Esperai alguns dias; ento vossa justa dor ter perdido intensidade; no vos aborrecer ver com o olho que vos resta a vultosa soma de dinheiro que obrigarei o mutilador a vos dar; com ela vivereis vida agradvel, e alm disso ele ser vosso escravo durante alguns anos, desde que lhe seja permitido conservar seus dois olhos para melhor vos servir durante esse tempo. Quanto ao assassino do seu irmo, ser vosso escravo enquanto viver. Eu o tornarei til para sempre a vs, ao pblico e a si mesmo. assim que se faz na Rssia h quarenta anos. Os criminosos que ultrajaram a ptria so forados a servir ptria para sempre; seu suplcio uma lio contnua, e foi a partir de ento que aquela vasta regio do mundo deixou de ser brbara.
(Voltaire O preo da justia. So Paulo: Martins Fontes, 2001, pp. 15/16. Trad. de Ivone Castilho Benedetti) * Excerto de texto escrito em 1777, pelo filsofo iluminista francs Voltaire (1694-1778).

12.

Atente para as seguintes afirmaes:

I. O caso dos quakers lembrado para exemplificar a


mesma convico sustentada por outra coletividade, a dos brmanes.

II. A pena de talio refutada por Voltaire porque ele,


a par de consider-la eficaz, julga-a ilegtima e excessivamente cruel.

III. O caso da Rssia serve a Voltaire para demonstrar


que uma pena exemplar, cumprida em vida, tambm ndice de civilizao. Em relao ao texto, est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 13.

I. II. III. I e III. II e III.

_________________________________________________________

Em relao ao quarto pargrafo, correto afirmar que Voltaire se vale do seguinte procedimento: (A) (B) (C) (D) (E) formula perguntas retricas, supondo sempre que se deva responder a elas de modo afirmativo. imagina os argumentos a que seus leitores poderiam recorrer contra os defensores da pena de talio. enumera as razes pelas quais so imorais as vantagens advenientes da aplicao da pena de talio. simula mostrar complacncia diante do criminoso, para com isso fustigar os defensores da pena de morte. tipifica os delitos para os quais se providenciaro a tortura pblica e uma reparao pecuniria.

_________________________________________________________

14.

Considerando-se o contexto, mostra-se adequada compreenso do sentido de um segmento em: (A) foram forados a renunciar a essa prerrogativa (2o pargrafo) = os quakers foram obrigados a desistir de qualquer intento blico. possvel abter-se de matar homens (2o pargrafo) = no verdade que o instinto assassino deixe de prevalecer, em alguns casos. que seja cumprida a antiga e universal lei de talio (3o pargrafo) = cumpra-se: olho por olho, dente por dente. No podereis acaso responder-lhes (4o pargrafo) = sereis impedidos de lhes responder ao acaso. seu suplcio uma lio contnua (5o pargrafo) = um martrio que se infligem perpetuamente.

(B)

(C)

(D) (E)

_________________________________________________________

** Quaker = associao religiosa inglesa do sc. XVI, defensora do pacifismo.

15.

correto concluir da argumentao de Voltaire, tomandose o conjunto do texto: (A) Alm de ineficaz, a pena de morte impede uma reparao a quem de direito e impossibilita a aplicao de uma pena socialmente exemplar. A pena de morte e a pena de talio so brbaras, ao contrariarem os desgnios divinos e os impulsos da natureza humana. desprezvel a ideia da compensao pecuniria por direitos ofendidos, sendo justo promover a indenizao apenas pelo carter pedaggico da medida. No h lio possvel a se tirar da pena de talio, por isso os legisladores devem preocupar-se com a reparao financeira que redima o criminoso. Os brbaros adotam a pena de talio, que favorece os criminosos, ao invs de adotarem penas exemplares, que punem a sociedade.
TRT23-Conhecimentos-Gerais1

11.

No segundo pargrafo, em sua argumentao contra a pena de morte, Voltaire refuta a tese segundo a qual (A) (B) a pena de morte sempre existiu entre os povos, sancionada pelos legisladores mais prestigiados. as guerras demonstram que a execuo do inimigo uma prtica no apenas legtima como tambm universal. os quakers constituem um exemplo de que, surgindo a oportunidade, os medrosos tornam-se valentes. os homicdios s podem ser evitados quando os responsveis por eles renunciam a suas prerrogativas. a execuo de criminosos, justificvel durante uma guerra, torna-se inaceitvel em tempos de paz. (B)

(C)

(C) (D) (E) 4

(D)

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova AC, Tipo 001


16. As normas de concordncia verbal esto plenamente respeitadas na frase: (A) Havendo quem vos pretendam convencer de que a pena de morte necessria, perguntem onde e quando ela j se provou indiscutivelmente eficaz. Entre os cidados de todos os pases nunca deixaro de haver, por fora do nosso instinto de violncia, os que propugnam pela pena de morte. Destaca-se, entre as qualidades de Voltaire, suas tiradas irnicas e seu humor ferino, armas de que se valia em suas pregaes de homem liberal. Embora remontem aos hbitos das sociedades mais violentas do passado, a pena de talio ainda goza de prestgio entre cidados que se dizem civilizados. Ope-se s ideias libertrias de Voltaire, um lcido pensador iluminista, a violncia das penas irracionais que se aplicam em nome da justia. 19. Est adequada a correlao entre tempos e modos verbais na frase: (A) Os criminosos que tenham ultrajado a ptria seriam forados a servi-la pelo tempo que se julgava necessrio. Os que vierem a ultrajar a ptria deveriam ser submetidos a um castigo que trouxera consigo uma clara lio. Ningum seria indiferente a uma vultosa soma que venha a receber como indenizao ao delito que o prejudique. O prprio criminoso, se mantivesse alguma dose de decncia, possa tirar proveito da lio a que seja submetido. Sempre houve povos que, por forte convico, evitaram a guerra, ainda quando fossem provocados.

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

_________________________________________________________

20.

(E)

Muitos se dizem a favor da pena de morte, mas mesmo os que mais ardorosamente defendem a pena de morte no so capazes de atribuir pena de morte o efeito de reparao do ato do criminoso que supostamente mereceria a pena de morte. Evitam-se as viciosas repeties da frase acima substituindo-se os elementos sublinhados, respectivamente, por: (A) (B) (C) (D) (E) a defendem a defendem defendem-na lhe defendem defendem-lhe lhe atribuir atribui-la atribui-la lhe atribuir atribuir-lhe a mereceria. lhe mereceria. merecer-lhe-ia. mereceriam-na. a mereceria.

_________________________________________________________

17.

Est adequado o emprego de ambos os elementos sublinhados na frase: (A) Os argumentos de que devemos nos agarrar devem se pautar nos limites da racionalidade e da justia. Os casos histricos em que Voltaire recorre em seu texto ajudam-no a demonstrar de que a pena de morte ineficaz. A pena de talio um recurso de cuja eficcia muitos defendem, ningum se abale em tentar demonstr-la.

_________________________________________________________

(B)

Noes de Gesto Pblica 21. O modelo de administrao gerencial no Brasil (A) foi introduzido pelo Decreto-Lei n 200/1967, visando profissionalizar a administrao federal, reduzindo o nvel de autonomia das empresas e autarquias e implantando o Oramento de Base Zero. foi implementado com a criao do Departamento de Administrao do Servio Pblico (DASP), em 1936, tendo por meta flexibilizar as funes gerenciais nas autarquias federais. teve seu auge na segunda metade dos anos 1990, visando ao processo de fortalecimento da responsabilizao e autonomia dos nveis gerenciais e tentando implantar a gesto por resultados na administrao federal. foi um movimento poltico iniciado no fim dos anos 1980 orientado para a privatizao das polticas sociais e fortalecimento dos controles externos formais da administrao federal. foi introduzido no Brasil atravs do Programa Nacional de Desburocratizao, tendo como meta extinguir a burocracia formal e implantar a burocracia gerencial, voltada exclusivamente para os processos.
o

(C)

(B) (D) Os castigos a que se submetem os criminosos devem corresponder gravidade de que se reveste o crime. (C) (E) As ideias liberais, de cuja propagao Voltaire se lanou, estimulam legisladores em quem no falte o senso de justia. (D) 18. Deve-se CORRIGIR, por deficincia estrutural, a redao deste livre comentrio sobre o texto: (A) O tratamento de vs, que hoje nos soa to cerimonioso, ecoa uma poca em que se aliavam boa argumentao e boa retrica. Voltaire no hesita em lembrar as vantagens reais da aplicao de penas que poupam a vida do criminoso para que pague pelo que fez. Como sempre h quem defenda os castigos capitais, razo pela qual Voltaire buscou refut-los, atravs de alternativas mais confiveis. Note-se a preocupao que tem esse iluminista francs em escalonar as penas de modo a que nelas se preserve adequada relao com o crime cometido. Na refutao aos que defendem a pena de talio, Voltaire argumenta que o mal j causado no se sana com um ato idntico ao do criminoso. (E)

_________________________________________________________

(B)

_________________________________________________________

22.

(C)

O principal instrumento para a implantao do Planejamento Estratgico no mbito do Poder Judicirio, ao qual se refere a Resoluo 70 do Conselho Nacional da Justia, a (A) (B) (C) (D) definio da viso do Poder Judicirio segundo o Plano Estratgico Estadual. agilizao dos trmites judiciais e administrativos. definio de pelo menos um indicador de resultado para cada objetivo estratgico. definio de metas de longo prazo associadas misso do Poder Judicirio, segundo o Plano Estratgico Nacional. motivao dos magistrados a implantar os objetivos centrais do Poder Judicirio, segundo a definio do Poder Executivo. 5

(D)

(E)

(E)

TRT23-Conhecimentos-Gerais1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova AC, Tipo 001


23. O Decreto-Lei n 200/1967 estabelece como principal medida (A) o aumento da formalizao na tramitao dos processos governamentais, visando a maior impessoalidade na administrao pblica federal. a indicao de profissionais do mercado para melhorar o padro gerencial da administrao pblica estadual. a reduo dos nveis hierrquicos, visando transferir o poder para os escales inferiores da administrao pblica federal. a descentralizao das atividades-meio, objetivando reduzir o vis autoritrio da administrao pblica federal. a desconcentrao administrativa, distinguindo as atividades de direo das de execuo.
o

27.

Na aplicao do mtodo do Balanced Scorecard ao planejamento estratgico do Poder Judicirio essencial (A) (B) definir limites de gastos com as reformas previstas nos planejamentos estratgicos setoriais. identificar os processos internos crticos para a realizao das necessidades dos cidados que acessam a Justia. definir a misso da Justia com base na perspectiva do conjunto dos funcionrios. subordinar o acesso aos servios judicirios ao clculo de custo unitrio dos procedimentos. estabelecer procedimentos que no precisam seguir a legislao.

(B)

(C) (D) (E)

(C)

(D)

_________________________________________________________

28.

(E)

Com relao classificao dos indicadores de gesto, considere as afirmativas abaixo.

I. Indicadores de produtividade permitem medir a eficincia na aplicao dos recursos para a gerao de bens e servios.

_________________________________________________________

24.

A Lei de Diretrizes Oramentrias tem como objetivo precpuo (A) (B) (C) definir metas gerais que devem ser incorporadas aos oramentos dos anos seguintes. definir metas e prioridades da administrao pblica federal que devem ser incorporadas pela LOA. revisar a cada cinco anos as diretrizes gerais do governo que devem ser incorporadas aos Planos Plurianuais. limitar os gastos com pessoal e custeio da mquina de acordo com tetos estabelecidos a cada cinco anos. reduzir a descontinuidade do planejamento pblico, impondo a cooperao entre governos.

II. Indicadores de qualidade visam aperfeioar processos e expressam a eficcia na obteno da conformidade do produto e do processo.

III. Indicadores de desempenho so fundamentais para


as organizaes contemporneas.

IV. Indicadores de resultados so utilizados na monitorao do grau de sucesso dos objetivos perseguidos, que dependem exclusivamente das competncias da empresa, visto no serem influenciados por fatores externos.

(D)

V. Indicadores que no espelhem esforos e metas


dos programas internos de melhorias dizem muito pouco organizao. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 29.

(E)

_________________________________________________________

25.

A definio da viso da organizao no planejamento estratgico (A) (B) s vale para o curto prazo da organizao. configura uma etapa desvinculada da definio da misso da organizao. implica necessariamente uma crtica da situao atual da organizao. representa aquilo que a organizao quer ser num futuro previsvel. um instrumento da reengenharia organizacional.

I, II, III e V. II, III e IV. I e V. II, IV e V. I, III, IV e V.

_________________________________________________________

(C)

Em organizaes complexas, na implantao de mudanas nos objetivos estratgicos em cenrios de incerteza, a funo de direo deve enfatizar (A) a emisso de ordens claras e vlidas para o longo prazo. a competio entre os setores operacionais. a motivao dos quadros funcionais para a realizao das atividades rotineiras. o exerccio da liderana e a coordenao dos setores da organizao para a mudana. a prevalncia dos procedimentos sobre a liderana.

(D)

(B) (C) (D) (E) 30.

(E) 26.

_________________________________________________________

Quando uma autoridade tem competncia para editar um determinado ato e pratica-o, mas, nessa operao, afastase do fim colimado para perseguir finalidade diversa da visada, configura um caso de (A) (B) (C) (D) (E) desvio de poder. incria administrativa grave. nepotismo. clientelismo. omisso.

_________________________________________________________

De acordo com a Resoluo 49 do Conselho Nacional de Justia, as informaes estatsticas produzidas pelos Tribunais devem ser reunidas e supervisionadas (A) (B) (C) (D) (E) pelo Superior Tribunal de Justia. pelo Departamento de Pesquisas Judicirias. pelo Sistema de Estatstica do Poder Judicirio. pelo Supremo Tribunal Federal. pela Comisso de Estatstica e Gesto Estratgica.
TRT23-Conhecimentos-Gerais1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova AC, Tipo 001


CONHECIMENTOS ESPECFICOS 31. Segundo Habermas, (A) a dualidade do estrutural e as propriedades estruturais dos sistemas sociais so ao mesmo tempo o meio e o resultado que se organizam de maneira recursiva. ao trabalho etnometodolgico cumpre identificar as operaes pelas quais as pessoas se do conta e do conta do que elas prprias so e do que fazem no dia-a-dia no contexto das interaes. todos vivem temporalidades diferenciadas que remetem a outras relaes com o saber e outras posies nas redes de relaes intersubjetivas. o fato social resultado da atividade dos atores para conferir sentido a sua prtica cotidiana. O esquema da comunicao substitui o da ao. a sociologia crtica deve estudar as redes de interao em uso na sociedade, constituda por relaes comunicativas. 34. Pesquisadores do processo de Opinio Pblica acreditam que os fatores mais importantes do controle social (Sarah Chucid Da Vi Opinio Pblica, p. 49) so os seguintes: (A) opinio pblica - crena religiosa - educao - poder de compra. opinio da mdia - crena religiosa - partidos polticos - sociedade. opinio pblica - crenas religiosas - educao personalidade. opinio pblica - crena religiosa - sociedade partidos polticos. opinio da mdia - poder de compra - educao personalidade.

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(E) (D)

_________________________________________________________

35. (E)

Pierre Lvy defende que a sociedade passou por trs etapas. So elas: (A)

_________________________________________________________

32.

Em linhas gerais, para a hiptese do agenda setting (A) (B) as pessoas agendam seus assuntos e suas conversas em funo do que a mdia veicula. o aspecto essencial da opinio pblica representa uma transao entre o consenso social e as convices individuais. a opinio das pessoas reflete o medo do isolamento, a tendncia ao silncio e a necessidade de consonncia. os meios que oferecem a temtica comum so tambm os que indicam o enfoque a ser dado a cada um dos temas. qualquer receptor, diante de duas referncias cognitivas compatveis, sentir desconforto psicolgico provocado pela dissonncia cognitiva. (D) (B)

I. As sociedades fechadas, voltadas cultura oral; II. Sociedades civilizadas, imperialistas, com o uso da escrita e III. Cibercultura, relativa globalizao econmica que tende a uma comunidade mundial desigual e conflitante.

I. As sociedades abertas voltadas cultura oral; II. Sociedades imperialistas, com o uso da escrita e III. Cibercultura, relativa globalizao econmica
que tende a uma comunidade mundial desigual e conflitante.

(C)

(C)

(D)

I. As sociedades fechadas, voltadas cultura escrita religiosa; II. Sociedades civilizadas, imperialistas, com o uso da escrita e III. Cibercultura, relativa globalizao da comunicao que tende a uma comunidade mundial igualitria e harmnica. I. As sociedades fechadas, voltadas cultura escrita religiosa; II. Sociedades civilizadas, imperialistas, com o uso da escrita para a imposio ideolgica e III. Cibercultura, relativa globalizao econmica que tende a uma comunidade mundial desigual e conflitante. I. As sociedades abertas, voltadas cultura oral; II. Sociedades imperialistas, com o uso da escrita e tecnologias da comunicao e III. Cibercultura,
relativa globalizao econmica que tende a uma comunidade mundial igualitria e harmnica.

(E)

_________________________________________________________

33.

O Cdigo de tica dos Profissionais de Propaganda, de 1996, constitudo por cinco conceitos e 28 definies, normas e recomendaes. Entre elas,

I. O anunciante, tambm chamado de cliente, a entidade, firma, sociedade ou indivduo que utiliza a propaganda.

(E)

II. Publicidade remunerada pode ser ou no ser propaganda.

_________________________________________________________

III. Os veculos faturaro sempre em nome dos anunciantes, enviando as contas s agncias por elas responsveis, para cobrana.

36.

A linguagem publicitria procura organizar o texto de forma a que se imponha sobre o receptor da mensagem, persuadindo-o, seduzindo-o. Nas mensagens em que predomina essa funo, busca-se envolver o leitor com o contedo transmitido, levando-o a adotar este ou aquele comportamento.
(Adaptado: www.brasilescola.com)

IV. O plgio, ou a simples imitao de outra propaganda, prtica condenada e vedada ao profissional.

V. A propaganda sempre ostensiva. A mistificao e


o engodo que, escondendo a propaganda, so expressamente repudiados pelos profissionais de propaganda. Pertencem ao Cdigo de tica o que consta em (A) (B) (C) (D) (E)

Essa funo da linguagem chamada de (A) (B) (C) (D) (E) metalingustica. conativa. referencial. ftica. potica. 7

I e III, apenas. I, IV e V, apenas. II, III e IV, apenas. II, IV e V, apenas. I, II, III, IV e V.

TRT23-Anal.Jud.-Comunicao-Social-Publ.-Prop.-AC

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova AC, Tipo 001


37. Observe o grfico abaixo. 40. Quanto Comunicao Interna, correto afirmar que (A)
Vendas e lucros Vendas

a circulao peridica de um jornal para funcionrios consegue atingir todas as finalidades de relacionamento com todos os pblicos internos de uma organizao. ela no se restringe comunicao descendente, mas inclui a comunicao horizontal e a comunicao ascendente. a comunicao descendente, sem a previso de feed back, a caracterstica principal do fluxo de informaes de uma empresa democrtica. a manuteno da hierarquia empresarial tem sido a principal caracterstica dos veculos criados para promover a circulao das informaes em uma organizao. ela influi no aumento da produtividade e da qualidade, mas no consegue ser instrumento para promover a democratizao da estrutura formal das organizaes.

Lucros

(B)

II

III

IV Ciclo de vida
do produto

(C)

O grfico corresponde ao conceito de Ciclo de Vida do Produto. As etapas desse ciclo correspondem a

(D)

I
(A) (B) (C) (D) (E) Lanamento Introduo Lanamento Introduo Lanamento

II
Crescimento Crescimento Maturidade Crescimento Maturidade

III
Maturidade Estabilidade Estabilidade Maturidade Senelidade

IV (E)
Senelidade Declnio Senelidade Declnio Declnio

_________________________________________________________

41.

O Cmera Raw serve para corrigir alguns erros porventura cometidos por fotgrafos e agilizar o processo de ajuste de cor. Ele pode igualar as imagens que tem as mesmas condies de matiz, saturao e luminosidade de maneira bem rpida. um plugin do (A) (B) (C) (D) CorelDraw. InDesign. PageMaker. Ventura. Photoshop.

_________________________________________________________

38.

Resumindo a teoria de vrios autores, a imagem de um produto uma construo sistmica, podendo ser configurada a partir de um sortimento de elementos (A) (B) (C) relacionados ao design, cor, cheiro e valor. referentes a atitudes e percepes do objeto.

(E) de origens funcionais, simblicas, cognitivas e emocionais. que revelam sentimentos como prazer, dor, alegria e medo. que interrelacionam conceitos obtidos em experincias anteriores. 42.

_________________________________________________________

(D)

(E)

As lojas virtuais surgiram graas a internet. Essas lojas desenvolveram o conceito da cauda longa para ganhar dinheiro. Esse conceito ganhou tanta importncia que se tornou um livro de sucesso. Ele contraria a regra dos 80/20, isto , 20% dos produtos representam 80% do faturamento. O fenmeno da cauda longa observado em determinadas empresas com vendas pela internet em que (A) a venda de produtos de ponta do mercado tem sobrevida com a comercializao em meio digital. o faturamento com produtos de nicho to alto e pode at superar o faturamento dos considerados de ponta pelo mercado. os produtos de baixa procura tero mais visibilidade no e-commerce do que em pontos de venda tradicionais. a oferta por meio do e-commerce de um produto agregar valor marca e aumentar a sua lucratividade. se pratica a venda casada entre produtos de nicho e produtos considerados arrasa-quarteiro pelo mercado.
TRT23-Anal.Jud.-Comunicao-Social-Publ.-Prop.-AC

_________________________________________________________

39.

Uma parte importante do trabalho de propaganda consiste na deciso sobre a melhor mdia para transmitir a mensagem de propaganda ao mercado visado. Segundo Kotler, o anunciante tenta atingir (A) (B) (C) (D) (E) preo, distribuio, venda e lucro. preo, alcance, frequncia e lucro. distribuio, impacto, continuidade e venda. alcance, frequncia, impacto e continuidade.

(B)

(C)

(D)

(E) alcance, preo, impacto e continuidade.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova AC, Tipo 001


43. Segundo Margarida Kunsch, existem barreiras gerais ou comuns no processo comunicativo que prejudicam a eficcia comunicativa. Essas barreiras so de natureza (A) (B) (C) (D) (E) mercadolgica, fisiolgica, psicolgica ou antropolgica. mercadolgica, fisiolgica, semntica ou antropolgica. mecnica, mercadolgica, semntica ou psicolgica. mecnica, fisiolgica, semntica ou psicolgica. mercadolgica, antropolgica, psicolgica ou fisiolgica. (D) 48. O plano de mdia tem trs fundamentos: objetivo de mdia, estratgia de mdia e ttica de mdia. Sobre isso, correto afirmar: (A) Estratgia de mdia corresponde as formas de ao e os recursos necessrios para implementar a ttica. O objetivo de mdia e a estratgia de mdia no dependem do meio de veiculao da mensagem. Ttica de mdia refere-se ao caminho traado para atingir o objetivo, utilizando os meios escolhidos e o cronograma de veiculao planejado. A determinao do objetivo de mdia a ltima etapa da execuo do plano de mdia. Objetivo de mdia refere-se quantidade de pessoas que se quer atingir com a campanha, com intensidade de veiculao e perodo determinados.

(B)

(C)

_________________________________________________________

44.

Em uma pesquisa de opinio, (A) (B) (C) (D) (E) a consistncia checada antes da totalizao de seus nmeros. a margem de erro s calculada aps a realizao da pesquisa. a amostra probabilstica um subconjunto determinado aleatoriamente. deve-se entender por ponderao a checagem dos questionrios pelos coordenadores da pesquisa. a pesquisa extensiva mais profunda e se ocupa de pequenos grupos.

(E)

_________________________________________________________

49.

Uma agncia de propaganda se estrutura para cumprir as etapas de seu trabalho. A etapa que corresponde s tarefas de assistncia ao cliente da agncia, estudo de suas caractersticas, levantamento de seus problemas, reconhecimento de suas qualidades, planejamento de trabalhos e tarefas a serem realizados para solucionar os problemas e reconhecer as oportunidade de comunicao dos clientes denomina-se (A) (B) (C) (D) (E) criao. atendimento/planejamento. trfego. produo grfica e eletrnica. promoo.

_________________________________________________________

45.

Para os pesquisadores da relao imagem-texto, quando a qualidade da imagem inferior ao texto, tem-se uma redundncia; quando a qualidade da imagem superior ao texto, tem-se uma Informatividade e quando ambos (imagem e texto) tm a mesma importncia diz-se que h (A) (B) (C) (D) (E) complementaridade. equivalncia. heterogeneidade. homogeneidade. figuratividade.

_________________________________________________________

50.

Segundo o Cdigo Brasileiro de Auto Regulamentao Publicitria, o anncio no dever conter informao de texto ou a apresentao visual que direta ou indiretamente, por implicao, omisso, exagero ou ambiguidade, leve o consumidor a engano quanto ao produto anunciado, quanto ao anunciante ou seus concorrentes, nem tampouco quanto a (A) (B) (C) (D) (E) validade do produto, procedncia, composio e finalidade. constituio do produto, procedncia, finalidade e validade. natureza do produto, objetivo de uso, composio e finalidade. constituio do produto, procedncia, objetivo de uso e validade. natureza do produto, procedncia, composio e finalidade.

_________________________________________________________

46.

No meio publicitrio, diz-se que a propaganda precisa atender a alguns princpios bsicos. So eles: (A) (B) (C) (D) (E) oportunidade, pertinncia, compreenso, emoo e interesse. criatividade, pertinncia, compreenso, emoo e atitude. criatividade, pertinncia, compreenso, emoo e interesse. potencialidade, pertinncia, compreenso, atitude e interesse. oportunidade, potencialidade, compreenso, emoo e atitude.

_________________________________________________________

51.

_________________________________________________________

47.

O percentual de um mercado ou de um segmento que uma empresa ou marca detm chamado de (A) (B) (C) (D) (E) posicionamento. share-of-voice. heavy-user. share-of-market. frequncia.

O conjunto de atividades de marketing e comunicao destinadas a identificar, controlar, ambientar e promover marcas, produtos e servios nos pontos de venda e em espaos editoriais, que tem a finalidade de planejar a apresentao destacada de produtos, criando espao e visibilidade, de maneira tal que acelere a sua rotatividade, chamado de (A) (B) (C) (D) (E) Marketing direto. Branding. Merchandising. Telemarketing. Marketing de relacionamento. 9

TRT23-Anal.Jud.-Comunicao-Social-Publ.-Prop.-AC

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova AC, Tipo 001


52. O meio publicitrio vale-se de aplicativos grficos para fazer ilustraes que possam ser importadas por aplicativos de layout. So aplicativos grficos: (A) (B) (C) (D) (E) 53. Illustrator, Freehand e CorelDraw. Final Cut, Freehand e InDesign. Illustrator, Excel e CorelDraw. Acces, Freehand e CorelDraw. Illustrator, Matrox e CorelDraw. 56. Ao criar o design para um formato preciso ter em mente qual suporte ser utilizado. No caso de imagens para web, o padro adotado deve ser o ......, enquanto que, em se tratando de materiais impressos, deve-se utilizar o padro ...... ou outro de acordo com especificaes tcnicas do projeto adotado pelo designer.
(Adaptado: http://dgsjunior.com)

_________________________________________________________

Preenchem corretamente as lacunas do texto, respectivamente, (A) (B) (C) (D) (E) 57. JPEG CMYK RGB JPEG RGB RGB JPEG CMYK CMYK JPEG

Em propaganda, informaes sobre o produto (ou servio), mercado, consumidores, objetivos e estratgia bsica so essenciais para o processo de (A) (B) (C) (D) (E) obteno de time sharing. broadside. fidelizao. briefing. determinao do target.

_________________________________________________________

No photoshop, a ferramenta background eraser (A) serve para pintar na cor de um segundo plano ou apagar reas em uma camada para revelar as camadas abaixo dela. copia a textura preservando as tonalidades claras e escuras da regio que a est recebendo. apaga o segundo plano de uma imagem medida que arrastada ao longo da borda entre o segundo plano e o primeiro plano. permite que se mea distncias e direes dentro da janela de uma imagem. copia uma parte da imagem para outra.

_________________________________________________________

54.

Considere as colunas abaixo. (B)

I. II. III. IV. V.


a.

Grande Plano Geral (GPG) Plano Geral (PG) Plano Mdio (PM) Primeiro Plano (PP) Plano de Detalhe (PD) o enquadramento em que o sujeito preenche o quadro os ps sobre a linha inferior, a cabea encostando na superior do quadro, at o enquadramento cuja linha inferior corte o sujeito na cintura. Isola uma parte do rosto do sujeito. Evidentemente, um plano de grande impacto pela ampliao que d a um pormenor que, geralmente, no percebemos com mincia. O ambiente o elemento primordial. O sujeito um elemento dominado pela situao geogrfica. Enquadra o sujeito dando destaque ao seu semblante, gesto, emoo, fisionomia. Caracterizase por isolar o sujeito do ambiente, portanto, dirige a ateno do espectador. Nesse enquadramento, o ambiente ocupa uma menor parte do quadro: divide, assim, o espao com o sujeito. Existe aqui uma integrao entre eles. Ele usado para localizar o espao da ao.

(C)

(D)

(E) 58.

_________________________________________________________

b.

A medida da soma dos ndices de audincia domiciliares de TV, correspondente ao nmero de inseres do comercial, ou ao produto do nmero de inseres pela audincia do programa, chamada de (A) (B) (C) (D) (E) CPP. GRP. CNN. TARGET. DTP.

c. d.

_________________________________________________________

e.

59.

As marcas utilizadas para produzir o hipertexto so chamadas ....... . Um(a) ...... consiste dos sinais < (menor que) e > (maior que) e um texto dentro deles. A notao <title> por exemplo um(a) ...... para o ttulo do documento.
(Adaptado: http://shibolete.tripod.com)

A correspondncia correta entre o plano e o respectivo conceito (A) (B) (C) (D) (E)

Preenchem corretamente as lacunas do texto acima: (A) (B) (C) (D) (E) 60. tags heads bodies links targets tag hed body link target tag. head. body. link. target.

_________________________________________________________ _________________________________________________________

I-e I-b I-a I-c I-d

- II-c - III-a - II-a - III-e - II-d - III-c - II-e - III-a - II-b - III-c

IV-b IV-d IV-e IV-d IV-a

V-d. V-c. V-b. V-b. V-e.

55.

So elementos bsicos que compem a identidade visual Corporativa: (A) (B) (C) (D) (E) marca, papelaria, dimenses e corpo padro. logotipo, smbolo, cores e tipologia-padro. papelaria, smbolo, dimenses e logomarca. dimenses, logomarca, cores e tipologia-padro. logomarca, logotipo, smbolo e marca.

David Bann, em seu Novo Manual de Produo Grfica afirma que a produo de duas cores aditivas produz uma terceira cor, conhecida como primria subtrativa. O exemplo correto (A) (B) (C) (D) (E) verde e azul resulta em magenta. azul e verde resulta em magenta. vermelho e azul resulta em ciano. ciano e magenta resulta em laranja. vermelho e verde resulta em amarelo.
TRT23-Anal.Jud.-Comunicao-Social-Publ.-Prop.-AC

10

www.pciconcursos.com.br

You might also like