You are on page 1of 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA 6 SEMESTRE ELITNIA CUSTDIO MONO

O GNERO NARRAR E SUA RELAO COM A LINGUAGEM CORPORAL

Espinosa/MG Outubro/2013

ELITNIA CUSTDIO MONO

O GNERO NARRAR E SUA RELAO COM A LINGUAGEM CORPORAL

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Adminsitrao da UNOPAR - Universidade Norte do Paran, para as disciplinas: Organizao do Trabalho Pedaggico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Reflexo e Pesquisa; Ensino de Lngua Portuguesa; Ensino de Educao Fsica Escolar; Seminrio VI. Profs. Sandra Rampazzo, Marilzete Steinle, Juliana Fogaa Sanches Simm e Suhellen Lee.

Espinosa/MG Outubro/2013

INTRODUO

Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de Gneros Textuais do agrupamento do narrar e sobre linguagem corporal. O agrupamento do Narrar inclui todos os gneros, orais e escritos, que esto a servio do imaginrio humano e que se valem, para serem produzidos, da subjetividade e da fico. nesse agrupamento que se encontram as narrativas tradicionalmente transmitidas pela oralidade, entre elas o conto de fadas, a fbula, a lenda, o mito, a pardia, os contos de animais e outros. O texto aborda sobre a linguagem corporal, onde o movimento do corpo remete a uma condio motriz, como instrumento relacional do indivduo. Logo a utilizao do movimento do corpo no contexto escolar, favorece na construo de conhecimentos dos educandos, tornando-os mais interessados nos contedos que lhe so apresentados pelos professores. A linguagem corporal tem o papel essencial no processo ensino-aprendizado porque toda em qualquer instrumento que venha somar com mtodo do ensino docente ir de fato oferecer timos resultados futuros na educao em geral, e sem dvidas tambm facilitara no mundo do trabalho, com o trabalho profissional responsvel por esse trabalho to importante, no s nas sries iniciais, assim como em geral na vida escolar.

DESENVOLVIMENTO

Abordagem dos itens pesquisados

Os gneros textuais so considerados como uma espcie de noo para os diferentes textos materializados que so encontrados cotidianamente. Em outras palavras, pode-se dizer que se tratam das variadas formas de linguagem que circulam em nossa sociedade, sejam eles formais ou informais. Cada gnero textual tem seu estilo prprio, podendo ento, ser identificado e diferenciado dos demais atravs de suas caractersticas. A narrao um dos gneros literrios mais fecundos, portanto, h atualmente diversos tipos de textos narrativos que comumente so produzidos e lidos por pessoas de todo o mundo. O principal objetivo do texto narrativo contar algum fato. E o segundo principal objetivo que esse fato sirva como informao, aprendizado ou entretenimento. Se o texto narrativo no consegue atingir seus objetivos perde todo o seu valor. A narrao, portanto, visa sempre um receptor. Veja especificamente tipos de gneros textuais: Romance: em geral um tipo de texto que possui um ncleo principal, mas no possui apenas um ncleo. Outras tramas vo se desenrolando ao longo do tempo em que a trama principal acontece. O Romance se subdivide em diversos outros tipos: Romance policial, Romance romntico, etc. um texto longo, tanto na quantidade de acontecimentos narrados quanto no tempo em que se desenrola o enredo. Novela: muitas vezes confundida em suas caractersticas com o Romance e com o Conto, um tipo de narrativa menos longa que o Romance, possui apenas um ncleo, ou em outras palavras, a narrativa acompanha a trajetria de apenas uma personagem. Em comparao ao Romance, se utiliza de menos recursos narrativos e em comparao ao Conto tem maior extenso e uma quantidade maior de personagens. Conto: uma narrativa curta. O tempo em que se passa reduzido e contm poucas personagens que existem em funo de um ncleo. o relato de uma situao que pode acontecer na vida das personagens, porm no comum que ocorra com todo mundo. Pode ter um carter real ou fantstico da mesma forma que o tempo pode ser cronolgico ou psicolgico. Crnica: por vezes confundida com o conto. A diferena bsica entre os dois que a crnica narra fatos do dia a dia, relata o cotidiano das pessoas, situaes que

presenciamos e j at prevemos o desenrolar dos fatos. A crnica tambm se utiliza da ironia e s vezes at do sarcasmo. No necessariamente precisa se passar em um intervalo de tempo, quando o tempo utilizado, um tempo curto, de minutos ou horas normalmente. Fbula: semelhante a um conto em sua extenso e estrutura narrativa. O diferencial se d, principalmente, no objetivo do texto, que o de dar algum ensinamento, uma moral. Outra diferena que as personagens so animais, mas com caractersticas de comportamento e socializao semelhantes s dos seres humanos. Parbola: a verso da fbula com personagens humanas. O objetivo o mesmo, o de ensinar algo. Para isso so utilizadas situaes do dia a dia das pessoas. Anedota: um tipo de texto produzido com o objetivo de motivar o riso. geralmente breve e depende de fatores como entonao, capacidade oratria do intrprete e at representao. Nota-se ento que o gnero se produz na maioria das vezes na linguagem oral, sendo que pode ocorrer tambm em linguagem escrita. Lenda: uma histria fictcia a respeito de personagens ou lugares reais, sendo assim a realidade dos fatos e a fantasia esto diretamente ligadas. A lenda sustentada por meio da oralidade, torna-se conhecida e s depois registrada atravs da escrita. O autor, portanto o tempo, o povo e a cultura. Normalmente fala de personagens conhecidas, santas ou revolucionrias.

J a linguagem corporal um tipo de linguagem no-verbal, pois determinados movimentos corporais podem transmitir mensagens e intenes. Dentro dessa categoria existe a linguagem gestual, um sistema de gestos e movimentos cujo significado se fixa por conveno, e usada na comunicao de pessoas com deficincias na fala e/ou audio. A linguagem corporal um elo integrador entre os aspectos motores, cognitivos, afetivo e social. Por isso partimos do pressuposto que o nosso corpo um conjunto fantstico de estruturas e funes complexas e sutis. Se prestarmos ateno ver que todo pensamento expresso atravs do nosso corpo de alguma forma, gestos, caras, bocas, sorriso, choro. A criana consegue organizar o mundo a sua volta quando vivem experincias sensrias motoras, ou seja, interage com os rgos do seu corpo e o mundo que a cerca, s ento ela se localiza, assimila, identifica e formula conhecimento.

Atividades para exercitar a linguagem corporal:

Jogos de mmica: Conceituar mmica; Transmitir mensagens utilizando a mmica; Verificar se houve compreenso da mensagem transmitida e como o corpo se comportou durante as atividades; Avaliar as dificuldades e os sentimentos vivenciados durante as atividades. Dana: em sentido geral, pode ser caracterizada como o mover do corpo, segundo uma relao entre tempo e espao. Brincadeira de morto-vivo: agilidade, condicionamento fsico, coordenao motora, ateno, concentrao e expresso corporal. Baralho gigante com bonecos: Essa uma atividade bem conhecida, mas que deve ser realizada durante todo o ano. Desenhe figuras de pessoas em diferentes posies corporais ou recorte-as de revistas. Exerccios em progresso: Esta uma atividade simples e objetiva, que desenvolve a coordenao motora, o equilbrio e a velocidade. Realize pequenas corridas na quadra alternadas a velocidade. Comece dizendo que vo se deslocar como uma tartaruga (bem devagar) e v aumentando a velocidade. Ateno! Com os mais novos, tome mais cuidado: corra perto deles.

A IMPORTNCIA ENTRE A RELAO DA CONSTRUO DE TEXTOS DO GNERO DO NARRAR E A LINGUAGEM CORPORAL

A linguagem corporal um processo dinmico na fase de aprendizagem das crianas e constituiu como seu objetivo principal apresentar possibilidades maiores de ensinoaprendizagem a esse pblico. Para que se transmita conhecimento, a comunicao fator primordial para esse processo, buscando a interao entre professor e o aluno, no cotidiano escolar. A comunicao pode ser expressa de vrias formas: a linguagem corporal para se trabalhar os gneros textuais supracitados (romance, fbula, lenda, etc) uma delas, pois visa uma interao mais harmnica na prtica escolar. Atravs do corpo consegue-se transmitir muitos conhecimentos. Este tem grande relevncia para levar informaes orais. O ato de narrar atravs das mos, ps, cabeas so atividades permanentes que podem ser realizadas na educao infantil. Dessa forma, faz-se importante pensar, repensar, planejar e organizar para se ter sucesso. Saber o propsito da atividade, ou seja, ter um objetivo, ter regularidade e repetio da atividade, definir o incio e o fim da atividade, definir o espao e organizar os materiais. Ao professor, cabe ainda propor desafios corporais adequados ao seu grupo de crianas. Os gestos, o brincar, o fazer movimentos, o danar, esto vinculados a uma possibilidade direta de motivao na escola, nestas primeiras sries da educao infantil e a explorao desta forma de linguagem estratgia de ensino e exemplo de trabalho pedaggico. Experimentar, explorar e vivenciar o corpo no espao, exercitar-se, pensar o movimento, explorar o mundo pelo movimento. Conhecimento do corpo, nomear partes do corpo, identificar partes do corpo, possibilidades e limites corporais, reproduzir, imitar, criar, experimentar e explorar movimentos, de andar, correr, saltar, pular, rolar, espreguiar, diferenas corporais, construo de uma autoimagem e depois conta-las a turma. Para desenvolver um bom trabalho, indispensvel desenvolver a fora fsica ao mesmo nvel das faculdades intelectuais, conhecer o conjunto de condies sociais, psicolgicas e pedaggicas que convergem para o ato de aprender.

Por intermdio da expresso corporal, possvel trabalhar em grupo ou de forma individual, muitas outras matrias. Por meio de jogos e de atividades trabalhar a acuidade visual, que ser muito til na aprendizagem da leitura, a lateralidade necessria na escrita ou o controle da respirao, especialmente til para ajudar a declamar. Trabalhando a expresso e a linguagem corporal, convidando os alunos, por exemplo, a utilizarem o olhar para exprimir doura, raiva, dor, etc. Este processo far com que, com a prtica, os alunos sejam mais capazes de transmitir todos esses sentimentos, atravs de atividades como teatros a partir de histrias, contos de fadas, despertando nas crianas a capacidade de representar e entender as expresses dos colegas, desenvolvendo assim habilidades de comunicao e interpretao, indispensveis no decorrer da vida. Para que o aluno aperfeioe a linguagem, importante que o professor desenvolva um trabalho pautado em sequncias didticas que pertenam a diferentes agrupamentos de gneros. Isso far com que o aluno compreenda uma diversidade maior de gneros, bem como possibilitar a ele saber utiliz-los em diversas situaes comunicativas.

CONSIDERAES FINAIS

Neste trabalho, o conhecimento adquirido a respeito do gnero narrar e sua relao com a linguagem corporal imensurvel. As atividades de linguagem funcionam como um apoio para que o indivduo compreenda como ocorre a construo interna dos conhecimentos, isto, o que necessrio para o indivduo produzir e compreender a linguagem. A insero dos gneros no processo de ensino-aprendizagem faz-se necessria, uma vez que colabora para o desenvolvimento da linguagem e funciona como objeto e instrumento de trabalho para professores. Sabe-se que os gneros devem ser os princpios que sustentam as atividades escolares, afinal, no h como trabalhar com a linguagem sem os gneros, uma vez que ela ocorre por meio deles. Diante dessas consideraes, percebe-se que o ensino com gneros textuais de fundamental importncia no processo de ensino-aprendizado da lngua. O trabalho em sala de aula com os diversos gneros contribui para o aluno ter acesso lngua em funcionamento, o que permite ao aprendiz maiores condies para receber e produzir diversos textos. Com certeza as atividades acadmicas desenvolvidas por esses profissionais que tm a oportunidade de estudar esses temas so bem favorveis aos alunos de sries iniciais, que compreendem o contar e entendem bem a comunicao oral.

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS

DIDONET, Vital. Creche: a que veio para onde vai. Educao Infantil: a creche, um bom comeo. Braslia: Instituto Nacional de pesquisas educacionais. v 18, n. 73, p. 11-28, 2001. MELLO, Alexandre M. Psicomotricidade, educao fsica, jogos infantis. So Paulo: Ibrasa, 1993. REGO, Teresa Cristina. Vigotsky: Uma perspectiva histrico-cultural da educao. Rio de Janeiro: Vozes, 1995. SOUZA FILHO, Gerson, C. Aspectos Ligados construo do Esquema Corporal em Crianas. Revista Sprint Body Science. s.p., jan. / fev. 2001.

You might also like