You are on page 1of 23

06-08-2013 Direito Empresarial O novo cdigo civil revogou a primeira parte do cdigo comercial, *muito ligado aos atos

de comrcio*, (1 ao 456) da lei 556. Continua em vigor (457 a 796). O novo cdigo civil traz a Teoria da Empresa em substituio Teoria dos atos do comrcio. *Agora alm dos atos de comrcio temos tambm os servios que no eram tratados pelo cdigo comercial*. O cdigo no definiu empresa. O cdigo civil definiu empresrio: Quem exerce profissionalmente atividade econmica (atividade que visa lucro) organizada para a produo ou a circulao de bens ou de servios. *Para ser considerada empresa, a entidade deve atender a todos os critrios grifados acima*. Podem exercer a atividade de empresrio os que tiverem em pleno gozo da capacidade civil *(ligada maioridade, sanidade mental, etc.)* e no forem legalmente impedidos *(Ex: policiais, magistrados, leiloeiros, funcionrios pblicos em geral que estejam na ativa). E h ainda profissionais que no podem ter empresa em ramo ligado sua atividade principal, como por exemplo mdico ter farmcia e advogado ter empresa de parecer jurdico)*. A pessoa impedida que exercer a atividade empresria responder pelas obrigaes contradas. * Responder civil e at mesmo criminalmente, quando for o caso. Estar impedido de ter empresa no exime a pessoa das obrigaes contradas na atividade empresarial, ainda que em situao irregular. * 13-08-2013 Direito Empresarial O Direito Comercial como ramo do Direito Privado. O comrcio surgiu no mbito domstico (produo manufaturada, troca). O comrcio e sua expanso na Idade Mdia, marcada pelo liberalismo econmico. * A atividade era o que importava e no o sujeito*. Corporaes de Ofcio (Associao de Mo de Obra). Ex: Padeiro, pedreiro, alfaiate, etc. Nestas corporaes tinham os mestres, oficiais e aprendizes. Mo de Obra: Produtos manufaturados. Os aprendizes no recebiam pagamento, trabalhavam em troca de aprender uma profisso*.

do1

As Corporaes de Ofcio regulamentavam suas atividades, cada corporao estabelecia suas regras. Estas corporaes se juntavam e formavam monoplios e cartis. Nesta poca no existiam regras que proibissem tais prticas.

At as Corporaes de Ofcio o Direito Comercial estava mais ligado aos atos. Aps isto se ligou mais ao sujeito.

Napoleo e o Cdigo Comercial de 1.808 (no art. 4 do Cdigo Comercial de 1.850 que dizia que o comerciante deveria estar matriculado em algum Tribunal do Comrcio (atualmente seria a junta comercial) e que esta atividade fosse uma profisso habitual). Neste Cdigo Napoleo no definiu comrcio e sim quem poderia comerciar.

Naquela poca as obrigaes comerciais poderiam ser diferenciadas. Fbio Ulhoa: insuficincia da Teoria dos Atos do Comrcio. * Um Cdigo Comercial que no atendia a necessidade dos atos praticados nas relaes mercantis. As decises dos tribunais antes da revogao do Cdigo comercial, por intermdio do Cdigo Civil, j abarcavam atos que hoje so tidos como empresarial*. Em 1.942 a Itlia disciplina um novo sistema (maior abrangncia, alargamento da Teoria dos Atos de Comrcio). 14-08-2013

Atos de comrcio (matrcula e habitualidade): no Brasil os atos de comrcio estavam ligados ao Cdigo Comercial que foi em grande parte revogado pelo Cdigo Civil de 2002. No havia nenhum artigo que definia o que eram atos de comrcio. Para ser comerciante duas coisas eram imprescindveis, matrcula e habitualidade (a atividade existia e era habitual). Atos de comrcio (ver art. 191): este art. trs um exemplo de ato de comrcio. Mas no cdigo todo no possvel encontrar uma definio exata do que seria ato de comrcio. As Leis Ordinrias federais comearam a disciplinar acerca do que poderia vir a ser atos de comrcio, como exemplo a Lei 4.068/62 Construo Civil.

do2

Desta forma temos o Poder Legislativo considerando algumas atividades como atos de comrcio. Temos tambm o Poder Judicirio buscando considerar o que ato de comrcio atravs das jurisprudncias.

Atos de comrcio (tratamento diferenciado): Sempre houve uma preocupao com a definio exata do que seria comerciante e o que seriam atos de comrcio, pois h e sempre houve a possibilidade de pessoas agirem de m f para conseguirem tratamento diferenciado em algumas situaes reservadas para os que tm como profisso a de comerciante. Como exemplo de tratamento diferenciado temos a prorrogao do vencimento de duplicatas. Unificao do Cdigo Comercial e Civil (Itlia) Teoria de Empresa (atividade econmica) Cdigo Civil: Na Teoria de Empresa vrios atos econmicos que antes no estavam disciplinados como atos de comrcio passaram a ser enquadrados como Atos de Empresa. Com isto foi alargada a abrangncia dos antigos Atos de Comrcio. Houve a transio dos Atos de Comrcio para Atos de Empresa. O Cdigo Comercial de 1.850 falava sobre bens e produtos, j o com a Teoria da Empresa temos bens, produtos e servios. Isto fica claro no art. 966 do C.C que define o que empresrio.

Algumas Leis Ordinrias federais j traavam um novo perfil do comerciante. Teoria da Empresa (subjetivo moderno): Nos Atos de Comrcio era analisado o que era comerciante atravs das atividades do sujeito. Na Teoria da Empresa analisado o sujeito para definir se aquela atividade empresarial. Empresa = Objeto de Direito Empresrio = Sujeito de Direito Aquele que individualmente ou coletivamente exerce atividade empresarial. Empresrio est definido no art. 966 do C.C.

do3

Pode haver sociedade sem empresa, pessoas em torno de um CNPJ que no exeram atividade com objetivo de lucro, por exemplo. Ex.: Condomnio, cooperativa, etc. A mera inteno de se tornarem empresa no garante por si s o enquadramento da associao como empresa se no tiver em atividade.

Definio de empresrio (ver artigo 966 do C.C): O art. 966 do C.C define o que vem a ser o empresrio, quais as condies para um sujeito ser considerado empresrio e quais so os impedidos de formarem associao empresria devido s suas atividades. Impedimentos (pargrafo nico): O art. 966 do C.C fala dos profissionais impedidos de abrirem empresa (SA ou LTDA) ligada sua atividade principal, como exemplo disto temos os mdicos. Porm podem fazer uma Sociedade Simples uma vez que Sociedade Simples no tm seu ato de constituio arquivado na Junta Comercial, so registradas apenas no Cartrio de Registro de Pessoas Jurdicas.

Sociedade Simples e Sociedade e Empresria: Neste caso de Sociedade Simples o patrimnio pessoal dos scios pode ser utilizado para cumprimento de obrigaes em uma futura execuo. J no caso de Empresa LTDA o patrimnio pessoal dos scios s pode ser atingido em situaes mais especfica como dolo, etc. tido como opo para aqueles impedidos de formarem sociedade empresarial que estejam ligadas sua atividade principal, como os mdicos, advogado, etc.

Atividades Econmicas/ Sociedade Simples As atividades empresariais no abrangem todas as atividades econmicas possveis: No so s as atividades empresarias que fazem a economia girar, as sociedades simples tambm resultam neste giro. Atividades econmicas civis: So regulamentadas pela parte geral do CC ou por legislao especial, em alguns casos. Quem no se enquadra como empresrio: Quem exerce profisso..., produtores rurais no inscritos no Registro de Empresas e Cooperativas.

do4

Agroindstria ou Agronegcio/ Famlia Produtora.

Ato de constituio (contrato) registro civil das pessoas jurdicas com exceo das cooperativas, reg. mercantil. Cooperativas/ Estatuto Social As sociedades tem perfil intuitu personae Responsabilidade dos scios: ilimitada. Artigos 1023 e 1024 No esto sujeitas a falncia, mas insolvncia civil.

Sociedade Simples/ Cooperativa Atividades Econmicas: pode exercer atividade econmica, mas no atividade empresarial. H um crescimento mtuo entre os scios que dividem o dinheiro restante de acordo com a participao de cada um deles. Natureza (da atividade)/ Forma de explorao: na cooperativa no analisada a natureza da atividade, apenas a forma de explorao. No caso de atividade mdica, por exemplo, pode ser cooperativa, sociedade simples ou empresa, dependendo da forma de explorao. Dentro de uma mesma atividade um sujeito pode ser conceituado de formas diferentes: cooperado, scio de sociedade simples ou scio de sociedade empresria. Desta forma se submetero regras diferentes, sociedades simples ao CC e as empresrias ao Comercial. No novo Cdigo Civil o sujeito que levado em conta e no a atividade como ocorria no Cdigo Comercial. Cooperativa: crescimento mtuo/ proporcional atividade desenvolvida pelo cooperado e tambm pela proporo do capital aportado. Ela, a cooperativa, tem Estatuto Social registrado na Junta Comercial, isto declarado por Lei Especial destinada s cooperativas. No que a Lei Especial faltar, recorre-se ao CC. Capital Social das Cooperativas: as cooperativas surgem com o aporte de capital dos seus cooperados. Este capital pode ser bens mveis e imveis e dinheiro em espcie. Capital Subscrito (Fixado/ Estatuto): aquele valor que o cooperado aportar. um valor em dinheiro que o cooperado obrigado a aportar, posteriormente, sob pena de ser excludo da cooperativa. Capital Integralizado: agora o capital j foi aportado. o momento da efetivao.

do5

Responsabilidade Ilimitada e Limitada: Limitada a responsabilidade sobre o valor que o cooperado prometeu aportar (capital subscrito). As cooperativas so mais comuns que as de responsabilidade ilimitada. Quando a responsabilidade ilimitada o limite do patrimnio subscrito extrapolado, e vai para o patrimnio pessoal dos cooperados ou dos scios de empresa de responsabilidade limitada. Ainda medida a responsabilidade dos scios pela participao de cada um. A responsabilidade ser ilimitada se previsto em estatuto ou se o insucesso decorrer de m f. Ementa (resumo de um julgado/ deciso)/ Jurisprudncia: No roteiro de aula 06 alguns casos (jurisprudncias exemplificam as decises a respeito dos bens pessoais e dos bens da sociedade empresrias. Agentes auxiliares da empresa (colaboradores): iro auxiliar para que a sociedade empresria ou o explorador de atividade empresria tenha xito na explorao do objeto da empresa. Auxiliares dependentes e independentes: dependentes so aqueles que dependem hierarquicamente do empresrio ou da sociedade empresria, no agem em nome prprio e sim em nome da empresa e dependem das diretrizes da empresa (uniformes, preo de mercadorias, etc.) pois estes auxiliares no tm autonomia, poder de deciso. Auxiliares dependentes internos e externos: Qualquer litgio nestas relaes sero tratadas na justia do trabalho. Ex. de auxiliares dependentes internos: balconista, vendedor, operrios, assistentes administrativos. Eles trabalham internamente, suas atividades so exercidas internamente. Ex. de auxiliares dependentes externos: vendedor externo de planos de sade concessionrias de automveis, motoboy, engenheiros. No trabalham nas dependncias da empresa. Gerente/ Administrador: Gerente a pessoa que gerencia, desta forma ele pode ter uma gerncia mais abrangente (gerente de loja) ou mais restrita (gerente de setor). Esta setorizao da gerncia tem objetivo de facilitar a gerncia do negcio. O administrador tem mais responsabilidades que um gerente, pois a ele conferida pela legislao atual uma srie de responsabilidades. Ele tem que estar designado num contrato social ou estatuto, e este ato de designao que nomeia o administrador tem que ser arquivado na junta comercial, assim caso ele aja com dolo ou m f ele responde com seu patrimnio pessoal. Auxiliares independentes: Estes agem sem nenhum tipo de subordinao entre estes colaboradores e a empresa, agem com autonomia ao contrrio dos dependentes internos e externos. No caso destes colaboradores suas relaes com os contratantes so regidas pelo CC e no pela CLT. Qualquer litgio sero tratados na justia comum.
do6

Alguns exemplos de auxiliares independentes: Corretor: de mercadorias, imveis. Neste caso tem independncia quanto forma (carta, ligao, pessoalmente) de gerir suas atividades e horrios. Leiloeiro: aquele profissional previamente cadastrado na junta comercial, que contratado para vender determinada mercadoria e recebe uma porcentagem em cima do valor. Representante comercial (pessoa fsica ou jurdica): Ele tem autonomia sobre rota, horrio, forma de abordagem de clientes, etc. O cdigo civil definiu o contrato de representao comercial como Contrato de Agncia (os mesmos elementos da lei 4.886/65). Esta lei define a atividade do representante comercial como agenciamento.

Na cooperativa o valor de cada cota no pode exceder o valor do salrio mnimo vigente no pas. No caso de terceirizao o empregado tem vnculo com a empresa que o contratou e no com a empresa que contratou os servios da empresa com a qual ele tem vnculo. Eles tm independncia com relao empresa que contratou os servios da empresa com a qual tm vnculo trabalhista, e quanto esta elas so dependentes externos. Registro de Empresa obrigatria a inscrio do empresrio no Registro Pblico de Empresas Mercantis (nas juntas comerciais), antes do incio da atividade. Lei 8.934/94: regulamenta o registro de empresas. No caso de divergncias no registro de empresas a justia federal competente para julgar tal litgio, e no a justia estadual. Ser utilizada a lei 8.934/94 que uma lei federal. SINREM (Sistema Nacional de Reg. Empresas Mercantis) DNRC (Departamento Nacional do Registro do Comrcio): Supervisionar, coordenar, orientar as juntas. Este departamento tem que auxiliar interpretao da legislao. Juntas: Ficam nas sedes dos Estados, dependendo do porte da cidade ela ter uma sede junta. Compreendem estas a efetivao do servio, pois os empresrios individuais e scios de sociedade empresria faro o registro nestas juntas. Todos estes rgos acima esto ligados ao Ministrio de Indstria e Comrcio. As juntas

do7

O registro compreende: o Matrcula (leiloeiros (o leiloeiro tem que estar matriculado na junta comercial), administradores de armazns gerais) o Arquivamento (Constituio, alterao e extino de firmas mercantis individuais, sociedades mercantis e cooperativas) o Autenticao de instrumentos

Empresrio irregular no poder: I- Recuperao judicial, requerer falncia de devedor, pode ter falncia requerida e requerer a prpria. II- Scios respondero solidria e ilimitadamente. Livros Comerciais Livros Empresariais e Livros do Empresrio (por exemplo, o livro de registro de empregado). Livros Empresariais: Obrigatrios e Facultativos H apena um livro comercial obrigatrio comum: Dirio Dirio todo fato que reflita a variao patrimonial (movimentao financeira). Livros Especiais:

Registro de Duplicatas: uma espcie de ttulo de crdito assim como cheques e promissrias. Como nem toda empresa emite duplicata este livro no comum. Entrada e Sada de Mercadoria: Para quem tem armazm geral, onde normalmente trabalham com mercadorias de outras pessoas.

O empresrio pode ter outros livros que achar necessrio, porm no pode deixar de ter os obrigatrios. Balanos Anuais:

Patrimonial (ativo e passivo) Resultado Econmico (lucros e perdas)

Dentre outras coisas estes balanos servem para provar a sade financeira da empresa. Toda vez que uma empresa participa de uma licitao, o poder pblico examina os Balanos Anuais.

Nome Empresarial

do8

Nome empresarial: Serve para distinguir a pessoa (natural) da empresa. Se aplica aos empresrios individuais e s sociedades empresrias. Empresa Individual e a Sociedade Empresria: Tm normas para denominao para cada caso, previstas no CC, e em alguns casos em leis ordinrias especficas da esfera federal. Empresrio Individual (nome civil e o empresrio): ainda que sejam iguais os nomes, as obrigaes so distintas para a pessoa natural e para a jurdica. O nome empresarial pode ser de duas espcies: Firma (individual ou coletiva) ou Denominao A firma s pode ter por base nome civil do empresrio individual ou dos scios: o objeto da empresa ou sociedade empresria pode compor nome empresarial, ou seja, opcional colocar o objeto da atividade. A empresa individual s pode adotar o nome do tipo firma, j a sociedade empresarial limitada pode adotar tanto nome do tipo firma ou denominao. A denominao deve designar o objeto da empresa e pode adotar por base nome civil dos scios que compem. Agora o que obrigatrio o objeto e o opcional o nome civil por base. A sociedade empresarial limitada pode adotar tanto nome do tipo firma ou denominao. Artigo 1.155 CC: O nome tem que ser constitudo antes do exerccio da empresa. Proteo ao nome comercial (art. 33 CC): A proteo do nome se d quando da entrada dos documentos para registro da empresa. Esta proteo se d nos limites do estado, e caso queira pode requerer proteo em todo territrio nacional. Crticas aos limites da proteo (CF/88) Nomes Empresariais (art. 1.155 CC) Alterao do Nome Empresarial

Vontade do empresrio Sociedades empresariais: depende da vontade, do consenso entre os scios. Alteraes independentes da vontade do scio: o Morte do scio cujo nome constava na firma social: caso o nome no seja retirado, o esplio, quem representa o capital deixado pela pessoa que morreu responde pelas responsabilidades dele quando estava vivo. o Alienao do estabelecimento Transformao Leso ao direito do empresrio

do9

Estabelecimento Empresarial (local fsico onde uma sociedade empresria desenvolve suas atividades) Complexo de bens, instrumento de realizao da empresa (atividade empresarial). O Cdigo Civil (artigo 1142): No h diferena jurdica nas terminologias Estabelecimento e Estabelecimento Empresarial. Ao organizar o estabelecimento agrega-se valor aos bens reunidos: os bens reunidos (ponto, mquinas) tem um valor superior. Se forem vendidos separadamente desagrega valor. Temos bens materiais (mquinas, utenslios, imvel, etc.), e bens imateriais (ponto, marca, patente, etc.). Uma das caractersticas: Alienabilidade (possibilidade de venda) O nome empresarial e a identificao do estabelecimento (nome de fachada): Nome empresarial e identificao do estabelecimento no so a mesma coisa, ou seja, no se confundem. Caso o nome empresarial no estiver registrado, a empresa no ter proteo para o nome empresarial e nem para a identificao do estabelecimento. Identificao/ ttulo do estabelecimento no tem registro. Concorrncia desleal: Para caracterizar concorrncia desleal preciso comprovar que uma empresa lesou ou tentou lesar (desviar clientela) de outra empresa. O estabelecimento empresarial e o Direito Civil, Penal, Industrial e a lei de locao: o estabelecimento comercial protegido por diversos institutos jurdicos. Exemplo: 1- Algum rouba mquina de um estabelecimento (Direito Penal); Compra mquina com defeito (Direito do Consumidor). Ponto Comercial (tem proteo especial no nosso ordenamento jurdico) Os bens incorpreos muitas vezes superam os valores dos bens corpreos.

Local: Temos a localizao e clientela como fatores que agregam valores ao estabelecimento empresarial. A permanncia tem prestgio no direito (inerncia): para esta proteo, inerencial, a locao no pode ser residencial, pois mudar de casa no fada algum ao insucesso. Contrato de locao no residencial Requisitos para proteo: Deve ser empresrio Mnimo de 05 anos Explorao da atividade mnima de 03 anos
do10

Inerncia ao Ponto: Empresrio Proprietrio j possui o direito de propriedade garantido na CF/ 88 que, em alguns, casos, ser passvel de sua perda com a garantia de indenizao pela perda do direito. Ex: desapropriao. Requisitos: Ser empresrio: Tem que ser uma locao comercial/ empresarial. Tempo mnimo de 05 anos (contrato). Explorando a atividade no mnimo pelo prazo de 03 anos. Motivos de perda da Inerncia ou continuidade da locao: Insuficincia da proposta: O proprietrio tem que propor um valor de mercado. Caso haja discordncia quanto ao valor, o juzo manda um perito determinar o valor do aluguel. Proposta melhor de terceiro: Inclusive para o mesmo ramo. Reforma substancial (necessria): A volta do inquilino no garantida. Uso prprio: No pode ser para a mesma finalidade do inquilino. J se for alugar pra outra pessoa, pode ser para o mesmo ramo. Transferncia ascendente, descendente ou cnjuge.

A perda da inerncia ocorre uma vez que, o direito do proprietrio garantido na CF/ 88, deve sobrepor ao contrato de locao.

Locao Comercial (continuao) Inerncia e a Ao Renovatria: 1 O empresrio deve fazer uma notificao dizendo da inteno em renovar o contrato. 2 Caso o proprietrio no queira renovar o contrato ele d resposta alegando o motivo, por exemplo, para destinao a herdeiro. Para propor ao renovatria, o empresrio, deve estar em dia com os impostos do imvel, como IPTU, seguro contra incndio, condomnio. Os documentos que comprovam a situao regular do empresrio fazem parte da instruo da petio inicial. Prazo da Ao Renovatria (1 ano e 6 meses antes do trmino): Perda do prazo: Se dentro deste prazo, o empresrio no pedir renovao, ele fica at o fim do contrato. Aps este contrato e se o proprietrio no pede o imvel, o empresrio fica por prazo indeterminado. A qualquer
do11

tempo e proprietrio pode pedir o imvel, dando o prazo de 30 dias para o inquilino, empresrio, sair do imvel. Indenizao ao Ponto (ressarcimento) pela perda do lugar: Caso o proprietrio no queira renovar o contrato ele d resposta alegando o motivo, por exemplo, para reforma substancial. Caso no seja feita a reforma, como foi dito no exemplo, e o proprietrio ainda monte um negcio do mesmo ramo, o proprietrio deve indenizar o locatrio. O locador deve ao locatrio um valor referente ao Fundo de Empresa por ter dado destinao diversa da alegada, o fundo de Empresa composto por bens corpreos e incorpreos. O locatrio ajuza ao para ser indenizado pelo locador para ser ressarcido pelos ganhos que deixou de ter, faz o que se chama expectativa de empresa para saber o valor aproximado do quando o empresrio deixou de ganhar. Fundo de Empresa ou Aviamento: O fundo de Empresa composto por bens corpreos e incorpreos. Indenizao: proposta de 3, no der o fim alegado e insinceridade na retomada: No caso de proposta de 3 para alugar o imvel por valor superior ao atual para negcio do mesmo ramo ou ramo superior, e o locatrio atual no cobrindo a oferta, o locador e o novo locatrio devem indenizar o atual locatrio pela perda do ponto. Esta indenizao ter por base o Fundo de Empresa, ainda que leve os bens corpreos para montar outro estabelecimento em outro local, ser devida indenizao pela perda do ponto. No caso do inquilino no quiser pagar o reajuste, valor de mercado, do aluguel do imvel, o locador no deve indenizao ao locatrio. Alienao do estabelecimento: Venda do Fundo de Empresa, no pode ser confundido com concesso de cotas de cooperativas. Neste caso, se o imvel for alugado, s poder ser feita sublocao ou cesso do imvel com a anuncia do proprietrio. Trespasse Clandestino: Quando h sublocao sem anuncia do proprietrio. Caso ocorra este fato, o proprietrio pode pedir a retomada do imvel. At aqui, matria da prova, dia 25-09-2013. Propriedade Industrial

Direitos concedidos pelo Estado (Autarquia Federal): marca, patente, desenho industrial. Concesso de patentes de inveno ou modelo de utilidade. Patente: (serve para proteger de concorrncia desleal). Modelo de utilidade: est sempre ligado indstria. Tem que ter a possibilidade de ser desenvolvido pela indstria.

do12

Requisitos: Novidade: Aplicao industrial: a indstria tem que reproduzir, ser vivel de reproduo pela indstria. Atividade inventiva: No impedimento: Procedimento administrativo: Prazo de durao da patente: 20 anos para inveno e 15 anos para modelo de utilidade. Durante este tempo, o titular tem o direito de explorao. Utilizao por terceiro: o terceiro pode fazer uso da patente mediante autorizao do proprietrio da patente, esse colocar um valor sobre as vendas (geralmente um percentual). Licena compulsria: quando h interesse social, aps 03 anos sem explorao. Licena obrigatria: quando o invento de grande interesse social no necessrio tempo mnimo. Casos justificados: o INPI notifica o proprietrio da patente para que em 60 dias ele se justifique. Casos justificados de no explorao no ensejaro na licena compulsria. Trmino da proteo: caducidade, renncia, falta de pagamento da taxa, falta de representante no Brasil. Caducidade: 20 ou 15 anos. Processo de Patente no INPI (procedimento administrativo): invento e modelo utilidade (quando complementa algo que j existe, por exemplo suporte pra garrafa pet em geladeira) que possam ser desenvolvidos pela indstria. O INPI uma autarquia federal. No h na lei um prazo determinado para registro de patente, porm demora em mdia 2 anos. Entrega de: Formulrios, documentos, resumos, desenhos, pagamentos de taxas, etc... Caso falte algum documento, o INPI notifica o requerente para complementar a documentao. Somente aps o registro ser deferido que o titular tem direitos sobre a patente. No curso do procedimento (j tem que ter dado entrada no procedimento de registro) de patente, o titular da inveno ou modelo utilidade pode notificar um possvel fraudador sob pena de propositura de ao judicial. Desenho Industrial (registro): No caso de desenho no se fala em registro de patente, mas sim registro de desenho industrial, pois est ligado mais ao designer e no ao modo de fabricar. Ex: cadeira nova no novidade, pois j existem cadeiras, mas o desenho (designer) novo. Objetos (desenho) O desenho tambm tem que atender estes requisitos: novidade, originalidade e desimpedimento.

do13

Proteo: 10 anos, prorrogveis por mais trs perodos de cinco anos, esta prorrogao dever ser requerida. Marca (Designativo de Proautos e servios): no se fala em patente de marca, e sim registro da marca. A marca pode ser composta por: Letras, palavras, smbolos, sinal, etc. e tambm pode ser conjugao de mais de um dos elementos. Assim como na patente, caso quem registre no esteja usando perde direito de proteo da marca, que neste caso pode ser feito requerimento por terceiro administrativamente no INPI ou por vias judiciais. Ramo de atividade: para registrar uma marca deve ser comprovada uma ligao com o que ser quer registrar e com o ramo de atividade do requerente. Ex: Ramo de atividade: podemos ter um mesmo nome de marca em ramos diferentes. Ex: Fogo e cigarro com a marca Continental. Requisitos: novidade relativa, no colidncia com marca notria e no impedimento: No pode usar marca notria nem mesmo em ramos diferentes, por exemplo, carro com marca Coca Cola. Tambm no pode usar smbolos, por exemplo, de nazismo, que representa um impedimento. Durao de 10 anos (prorrogveis): A prorrogao no tem tempo fixado, pode ser pedida eternamente desde que faa requerimento dentro do ltimo ano de proteo. O registro da marca caduca em 05 anos se no tiver sido explorado (salvo fora maior). Marca e nome empresarial so institutos jurdicos diferentes, e h legislao para cada um. Endereos eletrnicos (NIC.BR Ncleo de Informao e Coordenao do Ponto Br): No NIC no h a busca junto aos registros do INPI para saber se existe o nome que est sendo solicitado, ou seja, o NIC e o INPI so institutos diferentes. Mesmo se tratando de institutos diferentes, a legislao federal que trata da concorrncia desleal protege o detentor da marca ou nome empresarial. Patentes e registro de marca Conveno de Paris (no h distines entre nacionais) Marcas notrias: mesmo no registradas so protegidas nos pases signatrios da conveno de Paris. A marca que no notria, mas deseja gozar de proteo em outro pas, obrigatrio fazer registro fora do pas. do INPI a responsabilidade de, mesmo em outro pas, encaminhar a solicitao de registro no outro pas. Perodo de graa: Uma pessoa apresenta sua pesquisa em uma feira acadmica. Assim, quando do registro, o detentor da inveno tem que informar que foi necessrio divulgar sua inveno antes do registro. Caso no haja informao, o inventor pode ter seu processo indeferido, por no

do14

haver novidade. A divulgao tem que ter motivo relevante, e ter corrido em um prazo mximo de um ano entre a exposio e o registro. Personalizao A pessoa jurdica e a pessoa fsica tm personalidade. Sujeito de Direito e Pessoa Jurdica/ Fsica Entidades que no so pessoas, entidades no personificadas, mas so sujeitos de direito: massa falida, nascituro, esplio, etc. Atos da pessoa fsica, atos da Empresa: Os atos e obrigaes das pessoas jurdicas e das pessoas naturais no se confundem. So atribudos pessoa jurdica todos os atos da pessoa natural, que forem compatveis com sua realidade. A pessoa jurdica tem obrigaes descritas em lei de acordo com o seu tipo (LTDA, AS, EIRELI, etc.). Personalizao das Sociedades Empresariais: se d como registro. Caso no houver o registro no h proteo que a lei d pessoa jurdica, respondendo, os scios, pessoalmente e ilimitadamente pelos compromissos da sociedade. Contrato Social Sociedade Empresria (vontade dos scios): Nasce com a livre vontade dos scios, e no pode haver coao na constituio da sociedade. O contrato social onde um ou mais scios obrigado mediante ameaa, coao, etc., a compor sociedade (contrato social), este poder ser declarado nulo de pleno direito. Todos os quesitos de um negcio jurdico perfeito e acabado tm que estar presentes no contrato. Sociedades em nome coletivo, em Comandita Simples, Limitada: Tm que ter contrato social. Contrato plurilateral: Pode ter vrios scios, no apenas dois que seria bilateral, com mltiplas obrigaes. Ser registrado em Junta Comercial, e no caso de sociedade simples no cartrio de registro de pessoas jurdicas. Requisitos para validade do contrato social: Sujeito (quem , onde mora, etc.) e objeto (produto ou servio oferecido). Contribuio dos scios: Como e quando cada scio vai aportar capital, cada sociedade empresria decidir, e isto dever constar no contrato social por no haver previso deste prazo em lei. Por no haver em lei, estipulao de porcentagem para cada scio em cada tipo de sociedade (Ex: 10% pra cada scio de sociedade limitada), isto dever ser declarado no contrato social.

do15

Clusulas contratuais: Essenciais: ler Fbio Ulhoa. Acidentais: ler Fbio Ulhoa.

Forma:

Escrito: A lei fala que deve ser obrigatoriamente escrito. Exceo: A regra que o contrato social seja escrito, porm h exceo em que o contrato poder ser verbal nas sociedades de fato/ irregular. O contrato que se deu de forma verbal no ser passvel de registro por no ser permitido em nosso ordenamento. No caso de sociedade de fato em que 3 se veja prejudicado ou diz ter com esta sociedade obrigaes poder, imputar aos scios responsabilidade. Contrato Social (continuao) O contrato social pode ser alterado: 1- Abrangncia maior do objeto, que dever ser feita na Junta Comercial (neste caso judicial ou administrativamente). Deliberaes (maioria societria): A deciso de alterao no se d pelo nmero de scios, mas sim pelo nmero de cotas. Excluso de Scio Mora na Integralizao: Quando scio no aportar valor subscrito. Justa Causa (artigo 1085, CC): Prevista quando da prtica de atos de inegvel gravidade. A Justa Causa uma novidade do CC de 2002 j que no era prevista no Cdigo de 1916, porm no h definio exata do que seria. Tem que estar previsto no contrato social, apesar de previsto no CC, esta excluso no pode ser feita administrativamente. Scio Majoritrio (51% ou mais das cotas): Apenas judicialmente, pois na assembleia (administrativamente) ele ter palavra final. O scio excludo tem direito do ressarcimento do que aportou. Conflito aparente (artigo 1076, I): Quando previsto em mais de um artigo, o que vale o artigo especfico da matria. Ex.: Justa Causa, onde o que vale o artigo 1085 (51%) e no o artigo 1076 (75%). Excluso Judicial (artigo 1030): Ex.: No caso da LTDA que no prev no Contrato Social a excluso por via administrativa, ser feita via judicial. Observaes: Todas as clusulas ilcitas constantes no Contrato Social no sero vlidas. A forma como ocorrer a distribuio de lucros decidida pelos scios, entretanto no podero excluir um deles do rateio.

do16

O Contrato Social marcado pela liberalidade e deliberao dos scios, e a Sociedade LTDA pelo menor controle estatal. A excluso do scio uma modalidade de alterao do Contrato Social. Qurum: Nmero de cotas do capital social e no de quantidade de pessoas. Para mudana de contrato Social precisa de no mnimo de (75%) das cotas. Responsabilidade dos Scios

A regra a no responsabilidade dos scios, mas sim da sociedade empresria (obrigaes da sociedade). As personalidades no se confundem. Isto se deve ao princpio chamado de Princpio da Autonomia Patrimonial A responsabilidade dos scios sempre subsidiria: Somente em segundo plano que os bens dos scios sero atingidos, primeiro sero atingidos da pessoa jurdica (sociedade). Responsabilidade Solidria entre os scios: Esgotados os bens da pessoa jurdica, e caso algum ou alguns dos scios no tenham bens para ressarcir o prejuzo, os que tm pagaro todo o prejuzo e posteriormente podero ajuizar ao para que aquele que no pagou os restitua. Isto se deve ao fato de primar pela proteo de terceiros e o Fisco (Estado).

As obrigaes contidas no contrato social devero ser obedecidas sob pena de nulidade do ato. Ex: Assembleia que no obrigatria, mas consta em clusula de contrato social. Sociedade em Nome Coletivo (sociedades menores) Sociedades Contratuais: em nome coletivo, em comandita simples, em conta de participao. Sociedade em nome coletivo: Responsabilidade dos scios ilimitada, assim s podem integrar sociedade NC pessoas naturais. A responsabilidade ilimitada em relao s responsabilidades sociais (da sociedade), as obrigaes pessoais contradas so quitadas com o patrimnio pessoal de quem a contraiu. A dvida feita em nome da sociedade, mesmo que por uma pessoa apenas e sem conhecimento dos demais scios, ser paga pela sociedade solidariamente, podendo os scios pedir cancelamento da dvida caso tenha sido feita em desconformidade com o estipulado em contrato social. Pode ainda ser feita a limitao da responsabilidade de cada scio por clusula contratual (artigo 1039, CC), pois h scios que tm menos participao e assim menos lucro e responsabilidade, podendo o scio com

do17

menos participao e prejudicado em prestao de contas perante terceiro cobrar os seus prejuzos dos demais scios, ou seja, a responsabilidade solidria e ilimitada perante terceiro, podendo ser limitada entre si. CC 1039 a 1044: O nome empresarial formado pelo nome dos scios ou de alguns, seguido da expresso & companhia. Tipo Firma, artigo 1041, CC. S poder constar no nome empresarial o(s) nome(s) de scio(s) de responsabilidade ilimitada, se constar nome de algum que no seja de responsabilidade ilimitada, passar a ser. Instruo do DNRC (que regulamenta o nome empresrio): o O nome empresrio dever conter pelo menos o nome de um deles acrescido do aditivo: e companhia, por extenso ou abreviado. No exigindo ser o scio majoritrio. opcional constar o objeto social no nome empresarial. Ex: L. Sena & Companhia; Lucas Sena & Cia; L. Sena & Cia. Administrao exclusiva de scios: No pode eleger no contrato social um terceiro que no seja scio. Jurisprudncia (Apelao cvel TJ/DF 001416-45.2003.807.0007) Sociedade com aparncia de sociedade em nome coletivo (no cumpriu avena/ combinado) um scio assinou. Fala de aparncia pelo fato do contrato social no deixar claro o tipo societrio.

So chamadas de sociedades menores pelo fato destes tipos no serem muito utilizados no nosso ordenamento jurdico. Sociedade em Conta de Participao (sociedade secreta) Artigos 991 a 996, CC: Este tipo de sociedade tem um ou mais scios ostensivos (aparentes) e scio(s) oculto(s) ou participante(s). Alguns autores chamam este tipo de sociedade de contrato de investimento e outros de sociedade secreta. ...A atividade constitutiva do objeto social exercida unicamente pelo scio ostensivo, em seu nome individual e sob sua prpria e exclusiva responsabilidade. No tem personalidade jurdica: Mesmo que formada por pessoas jurdicas. O scio ostensivo responde ilimitadamente: Todas as negociaes perante terceiros ficam a cargo do scio ostensivo, ou seja, assume obrigaes. Em caso de insucesso o patrimnio da Sociedade em Conta de Participao pode ser alcanado, porm o patrimnio individual do scio oculto no. Para alcanar o patrimnio pessoal do scio ostensivo, caso seja este sociedade limitada, dever ser provada a existncia de Sociedade em Conta de Participao.

do18

No registrada na Junta Comercial: Ele pode ser registrado no Cartrio de Reg. Ttulos e Documentos, representando uma segurana/ garantia para ambos os tipos de scios. A personalidade jurdica do scio ostensivo no sofre alterao. No sociedade de fato ou irregular, uma vez que a legislao prev a falta de registro. No adotar nome empresrio: Uma vez que a mesma no registrada na Junta Comercial. Scios Participantes: O contrato entre os scios estabelece responsabilidade entre o(s) scio(s) ostensivo(s) e o(s) scio(s) oculto(s). Pode haver parcelas diferentes de responsabilidade pra cada um dos scios, at porque pode haver quantidade de cotas diferentes. Contrato associativo ou de participao: Apesar de poder ser chamado de Contrato Social, estas duas retromencionadas so mais adequadas. Sociedade entre os scios: Esta sociedade s existe entre os scios, ou seja, o terceiro no negocia com esta sociedade. Se o scio ostensivo no for empresrio ou uma sociedade empresria, no estar sujeito falncia e sim a insolvncia civil. Obs: licitao, em que a empresa participante da concurso no tem capital para aportar como garantia do cumprimento do contrato, e assim os scios ocultos aportam este valor. Os impedimentos para o exerccio da atividade empresarial devem ser observados na sociedade em conta de participao. Falncia da Sociedade em Conta de Participao Quando o scio ostensivo, se empresrio, falir, a sociedade dissolvida/ contrato de parceria extinto. Lembrando que este tipo de sociedade no se beneficia da lei de falncia por no haver registro, ou seja, quem pode entrar em falncia o scio empresrio. Quando o scio oculto, se empresrio, negocia com fornecedor da sociedade e por isto se torna ostensivo nestas negociaes, e no cumpre suas obrigaes como fornecimento ou dvidas, poder ser pedida sua falncia e com isto influenciando nos bens pessoais e consequentemente nos da associao. Ou seja, se por algum motivo este scio quando empresrio falir, ele dever sair da sociedade e o contrato de parceria deve ser extinto. Sociedade em Comandita Scios comanditados (PF: responsabilidade ilimitada): Quem tem mais responsabilidade dentro deste tipo societrio. Somente pessoas naturais, podendo ser uma ou mais pessoas. So eles que administram, porm no decidem sozinhos pois. Scios comanditrios (PF ou PJ: responsabilidade limitada):

do19

Especificao no Contrato Social: Caso no fique claro no contrato, a responsabilidade ser considerada ilimitada para todos, comanditrios, inclusive. Estes tm poder de fiscalizar as negociaes por via administrativa. Scios comanditados: Administrao Privativa. Se por algum instante um scio comanditrio, por determinao de scio comanditado para ato especfico, negociar em nome da sociedade ele adquire posio de comanditado. E caso se torne rotineira esta situao, ele poder passar a responder ilimitadamente. Firma: Dever conter Nome ou Nomes Scios Comanditados. OBS: Caso comanditrios tenham seu nome na composio da Firma, poder responder ilimitadamente. Procurao: somente negcio determinado/ especfico com poderes especiais. Distribuio de lucro: Referente quantidade de quotas. Cdigo Civil: Artigos a partir do 1045. Sociedade em Comandita por aes: Observao

Sociedade de pessoas fsicas/ naturais (atributo dos scios): Carter personalssimo: Sociedade de capitais (unem-se aos capitais) A pessoa dos scios no levada em considerao. Pode haver em uma sociedade pessoas fsicas e jurdicas. No sociedade secreta. Sociedade em Comandita por Aes

Neste tipo de sociedade no h carter personalssimo, apesar de pessoas fsicas poderem deter aes. Assim uma sociedade exclusivamente de capitais, e ter nome do tipo Denominao. Sociedade Simples O cdigo civil no conceituou a sociedade simples Este tipo societrio contratual, registrada no registro civil das pessoas jurdicas: Contrato social, plurilateral, acordo entre as partes. No est sujeita falncia: Por no ser empresa. Dedicadas profisso intelectual, de natureza cientfica ou literria. Artigos 997 1038, CC: Artigo 997 trs as clusulas essenciais, sem as quais o contrato social no poder ser registrado.

do20

Do nome da sociedade simples: Equipara-se ao nome empresarial a denominao das sociedades simples, associaes e fundaes, mesmo no sendo registrada na junta comercial, tendo assim a proteo do nome. Busca de nomes: Feita no cartrio das pessoas jurdicas. Registro em at 30 (trinta) dias (998, CC) Tipos de sociedade simples: em nome coletivo, em comandita simples ou sociedade limitada. Nome empresarial (1155 1168): A sociedade simples pura, onde tem responsabilidade exclusivamente ilimitada, o nome ser obrigatoriamente por firma.

Cooperativas (1093 1096). Lei ordinria 5764/ 71: Dispensa o capital social Possibilidade de nmero mnimo de scios a compor a administrao Direito de cada scio a um s voto Responsabilidade limitada ou ilimitada Sem objetivo de lucro Denominao: acrescida do termo cooperativa. Autorizao de funcionamento: Quotas (valor unitrio): No pode ser superior ao maior salrio mnimo vigente no pas. Fundo de reserva: Pode ser utilizado para dar auxlio aos cooperados.

OBS: No podemos privar scios pelos ganhos deste tipo societrio, clusula em sentido contrrio ser nula de pleno direito. As clusulas essenciais precisam do consentimento de todos os scios. O scio que colabora apenas com servios trabalhar exclusivamente para aquela sociedade simples. Entretanto, o contrato social pode permitir o trabalho deste scio em outro estabelecimento ou sociedade. Nos casos de omisso aplicada a regra. O CC probe o administrador impedido (hipteses no CC) de exercer atividade administrativa na sociedade simples. Caso os scios tenham conhecimento da situao do administrador podero

do21

responder com seu patrimnio pessoal. Quanto ao patrimnio da empresa, ainda que no soubessem, este ser alcanado. Pessoa que foi condenada e j extinguiu todas as exigncias referentes pena, pode ser administrador. Atentar para o tipo de crime cometido, motivo da condenao. O Estatuto Social das cooperativas registrado na junta comercial. Na cooperativa, geralmente, h elevado nmero de cooperados. As cotas de cooperativa no so objeto de sucesso. FALTA MATRIA Sociedade limitada (continuao) Reunio e assembleia: So duas formas distintas de deliberao na sociedade, como administrao da sociedade e alterao do contrato social, por exemplo. Sendo que, a reunio mais informar em relao assembleia. Se for feita reunio quando deveria ser assembleia, podero as deliberaes serem anuladas, caso sejam questionadas. A assembleia tem um rito especial estabelecido no CC. A assembleia ou reunio podem ser substitudas por concordncia expressa em documento assinado pelos scios, porm, dever ser assinado por totalidade de scios. Trata-se assim de Ato Separado, que tambm ser registrado na Junta Comercial. Registro da Ata na Junta Comercial: Das deliberaes das assembleias e das reunies, que sejam de relevante importncia ou que os scios considerem importantes. Registros obrigatrios na Junta Comercial: alterao no objeto, mudana no corpo societrio, alterao da sede, etc. Distribuio de lucros (1008, CC) e pr labore: Distribuio De lucros a remunerao, proporcional s cotas de cada um, pelo capital empregado na sociedade. Salientando que, o contrato que proibir ou vetar a distribuio de lucros para scio ou scios ser nula de pleno direito a clusula. Caso haja erro da junta ela pode ser acionada judicialmente por haver indcios que comprovem culpa. O pr labore o pagamento/ retirada mensal pelo trabalho desempenhado pelo scio, como quem gerencia ou administra, por exemplo. Lembrando que o scio que exerce alguma atividade dentro da profisso no empregado, apesar de que, na justia do trabalho no este o entendimento, principalmente em casos em que os scios agem de m f concedendo 1% da sociedade a algum para no pagar direitos trabalhistas.

do22

Nmero mnimo e mximo de scios: mnimo dois scios, e mximo no h. Neste tipo de sociedade no comum ter muitos scios, no entanto, quando o nmero de scios aumenta muito h tendncia que se transforme em Sociedade Annima. Administrao da sociedade limitada: Deve constar em contrato social ou ato separado, sendo que, para gerente no exigida esta formalidade. O administrador pode ser ou no ser scio, desde que no seja pessoa impedida. Conselho fiscal (artigo 1066): No obrigatrio na sociedade limitada, tendo em vista que, trata de sociedade menor e com isto fica mais fcil que todos os scios tomem conhecimento do que ocorre na sociedade. O scio da sociedade limitada no pode contribuir somente com trabalho. Deve ser aportado capital, dinheiro ou bem mvel. Responsabilidade dos scios entre si: Solidria entre si. J perante terceiro limitada. Aes contra a sociedade: Nome empresarial: Pode ser firma ou denominao, sendo obrigado o termo limitada por extenso ou abreviado.

do23

You might also like