You are on page 1of 9

1 Introduo (lgebra, Geometria e Artes.) A Matemtica e a Arte, ao longo do tempo tm corrido atrs de definir simetrias.

. H muita simetria na msica [...], na escultura, na pintura, no desenho. Esta uma ideia importante, porque mais um dos elos que casam Matemtica e Arte, Arte e Matemtica. O objetivo principal da atividade com o Mosaico da Tabuada mostrar aos alunos que as tabuadas so formadas por sucesses de nmeros que possuem certa regularidade, alm de desenvolver a percepo de padres e a noo de simetria. Ao mostrar aos alunos que relaes entre nmeros podem ser expressas atravs de padres geomtricos, o professor faz seu papel de auxiliar o aluno na busca da construo do seu prprio conhecimento. Ao se trabalhar com nmeros e operaes, observa-se certa dificuldade que alguns alunos apresentam para entender conceitos algbricos, como por exemplo, a tabuada e as noes de mltiplo e de divisibilidade. No entanto, quando estes conceitos so relacionados a outros que sejam de natureza geomtrica, a compreenso favorecida. A Matemtica uma cincia dinmica e como tal est sempre recebendo incorporaes de novos conhecimentos, recursos e metodologias. Para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de maneira satisfatria necessrio que o professor se aproprie dessas prticas para que as use na sala de aula a fim de mobilizar os conhecimentos em diversas situaes. Os alunos, ao relacionar ideias matemticas entre si, podem reconhecer princpios gerais, como proporcionalidade, igualdade, composio, decomposio, incluso e perceber que processos como o estabelecimento de analogias, induo e deduo esto presentes tanto no trabalho com nmeros e operaes como no trabalho com o espao, forma e medidas (BRASIL, SEF, p.37). 2. Descrio dos Mosaicos da Tabuada. 2.1 Construo de mosaicos com motivos simples e sem pintura. Um mosaico da tabuada pode ser construdo em papel quadriculado, pode-se utilizar folhas de caderno pedaggico (BUZZATO), selecionando-se uma malha de dimenso apropriada, formada por NxN quadrculas, usualmente 10x10. Cada quadrcula da malha corresponde a um nmero natural, a partir do nmero um, contados da esquerda para a direita, de cima para baixo, conforme mostrado na Figura 1.a a seguir. A Figura 1.b um exemplo de malha em que foi omitida a numerao de cada quadrcula, deixando apenas alguns nmeros ao longo das margens (superior, esquerda e direita) para servir de apoio durante a construo dos mosaicos.

Cada mosaico corresponde tabuada (os mltiplos) de um dado nmero. Para preencher a malha, deve-se definir um motivo que ser desenhado em cada quadrcula, conforme o nmero correspondente quadrcula pertena ou no tabuada do nmero dado. Por exemplo, as Figuras 2.a e 2.b abaixo, ilustram mosaicos para as tabuadas dos nmeros 2 e 3, respectivamente. Nestas figuras, consideramos os seguintes motivos simples: - Quando um nmero no estiver na tabuada (no for mltiplo), ento a quadrcula correspondente a este nmero deve ser preenchida desenhando a diagonal para cima, .

- De outro modo, se um nmero estiver na tabuada (for mltiplo), ento a quadrcula correspondente a este nmero deve ser preenchida desenhando a diagonal para baixo, .

Trabalho de Matemtica CALEIDOSTRTON ( MOSAICO DA TABUADA )


Nome: Professor(a): Professor(a): Tabuada Turma: Disciplina: Disciplina: Mltiplos e Divisores

9 10

FAA UMA PESQUISA SOBRE O MOSAICO E SUA ORIGEM

MOSAICO DA TABUADA DE 2

MOSAICO DA TABUADA DE 3

MOSAICO DA TABUADA DE 4

MOSAICO DA TABUADA DE 5

MOSAICO DA TABUADA DE 6

MOSAICO DA TABUADA DE 7

MOSAICO DA TABUADA DE 8

MOSAICO DA TABUADA DE 9

MOSAICO DA TABUADA DE 10

Atividade Avaliativa 1) Observe os mosaicos da tabuadas do 2, 3, 4 e 5. Agora escreva: a) Os mltiplos de 2 que esto entre 0 e 50; b) Os mltiplos de 3 que esto entre 50 e 100; c) Os mltiplos de 4 que esto entre 30 e 70; d) Os mltiplos de 5 que esto entre 8 e 58; 2) Escreva os mltiplos que esto ao mesmo tempo nas tabuadas: a) do 2 e do 3; b) do 3 e do 4; c) do 4 e do 5; d) do 2 e do 4; e) do 3 e do 5; f) do 2 e do 5; 3) Escreva o menor mltiplo comum, diferente de 0, de: a) 4 e 6; b) 3, 4 e 5; c) 4, 5 e 8; 4) Um certo nmero: Est compreendido entre 41 e 50. mltiplo de 4. mltiplo de 8. Que nmero esse?_________ 5) Rafael joga futebol a cada 4 dias e vlei a cada 5 dias. Ele praticou esses dois esportes no domingo. a) De quanto em quanto tempo voltar a praticar os dois esportes no mesmo dia? b) Em que dia da semana isso voltar a ocorrer pela primeira vez? 6) Como um professor de Educao Fsica pode colocar seus alunos em filas, cada uma com a mesma quantidade de alunos, se tiver: a) 18 alunos b) 20 alunos

You might also like