You are on page 1of 8

UnB/CESPE AGU

De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas. Nos itens que avaliam conhecimentos de informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que: todos os programas mencionados esto em configurao-padro, em portugus; o mouse est configurado para pessoas destras; expresses como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o boto esquerdo do mouse; teclar corresponde operao de pressionar uma tecla e, rapidamente, liber-la, acionando-a apenas uma vez. Considere tambm que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios, recursos e equipamentos mencionados.

CONHECIMENTOS BSICOS
Texto para os itens de 1 a 13
1

Com base nas ideias do texto, julgue os itens a seguir.


1 2

10

13

16

19

22

25

28

31

34

37

40

43

46

49

52

uma grande iluso imaginar que o Brasil estar entre as cinco maiores economias do mundo na dcada atual se no realizar investimentos pesados em um novo padro de energia, independente da utilizao de petrleo. Apesar do abandono do planejamento estratgico e de nossa fraca vocao para pensarmos a longo prazo, a verdade que mantemos algumas caractersticas de pas altamente inovador. Temos realizado avanos extraordinrios no desenvolvimento de processos e na pesquisa em energias alternativas, em razo da antiga (e, felizmente, superada) dependncia das importaes de petrleo. No atendemos, porm, s necessidades de financiamento na medida exigida pela continuidade das pesquisas. O rpido crescimento da economia chinesa tem atrado a ateno geral, mas devamos orientar o nosso interesse em acompanhar, prioritariamente, as inovaes que se esto processando nos Estados Unidos da Amrica (EUA), na Alemanha e nos pases nrdicos. A China, por enquanto, continua sendo uma economia que copia muito mais do que investe em inovao. Os norte-americanos, com todos os problemas de suas finanas, mantm a dianteira nos investimentos em desenvolvimento tecnolgico: no governo Obama, decidiram recuperar a autonomia energtica, investindo pesadamente no desenvolvimento de novas modalidades de energia. De seu lado, alemes e escandinavos esto ampliando os investimentos em energia alternativa e j colhem resultados expressivos da utilizao de energia elica. Em termos imediatos, o que acontece de importante nos EUA e na China a nfase total dos investimentos pblicos na expanso e modernizao da infraestrutura dos transportes e comunicaes de modo geral. O caminho brasileiro no deve ser diferente: temos de acelerar os investimentos na infraestrutura dos transportes para eliminar, o mais rpido possvel, os gargalos que encarecem a circulao interna e as exportaes da produo agrcola e industrial. No preciso repetir que o Brasil um pas inovador. O que nos falta o suporte do crdito, de forma contnua, para sustentar as inovaes, claro que com algumas notveis excees: alcanamos o estado da arte na produo de combustveis para transporte, e a EMBRAPA fez, em 30 anos, uma revoluo na produtividade de nossa agricultura e pecuria, dando um enorme retorno aos parcos recursos de investimentos que recebeu. Para que o Brasil se transforme, efetivamente, em protagonista importante da revoluo que vai mudar, profundamente, os processos de produo industrial e agropastoril em todo o mundo, os prximos governos tero de dar prioridade absoluta aos investimentos em inovao e ao desenvolvimento tecnolgico. A frmula do crescimento inovao mais crdito. Sua aplicao foi fundamental para a construo da mais poderosa economia global no sculo passado. No h razo alguma para ignor-la.
Delfim Netto. Frmulas de crescimento. Internet: <www.cartacapital.com.br> (com adaptaes).

Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento so essenciais para que uma nao se torne um expoente mundial. No Brasil, a utilizao de energias alternativas no tem recebido investimento suficiente devido escassez de financiamentos estrangeiros. EUA, Alemanha e pases escandinavos tornaram-se independentes no que se refere importao de petrleo. correto inferir do texto que a precariedade de rodovias, ferrovias e instalaes porturias martimas e fluviais brasileiras representa uma barreira para a expanso econmica nacional. Em relao produo de combustveis para transporte, o Brasil precisa avanar sobremaneira para se equiparar s grandes potncias. No Brasil, a dependncia do petrleo estrangeiro em dcadas passadas promoveu o desenvolvimento tecnolgico.

3 4

Acerca dos aspectos semnticos e gramaticais do texto apresentado, julgue os seguintes itens.
7

O trecho seguinte, que parafraseia o primeiro perodo do segundo pargrafo (R.14-18), mantm a correo gramatical e a coerncia do texto: Devamos orientar o nosso interesse em seguir, prioritariamente, as inovaes que se esto processando nos Estados Unidos da Amrica (EUA), na Alemanha e nos pases nrdicos, no obstante o rpido crescimento da economia chinesa ter atrado as atenes. O vocbulo pesado pode ser empregado no lugar de pesadamente (R.24), sem que isso acarrete prejuzo ao sentido e correo gramatical do texto. A locuo verbal esto ampliando (R.26) equivalente forma verbal ampliam, pois ambas expressam valores temporais idnticos. Mantm-se a relao existente entre as oraes separadas no texto por dois-pontos (R.40), caso esse sinal de pontuao seja substitudo por vrgula e, aps esta, seja acrescentado o vocbulo pois. Na linha 46, o pronome que introduz uma orao de sentido explicativo. Na expresso tero de dar (R.48-49), a substituio da preposio de pelo vocbulo que preserva a correo gramatical e o sentido do texto. No texto, a forma verbal (R.1) inicia uma orao com sujeito inexistente.
1

10

11 12

13

Cargo 3: Agente Administrativo

UnB/CESPE AGU

Com relao redao de correspondncias oficiais, julgue os itens subsequentes.


14

No que concerne s competncias do Departamento de Clculos e Percias e da Secretaria-Geral da AGU, julgue os prximos itens.
25

Na redao de correspondncias oficiais, deve-se levar em conta sua finalidade bsica: comunicar com impessoalidade e mxima clareza. Segundo o Manual de Redao da Presidncia da Repblica, existe um padro oficial de linguagem que deve ser usado na redao de correspondncias oficiais.

Planejar, coordenar, orientar e supervisionar a execuo das atividades setoriais relacionadas com os sistemas federais de planejamento e de oramento, de contabilidade e de administrao financeira so algumas das competncias deferidas Diretoria de Oramento e Finanas da SecretariaGeral da AGU.

15

A tica uma caracterstica inerente a toda ao humana e por essa razo um elemento essencial na produo da realidade social. Acerca da tica e da postura profissional do servidor pblico, julgue os itens a seguir.
16

26

O Departamento de Clculos e Percias, conquanto no integre a Procuradoria-Geral da Unio, deve examinar os clculos

A tica no servio pblico envolve a responsabilidade do servidor pblico tanto por aquilo que fez quanto por aquilo que no fez, mas que deveria ter feito. A tica ocupa-se de questes subjetivas, abstratas e essencialmente de interesse particular do indivduo, sem relao com valores ou condutas sociais.

constantes de precatrios de responsabilidade da Unio, de suas autarquias e fundaes pblicas, antes da realizao dos respectivos pagamentos.
27

17

Ao

Departamento

de

Clculos

Percias

compete

Considerando que a expectativa da sociedade com relao conduta daqueles que desempenham atividades no servio e na gesto de bens pblicos cada vez maior, julgue os itens que seguem, relativos tica no contexto do servio pblico e legislao pertinente.
18

supervisionar, coordenar, realizar, rever e acompanhar os trabalhos tcnicos, periciais e de clculo, referentes aos feitos de interesse da Unio, de suas autarquias e fundaes pblicas, s liquidaes de sentena e aos processos de execuo.
28

A ausncia injustificada do servidor de seu local de trabalho fator de desmoralizao do servio pblico e pode ser considerada uma atuao antitica. O xito da opo por uma forma tica de prestao de servios pblicos requer a procura contnua de padres de excelncia elaborados com base em mecanismos de avaliao internos, correspondentes aos posicionamentos daqueles servidores que ocupam posies elevadas na hierarquia da administrao. Nesse sentido, a avaliao dos usurios-cidados tem papel secundrio. A tica representa uma abordagem sobre as constantes morais, ou seja, refere-se quele conjunto de valores e costumes mais ou menos permanente no tempo e no espao.

A Diretoria de Oramento e Finanas, a Diretoria de Recursos Humanos e Tecnologia da Informao e as unidades regionais de atendimento compem a estrutura organizacional da Secretaria-Geral da AGU.

19

Acerca da AGU, julgue os itens seguir.


29

No desempenho de suas atribuies, o advogado-geral da Unio auxiliado pelo secretrio do contencioso e pelo secretrio de consultoria.

20

30

A AGU tem natureza de funo essencial justia, no se vinculando, por isso, a nenhum dos trs poderes que

Acerca da estrutura, das funes institucionais e das atribuies da Advocacia-Geral da Unio (AGU), julgue os itens seguintes.
21

representa.
31

Entre os rgos de direo superior da AGU incluem-se o advogado-geral da Unio, a Consultoria-Geral da Unio, a Procuradoria-Geral da Unio e a da Fazenda Nacional. Os departamentos jurdicos das autarquias e fundaes pblicas so rgos vinculados AGU. A AGU chefiada pelo advogado-geral da Unio, que nomeado pelo presidente do Senado Federal. A AGU a instituio que representa a Unio judicial e extrajudicialmente, no cabendo a esse rgo, no entanto, exercer as atividades de consultoria e assessoramento jurdicos ao Poder Executivo.

Nas aes diretas de inconstitucionalidade, cabe ao advogadogeral da Unio apresentar a defesa da norma legal impugnada, atuando como curador especial do princpio da presuno da constitucionalidade das leis e dos atos normativos.

22

23

32

O advogado-geral da Unio, diretamente ou mediante delegao, e os dirigentes mximos das empresas pblicas federais podero autorizar a realizao de acordos ou transaes, em juzo, para terminar um litgio, desde que o valor da causa no ultrapasse o limite legalmente previsto.
2

24

Cargo 3: Agente Administrativo

UnB/CESPE AGU

Figura para os itens de 33 a 38

A figura acima apresenta uma pgina acessada utilizando-se o Internet Explorer 8 (IE8). No que concerne a modos de utilizao de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet e intranet, e considerando a figura acima apresentada, julgue os itens seguintes.
37

Para abrir, em ambiente Windows, uma planilha criada em ambiente Linux, necessria a instalao de um plugin apropriado de converso no computador que usa o Windows.

33

Ao se clicar o boto

, os feeds da pgina sero exibidos.

38

Se, ao se clicar com o boto direito do mouse na imagem que est na pgina visualizada com o IE8, Copiar for uma das opes apresentadas, ento, ao se clicar essa opo, a imagem

Feed um contedo frequentemente atualizado e publicado por um stio.


34

Ao se clicar a opo

, sero apresentadas diversas

ser copiada para a rea de trabalho e poder ser inserida em um texto editado com o Writer do BrOffice. Acerca de conceitos de sistemas de informaes e de segurana da

opes, entre elas a que permite enviar a pgina ou seu link por correio eletrnico.
35

O texto da pgina pode ser editado e publicado utilizando-se a opo Abrir no Microsoft Word e salvando-o como HTML. informao, julgue os itens subsequentes.
39

A respeito de conceitos e modos de utilizao de aplicativos e de sistemas operacionais, julgue os itens de 36 a 38, a partir da figura apresentada.
36

Backup, um procedimento que deve ser realizado mensal ou anualmente, tem a finalidade de garantir a proteo de dados, inclusive contra ataques de worms.

Caso se deseje copiar um texto da pgina visualizada com o IE8 para um arquivo editado com o Writer do BrOffice, devese selecionar o texto e alterar a fonte para um tipo disponvel no BrOffice, uma vez que existe incompatibilidade de fonte entre os aplicativos do Windows e do BrOffice.
40

A informao um ativo que, como qualquer outro ativo importante para os negcios, tem valor para a organizao e, por isso, deve ser adequadamente protegida.
3

Cargo 3: Agente Administrativo

UnB/CESPE AGU

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
A respeito da Constituio Federal de 1988 (CF), suas emendas e princpios fundamentais, julgue os itens que se seguem.
41

Com relao aos atos administrativos e ao controle da administrao pblica, julgue os itens a seguir.
50

42

43

Entre os princpios fundamentais do Estado brasileiro, incluem-se a dignidade da pessoa humana, a construo de uma sociedade livre, justa e solidria e a concesso de asilo poltico. Alm disso, a Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos da Amrica Latina, visando formao de uma comunidade latino-americana de naes. A CF sofreu, ao longo de sua existncia, enorme quantidade de emendas; apesar disso, ela classificada pela doutrina como rgida, escrita, democrtica, dogmtica, ecltica, formal, analtica, dirigente, normativa, codificada, social e expansiva. As emendas constitucionais de reviso, aprovadas durante o processo de reviso constitucional, foram promulgadas pelas duas casas do Congresso Nacional, em sesso bicameral, de acordo com o mesmo processo dificultoso exigido para qualquer tipo de emenda constitucional.

O Tribunal de Contas rgo que auxilia o Poder Legislativo no exerccio do controle financeiro externo da administrao pblica. Por ter funo de carter administrativo, suas decises podero ser submetidas ao controle judicial.

51

No caso de um administrado alegar a existncia de vcio de legalidade que invalide determinado ato administrativo, esse indivduo dever fundamentar sua alegao com provas dos fatos relevantes, por fora da obrigatoriedade de inverso do nus da prova, originada no princpio da presuno de legitimidade do ato administrativo.

52

Nem todos os atos administrativos possuem o atributo da autoexecutoriedade, j que alguns deles necessitam de autorizao do Poder Judicirio para criar obrigaes para o administrado.

Julgue os itens seguintes, a respeito dos poderes do Estado e suas respectivas funes.
44

45

46

Os ministros de Estado so escolhidos pelo presidente da Repblica sem a necessidade de aprovao da escolha pelo Senado Federal. No se exige que eles sejam brasileiros natos, mas que sejam maiores de 35 anos de idade e estejam no exerccio de seus direitos polticos. A CF conferiu autonomia institucional ao Poder Judicirio, que recebeu, entre outras, garantias de autonomia orgnicoadministrativa, financeira e funcional, alm de ter salvaguardada a independncia dos rgos judicirios. O Brasil, desde a promulgao da Constituio de 1946, tem adotado o presidencialismo como forma de governo. Assim, a atividade executiva est concentrada na figura do presidente da Repblica, que , ao mesmo tempo, chefe de governo, chefe de Estado e chefe da administrao pblica.

A respeito dos agentes administrativos e dos regimes jurdicos funcionais, julgue os itens que se seguem.
53

O regime jurdico estatutrio descreve direitos, deveres e obrigaes dos servidores pblicos e do prprio ente federativo, sendo sua iniciativa de competncia privativa do chefe do Poder Executivo. Nos termos da CF, o regime jurdico estatutrio deve ser institudo, obrigatoriamente, mediante edio de lei complementar.

Com relao s funes essenciais justia e AGU na CF, julgue os itens subsequentes.
47

54

A categoria denominada servidores pblicos celetistas est prevista na CF e caracteriza-se por abranger todos aqueles servidores contratados por prazo determinado para atender necessidade temporria de excepcional interesse pblico.

48

49

Caso o governo de um estado-membro esteja extrapolando os limites legais de despesa com pessoal ativo e inativo, tal fato dever ser motivo de preocupao para servidores pblicos estaduais, mesmo que estveis, lotados nesse estado, pois existe na CF a possibilidade de o servidor pblico, ainda que estvel, ser exonerado se o mencionado estado no tomar providncias para limitar suas despesas, nos termos de lei complementar j editada e em vigor. As medidas que podem ser tomadas pela administrao para diminuir os referidos gastos incluem, por exemplo, a reduo em pelo menos 20% das despesas com cargos comissionados e com funes de confiana. O advogado-geral da Unio, com o cargo organizado em carreira na qual o ingresso depender de concurso pblico de provas e ttulos, com a participao da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as suas fases, exercer a representao judicial da Unio, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organizao e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurdico do Poder Executivo. O Ministrio Pblico abrange o Ministrio Pblico da Unio, que compreende, entre outros, os Ministrios Pblicos dos estados. Todavia, h outro rgo estatal, dotado de identidade e de fisionomia prprias que o tornam inassimilvel instituio do Ministrio Pblico comum da Unio e dos estados-membros, qual seja: o Ministrio Pblico junto ao Tribunal de Contas.

Considerando os dispositivos da Lei no. 8.112/1990 relativos ao processo administrativo disciplinar, julgue os itens seguintes.
55

No que se refere ao julgamento do processo administrativo disciplinar, na hiptese de o relatrio da comisso contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poder, motivadamente, agravar a penalidade proposta.

56

Durante a tramitao de um processo administrativo disciplinar, possvel o afastamento preventivo do servidor pblico, pelo prazo mximo de at cento e vinte dias, sem prejuzo de sua remunerao, para que tal servidor no venha a influir na apurao da irregularidade eventualmente cometida.

57

Na fase de inqurito, o prazo para apresentao da defesa escrita de quinze dias, sendo permitida a sua prorrogao pelo dobro na hiptese de existirem diligncias reputadas indispensveis.
4

Cargo 3: Agente Administrativo

UnB/CESPE AGU

A respeito de licitaes, julgue os itens subsequentes.


58

59

Na hiptese de haver desateno s formalidades legais, facultado a qualquer pessoa impugnar, na forma eletrnica, o ato convocatrio do prego, desde que em at vinte e quatro horas antes da data fixada para abertura da sesso pblica. Na hiptese de aquisio de bens, a Lei de Licitaes veda expressamente condutas como a cotao de quantidade inferior demandada na licitao e a fixao no edital de quantitativo mnimo, ainda que tais condutas sejam justificveis para ampliar a competitividade do certame.

Com relao Lei de Introduo ao Cdigo Civil e disciplina legal da propriedade, aos atos ilcitos e aos contratos, julgue os prximos itens.
69

O titular de um direito que, ao exerc-lo, exceda manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes cometer um ato ilcito. Se um cidado, depois de haver contratado um pacote turstico, tomar conhecimento pela imprensa de que sobreveio operadora diminuio no patrimnio capaz de tornar duvidosa a prestao pela qual se obrigou, ainda assim esse cidado no poder recusar-se ao pagamento mensal do pacote, por se tratar de um contrato bilateral. Uma lei que seja publicada no Dirio Oficial da Unio sem clusula de vigncia entrar em vigor 45 dias aps sua publicao.

70

Com relao organizao administrativa e aos servios pblicos, julgue os prximos itens.
60 61 62

Segundo a CF, o servio pblico de distribuio de gs canalizado privativo da Unio. Entre os servios pblicos classificados como individuais, pode-se citar a disponibilizao de energia domiciliar. A autarquia uma pessoa jurdica criada somente por lei especfica para executar funes descentralizadas tpicas do Estado.

71

No que se refere disciplina legal das pessoas naturais e jurdicas, aos direitos reais sobre coisa alheia e ao inadimplemento das obrigaes, julgue os itens seguintes.
72

Um grupo de quarenta servidores pblicos federais ajuizou ao em face da Unio a fim de obstar o desconto da contribuio previdenciria sobre o adicional de frias, alm de postular, cumulativamente, o ressarcimento de R$ 20.400,00 para cada um, considerados os valores recolhidos a maior nos ltimos cinco anos. Na petio inicial, foi atribudo causa o valor de R$ 816.000,00. Com base nessa situao hipottica, julgue os itens que se seguem.
63

Quando os juros moratrios no forem convencionados, ou o forem sem taxa estipulada, ou quando provierem de determinao da lei, sero fixados segundo a taxa que estiver em vigor para a mora do pagamento de impostos devidos fazenda nacional. Os partidos polticos so pessoas jurdicas de direito pblico interno. Penhor, hipoteca e anticrese so exemplos de direitos reais sobre coisa alheia.

73 74

64

Caso a sentena considere totalmente procedentes os pedidos, aps o seu trnsito em julgado, o pagamento dos valores ser efetuado por requisio de pequeno valor, no prazo de sessenta dias, contados da entrega da requisio, por ordem do juiz, autoridade citada para a causa, na agncia mais prxima da Caixa Econmica Federal ou do Banco do Brasil, independentemente de precatrio. A competncia para conciliar, processar e julgar a causa de uma das varas dos juizados especiais federais com jurisdio sobre o domiclio de qualquer dos autores. A Unio ter prazo em dobro para recorrer se for proferida sentena em seu desfavor no referido processo.

Considerando os conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os itens subsequentes.


75

65

O arquivo de um rgo o conjunto de documentos recebidos ou expedidos por esse rgo no exerccio de suas atividades. Esse conjunto de documentos pode ser formado por qualquer espcie documental. Ao se aplicar o princpio de respeito aos fundos em um conjunto documental de uma organizao pblica ou privada, so identificados os documentos destinados guarda permanente ou eliminao. Um documento arquivstico confivel quando ele mantm relaes com os demais documentos do rgo que refletem suas funes e atividades.

76

Julgue os itens a seguir, relativos a interveno de terceiros no processo civil, disciplina legal dos procedimentos, prazos e nus da prova.
66

67

Salvo disposio em contrrio do Cdigo de Processo Civil ou de lei especial, aplica-se a todas as causas o procedimento comum, ordinrio ou sumrio. O nus da prova incumbe ao autor, quanto ao fato constitutivo do seu direito; ao ru, quanto existncia de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor. Todavia, ainda que se trate de direito indisponvel, as partes podero convencionar a distribuio do nus probatrio de maneira diversa. Considere a seguinte situao hipottica. Marcos, que caseiro de Josu, foi demandado por Alfredo em ao de reintegrao de posse do imvel acautelado por Marcos. Nessa situao hipottica, Marcos dever providenciar a citao de Josu para que possa intervir no processo a fim de assisti-lo.

77

Com relao gesto de documentos, julgue os itens a seguir.


78

A fase da gesto de documentos que inclui as atividades de protocolo, de expedio, de organizao e de arquivamento de documentos em fase corrente e intermediria denominada fase de utilizao de documentos. O conjunto de procedimentos e operaes tcnicas referentes produo, tramitao, ao uso, avaliao e ao arquivamento dos documentos em fase corrente e intermediria, visando sua eliminao ou seu recolhimento para a guarda permanente denominado gesto de documentos.
5

68

79

Cargo 3: Agente Administrativo

UnB/CESPE AGU

O conceito de ciclo vital dos documentos uma analogia da vida de um organismo biolgico que nasce, vive e morre. Acerca dos arquivos corrente, intermedirio e permanente, julgue os itens a seguir.
80

92

Os documentos, aps cumprirem o prazo determinado para sua permanncia no arquivo corrente, so recolhidos ao arquivo especializado. Uma das principais funes do arquivo intermedirio armazenar temporariamente os documentos que no so mais movimentados. O arquivo corrente formado por documentos que esto em trmite, mas que no so consultados frequentemente porque aguardam sua destinao final.

Busca-se, por meio das organizaes sociais, maior participao social, na medida em que elas so instrumentos de controle direto da sociedade, mediante seus conselhos de administrao, cujos membros so recrutados na comunidade qual a organizao serve. A administrao pblica brasileira, embora marcada pela cultura burocrtica e regida pelo princpio do mrito profissional, no constitui, no seu conjunto, uma burocracia profissional nos moldes weberianos. Executado ao longo de toda a dcada passada, o Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado previu no ser possvel promover de imediato a mudana da cultura administrativa e a reforma da dimenso-gesto do Estado ao mesmo tempo em que se providencia a mudana do sistema legal. Entende-se por contrato de gesto o instrumento firmado entre o poder pblico e uma entidade qualificada como organizao social, com vistas formao de parceria entre ambos para fomento e execuo de atividades relativas a ensino, pesquisa cientfica, desenvolvimento tecnolgico, proteo e preservao do meio ambiente, cultura e(ou) sade. A administrao pblica burocrtica sustenta, entre seus objetivos globais, a necessidade de aumentar a governana do Estado, ou seja, sua capacidade administrativa de governar com efetividade e eficincia, direcionando a ao dos servios de Estado para o atendimento dos cidados. A autonomia gerencial, oramentria e financeira dos rgos e entidades da administrao direta e indireta poder ser ampliada mediante contrato, a ser firmado entre seus administradores e o poder pblico, que tenha por objeto a fixao de metas de desempenho para o rgo ou entidade. De modo geral, toda investigao e produo terica a respeito de cultura organizacional assenta-se, invariavelmente, em duas perspectivas: uma integradora, que prope a existncia de uma cultura forte e nica, dominando toda a estrutura de forma coesa; e outra diferenciadora, que enfatiza a heterogeneidade existente no seio de qualquer instituio, propondo a existncia de um conjunto de subculturas que se entrecruzam no cotidiano organizacional. Uma gesto pblica de qualidade define objetivos com clareza; recruta os melhores elementos por meio de concursos e processos seletivos pblicos; treina permanentemente os funcionrios; desenvolve sistemas de motivao, no apenas de carter material mas tambm de carter psicossocial; confere autonomia aos executores e tem mtodo de cobrana de resultados. As reformas realizadas por meio do Decreto-lei n.o 200/1967 no desencadearam mudanas no mbito da administrao burocrtica central, o que possibilitou a coexistncia de ncleos de eficincia e de competncia na administrao indireta e formas arcaicas e ineficientes no plano da administrao direta ou central.
6

93

81

94

82

A respeito das tipologias documentais e dos suportes fsicos, julgue os itens que se seguem.
83 84 85 86

95

Os documentos de arquivo devem ser guardados na posio vertical, em estantes, e em ambientes bem ventilados. Mapas, perfis, desenhos tcnicos e plantas fazem parte do gnero documental cartogrfico. Ofcio, memorando e aviso so exemplos de tipologias documentais. O microfilme de substituio aquele que serve preservao das informaes contidas em documentos que so eliminados, tendo em vista a racionalizao e o aproveitamento de espao. O documento digitalizado tem o mesmo valor legal do documento em suporte papel, podendo, at, ser apresentado em juzo.
97 96

87

Com relao administrao pblica, julgue os itens de 88 a 100.


88

O aparelho do Estado, segundo a administrao pblica gerencial, divide-se em trs setores: ncleo estratgico, que o governo em sentido lato; o setor das atividades exclusivas, composto dos servios que s o governo pode realizar; e o setor de servios no exclusivos, no qual o Estado atua simultaneamente com outras organizaes pblicas no estatais e privadas. H diferenas fundamentais entre a administrao de empresas e a administrao pblica gerencial. Uma delas diz respeito receita: a das empresas depende dos pagamentos que os clientes fazem livremente na compra de seus produtos e servios; a do Estado resulta principalmente de contribuies obrigatrias, os impostos, sem contrapartida direta. A reforma administrativa instituda pelo Decreto-lei n.o 200/1967 distinguiu claramente a administrao direta e a administrao indireta no que se refere s reas de compras e execuo oramentria, padronizando-as e normatizando-as de acordo com o princpio fundamental da descentralizao. Para a administrao pblica burocrtica, o interesse pblico frequentemente identificado com a afirmao do poder do Estado. A administrao pblica gerencial nega essa viso do interesse pblico, relacionando-o com o interesse da coletividade, e no do Estado.

98

89

99

90

100

91

Cargo 3: Agente Administrativo

You might also like