You are on page 1of 4

D E

D E N T R O

P R A

F O R A :

L I O

0 8

8
lio

O problema da cobrana
Quando um crente sincero quer experimentar uma transformao de vida, s tem duas opes. Ou procura um pastor, um psiclogo, para tentar entender seu sofrimento interior ou ento assume a responsabilidade de corrigir os pecados que pratica. So esses os dois pontos que se tem de acertar: o sofrimento interior e os pecados que praticamos. Mas nem um nem outro toca nos aspectos mais profundos de nossa alma, nem aponta o que h de repulsivo, distorcido e imperfeito nela. Nenhum deles nos ajuda a enxergar o problema do pecado interior que precisa ser resolvido se quisermos experimentar uma transformao de dentro pra fora. Pecar no apenas praticar certos atos (pecados exteriores); mais que isso. E nossos problemas no se limitam apenas a complexos arraigados na alma (sofrimento interior). (Larry Crab, De Dentro pra Fora, pgs. 148-149)

... O problema que h em nosso corao mais grave do que se pensa. Ao fazer um exame sincero de nosso interior sempre encontraremos uma atitude errada que denomino cobrana. (Larry Crab, De Dentro pra Fora, pg. 149)

D E

D E N T R O

P R A

F O R A :

L I O

0 8

Exame Interior
1) a) At este ponto de sua vida, voc gasta mais tempo e energia lidando com (a) sofrimento interior ou (b) comportamentos pecaminosos? b) Quais tm sido suas estratgias para lidar com tais problemas?

2) a) De que maneiras voc tem pecado contra outros? b) Qual foi o maior pecado que voc tem cometido contra outros?

3) O que voc acredita que tem sido sua maior pedra de tropeo nas tentativas de crescer como crente?

Identificando o problema
4) O que nos faz cobrarmos tanto das outras pessoas? (Qual a raiz do problema?) 5) Tente lembrar das vezes que voc se sentiu no direito de cobrar de Deus respostas para suas oraes. Pelo que voc orava? 6) a) O que os seguintes versculos revelam sobre a submisso de Jesus autoridade do Pai? Lucas 22:42 Filipenses 2:5-8 b) Qual era a atitude mais caracterstica de Jesus? 7) a) Quando a tentao de cobrana se torna mais forte em nossas vidas? b) A que voc acha que isso se deve?

D E

D E N T R O

P R A

F O R A :

L I O

0 8

8) Tente lembrar de alguma situao que voc se sentiu particularmente frustrado ou magoado com as circunstncias de sua vida. a) Quanto tempo duraram tais circunstancias? b) Quais foram suas reaes iniciais ao problema? c) Como voc se sentiu e reagiu a medida que o tempo passava e que Deus parecia no responder as suas oraes por alvio? 9) Leia J 13:3. Tente lembrar de uma situao que voc sentia que estava defendendo seu caso diante de Deus. O que estava se passando na sua vida naquela situao? 10) Observemos mais uma vez que o problema bsico. No o sofrimento interior (no a nada de mais em se sofrer); tambm no nosso desejo por obter alvio e satisfao (no errado termos anseios). O problema a cobrana. Quando queremos alvio imediato para nosso sofrimento, corremos o risco de abandonar a tica bblica e cair numa moralidade mais pragmtica: qualquer coisa que sirva para solucionar o problema vlida. O resultado disso muitas vezes uma ostensiva condescendncia com o pecado e uma vida destruda. possvel que nem todas as pessoas que sofrem e buscam ansiosas uma soluo, dem as costas pra Deus passando a viver abertamente em pecado, mas continuam a tomar certas atitudes diante dele acreditando que suas exigncias so vlidas. (Larry Crab, De Dentro pra Fora, pg. 160) a) Como voc se sente emocionalmente em relao afirmao acima? b) Que sentimentos passam por seu corao quando voc percebe que Deus no sempre tem cooperado com teus planos? c) Como voc descreveria sua atitude presente em relao a Deus e sua forma de relacionamento com Ele?

Explorando Relacionamentos
11) De que maneiras voc mais tentado a pressionar os outros a te respeitar, te compreender e, at, te servir? 12) a) Descreva a ultima vez que voc sentiu raiva ou frustrao em relao a algum. b) De que maneira a ao desta pessoa ou a falha dela prejudicou seu bem estar ou frustrou seus objetivos? c) Como voc reagiu a ela?

D E

D E N T R O

P R A

F O R A :

L I O

0 8

13) Se proteger de algum que no decepciona pode ser justificvel? 14) a) Como voc sabe que passou do limite entre legitimamente desejar que as

circunstncias ou pessoas mudassem e ilegitimamente cobrar que elas mudem?


b) Porque cobrar errado? 15) Pense em algum relacionamento em sua vida que NO est indo bem. Qual tem sido sua estratgia em lidar com tal relacionamento?

Caminhando em Direo a Mudana


16) Voc concorda com a afirmao Confiar em Deus significa no cobrar nada? Justifique sua resposta. 17) a) Ao refletir sobre sua vida, o quanto voc sente que confia completamente a Deus cada aspecto do teu viver? 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
no confio confio completamente

b) O quanto voc sente que confiava completamente a Deus cada aspecto do teu viver trs anos atrs? 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
no confiava

confiava completamente

c) Se seu grau de confiana em Deus cresceu ou diminui, a que se deve as mudanas? 18) a) Confiar em Deus significa nunca ficar angustiado ou nunca ansiar por alvio? b) Descreva uma situao na sua vida em que voc confiou em Deus em meio a tribulaes e sofrimento. O que voc confiava que Deus iria fazer? 19) De acordo com Salmos 111:10 e Provrbios 1:7, o que deve acontecer antes que uma profunda mudana em potencial seja possvel?

20) Em J 42:1-6, de que J estava se arrependendo?


21) a) Que tipo de encorajamento nos dado na promessa feita em Isaas 33:6? b) Qual a condio para o cumprimento da promessa?

You might also like