You are on page 1of 6

Resumo Crtico Texto: Emergencia e desenvolvimento do WelfareState Martha Arretche Discente: Claudio Vargas Docente: Jorge Antonio Santos

Silva

Este fenmeno se d antes mesmo do comeo do sculo XX, o Estado assume o papel de promover o bem estar de seus cidados, atravs de polticas pblicas de proteo social. No entanto, somente aps o perodo ps-guerra que de fato estes Estados tornaram-se de fato mais atuantes na promoo de insero de seus cidados. A autora promove uma reflexo quanto s dimenses destas politicas em pases com capitalismo mais desenvolvido, antevendo no entanto a dimenso que este modo politico econmico poder ser pensado para a Amrica Latina, possibilitando a identificao de indcios de seguridade social para nos pases perifricos. Arretche, identifica alguns estudos que nortearo seu artigo, chamando a ateno para os que foram desenvolvidos no durante o perodo em que o WELFARE STATE apresentava-se mais vigoroso, e sim posteriormente, quando dava sinal de crise no sistema em suas politicas de insero e seguridade social, ou seja, ps dcada de 80. Longe de promover um ordenamento em seu estudo de delimitao de autores, levando-se em considerao os trabalhos desenvolvidos por estes, considerados relevantes e que tenham sistematizado suas teorias a respeito do fenmeno da constituio dos WELFARE STATE, Arretche preocupa-se em contornar o enfoque destas teorias classificatrias e procura focar e distinguir as correntes que originaram os WELFARE STATE e as razes de sua expanso. Levando-se em considerao as idiossincrasias dos Estados contemporneos e suas instituies.

1. Argumentos segundo os quais os condicionantes da emergncia e desenvolvimento do welfare state so predominantemente de ordem econmica

1.1. O welfare state um desdobramento necessrio das mudanas postas em marcha pela industrializao das sociedades Para Arretche, quanto a concepo explicativa h um ncleo comum na argumentao do processo de industrializao sobre as formas de interveno estatal.

Isto envolve graus diferenciados de programas sociais de Welfare. Notadamente, v-se maiores desenvolvimentos de WELFARE STATE em pases que os nveis de industrializao, bem como o alto grau de desenvolvimento burocrtico, permitem um incremento maior de programas sociais e a emergncia dos WELFARE STATE.

Para se explicar o surgimento de tais modelos de WELFARE STATE, foi necessrio o surgimento de "padres mnimos, garantidos pelo governo, de renda, nutrio, sade, habitao e educao para todos os cidados, assegurados como um direito poltico e no como caridade.(1) condio sinequa non que o grau de industrializao seja coadunante com os gastos sociais, sendo o primeiro em essncia produtor de riqueza.

Se levarmos em considerao apenas o fator de industrializao, alguns pases deveriam apresentar equnimes quanto sua estrutura e estratificao social, porm este fator se torna insuficientes quando verificados ndices dos programas sociais e seus desdobramentos.

interessante verificar a analise dos hbitos e da qualificaes dos trabalhadores quando a autora se debrua sobre o processo produtivo que os trabalhadores so submetidos em razo da mecanizao. Sendo que medida que se percebe a importncia do processo produtivo atravs da industrializao, implica ainda maior complexidade da diviso social do trabalho. Estas mudanas em larga escala, tambm foram percebidas no ncleo familiar.

Segundo Arretche, para alguns autores(2), o desenvolvimento de um WELFARE STATE tem fraca relao com o modelo politico, seja ele (liberal-democratico, totalitrio, populista ou oligrquico), alm do sistema econmico irrelevante quanto ao desenvolvimento de programas de proteo social.

Ainda sobre o grau de desenvolvimento do WELFARE STATE, a autora chama a ateno quanto ao que difere os aspectos dos programas sociais nos EUA, o fenmeno de seguridade social neste pas, embora excessivamente industrializado, se mostra modesto quando comparados a outras naes de industrializao desenvolvida. Este fenmeno talvez se apresente desta maneira por forte resistncia cultural daquele pas.

Outro fator apontado, para a o no desenvolvimento de politicas sociais de WELFARE STATE nos EUA, podem ser explicadas em razo de uma forte descentralizao politica, o que em contraposio com os Estados europeus ocidentais, no permitem o desenvolvimento de programas sociais amplos.

Porem para Wilensky, 1975, o fator que diferenciam os EUA, dos Estados ocidentais europeus no passa pela organizao econmica descentralizada, e muito menos por um aspecto cultural daquela populao, e sim de fatores e mudanas demogrficas. Wilensky utiliza-se de indicadores do volume de gasto em programas sociais.

Para Titmus: 1963 preocupado em explicar o fenmeno do WELFARE STATE, este recorre principalmente ao advento industrial da Inglaterra e a forma especializada de seus trabalhadores. Fazendo com que obtenha um aumento de programas sociais especficos em consequncia da viso Durkheimniana da diviso social do trabalho, pois quanto mais especializado o trabalhador, mais dependente este serda sociedade.

Ainda na dcada de 60, Marshall: 1965, argumenta que o Estado ingls, dentro de suas caractersticas avanadas de burocracia e sua capacidade de gerir administrativamente seus recursos, impulsionados por um parque industrialj consolidado. Tornou-se possvel o advento e implantao dos WELFARE STATE naquele pas.

1.2. O welfarestate uma resposta s necessidades de acumulao e legitimao do sistema capitalista

Em sua obra teoria da crise fiscal O`Connor: 1977,atribui o caso estadunidense como fator impeditivo de no se alinhar nas adoes do Welfare State como modelo e poltica social. Embora segundo a autora O`Connor no trate deste tema como origem ou desenvolvimento dos WELFARE STATE nos EUA, os aspectos levantados so relevantes quando analisamos a equao gastos de Estado e receitas. Isto leva a sua teoria da crise fiscal, a qual define que o Estado capitalista tem de desempenhar duas funes bsicas e muitas vezes contraditrias: acumulao e

legitimao... a legitimao no caso, so as condies que uma classe possibilitada de acumular em detrimento de outra. Para o autor, o gasto estatal sob a forma de Capital Social indispensvel expanso do investimento e consumo privados. Por sua vez, o aumento da atividade privada, por seu carter irracional, gera a demanda por gasto estatal sob a forma de Despesas Sociais.

Para O`Connor o desempenho do Estado e a dimenso de seus programas sociais, quando analisa os EUA, passam necessariamente entre s necessidades previdencirias ou militares. Sendo que ele aponta que o excedente, pelo menos uma grande parcela, geralmente destinado a um dele, a depender do desenvolvimento histrico especfico de cada pas.

Identificada a importncia de se produzir excedentes, o autor passa a defender o aumento dos programas sociais atravs da lgica da expanso capitalista, colocando-se de lado a questo da luta de classes que no aqui considerada como elemento explicativo da dinmica do fenmeno analisado.

Para Claus Offe: 1972, o desenvolvimento do capitalismo gera problemas sociais de desagregao nas relaes de trabalho bem como em sua convivncia social. Logo para Offe, o desenvolvimento dos Welfare State compensatria do desenvolvimento industrial e do capitalismo. Mais que funcional os Welfare State mostra-se como desdobramento necessrio da dinmica de evoluo destas sociedades, uma vez que h pequena margem para escolhas. Segundo Offe. surge como forma

2. Os condicionantes da emergncia e desenvolvimento do welfare state so preponderantemente de ordem poltica

2.1. O welfare state resultado de uma ampliao progressiva de direitos: dos civis aos polticos, dos polticos aos sociais

Para Arretche, no h como comear em falar em cidadania sem mencionar os trabalhos de T.H. Marshall, em seu trabalho Cidadania e Classe Social onde expe sua preocupao quanto a desigualdade econmica e a crescente igualdade poltica, debruando-se sobre o caso ingls para demonstrar que atravs de uma poltica social efetiva, atravs do uso instrumental das polticas pblicas (igualdade poltica), possvel chegar a tambm uma igualdade econmica.

Para isso Marshall enumera trs direitos essenciais em uma sociedade que procura o desenvolvimento de sua cidadania. So eles: os direitos civis, os direitos polticos e tambm os direitos sociais. Sendo este ltimo relacionados a participao na riqueza socialmente produzida.

Vale lembrar que quanto mais direitos so conquistados pela sociedade, e esta ganha de fato a dimenso de cidadania, estas conquistas so explicadas pela

universalizao e consequentemente a ampliao das camadas sociais.

Seguindo os passos de Marshall, a escola francesa em Rosanvallon, 1981, esclarece que o Estado de Bem-Estar revela uma verso do contrato social, contrato este celebrado entre os indivduos e entre estes e o Estado. Tal contrato revela a formao progressiva de uma representao ampliada do indivduo, representao esta que contempla suas dimenses econmica e social. Sob o signo da economia poltica e da laicizao da sociedade, o Estado de Bem-Estar exprime a idia de substituir a incerteza da proteo religiosa pela certeza da proteo estatal. Corroborando com os estudos de Rosanvallon, Franois Ewald ( Letat providece, 1986), desenvolve no campo jurdico, no sentido de complementar a obra de J J. Rousseau no Contrato Social, o desafio de promover o contrato de solidariedade, que segundo ao autor ...a possibilidade de que o indivduo esteja sujeito a acidentes e, portanto, a riscos imprevistos um elemento constitutivo da vida social, mas o acidente sobretudo o produto da sorte, do destino, diante do qual o indivduo deve cultivar a virtude moral da previdncia.

2.2. O welfare state resultado de um acordo entre capital e trabalho organizado, dentro do capitalismo

Alguns autores divergem quanto ao processo de desenvolvimento do Welfare State, porm em anlise prvia, considerando variveis analticas do fenmeno do Welfare State. Onde a proviso estatal de servios sociais e regulao estatal de atividades privadas. Tais atividades abarcariam fundamentalmente a seguridade social, a regulao das condies de trabalho, a escolaridade da populao e a legislao urbana.

2.3. H diferentes welfare states: eles so resultado da capacidade de mobilizao de poder da classe trabalhadora no interior de diferentes matrizes de poder

A defesa das polticas sociais prprio do processo de constituio da classe trabalhadora, onde os objetivos histricos de emancipao passa pela

desmercadorizao da fora-de-trabalho. Neste sentido o processo redistributivo das desigualdades prprias do mercado constitui-se como elemento fundamental na institucionalizao do pleno emprego atravs de presses dos movimentos operrios. Os elementos constitutivos de uma classe organizada e que atravs de instrumentos legtimos de presso no sentido de fortalecer o grau de investimentos na rea social, fez-se com que fortalecesse a concepo social-democrata da reforma social. Alm disso, pode-se dizer que a implementao de polticas sociais foi expresso de conflitos distributivos, conflitos estes que opuseram a esquerda e a direita em cada pas analisado. Alm disso, quando avaliamos os recursos de poder poltico da classe trabalhadora so avaliados principalmente pelo grau de organizao sindical e pela fora da esquerda no parlamento. Pois o peso e assentos no parlamento por partidos socialistas e pelo controle do gabinete no Parlamento em um perodo relevante de tempo, poderia reforar as polticas sociais a serem adotadas, e a classe trabalhadora se veria na condio de ator social no processo de transformao.

You might also like