You are on page 1of 12

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE ARTES CEART PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM TEATRO PPGT

O CORPO-EM-VIDA DO ATOR NO TEATRO DE ANIMAO: UMA INVESTIGAO SOBRE HIBRIDISMO

Linha de pesquisa: Linguagens cnicas, Corpo e Subjetividade

Raquel Mtzenberg Andrade

Inscrio para Mestrado

Cuiab / MT Set. 2013

O presente projeto visa a pesquisa do corpo-em-vida, conceito utilizado por Eugnio Barba, como parte do treinamento do ator e da potica no teatro de formas animadas. Pretende-se investigar, na prtica, o corpo-em-vida durante o processo de criao e manipulao de bonecos que so compostos tambm pelo corpo do ator.

RESUMO O presente projeto de pesquisa visa pontuar e investigar uma faceta especfica da arte de teatro com bonecos: o ator como manipulador, personagem e parte do objeto manipulado. O objetivo realizar um estudo de caso e estabelecer um dirio de trabalho com atores para decodificar o corpo e seus movimentos, buscando colecionar possibilidades para a criao de um outro ser o boneco hbrido, por meio da observao participativa. Este trabalho deve se dar sob o mbito da preparao do corpo-em-arte do ator, tomando esse corpo como multiplicidade que abrange todos os outros corpos, aes, comportamentos e zonas possveis de contato e afeces. Palavras-chave: hibridismo; teatro de animao; corpo-em-arte.

INTRODUO
() o teatro de bonecos uma arte teatral cuja caracterstica principal que o diferencia do teatro de atores o fato de que o objeto (boneco), necessita de fontes fsicas e de poderes vocal e motor que esto fora de si. (JURKOWSKI, 1990, p. 75)

O presente projeto de pesquisa visa pontuar e investigar uma faceta especfica da arte de teatro com bonecos: o ator como manipulador, personagem e parte do objeto manipulado. Na cena contempornea, registram-se diversas produes em que o ator empresta no s sua voz e respirao ao boneco, mas tambm partes do seu corpo para constituir estruturalmente o que ser manipulado. Podemos encontrar exemplos com a Cia Serafin Teatro (Campinas), Tato Criao Cnica (Curitiba), Grupo Teatro de Brinquedo (Cuiab), a dupla peruana Hugo e Ins que recentemente circulou pelo pas pelo festival Sesi Bonecos do Mundo 2013; entre tantos outros artistas que buscam em suas pesquisas e produes cnicas criar bonecos a partir de partes dos corpos dos atores. Estamos pisando em um campo que se caracteriza pelo hibridismo na relao cnica ator-boneco e na funo dos corpos do ator e do boneco. Canclini colabora com a idia de hibridao quando escreve: entendo por hibridao processos socioculturais nos quais estruturas ou prticas discretas que existiam de forma separada, se combinam para gerar novas estruturas, objetos e prticas (CANCLINI apud BELTRAME, 2008, p.01). O foco da pesquisa , especificamente, investigar o corpo do ator em trabalhos com bonecos hbridos os quais, a ttulo de facilitar a comunicao, denominarei neste texto dextenses hbridas, ou seja, um boneco que se hibridiza ao corpo do ator. O momento em que o ator se faz hbrido, quando personagem e manipulador, neste caso potencializado, pois empresta a vida e o corpo a outro corpo que depende do seu para existir. Um boneco de manipulao direta pode ser uma extenso do corpo do ator, mas se este boneco s tem mos quando o ator empresta as suas prprias mos, ento dizemos que este boneco uma extenso hbrida do corpo do ator, suas mos de carne e osso vo compor o corpo manipulado, e a energia que fluir nas suas mos ser visvel: tenses, relaxamentos, suor. um pedao do boneco que de fato tem vida, e ao mesmo tempo um emprstimo do corpo do ator que est visualmente assumido.

Valmor Beltrame trata do hibridismo de linguagens no teatro de animao:


Uma caracterstica interessante do nosso teatro de animao contemporneo , sem dvida, a diversidade e o hibridismo das linguagens que o compe. Entre as diversas possibilidades de linguagem, uma particularmente interessante e, atualmente muito recorrente, a animao vista do pblico. Trato aqui a animao vista do pblico como sendo uma linguagem, considerando que esta escolha exige uma concepo de espetculo diferenciada, assim como a dramaturgia, a confeco dos bonecos, a iluminao, o espao cnico, a preparao do animador e, conseqentemente, a relao com o pblico. (BELTRAME; SOUZA, 2008, p. 01)

A animao a vista do pblico uma das caractersticas predominantes em trabalhos com extenses hbridas, em que no procura-se esconder o trabalho do atormanipulador de emprestar sua vida, seus movimentos, sua respirao, sua voz a um outro corpo ou objeto. Este outro corpo o boneco tem suas prprias caractersticas, possibilidades e limitaes, que so exploradas pelo ator-manipulador. Neste tipo de trabalho, com o corpo do ator vista so expostas suas caractersticas e emoes por meio de tenses, relaxamentos, suor.
Experincias com o corpo so essenciais ao ator-manipulador e podem ser divididas em corpo-totalidade e corpo-segmento. [...] O boneco constitudo de partes que configuram uma totalidade, tal qual o seu criador. Enquanto manipulador, o ator compartilha com o boneco sua experincia de vida, doando-lhe os seus atributos vitais. (COSTA, 2003, p.53)

Expondo seu corpo em cena e oferecendo-o como um segmento fsico e estrutural do boneco, o ator se duplica e no mais apenas a fora motriz e a voz do boneco, mas a pele e os msculos. Sua criao no se resume em explorar o corpo inanimado, mas tambm o seu prprio corpo para que ele seja manipulvel, tal qual o boneco.
O ator-manipulador, ao experienciar processos sinestsicos em seu prprio corpo - liberdades e restries de movimentos - estar compreendendo o universo cintico da sua criatura: o boneco. Havendo cumplicidade, a doao torna-se mais rica. necessrio o atormanipulador conscientizar-se da presena do seu corpo para que possa trabalhar melhor a sua ausncia. no aparente paradoxo ausnciapresena que se fundamenta o trabalho corporal do ator enquanto animador/manipulador. (COSTA, 2003, p.53)

Para essa investigao do corpo do ator, prope-se trabalhar a noo do corpoem-vida, de Eugnio Barba, tanto para a explorao de possibilidades corpreas como para a construo potica, para estudar os nveis de dilatao do corpo. Um corpo-emvida dilata a presena do ator e a percepo do expectador (Eugnio Barba, A arte secreta do ator: um dicionrio de antropologia teatral, 2012, p.52.), fato que pode ser positivo ou

no, de acordo com o boneco utilizado. Daqui tiro minha primeira hiptese: quanto mais corpo humano e menos corpo sinttico na estrutura do boneco, mais interessante a dilatao.
O corpo dilatado um corpo quente, mas no no sentido sentimental ou emotivo. Sentimento e emoo sempre so uma consequncia, tanto para o expectador quanto para o ator. Antes de tudo um corpo vermelho de tanto calor, no sentido cientifico do termo: as partculas que compem o comportamento cotidiano foram excitadas e produzem mais energia, sofreram um aumento de movimento, elas se afastam, se atraem, se opem com mais fora e mais velocidade num espao mais amplo. (BARBA, 2012, p.52)

A dilatao do corpo , principalmente, um treinamento para o ator alcanar o corpo-em-arte, um estado criativo com seu prprio ser fsico. J que h partes do corpo do ator que no compem o corpo do boneco, acompanhando o paradoxo ausnciapresena comentado por Sabino da Costa, o corpo-em-arte antes um conceito para somar potica no trabalho com extenses hbridas. Nesta pesquisa, portanto, a investigao sobre o ator como criador das extenses hbridas de seu corpo.
O ator precisa, pois, traduzir em cena a sua experincia pessoal, trazer a realidade de sua existncia e imp-la. [...] Ser criador quer dizer renunciar aos clichs, ser vivo, reagir s situaes. Strasberg, como tantos outros antes ou depois dele, protesta contra a esclerose que atinge o teatro ocidental: tudo conveno, o ator age como ator, o pblico como pblico, aplaude-se no fim da representao, mas de fato no aconteceu nada, o ator ofereceu apenas palavras e gestos (ASLAN, 2012, p. 265).

Aslan comenta sobre o ator se colocar no papel de criador, no apenas intrprete ou representante. Em grande parte das produes de teatro de formas animadas, esta funo dilatada, uma vez que os bonecos so construdos pelos atores e o momento dessa construo envolve experimentos, testes e descobertas das possibilidades de manipulao de acordo com a estrutura fsica do boneco que inseparvel da estrutura fsica do ator no caso de extenses hbridas do corpo. Para que sejam encontrados novos corpos no corpo do ator, este dever compreender primeiramente o seu corpo e dilatar-se para conhecer e ampliar seus limites. o corpo do ator que possibilitar e limitar a criao de corpos manipulveis a partir do seu.

OBJETIVOS Objetivo Geral Investigar o trabalho do ator como criador e manipulador de bonecos hbridos - que so compostos por partes do corpo do ator. Objetivos especficos - Codificar o corpo e seus movimentos, buscando colecionar possibilidades para a criao de um outro ser o boneco hbrido; - Registrar a codificao em um dirio de trabalho de ator; - Investigar o trabalho de preparao do corpo-em-arte do ator, tomando esse corpo como multiplicidade que abrange todos os outros corpos, aes, comportamentos e zonas possveis de contato e afeces.

METODOLOGIA
Jurkowsky declara que o cruzamento entre o teatro de bonecos e teatro de atores poderia ser o caminho para a construo de um teatro mais teatral: A desmistificao da mquina teatral, os procedimentos revelados ao espectador, os inmeros meios de expresso, de todas as origens, tudo isso tende dentro de alguns anos para um terceiro gnero e mostra que o teatro de bonecos clssico aparentemente teve a sua poca. (JURKOWSKY, 1966:03 apud BELTRAME)

O fio condutor desse trabalho busca investigar o corpo-em-arte na potica com bonecos que se estendem e se hibridizam ao corpo do ator. Para tanto, ser realizado um estudo de caso com o atores do grupo Teatro de Brinquedo, em um processo de observao participativa com a elaborao de um dirio de bordo o dirio de trabalho dos atores. proposto o trabalho com este grupo devido quantidade de atores (pelo menos dois participaro do estudo), e a acessibilidade aos atores, que so jovens e dispem-se pesquisa. Alm do fato de o grupo situar-se em Cuiab, local onde a pesquisa com atores para teatro de animao indita. Em um primeiro momento dever ser realizada uma reviso bibliogrfica juntamente aos atores, para fins de alinhamento de linguagem e objetivos. Sero discutidas possibilidades encontradas nos estudos de Eugnio Barba, Valmor Beltrame,

Ana Maria Amaral, Felisberto Sabino da Costa, entre outros citados ou no na presente bibliografia, no que tange o pensar sobre o corpo do ator e do boneco em cena. O dirio de bordo constitui um dos principais instrumentos do estudo de caso e o instrumento no qual o investigador registra suas observaes no campo1. Com este mtodo, ser possvel reunir um grande volume de informaes sobre as descobertas, dvidas, conflitos e criaes dos atores envolvidos no estudo. Para colaborar com o desenvolvimento individual do dirio, ser feito o acompanhamento com instrumentos de registro fotogrfico e audiovisual. Em concluso, o referencial terico caminha em acordo com a bibliografia previamente levantada, algo que ajudou a pensar o tema principal desta pesquisa, bem como na escolha do corpo do ator como objeto de pesquisa em teatro de animao. FONTES Every second on stage is a second in which the puppet could die. The life and credibility of the puppet depend entirely on the vigilance of the puppeteer (Basil Jones, Handspring Puppet Company, 2009, p.254). Nesta pesquisa, as principais fontes sero os dirios de bordo dos atores participantes. Entretanto, para o embasamento terico, discusses e formao de conhecimento cientfico, sero consideradas experincias de outros grupos e atores. A Handspring Puppet Company, da frica do Sul, inicia a introduo do livro sobre a histria da companhia com a seguinte questo: O que um ttere? Essa questo frequentemente tem uma resposta baseada no senso comum, que no satisfaz completamente. Um ttere um boneco, figurino ou objeto que, por meio de habilidosas estratgias performticas, so feitos para parecerem vivos (TAYLOR, 2009, p.19). Em A Arte Secreta do Ator podemos encontrar alguns exemplos de figurinos e adereos que podem dilatar o trabalho do ator. Pernas-de-pau somadas a adereos e figurinos que compem o corpo do personagem, dependem de uma atuao-manipulao para ganhar vida. So adereos e figurinos que ganham vida de acordo com a

ARAJO, C.; PINTO, E., Estudo de caso. Mestrado em educao Tecnologia educativa. Universidade do Minho, 2008.

performance. Um exemplo o Shojo, leo mtico de origem chinesa que tem a juba rodopiada pelo ator.
Para que os acessrios do figurino se tornem vivos, o ator deve trabalhar com o corpo todo. O efeito do figurino aumenta de forma extraordinria devido preciso do corpo comprometido num ritmo cada vez maior, e peruca, que lanada no ar para cima e para os lados, com bastante intensidade e energia. (BARBA; SAVARESSE, 2012, p.46.)

Neste caso, o conceito de boneco e corpo manipulado confunde-se ao conceito de figurino pois este ltimo cumpre a funo do boneco ser uma extenso do corpo do ator.
(...) no Oriente, assim como em alguns exemplos de teatro ocidental, o princpio seguido usar o figurino como um parceiro vivo que permite visualizar a dana das oposies, os equilbrios precrios e os complexos movimentos criados pelo ator. H um grande cuidado, uma grande conscincia dos efeitos que podem ser provocados pelo figurino: ento ele se torna uma prtese (esta a definio de Grotowski, nos primeiros anos de trabalho do Teatrlaboratorium) que ajuda o corpo do ator, que o dilata e o esconde, transformando-o sem parar. Dessa maneira, o efeito de poder e de energia que o ator capaz de pr em campo se potencializa e se torna mais vivo, inclusive com as metamorfoses do figurino, numa revelao de mutao recproca entre ator-corpo, ator-figurino e ator-dentro-do-figurino (BARBA; SAVARESSE, 2012, p.43).

Insisto no exemplo de Barba para me apropriar de sua expresso ator-dentro-dofigurino e traz-la ao teatro de animao como ator-dentro-do-boneco. No no sentido literal, mas como uma proposta ao ator de se colocar no corpo do boneco para um exerccio de entendimento da manipulao de extenses hbridas do corpo. A noo do seu corpo-em-arte essencial no vis desta pesquisa para que o ator projete no boneco esta energia e que ambos os corpos movimentem-se criativamente juntos. O trabalho do ator ser a principal fonte de pesquisa deste trabalho. Para isso, sero utilizados para iniciar esta pesquisa os livros A Arte Secreta do Ator, de Eugnio Barba e Nicola Savaresse; O Ator e seus Duplos, de Ana Maria Amaral; e os registros do The Handspring Puppet Company, sobre a companhia de teatro Sulafricana.

REVISO BIBLIOGRFICA
O teatro um ofcio e, como tal, no pode ser aprendido nos livros. A tcnica deve ser transmitida atravs do exemplo prtico. Mas os livros podem inspirar. Sei de pessoas que, interpretando os escritos

sua maneira, construram um mtodo de trabalho prprio(Roberta Carreri, Rastros, 2011).

Neste trabalho temos que nos aprofundar em dois pontos: o ator e o boneco. O ator como agente animador e doador de movimentos, voz e corpo, ser estudado pelo vis de estudos do ator como criador. Para tanto, recorremos a Jerzy Grotowski que explorou na arte do ator a fuga dos clichs para que o ator pudesse ir em busca de uma no construo, e uma possvel reconstruo de um corpo-em-arte. Assim como para BARBA um ator que s usa o que j conhece acaba se fechando dentro de um charco, mesmo sem querer, utilizando sua energia de forma repetitiva, sem desorient-la ou desvi-la (BARBA, 2012, p. 53). Ambos autores buscam no corpo essa fuga, o que no teatro de animao dilata-se, pois como vimos at ento, um boneco precisa antes ter movimentos do que verbo. Artaud frisa que Os gestos podem ter uma linguagem autnoma, acumular as impotncias da palavra. (ARTAUD apud ASLAN, 2010, p. 260). uma mxima que pode ser trazida ao teatro de animao quando Ana Maria Amaral, em seu O Ator e seus Duplos, destaca que nem texto nem o ator devem suplantar o boneco. Em estudos sobre teatro de animao, podemos tambm registra essa nsia pela fuga ao cotidiano quando BELTRAME aborda a investigao sobre as possibilidades do corpo do boneco:
Procurar transcender a imitao e encontrar o especfico, o caracterstico do boneco. Quando o boneco procura imitar o ator, reproduzindo realisticamente aes humanas, sua atuao perde fora. Mas ela se valoriza quando mostra o que impossvel de ser realizado com o corpo humano, em acontecimentos e aes que tm relao direta com o universo plstico (BELTRAME, 2003, p. 33).

Concluindo, para esta pesquisa sero utilizadas referncias de pesquisadores do trabalho do ator-criador com a premissa do corpo-em-vida, alm de pesquisadores do ator no teatro de formas animadas onde abrimos espao a colher dados tambm de experincias empricas.

CRONOGRAMA Cumprimento dos crditos do curso: prazo mximo de 20 meses

Leituras: 4 primeiros meses Realizao da pesquisa: Maro de 2014 a Agosto de 2015 (18 meses) Anlise dos dados: Agosto e setembro de 2015 (dois meses) Redao e dissertao: Janeiro a Outubro de 2015 (dez meses) Previso da defesa: Dezembro de 2015

ESTRUTURA DO TRABALHO 1 O ATOR O trabalho do ator e a discusso sobre o ator como criador. 2 A EXTENSO Discusso acerca do ttere e suas possibilidades. 3 O HBRIDO O corpo somado o objeto: uma possibilidade do duplo do ator. 4 CAPTULO SOBRE A PESQUISA EMPRICA Discusso acerca das referncias trabalhadas anteriormente aplicada experincia emprica registrada em Dirio de Bordo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS AMARAL, Ana Maria. O ator e seus duplos: mscaras, bonecos, objetos. 2 ed. So Paulo: Editora Senac So Paulo, 2004. AMARAL, Ana Maria. Teatro de Animao: Imagens, Smbolos e Mitos. Disponvel em: <http://formasanimadas.wordpress.com/2010/08/12/teatro-de-animacao> ARAJO, C.; PINTO, E., Estudo de caso. Mestrado em educao Tecnologia educativa. Universidade do Minho, 2008. ASLAN, Odette. O ator no Sculo XX: evoluo da tcnica, problema da tica . So Paulo: Perspectiva, 2010.

BALARDIM, Paulo. Um homem que sonhou um homem que sonhou um homem. Cena em movimento. N 01. Disponvel em: <seer.ufrgs.br/cenamov/article/download/21628/12451> BARBA, Eugnio; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: um dicionrio de antropologia teatral. So Paulo: Realizaes, 2012. BELTRAME, Valmor. Transformaes na potica da linguagem do teatro de animao. Revista da Pesquisa. Florianpolis, v. 2, n.2, ano 4, 2007. BELTRAME, Valmor. O trabalho do ator bonequeiro. Revista Nupeart. Florianpolis, v. 2, setembro, 2003. Disponvel em:

<http://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/2641/1947> BELTRAME, V.; SOUZA, A. Teatro de bonecos e a animao vista do pblico. In: Teatro de Bonecos: Distintos olhares sobre teoria e prtica , Udesc, 2008. Disponvel em: <http://www.ceart.udesc.br/revista_dapesquisa/volume3/numero1/cenicas/alex_nini. pdf> BURNIER, Lus Otvio. A arte de ator: da tcnica representao. 2 ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009. CARRERI, Roberta. Rastros: treinamentos e histria de uma atriz do Odin Teatret . Trd. Bruna Longo. So Paulo: Perspectiva, 2011. COSTA, Felisberto Sabino da. O Sopro Divino: Animao, Boneco e Dramaturgia. In: Sala Preta. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 52-56, 2003. Disponvel em: <http://www.eca.usp.br/salapreta/PDF03/SP03_06.pdf> COSTA, Felisberto Sabino da, O Objeto e o Teatro Contemporneo. Min Min: Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas. Jaragu do Sul : SCAR/UDESC, ano 3, v. 4, 2007. Disponvel em:

<http://formasanimadas.wordpress.com/2010/08/09/o-objeto-e-o-teatro-contemporaneo > PAVIS ,Patrice. A anlise dos espetculos: teatro, mmica, dana, dana-teatro, cinema. So Paulo: Perspectiva, 2011. TAYLOR, Janes. Handspring Puppet Company. Johannesburg: David Krut Publishing, 2009.

You might also like