You are on page 1of 7

FAETEC Rio de Janeiro, 12 de setembro de 2013.

Nome: Tssia Cris Turma: Editorao Eletrnica Noite Professor: Srgio

Histria da Imprensa
O primeiro sculo da imprensa Principal veculo para a difuso das idias durante os ltimos quinhentos anos, a mdia impressa interpenetra todas as esferas de atividade humana. O comrcio de obras impressas teve importante participao no desenvolvimento econmico de todos os ramos da indstria e do comrcio. Baseado em um processo tcnico, a imprensa evoluiu junto com as cincias aplicadas. A sua transformao aconteceu devido a muitos fatores: por novas e urgentes necessidades dos primeiros impressores, novas possibilidades abertas, e tambm por melhorias tcnicas no processo de impresso; por razes comerciais dos impressores ou editores; ou, por ltimo, devido a mudanas sociais, incluindo mudanas no gosto do pblico leitor e na moda. Como aventura e arte, assim Gutemberg descreveu sua pica inveno em 1439; e aventura e arte desde ento permaneceram como as caractersticas dos livros impressos, de sua concepo na mente do autor ao produto acabado na livraria e estante do biblifilo. Antes de Gutemberg os livros eram impressos por matrizes de blocos de madeira gravados, um processo dispendioso e demorado. Gutemberg teve a idia de utilizar tipos mveis fabricados de uma liga de chumbo e antimnio. Desde o primeiro livro impresso por esse processo, em 1455, at o final do sculo XV, o invento espalhou-se pela Europa civilizada, multiplicando-se as edies, sobretudo de livros religiosos e autores clssicos. S em Veneza havia mais de 200 tipografias, entre outras a famosa Aldina, cujas impresses de qualidade notvel abrangeram em poucos anos quase todos os autores gregos, alm dos latinos e hebraicos. A histria da impresso por tipos mveis, da tipografia, pode ser dividida em trs perodos: 1) 1450-1550, o sculo criativo, que testemunhou a inveno e o comeo de praticamente tudo o que caracteriza as modernas peas de impresso. 2) 1550-1800, a era da consolidao, que desenvolveu e refinou o acabamento do perodo precedente com esprito predominantemente conservador.

Editorao Eletrnica e sua histria


1

3) 1800 at nossos dias, perodo de tremendo avano tecnolgico, com mudanas radicais nos mtodos de produo e distribuio, bem como nos hbitos dos produtores e leitores. Os primrdios A tipografia foi inventada em 1445 pelo alemo Johannes Gutenberg, o primeiro a trabalhar com caracteres mveis fundindo letras em metal. Mas seu invento foi na verdade o aperfeioamento de um processo que j era usado: na China, no sculo XI, um certo Pi-Ching imprimiu com tipos mveis, embora seu invento no desse frutos; no tempo de Gutemberg j se gravavam pranchas de madeiras para imprimir (impresso tabulria), mas, como se desgastavam rapidamente, passaram a ser usadas letras mveis de pau. A prensa de rosca j era usada corriqueiramente pelos encadernadores e xilgrafos na tiragem de estampas e opsculos; a impresso avulsa das letras do alfabeto tambm era praticada pelos encadernadores nas capas dos livros, pelo processo seguido at hoje na dourao das lombadas. Inmeros impressores, ourives e gravadores disputaram a glria de ter inventado a fundio de tipos. Os elementos da tipografia como a prensa j existiam e eram corriqueiros, mas coube a Gutemberg t-los reunido e ordenado de forma til e coerente. O que tornou possvel a impresso a partir de tipos metlicos foi a inveno da tinta leo; sem ela a tipografia no teria futuro. Em 1450, Gutemberg contraiu um emprstimo com Joo Fust para dedicar-se a uma obra de flego: a produo de uma bblia a Bblia de 42 linhas. Mas ao terminar o terceiro flio da obra ele estava quebrado; para estamp-la, com mais de seiscentas folhas, alm do metal, tinta, pergaminho e papel, foram necessrios seis prelos e a ajuda do gravador e calgrafo Pedro Schoeffer. Antes de termin-la, esgotados os seus recursos e possibilidades, Gutemberg teve de entregar a imprensa com todos os seus petrechos ao prestamista, incluindo os cadernos prontos da Bblia e os materiais adquiridos para conclu-la. A obra veio a lume em 1456, logo depois que Joo Fust tomou posse da oficina de Gutemberg. Este in-flio de 641 folhas, em dois volumes, o primeiro fruto perfeito da tipografia. No traz data, procedncia nem nome do impressor, mas ficou conhecida para sempre como a Bblia de Gutemberg. Fust associou-se a Schoeffer, hbil calgrafo e gravador que aperfeioou o entalhe, a moldagem e a fundio de tipos, estampando nos livros as vinhetas e capitulares ainda desenhadas e coloridas mo. A primeira obra publicada por esta parceria em 1457, o Psalmorum Codex, graficamente muito superior s obras concludas depois por Gutemberg. A imprensa disseminou-se com uma rapidez espantosa: em pouco tempo mais de 1.200 oficinas espalharam-se pela Europa, produzindo mais de 35.000 edies.

Editorao Eletrnica e sua histria


2

Os incunbulos As primeiras obras foram impressas manualmente, linha por linha. Estes livros eram em geral em tamanho grande (in-flio). O tipgrafo deixava espao para as letras iniciais de uma frase para serem desenhadas mo no devido lugar. Estas obras impressas com tipos mveis foram denominadas incunbulos, e este termo abrangia tanto o livro como uma folha nica, ou imagem impressa nos primeiros tempos da imprensa com tipos mveis, no escrito mo. Refere-se s obras produzidas entre 1455, data aproximada da publicao da Bblia de Gutenberg, at 1500. So muito raros e valiosos. A sua origem vem da expresso latina in cuna, no bero, referindo -se assim ao bero da tipografia. O termo foi usado pela primeira vez por Bernhard von Mallinckrodt, no tratado De ortu et progressu artis typographicae (Da ascenso e progresso da arte tipogrfica, Colnia, 1639), onde aparece a frase prima typographicae incunabula, a primeira infncia da tipografia. Em muitos lugares a tipografia s chegou no incio do sculo XVI, mas convencionou-se que o limite dos chamados incunbulos seria o ano de 1500. O termo passou a denotar tambm os livros impressos at o recente sculo dezessete. Mas esta data foi uma conveno arbitrariamente escolhida e no reflete o notvel desenvolvimento do processo de impresso por volta do ano 1500. Incunbulo normalmente se refere aos primeiros livros impressos, produzidos ao mesmo tempo em que alguns livros ainda eram copiados mo. No sculo quinze, colecionadores de livros mais exigentes no admitiam livros impressos em suas bibliotecas pessoais. Uma caracterstica dos incunbulos no possurem pgina de rosto e, em algumas obras, constava no final o impressum, isto , as indicaes onde o livro fora impresso e por quem, mais a data da finalizao da obra. No incio do livro, s vezes constava o ndice do texto, seguido, da obra propriamente dita, onde declarava o ttulo e a autoria de quem o escrevera. A primeira letra era muitas vezes iluminada (tcnica de ilustrar com pintura o incio do texto). Em Berlim existe o catlogo central de todos os incunbulos impressos at 1500 com as suas respectivas localizaes.

Editorao Eletrnica e sua histria


3

H dois tipos de incunbulos: o livro impresso a partir de um nico bloco de madeira esculpido para cada pgina, processo chamado de xilografia, e o tipogrfico, feito com tipos mveis individuais de metal agrupados em uma prensa de impresso, na tecnologia difundida por Gutenberg. Muitos autores empregam o termo incunbulo apenas para livros produzidos pelo processo tipogrfico. A expanso gradual da imprensa foi garantida pela grande variedade dos textos escolhidos para imprimir e pelos estilos dos tipos que eram usados na impresso. Muitos dos primeiros caracteres eram baseados em modelos locais de escrita ou derivaram das vrias formas europeias de escrita gtica. Mas tambm havia algumas fontes derivadas de escrituras documentrias (como a maioria dos tipos de Caxton), e, particularmente na Itlia, tipos calcados em escrituras manuscritas e baseados em caligrafias pena. Estas fontes tipolgicas, derivadas de estilos de caligrafia manual, so frequentemente usadas at hoje, apenas modificados, na forma digital. Os impressores tendiam a se estabelecer em centros urbanos onde residiam os estudiosos, os religiosos, os advogados, os nobres e os profissionais que formavam sua clientela principal. A maioria dos primeiros impressos era composta de pequenas obras escritas no latim herdado da tradio medieval. Mas como os livros ficaram mais baratos, comearam a aparecer tambm trabalhos redigidos nos vrios vernculos (ou tradues de pequenas obras).

Origens da Computao Grfica


A Computao Grfica est presente em todas as reas, desde os mais inconsequentes jogos eletrnicos at o projeto dos mais modernos equipamentos para viagens espaciais, passando tambm pela publicidade, com as mais incrveis vinhetas eletrnicas e pela medicina onde a criao de imagens de rgos internos ao corpo humano possibilitando o diagnstico de males que em outros tempos somente seria possvel com intervenes cirrgicas complicadas e comprometedoras. Parece existir consenso entre os pesquisadores da histria da Computao Grfica de que o primeiro computador a possuir recursos grficos de visualizao de dados numricos foi o "Whirlwind I" (furaco), desenvolvido pelo MIT. Este equipamento foi desenvolvido, em 1950, com finalidades acadmicas e tambm possivelmente militares, pois logo em seguida o comando de defesa area dos EUA desenvolveu um sistema de monitoramento e controle de voos (SAGE - SemiAutomatic Ground Enviroment) que convertia as informaes capturadas pelo radar em imagem em um tubo de raios catdicos (na poca uma inveno recente) no qual o usurio podia apontar com uma caneta tica. Ocorre que nesta poca os computadores eram orientados para fazer clculos pesados para fsicos e projetistas de msseis no sendo prprios para o desenvolvimento da Computao Grfica. Em 1962, surgiu uma das mais importantes publicaes de Computao Grfica de todos os tempos, a tese do Dr. Ivan Sutherland ("Sketchpad - A Man-Machine Graphical Communication System"), propunha uma forma de inteno muito semelhante ao que hoje chamados de interfaces WIMP Window-Icon-MenuPointer.

Editorao Eletrnica e sua histria


4

Esta publicao chamou a ateno das indstrias automobilsticas e aeroespaciais americanas. Os conceitos de estruturao de dados bem como o ncleo da noo de Computao Grfica interativa levaram a General Motors a desenvolver o precursor dos primeiros programas de C.A.D. Logo em seguida diversas outras grandes corporaes americanas seguiram este exemplo sendo que no final da dcada de 60 praticamente toda a indstria automobilstica e aeroespacial se utilizava de softwares de CAD. O CRESCIMENTO DA COMPUTAO GRFICA Dois fatores, entretanto, foram fundamentais para o desenvolvimento da Computao Grfica, tal como a conhecemos hoje: a)O desenvolvimento da tecnologia de circuitos integrados durante a dcada de 70 que permitiu o barateamento e a conseqente popularizao das mquinas; b)O fim da ideia de que os fabricantes de computadores devem fornecer apenas a mquina e o sistema operacional e que os usurios devem escrever seus prprios aplicativos. A popularizao dos aplicativos prontos e integrados (planilhas, editores de texto, editores grficos, processadores de imagem, bancos de dados, etc) permitiram a popularizao da Computao Grfica na medida em que possibilitaram que o usurio comum sem conhecimento ou tempo para desenvolver aplicativos grficos (nem sempre to simples de serem programados) pudessem se utilizar das facilidades da mesma. O QUE COMPUTAO GRFICA Segundo a ISO ("International Standards Organization") a Computao Grfica pode ser definida como conjunto de mtodos e tcnicas utilizados para converter dados para um dispositivo grfico, via computador. Se tomarmos como base a definio da ISO, duas reas tem uma estreita relao com a Computao Grfica, so elas: a)Processamento de Imagens:envolve tcnicas de transformao de imagens. As transformaes visam, em geral, melhorar caractersticas visuais da imagem como, por exemplo, aumentar o contraste, melhorar o foco ou ainda reduzir o rudo e eventuais distores. b) Reconhecimento de Padres tambm conhecida como Anlise de imagens, busca isolar e identificar os componentes de uma imagem a partir de sua representao visual. J Rogers e Adams classificam a Computao Grfica em passiva e interativa. Como Computao Grfica Passiva entende-se o uso do computador para definir, armazenar, manipular e apresentar imagens grficas. O computador prepara e apresenta dados armazenados sob a forma de figuras e o observador/usurio no interfere nesse processo. Exemplos desse tipo de atividade podem ser simples como a gerao automtica de um grfico de barras a partir de uma tabela, bem como a simulao do movimento de um veculo espacial a partir de dados coletados em

Editorao Eletrnica e sua histria


5

campo. Computao Grfica Interativa tambm se utiliza do computador para preparar e apresentar imagens. Nesse caso, entretanto, o observador/usurio pode interagir em tempo real com a imagem. A manipulao de imagens em tempo real apresenta como principal problema o nmero de clculos envolvidos para se trabalhar com imagens relativamente complexas. Por exemplo, a rotao de um objeto tridimensional exigir, para cada ponto, sua multiplicao por uma matriz 3x3, resultando em duas somas e quatro multiplicaes. Tomando-se um objeto de 1000 pontos essa operao requer 4000 multiplicaes e 2000 adies. Esse exemplo serve para dar uma idia do nmero de clculos envolvidos em operaes dessa natureza. Para contornar esse tipo de problema podem ser adotadas solues tais como:

Utilizar mquinas mais rpidas; Melhorar os algoritmos tornando-os mais eficientes; Construir mdulos de "hardware" dedicados a certos tipos de operaes (por exemplo, um mdulo dedicado multiplicao de matrizes) e Reduzir a complexidade da imagem. Nesse caso corre-se o risco de produziremse imagens de qualidade insuficiente conforme a aplicao.

PRINCIPAIS APLICAES Interface com o usurio Traado interativo de grficos e Visualizao - Outro importantssimo campo dentro da Computao Grfica a visualizao de dados atravs de grficos. Ela consiste basicamente na gerao de imagens a partir de um conjunto de dados. Estes dados podem ser gerados por de forma interativa ou por modelos que simule um fenmeno real como, por exemplo, o comportamento de partculas durante uma reao qumica. Editorao Eletrnica - consiste na elaborao grfica de publicaes por computador, com a mesma qualidade que o processo convencional. Com os programas de Editorao Eletrnica possvel, antes de ter-se o material impresso por uma grfica, obter uma idia precisa de como ficar o produto final. Com isto as alteraes podem ser feitas com facilidade antes mesmo da impresso do primeiro exemplar. O que, sem dvidas, diminui os custos de produo e aumenta a qualidade da publicao. CAD - do ingls Computer Aided Design, que quer dizer Projeto Assistido por Computador, consiste basicamente de sistemas capazes de auxiliar um projetista (mecnico, eltrico, civil) a desenvolver suas ideias de forma mais rpida. Os sistemas de CAD so normalmente entendidos como programas capazes de fazer desenhos. De fato, , em grande parte, isto, pois com um CAD o processo de criao e, principalmente, de alterao de desenhos fica muito facilitado. Porm, CAD no somente isto, um dos principais avanos que alguns destes sistemas trazem em relao ao processo original de projeto sua capacidade de fazer simulaes. Por exemplo, existem sistemas capazes de determinar o comportamento de uma laje de concreto

Editorao Eletrnica e sua histria


6

quando esta for submetida a certo esforo, outros programas podem mostrar como ficaria a iluminao de uma sala com a colocao de uma janela em certa parede. Simulao e animao Arte e Comrcio Controle/Visualizao de processos Cartografia FONTES: Carlos Rizzini, O Jornalismo Antes da Tipografia, Cia. Ed. Nacional, 1968, S.P. Oliveira Lima, Histria da Civilizao, Melhoramentos, 4a. Ed. S. H. Steinberg, Five Hundred Years of Printing, Penguim Books, 1955, Edimburgh http://jornalivros.com.br/2009/08/o-nascimento-da-imprensa/ http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1833/editoracao_eletronica_-_introducao http://www.inf.pucrs.br/~pinho/CG/Aulas/Intro/intro.htm

Editorao Eletrnica e sua histria


7

You might also like