You are on page 1of 6

MANUAL DE ATUALIZAO DA APRESENTAO DO CONSELHO DE ADMINISTRAO RCA

ltima reviso em: 13/02/2014

INTRODUO Esse manual tem como objetivo demonstrar os passos para atualizao, caminhos e dicas para a Apresentao do Conselho de Administrao da Camera. LOCALIZAO O arquivo em Power Point para atualizao fica localizado em: Z:\Controladoria\Planejamento Financeiro\2014\Apresentao RCA\Gerador QUANDO ATUALIZAR A apresentao deve ser atualizada todos os meses logo aps o fechamento. Isso no quer dizer que antes do fechamento voc no faa nada, muito pelo contrrio, o ideal ao longo dos dias, conforme as informaes vo chegando por e-mail, elas sejam atualizadas. Os arquivos que compem a apresentao seguem uma sequncia lgica de informaes. Por exemplo, o arquivo 1.Originao e Processamento.xlsx recebe o nmero 1 porque uma das primeiras informaes recebida. FONTE DAS INFORMAES A apresentao composta de um conjunto de arquivos em Excel vinculados a apresentao em Power Point. Atualizando os arquivos .xls e .xlsx, a apresentao praticamente estar atualizada. Ser necessrio aps a atualizao dos arquivos .xls e xlsx, atualizar cada slide que possui algum vnculo com esses arquivos, clicando com o boto direito em atualizar vnculo. importante tambm na apresentao ficar atento s datas e meses, sempre precisaremos atualizar para o ms e as datas que as informaes fazem referncia. Muitos arquivos em Excel possuem um quadro em que ser necessrio informar o perodo que se quer exibir. Veja um exemplo abaixo:

Em alguns arquivos, ele pedir a data, ms, ano e outros. Tudo isso foi feito para facilitar a atualizao da apresentao.

Aquele que for responsvel por atualizar a apresentao deve seguir uma regra bsica: se existe um jeito melhor, mais rpido, mais confivel de atualizar, faa. Muitas informaes que sero inseridas da apresentao so recebidas por e-mail, mas falaremos disso quando mostrarmos os arquivos que receberam essas informaes e que compem a apresentao. ARQUIVOS 1.Originao e Processamento.xlsx Tipo de Informao: Nesse arquivo temos os Volumes referentes Originao e ao processamento de cada unidade industrial. Fonte/Responsvel: Os volumes de Originao so recebidos por e-mail e o responsvel o Samuel Skalinski. As informaes sobre o processamento so vinculadas ao arquivo METAS DE PRODUO INDSTRIAS 2014.xlsx e de responsabilidade do economista mdico russo Jesmael Grams. 2.Volume e Preo.xlsx Tipo de Informao: Neste arquivo buscamos informaes da planilha de Volumes e Preos. xlsx. Mostramos a evoluo dos volumes e preos de cada subgrupo de produtos da Camera. Fonte/Responsvel: Controladoria 3.Investimentos.xlsx Tipo de Informao: Apresenta o montante investimento at a data. Fonte/Responsvel: de responsabilidade do Luigi da Controladoria. Essa informao recebida por e-mail. 4.Despesas.xlsx Tipo de Informao: Neste arquivo mostramos as despesas fixas e variveis acumuladas. Fonte/Responsvel: Estas informaes so de Responsabilidade do Luigi da Controladoria. Normalmente ele envia via e-mail. 5.Indicadores.xlsx Tipo de Informao: So grficos que informam a receita bruta, a receita lquida, lucro bruto, Ebitda e Despesas por Faturamento. Fonte/Responsvel: Essas informaes esto vinculadas aos arquivos de fechamento e devem ser atualizadas porque ir atualizar a apresentao.

6.Riscos.xlsx Tipo de Informao: Apresenta as informaes de dlar, milho, trigo e soja das exposies e etc. Fonte/Responsvel: de responsabilidade do Ivan Lunardi. 7.Projeo do Faturamento.xlsx Tipo de Informao: Normalmente a apresentao apresentada aos conselheiros na metade do ms, logo apresentamos o faturamento at o momento mais o faturamento previsto at o final do ms corrente. Fonte/Responsvel: Essa informao deve vir por e-mail e dever vir dos colegas da rea de Finanas Comerciais. 8.Indicadores de Pessoas.xlsx Tipo de Informao: So vrios indicadores que mostram a evoluo da rea de pessoas. Alm de usar as informaes que a rea de Recursos Humanos nos encaminha, devemos preencher o arquivo enviado com algumas informaes que esto destacadas no arquivo recebido e enviar novamente ao RH. Fonte/Responsvel: A responsabilidade em conjunto com o RH e a Controladoria. Estas informaes so enviadas mensalmente pela gerente de RH. 9.Custos de Compra vs Venda.xlsx Tipo de Informao: So relaes entre o preo de compra e de venda do milho, trigo, arroz e a soja. Fonte/Responsvel: A informao do valor de compra do milho, trigo e arroz, retiramos do Maxycon. O valor de compra da soja, solicitamos ao Ivan Lunardi. O processo de consulta do preo de compra esta dentro do prprio arquivo. 10.Custos.xlsx Tipo de Informao: So as aberturas dos custos. Fonte/Responsvel: Controladoria 11.Ranking do Recebimento de Soja.xlsx Tipo de Informao: Exibe o volume em sacas de soja originada por Casa e por Regio. Alm disso, neste mesmo arquivo inclumos o desempenho das vendas por regionais. Fonte/Responsvel: As informaes referentes Originao, solicitamos por e-mail ao Jaime Ceconi. Em relao ao desempenho das vendas por regio, solicitamos por email ao Luciano Lorenatto.

12.Contas de Giro.xlsx Tipo de Informao: Fonte/Responsvel: 12.Balano Patrimonial.xlsx Tipo de Informao: Balano Patrimonial da companhia. Fonte/Responsvel: Controladoria. 12.DRE Gerencial.xlsx Tipo de Informao: Abertura dos DREs, DREs por Unidade de Negcio. Fonte/Responsvel: Controladoria. A fonte dessa informao o arquivo Resultado Economico Consolidado. xlsx com este arquivo conseguimos o realizado. Com os arquivos Base 2011.xlsx, Base 2012.xlsx e Base 2013.xlsx conseguimos realizar o comparativo real vs ano anterior. 13.DRE por Produto Orado.xlsx Tipo de Informao: DRE por Produto Orado. Fonte/Responsvel: Recebemos por e-mail. Sob reponsabilidade de Finanas Comerciais. 13.DRE por Produto Realizado.xlsx Tipo de Informao: DRE por Produto Realizado. Fonte/Responsvel: Recebemos por e-mail. Sob reponsabilidade de Finanas Comerciais. 13.DRE por Produto.xlsx Tipo de Informao: a unio entre DRE por Produto Orado e DRE por Produto Realizado. Fonte/Responsvel: Recebemos por e-mail. Sob reponsabilidade de Finanas Comerciais. 14.Hedge Tipo de Informao: Abertura do Hedge conforme valor indicado na reconciliao. Fonte/Responsvel: Controladoria. 15.Reconciliao.xlsx Tipo de Informao: Abertura da reconciliao do grupo outros.

Fonte/Responsvel: Controladoria. Os Arquivos Base 2011.xlsx, Base 2012.xlsx, Base 2013.xlsx so DREs de anos anteriores, necessrios para realizar comparativos. ARQUIVOS RECEBIDOS Dento da pasta onde esta apresentao, existe uma pasta \Arquivos Recebidos\, onde colocamos todos os arquivos que recebemos de terceiros. FINALIZAO Todos os meses, aps a concluso da apresentao, copiamos o contedo para outra pasta, sempre nomeada com o ms referente apresentao.

No divulgamos a apresentao para ningum sem prvia autorizao da Gerncia de Controladoria.

You might also like