You are on page 1of 20

1

Gssica SIMULAO NUMRICA DO COMPORTAMENTO ESTRUTURAL E PR-DIMENSIONAMENTO DAS ESTRUTURAS ARCO E CPULA
GSSICA FONSECA NAVES1, JESIEL CUNHA2

Resumo
No presente trabalho, por meio de simulaes numricas feitas no software ANSYS, desenvolveu-se um programa de pr-dimensionamento da estrutura do tipo reticular arco e da estrutura bidimensional cpula, sendo calculados os esforos atuantes de acordo com a mudana de material, da geometria e das condies de apoio e carregamento. Para o pr-dimensionamento foram desenvolvidas equaes gerais com os resultados dos esforos, relacionando momento fletor com as dimenses e vos da estrutura. Tais equaes, juntamente com frmulas simplificadas utilizadas no clculo estrutural foram transformadas em linguagem Object Pascal, utilizando a ferramenta Delphi, o que tornou automtico o pr-dimensionamento.

Palavras-chave: simulao numrica, pr-dimensionamento, arco, cpula.

Abstract
In this paper, numerical simulations of reticulated arch and bi-dimensional dome structures have been performed by using the software ANSYS, to develop a program of pre-design. For that, the stresses have been calculated in accordance with the change of material, geometry, loading and support conditions. The equations of pre-design were obtained relating bending moments to the dimensions and spans. These equations, together with simplified formulas used in structural design were turned into Object Pascal, using Delphi tool, which allows an automatic pre-design.

Keywords: numerical simulations, pre-design, arch, dome.


1 - FECIV, Universidade Federal de Uberlndia, Av. Joo Naves de vila, 2121 Campus Santa Mnica, Bloco 1Y, Uberlndia - MG, CEP 38400-902 gessicanaves@gmail.com 2 - FECIV, Universidade Federal de Uberlndia, Av. Joo Naves de vila, 2121 Campus Santa Mnica, Bloco 1Y, Uberlndia - MG, CEP 38400-902 jecunha@ufu.br

1 Introduo
A estrutura de uma construo consiste no conjunto das partes resistentes, dispostas de maneira planejada. Uma estrutura deve suportar todas as aes (cargas), com as intensidades e combinaes mais desfavorveis, garantindo a segurana contra os estados limites ltimo (ruptura, flambagem etc.) e de utilizao (deformao excessiva, fissurao etc.).

Aps a concepo estrutural, a estrutura criada deve ser dimensionada. Para isto as peas so isoladas do conjunto tridimensional, sendo definidas as condies de apoio e determinado o carregamento. O clculo/anlise de uma estrutura exige que se crie uma verso idealizada (modelo simplificado) da estrutura real. Isto necessrio, pois a modelagem da estrutura real complexa, envolvendo teorias sofisticadas, o que exige tempo e esforo computacional.

O pr-dimensionamento das peas feito a partir destes modelos estruturais simplificados. Ele consiste na determinao das dimenses iniciais dos membros estruturais (dimenso da seo transversal, espessura etc.). Para o engenheiro ele necessrio para o dimensionamento final, que consiste na verificao dos estados limites da pea pr-dimensionada. Para o arquiteto, o pr-dimensionamento auxilia na elaborao de um projeto arquitetnico consistente, pois existe interao entre o projeto arquitetnico e o estrutural. Em alguns casos estes dois projetos se confundem.

O pr-dimensionamento das estruturas requer o uso de grande quantidade de informaes, com muitas possibilidades de combinao de materiais, carregamentos, tipos de peas e geometria. Para dinamizar e facilitar a operao de escolha dos dados de entrada e obteno dos resultados foi criado neste projeto um programa computacional de pr-dimensionamento.

Para os elementos estruturais bsicos, as frmulas empricas levam a bons resultados, devendo ser diretamente programadas. J para estruturas com geometria complexa (cpulas, abbadas, arcos, vigas-balco etc.) necessrio um estudo preliminar em um programa de anlise estrutural mais elaborado, que utiliza em geral o Mtodo dos Elementos Finitos. Aps este estudo possvel, juntamente com as formulaes da Resistncia dos Materiais e do clculo estrutural, criar frmulas simplificadas de pr-dimensionamento.

O objetivo principal deste trabalho de pr-dimensionar estruturas do tipo arco e cpula. Por serem estas estruturas complexas, foram feitas simulaes computacionais para a determinao do comportamento estrutural e em seguida foi feito o pr-dimensionamento atravs de equaes simplificadas. Alm disso, neste trabalho foram pr-dimensionadas trelias com contorno retangular e triangular, por serem estas estruturas de grande utilizao e que podem interferir diretamente na elaborao de um projeto arquitetnico.

2 Materiais e metodologia
Aps o estudo do clculo estrutural que envolve estruturas em concreto, ao e madeira (PFEIL, 1988, PFEIL; PFEIL, 2003, FUSCO, 1976) e das tcnicas de pr-dimensionamento onde o projeto arquitetnico est envolvido (SCHODEK; BECHTHOLD, 2008, SHAEFFER, 2007, MOORE, 1999, REBELLO, 2000, REBELLO, 2005, MARGARIDO, 2003, SILVA; SOUTO, 2000) foram definidos dois tipos de arcos, de acordo com as condies de apoio: arco bi-apoiado com tirante e arco bi-engastado (Figura 1).

Figura 1 - Arcos bi-apoiado com tirante e bi-engastado.

Foram considerados trs tipos de materiais e perfis para a seo transversal dos arcos: perfil retangular de Madeira Laminada Colada (MLC) - Angelim Pedra (C40), Pinus Caribea (C20), Eucalipto Citriodora (C40), Guarapa Roraima (C40), Ip (C40), Maaranduba (C40) e Jatob (C60); perfil I de ao soldado (ASTM A36) e seo retangular de concreto. Dois tipos de materiais para a estrutura do telhado foram considerados: ao e madeira. Finalmente, foram adotadas trs distncias entre arcos consecutivos (S): quatro metros, cinco metros e seis metros.

Com a aplicao do carregamento (suposto distribudo uniformemente) sobre cada tipo de arco, obteve-se o valor do momento fletor mximo na estrutura para vrios valores de vo e assim, com auxlio do Excel, foi obtida a equao relacionando tais valores, permitindo a determinao das dimenses da seo transversal. Em seguida, a equao obtida foi incorporada ao programa de pr-dimensionamento.

Para a cpula foi feito apenas o modelo numrico onde a condio de apoio foi de engaste na base (Figura 2), por ser esta uma condio mais prxima da prtica de projeto deste tipo de estrutura. A equao final para a determinao da espessura da cpula foi elaborada com base em comparaes feitas com resultados obtidos numericamente em uma laje plana com as mesmas cargas, diviso da malha, espessura, carregamento e condio de contorno utilizado para a cpula, conforme ser detalhado na Seo 5.

Figura 2 - Cpula engastada em sua base.

Para realizar as simulaes numricas foi utilizado o Mtodo dos Elementos Finitos (COOK; MALKUS; PLESHA, 1989, BRAUER, 1993, BATHE, 1982) atravs do software ANSYS (ANSYS, 2010). Neste programa necessrio definir as caractersticas do material, como o mdulo de elasticidade, as caractersticas geomtricas, como a rea da seo transversal e a inrcia das barras, o carregamento e as condies de apoio (CUNHA, 2008). Essas caractersticas so necessrias para a utilizao do elemento de barra unidimensional BEAM3 (Figura 3), que possui trs graus de liberdade, duas translaes e uma rotao. Este elemento foi usado para a simulao dos arcos. Para a cpula foi usado o elemento de casca bidimensional SHELL63 (Figura 4), com seis graus de liberdade (trs translaes e trs rotaes), sendo necessrias caractersticas como o mdulo de elasticidade, o coeficiente de Poisson e a espessura.

Figura 3 - Configurao do elemento usado para a criao do arco no ANSYS. Fonte: ANSYS (2010).

Figura 4 - Configurao do elemento usado para a criao da cpula no ANSYS. Fonte: ANSYS (2010).

Variando-se os materiais, as condies de apoio, o carregamento e os vos, foram obtidos com as simulaes numricas as tenses e os esforos. Com estes resultados e com base na Resistncia dos Materiais e na prtica de projeto foram criadas equaes simplificadas de pr-dimensionamento das estruturas, sendo estas incorporadas ao programa computacional elaborado.

3 Resultados das simulaes numricas


Conforme explicado, a criao do modelo numrico no programa ANSYS exigiu a definio das propriedades elsticas, do carregamento e das condies de apoio. Diversos graus de refinamento da malha foram testados para se garantir boa preciso.

As Figuras 5 e 6 exemplificam os modelos numricos dos arcos e da cpula obtidos com o ANSYS.

Figura 5 - Modelo numrico de arco bi-engastado com carregamento uniformemente distribudo.

Figura 6 - Modelo numrico da cpula engastada.

Aps o clculo, uma srie de resultados era analisada (tenses, esforos, deslocamentos etc.). A Figura 7 exemplifica a distribuio das tenses normais segundo o eixo x da cpula, a Figura 8 as tenses segundo o eixo y e a Figura 9 as tenses segundo o eixo z.

Figura 7 - Distribuio das tenses segundo o eixo x da cpula.

Figura 8 - Distribuio das tenses segundo o eixo y da cpula.

Figura 9 - Distribuio das tenses segundo o eixo z da cpula.

A Figura 10 mostra o diagrama de momentos fletores para um dos arcos estudados.

Figura 10 - Diagrama de momento fletor para arco bi-engastado, perfil de madeira, telhado com estrutura de madeira, distncia entre arcos consecutivos de 4 m e vo de 3 m.

A partir das mudanas da geometria, do material e das condies de apoio das estruturas, os esforos eram novamente analisados, o que permitiu estabelecer uma relao entre a variao destes aspectos e os esforos/tenses atuantes.

4 Pr-dimensionamento dos arcos


Aps a modelagem numrica feito o clculo dos momentos fletores mximos para cada tipo de arco e para vrios valores do vo. Com esses valores, foram montadas as equaes do momento fletor para cada tipo de arco, perfil e distncia entre arcos consecutivos.

Para o arco em perfil de ao encontra-se o valor de Wx (mdulo de resistncia elstico) a partir da equao do momento, atravs da equao (1):

(1) onde: fyd : resistncia de clculo do ao; MK(L) : equao para o momento fletor em funo do vo; Wx : mdulo de resistncia elstico.

Em seguida, procura-se nas tabelas de perfis (incorporadas ao programa) um perfil onde o valor de Wx igual ou superior ao calculado (Figura 11). Os perfis podem ser obtidos no programa de pr-dimensionamento variando-se os seguintes dados: vo (L) do arco, distncia entre arcos consecutivos e tipo de arco.

Figura 11 - Perfil I de ao a ser pr-dimensionado.

10

Como exemplo, a Figura 12 mostra a equao final do perfil de ao, relacionando momento fletor mximo e vo.

Equao:

L (vo) (m)

Figura 12 - Variao do momento fletor mximo em relao variao do vo para um arco bi-engastado com estrutura do telhado de madeira, perfil de ao e distncia entre arcos consecutivos S = 4 m.

Para o arco com seo transversal em madeira (Madeira Laminada Colada) (Figura 13), calcula-se o mdulo de resistncia elstico Wx e em seguida a altura h da seo retangular, sendo a largura da base da seo um dado de entrada (equaes 2 e 3):

(2) onde: fco,d : resistncia de clculo da madeira compresso; bw : largura da base da seo transversal do arco.

(3)

11

bw Figura 13 - Seo transversal de madeira a ser pr-dimensionada. Para o arco com seo transversal de concreto, a altura foi obtida atravs da equao (4):

(4) onde: h : altura da seo transversal; C = 0,03m: cobrimento adotado para a armadura; K23 = 3,522: constante escolhida para o domnio de deformao entre 2 e 3, em que a pea se encontra no estado limite ltimo, por se tratar de domnio econmico; fck: resistncia caracterstica compresso do concreto.

5 Pr-dimensionamento da cpula
O pr-dimensionamento da cpula consiste na determinao de sua espessura a partir do vo, conforme esquematiza a Figura 14.

L
Figura 14 - Cpula de concreto a ser pr-dimensionada.

12

Uma cpula um elemento estrutural do tipo casca. A casca idealizada como uma membrana, onde existem apenas tenses de trao e de compresso. No entanto, se existem membros de enrijecimento nas bordas (apoios) no possvel manter o estado de equilbrio de membrana, aparecendo tenses de flexo. Estas tenses aparecem tambm nas vizinhanas de cargas concentradas, aberturas e nervuras. Na prtica as cascas cilndricas de concreto armado no funcionam como membranas. Ao longo das bordas, tenses e deslocamentos diferentes daqueles da Teoria da Membrana aparecem. Isto depende da maneira em que a casca apoiada (RAMASWAMY, 1978, BILLINGTON, 1965).

Dada a complexidade do comportamento estrutural, e por conseqncia, de se obter frmulas simplificadas de pr-dimensionamento de uma cpula, adotou-se a estratgia de se adaptar o pr-dimensionamento da cpula ao de uma laje plana com as mesmas caractersticas, atravs da determinao de um coeficiente de ajuste (equao 5):

(5)

onde: h : espessura da cpula; L : vo da cpula; : coeficiente de ajuste da frmula. Para determinao do coeficiente de ajuste elaborou-se um modelo numrico no ANSYS para uma laje plana com as mesmas condies de contorno, carregamento, espessura e malha. O coeficiente foi obtido relacionando a raiz quadrada (estimativa emprica) das tenses normais da laje plana em relao cpula, sendo estas tenses os valores mdios nas regies com os maiores valores de tenso e no simplesmente os valores mximos numricos indicados pelo ANSYS, pois s vezes podem ocorrer concentraes de tenses devido modelagem feita via Mtodo dos Elementos Finitos.

Os resultados foram obtidos para vos da cpula e da laje variando de 5 a 50 m. Para vos de 5, 10 e 20 m foi adotada espessura da seo transversal de 0,15 m e para 30 e 50 m a espessura adotada foi de 0,20 m. Em seguida, por simplificao, foi feita a mdia aritmtica

13

dos resultados obtidos, chegando-se ao coeficiente final ( ). O valor do coeficiente encontrado foi de aproximadamente 9.

6 Pr-dimensionamento das trelias


Do ponto de vista do projeto arquitetnico, dois parmetros so interessantes na concepo de trelias planas: a altura da trelia e o comprimento dos mdulos. Com base na prtica de projeto estes parmetros foram determinados para trelias com contorno retangular e triangular. As frmulas empricas deduzidas foram implementadas no programa de pr-dimensionamento.

Para a trelia com contorno retangular (Figura 15) a altura h determinada a partir do vo L, utilizando a equao (6):

(6)

Figura 15 - Geometria da trelia com contorno retangular.

Para a trelia com contorno triangular (Figura 16) a altura funo do tipo de telha, que indica a inclinao do telhado. Foram calculadas as alturas para telhas de ao, de cermica e de fibrocimento.

Figura 16 - Geometria da trelia com contorno triangular.

14

Para telha de ao tem-se a equao (7): (7)

Para telha cermica tem-se a equao (8): (8)

Para telha de fibrocimento a altura obtida pela equao (9): (9)

A determinao do comprimento aproximado do mdulo (m) foi feita para trelias em madeira e em ao, tendo como dado de entrada o vo da trelia (L). As frmulas apresentadas a seguir so vlidas para trelias com contorno retangular e triangular.

Para trelia de madeira tem-se a equao (10): (10)

Para trelia de ao tem-se a equao (11): (11)

7 Programa computacional para o pr-dimensionamento


Para que o pr-dimensionamento seja uma ferramenta eficiente na concepo do projeto arquitetnico (arquitetos) e no clculo estrutural (engenheiros), o procedimento foi automatizado atravs da implementao das frmulas simplificadas em um programa computacional, utilizando a ferramenta Delphi, com a linguagem Object Pascal. O programa faz o pr-dimensionamento a partir dos dados de entrada fornecidos pelo usurio, onde pode-se variar com facilidade o material, o vo, a condio de apoio etc.

15

O programa computacional elaborado foi denominado PR-DIMENSIONAR. Neste, alm do arco, da cpula e da trelia, foi desenvolvido em trabalhos anteriores o pr-dimensionamento de vigas, pilares, lajes, vigas balco e grelhas, em ao, madeira e concreto. Uma caracterstica interessante do programa a facilidade de utilizao, necessitando-se de poucos dados de entrada.

A Figura 17 mostra a tela principal do programa. Nesta esto os cones para cada tipo de material e de estrutura a ser pr-dimensionada.

Figura 17 - Tela principal do programa PR-DIMENSIONAR.

As Figuras 18, 19 e 20 mostram, respectivamente, a tela para o pr-dimensionamento dos arcos de concreto, de madeira e de ao.

16

Figura 18 - Tela do programa PR-DIMENSIONAR para arcos de concreto.

Figura 19 - Tela do programa PR-DIMENSIONAR para arcos de madeira.

17

Figura 20 - Tela do programa PR-DIMENSIONAR para arcos de ao.

As Figuras 21 e 22 mostram, respectivamente, a tela para o pr-dimensionamento da cpula e das trelias com contorno retangular e triangular.

Figura 21 - Tela do programa PR-DIMENSIONAR para a cpula.

18

Figura 22 - Tela do programa PR-DIMENSIONAR para trelia retangular e triangular.

Diversos clculos e ajustes foram realizados, para que o programa se tornasse robusto e de fcil utilizao.

8 Concluses
As simulaes numricas realizadas por meio do software ANSYS auxiliaram nas anlises e na elaborao das frmulas de pr-dimensionamento de arcos e cpulas, sendo agilizada a resposta com a mudana na geometria e nos parmetros que definem as estruturas, com resultados precisos e confiveis.

A construo do programa de pr-dimensionamento em linguagem Object Pascal exigiu cuidados com os parmetros adotados, a seqncia de clculo, a interao com o usurio, assim como montagem das telas de apresentao. As operaes que podem ser realizadas no programa possibilitam aos usurios a obteno de resultados rpidos e de fcil leitura.

O programa poder ser til a estudantes e profissionais de engenharia civil na etapa de pr-dimensionamento do clculo estrutural, tornando este mais gil. Para os profissionais e

19

estudantes de arquitetura o programa auxiliar no desenvolvimento de projetos arquitetnicos consistentes, onde a estrutura influencia as dimenses e a distribuio das partes que compem a edificao.

9 Agradecimentos
Agradecemos ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico) e PROPP-UFU (Pr-Reitoria de Pesquisa e Ps-Graduao da Universidade Federal de Uberlndia) pelo apoio financeiro.

10 Referncias bibliogrficas
ANSYS. Computational Applications and System Integration Inc., Version 12.0, 2010.

BATHE, K. J. Finite element procedures in engineering analysis. New Jersey: Prentice-Hall, 1982.

BILLINGTON, D. P. Thin shell concrete structures. New York: McGraw-Hill, 1965.

BRAUER, J.R. What every engineer should know about finite element analysis. New York: Mercel Dekker, 1993.

COOK, R. D.; MALKUS, D. S.; PLESHA, M. E. Concepts and applications of finite element analysis. 3. ed. New York: John Wiley & Sons, 1989. CUNHA, J. Curso bsico do programa de elementos finitos ANSYS. Universidade Federal de Uberlndia, Faculdade de Engenharia Civil, 2008. 92 p. Apostila.

DELPHI. Borland Software Corporation. Version 7.0, 2002.

FUSCO, P.B. Estruturas de concreto: fundamentos do projeto estrutural. So Paulo: USP, 1976.

20

MARGARIDO, A. F. Fundamentos de estruturas: um programa para arquitetos e engenheiros que se iniciam no estudo das estruturas. So Paulo: Zigurate, 2003.

MOORE, F. Understanding structures. Boston: WCB McGraw-Hill, 1999.

PFEIL, W. Estruturas de ao: dimensionamento prtico. 4 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1988.

PFEIL, W.; PFEIL, M. Estruturas de madeira. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2003.

RAMASWAMY, G. S. Design and construction of concrete shell roofs. New Delhi: McGraw-Hill, 1978.

REBELLO, Y. C. P. A concepo estrutural e a arquitetura. So Paulo: Zigurate, 2000.

REBELLO, Y. C. P. Estruturas de ao, concreto e madeira: atendimento da expectativa dimensional. So Paulo: Zigurate, 2005.

SCHODEK, D. L.; BECHTHOLD, M. Structures. New Jersey: Pearson Prentice Hall, 2008.

SHAEFFER, R. E. Elementary structures for architects and builders. New Jersey: Pearson Prentice Hall, 2007.

SILVA, D. M.; SOUTO, A. K. Estruturas: uma abordagem arquitetnica. 2. ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2000.

You might also like