You are on page 1of 6

RESENHA CRTICA

Instituio_________________________ AMERICAN WORLD UNIVERSITY/ USA Nvel _____________________________ GRADUAO Curso ____________________________ Direito Disciplina _________________________ Didtica do Ensino Superior

Aluno ____________________________ Adrito Tiago Vineza Vieira Matrcula _________________________ LAD 4243 ANG Ttulo do Livro _____________________ INTRODUO AS INTELIGNCIAS MLTIPLAS (127 PG.) Autor ____________________________ DE CASTRO, Artemis Nogueira Editora ___________________________ Grupo Palestra Editora, Rio de Janeiro, 1 edio, 2009.

Mini-Curriculum do Autor ____________ Graduada em Letras, Mestre em Educao, Doutora em Educao a Distncia, Capacitao profissional em Ensino a Distncia.

Tipo de Obra Resenhada _____________ Didtico-Pedaggica

Data de Produo Data da Recepo

03/12/2012 ___/___/_____

INTRODUO O livro resenhado expe detalhadamente estudos relativos a Inteligncia do ser humano sob a ptica da Teoria das Inteligncias Mltiplas de Howard Gardner, oferecendo uma grande quantidade de subsdios e orientaes para professores e profissionais da rea de treinamento e desenvolvimento. Est dividido em quatro captulos: 1. A Inteligncia do Ser Humano; 2. A Teoria das Inteligncias Mltiplas; 3. A Teoria da Inteligncia Emocional; e 4. Exercitando as Inteligncias Mltiplas (IM). O estudo das Inteligncias Mltiplas tornou-se indispensvel, na medida em que, as tcnicas usadas pelos estudiosos dessa rea se apresentam como facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem. Os objectivos do livro resenhado so: a) Ajudar os alunos a conhecer as inteligncias mltiplas; b) Identificar as inteligncias mltiplas e desenvolv-las; c) Aplicar os conhecimentos resultantes aos contextos pessoal e profissional. Durante muito tempo, acreditou-se que a inteligncia do ser humano era uma capacidade humana mensurvel atravs de testes de Q.I. (Quociente de Inteligncia). Em 1994, Howard Gardner apresenta os resultados de seu estudo sobre a inteligncia e a define como sendo um Espectro de Competncias que o indivduo traz consigo ao nascer, portanto, inata. Segundo a autora, Gardner elabora um novo conceito de inteligncia. Para ele a inteligncia a capacidade para resolver problemas cotidianos, diagnosticar novos problemas a resolver; criar alternativas vlidas no prprio mbito cultural. (p 10)

Neste sentido, no se pode falar da inteligncia sem se referir a competncia. A autora analisa dois sentidos da competncia: Sentido Denotativo a capacidade de apreciar e resolver um problema ou assunto (p. 10); Sentido Didtico Competncias so elementos que funcionam como organizadores, ao longo do da vida do ser humano dando-lhe condies de transferncias de controlo (p. 10) A autora acredita que as emoes e os sentidos jogam um papel de extrema importncia nos grupos e observa que os profissionais que lidam com pessoas devem prestar muita ateno nesses aspectos. Artemis Nogueira Castro adverte: Lidar com as emoes um exerccio; a vida produz emoes e sentimentos positivos que devem ser por ns cultivados e preservados como joias espirituais, que nos fazem crescer; os negativos, por sua vez, devem ser enfrentados e anulados. (p. 15) Baseado no livro A Grande Jogada de Celso Antunes, a autora ressalta que o crebro humano est dividido me duas partes Lado Direito e Lado Esquerdo. Afirma que cada pessoa apresenta um dos lados mais desenvolvido que o outro, originando comportamentos e habilidades afins para cada um dos lados. (p. 15) A autora apresenta as habilidades de analisar, compreender, criticar, classificar, sintetizar, deduzir e comprovar como condies para se considerar que o estudante domina determinado assunto.
3

Faz um priplo pela histria e apresenta Alfred Binet e sua equipe que, no incio do sculo XX criam um instrumento que, pensam ser adequado para se diagnosticar objectivamente deficincias de aprendizagem nos alunos. Este instrumento denominado Teste de Inteligncia. Por mais de cinquenta anos acreditou-se que estes testes pudessem medir a inteligncia das pessoas. No final do sculo XX, Howard Gardner revolucionou a psicologia cognitiva com sua Teoria das Inteligncias Mltiplas. Apresenta oito categorias de inteligncia: Lingustica, Lgico-Matemtica, Espacial, Corporal-Cinestsica, Musical,

Interpessoal, Intrapessoal e Naturalista. A autora afirma que, todo o indivduo possui as oito inteligncias. A diferena est no facto de uns terem-nas mais desenvolvidas que os outros. Portanto, qualquer pessoa com treinamento adequado pode desenvolver qualquer categoria de inteligncia. Analisando o processo cognitivo, Artemis N. Castro afirma que as emoes e a cognio esto diretamente ligadas. (p. 49) Atualmente, acredita-se que, as emoes, atravs dos sentimentos, despoletam o processo da cognio. No livro discutido o conceito de Inteligncia Emocional. A autora cita Daniel Goleman (1995) que, em seu livro Inteligncia Emocional, enumera as caractersticas bsicas desta inteligncia: capacidade de motivar-se e persistir diante das frustraes; controlar os impulsos e adiar a satisfao; regular o prprio esprito e impedir que a aflio invada a capacidade de pensar, criar empatia e esperar. (p. 45)

Apresenta e descreve estudos realizados por vrios especialistas acerca dos aspetos superiores da Inteligncia Emocional. A saber: a) O Autocontrolo; b) Gesto do Humor; c) Automotivao; d) Controle de Impulsos; e e) Empatia. A autora desafia professores, supervisores e chefes de todas as reas de atuao profissional a criar oportunidades para que seus liderados expressem, suas emoes atravs de dinmicas de grupo. Com o propsito de oferecer melhor compreenso dos contedos das Inteligncias Mltiplas, a autora prope exerccios de excecional praticidade para o desenvolvimento de cada uma das oito inteligncias. Objetivos bem especificados, procedimentos bem descritos, material a ser utilizado bem determinado, fazem dos exerccios propostos material de alta eficcia. PONTOS POSITIVOS DA OBRA Introduo s Inteligncias Mltiplas um livro fcil e agradvel de ser ler. A sua estrutura repleta de quadros, ilustraes, esquemas, exemplos e exerccios tornam a sua leitura muito interativa e motivadora. O seu contedo desperta o interesse de continuar a pesquisar sobre o assunto para desenvolvermos os nossos pontos fracos e ajudarmos as pessoas ao nosso redor. CONCLUSO O livro atinge os objetivos perseguidos pela autora. Ele traz contedo muito bem elaborado que, permite o domnio dos conceitos e caractersticas das Inteligncias Mltiplas.

Atravs da tcnica dos diagnsticos e das atividades propostas no captulo IV o leitor/estudante ser capaz de identificar o estado das suas inteligncias mltiplas e desenvolv-las tanto no mbito pessoal quanto no profissional.

You might also like