You are on page 1of 7

6 .

DETERMINAO DA QUALIDADE DAS GUAS DO RIBEIRO TATU-2011 ALUNOS: CAROLINE ROMANINI/MARINA BUENO/THIAGO EMANUEL RESUMO : O Ribeiro Tatu nasce na zona rural de Cordeirpolis, tem sua maior extenso na cidade de Limeira (75%), onde tem seu maior curso dgua, e desgua no Rio Piracicaba - o qual muito afetado por descartes indevidos, tanto de efluentes domsticos, quanto de industriais. Ele tem enfrentado grandes problemas de poluio. Por isso, a cidade de Limeira tem seu abastecimento realizado pelos rios Jaguari e Pinhal, e Cordeirpolis tem seu abastecimento feito pelo Rio Corumbata, que nasce na cidade de Analndia. Foram realizadas ento anlises para verificar qual o grau de poluio atual que se encontra o ribeiro. Os parmetros analisados foram; turbidez, cor, odor, pH, condutividade, slidos sedimentveis, fenol, cianeto, nions (sulfato, cloreto, nitrato e fluoreto), coliformes totais/fecais e a DBO e DQO, usados na classificao das guas naturais, onde podemos qualificar o corpo de gua analisado, podendo design-las como atendente ou no das normas do CONAMA 357 e Portaria 518. Contudo, o objetivo desse estudo foi avaliar as condies do Ribeiro Tatu em determinados pontos de seu percurso, e analisar onde se encontravam as principais problemticas, quanto ao nvel de poluio. O fato de seu percurso iniciar em Cordeirpolis e desaguar em Piracicaba torna-se de grande interesse, porque o mesmo no faz uso de sua capacidade de abastecimento, por exemplo, para contribuir em boa parte na cidade de Limeira e/ou Cordeirpolis. Os valores encontrados nas anlises em geral, referem-se a guas de classe 4, ressaltando que os valores de DBO e coliformes esto bem distantes de uma melhor classificao. O ponto mais comprometido do ribeiro foi na divisa entre Limeira e Cordeirpolis, localizado aps os descartes do efluente de Cordeirpolis, o que indica que as atividades desenvolvidas nesta cidade, geram resduos txicos como; cianeto e fenol, que, sem tratamento algum, acabam comprometendo e deteriorando as guas deste rio. importante destacar que, a cidade de Limeira esta trabalhando para despoluir este ribeiro, mas a sua nascente fica na cidade de Cordeirpolis, desta forma, para que a despoluio ocorra de forma efetiva, h necessidade de conscientizao da populao de Cordeirpolis para cuidar melhor da nascente do ribeiro Tatu e efetivar o tratamento de esgoto na cidade, pois s assim ocorrer a regenerao deste recurso hdrico.

Palavras-Chave: Ribeiro Tatu, deteriorizao, anlises.

7. RECICLAGEM DE CATALISADORES AUTOMOTIVOS 2010 ALUNOS: ADRIEL BATISTA DA SILVA/CAIO CESAR BOTECCHI FIGUEIREDO/ CAIO HENRIQUE DOS SANTOS/FERNANDA KARIME DA SILVA MARTINS RESUMO : O catalisador automotivo um dispositivo acoplado ao escapamento de veculos, formado por um miolo cermico ou metlico. Este miolo impregnado com substncias catalticas ativas (metais nobres e semi-nobres) responsveis pela transformao de grande parte dos gases txicos produzidos pelo motor em gases inofensivos ao ambiente e a sade. A utilizao do

catalisador protege o meio ambiente, uma vez que, retira parte dos gases poluidores que seriam descartados na atmosfera e so projetados para terem uma vida til mnima de 30.000km rodados, aps isso, so descartados no meio ambiente sem nenhuma utilizao. O projeto reciclagem de catalisadores automotivos tem como objetivo a recuperao de metais nobres (platina, rdio, paldio e vandio) do filtro de catalisador descartado, para a aplicao em outros processos produtivos, como por exemplo, pigmentao de tintas, processos galvnicos, tais como fundio de ouro branco, aplicao nas ligas de ao para melhora das propriedades mecnicas. Na primeira etapa do processo de recuperao dos metais nobres ocorreu o ataque cido no filtro de catalisador, a soluo obtida foi filtrada com o auxlio de uma bomba vcuo. O precipitado contido no papel filtro foi aquecido em uma mufla para eliminao do material orgnico e os metais nobres foram separados atravs de mtodos qualitativos. Ensaios realizados demonstraram que os metais platina e paldio foram separados, busca-se agora a separao de rdio, vandio e ouro e a quantificao destes metais.

Palavra-chave: catalisador automotivo; reciclagem; metais nobres.

8. RECUPERAO DE METAIS PESADOS PRESENTES EM RESDUOS GALVNICOS 2010 ALUNOS: ARIADNE FERMINO/FRANCIELE ALINE DELFINO/GUSTAVO ROWE RESUMO: No processo de galvanoplastia, primeiramente a pea passa por um polimento e por um processo de desengraxe, cujo objetivo remover leo das peas. A pea passa, ento, por um processo para remoo de incrustaes na superfcie metlica e somente aps passar por este pr-tratamento que a pea passa pelo processo de deposio, que onde a pea recebe o revestimento metlico. Aps a eletrodeposio, ocorre a lavagem da pea. Como a gua proveniente da lavagem da pea est contaminada por conter metais pesados ela no pode ser descartada na natureza, antes necessrio que ela receba um tratamento adequado. Geralmente estes efluentes so tratados no prprio local (fbrica) atravs de vrias tcnicas, porm resulta em um resduo de aspecto pastoso incrustado de metais pesados e gua, que j pode ser descartada na rede de esgoto. O trabalho investiga a presena de metais pesados no lodo galvnico, resduo resultante dos processos galvnicos, contextualizando a importncia da reutilizao dos mesmos para a preservao do meio ambiente, propondo ainda a reciclagem desses metais. A pesquisa aponta os principais metais encontrados nestes resduos, bem como o tratamento dispensado aos efluentes galvnicos.
Palavras-chave: Lodo galvnico; metais pesados; galvanoplastia.

9. PIGMENTAO DE GRANITO UTILIZANDO METAIS 2010 ALUNOS: CAROLINE BENTLIN FARIA/CAROLINE RODRIGUES MARTINS/ JEFERSON JOS SPADOTTO RESUMO : Este trabalho apresenta informaes e mtodos de como se pigmentar rochas como granito. Com a utilizao de vrios metais com alto potencial de reduo, foram pigmentadas as rochas com diferentes tonalidades. Ao aquecer as rochas em bqueres contendo solues dos diferentes metais utilizados obtivemos rochas com coloraes variadas, diferentes da cor branca original do granito utilizado. Para acelerar e potencializar esse processo seria necessria a utilizao de resinas de troca inica, que permitiriam apenas a penetrao do metal desejado na rocha, sem a interferncia de outros metais considerados contaminantes. Outro processo que acelera os resultados o aumento da presso exercida sobre o granito na soluo, tal fato aumentaria a penetrao dos ons liberados pelos ctions. A histria de utilizao do granito tambm est presente neste trabalho, como a sua formao e composio. As caractersticas dos metais e suas propriedades. Palavras chave: granito, pigmentao, metais.

10. TRANSFERNCIA EM MASSA DE XIDOS DE CARBONO PROVENIENTES DA PALHA DE CANA-DE-ACAR EM QUEIMADAS E SEU VALOR NA PRODUO DE PAPEL E ENERGIA 2010 ALUNOS: JOS AUGUSTO SARTORI JUNIOR/MARIA SAMANTA NICOLA BARBOSA/RODRIGO STEIN PIZANI RESUMO: O Hidromel produzido desde a idade mdia pelos povos nrdicos, em especial os vikings que desenvolveram a fermentao do mel, porm com o passar dos sculos, seu consumo diminuiu gradativamente at basicamente o esquecimento. A produo da bebida s possvel atravs da fermentao alcolica que ocorre pela ao de microorganismos (leveduras) que utilizam os carboidratos presentes no mel como fonte de energia para o seu metabolismo. As leveduras degradam os carboidratos para a obteno de energia, e liberam como subproduto o lcool etlico (etanol). Neste trabalho foram desenvolvidas metodologias experimentais para a produo do Hidromel em condies laboratoriais. Foram realizadas cinco metodologias diferentes alterando alguns fatores, ou seja, foi trabalhado por tentativa e erro acertando as propores das matrias primas para alcanar uma bebida final de boa aceitao e qualidade. Os materiais utilizados para a realizao dos mtodos foram: bcker de 2 litros, mangueiras para conexo, dornas de fermentao, papel poroso, funil, pisseta com gua destilada, plstico cor escura, esptulas, balana analtica, mel, leveduras, leveduras selvagens, sacarose entre outros. Os equipamentos utilizados para a realizao da anlise foram: Refratmetro, pHmetro, densmetro, picnmetro, proveta, bureta, suporte universal, papel de filtro, erlenmeyer, entre outros. Depois de realizado todos os procedimentos de produo e as anlises analticas adequadas, obtiveram-se resultados adequados para bebidas alcolicas.

Com relao aceitao do produto os resultados da anlise sensorial foram os seguintes: O conjunto das trs bebidas analisadas resultou em uma aceitao de 65%, ndice positivo considerando a grande disparidade entre as trs amostras analisadas. Individualmente as aceitaes foram s seguintes: A amostra de uvas com mel juntas leveduras tradicionais resultou em uma

aceitao de 80%. A amostra de uvas com mel juntas leveduras selvagens resultou em uma aceitao de 90 %. A amostra de mel mais leveduras tradicionais resultou em uma aceitao de 50 %. Tendo todos os resultados computados consegui-se identificar qual produto teria melhor aceitao comercial e quais alteraes deveriam ser feitas para melhorar a qualidade das bebidas.

Palavras chave: xidos de carbono, cana-de-acar, queimadas, papel, energia.

11. EXTRAO DO LEO DA MACADMIA PARA PRODUO DE COSMTICOS 2010 ALUNAS: JESSICA CAROLINE BARBOSA/JESSICA LORRAINE LIMA RESUMO : O uso do leo da macadmia para a produo de cosmticos interessante, pois possui propriedades rejuvenescedoras, hidratantes e emolientes. A noz de macadmia pode ser usada no ramo alimentcio, sendo empregado na fabricao de sorvetes e barras de chocolate, entre outros produtos; podendo ser usado tambm na fabricao de cosmticos, sendo o leo utilizado na produo de shampoos, condicionadores, cremes hidratantes, sabonetes e cremes anti-ageing (anti-envelheimento). A macadmia excelente fonte de mega 7 e mega 9, e a sua principal caracterstica a presena do cido graxo palmitolico (mega 7) em sua composio, a mesma substncia contida nas clulas da face, que com o passar do tempo diminu, causando o envelhecimento natural da pele. Este leo contribui na reposio destas molculas, proporcionando o rejuvenescimento. Nos cabelos o leo de Macadmia promove eficaz hidratao e nutrio aos fios, proporcionando oleosidade natural e fortificando as fibras capilares da raiz s pontas, restaurando sua vitalidade, sedosidade e brilho.
Palavras-chave: macadmia, extrao, cosmticos

12. REAO DE DESLOCAMENTO E REAES DE DUPLA-TROCA 2011 ALUNOS: ANDERSON SANTIAGO DE OLIVEIRA/BRUNO DE OLIVEIRA SANTOS/ ELTON FERNANDO MARCONDES DE SOUZA/GUILHERME MENDES RESUMO : O trabalho apresentado aborda dois temas, sendo eles Reao de deslocamento e Reaes de dupla-troca, onde ambos os temas esto relacionados a uma mesma equao. Diante destes temas nos deparamos que fazem parte das Reaes Qumicas, onde nessas raes se encontram classificaes para diferentes equaes. Para representarmos as reaes qumicas por meio de equaes, temos que usar frmulas qumicas e smbolos para indicar os reagentes e os produtos da reao (Mortimer, 2011). Reaes de deslocamento ou de substituio ou de simples troca ocorrem quando uma substncia

simples reage com uma substncia composta e desloca desta ltima uma nova substncia simples. Mas as reaes de dupla troca ou de dupla substituio, ocorrem quando dois compostos reagem, permutando entre si dois elementos ou radicais e dando origem a dois novos compostos, e segundo

Usberco e Salvador (2002), quando duas substncias compostas ao reagirem trocam seus ctions e nions e formam outras duas substncias compostas diferentes. Deixando claro que os ctions tm cargas positivas, pois doam eltrons e assim, ficam com mais prtons, que possuem cargas positivas e esto no ncleo do tomo. Por isso, os ctions tm cargas positivas. J os nions, por receberem os eltrons, que possuem cargas negativas, acabam por ficar com suas cargas tambm negativas. Palavras chaves: reao de deslocamento, reaes de dupla troca, reaes qumicas.

13. HIDROMEL: ESTUDO DA FERMENTAO DO MEL PARA A PRODUO DE BEBIDAS ALCOLICAS 2010 ALUNOS: MARIA ELIZETE RODRIGUES MARTINS/SULIVAN PISSOLI LIMA/ VINICIUS BARBOSA RESUMO : O Hidromel produzido desde a idade mdia pelos povos nrdicos, em especial os vikings que desenvolveram a fermentao do mel, porm com o passar dos sculos, seu consumo diminuiu gradativamente at basicamente o esquecimento. A produo da bebida s possvel atravs da fermentao alcolica que ocorre pela ao de microorganismos (leveduras) que utilizam os carboidratos presentes no mel como fonte de energia para o seu metabolismo. As leveduras degradam os carboidratos para a obteno de energia, e liberam como subproduto o lcool etlico (etanol). Neste trabalho foram desenvolvidas metodologias experimentais para a produo do Hidromel em condies laboratoriais. Foram realizadas cinco metodologias diferentes alterando alguns fatores, ou seja, foi trabalhado por tentativa e erro acertando as propores das matrias primas para alcanar uma bebida final de boa aceitao e qualidade. Os materiais utilizados para a realizao dos mtodos foram: bcker de 2 litros, mangueiras para conexo, dornas de fermentao, papel poroso, funil, pisseta com gua destilada, plstico cor escura, esptulas, balana analtica, mel, leveduras, leveduras selvagens, sacarose entre outros. Os equipamentos utilizados para a realizao da anlise foram: Refratmetro, pHmetro, densmetro, picnmetro, proveta, bureta, suporte universal, papel de filtro, erlenmeyer, entre outros. Depois de realizado todos os procedimentos de produo e as anlises analticas adequadas, obtiveram-se resultados adequados para bebidas alcolicas. Com relao aceitao do produto os resultados da anlise sensorial foram os seguintes: O conjunto das trs bebidas analisadas resultou em uma aceitao de 65%, ndice positivo considerando a grande disparidade entre as trs amostras analisadas. Individualmente as aceitaes foram s seguintes:

A amostra de uvas com mel juntas

leveduras tradicionais resultou em uma

aceitao de 80%. A amostra de uvas com mel juntas leveduras selvagens resultou em uma aceitao de 90 %. A amostra de mel mais leveduras tradicionais resultou em uma aceitao de 50 %. Tendo todos os resultados computados consegui-se identificar qual produto teria melhor aceitao comercial e quais alteraes deveriam ser feitas para melhorar a qualidade das bebidas.

Palavras- chave: mel, fermentao, bebida alcolica

You might also like