You are on page 1of 5

Fuel controller

Observaes do FC

O Fuel Controller parte integrante de uma preparao feita. Toda a preparao se compe do conjunto de troca de peas, o FC uma das partes necessrias para aumento de potncia no motor, mas no a nica. Com o motor original, o FC sozinho render um ganho de POTNCIA no muito considervel... Principalmente se o motor for bicombustvel que bastante limitado, mesmo com preparao, ele nunca render como um motor de s um combustvel. O Fuel Controller um equipamento que permite infinitas regulagens do tempo de injeo e do ponto de ignio, e tambm do limitador de giro. As regulagens feitas (mapas) mudam bastante em funo de fatores como: tipo de combustvel, acessrios do motor, tipo e pilotagem, diferentes preparaes no motor, altitude do local, temperatura mdia, etc...(por isso a escassez de mapas prontos ). Estas regulagens devem ser feitas visando a obteno de uma BOA ESTEQUIOMETRIA nos gases do escape.

Podemos dar algumas dicas de regulagem geral do FC (Fuel Controller), no entanto a regulagem fina dever ser feita com dinammetro equipado com sonda lambda, ou no mnimo um leitor de lambda. Vou citar um caso: temos aqui na fbrica duas Yamaha Fazer 2006, as motos so teoricamente idnticas....porm medindo com dinammetro uma gera quase 1 hp a mais que a outra (diferena de 5% em motores originais idnticos!!!!!), fazendo o acerto fino do FC com o Dinammetro Servitec constatei que as regulagens diferenciavam entre estas motos......isso que estava medindo ambas nas mesmas condies atmosfricas. Com isso foi constatado que milagres de receitas prontas ou mapas universais no existem. O que podem ter sim so ajustes e regulagens bases para cada moto.

No existe uma receita pronta, por conta de que cada motor diferente do outro. No FC existem apenas ajustes prontos para ps-corte (limitador), e estes funcionam muito bem, tambm em motores nada modificados; no entanto bem provvel que em ltima marcha este motor (nada modificado) no passar de 9500rpm (corte original) porque nesta rotao a moto j no tem torque suficiente para elevar o giro, nas marchas menores ele estender normalmente.

Abril 2012 Reviso 1

1/5

Fuel controller
princpio s a instalao do FC, e sem alterao de nenhum parmetro do aparelho, a moto tem que ficar igual a original, porque o aparelho apenas copia as entradas e as repassa aos atuadores da moto.....

O motor tem a potncia restringida mecanicamente!!! Apenas pode ser elevada aumentando-se a quantidade da mistura ar e combustvel no interior da cmera de combusto; o Fuel Controller pode modificar a quantidade de combustvel, mas no a de ar. Use bom senso para ajustar o FC!!! Motores sem modificaes mecnicas devem tambm ter poucas modificaes feitas pelo FC....... Caso voc tenha trocado filtro de ar, escape ou facilitado a entrada de ar por outro meio aumente a as tabelas de combustvel proporcionalmente.... Caso voc tenha um comando mais agressivo voc pode aumentar mais o ponto de avano da ignio...etc.

Regulagens Bases

A regulagem bsica ser feita compreende alguns pontos bsicos a serem seguidos: 1A instalao deve estar correta e de acordo com o manual, respeitando-se as observaes de posicionamento do mdulo e da passagem de fios. Antes de iniciar qualquer regulagem sempre aquea o motor. Leia o manual do aparelho. O motor deve estar sendo alimentado pelo mesmo combustvel a no mnimo uma semana. Calibre o TPS, deve estar OK. Calibre a tenso lida pelo FC com a tenso da bateria medida por um multmetro (esta opo encontra-se em Configuraes do Modo Avanado). Avalie o Modo de Simulador de Sonda que deve ser usado, existem 3 Modos de Simulador de Sonda: OFF, ON e TOTAL. Qual escolher depende do modelo de motocicleta e da preparao nela feita: OFF Motores com pouca ou nenhuma modificao, motores normais; ON Motores normais com media
2/5

23456-

7-

Abril 2012 Reviso 1

Fuel controller
preparao (este modo pode no ficar bom em alguns modelos e anos de fabricao de motos); TOTAL Motores bem modificados e/ou bicombustveis. OBS1.: O modo TOTAL pode ser usado em qualquer situao, mesmo o motor estando original, no entanto quando este modo selecionado o ajuste nos mapas dever ser feito obrigatoriamente com uso de leitor Lambda de gases. OBS2.: O modo OFF pode ser usado tambm em motores bicombustvel, no entanto os ganhos no sero os mesmos do modo TOTAL. OBS3.: O modo TOTAL pode fazer a luz espia da injeo da moto piscar o cdigo de erro de Sonda Lambda. Esta condio cessar aps alguns dias de uso. Regra1: preciso testar na moto em questo qual modo de Sonda fica melhor, observando os quesitos acima! 8Mantenha inicialmente o FC no modo Padro onde o ajuste dos mapas mais fcil. Leia e entenda o manual do FC. Entenda que o aumento dos valores das tabelas no representa aumento direto da potncia do motor. Valores de ponto de ignio muito avanados pioram a performance e valores de combustvel muito fora da faixa estequiomtrica tambm comprometem a performance. necessrio avaliar o conjunto do motor!! Modifique o mapa de Ignio de acordo com a preparao feita. Caso no haja preparao no avance o ponto mais que 5 graus. De modo geral avance no mnimo 1 ou 2 graus sempre. Modificaes que aceitam maiores avanos de ponto: troca de comando, mudana na taxa de compresso, mudana de combustvel, etc.... Modifique o mapa de Combustvel. Este deve ser feito observando a estequiometria do combustvel, para gasolina brasileira 13,3 AFR (13,3 partes de ar para 1 parte de combustvel). Por isso a importncia do leitor externo de Lambda e/ou dinammetro. Algumas motos como as Yamahas anteriores a 2009 possuem mistura muito rica de fbrica, isto pode ser constatado pelo leitor de mistura externo, ento provavelmente um mapa de Combustvel com mdia de -10% com certeza aumentar a potncia da moto, uma vez que a mistura dos gases ficar mais estequiomtrica. A condio para melhor para performance do motor no fica exatamente na linha de estequiometria do combustvel e sim levemente mais rica. Valores de Lambda 0,9 so os mais aconselhados (para gasolina teremos ento 0,9 x 13,3 = 12 AFR), use entre 12 e 12,5 AFR para manter um bom nvel. Uma vez terminados os mapas de Injeo e Ignio (que podem mesmo estarem zerados conforme o motor), comece os ajustes para Estender o Limitador.

910-

11-

12-

13-

14-

Abril 2012 Reviso 1

3/5

Fuel controller
1516Leia o manual do equipamento. Os Ajustes Prontos esto ali para ajudar, use-os, mas lembre-se que eles foram feitos para motos originais e nas condies atmosfricas da fbrica da Servitec, e modificaes so necessrias. Sempre selecione primeiramente o Ajuste Pronto para o modelo de motocicleta correspondente, mesmo se fizer ajustes manualmente. Os Ajustes Prontos fazem outras mudanas para adequ-lo ao modelo. Alguns modelos de XT660 precisam de mudanas no Sincronismo, este recurso pode ser acessado no menu Configuraes do modo Avanado. O padro de Sincronismo 1, no entanto se o FC apresentar, na tela, RPM diferente da mostrada pela moto, teste outros sincronismos, como 2, 3 ou 4 etc... Caso o seu FC for da Reviso 005-05 ou posterior (a reviso aparece na tela durante 2 segundos ao ligar) ento possvel usar os recursos de ajuste de Limitador Autoadaptativo, este recurso encontra-se no menu Configuraes do modo Avanado. O recurso Autoadaptativo modifica automaticamente os campos: T. Inj TPS 5% e T. Inj TPS 100%. Estes campos representam os Tempos de Injeo depois do corte original para caso sem carga (...5%) e com carga (..100%). Caso for de uma reviso anterior (ex.: 004-05) este recurso no est disponvel, e os ajustes devem ser feitos manualmente conforme exemplifica o Manual do Usurio. O campo Compensao RPM usado para compensar a diminuio de injeo com a subida de giros; deve ficar entre 86% e 96% em qualquer caso.

17-

18-

19-

Abril 2012 Reviso 1

4/5

Fuel controller

SUPORTE

Servitec Indstria Eletrnica Ltda Rua Abtino Martins, 1205 Bairro Centenrio Caxias do Sul, RS, Brasil CEP: 95045-127

Web Page: www.servitecmoto.com.br www.servitecdinamometro.com.br Email: engenharia@servitecmoto.com.br Telefone: 054 3224 2299 054 3025 1600

Abril 2012 Reviso 1

5/5

You might also like