You are on page 1of 13

Arquitetura e Urbanismo UFMS

Histria da Arte
2009

Gravuras Egpcias
Introduo Arte Egpcia Os artistas egpcios Gravuras Tumulares

Introduo
Preservada por milhares de anos, as gravuras egpcias revelam os objetivos primordiais de sua autntica arte: clareza e plenitude. Atravs do Princpio da Frontalidade, onde tronco e o olho aparecem de frente e as pernas aparecem sempre vistas pela sua face interna, os egpcios encontraram um meio de representar a natureza humana de uma forma que o observador facilmente identificasse a imagem apresentada. . Suas pinturas e gravuras em relevo nas paredes estavam associadas crena de perpetuao da imagem representada. Nas tumbas as pinturas estavam associadas a uma forma de oferecer sevos para o morto, afim que estes o ajudassem na passagem para o mundo dos mortos.

Retrato de Hesire ,porta de madeira em seu tmulo,2778-2723 a.c.

Jardim de Nebamun 1400 a.c. Mural de um tmulo em Tebas

Objetivo
O objetivo principal da arte egpcia contar uma histria. As pinturas eram encomendadas pelo rei (fara) e no havia preocupaes em representar a natureza com proporcionalidade ou de um ngulo que condissesse com a realidade.

Trono de Tutankamon

Detalhe do trono de Tutankamon que mostra ele e sua esposa.

O artista
As pinturas eram executadas em srie e havia mestres e discpulos na execuo de uma obra. A maioria dos artistas eram annimos, ento pouco se conhece sobre eles,sendo assim s possvel diferncia-los pelos estilos. Apesar de todas as limitaes em relao ao seus trabalhos, o artista era visto como um individuo com uma tarefa divina muito importante, pois alm de ser o executor ele necessitava de um contato com o mundo divino. O termo que designa este executor s-ankh, que significa o que d vida.

A matria prima para a realizao de seus trabalhos eram obtidas a partir de substncias provenientes da natureza: uma pintura cola fabricada com cores minerais cujo aplicada sobre uma camada de gesso branco que cobre a parede. As cada cor impostas nas gravuras possuia um simbolismo:
Preta Branca Vermelho Amarelo Verde Azul Noite e morte Pureza e verdade Energia,poder e sexualidade Eternidade Regenerao e vida Rio Nilo e cu

Os principais temas das gravuras egpcias eram as aes dos deuses, a vida de reis e rainhas, autoridades, vida aps a morte, religio e cotidiano. Nas gravuras tumulares, por exemplo, os temas eram sempre a histria do morto e a passagem para o mundo dos mortos. Nos templos, os temas eram sempre as aes dos deuses e a divindade do rei, o fara.

Anbis num ritual de mumificao

Gravura encontrada no tumulo de


Djeserkareseneb

O Livro dos mortos


Fora das paredes,a representao feita em rolos de papiros denominados O livro dos mortos que contm, alm de gravuras, oraes, feitios, hinos e suplicas que pretendiam afianar a passagem segura e curta do falecido ao outro mundo.Esses rolos de papiro eram colocados nos tmulos junto das mmias.

Pgina do livro dos mortos que representa o morto sendo apresentado no tribunal de Osris.

Pgina do livro dos mortos que representa Hrus e Anbis conferindo a pesagem do corao do morto.

Outra pgina do livro dos mortos onde Thot, de p diante da balana do julgamento dos homens, est penetrando na mente do morto para julgar os seus sentimentos e propsitos.

Mural do tumulo de Khnumhotep - 1900 ac

2 parte mural de Khnumhotep.

Acadmicos : Guilherme Henrique Minoru Yamaji Isadora Taborda Silva Kaio Lucas Zaleski

Disciplina: Histria e Esttica da Arquitetura Prof: Caio Nogueira

You might also like