You are on page 1of 29

Maria Luiza Marins Holtz

Pedagoga

Seja timo professor em 3 tempos

MH 2002

Copyright 1999 2000 2002 by MH ASSESSORIA EMPRESARIAL S/C LTDA.

Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 5.988 de 14/ 12/73. proibida a reproduo total ou parcial, por quaisquer meios, sem autorizao prvia, por escrito da editora.

Projeto Grfico e Capa Ilustraes Reviso Impresso Acabamento

Sergio Vieira Holtz Filho Mrcia M H Guerreiro Marlia M H Giannone Grafssima MH Assessoria Empresarial

Navegue pelo nosso site na Internet www.mh.etc.br

SEJA UM TIMO PROFESSOR EM 3 TEMPOS ____________________________________ MH Assessoria Empresarial S/C Ltda. Rua Ubirajara, 446 18090-520 Sorocaba SP Fone (15) 224 1266 Fax (15) 224 3104 e.mail: atdo@mh.etc.br ano 2002

ndice
Como conseguir que os alunos aprendam ............ 4 Ensino comunicao .......................................... 7 Mudana do Comportamento Humano .................. 8 Determinantes do Comportamento Humano ....... 11 A necessidade de Auto-Estima ........................... 13 Reconquistando a Auto-Estima ........................... 15 Motivaes ......................................................... 17 Motivaes Necessidades .................................. 18 Caminho das mudanas de comportamento por aprendizagem ................................................. 20 Eficincia das mudanas por aprendizagem ....... 23 timo ensino em 3 tempos ................................. 23 Exerccios Prticos dirios para reconquista da Auto-Estima .................................................... 26 BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA ...................... 28

MH Pedagogia Empresarial

Como conseguir que os alunos aprendam


Ensinar , acima de tudo, relacionamento humano sincero e emotivo, com o objetivo de fazer manifestar mudanas positivas e definitivas no comportamento das pessoas, a partir do que est sendo ensinado. um dom. iluso acreditar que a ausncia de aprendizagem dos alunos, consequncia da simples "falta de educao", da "falta de interesse" deles ou da "falta de boa remunerao"do professor. Conversando com professores, percebo um grande desconhecimento a respeito do processo de aprendizagem. Noto que na verdade, os professores desconhecem o que seja ensinar. So poucos os que conseguem mudanas de comportamento nos seus alunos com o que ensinam. A maioria apenas fala de assuntos para os alunos escutarem, passam lies de casa para os pais, ou outras pessoas ensinarem ou fazerem, e na prova usam a nota para justificarem a ausncia de aprendizagem ou a competncia dos pais nas lies de casa. Na minha opinio h dois fatores que impedem que o professor ensine e consiga que os alunos aprendam: 1 - A Nota - Percebi nas minhas atividades de ensino e direo escolar, que o uso da nota, acomo4

MH Pedagogia Empresarial

da os professores: - Bloqueia a capacidade de observaco e de busca de solues para se fazerem compreender pelos alunos. - Desvia a ateno e a dedicao deles da qualidade do processo de ensinar e se comunicar. - Serve de "arma" com a qual podem ameaar o aluno e justificar suas prprias dificuldades de conseguir e manter o interesse deles pelo assunto. Sem a nota: - O professor passa a se dedicar qualidade da sua comunicao e qualidade dos seus conhecimentos sobre ensino e sobre o assunto que deve ensinar. - Percebe quando no est conseguindo se fazer entender. - Percebe quando os alunos no compreendem e no se interessam pelo assunto. - Sente-se forado a procurar vrias maneiras diferentes de se comunicar, de ensinar, at perceber a aprendizagem. As experincias com treinamentos empresariais, com os quais trabalho h 25 anos, conseguem alto nvel de aprendizagem. So treinamentos que obrigatoriamente tem que mudar o comportamento para ampliar a produtividade. Nenhum usa nota. 2 - A Avaliao - Avaliar o aluno dar valor,
5

MH Pedagogia Empresarial

apreciar, estimar o merecimento, reconhecer a grandeza. No desvalorizar.


Essa conscincia fundamental. A avaliao mais justa aquela que compara o progresso do aluno consigo mesmo, e no com os outros. Cada ser humano nico e contm um universo imenso dentro de si formado com todas as suas experincias. Cada um tem seu prprio ritmo, sua prpria prontido. A avaliao conjunta injusta. Todos os vencedores e campees, em qualquer rea de atividade, esto sempre se avaliando. Sempre se vencendo com o estmulo e orientao de um tcnico. Se ficarem preocupados com o desempenho dos outros e no com a mudana do seu prprio desempenho, desperdiaro energia que ocupariam em se superar. O professor tem a mesma funo do tcnico. Relacionamento humano sincero e emotivo estimulador das mudanas de comportamento e dos progressos.

MH Pedagogia Empresarial

Ensino comunicao
Se o professor tiver pelo menos o conhecimento bsico do processo de comunicao, j encontrar boa parte das facilidades de ministrar timo ensino. No processo de comunicao, o "emissor" envia uma "mensagem", - atravs de um "canal", - para o "receptor", - que deve receb-la sem "rudos", isto , de maneira clara, sem distores, exatamente com a inteno que o emissor quer comunicar. Se a "mensagem" for assim recebida, h realmente Comunicao. Assim tambm, h realmente Ensino quando o professor, ao ministrar suas aulas, consegue fazer manifestar mudanas positivas e desejveis no comportamento dos alunos.

"Se o aluno no aprendeu porque no souberam ensinar" afirmava Maria Montessori, mdica, uma das educadoras mais revolucionrias do Ocidente.
Seus alunos excepcionais concorriam com crianas normais nos concursos pblicos, e eram aprovados. Ela provou que qualquer pessoa aprende (muda seu comportamento), se o ensino for ministrado com amor, - qualidade e - tcnicas adequadas.

MH Pedagogia Empresarial

Mudana do Comportamento Humano


As nicas coisas certas na nossa vida so as mudanas constantes. Elas acontecem diariariamente e permanentemente, mesmo que no tenhamos conscincia delas. Temos que compreender que as mudanas so inevitveis. H duas maneiras das mudanas acontecerem no nosso comportamento: 1 - Mudanas por maturao, que acontecem naturalmente, medida do nosso amadurecimento, nosso crescimento e desenvolvimento natural. 2 - Mudanas por aprendizagem, que acontecem no nosso comportamento, de forma dirigida estimulada e provocada. So mudanas sempre desejveis e resultantes de experincias anteriomente programadas. Ento, Aprendizagem um processo de mudanas desejveis, no nosso comportamento, resultante de experincias vividas programadas.

O sintoma de que houve realmente Ensino a mudana de comportamento por aprendizagem.


As mudanas por aprendizagem so consideradas desejveis porque devem nos tornar capazes de li8

MH Pedagogia Empresarial

dar em outros ambientes, com situaes semelhantes s experimentadas durante o processo de ensino. importante: 1 - Saber que essas mudanas por aprendizagem, so: * Sempre progressivas * Raramente bruscas * Raramente imediatas * Raramente completas *Sempre precisam de um certo tempo. 2 - Saber que o nosso comportamento muda por aprendizagem, quando: * Desejamos algo que satisfaa nossas necessidades, nossos motivos, nossas intenes. * Observamos algo que satisfaa nossas necessidades, nossos motivos, nossas intenes *Fazemos algo que satisfaa nossas necessidades, nossos motivos nossas intenes *Obtemos algo que satisfaa nossas necessidades, nossos motivos, nossas intenes 3- Saber que as mudanas por aprendizagem vo acontecendo atravs da repetio de tres tipos de experincias:

Por exemplo: Voce s aprende a danar...


A - Como resultado das tentativas para satisfazer suas necessidades, seus motivos, suas intenes.(repetio)
9

MH Pedagogia Empresarial

B - Por sucessivas apresentaes de uma mesma situao a vencer, os exerccios. (repetio) C - Por repetidos esforos para enfrentar a situao de maneira mais perfeita, eficiente, uniforme, precisa, correta, direta finalidade. Aperfeioamento. assim que aprendemos tudo que precisamos.

10

MH Pedagogia Empresarial

Determinantes do Comportamento Humano


As Necessidades Naturais e As Motivaes A Psicologia Educacional mostra que as necessidades naturais e as motivaes humanas, so estmulos interiores, que determinam a direo do nosso comportamento. A disposio de uma pessoa para aprender, est diretamente ligada a esses estmulos que determinam as mudanas do seu comportamento, isto , a satisfao das necessidades naturais, motivaes e intenes. Necessidades naturais * As nossas Necessidades Naturais podem ser agrupadas para estudar em:

fisiolgicas : - fome( alimento) - sede( lquido ) sono( reequilibrao orgnica) -. repouso(atividades relaxantes) -atividade(atividade produtiva) - temperatura e abrigo(roupas e habitao) - convivncia sexual (relacionamento natural e espontneo com o sexo oposto) psicolgicas: - afeto(todos os tipos de ateno) - segurana emocional (ser aceito) - aprovao social (ser elogiado e admirado) - independncia (ter opinies prprias) - realizao (dos prprios planos) - auto-estima (gostar de si mesmo) a mais forte de todas.
O sentimento de no conseguir satisfazer nossas necessidades naturais e no atingir nossas motivaes, um sentimento de carncia que a psicologia
11

MH Pedagogia Empresarial

denomina de frustrao. A Psicologia Educacional, constata que as nossas frustraes nos levam a buscar a satisfao das necessidades naturais, nossas carncias, determinando assim, a direo do nosso comportamento. Se o professor ensina mostrando a possibilidade de satisfazer das necessidades naturais e de atinjir nossas motivaes, seguramente consegue aprendizagem, a mudana dos comportamentos.

12

MH Pedagogia Empresarial

A necessidade de AutoEstima
(gostar de si mesmo). considerada a nossa necessidade natural mais forte que precisa ser satisfeita. Apesar de parecer que todas as pessoas sentem auto-estima, a grande maioria sofre da frustrao de no gostar de si mesmo. o sentimento de autorejeio.(No gosto do meu jeito, no gosto de mim...). O grande problema que a frustrao de sentir auto-rejeio estimula a agressividade e a fuga. Esses dois comportamentos intensificam as dificuldades de relacionamento humano consigo mesmo e consequentemente, com a famlia e com as pessoas em geral, aumentano a auto-rejeio. A auto-rejeio, a imagem negativa de si mesmo, comea a ser formada na infncia e vai sendo ampliada durante a vida, pela absoluta carncia de elogios e incentivos diante dos acertos e vitrias e pelo excesso de crticas negativas e de acusaes exageradas pelos erros e enganos cometidos. O excesso de acusaes e condenaes, vai funcionando como se fosse uma " hipnose": -"Voc burro" --- "Voc lerdo" --- "Voc desatencioso" -- "Voc porco" --- "Voc avoado" ---"Voc insupotvel"--- "Voc incapaz", etc.. Ao chegar a vida adulta, muito difcil, algum

13

MH Pedagogia Empresarial

acreditar que capaz, competente, inteligente, bem sucedido, apesar de ser a sua verdadeira realidade, como ser humano. Interessante lembrar que h 2000 anos, Jesus Cristo focalizou a importncia da auto-estima no relacionamento humano, quando afirmou:

"Amars o teu prximo como a ti mesmo" Mateus 22-39


Nesse ensinamento, est claro que, nos relacionamos com as pessoas, da mesma maneira como nos relacionamos conosco. Se sentimos auto-rejeio, rejeitamos os outros. Se sentimos auto-estima, estimamos os outros. A dificuldade de auto-estima, a auto-rejeio, est sendo considerada hoje, como uma das principais causas da baixa aprendizagem e baixa produtividade das pessoas.

14

MH Pedagogia Empresarial

Reconquistando a AutoEstima
Nos estudos sobre auto-estima e auto rejeio, tem sido constatado que o que favorece intensamente a formao de imagem positiva de si mesmo, e consequente auto-estima o conhecimento a respeito do prprio ser humano, da verdade da sua natureza e funo, como criatura feita "Imagem e Semelhana de Deus". Estudando e trabalhando essa verdade criamos um sentimento interior de gratido que estimula a formao da auto-imagem positiva, principalmente nas crianas, futuros adultos, para que realizem a sua verdadeira funo, com facilidade e felicidade. A Psicologia Educacional constata que as pessoas que foram incentivadas e elogiadas desde criana tem auto-imagem positiva e consequente auto-estima. So adultos mais produtivos e com mais facilidade para o sucesso. No sentem dvidas com relao s suas qualidades naturais e seu potencial, alis, igual em todos os seres humanos. Gostam de si mesmas, so descontradas e bem humoradas. Relacionam-se bem cosigo mesmo, e portanto, com os familiares, companheiros, com as pessoas em geral. O importante que no do ateno aos insucessos. Sabem que so fatos passageiros. Sabem que os insucessos podem acontecer, porm,
15

MH Pedagogia Empresarial

a nossa ateno deve ser dirigida para a verdade de que somos criaturas feitas "imagem e semelhana de Deus", especiais para o sucesso. Hoje existem treinamentos que ensinam os efeitos do elogio, para ajudar educadores e administradores a desenvolverem imagem positiva de si mesmo e dos outros. Ensinam a expressar verbalmente (falar) para as pessoas com as quais convivemos, as qualidades que percebemos nelas. como se iluminssemos as qualidades com um holofote, deixando os defeitos no escuro, que acabaro desaparecendo. Como consequencia natural, passamos a receber elogios. J est comprovado que os elogios apagam do nosso crebro, gravaes negativas de auto rejeio e as substitui por gravaes positivas sobre a Verdade do ser humano. Todos temos inmeras qualidades. Exerccios da Auto-estima, feitos no esplho, tm conseguido mudanas incrveis, aumentando a segurana, a competncia, a satisfao, e at a sade das pessoas.(Ver ltimo captulo) Conhecimentos sobre o poder criador das nossas palavras positivas e entusiastas (pensadas, imaginadas, sentidas e faladas), tm desenvolvido extraordinariamente a personalidade, possibilitando mais auto-estima e consequente sucesso nas atividades exercidas.

16

MH Pedagogia Empresarial

Motivaes
So motivos para a nossa ao. As motivaes so adquiridas por ns, nas experincias da vida, e so ligadas s nossas necessidades naturais. J esto dentro de ns e portanto no h necessidade de cri-las, e sim, ating-las. Para conseguirmos uma mudana de comportamento por aprendizagem, temos que: 1 Conhecer nossas necessidades naturais e 2 Atingir nossas motivaes Existem estudos de Psicologia Educacional mostrando que todas as motivaes humanas podem ser resumidas no Desejo de Felicidade. Para ating-lo criamos outras motivaes que foram reunidas em 3 grupos: * Desejo de Sade * Desejo de Riqueza * Desejo de Sucesso Esses desejos so motivos para a nossa ao. Impulsionam o nosso comportamento na direo da satisfao das nossas necessidades naturais. Repare que as motivaes so ligadas s necessidades naturais. (Faa as ligaes abaixo)

17

MH Pedagogia Empresarial

Motivaes ............. Necessidades


Desejo de Sade fome sede sono convivncia sexual abrigo e temperatura repouso auto-estima Desejo de Riqueza realizao independncia aprovao social (admirao, elogios) ser aceito-(segurana emocional) auto-estima Desejo de Sucesso afeto aprovao social (admirao, elogios) convivncia sexual realizao independncia auto-estima

ser aceito (segurana emocional)

18

MH Pedagogia Empresarial

O conhecimento das necessidades e motivaes humanas vo nos dar as condies bsicas para compreendermos todo o processo das mudanas no nosso comportamento por aprendizagem.

19

MH Pedagogia Empresarial

Caminho das mudanas de comportamento por aprendizagem


O processo de aprendizagem percorre um caminho, numa sequncia de 5 etapas. 1 etapa do caminho

Prontido - imprescindivel que estejamos prontos e amadurecidos para as experincias novas que iremos viver. Os sintomas da ausncia de prontido so o desinteresse o derrotismo, a desistncia. (no consigo)
A prontido depende de 3 fatores: 1 - Nosso desenvolvimento fisiolgico - de todo o nosso organismo - rgos dos sentidos, sistema nervoso, glndulas, necessidades fisiolgicas... 2 - Nosso desenvolvimento psicolgico - as necessidades psicolgicas, principalmente auto-estima sendo desenvolvida. 3 - Experincias anteriores - conhecimentos e informaes j obtidas, habilidades j adquiridas, conceitos j aprendidos. 2 etapa do caminho

Obstculos a vencer - So necessrios para estimular a vontade. Porm, devem ser transponveis e nunca acima da nossa capacidade ou prontido. So
20

MH Pedagogia Empresarial

os exerccios de repetio para treinar, criar ou mudar hbitos. Esses obstculos devem ser estimulantes, sempre ligados a satisfao das necessidades que favoream a mudana. 3 etapa do caminho

Respostas para Vencer os Obstculos - So todas as aes estimuladas pelo desejo de satisfazer as necessidades. Estas respostas podem ser dadas de algumas maneiras:
1. Por Tentativa e Erro - quando enfrentamos o obstculo sem compreenso. 2. Por Compreenso - Quando a resposta j contem em si o porqu. Preenche as intenes, a satisfao das necessidades, atinge as motivaes, promove a aquisio, a reteno e a transferncia do conhecimento. 3. Por Processo Mental - Maneiras e atitudes cientficas para conhecer algo (atravs de pesquisas). 4. Por Produto - Conseguindo as habilidades, atitudes, solues e transferncias para outras situaes... 5. Por Aprendizagem Formal - Atravs de si-

21

MH Pedagogia Empresarial

tuaes programadas, de cursos, treinamentos ou outras atividades. 6. Por Aprendizagem Incidental - Atravs de atividades indiretas, por exemplo: um projeto , um passeio... atravs do qual teremos as respostas. 4 Etapa do Caminho

Reforo - o grande segredo das mudanas. So as recompensas imediatas como resultado do que foi aprendido. Alegria, aplausos, admirao, sentimento de vitria, satisfao das necessidades naturais e das motivaes... que reforam as mudanas por aprendizagem.
5 Etapa do Caminho

Generalizaes - Capacidade de integrar as respostas aprendidas outras situaes semelhantes em outros ambientes. As generalizaes confirmam o sucesso das mudanas. Se no houver essa integrao, no houve aprendizagem.

22

MH Pedagogia Empresarial

Eficincia das mudanas por aprendizagem


timo ensino em 3 tempos H tres fatores decisivos que determinam a eficincia das mudanas de comportamento por aprendizagem: 1 - A personalidade do professor - Est provado que a personalidade entusiasta, incentivadora e positiva do professor que contagia e verdadeiramente educa, provocando, no aluno, as mudanas por aprendizagem. Os materiais didticos, recursos audio-visuais, ou multi-sensoriais, servem como "canais" de comunicao, para ajudar o professor entusiasta na qualidade do seu ensino. 2- A atmosfera do ambiente - Deve ser alegre, animadora, descontrada e disciplinada, que estimule e favorea a receptividade. Um ambiente de medo, de ameaas, de acusaes, de impacincias, de irritabilidade, de gritaria, de anarquia e baguna, bloqueia as possibilidades de mudana de comportamento por aprendizagem. 3- O Mtodo utilizado - O professor garante a eficincia das mudanas de comportamento por
23

MH Pedagogia Empresarial

aprendizagem e atende aos requisitos necessrios para isso, se o seu ensino seguir "O caminho dos tres tempos". As tres fases sequentes pelas quais todas as pessoas passam obrigatoriamente para aprender qualquer coisa. Desde o nascimento aprendemos tudo, passando pela sequncia destas tres fases: 1- Fase Concreta - Entramos em contato com o que deve ser aprendido e conhecido, no seu aspecto concreto, na sua utilidade para melhorar a nossa qualidade de vida em situaes cotidianas reais. Assim, reconhecemos a possibilidade de satisfao das nossas necessidades naturais e motivaes. Essa a maneira bem sucedida do professor iniciar o ensino de qualquer assunto. 2) - Fase Semi-Concreta - Passamos em seguida, coninuando a conhecer o assunto, nas formas de representaes sensoriais, usando nossos 5 rgos dos sentidos (viso, audio, olfato, tacto, paladar). Isso pode ser feito atravs de desenhos, gravuras, pinturas, filmes, vdeos, msicas, objetos representativos, alimentos relacionados, odores ligados ao assunto, etc... 3) - Fase Abstrata - Somente nesta fase temos condies de conhecer de forma abstrata, qual24

MH Pedagogia Empresarial

quer assunto que est sendo ensinado: - Histricos, Teorias, Pesquisas, Clculos, Grficos, Estatsticas, etc.. Se o professor despresar esta sequncia de fases, seguramente ter muita dificuldade em satisfazer as necessidades e atingir as motivaes dos alunos. No conseguir ensinar, isto , no conseguir aprendizagem, fazendo manifestar mudanas desejveis no comportamento deles.

25

MH Pedagogia Empresarial

Exerccios Prticos dirios para reconquista da AutoEstima


Favorecem e facilitam as mudanas por aprendizagem.
* Lista escrita de qualidades - Escreva para voc mesmo, uma lista das suas inmeras qualidades, lembrando que voc "Criatura feita Imagem e Semelhana de Deus", sempre que estiver triste, desanimado, desinteressado... Obriga a desviar o pensamento de idias negativas falsas sobre si mesmo. * Conversa no esplho - Sempre que olhar no esplho, pela manh e a noite, lembre a voc mesmo, que "Criatura feita a imagem e semelhana de Deus" e portanto cheia de qualidades. Fale suas qualidades para voc mesmo. O esplho reflete as vibraes das palavras e imagens, que voltam para voc.

* Praticando o riso aberto-O riso faz com que o nosso crebro libere substncias benficas no sangue, que fortalecem nosso sistema imunolgico. Use o riso aberto como um remdio. Procure rir mais quanto mais triste estiver. s criar o hbito.
Inspire profundamente e ao expirar, ria abertamente. * Praticando o elogio - Procure reparar nas qua26

MH Pedagogia Empresarial

lidades das pessoas com as quais convive, e expresse (fale) diretamente a elas o que reparou. Esse hbito atrair elogios para voc. * Praticando Recreao: Re-crear ao - a ao espontnea de criar de novo o nosso estado natural de alegria, espontaneidade e bem estar. Recreao atividade educativa por excelncia, porque promove mudanas positivas no nosso comportamento. Deve ser praticada diariamente porque desenvolve e mantm o nosso equilbrio fsico e mental. As atividades recreaticas esto reunidas em 3 grupos: 1 - Atividades religiosas - Todas as atividades que refazem a nossa ligao com Deus. Cerimnias religiosas, oraes, meditaes, leituras espirituais, reunio de orao e cantos religiosos, retiros espirituais, etc...

2 - Atividades artsticas - Todas as atividades que promovem a manifestao do belo de todas as coisas.
Msica, canto, dana, artezanato, jardinagem, arranjos florais, etc... 3 - Atividades fsicas - Todas as atividades de movimentao fsica, que estimulam o bom funcionamento do nosso corpo e promovem a nossa sade fsica e mental. Caminhadas ao ar livre com respirao rtmica, esportes em geral, jardinagem, dana, artes marciais, etc...
27

MH Pedagogia Empresarial

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA
Aebli, Hans - Prtica de Ensino; Editora Vozes;Rio de Janeiro Blanchard, Kenneth;Peale, Normam Vincent - O Poder da Administrao tica Chopra, Deepack - A cura Quntica; Ed. best Seller, So paulo Chopra Deepack - As sete leis espirituais do sucesso; Ed. Best Seller; So paulo Ruchon, Georges - As transformaes da Inf6ancia; Livraria Agir Editora; Rio de Janeiro Jost, Renate de Moraes - As chaves do inconsciente; Agir Editora; Rio de Janeiro Gouva, Ruth - Recreao;Livraria Agir Editora; Rio de Janeiro Lenval, H.Lubienska - Problemas da Pdagogia Religiosa; Editora Flamboyant, So Paulo Lenval, H. A Educao do Homem Consciente; Editora Flamboyant; So paulo Maltz, Maxwell - A Imagem de Si Mesmo; Editora Record; Rio de Janeiro Maltz, Maxwell - Liberte sua personalidade; Editora Record; Rio de Janeiro Maltz, Maxwell - Psicociberntica; Editora Record; Rio de Janeiro Montessori, Maria - A criana; Editora Nrdica ltda. Rio de Janeiro Montessori, Maria - Pedagogia Cientfica; Editora flamboyant; So paulo Mouly, George J - Psicologia Educacional; Livraria Pioneira Editora; So Paulo Pease, Allan - A linguagem do Corpo; Editora Record, Rio de Janeiro Weill, Pierre - o corpo fala; Editora Vozes; Rio de Janeiro Weill, Pierre - A criana, o Lar e a Escola; Editora Vozes; Rio de Janeiro Weill, Pierre - Relaes Humanas na Famlia e no Trabalho; Editora Vozes; Rio de Janeiro Weill, Pierre - Sua Vida e Seu Futuro; Editora Civilizao Brasileira S/a; Rio de Janeiro Solana, Ezequiel - pedagogia Generale, Madrid Toben, Bob, Wolf, Fred, Alan - Espao, Tempo e Alm; Editora cultrix; So paulo Viaan, Mario Gonalves - Pedagogia Geral; Lisboa

28

MH Pedagogia Empresarial

29

You might also like