You are on page 1of 15

A conscincia mineral da Magia: diamantes, garimpeiros, e Jar em Lenis

Itamar Pereira de Aguiar Ronaldo de Salles Senna

Destacando-se atravs de um singular perfil entre as pedras preciosas (ou semipreciosas), o diamante sempre chamou a ateno, inspirou respeito e provocou reflexes em todos os agrupamentos que com ele se relacionaram, desde quando suas
excepcionais qualidades fsicas, de dureza, limpidez, luminosidade, fazem do diamante um smbolo maior da perfeio, mesmo que o seu brilho no seja considerado unanimemente como benefcio (CHEVALIER, 1982: 338).

A dualidade benefcio/malefcio sempre acompanhou, durante a maior parte do processo histrico das culturas, como movimento acionador das foras mgicas, algo que chamasse a ateno por alguma especificidade como, por exemplo, essas imanncias, supostamente vistas nos minerais, especialmente, no presente caso, o diamante.
As mais diversas crenas sobre o seu poder se constituem em referenciais simblicos

que vem de longe, prendendo-se mais a momentos perceptveis da historia das mentalidades que de uma seqncia de eventos documentados. Afinal, os contos populares acrescentam que os diamantes engendram outros: origem ancestral da sabedoria, que engendra a si mesma. A forma do diamante bruto faz lembrar a crena que considera o cubo como um outro smbolo da verdade, da sabedoria e da perfeio moral (CHEVALIER, 1982: 339). O diamante, em seu estado bruto, natural, puro, tende, normalmente, a ser visto como portador maior de encantamento nas suas mais diversas manifestaes que aquele que j se encontra lapidado, com mais equilbrio e brilho. O mineral no deixa de estar no ambiente transformado pelo homem como um ser encantado, mas, a esta

instalao se dar outro ngulo, outro prisma, outra direo: sai da natureza intocada para se fixar na cultura e suas circunstncias. Vrios pensadores circunscreveram o ser humano (ente codificador e decodificador), afunilando seu olhar para o herico endeusado, para os senhores das guerras, para os desbravadores, para o homem comum. Refletindo sobre o bicho da terra, to pequeno, de Luiz Vaz de Cames, ou sobre o Jos, de Carlos Drumond de Andrade; Jos Ortega y Gasset, Axiomaticamente, atesta: Eu sou eu e minhas circunstncias. Sabemos, portanto que,
o homem homem, graas linguagem, graas metfora que o fez ser outro e o separou do mundo natural. O homem um ser que se criou a si mesmo ao criar a linguagem. Pela palavra, o homem uma metfora de si mesmo (PAZ, 1990: 34).

Adelgaando as nossas ponderaes e recorrendo memria cravada na histria, sabemos, para fazer uma analogia com os mitos chapadinos que, o diamante simbolizou, na arte do Renascimento, a igualdade da alma, a coragem em face da adversidade, o poder de libertar o esprito de todo temor, a integridade de carter, a boa f (CHEVALIER, 1982: 339). Todas essas identidades mgicas, mticas, imanentes, onricas, simblicas, subjetivas, ticas e transcendentais remetem, via de regra, a vnculos totalmente humanizados ou, como tudo indica ser mais comum, a mecanismos semi antropocntricos. Nas suas caractersticas totalizantes podemos de certa forma ou at determinado ponto, ver a pessoa que lida com a pedra como um homem diamante ou um diamante humanizado e, nas suas nuances parciais, como um elo de sacralidade incrustado na gema, j que vivenciar o cosmos completamente dessacralizado, um descobrimento recente do esprito humano (ELIADE, 1990:20) e, assim mesmo, adotado apenas por alguns seguimentos das sociedades globais. Aos diamantes e congneres sempre foram atribudos poderes que traduzem caractersticas humanas detentoras de poder. Um certo antropoformismo, se revela em expresses mticas e mgicas como estas: as pedras preciosas so o smbolo de uma

transmutao do opaco ao translcido e, em um sentido espiritual, das trevas luz, da imperfeio perfeio (CHEVALIER, 1982: 701). Essas dualidades nunca indicam ou remetem a uma excludncia, posto que seria a sua prpria negao mgica. Sempre foram e sero, enquanto existir a sensao da imanncia, uma complementaridade que se desloca do negativo ao positivo, do incerto ao certo, da dvida certeza, do perigoso ao protegido. O opaco pode ser traduzido como o encoberto ou escondido, o translcido como o que se mostra o que pede para ser visto; as trevas como que no se v, v-se que no se v e convida s transgresses; as luzes como as ordenaes, as descobertas e as constataes. Dos conhecimentos supostos nascem os mitos, as crenas e a f. A religiosidade manifesta nos rituais, nas tradies religiosas inventadas pelos diversos povos em suas relaes com o cosmo, o eco sistema, com o outro e com as instituies. Entre as vrias sabedorias que se espalharam pela trajetria da mente humana no mundo, o encantamento da pedra sobre o qual estamos magicamente, refletindo, emite, alm da beleza, o poder.
A dureza do diamante, seu poder de riscar, de cortar, so especialmente postos em relevo no budismo tntrico, onde o vajra (raio e diamante) o smbolo da inalterabilidade, do invencvel poder espiritual. , segundo etimolgica do seu equivalente tibetano dordje, a rainha das pedras preciosas. Simboliza a clareza, a irradiao, a glria, o fio ou gume da Iluminao, o vazio e o indeterminado. ainda a natureza verdadeira, idntica natureza do Buda. Aquilo que no cresce nem diminui o diamante, ensina o patriarca zen Hueineng. Um texto tntrico prope, expressamente, a equao: Shun yata (vacuidade) = vajra. A imutabilidade , por excelncia um carter axial: por isso que o trono do Buda, situado no sop da rvore da Bodhy, um trono de diamante. por isso, tambm, que o eixo do mundo descrito por Plato como sendo de diamante. Mostramos na palavra pedra analogia j apontada entre a pedra angular e o diamante, ambos designados em alemo pelo termo Eckstein. Na iconografia tibetana, o dordje (cetro de diamante) ope-se ao sino (tilpu) como o mundo adamantino (potencial, no-manifestado) se ope ao mundo fenomenal (ou do ceio materno) ou princpio ativo ao princpio passivo, como a Sabedoria ao mtodo (CHEVALIER, 1982: 338).

Sim, aquilo ou aquele que risca e corta possui, em sua natureza, o poder de escolha do objeto ou do outro (daquele) a ser atingido. Adquire, tambm, com a prtica, o saber trabalhar e retrabalhar tudo que puder de alguma forma, ser lapidado e, em alguns casos, prismar o brilho e refletir a luz de acordo com esses prismas. Assim, muros e paredes construdos em Lenis, os cortes e muros feitos a seco, onde pedras bem cortadas se encaixam como uma luva (sem necessidade de argamassa colante), umas nas outras, milimetricamente denotam a prtica do garimpo, da garimpagem e da lapidao. Podemos, at certo ponto, afirmar que aquela cidade foi construda sem a presena ou utilizao do cimento como argamassa indispensvel. Hoje em dia, isto imprescindvel a construes solidas. Os autores, tentando traduzir a viso que os garimpeiros chapadinos tm do diamante: como se nele a natureza se circunscrevesse, o outro lado da vida concretamente se mostrasse, a sorte se manifestasse como deidade e a ligao entre os dois planos da existncia, a vida e a vida aps a morte, magicamente, acontecesse. Estas consideraes mexem com a memria e provocam lembranas, como a musica que ouvimos muito Joo Cego a cantar pelas ruas das cidades das Lavras, e que assumiu o carter de cano popular, verdadeiro Hino informal de Lenis:
Cad meu diamante qeu deixei na sua mo, A morena me roubou meu pobre corao. Adeus povo bom desta terra, Adeus minha querida Albertina, Eu queria tirar meu retrato, Com os amigos das Lavras Diamantinas.

Consolidando e associando, de forma bizarra, a sua imagem a uma alegoria folclrica, sempre, ao final do canto, Joo Cego rodava o cacete e exclamava: Eu gosto de requejo vermei. J que no mudar e no poder ser mudado a forma e o nvel mais alto da consolidao, o diamante se torna nas culturas que com ele convivem e conviveram, o mago do concreto e o nima da sua essncia. Repousar, pois, nas suas inmeras faces,

como se instalar, por inteiro, no centro do mundo. como sentir a natureza se manifestar em forma de linguagem potica:
Por trs das verdes matas e longas serras Esconde cravado na terra, O diamante gerado de grande erupo. O Garimpeiro homem forte Que sobe e desce a serra sem temer a morte, Vive em busca do po. O po que alimenta uma famlia, O po que alegra uma manso, Aquele po suado do ceio da terra tirado Com os punhos e as prprias mos. Homem que trabalha sem cessar, Ver as mos em chagas, mas no pode chorar. No chora, pois crer em Deus Na esperana de um dia encontrar, Uma soluo de saciar a fome, Pensando uma boa pedra pegar, Passa anos e anos e ele a esperar, Casado de subir serras passa as noites a sonhar, A sonhar com o diamante, pedra linda, Pedra gigante a fome chega a passar. No outro dia sobe a serra querendo seu sonho realizar,

Entra em grutas no ver o dia, com a candeia na mo, A cobra vem lhe encontrar, E ele pega a serpente de mo sem temer dela o picar. O garimpeiro muito supersticioso, Quando em dia vertiginoso, Pensa, medita ver o cascalho E diz a se mesmo, preciso trabalhar!

Parece-nos que esta pedra encantada, mgica, que tanto inspirou os povos das sociedades tribais, tambm, provoca ainda hoje espanto, curiosidade e interesse, chegando mesmo ao ponto de despertar e impulsionar os desejos capitalistas projetados para o futuro, no sentido de aprimorar e inovar as tecnologias utilizadas na produo de equipamentos. Estamos falando de como o computador quntico, sem os quais se torna impossvel projetar e, muito menos, efetivar o aperfeioamento da sociedade dita digital, que dentre as suas muitas outras utilidades, devassa o cotidiano de cada um dos indivduos, pessoas, sociedades e governos mundo afora, ao ponto de nos levar a versejar: Computa a dor computa De um viver mgico encantado, Computador computa A dor de ser programado. Os mgicos encantos da vida So sonhos de amor desvairado Que navega em olhos profundos Mares do Ser encantado.

Aludimos, ainda, aos projetos ambiciosos desenvolvidos, tanto nos Estados Unidos da Amrica do Norte, como na frica do Sul, de criar ou desenvolver o super diamante em seqncias ininterruptas de erro e acerto que, homens ocupados com a produo do conhecimento dito cientfico e tecnolgico, por caminhos semelhantes aos percorridos, intudos e sonhados por magos, sbios e feiticeiros: todos eles despertados pelas propriedades naturais e naturalmente extraordinrias da dureza, limpeza, luminosidade, brilho e condutividade dos diamantes, utilizados tanto para riscar, cortar e produzir artefatos, como para esteticamente encantar, embelezar, adornar e enfeitar ambientes, corpos e mentes. Quando falamos de erro e acerto, estamos dizendo que toda tentativa de usar a metodologia cientfica, aplicada produo de conhecimento sobre a natureza, no foi suficiente, ainda, para criar artificialmente o super diamante. No mximo, at agora, o que conseguiram, a partir de um pequeno diamante, introduzido em um laboratrio, que simula as condies csmicas nas quais ele foi criado, foi fazer crescer o xibiu ou o musquito um pouco mais. Nesse processo, as tentativas para fazer o diamante crescer at o super diamante, esperanosamente, continuam e, quem sabe, poder um dia produzir algum resultado satisfatrio.

Deste modo, parece que chegou o momento de quando o novo muito novo se aproxima do velho, isto , muito velho, aquele no qual as duas pontas se tocam, onde o passado e o futuro se encontram fechando o circulo. Alcanar o smbolo da perfeio, perseguido pela Escola Pitagrica nas suas pesquisas com a Matemtica e a Geometria, desvendar os mistrios que escondem o cosmos, atravs das atividades dos humanos no sentido de compreend-las, conhec-las e utiliz-las de acordo com as suas vontades, necessidades, interesses, fantasias e desejos, sempre foi um grande desafio. justamente este o momento onde surge a semelhana e, por que no dizer, a identidade entre alguns aspectos da Magia e da Religio, da Tecnologia e da Cincia, enquanto construes humanas. Nesse procedimento, os fins se projetam

teleologicamente, atravs da eficcia, da eficincia e da certeza na soluo dos enigmas, dramas e tragdias que envolvem a vida e o viver dos humanos, em todos os tempos, complexidades e dimenses.
A dialtica do sagrado precedeu e serviu de modelo a todos os movimentos dialticos subseqentemente descobertos pela mente. A experincia do sagrado, ao desvendar o ser, o sentido e a verdade num mundo desconhecido, catico e temvel, preparou o caminho para o pensamento sistemtico (ELIADE, 1973:10).

As crenas apoiadas nesse mundo mgico, como no projetam e como no poderia

deixar de ser, quadros mitolgicos, alm da construo de vinculaes animistas, que desencadeiam novas hierofanias. Assim, vamos agora, demonstrar, atravs de algumas escolhas, uma seqncia de mitos, ligados a seguintes categorias:

O Encanto do Diamante

crena na unio espiritual do diamante com os astros. Para cada estrela no cu existe um diamante na terra, e nenhum garimpeiro conseguir apanh-lo se as foras dos seus astros no permitirem o bambrrioi, desde quando na unio do astro com a pedra o elo humano um garimpeiro especfico, formando-se assim, uma espcie de tringulo mgico ligando o astro, a pedra e o garimpeiro.

Pensando ser esta uma conviquio nascida, provavelmente, da dificuldade de clculos exatos da quantidade de diamante para cada medida de cascalho retirada de uma rea aluvinica. Ilustra esta categoria, a declarao de alguns garimpeiros de serra, como o j falecido berruginha: O diamante tem trs D, diamante, dia e dono. Os autores registraram esta fala comum dos garimpeiros de serra, dado a que, com a chegada das dragas, a implantao dos garimpos mecanizados a partir dos 1980 e, a facilidade de amealhar minerais de modo continuo, a atividade adquiriu mais a forma de minerao do que a da garimpagem, pelo menos como conhecida na regio. Alicerada, portanto, na produo multifacetada das dragas (j que elas no extraiam apenas pedras preciosas ou semipreciosas, mas, tambm, diversos materiais como gesso, talco, calcrio e outros). Esses materiais, como outros, sofreram, pelo menos em parte, uma visvel soluo de continuidade, ou seja, se no acabaram, pelo menos diminuram, arrefecendo, assim, as catas nessa direo. A instalao dos garimpos de draga, a partir dos anos 1980, causou alteraes no mudo da cultura garimpeira local, provocando alteraes no imaginrio dos novos profissionais do garimpo e, para estes, o mito do encantamento do diamante no faz mais sentido e, no seu lugar, instala-se o valor monetrio da pedra preciosa.

O destino das Pedras

conviquio que possuem na posse predestinada do diamante por um garimpeiro escolhido pelos astros. Isto significa que o diamante tem seu dono previamente escolhido pelo destino. comum o garimpeiro procurar o Curador de Jar, para saber se dono de alguma pedra e, se o lder religioso poder lhe indicar alguma pista. Geralmente, nesses casos, o Curador determina obrigaes rituais, para que o garimpeiro desempane e, se torne dono de alguma pedra na serra, se assim est escrito nos astros. Essas obrigaes no tm a finalidade de conduzir ao bambrrio, mas apenas de livrar o garimpeiro do seu empanamento, isto , vu do destino e da sorte que o separa do seu astro e da sua pedra. Deste modo, caso a pedra seja achada pelo seu possuidor,

ela s trar coisas boas para ele e sua famlia. Nos casos de ser encontrada por quem no o seu dono (quebra da determinao do destino), ela s trar dissabores. uma crena nascida das disputas violentas, muitas vezes sangrentas, por pedras de grande valor; uma crena que, provavelmente, apresenta uma quantidade muito grande de variantes nas regies de catas pioneiras de pedras preciosas, onde a supervalorizao da ambio humana uma categoria comum em relao a normas de comportamento da comunidade. Provavelmente, esta uma outra instalao mgica que gradativamente se quebra, considerando-se, em primeiro plano, a herana simblica que os garimpos tradicionais construram e, consecutivamente, o garimpo das dragas, no processo da garimpagem mecanizada, substancialmente, modificaram. Parodiado Marx, poderamos supor que mais uma comprovao de alguma forma de existncia: uma face e uma fase da vida moldando e remodelando conscincias. a trajetria de uma economia desaguando nas estrias, tanto lendrias como mticas que, em conseqncia, elaboraram, da forma que foi possvel fazer.

O Chamamento

a crena de que o diamante chama o seu dono atravs de luz e som: o garimpeiro ouve batidas nas piarrasii e v a luz correr a serra. A pedra mostrando-se para ser apanhada. Possivelmente uma crena nascida da observao de fenmenos naturais no devidamente explicados aos garimpeiros, que mantm, assim, o seu comportamento tpico de conscincia ingnua. Numa regio de pedras soltas e guas em abundncia, descolamentos erosivos se fazem sentir no silncio das serras e mistrios das noites. As escavaes contnuas ajudam, algumas vezes, o fenmeno, como constatamos nos casos de deslocamentos de emburradosiii. As luzes so reflexos nas pedras e nas guas, ou fogos-ftuos emanados de animais mortos; as inclinaes da serra permitem a viso de tais fenmenos com mais assiduidade.

Talvez seja este o dado por suposto ou fenmeno que mais afiance a convico, presente em grande nmero de garimpeiros do diamante, visto como ser encantado, ou seja, a magia que, deslocando-se dos rituais, ganha vida prpria e se apropria do destino das pessoas, das famlias e dos grupos mais extensos. Todo ser encantado (e esta uma das razes bsicas de se crer em magias), pela sua prpria natureza, produz encantamento. Por exemplo: o ritmo o produz no poeta e no msico, em forma de inspirao, assim como nos mais variados agentes do sagrado, em forma de misso, vocao ou sina. Sabe-se, h muito tempo, que a magia possui os elementos dos smbolos e rituais, o que vai dizer dos meios emblemticos e ritos alegricos que baseiam as construes estatsticas. A magia, portanto, conhece e viabiliza a funo sagrada individualmente tratada, deixando a vivncia do mito para as formas coletivas de construir a vida. A magia, com o seu automatismo, e a religio, com as suas liberdades de resposta, constroem o equilbrio das razes, dentre elas, a razo esttica. A arte, o mais imprescindvel dos atos humanos, linguagem central das culturas, a forma que envolve o contedo, compreenso do espao onde est contido o tempo, a formatao da existncia, desde o seu nvel mais elementar aos seus planos mais abrangentes. A magia base da arte. A arte a manifestao da magia. Do encontro dessas duas esferas nasce a dimenso da poesia, desponta a perspectiva da pintura, brota a vida das esculturas, vicejam os clculos matemticos das notas musicais que manifestam nos ritmos e fios meldicos, espetacularizam-se as artes e, especialmente, as artes cnicas. A magia a cincia possvel das sociedades de pequena escala e dos segmentos sociais deserdados das culturas globais. A arte a comunicao constante, a linguagem subjacente por traz de todas as outras linguagens construdas pela histria milenar da espcie humana. O encontro, por conseguinte, dessas duas bases do existir, o que torna possvel a interao entre o conhecimento e a sabedoria, a superposio, entre um processo gerundial, da magia que gradativamente transforma-se em cincia e do artesanato que, aos poucos, reformata-se em arte. As portas da percepo passam dos atendimentos de primeiro para os de segundo grau. As diferenas entre a empiria e a erudio. A arte e a

arte contida na magia, em uma infinidade de aes conjugadas, atemporalizam o mito e elaboram a razo esttica. Os elementos mticos e estticos baseiam os valores, inventam as tradies, concebem as certezas e superam as dvidas, vivenciam as angustias o desamparo, o desespero, condies essenciais ao existir dos humanos. O prprio pesquisador escolhe o seu objeto de estudo e analise porque, de alguma forma, encantou-se com ele. O literato sofre um encantamento to grande dos seus personagens que o v adquirir vida prpria, com suas vontades, dvidas e, at mesmo, caprichos. O homem que lida com essas gemas, ao garimp-las, apenas repete este mantra, adqua a sua linguagem e ritualiza a sua interao. Em uma traduo (verso) livre, pensando com Castiglioni e Santayana, poderamos afianar que, a mente humana curiosa, aventureira e redundante. Esfora-se em levantar o vu do mistrio, encontrar proteo e defesa, fugir das ameaas e dos perigos, alm de conseguir o prazer e o bem estar, dentro, claro, das formas mais desejveis para o momento (CASTIGLIONI, 1972: 15).

E justamente isto o que faz o garimpeiro das Lavras Diamantinas, Bahia: levantar o vu que, no seu modo de ver esconde o mistrio que o separa da sua pedra; visto que nela encontra a proteo e a defesa de que, existencialmente, necessita. Protege do azar, da cafubira*, do mal olhado e, sobretudo, sente, no bambrrio, uma imensa alto satisfao.

A Vida Orgnica da Pedra

a crena de que a pedra tem vida e, por isso mesmo, pode observar os deslocamentos dos garimpeiros nas serras e se esconder de quem no for o seu dono.
*

Cafubira este termo, de origem banto, difere, na faina dos garimpos, de simples azar. Exemplo: se um garimpeiro lava um cascalho que no possui diamante, est de azar; mas lava um que o possui, mas ele, assim mesmo no o acha porque a pedra se escondeu, est de cafubira.

No apenas tem dono, como viso e voz. Encontramos a explicao para a origem deste animismo na realidade geolgica de uma formao aluvinica, onde, no existindo veios em abundncia, mas gemas soltas nas distncias e direes mais dspares, o acaso se faz ento presente, com muito mais freqncia do que numa rea onde podem ser feitos clculos relativos produo por metro cbico de cascalho. Podemos afirmar, tambm, que parte desse imaginrio motivada pela perceptvel fora magntica do diamante bruto. Os garimpeiros afirmam que o diamante bruto segura os cabelos de quem o acha e perde o encanto depois que tocado. Conclumos que se trata apenas do carbono cristalizado, que perde a emanao e o magnetismo aps o contato com as mos. Este fenmeno ocorre, na realidade, quando o mineral entra em contato com qualquer formao orgnica viva. Nas Lavas diamantinas, em Lenis comum o garimpeiro ao catar o diamante coloc-lo imediatamente na boca, para depois de algum tempo retir-lo, um modo, ou rito, de quebrar o encanto da pedra. Esta construo mitolgica nos parece que uma sobrevivncia da viso mgica que as sociedades pr capitalistas sempre hospedaram no universo dos seus imaginrios e que permanecem nas fronteiras do senso comum. coerente acreditar que tudo que no lgico, nem ilgico, mgico: o mundo no lgico nem ilgico, logo, o mundo mgico, se transforma sofre mudanas independentemente da ao dos humanos. Nessa viso mundividente, vivo no apenas o orgnico, mas tudo o que se move. E nisso reside uma coerncia frente realidade possvel de ser captada: a lngua no um ser orgnico, mas est viva ou morta; outras linguagens se instalam, tambm, no mesmo diapaso; um vulco pode estar morto ou adormecido e, em um determinado momento, despertar. O que existe, mesmo, linguagem Assim, as nuvens se movem, as ondas do mar tambm. Do mesmo modo os rios e os deslocamentos erosivos, os ventos e as chuvas: mudanas que tambm observamos prpria e determinao. Alm disso, venha a criar as condies necessrias para uma finalidade especifica. Enfim, que, de alguma ou vrias maneiras, mostre-se, aparea e se manifeste. Portanto, deixe de ser uma simples referncia e ganhe alma, apresente animao: o sempre usado animismo, to necessrio compreenso da vida.

As categorias, aqui desenvolvidas, foram construdas a partir das pesquisas realizadas sobre o Jar, no final dos anos 1970 e incio dos 1980, na Chapada Diamantina, especialmente, na cidade de Lenis. Uma tradio religiosa de origem banto, definida como afro, indgena, brasileira que, ritualiza e expressa nos seus cultos, a viso de mudo mgica e encantada, a subjetividade dos garimpeiros construda a partir das relaes com o diamante e, as circunstncias scio culturais que enseja. O fato de ser um culto ou um conjunto de cultos sob uma mesma denominao, interagindo em condies anmalas e dspares, em economias decadentes e florescentes, sendo acionado como construo social da realidade e como mecanismo de resistncia, o jar , sob todos os aspectos, uma fora vital na Chapada Diamantina, transformando-se ao sabor das mudanas, adaptando-se s mais diversas circunstncias e, por isso mesmo, exercendo os mais diversos papis (SENNA, 1998:105).

Com exceo do que est registrado nas inseres que indicam elementos de cultura no brasileiros, e que visa, apenas, demonstrar a fora mtica do diamante no mundo que, de alguma forma pode, indiretamente, nos atingir, estas crenas fazem parte do universo mstico do Jar, desde que so os Curadores que explicam os fenmenos aceitos pelos garimpeiros, segundo seu tipo de cultura. E so esses mesmos Curadores que os garimpeiros procuram para esclarecer fenmenos dessa natureza por eles vivenciados.

REFERNCIAS

CASTIGLIONE, Arturo. Encantamiento y Magia. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1972. CHEVALIER, Jean e ALAIN Gheerbrant. Dicionrio de Smbolos. 12 ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio Editora, 1982. ELIADE, Mircea. Lo Sagrado y lo Profano. Trad. Gil Luiz. Madrid: Guadarrama, 1973. ORTEGA Y GASSET, J. Meditaes do Quixote. So Paulo: Iberoamericana, 1967. _________. O tema de nosso tempo. Madrid: Revista del Ocidente, 1923. PAZ, Otavio. El Arco y La Lira. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1990. SENNA, Ronaldo Salles de. Jar uma face do candombl; manifestao religiosa. Chapada Diamantina. Feira de Santana: UEFS, 1998.

ITAMAR PEREIRA DE AGUIAR - Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB, lotado no Departamento de Filosofia e Cincias Humanas DFCH. Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia UFBA, Mestre e Doutor em Cincias Sociais pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo PUC/SP. Ps Doutorando em Cincias Sociais pela UNESP campos de Marlia. Pesquisador de tradies religiosas no Planalto da Conquista, especialmente das tradies afro, indgenas, brasileiras.

RONALDO DE SALLES SENNA - Professor fundador da Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS/BA, lotado no Departamento de Cincias, Histria e Filosofia DCHF. Doutor em Antropologia pela Universidade de So Paulo USP/SP,

defendendo a Tese JAR: MANIFESTAO RELIGIOSA NA CHAPADA DIAMANTINA.

You might also like