You are on page 1of 8

ANIMISMO

126

1. O CONCEITO DE ANIMISMO
O animismo a comunicao da prpria alma do mdium. Em todas as comunicaes medinicas necessrio levar em considerao o fator anmico. Todos os mdiuns possuem problemas anmicos, ou seja, dificuldades provenientes do seu prprio Esprito e personalidade. comum que essas anormalidades emocionais ou psicolgicas aflorem durante o transe medinico. A alma do mdium tambm pode comunicar-se, comportando-se como se fosse uma outra entidade espiritual. O animismo tambm pode ser considerado a influncia que a alma do mdium exerce sobre as comunicaes dos Espritos.

2. O FENMENO ANMICO
O fenmeno anmico, portanto, na esfera de atividades espritas, significa a interveno da prpria personalidade do mdium nas comunicaes dos espritos desencarnados, quando ele impe nelas algo de si mesmo conta de mensagens transmitidas de Alm-Tmulo. Tendo neste caso manifestado apenas os seus prprios conhecimentos que se encontravam latentes no inconsciente. Assim quando se afirma que determinada comunicao medinica foi puro animismo quer-se explicar que a alma do mdium ali interveio com exclusividade tendo ele manifestado inconscientemente apenas os seus prprios conhecimentos e conceitos pessoais, embora depois os rotulasse com o nome de algum esprito desencarnado. A interferncia anmica inconsciente, por vezes, to sutil, que o mdium incapaz de perceber quando o seu pensamento interferiu ou quando o esprito comunicante que transmite suas idias pelo contato perispiritual.

3. A MECNICA DO ANIMISMO
I SC C C SC C

Consideremos que no encarnado existem trs divises em sua mente: - CONSCIENTE; - SUB-CONSCIENTE; - INCONSCIENTE. No INCONSCIENTE ficam inibidas as informaes obtidas nas encarnaes anteriores.

consideremos que no desencarnado existem duas divises em sua mente: - CONSCIENTE; - SUB-CONSCIENTE. Em princpio o desencarnado no precisa inibir as informaes obtidas nas encarnaes anteriores, ento no precisa de INCONSCIENTE.

I SC C

SC

Mente de uma pessoa em estado normal 127

Mente de uma pessoa em estado de transe

ANIMISMO SIGNIFICA A INTERVENO DA PRPRIA PERSONALIDADE DO MDIUM NAS COMUNICAES ESPRITAS Quando a pessoa entra em transe o seu perisprito se desprende e adquire as propriedades mentais iguais as do perisprito de um desencarnado, ou seja, o inconsciente fica com atuao menos intensa ou deixa de existir e os conhecimentos adquiridos em outras encarnaes passam a ser lembrados. Podendo neste caso manifestar os seus prprios conhecimentos que se encontravam latentes no inconsciente, esta manifestao da prpria alma chamamos de animismo.

I SC C

TENDO NESTE CASO MANIFESTADO APENAS OS SEUS PRPRIOS CONHECIMENTOS QUE SE ENCONTRAM LATENTES NO INCONSCIENTE

A CAUSA DOS FENMENOS ANMICOS


A causa encontra-se nas propriedades do perisprito que pode desdobrar-se e atuar fora do corpo fsico. O termo Animismo vem do latim anima que quer dizer alma. Originados da prpria alma do mdium ou sensitivo, atravs do desdobramento do perisprito ou corpo espiritual, O animismo prova o Espiritismo e de tal modo que, sem o Animismo, o Espiritismo careceria de base.

ESPIRITISMO E ANIMISMO
Para explicar o conjunto dos fenmenos supranormais, o Animismo e o Espiritismo so indispensveis e no podem separar-se, pois so efeitos de uma causa nica - o esprito humano. O animismo demonstra que pela capacidade de desdobramento do perisprito, a alma do encarnado pode realizar - embora menos bem - o que realiza um Esprito desencarnado, obedecendo as mesmas. Os fenmenos anmicos de desdobramento perispiritual podem ser: 1. Fenmenos de telepatia - transmisso de impresses distncia: 2. Fenmenos Telecinticos - desdobramentos de objetos distncia; 3. Fenmenos Telefnicos - aparies distncia; 4. Fenmenos Teleplsticos- formao de corpos materializados. O animismo ocorre tambm nos casos de auto-obsesso, quando o prprio subconsciente da pessoa traz ao situaes desequilibradas do passado.

TESE ANIMISTA - NO MUNDO MAIOR CAP.9 pg. 123 (MEDIUNIDADE)


A tese animista respeitvel. Partiu de investigadores conscienciosos e sinceros, e nasceu para coibir os provveis abusos da imaginao; entretanto, vem sendo usada cruelmente pela maioria dos nossos colaboradores encarnados, que fazem dela um rgo inquisitorial, quando deveriam aproveit-la como elemento educativo, na ao fraterna. Milhares de companheiros fogem ao trabalho, amedrontados, recuam ante os percalos da iniciao medinica, porque o animismo se converteu em crbero (porteiro ou guarda intratvel). Recolhido ao castelo terico, inmeros amigos nossos, em se reunindo para o elevado servio de intercmbio com a nossa esfera, no aceitam comumente os servidores, que ho de crescer. Nenhuma rvore nasce produzindo, e qualquer faculdade nova requer burilamento. A mediunidade tem, pois sua evoluo, seu campo, sua rota.

4. O ANIMISMO E OS MDIUNS INICIANTES


PARTICULARIDADES DO DESENVOLVIMENTO MEDINICO
Um dos fatores que mais preocupam os mdiuns iniciantes o animismo. Como esto comeando, natural que sintam insegurana quanto atividade que vo desenvolver. 128

No comeo, se a comunicao for obra do Esprito do prprio mdium (animismo), no haver qualquer problema, pois o objetivo quebrar sua timidez e o constrangimento. O animismo costuma apresentar-se intenso em quase todos os principiantes. Depois, com o passar do tempo, sua influncia nas comunicaes cai para nveis aceitveis. Existem casos em que a influncia da alma do mdium to elevada que o torna improdutivo como mdium enquanto o seu esprito no for tratado e equilibrado. O dirigente dever fazer a orientao doutrinria como faria em qualquer situao de desarmonia moral. Vencida essa barreira, o intercmbio verdadeiro ser bem mais fcil de se estabelecer.

MECANISMOS DA MEDIUNIDADE CAP.23 pg. 163 (ANIMISMO)


Escreve Andr Luiz: Freqentemente pessoas encarnadas nessa modalidade de provao regeneradora so encontrveis nas reunies medinicas, mergulhadas nos mais complexos estados emotivos, quais se personificassem entidades outras, quando, na realidade, exprimem a si mesmas, a emergirem da subconscincia nos trajes mentais em que se externavam noutras pocas (...). Escreve ainda Andr Luiz: - Nenhuma justificativa existe para qualquer recusa no trato generoso de personalidades medianmicas provisoriamente estacionadas em semelhantes provaes, de vez que so, em si prprias, espritos sofredores ou conturbados quanto quaisquer outros que se manifestem, exigindo esclarecimento e socorro. Podemos concluir, pois, que muitos mdiuns com excelente potencial de realizaes e servios ao prximo podem ser desastradamente rejeitados pela simples e dolorosa razo de que no foram atendidos com amor e competncia na fase em que viviam conflitos emocionais mal compreendidos. Alguns dirigentes recomendam que o animismo deve ser evitado, porque causa perturbaes e fomenta a descrena, desvirtua o bom andamento dos trabalhos, d lugar mistificao e permite que o mdium continue no erro. Isto no bem assim, se no incio o mdium no tiver oportunidade de limpar a sua mente espiritual e aprender a distinguir o que seu com o que de outro esprito, poder criar bloqueios para a vida toda. O fenmeno anmico no constitui tabu, nem se apresenta como fantasma aterrador que preciso exorcizar.

PROCESSO DE AUTNTICO ANIMISMO NOS DOMNIOS DA MEDIUNIDADE CAP.22 pg. 209 (EMERSO NO PASSADO)
(...) E a pobre criatura prorrompeu em soluos, enquanto um homem desencarnado, no longe, fitava-a com inexprimvel desalento. Perplexos, Hilrio e eu lanamos um olhar indagador ao Assistente, que nos percebeu a estranheza, porquanto a enferma, sem a presena da mulher invisvel que parecia personificar, prosseguia em aflitiva posio de sofrimento. - No vejo a entidade de quem a nossa irm se faz intrprete - alegou Hilrio. - Estamos diante do passado de nossa companheira. A mgoa e o azedume, tanto quanto a personalidade supostamente extica de que d testemunho, tudo procede dela mesma... Ante a aproximao de antigo desafeto, que ainda a persegue de nosso plano, revive a experincia dolorosa que lhe ocorreu, em cidade do Velho Mundo, no sculo passado, e entra em seguida a padecer de melancolia. (...) Mediunicamente falando, vemos aqui um processo de autntico animismo. Nossa amiga supe encarnar uma personalidade diferente, quando apenas exterioriza o mundo de si mesma... (...) Muitos companheiros matriculados no servio de implantao da Nova Era, sob a gide do espiritismo, vm convertendo a teoria anmica num travo injustificvel a lhes congelar preciosas oportunidades de realizao do bem; (...) portanto, no nos cabe adotar como justas as palavras mistificao inconsciente ou subconsciente para batizar o fenmeno. Na realidade, a manifestao decorre dos prprios sentimentos de nossa amiga, arrojados ao pretrito, de onde recolhe as impresses deprimentes de que se v possuda, externando-as no meio em que se encontra. (...) deve ser tratada com a mesma ateno que ministramos aos sofredores que se comunicam. (...) A idia de mistificao talvez nos impelisse a desrespeitosa atitude, diante do seu padecimento moral. Por isso, nessas circunstncias, preciso armar o corao de amor, a fim de que possamos auxiliar e compreender. Um doutrinador sem tato fraterno apenas lhe agravaria o problema, porque, a pretexto de servir verdade, talvez lhe impusesse corretivo inoportuno ao invs de socorro providencial. (...) Nossa irm deve ser ouvida na posio em que se revela, como sendo em tudo a desventurada mulher de outro tempo, e recebida por ns nessa base, para que use o remdio moral que lhe estendemos, desligando-se enfim do passado... O assunto no comporta desmentido, porque indiscutivelmente essa mulher existe ainda nela mesma. A personalidade antiga no foi to eclipsada pela matria densa como seria de desejar. Ela renasceu pela carne, sem renovar-se em esprito..." 129

DIFICULDADE DO MDIUM DISTINGUIR NO TRANSE QUANDO SEU OU DE UM ESPRITO AS SENSAES E IDIAS QUE SENTE
O mdium criatura demasiadamente sensitiva, centro de convergncia de inmeros fenmenos do mundo oculto de que participa, mas que em geral ignora. a porta entreaberta entre os planos fsico e espiritual e dificilmente ele distingue, no limiar do transe psquico, quando a sua emotividade, a sua formao intelectual ou o seu temperamento psicolgico que o domina nesse momento.

COMO DISTINGUIR SE O ESPRITO QUE RESPONDE O DO MDIUM OU SE OUTRO ESPRITO?


- Pela natureza das comunicaes. Estuda as circunstncias e a linguagem e distinguirs. O Livro dos Mdiuns Allan Kardec (Cap. XIX, questo 223. 3)

DISTINGUIR O QUE SEU DO QUE DE UM ESPRITO


O mdium, tendo conscincia do que fala ou escreve, naturalmente levado a duvidar da sua faculdade: no sabe se a vontade de falar ou a escrita dele mesmo ou de outro Esprito, mas ele no deve absolutamente inquietar-se com isso e deve prosseguir apesar da dvida. Observando com cuidado a si mesmo, facilmente reconhecer nos escritos muitas coisas que no lhe pertencem, que so mesmo contrrias aos seus pensamentos, prova evidente de que no procedem de sua mente. Que continue, pois, e a dvida se dissipar com a experincia - (Allan Kardec em O Livro dos Mdiuns, Captulo XVII, item 214).

DEVEMOS CONHECER A NS MESMOS PARA IDENTIFICAR AS INFLUNCIAS


Para evitar a viciao anmica o mdium necessita estudar e procurar distinguir quando realmente o seu esprito quem comunica e quando se trata de entidade do alm. Nessa convivncia entre encarnados e desencarnados, a influncia to sutil que no conseguimos muitas vezes estabelecer uma separao do que nos prprio e do que dos espritos. Portanto, entre nossas idias e imagens mentais podem estar disseminadas idias e desejos de outros espritos, sem que disto nos apercebamos. Somente quando conhecemos nossos pensamentos e sentimentos saberemos distinguir quando a diferena do que nosso ou de outra pessoa e ou espritos. Da mesma forma temos que conhecer o que est em nosso inconsciente, para sabermos distinguir o que do nosso inconsciente do que espiritual.

NATURAL QUE TODO MDIUM PASSE NO INCIO


No aconselhamos que se procure eliminar deliberadamente o fenmeno anmico no intercmbio espiritual, pois isso ainda dificultaria mais o desenvolvimento medinico. natural que todo mdium passe no incio do desenvolvimento pela fase do animismo; Ou podemos dizer que chega praticamente ser necessrio o mdium passar por esta fase antes de se tornar mdium psicofnico ou psicgrafo.

NATURAL QUE TODO MDIUM PASSE NO INCIO


No aconselhamos que se procure eliminar deliberadamente o fenmeno anmico no intercmbio espiritual, pois isso ainda dificultaria mais o desenvolvimento medinico. natural que todo mdium passe no incio do desenvolvimento pela fase do animismo; Ou podemos dizer que chega praticamente ser necessrio o mdium passar por esta fase antes de se tornar mdium psicofnico ou psicgrafo.

5. O ANIMISMO E A MISTIFICAO
DIFERENA ENTRE ANIMISMO E MISTIFICAO
Precisamos distinguir animismo de mistificao, que so dois fenmenos completamente diferentes. Um dos maiores obstculos para a divulgao e aceitao do Espiritismo a mistificao, que o ato do mdium ou de uma entidade se comunicar pela escrita ou pela palavra enganando os presentes. Animismo o fenmeno produzido pela prpria alma do mdium, e desde que espontneo, sempre vlido. Difere da mistificao que pressupe engodo, engano, dolo, mentira, e pode ser produzida por espritos desencarnados, bem como, tambm, pelo prprio mdium, consciente ou inconscientemente. Na mistificao sempre existe o desejo de enganar, trapacear, dar caractersticas de verdade ao que falso.

130

DEVEMOS EVITAR DE PENSAR QUE OS MDIUNS ESTO DE M F


No podemos nos precipitar em acus-lo de mistificador ou de m f, pois isso pode acontecer com os mais excelentes medianeiros do Alm. Quando o mdium no tem o intuito de enganar os que ouvem, no podemos entender como se fosse mistificao inconsciente. A comunicao anmica decorrente da falsa suposio ntima de a criatura julgar-se atuada por espritos, por cujo motivo transmite equivocadamente suas prprias idias. A mistificao, fruto da m inteno. A comunicao do mdium, completamente anmico no pode ser interpretada como mera mistificao inconsciente quando ele no tem o intuito de enganar deliberadamente aqueles que o ouvem!

O APROVEITAMENTO DO ANIMISMO NAS COMUNICAES MEDINICAS


Nem todos abusam do animismo sob propsitos condenveis ou para fins vaidosos, por cujo motivo no aconselhamos a desistncia do desenvolvimento medinico, s porque a interferncia do mdium perturba a transparncia cristalina das comunicaes dos espritos desencarnados.

DESCRENA E SUSPEITA DE ANIMISMO MISSIONRIOS DA LUZ CAP.16 pg. 260 (INCORPORAO)


(...) - tornou Alexandre sereno e enrgico - voc no deve desconhecer as dificuldades de um mdium para satisfazer a particularidades tcnicas de identificao dos comunicantes, diante das exigncias de nossos irmos encarnados. .. (...) Sim, replicou Dionsio, algo desapontado, ... Recordo-me de que muitas vezes recebi as comunicaes do plano invisvel., atravs de Otvia, com muitas prevenes, e , no raro, vacilei, acreditando-a vtima de inmeras mistificaes. (...) Pois bem, agora chegou sua vez de experimentar. E se, antigamente, era to fcil para voc duvidar dos outros, desculpe a fraqueza dos nossos irmos encarnados, caso agora duvidem de seu esforo... " ... O manifestante ofereceu os possveis elementos de identificao pessoal, mas a pequena congregao de encarnados no recebeu a ddiva como seria de desejar. Interrompida a concentrao mental com o encerramento, iniciaram-se as apreciaes, verificando-se que quatro quintos dos assistentes no aceitavam a veracidade da manifestao. Somente a esposa de Dionisio e alguns raros amigos sentiram-lhe, efetivamente, a palavra viva e vibrante. Os prprios filhos internaram-se pela regio da dvida e da negativa. Interpelado por um dos companheiros, expressou-se o mais velho: - Impossvel. No pode ser meu pai. Se fosse ele o comunicante, teria naturalmente comentado nossa difcil situao em famlia... Outro dos filhos de Dionsio ajuntou, levianamente: - No acredito em semelhante manifestao. Se fosse o papai, teria respondido s minhas interrogaes ntimas.(...) (...) No agrupamento, onde os filhos externavam ingratas impresses, um amigo, tocado de cientificismo, afirmava, solene: - ... o animismo uma erva daninha em toda a parte. Nosso intercmbio com o plano invisvel est repleto de lamentveis enganos. (...) As personalidades comunicantes, em sentido comum representam criaes mentais dos sensitivos. (...) Para mim as palavras de Otvia procedem dela mesma. Diz Andr Luis: Nunca experimentei tanta decepo como nesses instantes em que examinava o processo de incorporao medinica. (...) No se admire Andr. Nossos irmos encarnados padecem de complicadas limitaes.

6. O ANIMISMO E AS INTUIES
OS ELOS VAZIOS DURANTE AS INTUIES E AS COMUNICAES
A intermitncia por vezes ocorre na comunicao do mdium, visto que em certo momento os seus guias ou protetores o deixam falar sozinho, obrigando-o assim a mobilizar urgentemente os seus prprios recursos intelectuais e apurar o mecanismo da mente, a fim de no deixar as mensagens sem sentido. Sob a direo e o controle do guia do mdium, os espritos comunicantes suspendem ento o fluxo das idias que lhe transmitiam pelo crebro perispiritual, o qual obrigado assim a unir os elos vazios da comunicao, demonstrando at que ponto capaz de expor a mensagem espiritual sem distorc-la ou fragment-la na sua essncia doutrinria.

131

ESPRITOS PROTETORES USAM DESSE RECURSO DE APROVEITAMENTO ANMICO PARA APERFEIOAR OS MDIUNS
Essa ao imprevista, que obriga o mdium a convocar todos os seus valores intelectivos e morais, para fazer a cobertura da fuga do pensamento do esprito comunicante, algo parecida quilo que acontece ao orador desprevinido e obrigado a falar em pblico, o qual se v obrigado a rapidssima acelerao mental, para no cometer fiasco. Embora esse inopinado recurso do guia constranja e atemorize o mdium, pouco a pouco adquire ele o treino preciso para prelecionar de improviso e compensar o vazio das idias que compem a sua comunicao medinica, no demorando a ser elemento til e capaz de atender, a qualquer momento, necessidade de orientar e servir ao prximo.

O MDIUM INTUITIVO PRECISA PREENCHER COM SEUS CONHECIMENTOS OS HIATOS DEIXADOS PROPOSITALMENTE PELOS ESPRITOS
Convm conceituar melhor o assunto, pois nesse caso no se processa a interferncia anmica num sentido prejudicial, mas, na realidade, o que se evidencia ao pblico a bagagem intelectual, o temperamento psquico e moral do mdium, que ento fala sozinho. Ele fica entregue provisoriamente a si mesmo e sem poder fugir ao impulso da comunicao, tanto quanto o escolar que arguido em poca de exames. O mdium precisa ento socorrer-se de suas prprias concepes filosficas, morais e espirituais, para preencher sozinho os intervalos propositais criados pelo esprito comunicante.

EXISTEM CASOS QUE OS ESPRITOS APENAS INSPIRAM O TEMA E AS PRIMEIRAS IDIAS O RESTANTE O MDIUM UTILIZAR SEUS CONHECIMENTOS
H casos em que eles apenas fornecem o tema apropriado a comunicao medinica, envolvendo o mdium com fludos identificadores da sua presena espiritual e inspirando-lhe as primeiras idias para depois deixarem-no comunicar sozinho at o final dos trabalhos. Isso acontece de acordo com a necessidade dos frequentadores ou ouvintes das instituies espritas. Normalmente os guias familiares renem-se no Espao e deliberam quanto tese mais apropriada a ser exposta para o esclarecimento coletivo do pblico que provavelmente frequentar a sesso em que eles podero atuar. Depois de escolhido o mdium mais afim e capacitado para o caso, procuram associar-lhe toda a sorte de pensamentos por meio de palestras e leituras que possam consolidar a tese escolhida.

7. CUIDADOS COM O ANIMISMO


NO ANIMISIMO OCORRE A REVELAO DO CARTER DO MDIUM
Para evitar a viciao anmica o mdium necessita conhecer-se, estudar e procurar distinguir quando realmente o seu esprito quem comunica e quando se trata de entidade do alm. No fenmeno anmico, o mdium pode revelar o seu temperamento psicolgico, as suas alegrias ou aflies, seus conhecimentos ou sua ignorncia, suas manhas, sonhos ou derrotas Quando o mdium desajustado, pode neste caso se manifestar por um transe conturbado e assinalados por cenas dolorosas.

AS SUGESTES E AS IMAGINAES DOS MDIUNS


Algumas vezes o mdium anmico transmite suas prprias idias, fatos mrbidos que o impressionaram na infncia ou mesmo as cenas trgicas vividas em existncia pregressa, como se fossem histria de espritos infelizes desencarnados. Existe os casos que o mdium muito sugestionvel em sua vida profana, a ponto de estigmatizar com facilidade, na sua mente indisciplinada, a notcia trgica do jornal do dia sem cogitar se ela pode ser verdica ou duvidosa. Ento noite, na sesso medinica, as imagens nutridas pela sugesto dominam a mente do mdium, fazendo-o descrev-las guisa de acontecimentos verdicos. Quando no estuda e no conhece a si mesmo, facilmente ele h de tomar por manifestao de espritos desencarnados tudo aquilo que se patenteia superfcie de sua mente e sob a influncia de qualquer clima catalizador de animismo.

FALTA DE PREPARO DO MDIUM PREJUDICA OS TRABALHOS MEDINICOS


Os mdiuns, em grande parte, devotam-se foradamente prtica medinica, porque vivem acicatados pela necessidade de se desenvolverem, com o fito de recuperar a sade ou livrar-se de incmoda opresso psquica, que os atua comumente. Falta-lhes, de incio, o sentido herico de renncia aos seus interesses pessoais, o prazer de servir ao prximo ou o ideal de divulgar a doutrina esprita. 132

Eis por que, na falta de outros recursos, os benfeitores desencarnados j se do por muito satisfeitos quando conseguem operar atravs dos mdiuns de boa vontade, laboriosos e sem complicaes , embora ainda no sejam donos de grande preparo.

FALTA DE PREPARO CAUSA DIFICULDADES DE COMUNICAO NO MUNDO MAIOR CAP.9 pg. 123 (MEDIUNIDADE)
- Anda no lhe ouviram os apelos, por intermdio de Eullia? - perguntou o meu instrutor (ao esprito de um mdico que orientava determinado grupo). - No; por enquanto, no. Sempre a mesma suspeita de animismo, de mistificao inconsciente..." (...) No entanto, o nosso amigo mdico no encontra em sua organizao psicofsica elementos afins perfeitos. A mdium (...) no capaz de elevar-se mesma frequncia de vibrao em que se acha o comunicante; no possui suficiente espao interior para comungar-lhe as idias e conhecimentos. "Eullia manifesta, contudo, um grande poder - o da boa vontade criadora, sem o qual impossvel o incio da ascenso s zonas mais altas da vida. a porta mais importante, pela qual se entender com o mdico desencarnado. Este, a seu turno, para realizar o nobre desejo que o anima, v-se compelido, em face das circunstncia, a por de lado a nomenclatura oficial, a tcnica cientfica, o patrimnio de palavras que lhe peculiar, as definies novas, a ficha de renome, que lhe coroa a memria nos crculos dos conhecidos e dos clientes." " O presidente da sesso, seguido pelos demais companheiros, iniciou o estudo e debate da mensagem. Concordou-se em que era edificante na essncia, mas no apresentava ndices concludentes da identificao individual; no procedia, possivelmente, do conhecido profissional que a subscrevera; faltavam-lhe os caractersticos especiais, pois um mdico usaria nomenclatura adequada, e se afastaria da craveira comum. E a tese animista apareceu como tbua de salvao para todos....

CONCLUSES SOBRE O ANIMISMO


Em se definindo animismo como a narrativa de fatos atuais ou passados que repontam do inconsciente do mdium para o consciente, podemos dizer que, a princpio, quando no educados, os candidatos ao exerccio da mediunidade so anmicos, em sua grande maioria. Como somos Espritos imortais em longa excurso pelos cenrios terrestres, vivendo tempos de paz e de discrdia, natural que muitos eventos nos marquem emocionalmente, registrando-se de maneira frrea nos arquivos do inconsciente. Sob a influncia do desprendimento do perisprito, ocorrer uma catarse de situaes cristalizadas na mente espiritual, gerando uma ponte inconsciente/consciente, podendo, ser externado com aparncia de realidade atual, aquilo que foi vivido mas no esquecido ou superado. A doutrinao deve ser exercida como se realmente se ali estivssemos em contato com um comunicante desencarnado trazido para o atendimento fraterno. No entanto, estaremos falando diretamente ao Esprito do mdium, que, portando cristalizaes de difcil neutralizao, sofre, atravs das reminiscncias afloradas, o drama a que estava vinculado. Como vimos, normal a interferncia do prprio mdium no incio do desenvolvimento, no entanto, o dirigente deve estar atento a fim de evitar a viciao atravs de comunicaes puramente anmicas continuadas. Tambm vimos, que sempre h animismo nas comunicaes mas este tende a diminuir nos mdiuns desenvolvidos com o estudo e equilbrio. Esse perodo de animismo varia de aprendiz para aprendiz, conforme sejam as marcas emocionais que transporta. O gnero no influi muito. Um estigma sempre um estigma. Acontecimentos ditosos, mas que deixaram saudade, nostalgia, ansiedade, misto de ternura e tristeza, tambm so arrancados do inconsciente pela idia indutora que estabelea uma sintonia com o que foi vivenciado. Conclumos afirmando que nem todos os mdiuns so anmicos.

133

You might also like