You are on page 1of 5

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OVAR - ESCOLA SECUNDRIA JOS MACEDO FRAGATEIRO

Sistema Solar
Legenda dos Planetas
Joana Gomes (n14);Joo Pedro Gama (n17);Juliana Silva (n18); Micaela (n23) 19-11-2013

Este trabalho consiste na apresentao da Constituio do Sistema Solar, salientando-se as suas principais caractersticas.

Introduo O Sistema Solar


O Sistema Solar constitudo por planetas, milhes de astros e asterides. Os 4 planetas mais prximos do Sol so: Mercrio, Vnus, Terra e Marte, que possuem uma crosta slida e rochosa e, os mais afastados, Jpiter, Saturno, rano e Neptuno so os componentes que tm maior massa aps o Sol. De acordo com a teoria mais aceite hoje em dia o Sistema Solar teve origem a partir de uma nuvem molecular que, por alguma perturbao gravitacional, entrou em colapso e formou a estrela central (Sol).

Os Planetas do Sistema Solar


Mercrio
o planeta telrico mais prximo do Sol. Tem dois lados, um que iluminado, que extremamente quente (430 graus), e outro lado escuro, que extremamente frio (-170 graus). o segundo planeta mais quente do Sistema Solar e um ano constitudo por 88 dias. Assim como a Terra, Mercrio, apresenta a existncia de um ncleo de ferro e um campo magntico. O seu dimetro 4879 km e no
possui nenhum satlite natural.

Vnus
o segundo planeta telrico mais perto do Sol, que completa uma rotao sobre si mesma em 241 dias, no sentido inverso em comparao com os outros planetas. Possui uma atmosfera asfixiante e venenosa e ainda nuvens de cido sulfrico, sendo por isso impossvel haver condies favorveis para a existncia da vida de qualquer ser vivo. O seu dimetro 12103 km e, tal como Mercrio, no apresenta nenhum satlite natural. A sua temperatura 470 graus superfcie.
2

Terra
o nico planeta telrico com a presena de seres vivos e de gua em estado lquido. um sistema dinmico, porque composto por vrios subsistemas que trocam a matria e a energia com o ambiente. A Terra encontra-se na 3 posio a contar do Sol, e possui uma camada de ozono que nos protege das radiaes ultravioletas transmitidas pelo Sol.

A Terra faz a rotao sobre si mesmo em 24 horas, ou seja um dia, rodando a uma velocidade de 1500 km/h. A consequncia deste movimento a sucesso dos dias e das noites. A translao da Terra tem a durao de 365 ou 366 dias. Com este processo sucedem-se quatro estaes: primavera, vero, outono e inverno. O dimetro 12756 km, e possui um satlite natural que se denomina Lua.

Lua
A Lua o satlite natural da Terra. Trata-se de um corpo rochoso de cor acinzentada, marcado por inmeras crateras de dimenses diversas. Estas crateras devem-se ao facto de a Lua no possuir atmosfera. iluminada pelo Sol, pois no tem luz prpria visvel pelo ser humano. O seu dimetro 3475 km, e encontra-se, aproximadamente, a 400000 km da Terra.

Marte
Marte um planeta telrico bastante semelhante com a Terra: tem um dia com uma durao muito prxima do dia terrestre e o mesmo nmero de estaes. No entanto, um planeta pequeno com 6794 km, que se encontra na quarta posio a contar do Sol. Possui 2 satlites naturais e, recentemente, os astrnomos descobriram que as calotas polares contm gua no estado slido. A sua temperatura entre -143 graus e 17 graus.

A Cintura de Asteroides
Os asteroides so pequenos corpos rochosos de forma irregular. Orbitam em torno do Sol, muitos deles na Cintura de Asterides, entre Marte e Jpiter, numa forma elptica. Estes encontram-se num anel com mais de 1 milho de quilmetros, no mnimo, a cinquenta mil quilmetros hora.

Jpiter
o Planeta Gigante Gasoso com maior dimenso do Sistema Solar e , igualmente, o que tem uma rotao em seu torno mais rpida, tendo uma durao de nove horas e cinquenta e cinco minutos, aproximadamente. Encontra-se na 5 posio a contar do Sol. Jpiter possui cerca de sessenta e quatro satlites naturais, sendo os quatro mais conhecidos: Lo, Ganimedes, europa e Calisto, como podem observar na nossa maquete. constitudo por hidrognio e hlio, tendo possivelmente um ncleo slido, com hidrognio lquido, rochas e gelo. O seu dimetro 142984 km, e a sua temperatura -178C.

Saturno
o segundo Planeta Gigante Gasoso com maior dimenso, e o mais belo de todos os Planetas, devido existncia de anis, encontrando-se na 6 posio a contar do Sol. Demora trinta anos a fazer a rotao em torno do Sol e possui cerca de 62 satlites naturais. O seu ncleo slido constitudo por hidrognio lquido, rochas e gelo, tal como Jpiter. O seu dimetro 120536 km, e sua temperatura -178 graus.
4

rano
um Planeta Gigante Gasoso que demora 84 anos terrestres a completar a sua rbita, e que possui cerca de 27 satlites naturais constitudos por materiais rochosos e gelados. rano encontra-se na 7 posio a contar do Sol, e tem uma configurao nica, porque o seu eixo de rotao inclinado para o lado, quase no plano da translao da Terra. Tem um ncleo slido, e sua volta orbita um conjunto de anis. O seu dimetro 51 118 km, e a sua temperatura negativa, rondando os -216 graus.

Neptuno
, igualmente, um Planeta Gigante Gasoso, que se encontra na 8 posio a contar do Sol. Demora cerca de 16 horas a realizar a sua auto rotao e 165 anos terrestres a completar uma volta completa em torno do Sol. Neptuno tem uma atmosfera ativa e em constante evoluo, e possui 13 satlites naturais. O seu dimetro
49572 km, e a sua temperatura -214 graus.

Pluto
Atualmente, Pluto considerado um Planeta Ano, pelo facto de as suas dimenses serem bastante pequenas, uma afirmao decidida pela Unio Astronmica Internacional, em 2006. A sua rotao demora, aproximadamente, 6 dias, e a sua translao 248 anos. Este no orbita em torno do Sol, possuindo 3 satlites naturais. O seu dimetro 1148km.

You might also like