You are on page 1of 13

18 de junho de 2009

DO DIREITO DAS COISAS (Livro III) Direitos Reais


CONCEITO
Os direitos reais ou direitos das coisas consistem no conjunto de regras reguladoras das relaes jurdicas referentes s coisas suscetveis de apropriao pelo homem, segundo uma finalidade social.

CARACTERSTICAS DA RELAO REAL


A relao obrigacional uma relao horizontal e pessoal que vincula um credor e um devedor; enquanto a relao real vincula uma pessoa que se apropria de uma coisa, em uma relao vertical. Retirada a classificao do material de apoio do professor Pablo Stolze, com base na doutrina do professor Arruda Alvim: da seguinte forma so elencadas as caractersticas dos direitos reais que os diferenciam dos direitos obrigacionais: a) Legalidade ou tipicidade: os direitos reais somente existem se a respectiva figura estiver prevista em lei (art. 1.225, CC). b) Taxatividade: a enumerao dos direitos reais taxativa, no admitindo a sua ampliao em decorrncia da vontade das partes. c) Publicidade: especialmente h a exigncia de um sistema de registro formal para os bens imveis, para que o direito real possua esta caracterstica. d) Eficcia erga omnes: os direitos reais so oponveis a todas as pessoas indistintamente. Mas, esta eficcia dever ser observada com a ressalva quanto a sua oponibilidade, j que at mesmo o direito real mais completo o direito de propriedade dever ser relativizado (condicionado) pela ordem jurdica e pelo interesse social, uma vez que 1

no vivemos mais na era da ditadura dos direitos (advertncia de Leon Duguit: a propriedade no mais o direito subjetivo do proprietrio; a funo social do detentor da riqueza). e) Inerncia ou aderncia: o direito real adere coisa, acompanhando-a em todas as suas modificaes. Esta caracterstica bem aferida nos direitos reais de garantia (hipoteca, penhor, anticrese), uma vez que o credor (hipotecrio, pignoratcio, anticrtico) gozando de um direito real vinculado (aderido) a coisa prefere a outros credores desprovidos desta garantia. f) Seqela: como conseqncia da caracterstica anterior, o titular do direito real poder perseguir a coisa afetada, para busc-la onde se encontre, e em mos de quem quer que seja. aspecto privativo dos direitos reais, no possuindo direito de seqela o titular de um direito pessoal ou obrigacional.

Da Posse (Ttulo I)
TEORIAS FUNDAMENTAIS DA POSSE
Existem inmeras teorias sobre a posse. Aqui sero estudadas as duas teorias fundamentais sobre ela. Estas duas teorias, de origem alem, possuem como ponto de contato a sua matriz no direito romano: 1) TEORIA SUBJETIVA (Friedrich Carl Von Savigny) Segundo a professora Mariana Santiago, pases como a Frana, Portugal, Itlia, Espanha e Argentina sofreram uma maior influncia desta teoria subjetiva. Para Savigny, a posse consistiria no poder exercido sobre determinada coisa com a inteno de t-la para si; nessa linha, a posse seria decomposta em dois elementos: a) Animus: manifestado na inteno de ter a coisa; b) Corpus: como o poder material de apreenso sobre a coisa. 2) TEORIA OBJETIVA (Rudolf Von Ihering) Tambm com a informao na doutrina da professora Mariana Santiago, pases como Alemanha, Sua, China, Mxico e Peru, por outro lado, possuem maior influncia da teoria objetiva quando do estabelecimento da posse. A formulao desta teoria, e a crtica que Ihering faz teoria de Savigny esto contidas em seu livro Teoria Simplificada da Posse. 2

Ihering traz uma idia mais objetiva, mais precisa sobre a posse. Para ele, posse simplesmente seria o comportamento que exterioriza propriedade. Tem de se comportar o indivduo objetivamente como se proprietrio fosse. So formas de exteriorizao os seguintes poderes de proprietrio: usar, gozar, fruir ou dispor da coisa. Em suma, segundo a teoria objetiva de Ihering, mais precisa que a de Savigny, a posse traduz uma situao em que o sujeito atua como se proprietrio fosse, imprimindo destinao econmica coisa. Qual foi a teoria adotada pelo Direito Civil Brasileiro? No existe ponto pacfico na doutrina sobre a resposta. O artigo 1.196, CC, consagra basicamente a teoria objetiva de Ihering, segundo grande parte da doutrina. Em determinados pontos, posto no seja a teoria dominante, a doutrina de Savigny faz-se presente.
Art. 1.196, CC - Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exerccio, pleno ou no, de algum dos poderes inerentes propriedade (teoria objetiva de Ihering).

Exemplo de aplicao da teoria de Savigny: quando o indivduo for usucapir uma propriedade, dever agir o possuidor com animus domini. Deve agir o indivduo com o nimo de possuir a propriedade que quer adquirir, para que possa usucapi-la. comprovadamente um resqucio da doutrina de Savigny.
Art. 1.238, CC - Aquele que, por quinze anos, sem interrupo, nem oposio, possuir como seu um imvel (animus domini resqucio da teoria subjetiva de Savigny), adquire-lhe a propriedade, independentemente de ttulo e boa-f; podendo requerer ao juiz que assim o declare por sentena, a qual servir de ttulo para o registro no Cartrio de Registro de Imveis. Pargrafo nico. O prazo estabelecido neste artigo reduzir -se- a dez anos se o possuidor houver estabelecido no imvel a sua moradia habitual, ou nele realizado obras ou servios de carter produtivo.

NATUREZA JURDICA DA POSSE


Professor Pablo Stolze se baseia no livro do ex-ministro do STF Moreira Alves sobre a posse para embasar este tpico. Duas correntes fundamentais sobre a natureza jurdica da posse existem: 1 corrente Esta primeira corrente afirma que a posse, de per si, seria um direito real. 2 corrente Esta segunda teoria afirma que a posse, em verdade, uma situao de fato, tutelada pelo ordenamento jurdico. E tambm a posse constitutiva de direitos subjetivos. Marcel Planiol diz que a posse um fato como a vida tambm o , e ambos so tutelados pelo ordenamento jurdico.

Para o professor Pablo Stolze a segunda corrente est consagrada dentro do mesmo artigo 1.196, CC:
Art. 1.196, CC - Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exerccio, pleno ou no, de algum dos poderes inerentes propriedade .

As partes tambm no podem criar direitos reais. O direito real sempre taxativo, sempre previsto em lei. Desta forma, tambm se entende que como no direito, no pode ser criado, e no h previso da posse no rol dos direitos reais dentro do art. 1.125, CC:
Art. 1.225, CC - So direitos reais: I - a propriedade; II - a superfcie; III - as servides; IV - o usufruto; V - o uso; VI - a habitao; VII - o direito do promitente comprador do imvel; VIII - o penhor; IX - a hipoteca; X - a anticrese. XI - a concesso de uso especial para fins de moradia; (Includo pela Lei n 11.481, de 2007) XII - a concesso de direito real de uso. (Includo pela Lei n 11.481, de 2007)

QUESTES ESPECIAIS DE CONCURSO RELATIVAS POSSE


(ver o rol na apostila para pegar todas ainda no est no site do LFG e nem do professor) 1) O que fmulo da posse? O fmulo da posse tambm chamado de servidor da posse ou gestor da posse. Trata-se do mero detentor da coisa, na forma do artigo 1.198, CC. Detentor no possuidor, ele fmulo da posse, ele apenas cumpre ordens e determinaes do possuidor. Exemplos: motorista particular; bibliotecrio; caseiro de stio ou de casa de praia; etc.
Art. 1.198, CC - Considera-se detentor aquele que, achando-se em relao de dependncia para com outro, conserva a posse em nome deste e em cumprimento de ordens ou instrues suas . Pargrafo nico. Aquele que comeou a comportar -se do modo como prescreve este artigo, em relao ao bem e outra pessoa, presume -se detentor, at que prove o contrrio.

2) Qual a diferena entre constituto possessrio e traditio brevi manu?

Um instituto contrrio do outro. O constituto possessrio a operao jurdica que altera a titularidade na posse, fazendo com que aquele que possua em seu prprio nome passe a possuir em nome alheio. Exemplo: A proprietrio de uma casa e resolve vend -la a B, mas estabelecido no contrato uma clusula que A ir permanecer no imvel, como se fosse inquilino, possuindo o imvel, em nome de outrem, de B. J na traditio brevi manu ocorre o contrrio: aquele que possua em nome alheio passa a possuir em nome prprio. Exemplo: A, inquilino de B, resolve comprar o imvel em que reside e tem posse para tornar-se proprietrio. 3) O que autotutela da posse? Trata-se de meio legtimo de auto defesa, exercido segundo o princpio da proporcionalidade nos termos do 1 do art. 1.210, CC, em duas situaes: A) Legtima defesa; B) Desforo incontinenti.
Art. 1.210, CC - O possuidor tem direito a ser mantido na posse em caso de turbao, restitudo no de esbulho, e segurado de violncia iminente, se tiver justo receio de ser molestado. 1 O possuidor turbado, ou esbulhado, poder manter-se ou restituir-se por sua prpria fora, contanto que o faa logo (conceito aberto, verificado no caso concreto); os atos de defesa, ou de desforo, no podem ir alm do indispensvel manuteno, ou restituio da posse . (...)
o

4) O que patrimnio de afetao? Consagrado pela lei 10.931/2004, o patrimnio de afetao visa a imprimir maior segurana jurdica no mercado imobilirio, garantindo assim a posse e a propriedade dos compradores, na medida em que vincula ou afeta bens ou valores aos empreendimentos imobilirios.

POSSE DE DIREITOS
Professor Pablo Stolze diz que o indivduo no tem, tecnicamente, posse sobre seu direito vida, honra ou imagem. Mas o indivduo possui sim, titularidade sobre estes direitos. A posse refere-se, em regra, a coisas e no a direitos. E o que falar sobre os direitos autorais? Professor Arruda Alvim diz que o regramento protetivo sobre a posse e os direitos autorais completamente diferente do regramento da posse contido no Cdigo Civil.

Mas, excepcionalmente o Cdigo Civil prev excees, em que se poder haver o exerccio da posse sobre direitos. Respeitvel doutrina brasileira, na linha do direito alemo, a exemplo do professor Arruda Alvim, refere que a posse tem por objeto coisas e no direitos; Menezes Cordeiro, autor portugus, em sua famosa obra A Posse: perspectivas dogmticas atuais tambm afirma que a posse s surge no campo das coisas corpreas; no entanto, assim como no Brasil, por exceo, em situaes especiais, admite a posse de direitos. Exemplo: smula 193, STJ que se relaciona com a posse do direito de uso de linha telefnica.
Smula 193, STJ - O DIREITO DE USO DE LINHA TELEF NICA PODE SER ADQUIRIDO POR USUCAPIO.

26 de junho de 2009

POSSE PRECRIA
Segundo a doutrina de Clvis Bevilqua, a concesso da posse precria, ou seja, como uma posse de favor considerada lcita. Exemplo: a posse precria comumente se d no comodato; uma pessoa pode emprestar seu apartamento para outra morar, podendo requer-lo a qualquer tempo. O grande problema se d quando, a pessoa que est gozando a posse a ttulo de favor chamada a devolver a coisa. Se o possuidor precrio resistir, no querendo devolver a coisa ao comodante/ proprietrio, surge neste momento o vcio da precariedade, tornando a sua posse injusta em razo da precariedade. Ou seja, nem toda posse precria injusta. Somente ela vir a tornar-se injusta se ocorrer esta resistncia de quem a possua precariamente em devolvla. Observao: denomina-se INTERVERSO DA POSSE, conforme se afere do enunciado 237, III Jornada de Direito Civil, a situao na qual o possuidor afronta o proprietrio da coisa como se dela fosse dono.
Enunciado 237, III Jornada de Direito Civil Art. 1.203: cabvel a modificao do ttulo da posse interversio possessionis (interverso da posse) na hiptese em que o at ento possuidor direto demonstrar ato exterior e inequvoco de oposio ao antigo possuidor indireto, tendo por efeito a car acterizao do animus domini.

CLASSIFICAO DA POSSE
A) QUANTO AO MODO DE EXERCCIO DA POSSE
Art. 1.197, CC - A posse direta, de pessoa que tem a coisa em seu poder, temporariamente, em virtude de direito pessoal, ou real, no anula a indireta , de quem aquela foi havida, podendo o possuidor direto defender a sua posse contra o indireto.

1. Posse direta O possuidor direto aquele que est em contato direto com a coisa imprimindo destinao econmica a ela. 2. Posse indireta J o possuidor indireto aquele que no est em contato direto, est distante da coisa. Mas existe sua posse, ao mesmo tempo, que existe a posse direta sobre uma mesma coisa. O ordenamento concede a possibilidade de medidas serem tomadas por qualquer destes dois possuidores, quando esto sendo incomodados na sua posse. Inclusive um contra o outro. Observao: denomina-se como COMPOSSE, nos termos do artigo 1.199, CC, a situao em que duas ou mais pessoas exercem posse sobre coisa indivisvel. Exemplo: exerccio da posse de duas pessoas perante a uma coisa somente, firmado um condomnio.
Art. 1.199, CC - Se duas ou mais pessoas possurem coisa indivisa, poder cada uma exercer sobre ela atos possessrios, contanto que no excluam os dos outros compossuidores.

B) QUANTO EXISTNCIA DE VCIO NA POSSE


Art. 1.200, CC - justa a posse que no for violenta, clandestina ou precria.

1. Posse justa A posse justa a posse que no eivada de clandestinidade, violncia ou precariedade (deve ser lembrado que quanto precariedade nem sempre ela ser injusta, como j estudado anteriormente). 2. Posse injusta A contrario sensu, ser considerada injusta a posse que for violenta, clandestina ou precria. A injustia da posse precria somente surge quando o possuidor precrio se recusar a devolver a posse ao proprietrio quando ela for requerida por ele, como j dito anteriormente. A partir da resistncia nasce a posse injusta. A posse clandestina ocorre quando um indivduo esconde-se na propriedade de outrem, adentra o imvel, troca as fechaduras e passa a, depois de realizar estas medidas de forma oculta, a possuir injustamente a coisa em razo da clandestinidade. No mesmo caso da violncia utilizada por invasores de uma propriedade, que dura por determinado perodo, e depois passar o invasor a exercer sua 7

posse violenta depois que a violncia for cessada. Enquanto h resistncia do proprietrio e a violncia persistir, tecnicamente ainda no h qualquer posse injusta sobre a propriedade. Enquanto durar a clandestinidade ou a violncia, no h qualquer posse exercida. A posse, nestes casos, apenas se inicia depois de cessada a clandestinidade ou a violncia.
Art. 1.208, CC - No induzem posse os atos de mera permisso ou tolerncia assim como no autorizam a sua aquisio os atos vio lentos, ou clandestinos, seno depois de cessar a violncia ou a clandestinidade .

Observao: importante frisar, na anlise da posse injusta, que o prazo de ano e dia, nos termos da lei processual, condiciona apenas o pleito liminar; passado este prazo, embora ainda exista direito ao possessria, liminar no caber mais quanto ao procedimento especial, mas possvel pedir-se ao Juiz a antecipao dos efeitos da tutela. A classificao entre posse nova e posse velha no est mais presente no Cdigo Civil. Posse nova a que dura menos de ano e dia e a posse velha aquela que se estabelece a partir de ano e dia. Mas, a matria continua sendo regida no art. 924, CC, dentre os artigos que estabelecem o procedimento especial para as aes possessrias, e aprofundado o estudo na seara do direito processual civil.
Art. 924, CPC - Regem o procedimento de manuteno e de reintegrao de posse as normas da seo seguinte, quando intentado dentro de ano e dia (quando a posse for nova) da turbao ou do esbulho; passado esse prazo (caracterizada a posse como velha), ser ordinrio, no perdendo, contudo, o carter possessrio.

C) QUANTO AO ELEMENTO PSICOLGICO JUNTO POSSE 1. Posse de boa-f


Art. 1.201,CC - de boa-f a posse, se o possuidor ignora o vcio, ou o obstculo que impede a aquisio da coisa. Pargrafo nico. O possuidor com justo ttulo tem por si a presuno de boa-f, salvo prova em contrrio, ou quando a lei expressamente no admite esta presuno.

Exemplo: receber em herana uma fazenda sem saber que o parente falecido havia falsificado o registro. No se sabe ao receber a coisa que o seu ttulo estava viciado, consistindo em um justo ttulo este documento. Justo ttulo o ttulo da propriedade que inquinado de vcio, mas que desconhecido este obstculo pelo possuidor da propriedade. Muitos doutrinadores, de uma corrente tradicional, dizem que deve haver um mnimo de formalidade neste justo ttulo, sendo ele pelo menos um documento registrado, ou decorrente de um formal de partilha, por exemplo. Mas o professor 8

Pablo Stolze diz que a jurisprudncia e a doutrina moderna rebatem este entendimento. Vide a observao: Observao: a doutrina moderna e a jurisprudncia, consoante pode ser verificado nos enunciados 302 e 303, IV Jornada de Direito Civil, tem flexibilizado a noo de justo ttulo, na perspectiva da funo social da propriedade.
Enunciado 302, IV Jornada de Direito Civil Art.1.200 e 1.214. Pode ser considerado justo ttulo para a p osse de boa-f o ato jurdico capaz de transmitir a posse ad usucapionem, observado o disposto no art. 113 do Cdigo Civil (que prega que os negcios jurdicos devem ser pautados de acordo com a boa -f e os usos e costumes de determinado local) . Enunciado 303, IV Jornada de Direito Civil Art.1.201. Considera-se justo ttulo para presuno relativa da boa-f do possuidor o justo motivo que lhe autoriza a aquisio derivada da posse, esteja ou no materializado em instrumento pblico ou particular. Compreenso na perspectiva da funo social da posse .

2. Posse de m-f A posse de m-f se afere na forma do artigo 1.202, CC, quando o possuidor tem conhecimento do vcio da sua posse.
Art. 1.202, CC - A posse de boa-f s perde este carter (sendo considerada de mf) no caso e desde o momento em que as circunstncias faam presumir que o possuidor no ignora que possui indevidamente .

A jurisprudncia diz que a partir do momento da citao do possuidor para que se junte a uma ao de reivindicao da posse, ele j toma o devido conhecimento que algo no est correto com a sua posse, tornando-se possuidor de m-f.
Art. 1.203, CC - Salvo prova em contrrio, entende-se manter a posse o mesmo carter com que foi adquirida .

EFEITOS DA POSSE
A) EFEITOS DA POSSE QUANTO PERCEPO DOS FRUTOS E DOS PRODUTOS Fruto uma utilidade que a coisa principal produz e renova, sem que se perca a sua substncia. Exemplo: cacau; aluguel (fruto civil); entre outros. J o produto no se renova, e a partir do momento em que o produto for extrado, a coisa ir perdendo, diminuindo a sua substncia. Exemplo: retirada de carvo de uma propriedade.
Art. 1.214, CC - O possuidor de boa-f tem direito, enquanto ela durar , aos frutos percebidos. Pargrafo nico. Os frutos pendentes (que esto no p da rvore, bezerro que est sendo gerado pela vaca, etc.) ao tempo em que cessar a boa-f devem ser

restitudos, depois de deduzidas as despesas da produo e custeio; devem ser tambm restitudos os frutos colhidos com an tecipao (que esto depositados em um armazm, por exemplo). Art. 1.215, CC - Os frutos naturais e industriais reputam -se colhidos e percebidos, logo que so separados; os civis reputam -se percebidos dia por dia (tambm devem ser deduzidas as despesas, entende o Professor Pablo Stolze, como no regramento do artigo anterior).

Observao: a lei nada diz sobre os frutos percipiendos que so aqueles que deveriam ser colhidos e no foram, e acabaram por perder-se; desta forma o possuidor de boa-f no dever restitu-los, por ausncia de previso legal.
Art. 1.216, CC - O possuidor de m-f responde por todos os frutos colhidos e percebidos, bem como pelos que, por culpa sua, deixou de perceber (percipiendos), desde o momento em que se constituiu de m -f; tem direito s despesas da produo e custeio.

O possuidor de m-f ter de indenizar os frutos percebidos, os pendentes, bem como os percipiendos (aqueles que por sua culpa deixou de perceber). O Cdigo Civil no tem piedade do possuidor de m-f. Mas, ter ele direito s despesas da produo e custeio destes frutos, como forma de evitar-se o enriquecimento sem causa do verdadeiro proprietrio da coisa. E o efeito quanto aos PRODUTOS obtidos pelos possuidores de boa e de m-f, que no possui tratamento jurdico no Cdigo Civil? Existem duas correntes na doutrina que tentam responder a esta questo: 1 corrente Partindo de uma interpretao literal do artigo 1.232, CC, considerando que o produto esgota a coisa principal, conclui que o verdadeiro proprietrio tem o direito de ser indenizado.
Art. 1.232, CC - Os frutos e mais produtos da coisa pertencem, ainda quando separados, ao seu proprietrio , salvo se, por preceito jurdico especial, couberem a outrem (existem preceitos jurdicos especiais para os frutos, mas no existem para os produtos).

No importa se a extrao do produto foi de boa ou de m-f. Com a extrao do produto h diminuio da coisa, feita de forma gradativa. Deve-se preservar o direito do proprietrio, neste caso. Professor Pablo Stolze no concorda com esta corrente, entendendo que a boa-f deveria ser homenageada. 2 corrente Capitaneada por Clvis Bevilaqua, esta corrente privilegia a boa-f, e admite por aplicao analgica dos artigos 1.214 e 1.216, CC, que o possuidor de boa-f tenha direito aos produtos extrados at o dia em que tomar o conhecimento do vcio da sua posse.

10

B) EFEITOS DA POSSE QUANTO RESPONSABILIDADE PELA PERDA OU DETERIORAO DA COISA


Art. 1.217, CC - O possuidor de boa-f no responde pela perda ou deteriorao da coisa, a que no der causa (responsabilidade subjetiva) .

Contrario sensu, diz a doutrina que nos termos do art. 1.217, o possuidor de boa-f apenas responsvel pela perda ou deteriorao da coisa, se atuar com dolo ou com culpa (responsabilidade subjetiva).
Art. 1.218, CC - O possuidor de m-f responde pela perda, ou deteriorao da coisa, ainda que acidentais , salvo se provar que de igual modo se teriam dado, estando ela na posse do reivindicante .

Enquanto a regra do possuidor de boa-f quanto a sua responsabilizao subjetiva, para o possuidor de m-f, o regramento a verificao de sua responsabilizao objetiva. O professor Pablo Stolze diz que esta regra para o possuidor de m-f dada como se fosse uma responsabilidade baseada na teoria do risco integral. Salvo se provar o possuidor de m-f que o dano teria ocorrido mesmo se estivesse na posse do reivindicante/proprietrio, ter ele de arcar com quaisquer outros danos. Exemplo: se casse um raio na fazenda e muito se deteriorasse sobre a coisa, no importaria na posse de quem ela estivesse, o dano ocorreria. C) EFEITOS DA POSSE BENFEITORIAS EM RELAO INDENIZAO DAS

Art. 1.219, CC - O possuidor de boa-f tem direito indenizao das benfeitorias necessrias e teis, bem como, quanto s volupturias, se no lhe forem pagas, a levant-las, quando o puder sem detrimento da coisa , e poder exercer o direito de reteno pelo valor das benfeitorias necessrias e teis.

Na forma do art. 1.219, CC, o possuidor de boa-f tem direito de ser indenizado pelas benfeitorias teis e necessrias que foram por ele realizadas, inclusive com o direito de reteno (que ser esta defesa alegada em sua contestao). No que tange s benfeitorias volupturias, se no forem indenizadas ao possuidor de boa-f, poder ele exercer o direito de remoo (jus tollendi), desde que o faa sem prejuzo coisa principal, como bem exposto no artigo acima.
Art. 1.220, CC - Ao possuidor de m-f sero ressarcidas somente as benfeitorias necessrias; no lhe assiste o direito de reteno pela importncia destas, nem o de levantar as volupturias (no possui o jus tollendi) .

J para o possuidor de m-f, com base no art. 1.220, CC, haver ressarcimento apenas quanto realizao das benfeitorias necessrias. Tem ele de devolver a coisa prontamente e depois, pelas vias ordinrias, reclamar a indenizao por estas benfeitorias, no possuindo o direito de reteno que assiste ao possuidor de boa-f. 11

No concedido pelo legislador para este possuidor de m-f qualquer direito quanto indenizao das benfeitorias teis e das benfeitorias volupturias, muito menos o direito de retir-las da coisa. Observao: no que tange ao contrato de locao, a lei do inquilinato 8245/1991 estabelece que o prprio negcio, firmado entre as partes, poder conter regras especficas sobre benfeitorias realizadas e sobre a posterior indenizao destas.
Art. 35, lei 8245/1991 - Salvo expressa disposio contratual em contrrio, as benfeitorias necessrias introduzidas pelo locatrio, ainda que no autorizadas pelo locador, bem como as teis, desde que autorizadas, sero indenizveis e permitem o exerccio do direito de reteno.

A smula 335, STJ vai mais alm ao admitir inclusive que o contrato contenha clusula de renncia indenizao por parte do locatrio/ inquilino, disposta no contrato elaborado pelo locador.
Smula 335, STJ - Nos contratos de locao, vlida a clusula de renncia indenizao das benfeitorias e ao direito de reteno.

Professor Pablo Stolze entende que este posicionamento jurisprudencial poder ser modificado posteriormente, em razo dos princpios da funo social da propriedade e da boa-f do possuidor direto que o locatrio.

MODOS DE AQUISIO E PERDA DA POSSE


Quanto aos modos de aquisio e perda da posse, fazer a leitura dos artigos 1.204, 1.205 e 1.223, todos do Cdigo Civil.
Art. 1.204, CC - Adquire-se a posse desde o momento em que se torna possvel o exerccio, em nome prprio, de qualquer dos poderes inerentes propriedade .

Professor Vitor Kmpel diz que este artigo 1.204, CC est afinado com a teoria objetiva de Ihering, que entende que a posse o comportamento de exteriorizar a propriedade, em relao com a coisa. As pessoas que podero adquirir a posse esto listadas no artigo 1.205, CC, abaixo transcrito:
Art. 1.205, CC A posse pode ser adquirida: I - pela prpria pessoa (capaz de exercer direitos, por bvio , que seja maior e capaz) que a pretende ou por seu representante (representao legal, convencional ou judicial); II - por terceiro sem mandato, dependendo de ratificao ( a figura do gestor de negcios).

Quanto perda da posse, ainda afirma o doutrinador Vitor Kmpel que o Cdigo, no artigo 1.223, CC mais uma vez adota claramente a teoria objetiva de Ihering. 12

Art. 1.223, CC - Perde-se a posse quando cessa, embora contra a vontade do possuidor, o poder sobre o bem, ao qual se refere o art. 1.196 (quando no mais tiver o exerccio, pleno ou no, de poderes inerentes propriedade) .

13

You might also like