You are on page 1of 16

DIREITO DAS SUCESSES (2013/2014) ELEMENTOS DE ESTUDO Programa detalhado, identificando os grupos de problemas e a perspetiva da sua abordagem Texto

de base: FERNANDES, Lus Carvalho, Lies de Direito das Sucesses, 4 Edio, Quid Iuris, 2012. Para a questo do fundamento do Direito das Sucesses e o conceito de sucesso mortis causa: XAVIER, Rita Lobo, O fundamento do Direito das Sucesses e o conceito de sucesso mortis causa no ensino do Professor Lus Carvalho Fernandes, in Estudos dedicados ao Professor Doutor Lus Alberto Carvalho Fernandes, Universidade Catlica Portuguesa Editora, Lisboa, 2011. PROGRAMA DETALHADO (22 Aulas) I. INTRODUO AO DIREITO DAS SUCESSES Aulas 1 e 2 O problema sucessrio A rutura provocada pela morte e o problema da atribuio das relaes patrimoniais transmissveis de que era titular o de cujus. Uma abordagem contempornea e funcional do problema sucessrio: o problema da atribuio do patrimnio em sentido global e jurdico - do falecido. A sucesso mortis causa A morte como causa ou concausa de aquisio. A morte como pressuposto da abertura da sucesso. Morte fsica. Presuno de morte e justificao do bito. Morte presumida. Presuno de comorincia. Prova da morte. Registo da morte. O Direito das Sucesses portugus Manifestao no Livro V Cdigo Civil portugus das limitaes da sistematizao germnica. Descrio panormica do fenmeno sucessrio (Livro V, Ttulo I, do Cdigo Civil). Fundamento do Direito Sucessrio e conceito de sucesso mortis causa. Uma perspetiva do fundamento do Direito das Sucesses coerentemente articulada com os princpios constitucionais: o reconhecimento do direito fundamental propriedade privada e sua transmisso em vida e por morte (artigo 62, n.1, da CRP). Um conceito de sucesso mortis causa prtica e sistematicamente adequado: a aquisio como liberalidade do patrimnio do falecido. Rejeio da teoria da continuao da pessoa do defunto pelo seu herdeiro. O significado do preceito consagrado no artigo 71., n. 1: proteger o interesse que pessoas vivas tm na integridade da pessoa moral do falecido; a proteo limitada s providncias adequadas, no havendo lugar a direito de indemnizao (Hrster, A parte geral....1992, p. 302). A importncia do conceito de liberalidade no sistema sucessrio portugus (atribuio patrimonial gratuita): a relevncia sucessria das liberalidades inter vivos. 1

Bibliografia: FERNANDES, Lus Carvalho, Lies de Direito das Sucesses, 4 Edio, Quid Iuris, 2012, p. 21-24; 38-42; 60; 119-127 XAVIER, Rita Lobo, O fundamento do Direito das Sucesses e o conceito de sucesso mortis causa no ensino do Professor Lus Carvalho Fernandes, in Estudos dedicados ao Professor Doutor Lus Alberto Carvalho Fernandes, Universidade Catlica Portuguesa Editora, Lisboa, 2011.

II. PRINCPIOS DO DIREITO SUCESSRIO PORTUGUS Aulas 3 e 4 A) Enquadramento constitucional B) PRINCPIOS ESTRUTURANTES DO DIREITO SUCESSRIO PORTUGUS 1. O direito transmisso do patrimnio por morte e a sucesso mortis causa a) o objeto da sucesso: a transmissibilidade por morte da generalidade das relaes patrimoniais. As situaes de intransmissibilidade por morte. Hereditabilidade do direito a compensao por danos no patrimoniais. O caso particular do dano da privao da vida. Transmisso mortis causa de direitos cujo regime no segue o da sucesso comum (o direito ao arrendamento urbano para fins habitacionais ou para fins no habitacionais). Direitos que se constituem com a morte sem haver sucesso (ex. direito de usufruto, direitos dos beneficirios de seguro de vida).
CARVALHO FERNANDES p. 65-79

b) Os sucessveis: a designao sucessria. Ttulos designativos e sua hierarquia. Consistncia das designaes sucessrias: expetativa jurdica dos designados a ttulo de herdeiros legitimrios e respetiva tutela em vida do autor da sucesso; esperana de facto dos sucessveis testamentrios e legtimos (remisso para o estudo da sucesso contratual quanto consistncia dos sucessores contratuais). Fixao das designaes sucessrias no momento da abertura da sucesso.
CARVALHO FERNANDES p. 81-85, 129-137

Aulas 5 e 6 c) Os sucessores e sua qualificao: critrio de distino entre o herdeiro e o legatrio e importncia prtica da distino.
CARVALHO FERNANDES p. 91-106

d) A legitimao sucessria Vocao sucessria: vocao inicial, vocao subsequente, vocao diferida (conceturos, pessoas coletivas a constituir). Pressupostos da vocao sucessria: titularidade da designao sucessria prevalente, personalidade jurdica (o caso especial da vocao sucessria legal e testamentria dos nascituros e da vocao testamentria dos conceturos), capacidade sucessria (situaes de indignidade referentes a todos os sucessores, efeitos da indignidade, casos em que a indignidade tem de ser declarada, reabilitao do indigno e seus limites) (aluso distino com a deserdao e remisso do seu estudo para o contexto da sucesso legitimria). 2

CARVALHO FERNANDES p. 151-196

Aulas 7 e 8 e) Contedo da vocao sucessria: atribuio do direito de suceder, direito esse que o
sucessvel pode aceitar ou repudiar (remisso do seu estudo mais aprofundado para o contexto do princpio da liberdade de aceitar ou repudiar). A transmisso do direito de aceitar ou

repudiar: quando o efetivamente chamado falece sem ter exercido o seu direito de aceitar ou repudiar a sucesso, transmite-se este direito aos seus herdeiros, verificando-se ento dois fenmenos sucessrios.
CARVALHO FERNANDES p. 265-289

f) Prova da qualidade de sucessor: a habilitao notarial (arts 82. ss do C. Notariado), a habilitao de herdeiros na Conservatria do Registo Civil (art. 210. Q do CRC) em procedimento simplificado de sucesso hereditria (arts. 210. A a 210. CRC), a habilitao de herdeiros no processo de inventrio (art. 15., Lei n. 29/2009, de 29 de Junho), o incidente de habilitao de herdeiros no decurso de uma ao judicial (arts. 372. a 377. CPC).
CARVALHO FERNANDES, p. 303 a 306

Aulas 9 e 10 g) Modos de vocao sucessria: vocao direta e vocao indireta (algum chamado sucesso tendo por referncia a posio de um terceiro que no entra na sucesso). Modalidades de vocao indireta: o direito de representao, o direito de acrescer, a substituio direta. - O direito de representao. Noo legal. Pressupostos do direito de representao na sucesso legal e na sucesso testamentria. Efeitos do direito de representao: 1) chamamento sucesso de parentes que no seriam chamados em virtude do princpio da preferncia de grau de parentesco 2) realizao da partilha por estirpes e no por cabea 3) restrio do direito de acrescer aos membros da mesma estirpe 4) obrigao que incide sobre o representante de cumprir as obrigaes (de imputao e conferncia das liberalidades feitas em vida) a que o representado estaria obrigado. Fundamento do direito de representao: garantir a permanncia de direitos e deveres na estirpe sucessria de modo a impedir que circunstncias fortuitas (como a pr-morte, a incapacidade ou o repdio) alterem o mecanismo normal da sucesso. Distino entre as figuras do direito de representao e da transmisso do direito de aceitar ou repudiar. - O direito de acrescer. Noo: o direito do sucessvel, chamado simultaneamente com outros, de adquirir o objecto sucessrio que outro no pode ou no quis aceitar. Direito de acrescer entre herdeiros e direito de acrescer entre legatrios. Pressuposto positivo: a verificao de uma quota vaga e a existncia de coherdeiros ou de co-legatrios. Pressupostos negativos (no verificao de 1) substituio directa, 2) vontade contrria do autor da sucesso, 3) direito de representao 4) transmisso do direito de aceitar ou de repudiar 5) pessoalidade no legado. - A substituio vulgar.
CARVALHO FERNANDES p. 199-240

Aulas 11 e 12 2. A liberdade de dispor por testamento: o primado da sucesso testamentria Noo e modalidades do testamento. O testamento como ato de disposio de ltima vontade (facto designativo). A liberdade de testar. A tutela da vontade do testador. Caractersticas do testamento como negcio jurdico: mortis causa, unilateral, no recetcio, gratuito, pessoal (as excees da substituio pupilar e quase pupilar em que so designados os sucessores do filho menor de dezoito anos ou do filho interdito por anomalia psquica), singular (a eventualidade da interveno do cnjuge meeiro nos termos do artigo 1685., n. 3, b)) (Antunes Varela); formal, livremente revogvel (revogao expressa e revogao tcita). Capacidade testamentria e ilegitimidades testamentrias (arts. 2192. a 2198.). Falta e vcios da vontade. Interpretao e integrao do testamento (arts. 2187.). Regime da invalidade do testamento (arts. 2308. a 2310.) e aproveitamento de disposies invlidas (arts. 292. e 2187.). Caducidade do testamento (art. 2317.).
CARVALHO FERNANDES p. 451-489; 531-554

Aulas 13 e 14 3. A sucesso forada a favor dos familiares mais prximos: a sucesso legitimria Herdeiros legitimrios (art. 2157.). Efeitos sucessrios da adoo plena. A legtima ou quota indisponvel. Clculo da herana para efeitos de determinao da legtima (restituio fictcia do valor dos bens doados e do valor das despesas sujeitas a colao (art. 2162.). Medida da legtima (2158. a 2161.). Princpios da sucesso legitimria (arts. 2157., 2134., 2135., 2136.). Intangibilidade da legtima: medidas de proteo da legtima ainda em vida do autor da sucesso (arts. 242., n.2, 152., 156. e 141.) e aps a sua morte (reduo das liberalidades inoficiosas, arts. 2168. a 2178.). Proibio de o autor da sucesso afastar os herdeiros legitimrios da sucesso. Pressupostos da deserdao. Proibio de o autor da sucesso impor encargos sobre a legtima. Proibio de o autor da sucesso designar os bens que devam preencher a legtima contra a vontade do herdeiro legitimrio. O legado "por conta" e o legado "em substituio" da legtima. Cautela sociniana. Imputao das liberalidades na sucesso legitimria: o objetivo final de preservar a poro disponvel do autor da sucesso, correspondendo assim sua vontade global (Pamplona Crte-Real). Regime da venda a filhos ou netos. Colao como operao da partilha e medida indirecta de proteco da legtima (remisso). A partilha em vida como doao inter vivos a presumidos herdeiros legitimrios. Natureza jurdica da vocao legitimria: os herdeiros legitimrios tm direito a uma parte dos bens da herana (Pereira Coelho, Capelo de Sousa) ou o direito de ser herdeiro (Oliveira Ascenso). Aulas 15 e 16 A colao como medida indireta de proteo da legtima: operao da partilha prevista na lei para o caso de concurso hereditrio de descendentes que os obriga 4

imputao das liberalidades (doaes e despesas) feitas pelo autor da sucesso a seu favor, com vista maior igualao possvel entre eles (artigos 2104., 2015., 2110., 2108.). Diferentes regimes e mbitos das obrigaes de conferncia e de igualao: o regime supletivo; o regime convencional da dispensa de colao (2113. e 2114.). O regime convencional da colao absoluta (Escola de Coimbra): as doaes por conta da legtima (a vontade do doador manifestou-se no sentido da igualao total entre os descendentes, mesmo que tal igualao implique a reduo das doaes). A doutrina que defende que o cnjuge tambm est sujeito a colao.
CARVALHO FERNANDES p. 395-446; 566-568

Aulas 17 e 18 4. O princpio da proibio dos contratos sucessrios e sua justificao. Contratos sucessrios legalmente admitidos e alguns aspetos do seu regime. Converso de uma doao por morte nula em disposio testamentria O princpio da proibio dos pactos sucessrios (2028., n.2) e sua justificao (preservar a liberdade de dispor por morte e o direito de aceitar ou de repudiar do sucessvel). Escassa relevncia prtica dos pactos sucessrios legalmente admitidos. Importncia da proibio de renunciar sucesso de uma pessoa viva e da proibio de dispor de um eventual (futuro) direito sucesso de uma pessoa viva. Contratos sucessrios legalmente admitidos: as doaes mortis causa inseridas em conveno antenupcial (artigo 1700.) (pactos designativos gratuitos- instituio de herdeiro ou nomeao de legatrio - justificados tradicionalmente pela ideia de favorecer o casamento (favor matrimonii) direta (quando em benefcio de um ou de ambos os esposados) ou indiretamente (quando em benefcio de terceiro). Alguns aspetos do seu regime: princpio da irrevogabilidade unilateral e no prejudicabilidade por atos gratuitos (1700., n.1); excees: revogabilidade por mtuo acordo das disposies feitas por terceiro; possibilidade de alienao dos bens doados com fundamento em grave necessidade do doador ou dos membros da famlia a seu cargo, com autorizao do doador ou respetivo suprimento judicial (1701., n.2); possibilidade de, no caso de instituio na totalidade da herana, de disposio gratuita de 1/3 da herana (1702., n.2). Caducidade (1703.) e ineficcia (1716.) dos pactos sucessrios. Converso legal de uma doao mortis causa nula em disposio testamentria (2028., n. 2, e 946., n.2): irrelevncia da interveno do donatrio e livre revogabilidade. Sentido da exigncia de terem sido observadas "as formalidades dos testamentos": a doao ter de ter sido feita por escritura pblica ou forma equivalente.
CARVALHO FERNANDES p. 555-566; 569-579

Aulas 19 e 20 5. O princpio da proibio de clusulas de inalienabilidade perptua nos atos de ltima vontade A proibio das clusulas de inalienabilidade em mais de um grau (artigo 2295.). A substituio fideicomissria e a sua limitao a um grau (artigos 2286. e 2288.). Direitos e obrigaes do fiducirio (artigo 2290.), autorizao judicial para alienar ou onerar os bens em fideicomisso (artigo 2291.), devoluo dos bens ao fideicomissrio (artigo 2293.). 5

Outras situaes que podem implicar a inalienabilidade dos bens: a) possibilidade de o autor da sucesso impor a inalienabilidade (temporria) dos bens atravs da constituio de direito de usufruto gratuito, vitalcio, simultneo e sucessivo (por contrato de doao ou testamento) (artigos 1439., 1440., 1441., 1442., 1443. e 1446., 2258.). b) doaes e legados testamentrios a favor de conceturos (artigos 952. e 2033., n.2, 2240.). c) constituio de fundao por acto entre vivos ou por testamento (artigos 185.), com indicao nos estatutos dos termos da extino e da fixao do destino dos respetivos bens. d) liberalidades com encargos ou sob condio suspensiva (artigos 2237.: limites sua validade (2230. a 2234., 2244., 2245., 2247., 2248.).
CARVALHO FERNANDES p. 240- 253

6. A sucesso ab intestato (sucesso legtima): fundamento da sucesso legtima, herdeiros legtimos (a relevncia dos vnculos familiares mais prximos, efeitos sucessrios da adoo restrita). A herana vaga para o Estado) A sucesso ab intestato (sucesso legtima): natureza supletiva da sucesso legtima, herdeiros legtimos (em particular, os efeitos sucessrios da adoo restrita). O legado legal e legtimo - pode ser afastado por disposio testamentria em contrrio - atribudo ao membro sobrevivo da unio de facto (com relevncia jurdica) em caso de morte do membro proprietrio da casa de morada comum e do respetivo recheio: direito real de habitao sobre a casa de morada comum e direito de uso do recheio pelo perodo de cinco anos (prorrogvel por razes de equidade por deciso judicial) (artigos 2., 3. e 5., da Lei 7/2001, de 11 de Maio com as alteraes introduzidas pela Lei 23/2010de 10 de Agosto). O processo especial de liquidao da herana vaga em benefcio do Estado (artigos 2152. a 2155. do CC e 1132. a 1134. do CPC): citao de sucessveis incertos, declarao de herana vaga, liquidao da herana, adjudicao do remanescente ao Estado).
CARVALHO FERNANDES p. 361-393

7.

O princpio da liberdade de aceitar ou de repudiar A vocao sucessria consiste na atribuio do direito de suceder, direito esse que o sucessvel pode aceitar ou repudiar. Entre a abertura da sucesso e a aceitao a herana encontra-se na situao de herana jacente (art. 2046.). Os interesses da conservao e administrao dos bens (arts. 2047. e 2048.). Prazo de caducidade para o exerccio do direito de aceitar ou repudiar (art. 2249.). O interesse da celeridade na determinao do herdeiro e o processo cominatrio de aceitao ou repdio arts. 2049. e 1467. do CPC). Regime jurdico da aceitao ou do repdio. Aceitao expressa e tcita e aceitao pura e simples e aceitao a benefcio de inventrio (arts. 2056. e 2052.). Obrigatoriedade de realizao de inventrio (art. 2102., n.2, b) e c)). Efeitos da aceitao (art. 2050.). A aceitao como condio necessria da aquisio da herana (exceto no caso do Estado). Forma e efeitos do repdio (arts. 2063., 1683., 2062., 2032.). O artigo 2067. permite que os credores reajam contra a eventual diminuio da sua garantia patrimonial mediante uma ao proposta contra o repudiante e contra os sucessveis 6

imediatos que aceitaram (arts. 606. CC e 1469. do CPC): em rigor, o credor no se sub-roga no exerccio do direito do primeiro chamado (devedor), direito que j foi exercido pelo repdio, nem impugna o repdio (mantm-se o chamamento dos sucessveis imediatos nos termos do art. 2049., que aceitando aproveitam o remanescente. Afastamento do enquadramento dogmtico que a terminologia legal sugere (CARVALHO FERNANDES): o credor no aceita, no sucessor, a lei apenas lhe faculta a possibilidade de realizar o seu direito de crdito sobre bens que, tendo em conta o repdio do devedor, no poderia atingir, uma vez que no chegam a entrar no patrimnio deste. Trata-se de um instrumento jurdico no reconduzvel a nenhum outro, mas indiscutivelmente de natureza obrigacional: um meio especfico de conservao da garantia patrimonial dos credores do repudiante (CARVALHO FERNANDES). Sendo a ao procedente o crdito do credor tratado como um novo encargo da herana (OLIVEIRA ASCENSO: adeso herana de uma nova dvida).
CARVALHO FERNANDES p. 265-289

Aulas 21 e 22 8. O carcter unitrio da herana O tratamento unitrio da herana. A herana como fenmeno de separao patrimonial (patrimnio separado do patrimnio do herdeiro). Os vrios estados da herana e implicaes de regime. Autonomia patrimonial quanto aos encargos, possibilidade de alienao da herana como um todo, a petio da herana. A administrao da herana indivisa (herana aceite e ainda no partilhada): cabealato (cabea-de-casal, art. 2079.) e testamentaria (art. 2320.).
CARVALHO FERNANDES p. 254-262; 332-345; 311-324;

9. O princpio da retroatividade da aceitao da herana. Efeitos do repdio.


CARVALHO FERNANDES p. 266-287

10. O direito de exigir a partilha no caso de pluralidade de herdeiros. A herana como patrimnio coletivo, modalidades de partilha, operaes da partilha, retroatividade da partilha
CARVALHO FERNANDES p. 349 e ss

O direito partilha (=o direito a fazer cessar a indiviso da herana). O fim ltimo a que a sucesso mortis causa se destina s alcanado com a atribuio dos bens aos sucessores (os bens entram no patrimnio do sucessor). Os legatrios adquirem, com a aceitao, direitos sobre os bens a que foram nomeados (embora a determinao dos bens possa estar dependente de alguma operao jurdica). Sendo vrios os herdeiros, estes adquirem com a aceitao apenas o direito a uma quota da herana e, enquanto se mantiver a situao de indiviso, o seu direito no incide sobre bens determinados. S pela partilha (operao destinada a fazer cessar a indiviso) sero atribudos a cada herdeiro direitos sobre bens determinados. Assim se compreende que qualquer herdeiro tenha direito a exigir a partilha. Natureza jurdica da partilha A partilha tem como efeito atribuir direitos sobre bens em concreto desde o momento da abertura da sucesso (art. 2119., podendo dar origem a situaes de 7

contitularidade). No a partilha que o facto aquisitivo, mas ela opera uma modificao do direito de que o herdeiro era titular. Assim, no tem natureza constitutiva, mas tambm no meramente declarativa pois modifica (concentra) o direito do herdeiro. Modalidades da partilha Partilha por acordo dos interessados Havendo acordo dos interessados, a partilha realizada nas conservatrias ou por via notarial (art. 2102., n.1): procedimentos simplificados de sucesso hereditria (arts. 210. A a 210. R do CRCivil), no caso de a herana compreender algum bem imvel ou mvel sujeito a registo ou participao social sujeita a registo (para as sucesses abertas antes de 18 de Dez. de 2007 notrio / escritura pblica); nos demais casos a partilha extrajudicial pode ser feita por negcio jurdico escrito, no sujeito a forma especial. Processo de inventrio O processo de inventrio tem sobretudo interesse em caso de pluralidade de herdeiros sempre que no h acordo sobre os termos da partilha (art. 2102., n.2). Contudo, este processo pode interessar mesmo que exista um s herdeiro, para efeitos de relacionamento dos bens e servir de base liquidao da herana (por exemplo, quando o sucessor aceitar a benefcio de inventrio). O regime do processo de inventrio consta da Lei n. 23/2013, de 5 de maro, devendo o processo ser iniciado nos cartrios notariais (arts. 3. e 21.).

Atos preparatrios da partilha - habilitao de herdeiros (=prova da qualidade de sucessor); clculo da massa da herana (a partir da relao de bens); separao de eventuais meaes; determinao em abstrato dos quinhes hereditrios; preenchimento dos quinhes hereditrios atravs das adjudicaes preferenciais a realizar na partilha; eventual crdito/recebimento/renncia relativo ao pagamento de tornas (*nos procedimentos simplificados parece no poder ficar omisso o campo relativo aluso ao recebimento de tornas por causa da garantia conferida no art. 705. do CC); eventual consentimento dos cnjuges; eventual declarao expressa de credor quando o pagamento de uma dvida (por ex. relativa a um imvel a partilhar) ficar a cargo do herdeiro F).

ANEXO 1 Operaes da partilha da herana - Operaes com valores 1. Clculo do valor partilhvel da herana Havendo herdeiros legitimrios (artigo 2162.: valor dos bens deixadosdvidas+valor dos bens doados+valor das despesas sujeitas colao) No havendo herdeiros legitimrios (valor dos bens deixadosdvidas) 2. Separao de meao no caso de o de cujus ter sido casado num dos regimes de comunho e deixar cnjuge sobrevivo (=do valor da herana s faz parte o valor dos bens prprios do falecido +valor da sua meao) 3. Determinao do valor das quotas indisponvel e disponvel e da quota subjetiva de cada herdeiro em abstrato (havendo herdeiros legitimrios) Clculo do valor das quotas indisponvel / disponvel Clculo do valor da quota legitimria (subjetiva) de cada herdeiro legitimrio Exemplo: A+, casado com B (regime da separao de bens); filhos: D, E, F e G e os netos I e J (filhos do filho pr-falecido C); testamento em que deixa a quota disponvel a G. - B = 1/4 * 2/3 = 2/12 = 1/6 - C, D, E, F, G = (3/4 * 2/3)= 6/12 = 1/2; 1/2 / 5 = 1/10 a cada um - I e J (representantes de C) = 1/2 1/10 =1/20 - G = +1/3 - Total de G= 1/3+1/10= 13/30 4. Determinao concreta do valor da quota hereditria subjetiva (herdeiros efetivamente chamados, aceitantes e partilhantes) Implicaes da ocorrncia eventual de vicissitudes como repdio, indignidade, deserdao (eventual direito de representao ou de direito de acrescer) 5. Imputao do valor das liberalidades feitas em vida e colao Todas as liberalidades feitas em vida so imputadas numa das quotas indisponvel/disponvel. No caso das atribuies patrimoniais (doaes ou despesas) sujeitas colao o seu valor imputado na quota hereditria subjetiva (a comear pela legtima subjetiva); cfr. arts. 2104., 2108.. O valor das disposies mortis causa feitas pelo de cujus a favor de pessoas que no so herdeiros legitimrios sempre imputado na quota disponvel. Determinao do valor do remanescente (para efeitos de eventual abertura da sucesso legtima): s existe remanescente no caso de o autor da sucesso no ter disposto da totalidade da quota disponvel, nomeadamente por testamento (o valor das disposies testamentrias

devem ser imputadas na quota disponvel, a no ser na hiptese de legado por conta da legtima) Igualao por motivo de colao (e eventual reduo) Igualao custa do remanescente (art. 2108.) de todos os descendentes (a dvida doutrinal sobre a posio do cnjuge) a ttulo de sucesso legtima. Eventual reduo das doaes por conta da legtima (=o regime da colao absoluta na terminologia da Escola de Coimbra). - O Preenchimento das quotas dos partilhantes com bens concretos: no preenchimento dos quinhes hereditrios pode acontecer que os bens licitados e adjudicados a um dos herdeiros exceda o valor do seu quinho, podendo os outros reclamar o seu direito a tornas. Exemplo: A+, casado com B, no regime da comunho de adquiridos, dois filhos, C e D.
Bem Natureza

Valor 7. 000 8.000 130.000

imvel rstico 1

prprio

imvel rstico 2

prprio

Imvel urbano habitao 3

Comum 1/2

Imvel urbano habitao 4

Comum 1/2

200. 000

H= 180.000 B = 60.000 (1/3) C , D = 60.000, cada um (1/3)


Partilha civil Valores de partilha

Meao: 165.000 Tornas: 60.000

Verba 1, 2, 3 e verba 4

7.000+8.000 + 65.000 50.000 = 130.000

verba 4

50.000

10

C : tornas

D: 10.000; B: 60.000

Adjudicaes - C: Verbas 1, 2, 3 e verba 4; D: verba 4 (para efeitos fiscais, C = 1, 2, verba 3, 1/4 verba 4, e compra a B a meao das verbas 3 e 4; D = verba 4 e compra a B a meao da verba 4); Registos: C: verba 1, 2, 3; C e D: em compropriedade, verba 4;

11

ANEXO 2 SUCESSO LEGITIMRIA (clculo da herana e da legtima, imputao de liberalidades na quota disponvel, reduo das liberalidades inoficiosas) Joo, casado com Maria, falece em Janeiro de 2011, deixando o filho Lus e quatro netos, scar, Pedro, Rui e Telmo, filhos do seu filho falecido em 2000, Nestor, cuja mulher, Neusa, ainda viva. Em vida, Joo fez as seguintes doaes: em 2005, a X, no valor de 9.000 ; em 2008, a Y, no valor de 3.000 ; e em 2009, a Z, no valor de 1.000 . Em 2010, tinha feito um testamento em que deixava 12.000 a Pedro e a Rui. Rui repudia a herana. O patrimnio de Joo foi avaliado em 23.000 - Abertura da sucesso (68., n.2, 2031.), espcies de sucesso (2026., 2027.), abertura da sucesso legitimria (2156., 2157., 2133., n.1, a), n.3), 2134., 2135., 2136.) (M, cnjuge, L, filho, e os netos de J) - Chamamento e pressupostos da vocao sucessria (2032., personalidade jurdica, capacidade sucessria, sobrevivncia, aquisio do direito de aceitar ou de repudiar) - Pr-morte de Nestor: direito de representao dos netos O, P, R e T (2039., 2040., 2041., 2042.), efeitos do direito de representao, vocao indireta, (no h direito de representao a favor do cnjuge Neusa) - Repdio de Rui (exerccio do direito de repudiar ((2062.), mbito do repdio (2055., 2250.); efeitos do repdio (2062., 2032., n.2) - Direito de acrescer dentro da mesma estirpe, vocao indireta de O, P, T, vocao subsequente (2032.), n.2 - sucesso testamentria, forma do testamento, legado (2179., 2206., n.1, 2207., 2030., n.2), repdio de R, direito de acrescer a favor de P Partilha (operaes com valores) 1) Clculo do valor da herana partilhvel H (2162.)= (23.000 - 0)+9.000+3.000+1000 = 36.000 2) L (2159., n.2) = 2/3 da H =24.000 Quota indisponvel = 24.000 Quota disponvel = 12.000 3) Quota legitimria subjetiva Maria = 8.000 Lus = 8.000 scar, Pedro e Telmo (por direito de representao, e por direito de acrescer) = 8.000 12

4) Abertura da sucesso testamentria (legado): imputao na quota disponvel : Pedro (tambm por direito de acrescer pelo repdio de R) = 12.000 5) Imputao das liberalidades feitas em vida X = (9.000) Y = (3.000) Z = (1.000) 6) Liberalidades inoficiosas, reduo das liberalidades inoficiosas, ordem de reduo, ao de reduo das liberalidades inoficiosas (2168., 2169., 2171., 2172., 2173., 2178.) 7) Uma vez que o valor da quota disponvel foi excedido em 13.000, este o valor que vai ter de ser reduzido. Quota indisponvel 24.000 Maria 8.000 Lus 8.000 O, P, T 8.000 Quota disponvel 12.000 _ _ _ P 12.000 X (9.000) Y (3.000) Z (1.000) 24.000 25.000 -12.000 = 13.000 Composio das legtimas subjetivas: Reduo por inoficiosidade bens deixados: 23.000 + redues: P- 12.000 1000 Z - 1.000

13

ANEXO 3 REGIMES DE COLAO (evidenciar as diferenas entre os regimes de colao das liberalidades feitas em vida). A falece em 2011, deixando 3 filhos: B, a quem em 2008 tinha feito uma doao por conta da quota disponvel no valor de 100 ; C, a quem em 2005 tinha feito uma doao no valor de 900 , por conta da legtima; e D a quem tinha feito em 1999 uma doao no valor de 1100 . A deixou bens no valor de 1500 e deixou um testamento pblico em que deixava 400 a X. - Abertura da sucesso (68., n.2, 2031.), espcies de sucesso (2026., 2027.), abertura da sucesso legitimria (2156., 2157., 2133., n.1, a), 2134., (B, C e D) - Chamamento e pressupostos da vocao sucessria (2032., personalidade jurdica, capacidade sucessria, sobrevivncia, aquisio do direito de aceitar ou de repudiar) - Sucesso testamentria (testamento pblico 2179., 2204., 2205; X legatrio 2030., n.s 1 e 2) Partilha (operaes com valores) 8) Clculo do valor da herana partilhvel H (2162.) = (1.500 - 0)+900+1100+100 = 3.600 9) L (2159., n.2) = 2/3 da H = 2.400 Quota indisponvel = 2.400 Quota disponvel = 1.200 10) Quota legitimria subjetiva B = 800 C = 800 D = 800 11) Abertura da sucesso testamentria (legado): imputao na quota disponvel : X=400 12) Imputao das liberalidades feitas em vida e colao Colao: 2104. Pressupostos da colao Regimes de colao: B 2113.: regime da dispensa de colao. C 2108., n.1: segundo a Escola de Coimbra, esta liberalidade estar sujeita ao regime convencional da colao absoluta, podendo ser reduzida para alcanar a igualdade absoluta entre todos os descendentes. D 2108., n.s 1 e 2: esta liberalidade estar sujeita ao regime supletivo, pelo que, se no for possvel igualar todos os descendentes custa do remanescente e a ttulo de sucesso legtima, nem por isso ser reduzida (a no ser em situao de inoficiosidade).

14

Quota indisponvel 2400 B 800 C (800) D (800) Composio das legtimas subjetivas: bens deixados: B 800

Quota disponvel 1200 (100) (100) (300) X 400 Remanescente: 300

Havendo um remanescente de 300, abre-se a sucesso legtima e tenta-se a maior igualao possvel dos descendentes. Assim: 100 para B, de forma a que este fique igualado com C (a liberalidade feita a B no conta para efeitos de colao porque est dispensada); os 200 sobrantes so atribudos igualmente a B e C, para tentar aproxim-los de D, o que no se consegue. Quota indisponvel 2400 B 800 C (800) D (800) Composio das subjectivas: bens deixados: C 800 Quota disponvel 1200 (100) +100+100 (100) +100 (300) X 400 legtimas Bens deixados: B 200 C 100 X 400

2 VERSO DO MESMO CASO (alterando os regimes de colao) A falece em 2011, deixando 3 filhos: B, a quem em 2008 tinha feito uma doao no valor de 100 ; C, a quem em 2005 tinha feito uma doao no valor de 900 , por conta da quota disponvel; e D a quem tinha feito em 1999 uma doao no valor de 1100 por conta da legtima. A deixou bens no valor de 1500 e deixou um testamento pblico em que deixava 400 a X. () 1) Imputao das liberalidades feitas em vida e colao Colao: 2104. Pressupostos da colao Regimes de colao: B 2108., n.s 1 e 2: esta liberalidade estar sujeita ao regime supletivo, pelo que, se no for possvel igualar todos os descendentes custa do remanescente e a ttulo de sucesso legtima, nem por isso ser reduzida (a no ser em situao de inoficiosidade).

15

C 2113.: regime da dispensa de colao. D 2108., n.1: segundo a Escola de Coimbra, esta liberalidade estar sujeita ao regime convencional da colao absoluta, podendo ser reduzida para alcanar a igualdade absoluta entre todos os descendentes. H= (1500 0) + 900 + 100 + 1100 = 3.600 L= 2.400 Quota indisponvel 2400 B (100) + 700 C 800 D (800) Composio das legtimas subjetivas: bens deixados: C 800; B 700 Quota disponvel 1200 (900) (300) X 400 No h remanescente, h um excesso: liberalidades inoficiosas (se fossem cumpridas com os bens deixados, no se poderiam cumprir as legtimas)

Havendo inoficiosidade o de cujus disps de 1600, quando apenas podia dispor de 400 ter de ser feita a reduo das liberalidades inoficiosas (2168.); Basta a reduo da disposio testamentria (2171. e 2172.). No entanto, como a doao a D foi por conta da legtima (= foi submetida ao regime convencional da colao absoluta) tem de ser reduzida no valor de 200 para alcanar a igualdade absoluta entre todos os descendentes (com efeito, a parte da liberalidade feita a D que foi imputada na quota disponvel excede em 100 o valor que B e C imputam na mesma quota (o valor da doao feita a C dispensada de colao, no conta para efeitos de igualao, como j ficou dito) Quota indisponvel 2400 B (100) + 700 C 800 D (800) Composio das legtimas subjetivas: bens deixados: C 800; B 700 Quota disponvel 1200 (100) (900) + (100) (300) 200 X 400 Reduo a D: 200, a atribuir a B e C

16

You might also like