You are on page 1of 104

Direito Administrativo Prof.

: Bruna Refosco

Direito Administrativo 1. CONCEITO DE DIREITO ADMINISTRATIVO:

INSS

Segundo Hely Lopes Meireles, o direito administrativo o conjunto harmnico de princpios e regras (diz respeito sistematizao de normas doutrinrias de Direito e no a mera aplicao da poltica ou das aes sociais) que regem os agentes (do Executivo, Legislativo e Judicirio; ou seja, significa dizer que ordena a estrutura e o pessoal do servio p), as entidades (rgos) e a atividade administrativa como um todo (ou seja, a srie de atos que a Administrao Pblica pratica nesta qualidade, e no quando atua de forma excepcional em condies de igualdade particular, quando pratica atos tpicos, regidos pelas regras de Direito Pblico), tendente a realizar de forma concreta (define quem o destinatrio determinado e os efeitos concretos que iro surtir; afasta a atuao abstrata do Estado, excluindo-se a funo legislativa), direta (independente de provocao, excluindo-se a atuao jurisdicional que inerte e depende de provocao) e imediatamente os fins desejados pelo Estado (significa dizer que o Direito Administrativo no define quais so os fins desejados pelo Estado, porque estes j esto definidos em outros ramos, como por exemplo, fins definidos na Constituio Federal. Logo, a constituio define os fins que o Estado deve buscar enquanto o Direito Administrativo se ocupa de satisfazer, concretizar, realizar estes fins).

2. FONTES DO DIREITO ADMINISTRATIVO - DE ONDE NASCE O DIREITO ADMINISTRATIVO? So as origens, de onde nasce o direito administrativo. So elas: LEI EM SENTIDO AMPLO: toda e qualquer espcie normativa. Por espcies normativas, compreendem-se aquelas que esto previstas no artigo 59 da Constituio Federal (exemplos: Lei complementar, lei ordinria, decretos, resolues). Aquilo que est escrito. Lembre-se que o artigo 59 escalona as espcies normativas conforme a sua hierarquia. Ademais, considerando que a administrao pblica se pauta pelo princpio da Legalidade, conforme ser estudado, muitos doutrinadores e algumas bancas formuladoras de questes de concurso pblico tais como Cespe/Unb ou Fundao Carlos Chagas colocam que tal princpio fonte PRIMRIA do direito administrativo (posto que primeiro a lei que o administrador se reporta, objetivando fundamentar suas decises e atos). Hely Lopes Meirelles em sua obra Direito Administrativo Brasileiro 39 edio afirma que a lei em sentido amplo fonte PRIMRIA do Direito Administrativo. DOUTRINA: A doutrina a consequncia do trabalho dos estudiosos, que objetivam a universalizao dos conceitos. a lio dos mestres e estudiosos da rea do direito. O
Prof. Bruna Refosco Pgina 3

Direito Administrativo

INSS

Direito Administrativo peculiar diferentemente do Direito Penal ou do Direito Civil no possui um cdigo, mas sim, consiste numa reunio de normas; composto pelas mais diversas leis (sendo que tais leis nem sempre esto em harmonia umas com as outras). Por isso, existe muita divergncia entre os doutrinadores do ramo do direito administrativo. JURISPRUDNCIA: A jurisprudncia consiste no julgamento reiterado e no mesmo sentido dos tribunais, que interpretam a lei ou podem suprir as lacunas existentes nas mesmas. Pode servir como mecanismo de orientao, mas no tem o poder de vincular a deciso do administrador, exceto nos casos de smulas vinculantes, pois pelo prprio nome, infere-se o entendimento que ela VINCULA o posicionamento ou mecanismo a ser adotado pelo administrador. A jurisprudncia em muito influi no mbito do Direito Administrativo, eis que este carece de sistematizao e codificao. Saliente-se que a mera existncia de UM acrdo no significa a existncia de jurisprudncia. A jurisprudncia uma srie de decises REITERADAS no mesmo sentido. Ademais, a jurisprudncia por si s no possui poder vinculativo, serve como mecanismo norteador, mas no tem o condo de vincular as decises, quer sejam da Administrao, quer sejam do Poder Judicirio. ***EXCEO: A chamada SMULA VINCULANTE impede decises em sentido contrrio aos seus regramentos (Ocorre quando determinada jurisprudncia estiver consolidada e o Supremo Tribunal Federal torna o entendimento da deciso de cunho obrigatrio, a serem observados por outros tribunais, juzes e pela prpria Administrao. Significa dizer que pode haver deciso em sentido diverso). COSTUME: So as prticas habituais, reiteradas, tidas como obrigatrias, nas quais o juiz pode levar em considerao para aplicar fundamentao de sua deciso quando falta lei ou jurisprudncia sobre a matria. No Brasil no muito utilizado. Entretanto, na seara do direito administrativo tem sido utilizado por razes de suprimento de lacunas e em razo da deficincia da legislao administrativa. PRINCPIOS GERAIS DE DIREITO: So critrios maiores e at mesmo, s vezes no escritos, sendo extrados atravs da lgica ou da induo. Normalmente, vm implcitos em uma regra, servindo como alicerce, como base para o ordenamento jurdico. Exemplo: temos o princpio da Igualdade, que no vem escrito expressamente com esse nome na Lei Constitucional, mas da interpretao da norma do artigo 5, que afirma o seguinte - Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no
Prof. Bruna Refosco

Pgina 4

Direito Administrativo

INSS

Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes percebemos que o princpio da igualdade est implcito porque a norma constitucional busca que aquele que ser seu intrprete se aperceba de que todos so iguais perante a lei.

3. REGIME JURDICO ADMINISTRATIVO O regime jurdico administrativo diz respeito s prerrogativas e sujeies da administrao pblica, ou seja, refere-se ao grupo de princpios e regras que possuem uma correlao entre si, colocando a Administrao Pblica em uma posio privilegiada para fins de satisfazer os interesses da coletividade, mas ao mesmo tempo, limita a atividade administrativa para evitar os abusos por parte da administrao, desvio de poderes e de finalidade. Em sntese, o conjunto de prerrogativas e restries a que est sujeita a Administrao e que no so aplicveis ou encontradas nas relaes estabelecidas entre os particulares o denominado regime jurdico administrativo. As prerrogativas e restries impostas administrao pblica expressam-se principalmente atravs dos princpios, que informam o direito pblico e em especial, o direito administrativo, tratando-se tambm os princpios como fontes do direito administrativo. H que se atentar aos fatos que nenhum princpio absoluto, o que significa dizer que os princpios devem ser analisados conforme o caso concreto em que se apresentam, por si s um nico princpio no hbil para anular a existncia de outros princpios. A anlise conforme o caso concreto que dita qual princpio prevalecer perante outro. O direito administrativo regido por uma srie de princpios, dentre os quais podemos dividir como: Princpios basilares do direito administrativo, princpios constitucionalmente expressos e princpios administrativos em geral. 3.1. PRINCPIOS BASILARES DO DIREITO ADMINISTRATIVO: So os princpios onde se concentra a atividade da administrao pblica, segundo Celso Bandeira de Mello. So eles: 3.1.1. SUPREMACIA DO INTERESSE PBLICO: um princpio implcito porque no est expressamente previsto na Constituio Federal, mas verifica-se a sua existncia quando se interpretam as normas constitucionais que tratam sobre a administrao pblica e as prprias normas administrativas. Significa a supremacia (superioridade) do interesse da coletividade (pblico) em detrimento do interesse individual (particular).
Prof. Bruna Refosco Pgina 5

Direito Administrativo

INSS

O interesse pblico pode ser definido como a soma dos interesses individuais dos membros de uma determinada sociedade, desde que essa soma de interesses represente a maioria (a maioria dos interesses em comum desta determinada sociedade). De forma equivocada, alguns definem como sendo o interesse do administrador ou da mquina pblica em detrimento dos interesses particulares. Na realidade o interesse da coletividade (que da sim, quem exerce a atividade de proteger e salvaguardar os interesses desta coletividade a prpria mquina pblica) em detrimento dos interesses isolados de particulares. Este princpio se expressa nas formas do chamado poder de polcia, por exemplo, quando a administrao exerce a desapropriao; quando a administrao realiza a chamada requisio administrativa; quando a administrao autnoma para fazer cumprir suas premissas (chamada auto-executoriedade de seus atos), dentre outros. Exemplo: a desapropriao, quando se transfere a propriedade de um bem que pertencia a um particular para o domnio pblico, visando atender necessidades coletivas. Exemplo 2 o fechamento de um estabelecimento comercial que desrespeite as normas sanitrias, em razo do poder de polcia que a administrao detm. Protege a sade pblica em detrimento do exerccio do comrcio por parte de um particular.

LEMBRANDO O INTERESSE/SUPREMACIA NO DO ESTADO OU DO ADMINISTRADOR, MAS SIM DA COLETIVIDADE!!!!

3.1.2. INDISPONIBILIDADE DO INTERESSE PBLICO Tambm um princpio implcito no ordenamento jurdico brasileiro, assim como a supremacia do interesse pblico. Significa que o administrador no tem liberdade de dispor sobre o direito pblico. No pode abrir mo do interesse da coletividade, porque o administrador no atua em prol de sua prpria vontade, mas sim, para satisfazer os interesses em geral. Exemplos de expresses do princpio da indisponibilidade do interesse pblico: Dispensa de licitao quando no for hiptese de dispensa, porque isto significa abrir mo da melhor proposta. Exemplo 2: A lei de improbidade administrativa veda expressamente a transao com quem pratica o ato de improbidade administrativa, por fora do artigo 17, 1 da lei 8429/92.

Pgina 6

Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo 3.2. PRINCPIOS CONSTITUCIONALMENTE EXPRESSOS

INSS

So os princpios mnimos que a Administrao Pblica (direta e indireta) deve observar. So chamados de constitucionalmente expressos porque esto transcritos no texto legal da Constituio Federal, no artigo 37, caput:

Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte:
3.2.1. LEGALIDADE Este princpio est consagrado inicialmente no artigo 5, inciso II da CF/88, que reza ningum obrigado a fazer ou deixar de fazer algo seno em virtude de lei. De forma diversa, o artigo 37 do mesmo diploma legal diz que a Administrao obedecer ao princpio da legalidade. Denota-se claramente a distino de legalidade feita pelo legislador ptrio entre a legalidade aplicvel ao direito pblico e para o direito privado. Para o particular, significa dizer que ele est autorizado a fazer tudo, salvo aquilo que est vedado/proibido pela lei (no contradizer as regras da lei). Por sua vez, a administrao, conforme determina o j mencionado artigo 37, deve se subordinar lei. A administrao deve agir dentro dos limites de autorizao contida na lei. Em suma, o administrador s pode fazer o que a lei autoriza ou determina. Resumindo: - DIREITO PBLICO ADMINISTRADOR FAZ O QUE EST PREVISTO NA LEI. - DIREITO PRIVADO PARTICULAR FAZ TUDO QUE A LEI NO PROBE. O administrador pblico, durante o exerccio de suas atividades funcionais, se sujeita s determinaes da lei (seja a norma constitucional ou infraconstitucional), se delas no pode se afastar ou se desviar, sob pena de praticar um ato invlido ou nulo, expor-se responsabilizao disciplinar, civil, criminal, ou ainda, incidir na prtica do chamado abuso de poder. Contudo, o princpio da legalidade no exclui a margem de liberdade do administrador, que a prpria lei confere. Como impossvel prever todas as hipteses e casos com que o administrador ir se deparar ao longo do exerccio da sua atividade, em alguns casos conferido certo grau de liberdade (e faculdade) de o administrador atuar. Significa dizer que o administrador ir atuar dentro dos limites previstos pela lei, mas com certa margem de liberdade.

Prof. Bruna Refosco

Pgina 7

Direito Administrativo

INSS

Exemplo: A aplicao de sanes aos servidores pblicos que cometem alguma falta administrativa prevista em lei (a espcie de sano tal como advertncia, suspenso, exonerao). Mas o enquadramento da conduta do servidor que comete a falta administrativa critrio discricionrio. A aplicao da sano no, pois a sano vem prevista em lei, logo, expresso do prprio princpio da legalidade. Existem excees ao princpio da legalidade? Celso Antnio Bandeira de Mello elenca trs tipos de excees: MEDIDAS PROVISRIAS Medidas provisrias so atos unilaterais do Presidente da Republica, que tem fora de lei, mas que no so leis eis que no se submeteram ao processo legislativo tcnico, conforme definio do prprio direito constitucional, sendo editadas nas hipteses de relevncia e urgncia. ESTADO DE DEFESA um instrumento utilizado para defesa do Estado e das Instituies democrticas, que autoriza o Presidente da Repblica, desde que ouvido o Conselho da Repblica e o Conselho de Defesa nacional (artigo 136 CF/88), decretar o estado de defesa, buscando preservar ou restabelecer a ordem pblica ou a paz social. Quando da decretao do Estado de defesa, admite-se a restrio de alguns direitos fundamentais, excepcionando-se desta forma, o princpio da legalidade. ESTADO DE STIO Tambm um instrumento de defesa do Estado e das instituies democrticas, que autoriza o Presidente da Repblica, desde que ouvido o Conselho da Repblica e o Conselho da Defesa Nacional (art. 137), decretar o estado de stio, buscando preservar ou restaurar a normalidade constitucional, perturbada por comoo nacional, ineficcia do estado de defesa, em casos de declarao de guerra externa ou para responder agresso armada estrangeira. Podendo restringir os direitos enumerados no artigo 139, 220, bem como autorizar a interveno nas empresas prestadoras de servios pblicos e requisitar bens. Poder ainda haver a restrio de todas as garantias constitucionais, excepcionando-se, desta forma, o princpio da legalidade. 3.2.2. PRINCPIO DA IMPESSOALIDADE Significa dizer que o administrador no pode praticar seus atos buscando a satisfao de interesses pessoais. O tratamento a ser dado aos administrados deve ser buscando a isonomia e a igualdade entre todos, no realizando distines de carter pessoal. Significa dizer que a Administrao no pode tratar os administrados de forma discriminatria, tanto para fins de prejudicar como para fins de conceder benesses, evitando assim as condutas de favoritismos ou perseguies. Logo, a administrao deve servir a todos, sem preferncias ou averses pessoais e partidrias. As duas maiores expresses constitucionais que representam o princpio da impessoalidade so a Licitao e o Concurso Pblico.
Pgina 8 Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo

INSS

Exemplo: A publicao do edital de licitao oportuniza a todos que desejam contratar com o poder pblico ter acesso aos requisitos para que a contratao se perfectibilize. Com isto, a administrao pblica no seleciona quem deseja contratar, mas sim, abre a oportunidade para que quem deseje contratar com a administrao pblica concorra para tanto, e quem preencher os requisitos previstos no edital ser o escolhido. (no pessoalizou a contratao, mas sim, permitiu a uma gama de interessados concorrer para contratar com o poder pblico). Exemplo 2: A abertura de edital de concurso pblico se destina administrao selecionar quem melhor preencher os requisitos para integrar o rol de servidores pblicos. No contrata as pessoas por razes pessoais (como, por exemplo, partidarismo poltico ou crena religiosa), mas sim, escolhe seus futuros funcionrios dentre aqueles que tiverem melhor desempenho nas provas aplicadas, tiverem mais ttulos para fins de pontuao e qualificao, dentre outros critrios definidos no edital de concurso. CUIDADO Quando determinado chefe de governo ou agente pblico pratica atos e veicula a sua imagem prtica de tal ato para fins de se promover, est se ferindo o princpio da impessoalidade. Exemplo: Outdoor em que comunidade agradece ao prefeito fulano de tal pela construo do novo hospital pblico da cidade. Muito embora o artigo 37, 1 da CF/88 determine a publicidade dos atos da administrao, estes no devem servir como mecanismos de fins de promoo pessoal, pois o ato foi praticado em prol da coletividade e no de um nico agente. NEPOTISMO O nepotismo significa o favorecimento de parentes em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito nomeao ou elevao de cargos. Representa a aplicao dos princpios da impessoalidade, da moralidade, da eficincia ou da isonomia. Esta conduta vedada por fora da Smula Vinculante n. 13 do STF, que diz: Smula Vinculante n. 13: A nomeao de cnjuge, companheiro ou parente em

linha reta, colateral ou por afinidade, at o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurdica, investido em cargo de direo, chefia ou assessoramento, para o exerccio de cargo em comisso ou de confiana, ou, ainda, de funo gratificada na Administrao Pblica direta e indireta, em qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos municpios, compreendido o ajuste mediante designaes recprocas, viola a Constituio Federal..
A Smula veda tambm o denominado nepotismo cruzado, que acontece quando dois agentes pblicos empregam familiares um do outro como forma de troca de favor, e, acreditam que assim no contrariam o citado enunciado do STF.
Prof. Bruna Refosco Pgina 9

Direito Administrativo

INSS

Muito embora a smula vinculante seja silenciosa no que tange a possibilidade de configurao de nepotismo no caso de indicao para cargo de natureza poltica, o Supremo Tribunal Federal j manifestou posicionamento no sentido de afirmar que os cargos de carter poltico no so alcanados pelas determinaes da smula, quando exercidos por agentes polticos. Exemplo: Governador do Estado pode contratar o irmo Mdico para Secretrio de Sade do Estado (vide as reclamaes 6.650 e 7.834). Contudo, imperioso salientar que, embora a smula exista, a matria acerca do nepotismo ainda no se encontra regulada em lei. 3.2.3. PRINCPIO DA MORALIDADE um conceito abstrato, com certo grau de indeterminao e vago. Relaciona-se idia de lealdade, honestidade, tica e boa-f na execuo da atividade administrativa. Muitos definem como sendo a exigncia da boa administrao por parte do administrador pblico. A moralidade administrativa relaciona-se diretamente com a chamada probidade administrativa (definida e protegida pela lei 8429/92), desde que presentes a culpa ou o dolo na violao da probidade. Ou seja, sempre que se violar a probidade administrativa, estar-se- violando tambm a moralidade administrativa, pois estaremos diante de uma conduta de m gesto do administrador pblico. Contudo, isto no significa dizer que a violao da moralidade implica na violao da probidade. A exemplo disso, temos a j denominada conduta de nepotismo, que viola a moralidade administrativa (honestidade e tica), mas que no importa necessariamente na m gesto dos recursos financeiros. 3.2.4. PRINCPIO DA PUBLICIDADE Significa que, como o administrador pblico presta um servio em prol da coletividade e visando o interesse social, deve dar cincia, conhecimento, publicidade dos atos praticados ao titular do direito. A administrao tem a obrigao de levar a conhecimento de todos seus atos, contratos ou instrumentos jurdicos, para fins de permitir o controle e a fiscalizao dos atos que pratica. Exemplo: quando as contas de determinada pessoa jurdica de direito pblico publicada, para fins de viabilizar a fiscalizao e o questionamento caso surja dvida acerca do emprego dos recursos pblicos.
Pgina 10 Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo

INSS

Exemplo 2: publicidade de edital de licitao, que permite dar conhecimento a todos de que a administrao tem interesse em contratar, e assim, permite a efetivao do tambm princpio da impessoalidade. Contudo, existem excees publicidade dos atos praticados pela administrao, as quais sejam: - NOS CASOS QUE SE REFEREM PROTEO DA INTIMIDADE, VIDA PRIVADA E IMAGEM - Por disposio expressa do art. 5, inciso X, que garante a inviolabilidade da intimidade, vida privada e imagem (direito fundamental). NOS CASOS EM QUE HAJA RISCO PARA A SEGURANA DO ESTADO E DA SOCIEDADE -Art.5, inciso XXXIII, quando documentos que normalmente deveriam ser publicizados so mantidos em sigilo para fins de preservar a segurana do estado e da sociedade. ATOS PROCESSUAIS Art. 5, inciso LX, quando atos processuais devero tramitar em sigilo para fins de preservar a intimidade, ou quando o interesse social exigir. Nestes casos, os atos processuais devero correr em segredo. Exemplo: Processo administrativo dos conselhos. 3.2.5. PRINCPIO DA EFICINCIA Foi introduzido pela EC n 19/98, e diz respeito exigncia da prestao de um servio pblico eficiente, tanto no que diz respeito eficincia dos meios do servio quanto eficincia dos resultados do servio prestado. Significa dizer que consiste na realizao da atividade administrativa com presteza, perfeio e rendimento, buscando a produtividade, economicidade e reduo de desperdcios, em prol do bem comum. No que diz respeito especificamente aos servidores pblicos, a emenda constitucional n 19 veio para modificar a regra insculpida na constituio acerca da aquisio e perda da estabilidade dos servidores pblicos, hoje regrada pelo artigo 41, CF. Para que o servidor adquira a chamada estabilidade, deve ser nomeado em cargo de provimento efetivo, que depende da prvia aprovao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos; trs anos de exerccio efetivo (NO DE ESTGIO PROBATRIO), ser aprovado na chamada avaliao de desempenho (clara incidncia do princpio da eficincia). O servidor que adquire a estabilidade pode perd-la em virtude de processo administrativo (desde que garanta a ampla defesa e o contraditrio), atravs de processo judicial com trnsito em julgado ou atravs da chamada avaliao peridica (expresso legal do princpio da eficincia prevista no artigo 41, 1, inciso III da Constituio Federal).
Prof. Bruna Refosco Pgina 11

Direito Administrativo A avaliao peridica feita conforme cada estatuto de servidor dispe.

INSS

Tambm exemplo da expresso do princpio da eficincia a chamada eficincia exigida quando da prestao dos servios pblicos, tanto com relao ao meio como so prestados como os resultados obtidos. O servio tem que atender plenamente as necessidades para as quais foi criado. O princpio da eficincia assim como o princpio da moralidade um tanto quanto abstrato, no consistindo em um conceito fechado. RECURSO PARA DECORAR EXPRESSOS: LIMPE!!! L egalidade I impessoalidade M oralidade P ublicidade E ficincia OS PRINCPIOS CONSTITUCIONALMENTE

3.3. PRINCPIOS ADMINISTRATIVOS EM GERAL So aqueles que no esto expressos no artigo 37 caput, mas que podem ser encontrados em outros dispositivos da prpria constituio federal ou ento, regulados em outras normas de carter infraconstitucional. 3.3.1. PRINCPIO DA ISONOMIA Significa tratar de forma igual os iguais e de forma desigual os desiguais, na medida de suas desigualdades. Deve observar a correlao lgica entre o fato discriminado e a razo jurdica pela qual a discriminao feita. A jurisprudncia dominante tem exigido que a lei de determinada carreira preveja tais exigncia discriminatrias, alm da compatibilidade com o objetivo da norma. o caso, por exemplo, da smula 683 do STF, que reconhece a possibilidade do limite de idade, quando a complexidade do cargo assim exigir. Quando a natureza das atribuies de um cargo justifica o limite de idade, ento, a estipulao do limite de idade constitucional (tanto para o caso de idade, como condio fsica, etc). Exemplos: Concurso para salva-vidas que veda a participao de cadeirantes do certame (no viola a isonomia);
Prof. Bruna Refosco

Pgina 12

Direito Administrativo

INSS

Concurso para a polcia civil na rea burocrtica que veda a participao de cadeirante viola a isonomia; Exigncia de 3 anos de exerccio de atividade jurdica para os concursos de MP e magistratura no viola porque exigncia da lei orgnica dos cargos.

** PROVA FSICA EM CONCURSO: A prova fsica em concurso com critrios diferenciados para mulheres no viola o princpio da isonomia, porque as mulheres so fisicamente diferentes dos homens. 3.3.2. PRINCPIO DA AMPLA DEFESA Est previsto no artigo 5, inciso LV da CF/88, com a seguinte redao:

Art. (...) LV - aos litigantes em processo judicial ou administrativo so assegurados o contraditrio e a ampla defesa (...)
a expresso do prprio Estado Democrtico. Representa a oportunidade de defesa da parte, quando a ela imputada a prtica de determinada conduta. No significa a mera abertura de prazo, mas sim, dar a oportunidade efetiva do exerccio da defesa. Desmembra-se na realizao de duas necessidades: DEFESA PRVIA Consiste na informao das penalidade pr-determinadas ao caso que se apresenta. O sujeito no pode ser surpreendido com penas que no saiba, ento, o processo divido em etapas que permitem a cincia do sujeito ao que ele est sendo submetido, a qual conduta lhe imputada e quais os resultados possveis. GARANTIA DE INFORMAO DO PROCESSO permitir que o sujeito conhea o processo, tenha acesso ao mesmo, por exemplo, ao permitir as cpias. Contudo, a administrao no tem o dever de arcar com os custos das cpias, isto responsabilidade do interessado. GARANTIA DE RECURSO direito constitucional, decorrente da ampla defesa, para que a parte possa exercer a tentativa de reformar ou anular uma deciso que lhe foi desfavorvel ou prejudicial. CUIDADO EM SE TRATANTO DE RECURSOS ADMINISTRATIVOS, H A POSSIBILIDADE DA REFORMATIO IN PEJUS, POR FORA DE EXPRESSA DETERMINAO LEGAL DA LEI 9.784/99, CONFORME O ART. 64, PARGRAFO NICO. CONTUDO, A REVISO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO (QUANDO SURGE FATO NOVO) NO ADMITE A REFORMATIO IN PEJUS, POR EXPRESSA DISPOSIO LEGAL DO ART. 65, PARGRAFO NICO DA MESMA LEI. LEMBRANDO QUE REFORMATIO IN PEJUS A REFORMA DA DECISO QUE ACARRETA EM AGRAVAMENTO DA SITUAO DO RECORRENTE!!!

Prof. Bruna Refosco

Pgina 13

Direito Administrativo

INSS

PRODUO DE PROVAS a prova realizada e avaliada para fins de quem traz a prova a conhecimento da autoridade competente possa convencer o julgador dos seus argumentos. DEFESA TCNICA A presena de advogado facultativa nos processos administrativos em geral, no caracterizando nulidade do procedimento a ausncia do mesmo, por disposio da Smula Vinculante n 5 do STJ, que diz que a falta de defesa tcnica por advogado em processo administrativo disciplinar no ofende a Constituio Federal. 3.3.3. PRINCPIO DO CONTRADITRIO

Significa a obrigatoriedade que a administrao pblica tem de dar cincia da existncia de um processo e do contedo do mesmo parte interessada. No se limita nica e exclusivamente a proceder com a citao da parte para que a mesma se manifeste. Tal princpio muito mais abrangente, pois significa tambm ouvir as alegaes da parte, permitir sua manifestao, sua produo e alegao de provas, para que a mesma exera a sua influncia no convencimento da autoridade que julga. 3.3.4. PRINCPIO DA RAZOABILIDADE A administrao ou aquele que atua em seu nome deve agir com bom senso, de forma razovel, congruente e proporcional (ou seja, abrange o princpio da proporcionalidade). A razoabilidade nada mais do que um limite dado para a discricionariedade (margem de liberdade) do administrador, para que ele ao praticar seus atos estabelea uma relao de oportunidade e convenincia de um lado e a finalidade legal de outro. Logo a conduta do administrador dever ser sensata e racional. Exemplo: O administrador resolve construir um hospital e no escola. Isto uma opo do administrador (o chamado mrito administrativo). Contudo, se o administrador muda de idia e resolve construir uma praa ao invs do hospital, h um controle de legalidade, do princpio constitucional (a deciso no foi razovel). Neste caso, o poder judicirio pode fazer controle de legalidade com base em princpios constitucionais. 3.3.5. DA PROPORCIONALIDADE O princpio da proporcionalidade caracterizado pelo fato de presumir a existncia de uma relao adequada entre um ou vrios fins determinados e os meios com que so levados a cabo, na descrio do jurista Paulo Bonavides. A proporcionalidade deriva do princpio da razoabilidade, diz respeito anlise de alguns critrios de aplicao, os quais sejam a adequao, no caso de a medida adotada ser a mais adequada; a necessidade, no caso de a medida adotada vise a preservar o direito fundamental mais importante no caso concreto; e por fim, a proporcionalidade em sentido estrito, questionando se o meio escolhido foi o menos oneroso dentre os existentes. Em suma: o equilbrio entre o ato praticada e as medidas aplicadas em razo dele,
Pgina 14 Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo

INSS

considerando os benefcios e prejuzos (no pode causar mais prejuzo que benefcio). Exemplo: servidor que pratica uma infrao funcional de natureza leve, mas sofre pena de demisso a bem do servio pblico. A sano desequilibrada, no razovel e no proporcional. TANTO O PRINCPIO DA RAZOABILIDADE COMO DA PROPORCIONALIDADE SO PRINCPIOS IMPLCITOS NO TEXTO CONSTITUCIONAL, PORM SO EXPRESSOS NO TEXTO INFRACONSTITUCIONAL, EM ESPECIAL NA LEI 9.784/99 QUE TRATA, EM SEU ARTIGO 2 QUE A ADMINISTRAO PBLICA DEVE OBEDECER A RAZOABILIDADE E A PROPORCIONALIDADE.

3.3.6. PRINCPIO DA CONTINUIDADE Significa que a atividade administrativa no pode parar, ausncia de interrupo, o dever da administrao de manter-se sempre em funcionamento, dentro das formas e perodos das prestaes. O Estado tem o dever de prestar o servio de forma ininterrupta, contnua. Em decorrncia de tal afirmao surgem discusses acerca do direito de greve na administrao pblica, do particular que contrata com a administrao pblica e que deseja suspender o servio contratado face inadimplncia e a excepcio non adimplenti contractus (exceo do contrato no cumprido).

CORTE DO SERVIO PBLICO POR INADIMPLNCIA: Atualmente surgem discusses com relao ao corte do servio pblico por razes de inadimplncia. A lei 8.987/95 que regula a concesso e a permisso de servios pblicos reconhece a existncia de possibilidade de interrupo dos servios nas seguintes hipteses: Art. 6o Toda concesso ou permisso pressupe a prestao de servio adequado ao pleno atendimento dos usurios, conforme estabelecido nesta Lei, nas normas pertinentes e no respectivo contrato. 3o No se caracteriza como descontinuidade do servio a sua interrupo em situao de emergncia ou aps prvio aviso, quando: I - motivada por razes de ordem tcnica ou de segurana das instalaes; e, II - por inadimplemento do usurio, considerado o interesse da coletividade
Prof. Bruna Refosco Pgina 15

Direito Administrativo

INSS

*Reparem que em ambas as hipteses se exige o aviso prvio, exceto em casos de emergncia. Contudo, doutrina e jurisprudncia discutem a constitucionalidade da interrupo dos servios nas hipteses de inadimplemento. A posio majoritria e que tem prevalecido que os servios pblicos, em especial os essenciais no podem ser interrompidos de forma alguma, exceto nos casos de emergncia ou desde que haja aviso prvio, motivados pelas razes descritas nos incisos I e II do 3 da Lei 8.987/95. Para os que defendem esta posio majoritria, a impossibilidade de interrupo, salvo nas excees previstas, se deve pela prpria existncia do princpio da continuidade. A interrupo do servio mediante aviso prvio se justifica porque h que se tratar de forma desigual quem no efetua o pagamento do servio com relao a quem arca com o custeio corretamente. Isto expresso do prprio princpio da isonomia. Muito embora esta seja a posio predominante no momento, existem decises e tambm quem defende posio diversa desta, que afirma que a interrupo inconstitucional porque lei infraconstitucional no pode excepcionar o princpio da continuidade implcito na constituio federal, devendo o prestador do servio recorrer ao poder judicirio para ver satisfeita a cobrana do dbito pela inadimplncia. Ainda assim, existem decises em nossos tribunais que impedem o corte do servio, quando a suspenso do mesmo acarrete em prejuzo irreparvel a quem se utiliza deste servio, como o exemplo, a prestao de energia eltrica a hospitais. Nestes casos, temse a clara aplicao do princpio da razoabilidade, proporcionalidade e da supremacia do interesse pblico. GREVE DO SERVIDOR PBLICO A CF/88 prev o direito de greve ao servidor pblico no seu art. 37, inciso VII, desde que este seja exercido na forma e nos limites previsto em lei. Contudo at hoje no houve edio da lei que regulamente o direito de greve do servidor. Sendo assim, incumbiu ao Poder Judicirio manifestar-se os casos em que a greve considerada legal ou ilegal, e frente a inrcia do legislativo, vale-se dos critrios definidos nas normas celetistas para definir os limites das greves feitas pelos servidores pblicos (logicamente, se valendo das normas celetistas que no contrariem as normas constitucionais ou o estatuto dos prprios servidores). Existem algumas manifestaes da AGU e do STF definindo alguns parmetros do que se considera por greve legal e greve ilegal de servidores.

Pgina 16

Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo

INSS

Em alguns casos, h o entendimento de que quando os servidores exercem tal direito, contudo, os servios que prestam so essenciais e que se o servio for afetado pelo exerccio da greve, causando grave prejuzo, a greve poder ser reconhecida como greve ilegal. LEMBREM-SE: No caso dos MILITARES, existe vedao constitucional do direito de greve, conforme dispe o artigo 142, 3, IV da CF/88, e tambm porque o prprio Cdigo Penal Militar define esta conduta como sendo crime militar.

EXCEPCIO
cumprido)

NON ADIMPLENTI

CONTRACTUS

(exceo

do

contrato

no

Tal expresso muito estudada no direito civil, no que tange ao direito contratual, significa que uma parte no pode exigir o cumprimento do contrato com relao outra parte, se no deu cumprimento sua obrigao. Existem posies divergentes quanto aplicao deste instituto nos contratos celebrados com a administrao pblica. A doutrina defendida por Hely Lopes Meirelles entende que no se aplica esta clusula nos contratos administrativos, ou seja, mesmo que a Administrao Pblica esteja inadimplente, quem contratou com a Adm. Pblica dever continuar prestando o servio em nome do chamado princpio da continuidade. J a doutrina mais moderna e defendida por Celso Antonio Bandeira de Mello entende que inexiste a aplicao deste instituto, contudo, no por tempo indeterminado, mas sim, por um prazo de 90 dias. Ou seja, se a administrao no arcou com o cumprimento da sua parte no contrato, por 90 dias o contratado deve manter a execuo do servio. Contudo, transcorrido os 90 dias e a administrao permanecer inadimplente, o prestador do servio pode suspender o fornecimento do servio administrao pblica. Este o entendimento que tem prevalecido. Esta possibilidade surgiu frente ao disposto no artigo 78, inciso XV da Lei de Licitaes e Contratos (8.666/96). 3.3.7. PRINCPIO DA AUTOTELA Diz respeito autonomia que a administrao possui para revisar os atos que pratica, para anul-los quando forem ilegais ou revog-los, por motivo de convenincia e oportunidade, independente de ter que recorrer ao Poder Judicirio para revisar os seus atos. Tal princpio encontra-se expresso na Smula 346 do STF, que reza o seguinte: A Administrao pode anular os seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornem ilegais, porque deles no se originam direitos.
Prof. Bruna Refosco Pgina 17

Direito Administrativo

INSS

Tambm encontramos a autotutela da administrao insculpida na smula 473 do STF: A Administrao pode anular os seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornem ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia e oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial. Na mesma orientao que versam ambas as smulas, na Lei 9.784/99, no seu artigo 53, encontramos implicitamente a prpria descrio do princpio da autotutela, quando tal dispositivo diz que a administrao deve anular seus prprios atos quando eivados de vcio, e pode revog-los por motivos de convenincia e oportunidade, respeitados os direitos adquiridos. 3.3.8. PRINCPIO DA PRESUNO DE LEGITIMIDADE Tambm aparece descrito sob as expresses presuno de legalidade e de veracidade. um princpio aplicado aos atos praticados pela administrao pblica, onde se presume que todo o ato praticado presumidamente legal (ou seja, presume-se que o ato obedeceu legislao), at que se prove o contrrio. Tal princpio aplicado aos atos administrativos posto que se pressuponha que a administrao atua observando a legalidade, conforme escrito no artigo 37 caput da CF/88. Contudo, a presuno relativa (ou juris tantum), admitindo prova em contrrio, cabendo o nus a quem alega que o ato no legal (ou seja, admite-se o questionamento tanto na esfera administrativa quanto na esfera judicial de que o ato no observou os regramentos previstos em lei). A presuno de legitimidade se deve tambm ao fato de que as decises administrativas podem ser executadas de forma imediata, gerando obrigaes para o particular, sem que se requeira a anuncia do mesmo para tanto, sendo que a administrao pode se valer de meios diretos ou coativos para executar seus atos. 3.3.9. PRINCPIO DA ESPECIALIDADE A administrao pblica composta por entes da administrao direta (Unio, Estados, Municpios e DF), mas possui a faculdade de criar a Administrao Indireta (autarquias, fundaes, empresas pblicas e sociedades de economia mista). A criao da administrao indireta depende de lei, que deve definir as finalidades especficas destes entes. A criao dos mesmos ocorrncia do fenmeno da descentralizao administrativa.

Pgina 18

Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo

INSS

Logo, este princpio foi criado, pensando na sua aplicao para a criao dos entes da administrao pblica indireta, que descentralizados (fora da administrao pblica indireta) especializam a funo de prestao dos servios pblicos (logo, da a expresso princpio da especialidade), sendo que seus administradores no podem se afastar dos objetivos previstos em lei. Estas pessoas jurdicas so vinculadas s finalidades para as quais foram criadas. 3.3.10 PRINCPIO DA MOTIVAO Este princpio diz respeito ao dever que a administrao tem de justificar os atos que pratica, com a indicao dos fundamentos de fato e de direito que ensejaram a realizao do mesmo. Serve para verificar se a atuao do administrador compatvel com os regramentos da legislao, para evitar arbitrariedades e abusos. A motivao deve ser prvia ou contempornea, jamais posterior prtica do ato (o administrador indica antes ou no momento em que pratica o ato, no depois). 3.3.11. PRINCPIO DA SEGURANA JURDICA Tem como escopo evitar alteraes supervenientes que causem instabilidade com relao aos administrados ou que ensejem situao de insegurana (o administrado no saber o que pode lhe ocorrer, a que est submetido). um dos princpios basilares do Estado Democrtico de Direito. Maria Sylvia Zanella di Pietro assim se manifesta acerca do porqu da importncia da existncia de tal princpio: O princpio se justifica pelo fato de ser comum, na esfera

administrativa, haver mudana de interpretao de determinadas normas legais, com a consequente mudana de orientao, em carter normativo, afetando situaes j reconhecidas e consolidadas na vigncia de orientao anterior. Essa possibilidade de mudana de orientao inevitvel, porm gera insegurana jurdica, pois os interessados nunca sabem quando a sua situao ser passvel de contestao pela prpria Administrao Pblica.
4. ORGANIZAO ADMINISTRATIVA ADMINISTRAO PBLICA DIRETA E INDIRETA 4.1. Formas de prestao da atividade administrativa.

A regra geral que o Estado deveria prestar o servio ele mesmo, atravs de seu ncleo central, tambm conhecido como administrao direta, representada na figura da Unio, dos Estados, dos Municpios e do Distrito Federal (a chamada prestao centralizada na figura destes entes).
Prof. Bruna Refosco Pgina 19

Direito Administrativo

INSS

Com o incio do processo de privatizao e buscando garantir maior eficincia (expresso do princpio da eficincia, segundo a EC 19/95) aos servios, o Estado passou a descentralizar os servios pblicos, transferindo a execuo das atividades para que outras pessoas fizessem em seu lugar. De tal informao extrai-se o entendimento que quem poderia executar o servio de forma descentralizada seriam as pessoas da administrao pblica indireta ou os particulares (estes ltimos, quando da concesso, permisso e delegao de servios pblicos em geral, que ser estudado mais adiante). A forma centralizada ou descentralizada de prestao dos servios demonstra a existncia de dois fenmenos recorrentes na Administrao Pblica, que se denominam respectivamente DESCONCENTRAO E DESCENTRALIZAO. A DESCONCENTRAO decorre da hierarquia, onde h deslocamento para a execuo de uma determinada atividade dentro da mesma pessoa jurdica. Exemplo: Governador do Estado determina a execuo dos servios pblicos de sade ao Secretrio de Sade do Estado. A DESCENTRALIZAO decorre do chamado princpio da especialidade, onde se desloca a execuo de uma determinada atividade para uma nova pessoa (fsica ou jurdica), para um novo ENTE. Diferentemente do que ocorre com a desconcentrao, no existe hierarquia entre quem transfere a execuo do servio e quem recebe (no h relao de mando e obedincia ou subordinao), o que existe o direito de fiscalizao e controle. Exemplo: A unio criar mediante lei uma autarquia para a execuo de uma atividade que lhe era inerente. Poder fiscalizar se a atividade est sendo executada observando os princpios aplicveis administrao pblica. o caso do INSS, uma autarquia federal que recebe as contribuies para a manuteno do Regime Geral da Previdncia Social, sendo responsvel pelo pagamento da aposentadoria, penso por morte, auxlio-doena, auxlio-acidente, entre outros benefcios previstos em lei. O INSS trabalha junto com a Dataprev, empresa de tecnologia que faz o processamento de todos os dados da Previdncia. Est vinculado ao Ministrio da Previdncia Social. RECURSO PARA DECORAR: descOncentrao: lembrem da vogal da palavra O criao de um novo rgo. descEntralizao: lembrem da vogal da palavra E criao de um novo Ente, nova pessoa jurdica. PRESTAO CENTRALIZADA:

Pgina 20

Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo

INSS

o servio pblico prestado pela Administrao Pblica Direta. No h transferncia dos servios, tudo fica concentrado numa nica pessoa jurdica, que se vale dos seus rgos para executar os servios. PRESTAO DESCENTRALIZADA: Aqui h a transferncia do servio, tanto para pessoas jurdicas da Administrao Pblica Indireta como para terceiros. FORMAS DE DESCENTRALIZAO ADMINISTRATIVA: OUTORGA Quando se transfere a titularidade e a execuo do servio Pblico. A corrente majoritria defende que o que ocorre quando a Administrao Pblica Direta transfere para a Administrao Pblica indireta a execuo dos servios (em especial para as autarquias e fundaes), sendo que a transferncia se dar por fora de lei. DELEGAO Transfere-se a execuo dos servios, mas a titularidade ainda pertence Administrao Direta. Pode ser atravs de Lei (delegao legal) quando se transfere para as pessoas jurdicas de direito privado em especial s Sociedades de Economia Mista, Empresas Pblicas e Fundaes de Direito Privado; contudo, tambm existe a delegao contratual, que ocorre quando transferida aos particulares a execuo do servio via contrato que a Administrao celebra com particulares (permisso e concesso de servio). Excepcionalmente ser delegada ao particular via ato administrativo, como o caso de autorizao de servios pblicos. 4.2. AGENTES PBLICOS

Nas palavras de Hely Lopes Meirelles, os agentes pblicos so todas as pessoas fsicas incumbidas, definitiva ou transitoriamente, do exerccio de alguma funo estatal. A categoria de agentes subdivide-se em: Agentes polticos: So as autoridades pblicas Supremas do Governo e da Administrao na sua rea de atuao. Tm prerrogativas diversas, liberdades funcionais, como por exemplo, foro privilegiado ou inamovibilidade. Exemplos: Chefes de Governo, Ministros, Secretrios, Senadores, Deputados, Vereadores, Magistrados em geral, Procuradores e Promotores, Diplomatas e Conselheiros de Contas. Agentes administrativos: So aqueles que se vinculam ao Estado ou s suas entidades autrquicas e fundacionais, sujeitos hierarquia funcional e ao regime jurdico da entidade estatal a que servem. So servidores pblicos com maior ou menor hierarquia. Ex.: Dirigentes de empresas estatais, servidores pblicos concursados, servidores em cargos de comisso, empregados pbicos, servidores temporrios. Agentes honorficos: Cidados convocados, nomeados ou designados para exercer transitoriamente determinado servio. Exemplo: Jurados, Mesrios. Agentes delegados: So os particulares (pessoa fsica ou jurdica) que recebem
Prof. Bruna Refosco Pgina 21

Direito Administrativo

INSS

a incumbncia, a responsabilidade da execuo de uma obra, de determinada atividade ou servio. Exemplo: Concessionrios e Permissionrios de Servios Pblicos. Agentes credenciados: So aqueles incumbidos de representar a Administrao em determinado ato, ou praticar certa atividade especfica, atravs de credenciamento realizado pela administrao. RELAO ENTRE O ESTADO E OS SEUS AGENTES: Tem por objetivo estudar a relao que se estabelece entre os estados e os agentes que agem em seu nome. Para explicar como o Estado manifesta a sua vontade e como se faz presente na prtica de seus atos ou quando instado para tanto, surgem 3 teorias que explicam a relao entre o Estado e os seus agentes, as quais sejam: Teoria do Mandato - A relao entre o Estado e o agente se d atravs de um contrato de mandato. Esta teoria no adotada porque, se o Estado no tem agente ainda, como vai manifestar sua vontade de assinar contrato com um agente?!!! Seria impossvel o Estado assinar este contrato. Teoria da Representao: Atravs de tutela/curatela que se estabelece a representao entre Estado e agente, eis que o agente seria um representante do Estado. Contudo, esta teoria no adotada, uma vez que o Estado no incapaz e o instituto da representao utiliza-se quando se faz necessria a representao de algum que no possui CAPACIDADE. Logo, esta teoria no utilizada. Teoria do rgo ou da imputao: a relao entre estado e agente decorre por fora de lei. Logo, h uma mistura entre a vontade do Estado e as atitudes do agente, sem que para isso haja contrato, mandato, etc, somente determinao legal. a teoria adotada. 4.3. RGO PBLICO

So as divises das entidades estatais ou centros especializados de competncia, como, por exemplo, o Ministrio do Trabalho, da Fazenda, etc. Cada um tem competncia para realizar os seus servios. Exercem esta competncia atravs dos seus agentes. * CARACTERSTICAS: - NO TEM PERSONALIDADE JURDICA: no podem ser sujeito de direitos e obrigaes, sendo que os atos que praticam so atribudos ou imputados entidade estatal a que pertencem. Exemplo: Criana que se machuca dentro de escola pblica estadual. Quem responde o Estado e no a escola que rgo da Secretaria Estadual de Educao, portanto, sem personalidade jurdica. - NO PODEM CELEBRAR CONTRATO Porque no tem personalidade jurdica. Contudo, pode ser gestor. (exceo prevista no artigo 37, 8 da CF/88).
Pgina 22 Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo

INSS

- PODEM TER CNPJ Segundo a instruo normativa 748 da Receita Federal, para fins de controle de recursos. - PODEM IR A JUZO Excepcionalmente, com algumas ressalvas feitas pela jurisprudncia e somente quando busca prerrogativas funcionais, normalmente como sujeito ativo (lembrem-se, o rgo pblico NO RESPONDE POR SEUS ATOS) CLASSIFICAO: INDEPENDENTES: So aqueles nos quais no existe hierarquia entre os poderes. So os derivados da Constituio. Exemplo: Senado, Cmara, Presidncia da Repblica, Assemblia Legislativa. AUTNOMOS: Tem autonomia mas no independncia. Se subordinam aos rgos independentes. Ex.: Ministrio da Fazenda, Secretarias Municipais, etc. Alguns autores consideram MP e TC como rgos autnomos. SUPERIORES: rgos de direo, mas sem autonomia e muito menos independncia, mesmo que tenham poder de deciso. Ex.: Gabinetes de governo, procuradorias, coordenadorias. SUBALTERNOS: No tem poder de deciso, apenas tem funo de execuo. Ex.: RH, Almoxarifado, Zeladoria, etc. SIMPLES: No tem outros rgos agregados sua estrutura. Ex.: gabinete de assessor. COMPOSTO: possui rgos agregados sua estrutura para complementar ou especializar funes. Exemplo: Posto de Sade, delegacias de ensino dentro das escolas. SINGULARES: De um nico titular. Exemplo: Presidncia da Repblica, Governador de Estado, Juzo Monocrtico. COMPOSTO Aquele que tem mais de um agente. Conselhos, Tribunais, Casas Legislativas, etc. 4.4. ADMINISTRAO INDIRETA

aquela criada pelo fenmeno da descentralizao, expresso do prprio princpio da especialidade, composta pelas entidades que tem personalidade jurdica prpria, responsveis pela execuo de atividades administrativas. Subdividem-se em: Autarquias, Fundaes, Empresas Pblicas e Sociedades de Economia Mista. Tais entes tem personalidade jurdica prpria (diferente dos rgos), o que significa dizer que respondem por seus atos e dos seus agentes. Para tanto, possuem patrimnio e receita prpria, destinados a cumprir suas responsabilidades. Logo, possuem autonomia tcnica, financeira e administrativa. Ou seja, se um funcionrio de alguma autarquia causa leso ou dano a algum, a vtima pode ajuizar ao contra a autarquia, visando reparao.
Prof. Bruna Refosco Pgina 23

Direito Administrativo

INSS

CRIAO: No caso de autarquias, a criao se dar mediante lei ordinria especfica, diferentemente do que ocorre com a fundao, a sociedade de economia mista e a empresa pblica, posto que estas ltimas para serem criadas dependero de lei que autorize as respectivas instituies, por fora do artigo 37, inciso XIX da CF/88.

Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) (...) XIX somente por lei especfica poder ser criada autarquia e autorizada a instituio de empresa pblica, de sociedade de economia mista e de fundao, cabendo lei complementar, neste ltimo caso, definir as reas de sua atuao; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) (...)
Atentem para a redao do artigo que diz que a lei complementar pode DEFINIR as reas de atuao destes entes da administrao pblica indireta, contudo, no pode criar e nem autorizar a criao, isto se d mediante LEI ORDINRIA ESPECFICA. Para que a pessoa jurdica de direito privado exista no basta que a lei ordinria autorize a sua criao, para isto, se a pessoa jurdica tiver natureza empresarial, o registro ser na Junta Comercial. Mas se tiver natureza civil, o registro ser no cartrio de Pessoas Jurdicas. A partir do registro que a pessoa jurdica ir existir (regra esta para as fundaes pblicas de direito privado, empresas pblicas e sociedades de economia mista).

FINALIDADES DA PESSOA JURDICA DA ADMINISTRAO PBLICA INDIRETA As pessoas jurdicas devem atender as finalidades definidas por lei, por fora do artigo 37, inciso XIX. Tambm no podem ter fins lucrativos, muito embora possam obter lucro. A finalidade sempre ser o interesse pblico. Contudo, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista, de acordo com o disposto no art. 173 da CF/88 podem ter duas finalidades diferentes: a prestao do servio pblico e a explorao da atividade econmica. No caso das empresas pblicas e das sociedades de economia mista, o Estado no poder intervir na atividade econmica (em regra), exceto quando for indispensvel ao interesse coletivo ou segurana nacional. Embora estas pessoas jurdicas no sejam criadas objetivando o lucro, nada obsta que ele seja obtido, desde que satisfaa o interesse pblico, a teor do que dispe o artigo 173, 1 da CF/88.
Pgina 24 Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo

INSS

Art. 173. Ressalvados os casos previstos nesta Constituio, a explorao direta de atividade econmica pelo Estado s ser permitida quando necessria aos imperativos da segurana nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei. 1 A lei estabelecer o estatuto jurdico da empresa pblica, da sociedade de economia mista e de suas subsidirias que explorem atividade econmica de produo ou comercializao de bens ou de prestao de servios, dispondo sobre: HIERARQUIA E SUBORDINAO As pessoas jurdicas da administrao pblica indireta no se subordinam e nem tem relao de hierarquia com a Administrao Pblica Indireta, entretanto, existe controle e fiscalizao, como a doutrina denomina, controle finalstico (para que a pessoa jurdica da Administrao Pblica Indireta no se desvirtue dos fins para os quais foi criada), sendo que o controle pode ser exercido pelo Tribunal de Contas (que exerce o controle pelo poder legislativo). O Poder judicirio pode fazer o controle do ato praticado pela administrao indireta, contudo, desde que devidamente provocado (o poder judicirio no age de ofcio), atravs da ao judicial. Por sua vez, o poder executivo exerce o controle atravs da Superviso Ministerial, ou seja, atravs do Ministrio que foi criado para esta finalidade. Exemplo: Ministrio do Desenvolvimento Social para controlar entidade de assistncia social da administrao pblica indireta. Por fim, no que diz respeito ao controle de nomeao de dirigentes, embora no exista hierarquia entre a Adm. Direta e a Adm. Indireta, o poder executivo poder nomear os dirigentes desta ltima (faculdade esta criticada amplamente pela doutrina).

4.4.1 ESPCIES DE PESSOAS JURDICAS DA ADMINISTRAO PBLICA INDIRETA: 4.4.4.1. AUTARQUIA: uma entidade (pessoa) jurdica de direito pblico, que tem personalidade jurdica e patrimnio prprio. destinada a execuo de atividades destacadas da administrao pblica indireta. Exemplo: O servio de previdncia social exercido pelo INSS. A autarquia recebe a titularidade e a execuo das atividades do Estado. O regime jurdico o de direito pblico. Portanto, em muito se assemelha a fazenda pblica, o que importa dizer: Seus atos so atos administrativos;
Pgina 25

Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo

INSS

Pode celebrar contratos administrativos, com as mesmas prerrogativas da adm. Pblica direta. Se sujeita licitao; Se sujeita ao mesmo regime de responsabilidade da administrao pblica direta, ou seja, art. 37, 6 CF/88 (com a responsabilidade subsidiria do Estado); Se sujeita prescrio quinquenal da fazenda pblica (posio do STF), sendo que o STJ entende que a reparao civil contra a fazenda pblica exercida no prazo de 3 anos (artigo 206 do Cdigo Civil); Seus bens so considerados bens pblicos, eis que pessoa jurdica de direito pblico; Submetem-se ao regime de precatrio, na forma regulada pelo artigo 100 da CF/88. Gozam de privilgios tributrios, como a imunidade tributria no tocante realizao da atividade especfica, ou seja, no pagam impostos. Quando no realiza atividade especfica, no tem imunidade (imunidade no absoluta). Artigo 150, inciso VI, alnea a da CF/88. (contudo, pagam taxas e contribuies). Possuem o prazo processual especial dado fazenda pblica, ou seja, o dobro pra recorrer, o qudruplo para contestar (artigo 188 CPC), mas tem prazo SIMPLES para contrarrazoar. Em regra tem direito ao chamado reexame necessrio, mas nos casos em que a causa tiver valor pequeno (at 60 salrios mnimos) ou a matria j ter sido decidida no pleno do tribunal (art. 475 CPC). Sujeitam-se a responsabilidade fiscal e contabilidade pblica. As pessoas que trabalham nas autarquias so servidores pblicos** ** CUIDADO: Servidores pblicos que se submetem ao regime estatutrio ou celetista, depende da lei que criou o cargo. A corrente majoritria da doutrina sustenta que o regime jurdico nico significa um s regime. A matria ainda discutida pelo STF. Exemplos de Autarquias: Universidades Federais, INSS, INCRA, IBAMA, Agncias Reguladoras, Conselhos de Classe (menos a OAB). AUTARQUIA PROFISSIONAL Ou tambm chamado conselho de classe tem natureza de autarquia. Logo:

Tem como objetivo exercer a fiscalizao das atividades profissionais; A anuidade cobrada tem natureza tributria e o seu no pagamento se sujeita execuo fiscal; Se sujeita contabilidade pblica e aos tribunais de conta; Deve realizar concurso pblico para contratar seus servidores (embora existam muitas aes discutindo este tema). **** A OAB EXCEO REGRA!

Pgina 26

Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo

INSS

Aquele que trabalha na OAB se sujeita regime celetista; Sua execuo (pelo no pagamento da anuidade) comum e no via execuo fiscal; No se sujeita contabilidade pblica e ao tribunal de contas. Logo, no considerada autarquia. AUTARQUIAS DE REGIME ESPECIAL

Surgiu no mbito das Universidades Pblicas, tendo tratamento diferenciado em alguns aspectos. Seus dirigentes so escolhidos mediante eleio e no por nomeao do chefe do executivo. AGNCIAS REGULADORAS uma espcie de autarquia em regime especial eis que possui algumas regras prprias, tais como: 1) Funo de regulao: normatiza, controla e fiscaliza (logo, detm autonomia) 2) Nomeao ou investidura especial (feita pelo presidente da repblica em mbito nacional, com prvia aprovao do Senado Federal); 3) Mandato com prazo fixo (que varia conforme cada lei de criao de cada agncia) 4) Obrigatoriedade de licitao, embora permitida a adoo do prego e consulta de preos (ainda no definida em lei); 5) Seus funcionrios so servidores pblicos, contudo, os que foram admitidos antes via contratao temporria permanecem at o fim do contrato, at o preenchimento das vagas via concurso pblico. Exemplos de Agncias Reguladoras: ANATEL, ANEEL, ANCINE, ANTT, ANS, ANVISA, ANAC, ANP. Estados e Municpios podem criar suas prprias agncias reguladoras. 4.4.4.2. FUNDAO: a pessoa jurdica composta por um patrimnio juridicamente personalizado, destacado pelo seu fundador, para uma finalidade especfica. No tem proprietrio, nem titular, nem scios. Consiste num patrimnio que destinado a um fim, dirigido por administradores ou curadores, objetivando cumprir as premissas de seus estatutos. Se for instituda por particular ser a chamada fundao privada. Se for instituda pelo poder pblico, ser a chamada fundao pblica. Exemplo de Fundao Privada: Fundao Roberto Marinho.
Prof. Bruna Refosco Pgina 27

Direito Administrativo Exemplo de Fundao Pblica: Fundao Nacional do ndio (FUNAI).

INSS

Doutrina e Jurisprudncia adotam o entendimento de que se admitem os dois regimes para a fundao pblica, que pode ser de regime privado ou pblico. Ademais, predomina o entendimento na doutrina, de forma quase unnime, de que as fundaes criadas pelo poder pblico so espcies de autarquias, as chamadas autarquias fundacionais. Nesse sentido correto afirmar que a lei ordinria autoriza a criao de fundaes pblicas de direito privado, enquanto lei ordinria cria as fundaes pblicas de direito pblico (porque so as chamadas autarquias fundacionais). 4.4.4.3. EMPRESAS PBLICAS A empresa pblica tem natureza de pessoa jurdica de direito privado., muito embora seu capital seja todo pblico, dedicada prestao de servio pblico ou a explorar atividade econmica. Pode ser constituda sob qualquer modalidade empresarial: S/A, Limitada, etc. Vide artigo 173, 3 da CF/88. A competncia para julgar suas aes ser da Justia Federal, se a empresa pblica for federal. Se a empresa for estadual, a competncia da Justia Estadual. Exemplos: EPCT, CEF. 4.4.4.4. SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA pessoa jurdica de direito privado, que mescla capital pblico e privado, com direo estatal. Logo seu regime hbrido/misto. Contudo, a maioria do capital concentrada nas mos do poder pblico (maioria de aes votantes do poder pblico). Tem como finalidade a prestao de servio pblico ou a explorao de atividade econmica. S constituda na modalidade de Sociedade Annima. A competncia para julgar suas aes ser da Justia Estadual, mas a ao poder ser da Justia Federal se houver interesse da Unio na causa. Exemplo: Banco do Brasil, Bancos Estaduais, Petrobrs. FINALIDADES DAS EMPRESAS PBLICAS E DAS SOCIEDADES DE ECONOMA MISTA: PRESTADORAS DE SERVIO PBLICO seu regime, embora privado, ser hbrido, sendo que o regime mais pblico do que privado, o que delimita sua responsabilidade. EXPLORADORAS DE ATIVIDADE ECONMICA Neste caso, o Estado no intervir na atividade, salvo nos casos que sejam de interesse coletivo ou afetem a segurana nacional. Na hiptese de explorao da atividade econmica, o regime mais prximo do privado.
Prof. Bruna Refosco

Pgina 28

Direito Administrativo

INSS

REGIME o ligado s pessoas jurdicas de direito privado. SUJEIO FALNCIA A lei 11.101/05 afirma que as empresas pblicas e as sociedades de economia mista no se sujeitam falncia, independente da finalidade. Embora a doutrina entenda que a exploradora de atividade econmica se submete falncia, a lei no faz esta distino expressamente. Para fins de prova dissertativa importante fazer esta distino, mas as provas objetivas normalmente cobram a aplicao da transcrio literal da lei.

RESPONSABILIDADE CIVIL DA EP E DA SEM As pessoas prestadoras de servio pblico se submetem a regra da responsabilidade objetiva insculpida no artigo 37, 6 da CF/88, tendo o Estado a responsabilidade subsidiria. Por sua vez, as pessoas que exploram a atividade econmica se submetem responsabilidade do direito civil (em regra, subjetiva), afastando-se inclusive a responsabilidade subsidiria do Estado. LICITAO O dever de licitar depende da finalidade da EP ou da SEM. Quando prestadoras de servio pblico, esto obrigadas a licitar, por expressa previso do artigo 37, XXI da CF/88. Em sendo exploradoras de atividade econmica, podero ter estatuto prprio, podendo por meio de lei especfica o seu regramento de licitaes e contratos. Como at hoje no existe esta lei especfica, as EP e as SEM, se submetem licitao. IMPOSTOS: Quando exploradoras de atividade econmica, no possvel estabelecer privilgios, por fora do regramento do artigo 173, 3 da CF/88. Por sua vez, na qualidade de prestadoras de servios pblicos, tm o privilgio tributrio de imunidade de impostos, desde que o valor do tributo cobrado no seja repassado ao usurio. (art. 150, 3 CF/88). REGIME DE PESSOAL As pessoas que trabalham na EP e na SEM so chamadas de empregados pblicos (porque ambos entes da administrao pblica indireta so pessoas jurdicas de direito privado). Se os direitos estiverem previstos na CF/88 ou na lei so estatutrios. Se for previsto em CLT, so celetistas, logo, empregados. No entanto, se assemelham com os servidores pblico nos aspectos que dizem respeito :
Prof. Bruna Refosco Pgina 29

Direito Administrativo Prestar concurso pblico; Sujeitam-se a no acumulao de cargos (em regra); Sujeitam-se improbidade administrativa; Sujeitam-se lei penal como funcionrios pblicos; Em face de seus atos cabem remdios constitucionais;

INSS

** MAS CUIDADO, SE SUJEITAM DESPETIDA IMOTIVADA, POR ATUAL POSIO DO TST E DO STF, VIDE SMULA 390 DO TST E ARTIGO 41 DA CF/88. BENS DA EP E DA SEM: Em regra, os bens so penhorveis, pois seguem o regime de direito privado. Agora se os bens estiverem diretamente ligados prestao do servio pblico gozam das mesmas prerrogativas dos bens pblicos (exceo regra geral). 4.4.4.5. ENTES DE COOPERAO: So aqueles que existem em uma situao peculiar, colaborando com o Estado, mas que no se enquadram exatamente na administrao direta ou indireta. So os chamados entes paraestatais. So pessoas jurdicas de direito privado fora da administrao, que cooperam das mais variadas maneiras, tais como fomento, estmulo pesquisa, etc. Podem receber dotao oramentria, recebendo dinheiro pblico via contrato ou repasse. Podem ter lucro, mas no objetivarem o lucro. Sujeitam-se ao controle do tribunal de contas e obedincia do processo licitatrio. Seu pessoal se submete CLT, embora haja concurso de seleo No detm privilgios tributrios especficos nem privilgios processuais. A competncia para julgamento de suas aes da Justia Estadual (se servio social autnomo estadual, e da Justia Federal se o servio federal). A exemplo, temos os chamados Servios sociais autnomos. 4.4.4.6. ENTIDADES DE APOIO: So pessoas jurdicas de direito privado, que no tem fins lucrativos. Servem para apoiar e incentivar as atividades em universidades e hospitais pblicos. Geralmente, tem natureza de Fundao privada (constitudas pelos prprios servidores). Mas, podem ter natureza de Associao ou Cooperativa. . As entidades de apoio surgem para apoiar e investir nessas instituies que so sucatiadas e no tem estrutura. Ex: oferecem ps-graduao paga, mas em contrapartida oferecem bolsas de estudo para mestrado/doutorado e/ou incentivam a pesquisa.
Pgina 30 Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo

INSS

Seu quadro de pessoal preenchido por funcionrios da prpria universidade/hospital, tendo sede no prprio local. Assim, pode receber dotao oramentria (recursos pblicos) e se utilizar de bens pblicos (ex: a mesa da universidade). Podem utilizar a estrutura pblica. Seus servidores so servidores pblicos lotados da prpria universidade ou hospital (so emprestados. Apesar de todos esses privilgios pblicos, se utilizam os recursos de forma privada. Por isso que de acordo com a doutrina deveria ser controlada pelo TC. Deveriam ser obrigadas a licitar. 4.4.4.7. ORGANIZAES SOCIAIS (OS) So pessoas jurdicas de direito privado sem fins lucrativos, identificadas tambm pela sigla OS. Serve para cooperar com o Estado. No prestam servio pblico, mas sim servios secundrios a essas atividades. administrada por Conselho de Administrao composto por administradores e particulares. Isso permite que o administrador tenha o controle da mquina administrativa e dos recursos (dinheiro pblico e liberdade da iniciativa privada). Tribunal de Contas pode exercer controle. Atualmente se discute a necessidade de tais entes licitarem. 4.4.4.8. ORGANIZAO DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PBLICO (OSCIP) uma pessoa jurdica privada j formada, que ir colaborar com o Estado na execuo do projeto, aps o trmino do projeto ela se desvincula do Estado. regulada pela L. 9.790/99. Ocorre quando a Administrao tem estrutura precisando de modernizao. Sua administrao feita por particulares, no incidindo interferncia. Serviu para executar projetos de modernizao (planejamento de execuo). Para a doutrina, o termo de parceria teria natureza de contrato administrativo. A OSCIP recebe dinheiro pblico como pagamento para execuo de um projeto. Logo, no h participao direta no oramento. Mas o termo de parceria no transfere bens ou servidores. Para a celebrao de Termo de Parceria, a OSCIP deve existir no mercado h, pelo menos, 1 ano, naquele ramo de atividade. A regra geral que deve licitar.

Prof. Bruna Refosco

Pgina 31

Direito Administrativo 5. PODERES DA ADMINISTRAO

INSS

So os instrumentos/prerrogativas pelos quais o Estado se vale para buscar os seus interesses. O poder em si algo abstrato, mas a materializao dos Poderes da Administrao se d atravs dos atos administrativos, onde a Administrao expressa a sua vontade. No se confundem com os chamados poderes do Estado, que so os poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, os poderes aqui tratados so os que o administrador dispe (para buscar realizar os fins do Estado). 5.1. CARACTERSTICAS DOS PODERES DA ADMNISTRAO

De exerccio obrigatrio: uma obrigao que se incumbe ao administrador. O exerccio do poder uma atividade obrigatria do administrador (logo, dever). Irrenuncivel: O administrador no pode renunciar a este poder, primeiramente, face indisponibilidade do interesse pblico, eis que como o administrador exerce uma funo pblica e em prol da coletividade, no pode abrir mo desta competncia. uma obrigao e no uma faculdade o exerccio do poder. No criao de entraves para administrao futura: O administrador de hoje no pode renunciar ao exerccio do poder porque isso poderia comprometer a administrao futura.

5.2. LIMITES DO PODER O exerccio do poder vem delimitado em lei, em regra, e, de forma subsidiria, tambm limitado pelos princpios da proporcionalidade e razoabilidade. Quando no se observam os limites do poder, incide-se a prtica denominada Abuso de Poder, existente em duas modalidades:

* Excesso de Poder: o administrador vai alm do que lhe era permitido, era
competente, mas extrapola a competncia. Ex. Delegado que agride injustificadamente o preso.

* Desvio de Finalidade: vcio subjetivo, vcio ideolgico, defeito na finalidade do


ato. Muitas vezes tem aparncia de legalidade. Ex. Delegado ao invs de cumprir mandado de priso quando recebeu ordem, espera para fazer no dia do casamento para impor maior constrangimento. O mesmo ocorre nos casos de remoo de servidor por interesses pessoais, quando na realidade o servidor deve ou pode ser removido dentro das hipteses previstas em lei. O exerccio do poder em si pode gerar responsabilidades ao administrador, seja por ao ou por omisso.

Pgina 32

Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo 5.3. CLASSIFICAO DE PODERES DA ADMINISTRAO Quanto margem de liberdade

INSS

VINCULADO: O administrador est adstrito aos termos da lei. No h liberdade do administrador na sua atuao. No h juzo de valor, nem convenincia e oportunidade. Nesse sentido, preenchidos os requisitos legais, o administrador obrigado a praticar o ato. Ex: concesso de aposentadoria, licena para construir, licena para dirigir, concesso de frias. DISCRICIONRIO: aquele poder que tem juzo de valor, convenincia e oportunidade e liberdade de escolha, mas sempre nos limites da lei, sob pena de arbitrariedade. O ato que ultrapassa os limites da lei ser ilegal e arbitrrio, sendo, portanto, nulo. Ex: permisso de uso de bem pblico, autorizao para uso de veculos acima do peso e da medida permitida, licena especial para tratar de interesses particulares. A discricionariedade, portanto, classificada como relativa ou parcial, j que a autoridade est ao tempo toda presa a alguns limites, de competncia, finalidade ou ainda forma. O Judicirio Pode controlar esses limites objetivos e, se for o caso, anular o ato. Mas no se admite a anlise feita pelo juiz do chamado mrito administrativo em substituio ao administrador (porque ao Juiz incumbe a funo de julgar, no de administrar). 5.4. ESPCIES DE PODER DA ADMINISTRAO 5.4.1. PODER REGULAMENTAR OU PODER NORMATIVO o poder que a administrao tem de definir normas e regras complementares lei j existente, buscando a melhor aplicao e execuo da mesma. Um exemplo de quem detm este poder so os chefes do Executivo, para regulamentar lei atravs de decreto. Exemplo de atos no exerccio do poder regulamentar: Edio de regulamentos, portarias, instrues normativas, resolues, etc. Mas atentem que embora a administrao tenha o poder regulamentar ou normativo, no tem o poder de legislar, pois isto funo que incumbe essencialmente ao poder Legislativo (funo tpica). Diferenas entre o Regulamento e Decreto

O nome regulamento decorre do contedo do ato. Se no contedo houver regulamentao de ato, ser regulamento. O formato ou moldura desse ato ser o Decreto. Nem todo o Decreto tem como contedo um Regulamento (nomear servidor por Decreto: no tem no contedo
Prof. Bruna Refosco Pgina 33

Direito Administrativo

INSS

Regulamento). Mas, se tiver como contedo um regulamento, ser chamado de Decreto Regulamentar. Diferena entre Regulamento e Lei O regulamento se diferencia de lei. As principais diferenas so as seguintes:

(a) A lei realizada por meio de procedimento com mais formalidade: processo
legislativo rigoroso e pblico, com deliberao parlamentar. O regulamento feito sem qualquer formalidade. No h procedimento pblico, nem deliberaes.

(b) A lei feita por uma casa legislativa, que possui pluralidade de interesses e
representaes. Por isso, em tese, a casa legislativa muito mais representativa do que o chefe do executivo. O decreto regulamentar, em regra, realizado pelo chefe do poder executivo, que possui bem menor representatividade. Num primeiro momento, o regulamento surgiu como regulamento executivo. Mas, hoje, h duas modalidades. 5.4.2. PODER HIERRQUICO aquele que se compe de graus ou de escales na esfera interna da administrao, numa relao de ascendncia interna e subordinao entre rgos ou agentes, com o fim de distribuir funes, fiscalizar, rever e corrigir atos. Em suma, significa estruturar, escalonar, hierarquizar os quadros da Administrao. Pretende definir os chefes e subordinados. Estabelecida a hierarquia, o administrador pode (no exerccio do poder hierrquico): (a) dar ordens; (b) delegar funes, excepcionalmente; (c) avocar funes; (d) fiscalizar e controlar o exerccio de atos praticados por seus subordinados; (e) revisar atos dos seus subordinados; (f) aplicar sano por infrao funcional (tambm h exerccio de poder disciplinar, que conseqncia do poder hierrquico). Lembrando que aplicar penalidade tambm exerccio de poder disciplinar. A doutrina entende que poder disciplinar conseqncia do poder hierrquico. A regra geral de que no existe hierarquia nos Poderes Judicirio e Legislativo no que se referem as suas funes tpicas de legislar e julgar. Porm, no que tange s atividades internas (administrativas) destes agentes, existe hierarquia. Exemplo: Juiz que
Pgina 34 Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo

INSS

hierarquicamente subordinado aos atos administrativos do local onde exerce suas funes. 5.4.3. PODER DISCIPLINAR uma outra face do poder hierrquico, que tem por fim aplicar sano pela prtica de infrao disciplinar (sano). Logo, refere-se infrao no exerccio de funo pblica. Atinge aqueles que esto na intimidade da Administrao (funo pblica). aplicao de sano em face do exerccio de atividade pblica. Poder disciplinar aplicado contra quem? Para que exista infrao funcional deve estar no exerccio de uma funo pblica, e chamado de agente pblico, o particular no atingido pelo poder disciplinar, somente o agente pblico, seja de forma temporria, com ou sem funo. aquele que esta na intimidade da administrao, significa exerccio de funo pblica. Na magistratura e no MP, h independncia funcional, o que no impede sano administrativa por infrao no exerccio da funo. No h independncia administrativa. H subordinao administrativa, embora no funcional. Nesse sentido, no se afasta o poder disciplinar. Hely Lopes Meirelles entende que o poder disciplinar era sempre discricionrio. Mas, hoje, o poder disciplinar , em regra, discricionrio, uma vez que pode ser vinculado em alguns casos (ex: sano aplicada a certa infrao). Contudo, ao aplicar a sano do advinda do exerccio do poder disciplinar, a pena (sano em si) deve obedecer margem de liberdade vinculada, enquanto a identificao da infrao cometida possui margem de liberdade, consistindo em discricionariedade do intrprete. Exemplo: Sano para conduta escandalosa e incompatvel na repartio pblica. A sano (pena) prevista tipicamente em lei (grau de liberdade vinculado lei), porm, entender a conduta como escandalosa e incompatvel um juzo de convenincia e oportunidade, feito por quem aplicar a sano juzo de valor, logo, margem de liberdade discricionria. Ainda assim, quando da aplicao do poder disciplinar a autoridade dever agir em observncia ao princpio da proporcionalidade e razoabilidade (especialmente quando lhe for exigida a discricionariedade do entendimento da conduta do servidor a ser punido). Atente-se tambm ao fato de que o poder disciplinar obrigatrio, e a inrcia da autoridade que deve aplicar a sano pode constituir o crime de condescendncia criminosa (art. 320 CP).

Prof. Bruna Refosco

Pgina 35

Direito Administrativo 5.4.4. PODER DE POLCIA

INSS

o mecanismo atravs do qual o Estado realiza o controle estatal das atividades e dos interesses individuais, para mant-los dentro dos seus limites, sem que se prejudique outrem, ou tambm, serve de instrumento para a restrio dos interesses particulares em prol do interesse pblico, tudo em busca do bem estar social. O art. 78 do CTN d o conceito legal de poder de polcia:

Art. 78. Considera-se poder de polcia atividade da administrao pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prtica de ato ou absteno de fato, em razo de interesse pblico concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes, disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividades econmicas dependentes de concesso ou autorizao do Poder Pblico, tranqilidade pblica ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. (Redao dada pelo Ato Complementar n 31, de 28.12.1966) Pargrafo nico. Considera-se regular o exerccio do poder de polcia quando desempenhado pelo rgo competente nos limites da lei aplicvel, com observncia do processo legal e, tratando-se de atividade que a lei tenha como discricionria, sem abuso ou desvio de poder.
Cumpre salientar que, em anlise a este conceito cunhado pelo CTN, em alguns casos o poder de polcia gera a possibilidade de cobrana de taxa de polcia. Esta ocorre em decorrncia de um servio prestado ou quando ocorre alguma diligncia realizada pelo Estado que enseje custo. Lembrando que TAXA espcie tributria, vinculada contraprestao do Estado. Exemplo: Taxa para expedio de CNH. OBJETO DO PODER DE POLCIA O poder de polcia tem por escopo disciplinar a liberdade dos interesses dos particulares bem como das propriedades. Em regra a restrio do poder de polcia no onerosa, porque o seu exerccio no gera o direito de indenizar, eis que seu objetivo regular direitos. Como no impede o exerccio dos direitos, mas to somente, determina a forma que os mesmos devero ser exercidos, por tal razo se justifica a no incidncia de indenizao. Exemplos: Limitao que se impe para a construo de um imvel, por exemplo, regulamentando a altura. Aqui no se impede o exerccio de propriedade, apenas delimita, regulamente como o mesmo deve ser feito. MODALIDADES DE EXERCCIO DO PODER DE POLCIA: *Ato normativo. Quando a Administrao estabelece regra urbanstica, por exemplo. Nesse caso, est normatizando, o que representa o exerccio do poder de
Pgina 36 Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo

INSS

polcia. O exerccio do poder se dao/base norma. Ex: regulamentao da velocidade da avenida; normas de construo; regras sanitrias. *ato punitivo. Quando se regulamenta e h desrespeito a norma (normalmente havia uma regulamentao para a conduta, que foi desrespeitada e que ensejar a punio). Ex: embargo de obra; apreenso de mercadoria e destruio de mercadoria; aplicao de multa por desrespeito a regulamentao de velocidade em via pblica. MOMENTO DO EXERCCIO DO PODER DE POLCIA PREVENTIVO Quando realiza a normatizao em si. Exemplo: quando previne acidentes de trnsito ao colocar radares, etc. FISCALIZATRIO Quando realiza a verificao do cumprimento de uma ordem j emanada. Ex.: quando a vigilncia sanitria vai aos estabelecimentos verificar se as normas sanitrias esto sendo cumpridas. REPRESSIVO OU PUNITIVO quando h o descumprimento de uma determinada regulamentao que enseja a aplicao de sanes administrativas. FUNDAMENTO DO PODER DE POLCIA: O poder de polcia praticado em nome da supremacia geral, ou seja, a atuao do Estado independe de vnculo jurdico com relao ao indivduo ao qual a regulamentao se destina. No se trata de punio por descumprimento de contrato ou por alguma relao jurdica anterior. pura e simplesmente a existncia de supremacia geral (supremacia da defesa dos interesses da coletividade frente aos interesses individuais). DELEGAO DO PODER DE POLCIA: O STF j se manifestou no sentido da impossibilidade de delegao do poder de polcia, pautada tal deciso no princpio da segurana jurdica. O poder de polcia por si s no pode ser delegado, contudo, os meros atos materiais, decorrentes do exerccio do poder de polcia podem ser objeto de delegao. Exemplo: O ato de bater a foto do radar. Outro exemplo: quando na hiptese de impossibilidade de construir que enseja embargo de obra. Descumprida a ordem, pode a administrao efetuar a determinao de demolio da obra e contratar terceiro para executar a demolio. DIFERENA ENTRE POLCIA ADMINISTRATIVA E POLCIA JUDICIRIA: O exerccio do poder de polcia estabelece a denominada polcia administrativa. Logo, a polcia administrativa a responsvel por cuidar da adequao dos interesses individuais com o interesse coletivo, dentro da comunidade. Pode ser exercida, por qualquer rgo, desde que respeitada a competncia e a
Prof. Bruna Refosco Pgina 37

Direito Administrativo finalidade. Exemplo: Polcia Sanitria.

INSS

diferente da polcia judiciria, que trata da preveno e represso das infraes penais, tem o objetivo de conter o crime, control-los e puni-los. A judiciria exercida pela polcia civil, que a instituio criada propriamente para isso. ATRIBUTOS DO PODER DE POLCIA * Discricionariedade - Significa que o poder de policia, em regra, atuao discricionria. H o exerccio de juzo de convenincia e oportunidade. Ex: autorizao, decidir velocidade em determinada avenida; a altura de determinado prdio. Mas, poder excepcionalmente ser exerccio vinculado. Ex: na licena para construir, a deciso da Administrao vinculada, desde que preenchidos os requisitos; licena para dirigir. A vinculao do poder de polcia ocorre, segundo Hely Lopes Meirelles, quando a norma legal que rege este poder de polcia estabelecer a forma que o poder de polcia deve ser realizado. Se desobedecida a forma prevista em lei sob a alegao de o poder de polcia ser discricionrio, a autoridade praticante do ato de poder de polcia agir de forma arbitrria e ilegal. Cuidado: a autorizao ato discricionrio; ex. autorizao para veculo acima da medida ou peso transitar. * Auto-Executoriedade - Significa que a Administrao dispensa o controle ou autorizao do poder judicirio. No significa fazer de qualquer forma, pois no dispensa o formalismo. No significa liberdade. A auto-executoriedade no impede o controle do judicirio quanto legalidade. A auto-executoriedade uma das expresses da autotutela administrativa. * Imperatividade ou Coercibilidade - Significa que o ato de policia imperativo, coercitivo, obrigatrio. A ordem da Administrao deve ser cumprida, at que se obtenha deciso em sentido contrrio. Pode inclusive importar em uso de fora pblica, se for necessrio. RECURSO PARA DECORAR OS ATRIBUTOS DO PODER DE POLCIA SIGLA DAC: D iscricionariedade A uto-executoriedade C oercibilidade Exemplos de Poder de Polcia: Polcia Sanitria, Polcia de medicamentos, Controle de pesos e medidas, delimitao de idade para a entrada em estabelecimentos, etc.
Pgina 38 Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo 6. ATOS ADMINISTRATIVOS

INSS

Ato administrativo aquela manifestao de vontade do Estado (Administrao Pblica) ou de seu representante (ex: concessionrias, permissionrias, servio notarial etc.) que crie, modifique ou extingue direitos, perseguindo o interesse pblico, submetido a regime jurdico pblico, inferior e complementar a lei, sujeitando-se a controle pelo poder judicirio (conceito segundo Hely Lopes Meirelles). 6.1. Distines entre ato e fato administrativo.

Fato o acontecimento do mundo em que se vive. Se atingir rbita do direito administrativo, a atividade material no exerccio da funo administrativa que visa efeitos prticos na administrao; ser chamado de fato jurdico administrativo. Exemplo: o falecimento do servidor pblico atinge o direito administrativo (vacncia do cargo pblico). O fato no tem manifestao de vontade. O fato no passvel de anulao e revogao. O fato no goza de presuno, ele apenas nasce ou no. O ato administrativo por sua vez consiste na manifestao de vontades da Administrao Pblica, que repercutem na esfera do direito administrativo. Exemplo: Desapropriao. O ato tem manifestao de vontade. O ato passvel de anulao e revogao. O ato goza de presuno de legitimidade e legalidade. 6.2. ATOS DA ADMINISTRAO.

Sempre que a administrao manifesta sua vontade, estar praticando um ato da administrao, sendo que este ato poder seguir regime pblico ou privado. Quando o ato da administrao segue regime pblico, denomina-se administrativo. Alguns doutrinadores nomeiam como ato administrativo tpico. ato

Quando ato da administrao segue regime privado, denomina-se de ato administrativo atpico, pois a administrao ao praticar estes atos no envolve os poderes estatais, ficando no nvel das demais pessoas. Mas, o Ato Administrativo poder ser praticado por empresa privada, no sendo Ato da Administrao. Ser Ato Administrativo fora da administrao. So atos de concessionrias e permissionrias. Ex: ato de corte de energia eltrica por empresa privada (ex: permissionria e concessionria), por exemplo, Ato Administrativo porque
Prof. Bruna Refosco Pgina 39

Direito Administrativo segue regime pblico, embora no seja Ato da Administrao.

INSS

Ato Administrativo segue regime pblico dentro ou fora da Administrao. J os Atos da Administrao seguem regime privado ou pblico. RESUMINDO: 1. Atos praticados pela administrao regidos pelo direito privado so apenas atos da administrao. 2. Atos praticados pela administrao e regidos pelo direito pblico so atos administrativos + atos da administrao. 3. Aqueles regidos pelo direito pblico, mas que esto fora da administrao no foram praticados pela administrao -, so atos administrativos. 6.3. ELEMENTOS OU REQUISTOS DO ATO ADMINISTRATIVO Para a doutrina majoritria, so elementos do ato administrativo (L. 4.717 Ao Popular): sujeito competente, forma, motivo, objeto, finalidade (visa o interesse pblico). A falta de qualquer desses elementos implica a possibilidade de anulao do ato. *Sujeito Competente (Sujeito ou Competncia): Diz respeito atribuio legal do agente ou do rgo para a prtica do ato. Para ser sujeito de ato de administrativo, deve ele exercer funo pblica, com ou sem remunerao. Agente pblico toda aquela que exerce funo pblica. Competncia administrativa poder dever ou mera faculdade do administrador? A competncia administrativa de exerccio obrigatrio. poder dever, no havendo escapatria. Caso seja de exerccio obrigatrio, a competncia irrenuncivel. Se quem manda a lei, no pode ser a competncia objeto de mera vontade do administrador. Competncia administrativa no pode ser transacionada, imodificvel, no admite transao, de exerccio obrigatrio, no admitindo prescrio de competncia administrativa. No se admite prorrogao. Competncia administrativa improrrogvel. possvel a delegao de competncia administrativa? Em regra, no possvel delegao e avocao de competncia. No entanto, pode haver delegao e avocao, desde que justificado. Arts. 11 a 15 da lei 9784/99. Para ser sujeito de ato administrativo exige-se como condio: A) Agente pblico: Significa que depende do exerccio de funo pblica. Ex: mesrio de eleio, jurado no jri etc. B) Agente capaz: Em princpio, exige-se a capacidade do agente para a validade do ato. Mas, se o ato for vinculado, admite-se a validade do ato ainda que o ato seja
Pgina 40 Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo praticado por agente incapaz.

INSS

C) Agente no impedido, nem suspeito: No h legislao especifica quanto a impedimentos e suspeies. Utiliza-se a regra geral do CPC. Poder gerar a nulidade do ato, por vcio quanto ao sujeito. D) Agente competente: Essa competncia deve estar prevista em lei. Assim, as fontes so a lei e a CF/88. **** ALGUMAS SITUAES EXCEPCIONAIS NO ADMITEM A DELEGAO DA COMPETNCIA ADMINISTRATIVA. SO ELAS (recurso pra decorar DENOREX): DE deciso em recurso administrativo; NO edio de ato normativo; REX- casos de competncia exclusiva. Esto elencadas no artigo 13 da Lei 9.784/99. FORMA DO ATO ADMINISTRATIVO: A forma do ato administrativo deve ser prevista em lei. Existem desdobramentos desta forma. Assim, exige-se: A) Exteriorizao da vontade - A exteriorizao da vontade depende da observao de formalidades especficas (determinadas por lei). B) Formalidades especficas - Em regra, os atos administrativos devem ser praticados por escrito. Mas, admite-se a prtica de atos administrativos por outra forma. Os atos administrativos devem cumprir formalidades especficas. Na prtica de ato administrativo, o Administrador deve obedecer ao princpio da solenidade de formas. C) Processo administrativo prvio - Exige-se um processo administrativo para que se pratique ato administrativo. Assim, o ato administrativo resultado de um processo, que deve respeitar o contraditrio e a ampla defesa. Nesse contexto, o procedimento administrativo prvio compe a forma do ato administrativo. O procedimento administrativo prvio uma forma de documentar e legitimar a conduta do Administrador. MOTIVAO: o fato em virtude do qual agiu a administrao. A motivao a correlao lgica entre os elementos do ato administrativo e a lei. Representa as explicaes. A doutrina diverge quanto obrigatoriedade da motivao. Para a doutrina majoritria e para o STF a motivao obrigatria nos atos administrativos. Hely Lopes Meirelles, por sua vez entende que nem sempre a motivao obrigatria, mas quando ela existir, a autoridade que pratica o ato fica sujeita comprovao da real existncia dos motivos (exemplo: Exonerao ad nutum).
Prof. Bruna Refosco Pgina 41

Direito Administrativo

INSS

A motivao deve acontecer antes ou durante a prtica do ato, no podendo ser superveniente. Exemplo: a desdia de um servidor o motivo pelo qual se aplica a sano; OBS: O silncio do administrador no pode ser considerado nem sim nem no, salvo se a lei assim definir expressamente. Silncio administrativo nada jurdico. Havendo pedido a administrao com o consequente silncio (inrcia ou falta de motivao) cabe impetrao de Mandado de Segurana (para fins de garantir a obteno da resposta). LEGALIDADE DO MOTIVO - Para que o ato seja legal, todos os seus elementos devem ser legais. Para que o motivo seja legal, exige-se: Materialidade do motivo: significa que o motivo deve ser verdadeiro. Compatibilidade do motivo declarado com o motivo legal (previsto na lei). Ex: a pena de demisso uma sano grave, sendo aplicada quando ocorrida infrao grave por servidor. Se o servidor praticar infrao leve e for aplicada pena de demisso, o motivo declarado ser incompatvel com o legal. Em razo disso, cada ato administrativo tem a sua aplicao exata (tipicidade). A compatibilidade nada mais do que a observncia ao princpio da proporcionalidade e da razoabilidade. O motivo deve ser compatvel com o resultado do ato. Essa compatibilidade que faz nascer a chamada TEORIA DOS MOTIVOS DETERMINANTES que significa que uma vez declarado o motivo deve ele ser cumprido. Nesse sentido, vincula o administrador aos motivos declarados. Mas, se este motivo for falso ou ilegal (no for compatvel com a lei) ou no for compatvel com o resultado, haver ilegalidade do motivo, violando-se a Teoria dos Motivos determinantes. Ex: a exonerao ad nutum (de servidor ocupante de cargo em comisso) no exige motivao e motivo. Mas, se o administrador motivar a exonerao na reduo de despesas, a contratao de outros servidores para desempenhar a mesma atividade implica em motivo falso, gerando violao a Teoria dos Motivos determinantes. Contudo, existe a possibilidade de o administrador modificar o motivo sem que viole a Teoria dos Motivos Determinantes, que quando ocorre a desapropriao, desde que mantida uma razo de interesse pblico. a chamada TREDESTINAO LEGAL, porque autorizada pelo ordenamento jurdico. Ex.: Desapropriou propriedade para fins de construir uma escola pblica, mas muda de idia e resolve construir um hospital. Mudou a finalidade, mas o interesse pblico se mantm. OBJETO DO ATO ADMINISTRATIVO - o resultado prtico do ato administrativo. Ex: a concesso de licena. o efeito jurdico imediato do ato. Ex.: A concesso de aposentadoria. O efeito jurdico a concesso deste direito de se aposentar. Deve conter: * Objeto lcito - Para o direito administrativo, objeto lcito significa aquele previsto (autorizado) em lei, atendendo assim ao princpio da legalidade.
Pgina 42 Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo

INSS

* Objeto possvel - O objeto deve ser faticamente possvel. Ex: a promoo de servidor falecido impossvel, salvo para servidor militar. * Objeto determinado - O objeto deve ser especificado. Todos os seus aspectos devem ser definidos. Ex: na nomeao de Alberto para cargo de Delegado, deve-se caracterizar a pessoa e o cargo. FINALIDADE DO ATO ADMINISTRATIVO: o bem jurdico que se busca proteger, a razo de interesse pblico, tambm chamado de efeito jurdico mediato do ato.O motivo o que enseja a prtica do ato ( algo passado). O Objeto o ato em si mesmo (a prtica imediata, o presente). A finalidade o que se busca proteger, o futuro. ATO: APOSENTADORIA. MOTIVO Implementou os requisitos previstos em lei. OBJETO A CONCESSO EFETIVA DA APOSENTADORIA. (SE APOSENTAR) FINALIDADE Desocupar uma vaga no servio pblico em razo de manifestao de vontade que servidor manifestou em se aposentar, garantir o direito de aposentadoria previsto em lei para quem implementa as condies, etc. 6.4. DESVIO DE FINALIDADE: um vcio ideolgico, subjetivo. um defeito na vontade do administrador. A doutrina tradicional entende que o desvio de finalidade pode gerar vcio tanto na finalidade que se busca como no motivo. Exemplo disso a remoo de servidor pblico, que fundamentada em necessidade de servio. O motivo a necessidade do servio e o fim colocar este servidor em local que a administrao julgue ser mais importante ou necessrio. Se a remoo for fundamentada na necessidade do servio, contudo, praticada com FALSO MOTIVO (na realidade, foi removido por questes polticas) h desvio de finalidade do ato praticado.

6.5. MARGEM DE LIBERDADE DOS ATOS ADMINISTRATIVOS: VINCULADO aquele que no tem liberdade, nem juzo de valor, de convenincia ou de oportunidade. Presentes todos os requisitos legais o administrador obrigado a praticar o ato. DISCRICIONRIO - Por sua vez o ato discricionrio tem certo grau de liberdade, possibilidade de exerccio de juzo de valor, de convenincia e de oportunidade, mas sempre observando os limites dispostos em lei. Contudo, como todo o ato persegue o interesse pblico (independente de sua margem de liberdade), no quesito finalidade sempre vinculado.
Prof. Bruna Refosco Pgina 43

Direito Administrativo

INSS

Importante ressaltar que a anlise da convenincia e da oportunidade integram o que se chama de mrito administrativo, que pode ser identificado quando a administrao tem que decidir ou atuar, valorando internamente as consequncias ou vantagens do ato. Logo, o mrito do ato administrativo um juzo de convenincia e oportunidade que o administrador pblico faz quando tem diante de si o instituto da discricionariedade. >>> OBSERVAO IMPORTANTE: Importante ressaltar as colocaes de Hely Lopes Meirelles, no tocante ao que se entende por mrito administrativo, ao afirmar que em se tratando de ATOS ADMINISTRATIVOS VINCULADOS no h que se falar em mrito administrativo, visto que a atuao do administrador na prtica destes atos deve atender to somente s imposies legais. Por sua vez, em se tratando de ATOS ADMINISTRATIVOS DISCRICIONRIOS, a escolha e valorao dos motivos e objeto e finalidade do ato no cabe ao judicirio rever os critrios adotados pelo administrador, pois isto MRITO ADMINISTRATIVO (o administrador faz o ato porque ele que detm o conhecimento acerca do que a administrao deve perseguir), PORM, mesmo nos atos discricionrios, havendo desvio de finalidade ou abuso de poder o judicirio PODE rever este ato por razes de ILEGALIDADE.

6.6. REVISO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS PELO PODER JUDICIRIO Qualquer ato administrativo, independente de ser vinculado ou discricionrio pode ser revisto pelo Poder Judicirio, naquilo que diz respeito legalidade do ato. No caso de o motivo alegado para a prtica do ato ser falso, ilegal ou incompatvel com o resultado do ato; ou ainda, quando o objeto for ilcito, impossvel ou indeterminado, o judicirio poder rever o motivo e o objeto do ato, mesmo o discricionrio, pois se estar analisando a legalidade da questo. No que tange razoabilidade, proporcionalidade e eficincia do ato, o judicirio realiza anlise de legalidade, embora atinja o mrito do ato administrativo. Embora aparentemente se questione se isso no controle de mrito, portanto, exclusivo da administrao; na realidade isto espcie de controle de legalidade e de princpios constitucionais, os quais o Poder Judicirio, quando devidamente provocado, poder realizar.

Pgina 44

Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo 6.7. ATRIBUTOS DOS ATOS ADMINISTRATIVOS

INSS

So as caractersticas dos atos administrativos. Diferem-se dos atributos do Poder de Polcia.

RECURSO PARA DECORAR: PAI P resuno de legitimidade A uto-executoriedade I mperatividade

PRESUNO DE LEGITIMIDADE - Significa que o ato administrativo presumidamente legtimo, legal e verdadeiro, ou seja, foi feito obedecendo as regras morais, as determinaes previstas em lei e corresponde verdade. Contudo, esta presuno RELATIVA (iuris tantum), pois admite prova em contrrio, ou seja, admite que se questione, por exemplo, que o ato no obedeceu s determinaes previstas em lei. O ato goza desta presuno porque a pode aplic-los imediatamente aos administrados. Tambm goza desta presuno porque se parte do pressuposto que a administrao pratica seus atos em consonncia ao princpio da legalidade, previsto no art. 37 da CF/88.

AUTO-EXECUTORIEDADE - Significa que a Administrao pode praticar o ato INDEPENDENTE de autorizao do poder judicirio, mesmo que este possa exercer o controle de legalidade sobre os atos j praticados. A auto-executoriedade nada mais do que clara expresso do princpio da autotutela.

IMPERATIVIDADE Tambm chamada de coercibilidade, diz que os atos so obrigatrios e devem ser observados. (os atos tm o poder de fazer os administrados obedecerem s determinaes feitas pelo administrador). Contudo, embora a imperatividade seja a regra geral nem todos os atos so imperativos. A exemplo disso, temos as certides, atestados, que so atos meramente enunciativos

Prof. Bruna Refosco

Pgina 45

Direito Administrativo

INSS

6.8. CLASSIFICAO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS: QUANTO AO QUANTO DESTINATRIO ALCANCE ATO GERAL aquele aplicado a toda uma coletividade ATO INDIVIDUAL aquele que tem um ou mais destinatrios especficos AO QUANTO AO GRAU DE LIBERDADE ATO INTERNO VINCULADO Produz efeitos No h liberdade, somente dentro nem convenincia da administrao e oportunidade ATO EXTERNO - DISCRICIONRIO produz efeitos aquele que dentro e fora da tem juzo de valor administrao dentro dos limites da lei. QUANTO FORMAO SIMPLES- Aquele que tem uma nica manifestao de vontade. COMPOSTO- Aquele que tem duas manifestaes dentro de um mesmo rgo, uma principal e uma secundria. COMPLEXO- H duas manifestaes de vontade, em rgos diferentes, mas com o mesmo patamar de igualdade. DE ATOS

6.9. MODALIDADES ADMINISTRATIVOS): ATO NORMATIVO ATO ORDINATRIO ATO ENUNCIATIVO ATO NEGOCIAL ATO PUNITIVO ATO ALIENATIVO ATO MODIFICATIVO ATO ABDICATIVO ATO VLIDO ATO PENDENTE

(OUTRAS

CLASSIFICAES

aquele que normatiza, regula determinada situao. o exerccio do poder regulamentar. Pode tambm ser exerccio do Poder de Polcia. Aquele que estrutura, organiza os quadros da administrao. o exerccio do Poder hierrquico. Aquele que certifica, atesta ou emite opinio (parecer) sobre uma situao existente. No tem carter de deciso. Aquele com coincidncia de vontades. Ex.: Licena pra construir, permisso, concesso. Aquele que institui sanes. Pode ser exerccio do Poder disciplinar ou do Poder de Polcia punitivo. Transfere bens ou direitos de um titular pro outro. Altera situaes que j existem, mas sem extinguir direitos ou obrigaes Aquele em que o titular abre mo de um direito. Aquele que contm todos os elementos necessrios para sua eficcia. Esta sujeito a condio ou termo para produzir efeitos.

Pgina 46

Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo 6.10. FORMAO E EFEITOS DO ATO ADMINISTRATIVO

INSS

*Formao e Validade: Para a doutrina majoritria, o ato PERFEITO aquele que completou o seu ciclo de formao sem que se analisem os seus requisitos. J para considerar um ato VLIDO, deve se analisar se ele j percorreu toda a sua trajetria de ciclo e obedeceu a todos os seus requisitos de formao. Um ato para ser considerado EFICAZ quando estiver apto para a produo de efeitos. CONSIDERANDO AS COLOCAES ACIMA, O ATO ADMINISTRATIVO PODE SER: PERFEITO, VLIDO E INEFICAZ Completou seu ciclo de formao, obedeceu a todos os seus requisitos de formao, contudo, no produz efeitos. (exemplo: Ato que depende de homologao para poder produzir efeitos). PERFEITO, INVLIDO E EFICAZ- Completou seu ciclo de formao, no obedeceu a todos os seus requisitos de formao, mas ainda assim produz efeitos. Exemplo: Concurso pblico invalidado por fraude, mas cujos servidores foram nomeados. O ato dever ser invalidado, gerando efeitos retroativos. PERFEITO, INVLIDO E INEFICAZ - Completou seu ciclo de formao, no obedeceu a todos os seus requisitos de formao, no produz efeitos. Exemplo: Uma licitao ilegal por fraude que sequer teve contrato publicado. Exemplo: Um contrato administrativo celebrado em decorrncia de uma licitao, mas que ainda no foi publicado. A ausncia de publicao leva ausncia de efeitos, at que seja publicado. 6.11. EFEITOS DOS ATOS ADMINISTRATIVOS Os atos podem produzir efeitos principais e secundrios. O principal aquele que se espera imediatamente quando se pratica o ato. O secundrio, por sua vez, aquele que atinge pessoa estranha relao jurdica estabelecida quando praticado o ato principal. Exemplo: A adm. Pblica decreta a desapropriao do imvel de Juvenal. Mas o imvel estava locado para Carlos. Carlos sofrer os efeitos de um ato praticado pela administrao em desfavor de Juvenal. Tambm se chama de efeito reflexivo (secundrio). A doutrina tambm reconhece o chamado efeito prodrmico ou preliminar atpico dos atos administrativos, que quando antes do ato concluir seu ciclo de formao, exige o cumprimento de alguma formalidade ou pendncia anterior. Este efeito ocorre nos atos complexos e compostos. Ocorre por exemplo, quando em um ato composto exige a manifestao de uma autoridade antes da manifestao da segunda. Quando se exige a
Prof. Bruna Refosco Pgina 47

Direito Administrativo

INSS

manifestao esta um efeito atpico, para que, no fim, se obtenha a prtica efetiva do ato administrativo e se garanta a perfeio do ato administrativo. Exemplo de ato que tem efeito prodrmico: Nomeao de dirigente de Agncia Reguladora. Nesse caso, o Senado Federal deve indicar o nome do dirigente e o Presidente da Repblica tem a obrigao de nomear (por fora da Lei 9.986/2000 artigo 5 e Pargrafo nico da Lei). Se exige a manifestao do Senado para indicar os nomes (efeito preliminar atpico), dentre os escolhidos pelo presidente da repblica. Quando o Senado indicar, o presidente dever nomear o dirigente. Exigiu a manifestao de 2 rgos para que o ato enfim se torne perfeito. E a manifestao antecedente manifestao da autoridade que tornar o ato perfeito que se denomina de efeito prodrmico. 6.12. EXTINO DO ATO ADMINISTRATIVO: a retirada do ato do ordenamento e do mundo jurdico. Ocorre em virtude de: *CUMPRIMENTO DOS EFEITOS - Por vencimento do prazo ou concluso do objeto; *DESAPARECIMENTO DO SUJEITO OU DO OBJETO sobre quem ou o qu recai o ato administrativo *RENNCIA Quando o titular se desinteressa do ato. 6.13. EXTINO DOS ATOS POR RETIRADA DO PODER PBLICO ANULAO: a retirada dos atos por razes de ilegalidade. Um novo ato deve ser praticado pela administrao para promover a retirada deste ato considerado ilegal, e a este novo ato que se d o nome de anulao. O controle do ato administrativo ilegal pode ser exercido: Pela Administrao, que deve revisar os seus atos por ilegalidade, como clara aplicao do princpio da autotutela. Nesse sentido, foram editadas as Smulas 346 e 473 do STF, que determinam o seguinte, bem como por determinao expresso do artigo 53 da Lei 9.784/99. Smula 346. A administrao pblica pode declarar a nulidade dos seus prprios atos. Smula 473. A administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornam ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial.
Pgina 48 Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo

INSS

L. 9.784/99 - Art. 53. A Administrao deve anular seus prprios atos, quando eivados de vcio de legalidade, e pode revog-los por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos. Existe prazo para a administrao exercer a chamada autotutela, para fins de anular os atos ilegais? O mesmo diploma legal acima citado, em seu artigo 54 afirma que o prazo de reviso de seus prprios atos de 5 anos, quando atinge o interesse particular (o chamado prazo quinquenal): Art. 54. O direito da Administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f. 1 No caso de efeitos patrimoniais contnuos, o prazo de decadncia contarse- da percepo do primeiro pagamento. 2 Considera-se exerccio do direito de anular qualquer medida de autoridade administrativa que importe impugnao validade do ato. Existe um prazo fixado em lei em observncia ao chamado princpio da segurana jurdica, para fins de garantir a estabilidade das relaes e preservar a segurana do particular frente aos atos da administrao. Pelo Poder Judicirio: Este tipo de controle ocorre visando APENAS controlar a legalidade do ato, mas no analisando o mrito do ato administrativo, muito embora seja admitido o controle buscando a preservao e aplicao dos princpios constitucionais, como forma de restringir o mrito administrativo. Analogicamente a jurisprudncia tem utilizado o prazo quinquenal da administrao para que o Judicirio possa exercer o controle de legalidade dos atos, por motivos tambm de segurana jurdica. A anulao pelo poder judicirio se d quando este for PROVOCADO para tanto, e no de ofcio. Deve ser levado a conhecimento do judicirio a existncia de ato ilegal, para que ele proceda com a devida anulao. A regra geral da anulao diz que a mesma produz efeitos retroativos (ou, ex tunc), retirando o ato desde a sua origem, desde que foi produzido. Mas parcela da doutrina, em especial Celso Antnio Bandeira de Mello e em alguns julgados do STF, se da anulao surtirem efeitos prejudiciais (restrio de direitos, por exemplo), o efeito a ser dado ser o ex nunc (no retroativo), significa dizer que a deciso de anulao valer do momento em que foi proferida para frente, no sendo apta a atingir os efeitos que o ato produziu desde a origem. A exemplo disso, temos o caso do servidor que pediu uma gratificao e esta foi concedida porque ele preenchia os requisitos para a concesso. Transcorrido um tempo, a administrao decide rever seu ato e conclu que o servidor na realidade no tinha direito percepo da gratificao e o ato, acabou por tornar-se ilegal. O servidor no precisar
Prof. Bruna Refosco Pgina 49

Direito Administrativo

INSS

devolver os valores, logo, verificam-se efeitos ex tunc (excepcionalmente) da anulao. REVOGAO a retirada do ato administrativo do mundo jurdico por razes de convenincia e oportunidade (ele considerado inconveniente e inoportuno pelo administrador). Como critrio discricionrio, mrito administrativo a revogao se d apenas pelo administrador e no pelo judicirio. Agora o poder Judicirio PODE revogar os seus prprios atos, quando exerce os seus atos administrativos internos, mas no realiza a funo de revogao no exerccio da funo jurisdicional e outros poderes. Diferente do que acontece com a anulao, no existe limite temporal para que a administrao exera a revogao, muito embora, existam limites materiais (sobre o contedo), que delimitam o agir da administrao. o caso, por exemplo, do ato que j produziu efeitos, do ato que produz direito adquirido, dos atos enunciativos. CASSAO - quando o ato administrativo retirado do mundo jurdico quando o beneficirio do ato descumpre as condies que lhe foram impostas para existir. Exemplo: cassao do alvar de funcionamento por descumprir as condies de higiene. CADUCIDADE - Quando o ato administrativo retirado em razo de supervenincia de uma norma jurdica que impede que o ato continue existindo, o ato se torna incompatvel com norma nova. A caducidade dos atos administrativos no se confunde ao conceito de caducidade trabalhado na matria que trata dos contratos de concesso de servios pblicos, onde a resciso do contrato por descumprimento de clusulas se denomina tambm de Caducidade. CONTRAPOSIO Quando dois atos administrativos so praticados, mas um se contrape ao outro, o segundo ato elimina os efeitos do primeiro. Exemplo: O ato de demisso de servidor consequentemente extingue o ato de nomeao deste mesmo servidor. 6.14. CONVALIDAO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS: O ato jurdico que com efeitos retroativos sana vcio de ato antecedente de tal modo que ele passa a ser considerado como vlido desde o seu nascimento. Significa portanto, o aproveitamento do ato com a correo dos seus efeitos, permitida pela Lei 9,784/99, conforme previsto em seu artigo 55. Contudo, s o ato administrativo que tem vcio sanvel (ou seja, ato anulvel) que pode ser convalidado, pois poder ser aproveitado. Alguns autores dizem que a convalidao discricionria. Geralmente o ato sanvel aquele com vcio de forma ou competncia (a no ser que seja de competncia exclusiva e a forma seja taxativamente definida em lei).
Pgina 50 Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo

INSS

A convalidao diferente da converso, porque enquanto uma o aproveitamento do ato sanando seus defeitos, a outra diz respeito com ao aproveitamento com a transformao do ato. o caso, por exemplo, de um ato solene e que no preenchia todos os seus requisitos. Este ato transformado em um ato mais simples, para preencher os requisitos e existir sem defeito algum. 6.15. ESTABILIZAO DOS EFEITOS Ocorre quando a retirada de um ato ilegal pode causar mais prejuzos do que a sua manuteno, portanto, opta-se pela preservao do mesmo, por outras razes tais como boa f, segurana jurdica, etc. Difere da convalidao porque nesta, o ato s permanece depois da correo (e se no for possvel corrigi-lo, se procede com a anulao), enquanto naquela, o ato permanece intacto como foi praticado. 7. RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO Denomina-se responsabilidade civil a obrigao imposta com a finalidade de ressarcir os danos causados a algum, sendo que a responsabilidade pode ser contratual ou extracontratual. O Estado como pessoa jurdica de direito pblico e aqueles que atuam em seu nome, seja na modalidade de concesso, permisso ou autorizao so pessoas capazes de direitos e responsveis pelos atos que praticam. Assim sendo, caso gerem prejuzos ou danos a algum na execuo de suas atividades, por conduta comissiva ou omissiva devero arcar com a responsabilidade de reparar a leso causada. Da nasce a chamada responsabilidade civil do Estado. Neste sentido, a ordem jurdica nica: todo aquele que causar prejuzo a outrem, tem o dever de indenizar, sendo que o Estado se submete a esta ordem jurdica. Princpios que orientam a responsabilidade Legalidade e princpio da Isonomia. 7.1. TEORIA DA RESPONSABILIDADE OBJETIVA: O artigo 37, 6 da Constituio Federal determina: Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: 6 - As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa.

De tal regramento, verifica-se que nossa legislao adotou a chamada responsabilidade objetiva, aplicada nos casos de conduta lcita (mas que gerem uma
Prof. Bruna Refosco Pgina 51

Direito Administrativo

INSS

situao de desigualdade que importe em prejuzo), bem como diante de condutas ilcitas (aqui expressa aplicao do princpio da legalidade). So requisitos para a configurao da responsabilidade objetiva: - a existncia de conduta do estado (lcita que causa desigualdade ou ilcita que afronte a lei); - existncia de dano; - nexo de causalidade entre a conduta e o dano. No se exige elemento subjetivo, como a inteno. Basta a simples constatao do dano. Atente-se redao do artigo 376 da CF, que a responsabilidade objetiva incide quando os danos so causados pelos AGENTES da administrao pblica. Os casos de danos provocados por terceiros ou por fenmenos da natureza no esto abarcados pela chamada teoria do risco administrativo, no podem ser imputados responsabilidade da administrao. Exemplo: depredao feita por multides, enchentes ou vendavais que causam danos aos particulares (s incidir a responsabilidade objetiva da administrao se comprovada a culpa da mesma. 7.2. EXCLUDENTES DE RESPONSABILIDADE OBJETIVA:

TEORIA DO RISCO INTEGRAL: Aqui o Estado responde independente de qualquer coisa, no se admitem excludentes. Ela adotada nos casos de dano nuclear, dano causado por material blico ou dano ambiental. TEORIA DO RISCO ADMINISTRATIVO: a teoria em regra adotada no Brasil e que admite a excludente de responsabilidade em favor do Estado (o Estado no responde pelo dano). Ocorre quando h: - culpa exclusiva da vtima; - caso fortuito e fora maior - ausncia de dano, conduta ou nexo de causalidade.

** Culpa concorrente no espcie de excludente de responsabilidade do Estado, muito embora acarrete na minorao do quantum a ttulo de indenizao. Logo, a responsabilidade insculpida no artigo 37, 6 a chamada responsabilidade objetiva, decorrente de relao extracontratual. 7.3. QUEM PODE PRATICAR O ATO QUE ENSEJA A RESPONSABILIDADE? Pessoas jurdicas de direito pblico, tanto da administrao pblica direta como da administrao pblica indireta; Pessoas jurdicas de direito privado, desde que na qualidade de prestadoras de
Pgina 52 Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo

INSS

servio pblico (por expressa previso legal); Sociedades de economia mista e empresas pblicas quando prestadoras de servios pblicos. Na qualidade de exploradoras de atividade econmica, no se submetem responsabilidade civil objetiva; Concessionrias e permissionrias de servio pblico.

Para que a responsabilidade civil do Estado incida, o ato lesivo deve ter sido praticado quando aquele que o pratica o faz na qualidade de agente, no exerccio de suas funes (agente para fins de responsabilidade quem exerce funo pblica, de forma temporria ou permanente, com ou sem remunerao). Se o ato for praticado FORA da qualidade de agente, no incide a responsabilidade do Estado. 7.4. AO DE RESPONSABILIDADE

O Estado pode ser responsabilizado pela vtima atravs da ao de responsabilidade ajuizada em face do Estado, demonstrada a conduta, o dano e o nexo de causalidade. Contudo, nada obsta que o Estado ajuze ao de regresso em desfavor do agente que agiu em seu nome e causou dano a alguma vtima, para fins de ver ressarcido o valor que arcou para o pagamento da indenizao. Contudo, na ao de regresso o Estado dever demonstrar a existncia de responsabilidade do agente que causou o dano. Para a ao de regresso em face do agente, no h prazo, pois se trata de ao imprescritvel (art. 37, 5, CF/88). Trata-se de posio pacfica. 7.5. PRESCRIO DA AO DE RESPONSABILIDADE DO ESTADO

O prazo para a vtima ajuizar ao em desfavor do Estado, objetivando a indenizao por responsabilidade de 5 anos, conforme previsto no Decreto 20.910/32. Contudo, alguns doutrinadores sustentam que o prazo a ser utilizado o de 3 anos previsto no artigo 206 do Cdigo Civil. Contudo, o STJ tem entendido que deve ser adotado o artigo 206 do Cdigo Civil, por ser um prazo mais benfico ao Estado.

8. SERVIDORES PBLICOS LEI 8.112/90 8.1. CONSIDERAES GERAIS:

A lei 8.112/90 institui o Regime Jurdico dos Servidores Civis Pblicos da Unio, inclusive para autarquias e fundaes pblicas federais.
Prof. Bruna Refosco Pgina 53

Direito Administrativo

INSS

Logo, se aplica no campo dos servidores da Unio (do Executivo, Legislativo, Judicirio, Tribunal de Contas da Unio, Ministrio Pblico Federal, Autarquias Federais exemplo: INSS -, Fundaes Pblicas Federais, etc.). CUIDADO No se aplica aos militares, porque estes so regidos por estatutos PRPRIOS. 8.2. ALGUNS CONCEITOS:

CARGO PBLICO: segundo Hely Lopes Meirelles, o espao preenchido por um servidor pblico. EMPREGO PBLICO: o espao preenchido por quem possui vnculo contratual com a Administrao regido pela CLT. FUNO PBLICA: So as atribuies desempenhadas pelos agentes pblicos (conceito que se difere do conceito de servidores pblicos) destinadas execuo de algum servio, seja temporrio, seja eventual. CONCURSO PBLICO: o processo seletivo, utilizado pela Administrao para selecionar aqueles que iro integrar o quadro de empregados ou servidores pblicos, oportunizando que todos aqueles que preencherem os requisitos exigidos para ocupar o cargo, concorram a uma vaga no servio pblico, conforme determina o artigo 37, inciso II da CF/88. NOMEAO: o ato de provimento da Administrao que se destina a atribuir cargo ou funo a aquele que preencher os requisitos exigidos em lei. POSSE: a investidura no cargo pblico. EXERCCIO: o efetivo desempenho das funes para o qual o servidor nomeado. 8.3. PROVIMENTO DOS CARGOS SEGUNDO A LEI 8.112/90:

Provimento o nome que se d ao ato administrativo que se destina a realizar o preenchimento de determinado cargo que est vazio. 8.3.1. ESPCIES DE PROVIMENTO: ORIGINRIO o vnculo inicial que se tem entre a pessoa que ir ocupar uma vaga no servio pblico e a Administrao. Existe uma nica forma de Provimento Originrio, a que decorre da NOMEAO. Nesta espcie, no h ainda vnculo anterior entre a administrao e aquele que ser nomeado. DERIVADO: Nesta espcie de provimento, j existe um vnculo anterior entre a Administrao e o servidor. So eles:

- PROMOO: forma de provimento derivado, que implica no aumento do nvel de complexidades de atribuies do cargo e, consequentemente, do vencimento. Idia de

Pgina 54

Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo

INSS

ascenso. Simultaneamente, tambm espcie de vacncia, pois enquanto um servidor ascende para outro cargo, o cargo anteriormente ocupado ficar vago. - READAPTAO: forma de provimento derivado, onde o servidor que tenha sofrido alguma limitao fsica ou mental investido em cargo compatvel com as suas limitaes, conforme o art. 24 da Lei 8.112/90. Caso o servidor seja julgado incapaz pela junta mdica, para a execuo das atividades, dever ser aposentado. - REVERSO: forma de provimento derivado, onde o servidor aposentado reingressa ao quadro de servidores em atividade, por ocasio da cessao das causas de invalidez ou quando assim solicita, desde que haja o interesse da administrao, conforme o artigo 25 da Lei 8.112/90. Entretanto, alguns requisitos devem ser observados para que seja possvel a reverso, os quais sejam: o servidor no pode ter atingido a idade de 70 anos (em decorrncia da aposentadoria compulsria); quando cessar a invalidez (e neste caso, independe de o servidor anteriormente ter atingido a estabilidade) e independe que haja cargo vago; ou ainda, quando o servidor aposentou-se a pedido (voluntariamente), poder ocorrer a reverso desde que haja cargo vago, o servidor seja anteriormente estvel e a aposentadoria tenha sido efetivada nos ltimos 5 anos, a contar do pedido de reverso. - APROVEITAMENTO: Forma de provimento derivada do servidor que estava em disponibilidade e dever observar a remunerao e o cargo que eram anteriormente ocupados e percebidos pelo servidor. Ps.: A disponibilidade um instituto que permite ao servidor estvel que teve seu cargo extinto ou declarado desnecessrio permanecer sem trabalhar e percebendo a sua remunerao, aguardando ser aproveitado em outro cargo. Est regulamentado no artigo 30 e 31 da Lei 8.112/90. -REINTEGRAO: Forma de provimento derivada do servidor estvel que teve sua demisso invalidada por deciso judicial ou administrativa, devendo incidir a devida indenizao pelo tempo que o servidor permaneceu sem receber sua remunerao. Caso o cargo que o servidor estvel ocupava seja extinto ou declarado desnecessrio pelo perodo em que o servidor estava demitido, ser posto imediatamente em disponibilidade, para posterior aproveitamento. Est prevista no artigo 28 da Lei 8.112/90. - RECONDUO: Forma de provimento derivada que implica no retorno do servidor ao cargo de origem, no qual era estvel, decorrente de reprovao em estgio probatrio ou reintegrao. Est prevista no art. 29 da Lei 8.112/90. IMPORTANTE>>> As formas de provimento derivado transferncia e ascenso no mais existem!!! 8.4. VACNCIA

a denominao utilizada para se referir ao cargo pblico que ainda no foi preenchido, que est vago.
Prof. Bruna Refosco Pgina 55

Direito Administrativo 8.5. ESPCIES DE VACNCIA:

INSS

- EXONERAO: forma de vacncia que no implica em aplicao de penalidade mas sim, importa na dispensa do servidor em decorrncia de pedido deste ou, de ofcio por parte da Administrao, quando o servidor no satisfizer os requisitos do estgio probatrio, quando no entrar em exerccio no prazo de 15 dias aps ter tomado posse. Quando ocupar cargo em comisso, a exonerao ocorrer por pedido do servidor ou por entendimento da administrao neste sentido. -DEMISSO: forma de vacncia que decorre de aplicao de penalidade ao servidor (diferente da exonerao, tem carter sancionatrio). Pode decorrer de crime contra a administrao pblica, prtica de ato de improbidade administrativa, crime licitatrio, abandono de cargo superior a 30 dias (onde se instaura procedimento administrativo disciplinar e a penalidade a ser aplicada a demisso), etc. - PROMOO: forma de vacncia, que implica na sada do servidor de um cargo para outro, onde ocorrer aumento do nvel de complexidades de atribuies do cargo e, consequentemente, do vencimento. Idia de ascenso. Simultaneamente, tambm espcie de provimento. -READAPTAO: forma de provimento derivado e tambm de vacncia, onde o servidor que tenha sofrido alguma limitao fsica ou mental investido em cargo compatvel com as suas limitaes, conforme o art. 24 da Lei 8.112/90 e o seu cargo anterior, ocupado quando possua plenas condies estar vago. -APOSENTADORIA: Pode ocorrer a pedido do servidor ou compulsoriamente pela administrao (quando este completar 70 anos de idade). Ocorrer a pedido do servidor quando este apresentar os requisitos previstos em lei. Poder decorrer, por fim, por invalidez, quando o servidor no possui mais aptido fsica ou mental para a execuo de suas atividades, e no existe possibilidade de readapt-lo em outra funo. - POSSE EM OUTRO CARGO INACUMULVEL: A regra insculpida no artigo 37, inciso XVI da CF/88 afirma que a regra geral a impossibilidade de acumulao de cargos. Contudo, a prpria Carta Magna excepciona as hipteses em que se permite a acumulao. Logo, quando algum servidor pblico tomar posse em cargo no qual no seja permitido cumular, dever ficar vago o cargo por ele anteriormente ocupado. So os cargos que permitem a acumulao: Dois cargos de professor; Um cargo de professor com outro, tcnico ou cientifico; Dois cargos privativos de profissionais de sade, com profisso regulamentada. - FALECIMENTO: Espcie de fato administrativo, pois independe de manifestao de vontade, contudo, possui reflexos na seara do direito pblico, espcie de vacncia.
Pgina 56 Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo 8.6. DOS DIREITOS E VANTAGENS: VENCIMENTO E REMUNERAO:

INSS

Segundo o artigo 40:O Vencimento a retribuio pecuniria pelo exerccio de cargo pblico, com valor fixado em lei. Nenhum servidor receber, a ttulo de vencimento, importncia inferior ao salrio-mnimo. Por sua vez, a remunerao o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecunirias permanentes estabelecidas em lei (art. 41). O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de carter permanente, irredutvel (3,art. 41). VANTAGENS: Segundo Hely Lopes Meirelles, so os acrscimos que sero pagos ao servidor quando no for remunerado por subsdio. So elas: INDENIZAES: ajuda de custo, diria e transporte. GRATICAES: por direo, assessoramento, chefia e a chamada gratificao natalina ADICIONAIS: insalubridade, periculosidade, noturno, penosidade, por atividade extraordinria e por frias. DIREITOS: Alm dos direitos remunerao, vencimentos e vantagens, os servidores pblicos fazem jus a outros direitos, dentre os quais se compreendem: - Licena para tratamento de sade; - Licena gestante; - Licena Paternidade; - Licena Adoo; - Licena por acidente em servio; - Auxlio-funeral; - Auxlio recluso; - Auxlio Natalidade; - Salrio Famlia; - Pensionamento; - Licena doena em famlia; - Licena para acompanhar cnjuge; - Servio militar; - Licena para atividade poltica; - Licena para capacitao; - Licena para tratar interesses particulares;
Prof. Bruna Refosco Pgina 57

Direito Administrativo - Desempenho de mandato classista; - Licena para exercer atividade em outro rgo; - Licena pra estudo ou misso no exterior.

INSS

Concesses: Por doao de sangue, falecimento de parente, por alistamento eleitoral e por casamento. 8.7. DEVERES DOS SERVIDORES: Lealdade; Obedincia; Conduta tica; Dever de eficncia; Observncia aos princpios da administrao pblica, princpios ticos e da moralidade administrativa.

8.8. DAS PROIBIES Previstas no artigo 117 da lei 8.112/90, so as seguintes: I - ausentar-se do servio durante o expediente, sem prvia autorizao do chefe imediato; II - retirar, sem prvia anuncia da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartio; III - recusar f a documentos pblicos; IV - opor resistncia injustificada ao andamento de documento e processo ou execuo de servio; V - promover manifestao de apreo ou desapreo no recinto da repartio; VI - cometer a pessoa estranha repartio, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuio que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado; VII - coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associao profissional ou sindical, ou a partido poltico; VIII - manter sob sua chefia imediata, em cargo ou funo de confiana, cnjuge, companheiro ou parente at o segundo grau civil; IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da

Pgina 58

Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo

INSS

X - participar de gerncia ou administrao de sociedade privada, personificada ou no personificada, exercer o comrcio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditrio; XI - atuar, como procurador ou intermedirio, junto a reparties pblicas, salvo quando se tratar de benefcios previdencirios ou assistenciais de parentes at o segundo grau, e de cnjuge ou companheiro; XII - receber propina, comisso, presente ou vantagem de qualquer espcie, em razo de suas atribuies; XIII - aceitar comisso, emprego ou penso de estado estrangeiro; XIV - praticar usura sob qualquer de suas formas; XV - proceder de forma desidiosa; XVI - utilizar pessoal ou recursos materiais da repartio em servios ou atividades particulares; XVII - cometer a outro servidor atribuies estranhas ao cargo que ocupa, exceto em situaes de emergncia e transitrias; XVIII - exercer quaisquer atividades que sejam incompatveis com o exerccio do cargo ou funo e com o horrio de trabalho; XIX - recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado. Pargrafo nico. A vedao de que trata o inciso X do caput deste artigo no se aplica nos seguintes casos: I - participao nos conselhos de administrao e fiscal de empresas ou entidades em que a Unio detenha, direta ou indiretamente, participao no capital social ou em sociedade cooperativa constituda para prestar servios a seus membros; e II - gozo de licena para o trato de interesses particulares, na forma do art. 91 desta Lei, observada a legislao sobre conflito de interesses Art. 118. Ressalvados os casos previstos na Constituio, vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos. (salvo nos casos que estudaremos quando da anlise do artigo 37 ao 41 da Constituio Federal).

Prof. Bruna Refosco

Pgina 59

Direito Administrativo 8.9.RESPONSABILIDADE DO SERVIDOR E DAS PENALIDADES:

INSS

Segundo disposto na lei 8.112/90, em seu artigo 121 ao 126, o servidor responder civil, penal e administrativamente quando do exerccio das suas funes causar ato irregular, dano ou prejuzo. A administrao poder acionar regressivamente o servidor pelos danos que este causar no desempenho de suas funes; Ainda acerca da responsabilidade, os sucessores do servidor responsabilizado respondero pelos prejuzos causados at o limite da herana deixada. Contudo, a responsabilidade administrativa do servidor poder ser afastada quando sentena criminal absolver o acusado por inexistncia do fato ou por negativa de autoria (vinculao das esferas de deciso). Como penalidades podero sofrer sanes de natureza civil, administrativa e criminal. Neste estudo, nos interessam as penalidades administrativas, elencadas no artigo 127 da lei 8.112, as quais sejam: I - advertncia; II - suspenso; III - demisso; IV - cassao de aposentadoria ou disponibilidade; V - destituio de cargo em comisso; VI - destituio de funo comissionada. 8.10. PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR Est previsto no Estatuto do Servidor. Ser seguido aqui o Estatuto do Servidor Federal (L. 8.112/90). A L. 8.112/90 traz dois tipos de processo: (a) ordinrio; (b) sumrio. As regras da Lei 9.784/99 (Lei Geral de Processo Administrativo) ser aplicada de forma subsidiria (art. 69 da mesma Lei). * Processo Administrativo Sumrio A L. 8.112/90 traz dois procedimentos sumrios. So eles: - Sindicncia: ensina Fernanda Marinella sindicncia nasceu como investigao prvia. Mas, com o tempo, essa situao foi modificada, podendo ser o prprio processo quando a infrao apurada for leve (punida apenas com advertncia ou suspenso de at 30 dias).
Pgina 60 Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo Marinella ainda destaca duas espcies:

INSS

a) Sindicncia Puramente Investigativa Para o STJ equipara-se ao Inqurito Policial, por isso dispensa o contraditrio e ampla defesa. b) Sindicncia Investigativa e Punitiva Meio sumrio de apurao de infrao administrativa e imposio de penalidades leves aos servidores (advertncia e suspenso at 30 dias). Imprescindvel o contraditrio e a ampla defesa. Assim, a sindicncia pode ser instrumento: (a) para o arquivamento, quando se verificar que a infrao no existiu; (b) para aplicao da sano quando se tratar de infrao leve. Nesse caso, a sindicncia deve promover o contraditrio e a ampla defesa. S vale para Sindicncia Investigativa e Punitiva. (c) para a instaurao do processo ordinrio quando for verificada infrao mdia ou grave (punvel com suspenso por mais de 30 dias ou com demisso). Nesse caso, a sindicncia serve apenas como investigao prvia, sendo inquisitivo (sem contraditrio e ampla defesa). O processo de sindicncia tem prazo de 30 dias prorrogvel por mais 30 dias para a sua concluso. Por isso, classificado como sumrio. **** Sumrio de Acumulao Ilegal (art. 133, L. 8.112/90) Trata-se de procedimento sumrio porque deve ser concludo em 30 dias, prorrogvel por mais 15 dias. O servidor, em regra, no pode acumular. Mas, excepcionalmente possvel a acumulao quando a lei assim permitir. A acumulao ilegal infrao funcional grave, punvel com demisso. Identificada a acumulao, a Administrao antes de instaurar processo e de punir o servidor, deve cham-lo para fazer uma escolha. O servidor ter 10 dias para fazer a opo pelo cargo que pretende continuar exercendo. Feita a escolha, ser exonerado do cargo que ele indicar. Esse ato no tem natureza de sano. O silncio do servidor determinar a instaurao do processo sumario de acumulao ilegal. O servidor ter ainda a chance de escolher at o prazo para a defesa (que de 5 dias). Se o servidor fizer a escolha at a defesa, considerada a boa-f, ser exonerado do cargo por ele indicado. Mas, se no fizer a escolha, ser demitido de todos os cargos. Processo Administrativo Ordinrio ENSINAMENTOS DE FERNANDA MARINELLA: (ou Propriamente Dito)

No necessria a Sindicncia prvia a instalao do PAD. Quando j houver elementos suficientes para instaurao do PAD dispensvel a Sindicncia (STJ, MS 25.105) O PAD meio de apurao de infrao disciplinar e obrigatrio para a imposio das penalidades mdias e graves. Mdias: suspenso superior a 30 dias; Graves: demisso,

Prof. Bruna Refosco

Pgina 61

Direito Administrativo

INSS

cassao de aposentadoria/disponibilidade; destituio de cargo em comisso. Mas obviamente pode ser utilizado para pena leve. 8.11. PRAZO DE DURAO: Tem prazo de 60 dias, prorrogveis por mais 60 dias, com 20 dias para julgamento. Durante o processo administrativo, h a possibilidade de afastamento administrativo do servidor. o chamado afastamento preventivo, pelo prazo de 60 dias, prorrogvel por mais 60 dias, sendo recebida a remunerao durante esse perodo. Se o processo no concludo nesse prazo, ser extinto. A Administrao poder instaurar outro processo at que se verifique a prescrio do direito de punir (prazo prescricional) da infrao, que dever ser concludo no prazo correto. 8.12. FASES DO PAD SEGUNDO O RITO ORDINRIO: 1 Fase - Instaurao O PAD instaurado com a publicao da Portaria que constitui a comisso processante. A comisso composta por trs servidores estveis. O presidente da comisso tem que ter cargo efetivo igual ou superior ao do investigado ou nvel de escolaridade igual ou superior ao do investigado. Se houver afastamento preventivo do investigado persistir o pagamento da remunerao, que ser por 60 dias, prorrogado por 60 dias. Expirado esse prazo, voltar a trabalhar independentemente do termino do PAD. Continua recebendo com base no Princpio do Estado de Inocncia e porque ainda no se est diante de penalidade ( mera medida cautelar). 2 Fase Inqurito Administrativo

(a) Instruo; (b) Defesa; (c) Relatrio.


(A) Instruo Haver a apurao das provas e especificao dos fatos imputados ao servidor. possvel a prova emprestada no mbito do processo administrativo (STJ, EDMS 10.128). (B) Defesa: Servidor ser citado para apresentar defesa escrita no prazo de 10 dias. Se houver dois ou mais servidores indiciados o prazo de defesa ser comum de 20 dias. A Lei admite a citao por Edital. Nesse caso o prazo de apresentao ser de 15 dias contados da ltima publicao do edital. O art. 156 da L. 8.112 estabelece o direito do indiciado de acompanhar o servidor diretamente ou por meio de advogado. A Smula Vinculante n. 5 definiu que no ofende a CF a ausncia de advogado no PAD.

Pgina 62

Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo

INSS

Mas a Defesa do servidor obrigatria (art. 164, par. 1 e 2). Mesmo revel o servidor ser defendido, para fins de preservao do princpio de ampla defesa e contraditrio. Apesar de a instruo vir primeiro, antes da defesa, tem que haver a possibilidade do servidor acompanhar as provas produzidas, obedecendo o contraditrio e a ampla defesa (STF no MS 21.721). (C) Relatrio: a pea final da Comisso Processante devendo ser conclusivo. 3 Fase Julgamento A competncia de quem julga est estabelecida no art. 141 da L. 8.212 e dever ocorrer no prazo de 20 dias (prazo imprprio). A inobservncia do prazo de 140 dias para julgamento no gera nulidade (STF no MS 22.373). O art. 168 da L. 8.112/90 prev que o julgamento acatar o relatrio da comisso, salvo prova em contrrio: 8.13. SANES O art. 127 da L. 8.112/90 estabelece as sanes aplicveis ao processo: (a) advertncia (para infraes leves), suspenso (para infraes mdias) e demisso do servidor (para infraes graves); (b) a destituio de cargo em comisso e de funo de confiana: implica perda do cargo quando praticada infrao mdia e grave; e (c) a cassao de aposentadoria ou de disponibilidade: quando praticada infrao grave por servidor aposentado ou em disponibilidade. O servidor no pode pedir a exonerao e nem a aposentadoria voluntria enquanto tramitar processo disciplinar. Mas, admite-se a aposentadoria durante o processo quando se tratar de aposentadoria compulsria. Assim, submete-se a pena de cassao quando a infrao for descoberta aps a ocorrncia da aposentadoria ou quando se tratar de aposentadoria compulsria. 8.14. REVISO DO PAD: O PAD poder ser revisto a qualquer tempo, a pedido do interessado ou de ofcio pela administrao pblica, quando da existncia de fatos novos, ou circunstncias suscetveis de justificar a inocncia do punido ou a inadequao da pena aplicada, por expressa disposio do artigo 174 da Lei, sendo que qualquer pessoa da famlia poder requerer a reviso em caso de falecimento ou ausncia do servidor. A simples alegao de injustia por si s no hbil para postular a reviso do PAD. Da reviso do PAD no poder decorrer reformatio in pejus (prejuzo da situao do servidor punido).

Prof. Bruna Refosco

Pgina 63

Direito Administrativo 9. INTERVENO DO ESTADO NA PROPRIEDADE 9.1. NOES GERAIS

INSS

A regra geral vigente em nosso ordenamento jurdico que o Estado no intervir na propriedade. Excepcionalmente essa interveno possvel. Mas em se tratando de uma exceo regra geral, a interveno dever sempre ser fundamentada. A interveno significa uma limitao ao direito de propriedade, garantido na CF/88. O Direito de Propriedade uma garantia fundamental insculpida no artigo 5, inciso XXII, e permite o direito de usar, gozar, usufruir, dispor e de reaver o bem com quem quer que esteja. So as caractersticas deste direito: a) Carter absoluto: a liberdade do uso da propriedade. O proprietrio pode utilizar o seu bem como quiser. b) Carter exclusivo: a propriedade pode ser utilizada de forma individual c) Carter perptuo: a propriedade pertencer ao proprietrio enquanto ele quiser, ocorrendo a transferncia to somente se o proprietrio assim desejar. Somente ser transferida quando assim decidir. Em todas as modalidades de interveno, salvo na desapropriao, haver restrio da propriedade sem seu impedimento. Assim, o proprietrio permanecer sendo dono, embora ocorra uma limitao a ela. No h transferncia do direito quanto s restries, salvo na desapropriao. 9.2. LIMITAO ADMINISTRATIVA Significa uma atuao geral e abstrata do poder pblico de restrio da propriedade, na busca do bem social. A limitao uma restrio ao carter absoluto da propriedade, pois atinge a liberdade do proprietrio. O proprietrio indeterminado. No interessa quem o dono do imvel. A limitao administrativa pode decorrer de regras ambientais, sanitrias, urbansticas, de proteo, etc. uma restrio geral e gratuita imposta indeterminadamente s propriedades particulares. 9.2.1. FUNDAMENTO

A Limitao Administrativa decorrente do poder de polcia em criar limitaes para as liberdades dos particulares em prol do interesse da coletividade. 9.2.2. LIMITAO ADMINISTRATIVA E INDENIZAO

A limitao administrativa por si s no geral o dever de indenizar, em razo de sua caracterstica de gratuidade, generalidade para proteger os interesses da coletividade. 9.3. SERVIDO ADMINISTRATIVA
Pgina 64 Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo

INSS

A servido administrativa, segundo Hely Lopes Meirelles um nus real de uso imposto pela Administrao propriedade particular com a finalidade de garantir a realizao e conservao de obras e servios pblicos ou de utilidade pblica, ou seja, pode-se afirmar que um direito real institudo sobre coisa alheia. Diferente do que acontece com as limitaes administrativas, pois a servido uma restrio imposta propriedade particular de forma especfica e para determinado imvel, impondo normalmente um dever de suportar que se faa algo; enquanto a limitao administrativa imposta de forma genrica (no diz quem o destinatrio especfico) e normalmente impe uma obrigao de no fazer. 9.3.2. INSTITUIO DA SERVIDO A servido administrativa pode ser constituda de trs maneiras diferentes. A servido administrativa pode decorrer de lei, de ato administrativo (com acordo/consenso entre as partes, tambm chamado de acordo administrativo) ou de sentena judicial. O registro no obrigatrio para a servido decorrente de lei, porque a lei j d publicidade suficiente sobre a servido. Nas demais hipteses, deve-se registrar a servido. Vale lembrar que Hely Lopes Meirelles defende que a servido administrativa, como todo nus real s se efetiva com registro competente para reconhecimento erga omnes, atendendo assim ao disposto no artigo 167, inciso I, item 6 da Lei de Registros Pblicos (Lei 6.015/73). 9.3.3. Objetivo da Servido A servido administrativa tem como objetivo a realizao e a conservao de obras e servios pblicos (conforme Hely Lopes Meirelles). 9.3.4. Caractersticas Gerais A servido, de forma diversa como ocorre com a limitao administrativa, incide sobre imveis determinados (particulares), para que suportem uma serventia pblica, mas sem que a administrao pblica retire a propriedade do particular (diferente do que ocorre com a desapropriao). 9.3.5. Dever de Indenizar A servido por si s no ensejar o dever de indenizar. Contudo, se o imvel sobre o qual recai o direito real de suportar que se faa sofrer algum dano ou prejuzo, a administrao necessariamente dever indenizar pelos danos causados. OBS: A jurisprudncia reconhece que ocorre desapropriao indireta em caso de instituio de servido administrativa para passagem de torre/fio de alta tenso, devendo ser indenizado o proprietrio, embora a administrao atue como se fosse servido (pretendo evitar dever de indenizar).
Prof. Bruna Refosco Pgina 65

Direito Administrativo 9.4. REQUISIO ADMINISTRATIVA

INSS

Est prevista no artigo 5, inciso XXV da CF/88 e consiste numa forma de interveno do Estado na propriedade para que se autorize o uso da mesma os casos de iminente perigo pblico.

Art. 5 (...) XXV - no caso de iminente perigo pblico, a autoridade competente poder usar de propriedade particular, assegurada ao proprietrio indenizao ulterior, se houver dano; (...)
A requisio no depende de prvia anuncia do Poder Judicirio para ser efetuada pois consiste em um ato de imprio da Administrao Pblica (ato discricionrio) considerando que compete autoridade competente analisar quando se configura o perigo pblico e iminente. Porm, o ato vinculado com relao competncia para praticar o ato, quando a lei prev quem a autoridade competente. A requisio pode recair sobre bens mveis, imveis e servios. Afirma Hely Lopes Meirelles que quando a requisio recair sobre bens mveis e fungveis a requisio ser similar desapropriao, mas ainda ser instituto da requisio porque, diferente do que ocorre com a desapropriao que existe justa e prvia indenizao na requisio administrativa a indenizao ser posterior. Pode ocorrer tanto em tempo de paz como em tempo de guerra, desde que presente o requisito do iminente perigo para determinar a requisio do bem ou servio. 9.4.1. PRAZO DE DURAO DA REQUISIO A requisio perdura pelo prazo em que durar a situao de iminente perigo. Finda a situao que instaurou a requisio administrativa, o Estado dever devolver o bem. 9.4.2. INDENIZAO A indenizao ser aps finda a requisio administrativa e se ocorrerem danos em virtude da requisio, caso contrrio, no incide o dever de indenizar. 9.5. OCUPAO TEMPORRIA Est prevista no artigo 5, inciso XXV e consiste, segundo a redao do artigo, em utilizao transitria, remunerada ou gratuita de bens particulares pelo Poder Pblico para executar obras, servios ou atividades pblicas ou de interesse pblico. Segundo Hely Lopes Meirelles fundamenta-se na necessidade de um local para depsito de equipamentos e materiais destinados realizao de obras e servios pblicos na vizinhana da propriedade particular.
Pgina 66 Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo

INSS

Difere da servido administrativa porque tem carter temporrio, enquanto a servido tem carter perptuo. Difere-se da requisio administrativa porque esta exige o elemento perigo iminente, por expressa disposio legal. 9.5.1. OCUPAO TEMPORRIA POR CONCESSIONRIAS DE SERVIOS PBLICOS Admite-se que a prerrogativa estatal de declarar a ocupao temporria seja transferida para concessionrias e empreiteiros, desde que haja a devida autorizao da administrao. (posio de Hely Lopes Meirelles).

9.5.2. CARACTERSTICAS A ocupao serve apenas para o uso momentneo e inofensivo da propriedade particular, preservando a natureza do bem ocupado, no admitindo que se procedam com demolies ou alteraes prejudiciais na propriedade particular, conforme afirma Hely Lopes Meirelles. 9.5.3. INDNIZAO A ocupao temporria em regra no gera o direito de indenizar, salvo quando houver dano propriedade ocupada. 9.6. TOMBAMENTO Est previsto no Dec. Lei 25/37. Consiste na interveno na propriedade para fins de conservao da identidade de um povo. A conservao pode ser do patrimnio histrico, artstico, cultural ou paisagstico. Segundo Fernanda Marinella, afeta o carter absoluto da propriedade, eis que o proprietrio tem o dever de manter determinadas caractersticas do bem mas poder, por exemplo, continuar a residir no mesmo. Agora, se da instituio do tombamento houver o impedimento do uso da propriedade, teremos um caso de desapropriao e no de tombamento (desapropriao indireta). Mas se o poder pblico ao tombar impedir o uso da propriedade estar-se- diante de uma desapropriao e no de tombamento (caso de Desapropriao Indireta).

Prof. Bruna Refosco

Pgina 67

Direito Administrativo 9.6.3. OBJETO SOBRE O QUAL RECAI O TOMBAMENTO O tombamento pode recair sobre bem pblico ou sobre bem privado.

INSS

Fernanda Marinella muito bem lembra o posicionamento do STJ e o posicionamento majoritrio da doutrina acerca da possibilidade do Municpio poder tombar bem da Unio nos casos em que exista o interesse local, sem qualquer ordem, de forma diversa como ocorre da desapropriao que obedece determinada ordem, a qual seja: Unio pode desapropriar bem dos Estados e dos Municpios, Estados podem desapropriar bens dos Municpios e estes, por sua vez, podem apenas desapropriar seus bens. O tombamento pode recair sobre bens mveis e imveis. 9.6.4. TOMBAMENTO DEFINITIVO E TOMBAMENTO PROVISRIO O tombamento ser provisrio enquanto o procedimento administrativo para tombamento estiver tramitando. Ser definitivo quando o procedimento administrativo estiver findo e resultar em um registro no Livro Tombo. O Decreto Lei 25/37 prev como funciona o procedimento. 9.6.5. INDENIZAO O tombamento por si s no gera o dever de indenizar, em regra. Contanto, se o proprietrio comprovar prejuzo, poder incidir o dever de indenizar. Ademais, se durante o tombamento o Poder Pblico impor um dever de o proprietrio executar determinada atividade como pintura, consertos no imvel, dever ocorrer indenizao em razo da obrigao imposta. 9.7. DESAPROPRIAO Segundo Hely Lopes Meirelles, a transferncia compulsria da propriedade particular (ou pblica de entidade de grau inferior para grau superior) para o Poder Pblico ou seus delegados, para fins de utilidade ou necessidade pblica, ou ainda para fins de interesse social, desde que haja prvia e justa indenizao em dinheiro (ARTIGO 5, INCISO XXIV CF). 9.7.1. CARACTERSTICAS. considerada forma originria de aquisio da propriedade. um procedimento administrativo, realizado em duas fases. A primeira fase denominada de fase declaratria, que consiste na indicao da necessidade ou utilidade pblica, ou do interesse social. A segunda fase denominada de fase executria, compreendendo a justa indenizao e a consequente transferncia do bem expropriado para o domnio da autoridade expropriante. A desapropriao necessariamente ter a primeira fase para fins de indicar o bem a
Pgina 68 Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo

INSS

ser desapropriado e a destinao pblica ou o interesse social em favor do qual se realiza o procedimento de desapropriao, sob pena de recairmos em modalidade de desapropriao indireta. 9.7.2. MODALIDADES SEGUNDO HELY LOPES MEIRELLES * NECESSIDADE PBLICA surge quando a administrao defronta situaes de emergncia, que, para serem resolvidas satisfatoriamente exigem a transferncia urgente de bens de terceiros para seu domnio e uso imediato. * UTILIDADE PBLICA- quando a transferncia de bens de terceiros para a administrao conveniente embora no seja imprescindvel. * PARA FINS DE INTERESSE SOCIAL ocorre quando as circunstncias impem a distribuio ou condicionamento da propriedade para seu melhor aproveitamento, utilizao ou produtividade em benefcio de coletividade ou categorias sociais merecedoras de amparo especfico do Poder Pblico. Logo, os bens no se destinaro Administrao mas sim coletividade ou a certos beneficirios. 9.7.3. FUNDAMENTO DA DESAPROPRIAO Muito embora o direito brasileiro proteja o direito de propriedade, h a possibilidade de efetuar-se a desapropriao nas modalidades j elencadas e para atender determinadas necessidades ou interesses. Portanto, correto afirmar que alm de cada modalidade dever obedecer suas regras especficas, a desapropriao de uma forma geral fundamenta-se na supremacia do interesse pblico em detrimento dos interesses particulares, para fins de satisfazer aos interesses de uma coletividade, os interesses pblicos. 9.7.4. DECLARAO EXPROPRIATRIA: Pode ser feita via lei ou via decreto e consiste no ato administrativo que identifica o bem, que define o seu destino e aponta o dispositivo legal (princpio da legalidade) que autorize a prtica do ato, determinando o bem que ser compulsoriamente transferido para o domnio da Administrao e o porqu da transferncia deste bem. A declarao expropriatria tem o condo de autorizar as autoridades expropriantes a penetrarem nos imveis atingidos, podendo inclusive, requisitar fora policial para tanto caso sejam impedidas. Contudo, este direito NO significa IMISSO NA POSSE, que s decorre de ORDEM JUDICIAL. 9.7.5. IMISSO NA POSSE uma imisso provisria, transfere a posse do bem para o expropriante no incio da lide. concedida pelo juiz e o poder pblico tem que fazer depsito prvio e alegar urgncia.
Prof. Bruna Refosco Pgina 69

Direito Administrativo 9.7.6. PECULIARIDADES

INSS

* POSSVEL DESAPROPRIAR SUBSOLO E ESPAO AREO??? Quando o bem puder resultar prejuzo patrimonial ao proprietrio do solo. (DEC. LEI 3364/41). No possvel ALIMENTOS). desapropriar: DIREITOS PERSONALSSIMOS (VIDA, IMAGEM,

9.7.7. EFEITOS DA DESAPROPRIAO a) submete o bem fora do Estado b) fixa as condies em que o bem se encontrava c) o poder pblico passa a ter direito de entrar no bem (mas durante o processo de desapropriao, s pode entrar se tiver autorizao judicial para tanto, pois o direito de penetrar no imvel no se confunde com a posse). d) comeo do prazo de caducidade (necessidade ou utilidade 5 anos e interesse social 2 anos). Conta-se do decreto que determina a desapropriao. 9.7.8. INDENIZAO DA DESAPROPRIAO: Por expressa disposio legal a desapropriao dever justa prvia e em dinheiros. Excepcionalmente nos casos sujeitos reforma agrria e nos casos em que os imveis no atendam ao plano diretor que se admite o pagamento atravs de ttulos da dvida agrria e da dvida pblica. A indenizao justa quando recompe inteiramente o patrimnio de quem sofre a desapropriao, abrangendo: a) valor do bem com as benfeitorias que nele se encontram, b) lucros cessantes; c) danos emergentes; d) juros moratrios e compensatrios; e) correo monetria; f) honorrios advocatcios. Indenizao prvia significa o depsito ou pagamento do preo antes de a autoridade expropriante entrar na posse do imvel. Indenizao em dinheiro significa que o expropriante dever pagar o expropriado em moeda corrente, salvo os casos em que se admitem o pagamento atravs de ttulos da dvida pblica e ttulos da dvida agrria.
Pgina 70 Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo 9.7.9. RETROCESSO

INSS

Direito do expropriado de exigir de volta seu bem caso o mesmo no se destine para o fim ao qual foi desapropriado. A atual doutrina classifica como direito real, mas forte parcela da doutrina o classifica como direito pessoal de exigir de volta (posio de Hely Lopes Meirelles, mas o STF entende como direito de natureza real). 9.7.10 DESAPROPRIAO INDIRETA Se a Administrao impedir o direito de propriedade, haver desapropriao, ainda que camuflada. Quando a Administrao fingir outra modalidade, ao desapropriar um bem, estar pretendendo fugir do dever de indenizar e de procedimento mais rigoroso. Nesse caso, haver Desapropriao Indireta. 9.7.11. TREDESTINAO Tredestinao quando ocorre a desapropriao para ser utilizada com uma finalidade e acaba sendo usada para outro fim. A tredestinao pode ser licita ou ilcita. Tredestinao o chamado desvio da destinao. Se houver o desvio do destino, mas a finalidade ainda estiver observada (exemplo, preservando-se o fim interesse pblico), a tredestinao legal e o desvio pode ser mantido. Exemplo: desapropriou para fins de construo de uma escola pblica mas resolve construir hospital pblico. O interesse pblico permanece preservado. Agora, em havendo a desapropriao e o fim para o qual a mesma foi feita no se observar a tredestinao ilcita, podendo a desapropriao ser anulada ou retrocedida. Exemplo: desapropria para a construo de uma escola pblica mas resolve alienar a propriedade para entidade privada para esta edificar um hospital particular. O interesse pblico no est atendido e pode ser promovida a retrocesso ou a anulao da desapropriao.

10.

CONTROLE DA ADMINISTRAO

Significa acompanhar, fiscalizar revisar os atos praticados pela administrao. Pode ser interno, que aquele realizado pela prpria administrao ou externo, realizado pelo Poder Legislativo, Tribunais de Conta ou pelo Poder Judicirio, quando provocado. 10.1. ESPCIES DE CONTROLE: Poltico: o chamado controle trabalhado na teoria de Montesquieu, de repartio dos poderes, acerca do sistema de pesos e contrapesos das instituies democrticas. Determina que os poderes so harmnicos e independentes entre si, mas um controla a atividade do outro.
Prof. Bruna Refosco Pgina 71

Direito Administrativo

INSS

Legislativo ou Parlamentar: Surge nas hipteses de controle realizado atravs dos Tribunais de Contas, atravs da aprovao ou rejeio das contas; na hiptese de aprovao de leis oramentrias, nas instauraes de CPIs, dentre outros. Executivo: exercido, por exemplo, atravs dos atos de sano e veto, nomeao dos membros do STF, dentre outros. Poder Judicirio: exercido atravs das aes judiciais, que podem se dar em face do poder executivo (atravs de mandado de segurana, habeas data, etc,), ou atravs do controle de constitucionalidade, exercido em face do poder legislativo. Controle Administrativo: Realizado em decorrncia da existncia do princpio da autotutela, ou a requerimento da parte, dentro da prpria administrao. 10.2. TIPOS DE CONTROLE: Legalidade controle verificando a obedincia s leis na formalizao dos atos praticados (lei na esfera constitucional e infraconstitucional). Controle de Polticas Pblicas - Discorre acerca da possibilidade do Poder Judicirio rever a escolha das polticas Pblicas. Atualmente, admite-se que o poder judicirio exera este controle, desde que seja em face da anlise dos princpios da razoabilidade e proporcionalidade (que nada mais do que controle de legalidade da poltica pblica), eis que no compete ao poder judicirio interferir no mrito administrativo. 10.3. CLASSIFICAO DE CONTROLE ADMINISTRATIVO CONFORME O RGO QUE REALIZA O CONTROLE

PODER LEGISLATIVO - So os mecanismos de controle dos atos da administrao feitos pelo Poder Legislativo. So exemplos: O controle exercido pelo Tribunal de Contas, que pode controlar tanto a administrao pblica direta como a indireta, sustao de atos regulamentares ou normativos que extrapolem sua esfera de competncia (exemplo ato que exera funo legislativa ao invs de apenas regulamentar ou completar a legislao). PODER JUDICIRIO - O judicirio pode controlar os atos da administrao nos casos de ilegalidade, quando houver afronta aos princpios constitucionais (expressos ou implcitos), nos casos de abuso de poder ou de desvio de finalidade, nas hipteses de lacunas existentes e em casos de violao expressa ao texto legal. Lembrando que o poder judicirio pode fazer controle de legalidade, mas no de mrito administrativo e que o controle no ser de ofcio, mas sim mediante provocao do Poder Judicirio (a situao deve ser levada ao seu conhecimento). Existem discusses acerca da possibilidade do poder judicirio controlar as polticas pblicas.

Pgina 72

Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo

INSS

Prevalece o entendimento que deve ser seguido risca o artigo 196 da Constituio Federal acerca da responsabilidade solidria dos entes polticos envolvendo sade, mas no existe posicionamento dominante se o judicirio pode ou no decidir e controlar as polticas pblicas existe argumentos contrrios e a favor do controle por parte do judicirio. PODER EXECUTIVO o controle realizado pela prpria Administrao, dos atos, contratos, licitaes e das manifestaes de vontade da administrao. Significa o dever de a administrao anular os atos ilegais e revog-los por motivos de convenincia e oportunidade. a prpria expresso do princpio da autotutela, a teor do que rezam as smulas 346 e 473, ambas do STF. Pode ser feito de ofcio ou mediante provocao, nas modalidades de pedido de reconsiderao, representao, direito de petio, recurso administrativo, reclamao administrativa, reviso, dentre outros. 10.4. QUANTO EXTENSO (vide artigo 31 da CF/88): Controle Interno: ocorre dentro da prpria estrutura administrativa Controle Externo: So os realizados fora da estrutura administrativa, pelo Poder Legislativo, pelo poder Judicirio, controladorias, etc. Controle externo popular: realizado atravs das contas municipais disposio da comunidade, consultas pblicas, leis que so colocadas para consulta popular. (exemplo: artigo 41, 1 da CF/88).

10.5. QUANTO NATUREZA DO CONTROLE LEGALIDADE: Realizado atravs da anulao do ato (porque o ato ilegal). Pode ser feito tanto pela administrao pblica como pelo poder judicirio (quando provocado para tanto). Possui o limite temporal de 5 anos quando produz efeitos favorveis (prazo quinquenal). MRITO: o controle exercito para fins de controle dos critrios de convenincia e oportunidade. Se expressa quando feita a revogao do ato considerado inoportuno ou inconveniente. No possui prazo como ocorre com o controle de legalidade, contudo, deve obedecer aos limites materiais (aqueles estudados nos atos administrativos). Quando o ato for vinculado, no poder incidir a revogao do ato, porque se trata de ato que segue as determinaes legais, onde no existe margem de liberdade para o administrador agir. 10.6. QUANTO AO MOMENTO DO CONTROLE PRVIO antes da prtica do ato. CONCOMITANTE realizado durante a prtica do ato. SUPERVENIENTE Realizado aps a concluso do ato.

Prof. Bruna Refosco

Pgina 73

Direito Administrativo 10.7. CONTROLE FINALSTICO:

INSS

Quando so criados os entes da administrao pblica indireta, h que se atentar a inexistncia de hierarquia entre estes e os rgos da administrao pblica direta. Contudo, conforme estudado acerca dos institutos aplicados aos entes criados atravs do fenmeno da descentralizao, h que se atentar a possibilidade de fiscalizao da administrao pblica direta sobre as atividades realizadas pela administrao pblica direta. Assim sendo, admite-se o chamado controle de finalidade, se o ente descentralizado est obedecendo e adstrito consecuo das atividades e fins para os quais foi criado. Este o denominado controle finalstico. 10.8 CONTROLE INTERNA CORPORIS o controle incumbido no mbito interno na consecuo das atividades do poder Legislativo e Judicirio. O controle que ambos os poderes exercem, mas dentro dos atos administrativos que praticam nas suas organizaes internas. Exemplo: controle do regimento interno. 11. BENS PBLICOS: REGIME JURDICO Conforme define Hely Lopes Meirelles so todas as coisas corpreas ou incorpreas, imveis, mveis ou semoventes, crditos, direitos e aes que pertenam a qualquer ttulo, s entidades estatais, autrquicas, fundacionais e empresas governamentais. No nosso sistema administrativo os bens pblicos podem ser federais, estaduais ou municipais, conforme a entidade poltica a que pertenam ou o servio autrquico fundacional ou paraestatal a que se vinculem. 11.1. DESTINAO: Podem destinar-se : a) bens de uso comum do povo so os bens que todos podem usar, como as ruas e praas. Bens de uso geral. b) bens de uso especial so destinados s instalaes e aos servios pblicos, como os prdios das reparties ou escolas pblicas. Os bens nos quais so prestados os servios pblicos. c) bens dominiais so os que pertencem ao acervo do poder pblico, sem destinao especial. Exemplo: terras devolutas ou prdios desativados 11.2. CARACTERSTICAS: INALIENABILIDADE: No podem ser vendidos. Isso vlido apenas para os bens de uso comum e de uso especial. Os dominicais podem. Os de uso comum e de uso especial so inalienveis, em princpio, mas podero tornar-se alienveis se forem desafetados, ou seja, se for mudada destinao, de modo que passem a ser

Pgina 74

Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo

INSS

considerados dominicais.. Pode dar-se por lei, por ato administrativo ou por um fato que torne a destinao invivel. IMPENHORABILIDADE: No se sujeitam penhora IMPRESCRITIBILIDADE: No podem ser obtidos por um particular atravs de usucapio (no se submetem prescrio aquisitiva). NO-ONERABILIDADE: No podem servir de garantia um credor, nos casos de hipoteca, penhor e anticrese.

12. LICITAES Segundo Hely Lopes Meirelles, o procedimento administrativo atravs do qual a administrao pblica seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seus interesses, atravs de uma competio, perfectibilizando assim a obedincia ao princpio da impessoalidade. 12.1. PRINCPIOS DA LICITAO Todos os princpios do direito administrativo tambm servem para a licitao, mas a lei 8.666/93 elenca princpios especficos aplicveis ao procedimento licitatrio, insculpidos em seu artigo 3. So eles: * Procedimento formal: O procedimento o que impe a vinculao da licitao s prescries legais que a regem em todos os seus atos e fases. Nesse sentido, se a lei que traz essas formalidades, o administrador no pode criar, nem suprimir e nem reuni-las em outras fases. O STJ tem inmeras decises para contenso das formalidades excessivas ou formalismos. Nesse sentido, exige-se que a formalidade seja necessria e que proteja o interesse pblico sem causar danos. Nesse sentido, s se reconhecer a nulidade do procedimento, quando a formalidade causar prejuzo. A formalidade ser necessria quando a sua inobservncia causa prejuzo, conforme afirma Fernanda Marinella. Publicidade dos seus atos: Segundo Hely Lopes Meirelles, princpio que abrange desde os avisos de sua abertura at o conhecimento do edital e seus anexos, o exame da documentao e das propostas pelos interessados e o fornecimento de certides de quaisquer peas, pareceres ou decises a ela relacionadas. Igualdade entre os licitantes: Segundo Hely Lopes Meirelles o impedimento de discriminao entre os licitantes quer atravs de clusulas no edital ou no convite que favoream uns em detrimento de outros. Sigilo de Proposta: Segundo Fernanda Marinella, as propostas so sigilosas at o momento de sua abertura em sesso pblica, para fins de tambm preservar a igualdade. Os envelopes so entregues lacrados. Exceo: A nica modalidade em que no h sigilo o Leilo, porque a proposta realizada por meio de lances verbais.
Prof. Bruna Refosco Pgina 75

Direito Administrativo

INSS

Prego no exceo, tem lances verbais, mas tem proposta sigilosa anterior. O desrespeito ao sigilo configura crime na licitao (fraude ao sigilo das propostas), conforme estabelece a L. 8.666/93, no art. 89. Tambm significa improbidade administrativa fraude a esse princpio, punvel com a L. 8.429/92. (quando a lei de improbidade administrativa elenca como ato de improbidade administrativa os atos atentatrios contra os princpios da administrao pblica). Princpio da Vinculao ao Instrumento Convocatrio: Segundo Fernanda Marinella, o instrumento convocatrio, em regra, o edital. Mas, no convite, a carta convite. Nesse sentido, o edital a lei da licitao. Assim, tudo que for relevante deve estar previsto no edital. No se pode exigir nem mais e nem menos do que previsto no Edital. A Administrao est vinculada ao instrumento convocatrio, no podendo acrescentar, nem dispensar as exigncias previstas no edital, sob pena de ilegalidade. Caso ningum preencha os requisitos, deve comear novamente (licitao fracassada). Princpio do Julgamento Objetivo: Segundo Hely Lopes Meirelles, o que se baseia no critrio indicado no edital e nos termos especficos da proposta. Tem como objetivo afastar o discricionarismo na escolha das propostas, obrigado os julgadores a aterem-se aos critrios pr-fixados pela Administrao. Princpio da Competitividade: Segundo Fernanda Marinella, para alguns autores finalidade em si do processo licitatrio; mas, para outros, o princpio que favorece a melhor proposta. Princpio da Probidade: dever de todo o administrador pblico, e serve como uma advertncia s autoridades que julgam e promovem a licitao, nos mesmos termos da lei de improbidade administrativa, conforme afirma Hely Lopes Meirelles. Adjudicao Compulsria: Segundo Hely Lopes Meirelles, um princpio que impede que a administrao, findo o processo licitatrio, atribua a outra pessoa o objeto da licitao que no ao seu vencedor. 12.3. MODALIDADES DE LICITAO Deve se observar o critrio de seleo para definio da modalidade de licitao. O art. 22 estabelece as modalidades utilizando dois critrios de seleo: (a) valor; (b) caractersticas do objeto. Quando o critrio for o valor, poder haver as seguintes modalidades: (a) concorrncia; (b) tomada de preos; (c) convite. A modalidade concorrncia, em regra, escolhida em razo do valor. Mas, excepcionalmente, poder ser escolhida em razo das caractersticas do seu objeto. Quando o critrio for a qualidade do objeto, as modalidades podero ser,
Pgina 76 Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo independentemente do valor: (a) leilo; (b) concurso; (c) prego.

INSS

No caso de leilo, em regra, a escolha em razo da qualidade do objeto. Mas, excepcionalmente, o leilo ter limite de valor.

12.4. QUADRO SINTICO SEGUNDO FERNANDA MARINELLA TIPO DE VALOR LICITAO CONCORRNCIA Bens e servios de engenharia: acima de 1.500.000,00 Outros bens: acima de 650.000,00 OBJETO INTERVALO OBSERVAO MNIMO Para Se for do tipo o procedimento aquisio e tcnica ou tcnica mais formal de todos. alienao de e preo: 45 dias imveis; Do tipo preo> 30 Para dias corridos concesso de uso e de servios pblicos;

TOMADA PREOS

Para licitao internacional DE (CONSIDERA O VALOR) Bens e servios de engenharia no valor de 150 mil at 1 milho e 500. Outros servios: de 80 a 650 mil. (CONSIDERA O VALOR) Para obras e servios de engenharia: at R$ 150.000. Para demais obras e servios: at R$ 80.000.

Se for do tipo tcnica ou tcnica e preo: 30 dias Do tipo preo> 15 dias corridos de 5 dias teis. Para a doutrina, sbados, domingos e feriados no so dias teis. Mas, o dia de ponto facultativo pode ou no ser dia til. Para a Administrao, ser dia til aquele em que a repartio esteja efetivamente funcionando. 15 dias corridos!!!

CONVITE

Licitantes devem estar cadastrados; Podem concorrer aqueles que at o 3 dia antes da licitao preencham os requisitos do edital Podem participar: Licitantes cadastrados ou no, que foram convidados; Licitantes cadastrados que manifestem seu interesse nas 24 horas que antecedem a licitao; Licitantes no cadastrados mas que se cadastrem at o 3 dia anterior ao da entrega dos envelopes O leilo realizado pelo Leiloeiro ou servidor designado
Pgina 77

LEILO

CONSIDERA O OBJETO: A) Para alienao:

Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo a) de bem imvel: quando decorrente de deciso judicial ou de dao em pagamento (art. 19, L. 8.666). Nos demais casos ser concorrncia; b) de bem mvel: - inservvel: aquele que no tem mais utilidade para a Administrao. No significa sucata. apreendido: aquele no regularizado, retirado do seu proprietrio. Ex: leilo da receita federal. - penhorado (objeto de penhora): na verdade, significa bens empenhados (que so aqueles objetos de penhor). Ex: bens de jias da Caixa Federal. A penhora restrio judicial para garantia do juzo. Nesse caso, os bens so alienados em hasta pblica (no em leilo), conforme estabelecido no CPC. c) qualquer bem mvel at o limite de R$ 650.000,00 (seiscentos e cinqenta mil reais - art.17, 6, L. 8.666/93). CONCURSO CONSIDERA O OBJETO 45 dias corridos Trata-se de escolha de (muito cobrado em trabalho tcnico, artstico ou prova). cientifico dando em contrapartida um prmio (ex. ganhar bolsa de estudo, viagem, veculo) ou remunerao (dinheiro). Ateno: Concurso Pblico no modalidade de Licitao. Concurso Pblico serve para provimento de

INSS pela administrao (art. 53). OBS: Em regra, no h concurso para leiloeiro, embora pudesse acontecer. A Administrao geralmente designa um servidor para a funo de leiloeiro. Procedimento Segue a praxe administrativa, resume-se a quem paga mais. (No tem procedimento detalhado pela Lei de Licitaes)

Procedimento :As regras so previstas em regulamento prprio. No esto previstos na L. 8.666/93. Comisso: Servidor pblico ou qualquer pessoa idnea que tenha conhecimento na rea. chamada de Comisso
Prof. Bruna Refosco

Pgina 78

Direito Administrativo cargo.

INSS Especial por no precisar necessariamente de servidor, bastando reputao ilibada e conhecimento da matria (art. 51, 5). *Possui o procedimento invertido com relao s demais modalidades licitatrias; *Pode ser presencial ou eletrnico; * a modalidade de licitao para aquisio de bens e servios comuns, qualquer que seja o valor estimado da contratao, em que a disputa pelo fornecimento feito por meio de propostas e lances em sesso pblica

PREGO

CONSIDERA O OBJETO 8 dias teis!!! O prego serve para a aquisio de bens e servios comuns: que so aqueles que podem ser conceituados no Edital com expresso usual de mercado (facilmente comprado no mercado). No significa bem e servio simples. aquele que no exige qualificao especial. No mbito federal h uma lista do que seria aquisio de bens e servios comuns.

12.4. CONSIDERAES ACERCA DO PREGO: Regra-se pela Lei 10.520, e naquilo que tal lei silenciar, aplica-se subsidiariamente a Lei 8.666/93. H inverso na fase externa do prego, de forma diversa aos demais procedimentos licitatrios. Fase Externa: Na fase externa que o prego se distingue dos demais processos licitatrios. A parte que diz respeito publicao do edital e recebimento dos envelopes igual aos demais. A inverso se d no momento da habilitao e da qualificao, em que primeiro se procede com a classificao aps, realiza-se o julgamento. Classificao e Julgamento: H inverso, pois a classificao realizada antes da habilitao. Diferencia-se do procedimento comum apenas quanto ao momento de julgamento, que realizado em duas subetapas: (a) proposta escrita; (b) lances verbais. Aps a proposta escrita, realiza-se seleo prvia para apresentao dos lances verbais. Escolhido o melhor valor, somente esta empresa vencedora passar a fase de habilitao.
Prof. Bruna Refosco Pgina 79

Direito Administrativo

INSS

Habilitao: Analisam-se somente os documentos da empresa vencedora, sendo que somente aps a habilitao, abre-se prazo para recurso, que dever ser apresentado na hora, embora as suas razes possam ser apresentadas no prazo de 3 dias. Decidido o recurso do prego, passa-se a prxima etapa. Adjudicao: A lei determinou a inverso de procedimento (pois em regra seria a fase de homologao e depois a adjudicao). No prego primeiro ocorre a adjudicao (resultado do procedimento) e aps a homologao. Confere-se o resultado oficial, dando-se ao vencedor este status (este o chamado ato de adjudicar). Aps a fase da Adjudicao, passa-se para a fase da homologao. 13. CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Segundo Hely Lopes Meirelles, o ajuste que a Administrao Pblica, agindo nesta qualidade, firma com o particular ou outra entidade administrativa para a consecuo de objetivos de interesses pblicos, nas condies estabelecidas pela prpria administrao. 13.1. DA EXECUO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Afirma Hely Lopes Meirelles que executar o contrato administrativo cumprir suas clusulas segundo a comum inteno das partes no momento de sua celebrao. A execuo no limita-se apenas a realizao do objeto do contrato, como tambm perfeio tcnica do trabalho, os prazos contratuais, as condies de pagamento - DIREITOS DAS PARTES: alm dos direitos previstos nas prprias clusulas contratuais, as partes podem exercer suas prerrogativas sem interveno do Poder Judicirio, como o caso de alterao e resciso unilateral dos contratos, declarao de equilbrio financeiro, reajustamento de preos ou tarifas, no aplicao (em regra) da exceo do contrato no cumprido, controle do contrato e aplicao de penalidades pela administrao (decorrentes das chamadas clusulas exorbitantes pertencentes aos contratos administrativos). -OBRIGAES DA ADMINISTRAO: segundo Hely Lopes Meirelles, reduzem-se, geralmente, ao pagamento do preo ajustado, entrega do local ou obra em condies que permitam a o contratado a execuo do contrato (exemplo, com as desapropriaes, servides administrativas, ocupaes temporrias, interdies de trnsito e atos que s a administrao pblica pode praticar). Por sua vez, os particulares que contratam com a administrao se sujeitam obrigaes previstas no contrato ou, ainda, aquelas exigveis ainda que no consignadas no contrato, mas que decorrem dos princpios e normas que regem o direito pblico, como por exemplo, sujeio acrscimos e supresses do contrato, execuo pessoal do objeto do contrato, atendimento de encargos trabalhistas, manuteno de preposto, dentre outros.
Pgina 80 Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo 13.2. DA INEXECUO DO CONTRATO E DA RESCISO

INSS

Nas palavras de Hely Lopes Meirelles, inexecuo do contrato o descumprimento de suas clusulas, no todo ou em parte, decorrendo de ao ou omisso, culposa ou sem culpa de qualquer das partes. Qualquer dessas situaes pode ensejar a responsabilidades para o inadimplente e at mesmo propiciar a resciso do contrato. - INEXECUO CULPOSA: resulta de ao ou omisso da parte, por negligncia, impercia ou imprudncia. Pode advir da no observncia dos prazos contratuais (mora) como com relao ao modo de realizao do objeto do ajuste, acarretando na aplicao se sanes gravidade da falta cometida, tais como multa, resciso do contrato com cobrana de perdas e danos, suspenso provisria e declarao de inidoneidade para contratar com a administrao. -INEXECUO SEM CULPA: decorre de atos ou fatos estranhos conduta das partes, que retarda ou impede a execuo do contrato, e mesmo podendo ter como consequncia a resciso ou a inadimplncia, no haver responsabilizao das partes, pois esto abarcadas pelas causas justificadoras de inexecuo do contrato. So elas: * TEORIA DA IMPREVISO: de acordo com Hely Lopes Meirelles, consiste no reconhecimento de situaes, eventos novos e imprevisveis pelas partese a elas no imputveis. Conforme afirma Fernanda Marinella, a teoria da impreviso segue a seguinte seqncia: Condies para configurar a Teoria da Impreviso - (a) Fato Superveniente / Novo: exs.: chuva, aumento do dlar, crise no mercado financeiro. (b) Imprevisvel / Imprevisto situao que no podia prevista (Ex. Confisco do Plano Collor). Se as partes fossem cuidadosa seria prevista. Situao que pudesse ser prevista no pode fundamentar a modificao contratual. Ex: Crise financeira No era possvel prever a crise financeira. (c)Onerosidade imprevisvel para uma das partes. Se esses pressupostos se somaram, possvel ocorrer a denominada reviso contratual pela Teoria da Impreviso. *FORA MAIOR OU CASO FORTUITO, pois criam para o contratato a impossibilidade intransponvel de normal execuo do contrato *FATO PRNCIPE: decorre da teoria da impreviso, que onera substancialmente a execuo do contrato, conforme afirma Hely Lopes Meirelles. *FATO DA ADMINISTRAO: Segundo Fernanda Marinella, consiste na atuao especfica do Poder Pblico, que atinge diretamente o contrato. Agora, tem-se um impedimento do objeto do contrato. Ex. construo de um viaduto: necessrio desapropriar determinada rea, mas a administrao nega, ento ter que deslocar o
Prof. Bruna Refosco Pgina 81

Direito Administrativo

INSS

viaduto para outra rea, ou seja, atinge diretamente o objeto que o viaduto. Negativa de desapropriao em construo de obra fato da administrao. 13.3. RESCISO DO CONTRATO ADMINISTRATIVO: Ensina Hely Lopes Meirelles que a resciso consiste no desfazimento do contrato durante a sua execuo por inadimplncia de uma das partes, pela supervenincia de eventos que impeam ou tornem inconveniente o prosseguimento do ajuste ou pela ocorrncia de fatos que acarretem seu rompimento de pleno direito. 13.4. MODALIDADES DE RESCISO: - RESCISO ADMINISTRATIVA - por ato unilateral da Administrao, nas hipteses de inadimplncia do contrato ou por motivos de interesse pblico. No caso de resciso por motivos de interesse pblico, pode haver ou no culpa do contratado, e pode, inclusive, gerar direito de o contratado contestar em juzo, buscando a proteo dos seus direitos, discutir a resciso administrativa. No caso de inadimplncia do contrato, a parte inadimplente contratada dever indenizar a administrao. -RESCISO AMIGVEL- Decorre de acordo pactuado entre as partes e no gera direito indenizao. -RESCISO JUDICIAL- solicitada pela parte contratada que deseja rescindir o contrato com a administrao e o faz atravs de solicitao em juzo, portanto, depende de decretao pelo poder judicirio. Poder ter como consequncia indenizao, conforme sentena proferida pela autoridade judiciria. -RESCISO DE PLENO DIREITO: a que ocorre independente de manifestao de vontade das partes. Decorre da existncia de fato extintivo do contrato, como por exemplo, falecimento do contratado, falncia da empresa contratada, perecimento do objeto, dentre outros. 14. SERVIOS PBLICOS: Segundo Fernanda Marinella, a atividade exercida pelo poder pblico direta ou indiretamente, para realizar o que entende estar de acordo com os seus fins e suas atribuies. Logo, a prtica destinada satisfao de uma necessidade coletiva fruvel (utilizado) singularmente, de obrigao do Estado, podendo sua prestao ser realizada de forma direta ou indireta (via descentralizao), por meio de regime pblico (total ou parcialmente pblico por meio de concessionria ou permissionria). Os servios pblicos podem ser delegados a entidades pblicas ou privadas, nas formas de concesso, permisso ou autorizao.
Pgina 82 Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo

INSS

14.1. PRINCPIOS APLICVEIS SEGUNDO FERNANDA MARINELLA EM ANLISE LEI 8.987/90 Art. 6, 1 Lei 8987-95: * Princpio da Continuidade: O princpio da continuidade tem aplicao direta para os servios pblicos. O servio pblico deve ser continuo. Princpio da Generalidade: O servio pblico deve ser prestado de forma coletiva (erga omnes), a todos que estiverem na mesma situao. Ex: servio de ensino, de sade, etc. Princpio da Segurana: O servio pblico no pode colocar em risco a vida dos administrados, devendo ser prestado de forma segura. Princpio da Modicidade: O servio pblico deve ser prestado com tarifas mdicas (o mais barato possvel). Princpio da Tcnica ou da Atualidade: O servio pblico deve ser prestado de acordo s tcnicas mais modernas. Princpio da Cortesia: O servio pblico deve ser prestado com urbanidade e cortesia. Princpio da Eficincia: O art. 6 j falava em eficincia antes mesmo da EC 19, considerando que a Emenda Constitucional de 1995 e a Lei de 1990. Princpio da Regularidade - diz respeito a manuteno da qualidade do servio pblico. 14.2. DISTRIBUIO SERVIOS: DOS SERVIOS PBLICOS COMPETNCIA DOS

Segundo ensina a lio de Fernanda Marinella, a CF/88 estabelece competncias para a prestao dos servios pblicos. Mas, h servios no enumerados na CF/88. Estes devem seguir a regra de competncia de acordo com a rbita de interesse. Se for interesse geral, a competncia ser da Unio. Se for de interesse regional, ser do Estado. Se for de interesse local, a competncia ser do municpio. Ex: servio funerrio no est previsto na CF/88, motivo pelo qual de competncia do municpio, tendo em vista seu interesse local. *SERVIOS EXCLUSIVOS: Quando s o estado pode prest-los. Na atualidade, acerca do servio postal, discute-se sobre a exclusividade do mesmo. *SERVIOS COM OBRIGATORIEDADE DE TRANSFERNCIA: Quando o Estado tem o dever de transferir a execuo destes servios para fins de evitar o monoplio. Exemplo: Servio de rdio-fuso. * SERVIOS QUE SO TANTO DE TITULARIDADE DO ESTADO COMO DO PARTICULAR: So os casos em que a titularidade do Estado e tambm do particular. Em se tratando de descentralizao, existe to somente a transferncia da execuo do servio, mas no a titularidade. Contudo, isso no significa que no existe a transferncia
Prof. Bruna Refosco Pgina 83

Direito Administrativo de titularidade.

INSS

Esta ocorre porque a Constituio Federal no veda, inclusive, evidenciando casos em que se transfere tanto a execuo do servio como da titularidade, como o caso da existncia de instituies de ensino particulares (sendo que educao servio que incumbe ao estado por fora da constituio). Tanto se justifica que atos de diretores de instituies de ensino particulares podem ser questionados mediante impetrao de mandado de segurana. Neste caso, este servio prestado pela instituio particular se deve porque Estado e Particular so titulares e podem executar o servio, sem que haja vnculo entre eles. Mas pode haver fiscalizao. * SERVIOS QUE O DEVER DE PROMOO DO ESTADO MAS A TRANSFERNCIA FACULTATIVA: Nesse caso, a transferncia facultativa, embora o Estado tenha o dever de prestar o servio. Nesse caso, observam-se os institutos de delegao contratual: concesso, permisso e autorizao. 14.3. CLASSIFICAO DOS SERVIOS: *Prprios servios inerentes soberania do Estado e que no podem ser repassados, delegados ou transferidos ao particular. Exemplo: Polcia judiciria, defesa nacional. * Imprprio ou de utilidade pblica - aquele que admite delegao. So os chamados teis ou convenientes - exemplo: transporte coletivo, energia eltrica. * Uti universi ou gerais - so aqueles prestados sociedade em geral, de modo indivisvel, que no se pode calcular. Exemplo: defesa do territrio. *Uti singuli ou individualizveis so servios que tambm so prestados a todos, contudo, existe a possibilidade de identificao dos beneficirios, divisvel. Exemplo: servio de telefone, gua, energia. SUBDIVISO DO SERVIO UTI SINGULI: O servio UTI singuli subdivide-se em: Compulsrio (aquele que cobrado por estar simplesmente disposio do indivduo, sendo cobrado mediante TAXA. Ex. saneamento bsico) Facultativo, que aquele que cobrado SOMENTE quando efetivamente utilizado pelo administrado. o normalmente utilizado pelas concessionrias e permissionrias. cobrado mediante TARIFA. Ex.: Tarifa de pedgio, de transporte pblico. Alguns doutrinadores ainda trazem os chamados servios adequados, ou seja, executados de acordo com os princpios aplicveis aos servios pblicos;

Pgina 84

Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo

INSS

14.4. DELEGAO DE SERVIO PBLICO E SUAS MODALIDADES CONFORME A DOUTRINA DE FERNANDA MARINELLA E HELY LOPES MEIRELLES Segundo Fernanda Marinella e Hely Lopes Meirelles, a transferncia de to somente da execuo do servio. A delegao de servio pode ser legal (por lei) ou contratual (por contrato ou por ato administrativo). Pode ser: concesso, autorizao ou permisso de servio pblico. Quando por lei, atravs da instituio da Adm. Pblica Indireta. Quando por contrato, se d mediante concesso, permisso de servio pblico. * CONCESSO DE SERVIO PBLICO: Regula-se pela Lei 8.987/95. O poder pblico delega a prestao dos mesmos a entidades pblicas ou privadas, que os executam por sua conta e risco, com remunerao paga em regra pelo usurio. Transfere-se to somente a execuo do servio (a titularidade permanece com a Administrao). *S pode ser dada a pessoa jurdica ou consrcio de empresas, mediante concorrncia (logo, depende de licitao); *A concessionria pode proceder com as desapropriaes necessrias, mediante outorga de poderes da entidade concedente; * Os servios devem ser adequados (conformidade com os princpios do servio pblico); *O poder concedente pode FISCALIZAR os servios, bem como intervir na concesso, se necessrio; * Sua formalizao se d mediante contrato administrativo; * RESPONSABILIDADE CIVIL DA CONCESSIONRIA: A empresa concessionria assume o servio por sua conta e risco. Nesse sentido, se a concessionria causar prejuzo a algum, ter o dever de indenizar o particular. O Estado mero fiscalizador. Assim, a responsabilidade da concessionria em face de danos ao usurio. O Estado poder ser chamado a responder quando a empresa concessionria no tiver condies de responder pelos danos. Logo, a responsabilidade do Estado subsidiaria. Aplica-se o art. 37, 6, da CF/88 s prestadoras de servio pblico. Logo, adota-se, em regra, a Teoria da Responsabilidade Objetiva s concessionrias de servio pblico. Hoje a matria foi decida em sede de repercusso geral, estabelecendo responsabilidade objetiva independentemente de ser usurio ou no de servio pblico.

Prof. Bruna Refosco

Pgina 85

Direito Administrativo EXTINO DA CONCESSO: *Extino por advento do termo contratual: Significa o prazo final do contrato.

INSS

Extino Amigvel ou Resciso Consensual: Quando ambas as partes desejam. *Extino por Resciso Judicial: Se o contratado no quer mais, deve buscar a extino pela via judicial. * Extino Por Resciso Administrativa- a extino por ato unilateral da administrao, admitida nos seguintes casos (art. 36 e seguintes, L. 8.987):

(a) Encampao: a extino por razes de interesse pblico. Depende de


autorizao legislativa. Nesse caso, a administrao ter o dever de indenizar a empresa concessionria.

(b) Caducidade: a extino por descumprimento de clusula contratual


pelo contratado. Nesse caso, a Administrao no tem o dever de indenizar. O contratado ter o dever de indenizar. CUIDADO: No se assemelha a caducidade dos atos administrativos!!! Extino por Anulao:Se houver ilegalidade, o contrato ser extinto por anulao. Extino de Pleno Direito: A lei no usa essa expresso. Acontece por circunstncias estranhas a vontade das partes. Ex: incapacidade civil (extino por incapacidade). *PERMISSO DE SERVIO PBLICO: muito semelhante concesso, apenas com algumas nuanas diferenciais. que a permisso tem carter mais precrio que a concesso. uma delegao da administrao para uma pessoa FSICA ou JURDICA. Previso Legal art. 2 e 40 da Lei 8987/95. A concesso tem carter mais estvel. * realizada mediante contrato administrativo, mas admite qualquer modalidade de licitao. *No depende de autorizao legislativa especfica; * Embora o artigo 40 da Lei de concesses diga que a permisso se perfectibiliza mediante contrato, alguns doutrinadores entendem que ela ato unilateral, e por isso, teria prazo indeterminado e poderia ser retomada a qualquer tempo SEM direito indenizao. Contudo, h doutrinadores que entendem que a permisso, mesmo sendo precria, sendo celebrada mediante contrato, poderia ser retomada a qualquer tempo por razes de interesse pblico desde que haja indenizao. Para fins de prova - A doutrina majoritria e a jurisprudncia, entendem que a caracterstica da precariedade fica mitigada frente ao contrato (que outorga direito a
Pgina 86 Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo

INSS

indenizao nesses casos). Nesse sentido, pode a Administrao Pblica retomar a qualquer tempo o servio, mas isso no a dispensa do dever de indenizar. *AUTORIZAO DE SERVIO Prevalece que a autorizao significa ato unilateral (que aquele que apenas da administrao), discricionrio (conforme a convenincia e oportunidade do interesse pblico) e precrio ( aquele que pode ser retomado a qualquer tempo e no deve ser indenizado). A doutrina tem reconhecido a autorizao apenas para servios pequenos ou de urgncia. Ex: servio de txi; servio de despachante. No tem lei prpria que a regulamente, aplicando-se a Lei de Concesso naquilo que for semelhante (L. 8987/95). Autorizao de uso quando um particular autorizado a utilizar um bem pblico, de forma especial, como na autorizao de uma rua para realizar uma quermesse. ato administrativo, unilateral e discricionrio. A doutrina reconhece que quando a autorizao concedida com prazo determinado, confere-se certo grau de estabilidade a ela, o que poder geral direito de indenizao caso a administrao resolva revogar a autorizao antes de findo o prazo, porque ela perde seu carter de precariedade (Segundo Helly Lopes Meirelles). Mas a regra geral que ela DISCRICIONRIA E NO GERA DIREITO INDENIZAO. 15. PROCESSO ADMINISTRATIVO SEGUNDO A LEI 9.78/1999 Segundo Fernanda Marinella, o processo significa o conjunto de atos (sucesso formal de atos) que levam a um provimento final. Esse procedimento final nada mais que um ato administrativo. A forma de realizar esses atos (conjunto de formalidades para a sua realizao) o que se chama de procedimento. 15.1. PRINCPIOS DO PROCESSOA DMINISTRATIVO So aplicais os princpios da administrao pblica em geral, previstos expressamente no artigo 37 da CF, os princpios implcitos e os prprios do processo, elencados no artigo 2 da Lei 9.784/99 (Sem excluso dos princpios h tratados quando do estudo do Regime Jurdico-Administrativo): Art. 2 A Administrao Pblica obedecer, dentre outros, aos princpios da legalidade, finalidade, motivao, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditrio, segurana jurdica, interesse pblico e eficincia. (....)

Prof. Bruna Refosco

Pgina 87

Direito Administrativo PRINCPIOS ELENCADOS POR CELSO ANTNIO BANDEIRA DE MELLO:

INSS

contraditrio e no se resume a uma s manifestao. Tem amparo constitucional no fato cidadania ser um dos fundamentos da Repblica (art. 1, II e no nico do mesmo artigo), onde se proclama que todo poder emana do povo.

* Princpio da Audincia do Interessado: Trata-se de direito que implica em

exame de toda a documentao constante dos autos. Fundamentos constitucionais: art. 5, XXXIII (publicidade da atuao da Administrao), XXXIV, b, (direito a obteno de certido), LXXII (Habeas Data) e art. 37 (Princpio da Publicidade).

* Acessibilidade aos Elementos do Expediente: A parte deve ser facultado o

*Princpio da Ampla Instruo Probatria: No se resume a produzir provas, mas acompanhar/fiscalizar as produo das provas produzidas pela administrao. Fundamento: art. 5, LV, da CF.
ftica da deciso. Fundamento constitucional: art. 1, II (valorizao da cidadania) e pargrafo nico (soberania popular), art. 5, incisos XXXIII (publicidade da atuao da administrao), XXXIV, b, (direito obteno de certido), LXXII (Habeas Data), art. 37 (Princ. da Publicidade) e art. 93, IX e X, por aplicao analgica dos seus termos. lhe seja desfavorvel, independentemente de depsito prvio ou pagamento de cauo. STJ Smula 373: legtima a exigncia de depsito prvio para admissibilidade de recurso administrativo. STF SV 21: inconstitucional a exigncia de depsito ou arrolamentos prvios de dinheiros ou bens para admissibilidade de recurso administrativo. Fundamento Constitucional: art. 5, XXXIV, a. o caso. Vale lembrar a SV n. 5 do STF: a ausncia de advogado em PAD no ofende a constituio.

*Princpio da Motivao: Envolve do fundamento normativo e fundamentao

*Princpio da Revisibilidade: Direito de o administrado recorrer da deciso que

*Direito de ser representado e assistido: Podendo inclusive indicar perito, se for

sincera durante todo o transcurso do procedimento. Fundamento constitucional: art. 37 (princpio da moralidade).

*Principio da Lealdade e da Boa-F: A administrao dever atuar de forma

aquilo que realmente aconteceu. Trata-se de conseqncia do dever administrativo de realizar o interesse pblico (Hector Jorge Escola). Fundamento constitucional implcito no art. 2, da CF (realizar o interesse pblico). Fernanda Marinella afirma que a busca no processo administrativo pela verdade real dos fatos.

*Princpio da Verdade Material: A administrao busca a verdade substancial;

Pgina 88

Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo

INSS

*Princpio da Celeridade Processual: Decorre do princpio da eficincia e dever levar em considerao a complexidade do caso, alm da atuao das partes. Fundamento constitucional: Art. 5, LXXVIII da CF. Princpio da Oficialidade ou Impulso Oficial: Envolve o encargo da administrao de movimentar o processo administrativo. Mas, nos procedimentos de interesse exclusivo dos administrados a Administrao no tem o dever de prossegui-lo por si prpria. Princpio da Gratuidade do Processo Administrativo: Tambm ocorrer em regra, sendo aplicada nos procedimentos restritivos ou ablativos de direito dos administrados. Mas se o objetivo for buscar uma providncia ampliativa da esfera jurdica do interessado, possvel cobrar taxas e emolumentos desde que com modicidade. Princpio do Informalismo: A administrao no poder ater-se a rigorismos formais ao considerar as manifestaes do administrado. Ex. se algum entra com recurso nominando-o erroneamente, a administrao dever mostrar-se flexvel para aceitar tal impropriedade. Caso contrrio, o humilde estaria desatendido. No entanto, tal princpio no se aplica nos processos concorrenciais, pois afetaria a garantia de igualdade entre os concorrentes. 15.2. MBITO DE APLICAO DA LEI Aplica-se a administrao direta e indireta federal. A lei 9.784/99 ser aplicada quando o ente federado no possuir lei especfica de processo administrativo. E conforme 1, do art. 1 da Lei, aplica-se tambm ao Legislativo e Judicirio em sua funo atpica de administrar: Art. 1 Esta Lei estabelece normas bsicas sobre o processo administrativo no mbito da Administrao Federal direta e indireta, visando, em especial, proteo dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administrao. 1 Os preceitos desta Lei tambm se aplicam aos rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio da Unio, quando no desempenho de funo administrativa.

15.3. CONTAGEM DOS PRAZOS Contam-se da seguinte forma: No inclui-se o dia do comeo e computa-se o dia final. Os prazos s iniciam e s terminam em dia til.

Prof. Bruna Refosco

Pgina 89

Direito Administrativo 15.4. INTIMAO

INSS

A intimao em processo administrativo dever ocorrer sempre que envolver imposio de deveres, nus, sanes, ou restries ao exerccio de direitos e atividades. Em processo administrativo, na h diferena entre citao e intimao. Tudo chamado de intimao ou notificao, que em regra dever ser realizada pessoalmente e pode ser realizada por todas as formas permitidas em direito: via postal, por telegrama, na prpria repartio, ou qualquer outra forma inequvoca de recebimento, por publicao. 15.5 REVELIA Ensina Fernanda Marinella que a revelia no tem o efeito da confisso ficta, mas tem como consequncias: (a) a no intimao dos demais atos do processo; (b) a nomeao de defensor dativo, com reabertura do prazo para a realizao da defesa: geralmente ser designado servidor para fazer o papel de defensor dativo. 15.6.FASES DO PROCESSO ADMINISTRATIVO - Instaurao do Processo: Ensina Fernanda Marinella que o processo administrativo pode se iniciar pelos seguintes atos da Administrao ou do administrado: A) Auto de Infrao O processo administrativo se inicia com auto de infrao quando h vcio ou defeito. B) Portaria O processo administrativo disciplinar, entre outros, inicia-se com a Portaria. C) De Ofcio D) Requerimento do Particular a instaurao apresentada por interessado. Consubstancia-se ou atravs de uma Representao (denncia de ilegalidade ou abuso de poder) ou atravs de Reclamao administrativa (manifestao de discordncia do particular em razo de uma deciso ou conduta administrativa que afeta direito ou interesse do requerente). - Instruo: a fase destinada produo de provas. Admitem-se todas as provas permitidas em direito (provas lcitas). Realiza-se a instruo do processo antes da defesa da parte. A instruo est regrada no artigo 38 da Lei 9.784/99:

Pgina 90

Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo

INSS

Art. 38. O interessado poder, na fase instrutria e antes da tomada da deciso, juntar documentos e pareceres, requerer diligncias e percias, bem como aduzir alegaes referentes matria objeto do processo. (...) 2 Somente podero ser recusadas, mediante deciso fundamentada, as provas propostas pelos interessados quando sejam ilcitas, impertinentes, desnecessrias ou protelatrias. A instruo quando finda, destina-se a auxiliar a autoridade competente a definir a infrao (se existente), para a consequente aplicao da sano. - Alegaes Finais: A parte ter direito de defesa. No silncio da lei especifica, a parte ter prazo de 10 dias para apresentao da sua defesa. Recebida a defesa, a autoridade deve elaborar o relatrio.

Art. 44. Encerrada a instruo, o interessado ter o direito de manifestar-se no prazo mximo de dez dias, salvo se outro prazo for legalmente fixado.
- Relatrio: No processo administrativo, normalmente, a autoridade instaura o processo e nomeia Comisso para promover a instruo, receber a defesa e elaborar o relatrio. O trabalho da Comisso, em regra, finda com a elaborao do relatrio, antes do julgamento. Por isso, o relatrio tem grande importncia, sendo considerado um prjulgamento. Nesse sentido, o relatrio no serve apenas para descrever o que ocorreu no processo, devendo sugerir o resultado do processo. O relatrio deve ser conclusivo. - Deciso: Consiste no encerramento do trabalho decorrente do processo administrativo. O relatrio em regra vincula a deciso da autoridade julgadora, exceto se o relatrio for contrrio prova produzida nos autos. - Recurso: Quando houver irresignao com relao deciso da autoridade administrativa no processo, h a possibilidade de recurso para fins de reforma da deciso. Ensina Fernanda Marinella, em ateno lei 9.784/99, proferida a deciso, a primeira providncia ser o pedido de reconsiderao. Esse recurso deve ser endereado a prpria autoridade julgadora. Haver uma nica pea requerendo: (a) pedido de reconsiderao; (b) caso no seja reconsiderada a deciso, o pedido ser convertido em recurso hierrquico. A autoridade ter 5 dias para reconsiderar a deciso (art. 56 L. 9784/99), devendo remeter a pea a autoridade superior, caso no queira reconsiderar a deciso.
Prof. Bruna Refosco Pgina 91

Direito Administrativo

INSS

A definio da autoridade superior depender da Lei de Organizao da Administrao. Como essa definio de difcil verificao, a lei prev que, em caso de interposio de recurso em face de autoridade incompetente, a autoridade incompetente dever indicar a autoridade competente e devolver o prazo para interposio do Recurso (na prtica o recurso encaminhado a autoridade competente). A parte tem 10 dias para a interposio de recurso. A autoridade julgadora tem prazo de 30 dias para proferir deciso do recurso. O recurso administrativo tramitar no mximo por 3 instncias administrativas, conforme afirma o artigo 57 da Lei 9784, salvo se houver lei com previso diversa desta: Art. 57. O recurso administrativo tramitar no mximo por trs instncias administrativas, salvo disposio legal diversa. - REFORMATIO IN PEJUS Reformatio in pejus significa a reforma para piorar. expresso das situaes de reforma de determinada deciso que acarretam em sano ou penalidade mais gravosa aquela anteriormente imposta. Em sede de recursos administrativos, admite-se a reformatio in pejus, por fora do artigo 64, pargrafo nico da lei 9784/99: Art. 64. O rgo competente para decidir o recurso poder confirmar, modificar, anular ou revogar, total ou parcialmente, a deciso recorrida, se a matria for de sua competncia. Pargrafo nico. Se da aplicao do disposto neste artigo puder decorrer gravame situao do recorrente, este dever ser cientificado para que formule suas alegaes antes da deciso. -EFEITO SUSPENSIVO: Ensina Fernanda Marinella que, em regra, o processo no aguarda a deciso do recurso, no tem efeito suspensivo (art. 61). Decorre do atributo de auto-executoriedade do ato administrativo. Mas, o recurso ter efeito suspensivo nos casos previstos em lei (ex: recurso em face da habilitao na licitao) ou caso a autoridade defira ou de ofcio conceda quando houver receio de prejuzo de difcil ou incerta reparao.

Art. 61. Salvo disposio legal em contrrio, o recurso no tem efeito suspensivo. Pargrafo nico. Havendo justo receio de prejuzo de difcil ou incerta reparao decorrente da execuo, a autoridade recorrida ou a imediatamente superior poder, de ofcio ou a pedido, dar efeito suspensivo ao recurso.

Pgina 92

Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo - REVISO

INSS

Decidido o recurso, poder haver a reviso, que o instrumento utilizado para fato novo. A reviso pode ser interposta a qualquer tempo, desde que surja fato novo capaz de demonstrar ou a inocncia do punido ou a inadequao da sano aplicada, por disposio expressa e literal do artigo 65 caput da lei. Ex. sentena penal transitada em julgada que absolve o servidor por negativa de autoria ou inexistncia do fato A Reviso no permite a reformatio in pejus (diferente do que acontece com o recurso administrativo, que admite a reformatio in pejus). Assim, a reviso no pode piorar a situao da parte, por disposio expressa do pargrafo nico do artigo 65 da lei 9785/99. - Anulao e Revogao de Processo Administrativo Encerrado o processo, observada alguma ilegalidade, permite-se a anulao do processo. Assim, o processo ilegal passvel de anulao. A anulao pode ser realizada pela prpria Administrao ou pelo Poder Judicirio. Como a anulao se refere a um novo ato administrativo, exige-se novo processo administrativo que comprove a ilegalidade com promoo de contraditrio e ampla defesa pelo interessado em decorrncia do chamado princpio da autotutela administrativa. 16. IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA (Lei 8.429/92) A improbidade administrativa se ocupa de definir e trabalhar aquela gama de condutas eivadas de corrupo administrativa, desvirtuamento da funo pblica e se ocupa com o estudo das condutas de m gesto dos recursos pblicos. uma lei que traz a idia de observncia da gesto administrativa pregando a boa f, a lealdade, a moralidade e a obedincia de princpios ticos do administrador. No caso de inobservncia de tais valores, se justifica a necessidade de punio do autor das condutas atentatrias visando salvaguardar o interesse pblico. As requer de improbidade so inicialmente identificadas no artigo 37, 4 da Constituio Federal, que possui a seguinte redao:

Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) (...) 4 - Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel. (...)
Prof. Bruna Refosco Pgina 93

Direito Administrativo

INSS

Contudo, tambm est prevista em outros dispositivos constitucionais, tais como o art. 14, 9; art. 15, inciso V e art. 85, inciso V. Mas a improbidade est essencialmente prevista e tratada especialmente na Lei 8.429/92. A lei de Improbidade Administrativa de aplicao todos os entes da federao, e prev sanes de diversas naturezas, podendo ter reflexos na seara administrativa, civil, eleitoral e processual civil. 16.1. NATUREZA ADMINISTRATIVA JURDICA DO ILCITO DE IMPROBIDADE

O STF j consolidou o entendimento que a natureza do ilcito de improbidade administrativa civil, muito embora tenha sanes que repercutem em outras esferas. Portanto, a natureza da ao de improbidade administrativa essencialmente civil. 16.2. INDEPENDNCIA ENTRE AS ESFERAS Muito embora seja um ilcito de natureza civil e a ao seja civil, nada obsta que o mesmo ato de improbidade administrativa configure ilcito penal (crime) e ilcito administrativo (infrao funcional) e, portanto, admita-se o trmite de aes visando punir o ato praticado, mas em cada esfera. O trmite em uma esfera no obsta a anlise do ato em outra. 16.3. COMUNICAO DAS INSTNCIAS CIVIL, ADMINISTRATIVA E PENAL: Como possvel aplicar sanes de naturezas diversas, possvel a existncia de punio nas trs esferas pelo mesmo ilcito, sem que se configure o bis in idem, at mesmo porque cada um ser um processo independente e com sanes de naturezas diversas. Mas excepcionalmente admite-se a comunicao entre as demais hipteses em trs casos: - quando houver absolvio na esfera penal por prova de inexistncia do fato; - negativa (inexistncia) de autoria; - quando se reconhece uma excludente de ilicitude penal (contudo, este ltimo no isenta o dever de indenizar civil ou administrativamente). ** A ABSOLVIO PENAL POR FALTA DE PROVAS OU AUSNCIA DE DOLO OU CULPA NO IMPLICA ABSOLVIO NAS DEMAIS INSTNCIAS, FAZ EFEITO TO SOMENTE NA ESFERA PENAL). Nesse contexto, a absolvio penal por insuficincia de prova ou incompatibilidade do elemento subjetivo (dolo e culpa) no implica absolvio nas demais instncias (civil e administrativa), no havendo comunicao.

Pgina 94

Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo

INSS

O reconhecimento no processo penal de uma excludente penal no implica necessariamente absolvio nos demais processos (administrativo e civil), embora gere coisa julgada (no se admitindo mais discusso sobre a existncia da excludente ou no). 16.4. ELEMENTOS QUE COMPEM O ATO DE IMPROBIDADE SUJEITOS: No ato: o servidor ou agente sujeito ativo e o ente federado sujeito passivo. Na ao: o ente federado o sujeito ativo e o servidor sujeito passivo.

SUJEITO ATIVO DA AO DE IMPROBIDADE (QUEM AJUZA A AO) PESSOA JURDICA LESADA MINISTRIO PBLICO SUJEITO PASSIVO DO ATO DE IMPROBIDADE (QUEM SOFRE O ATO) Pessoas da administrao pblica direta e indireta; Territrios, empresas incorporadas ao patrimnio pblico, pessoa jurdica de direito privado de que o Estado haja concorrido ou concorra para sua criao ou custeio com mais de 50% do patrimnio da receita anual.

Art. 1 Os atos de improbidade praticados por qualquer agente pblico, servidor ou no, contra a administrao direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios, de Territrio, de empresa incorporada ao patrimnio pblico ou de entidade para cuja criao ou custeio o errio haja concorrido ou concorra com mais de cinqenta por cento do patrimnio ou da receita anual, sero punidos na forma desta lei.
Pessoa jurdica de direito privado (empresa ou entidades) de que o Estado haja concorrido ou concorra para a sua criao ou custeio do patrimnio ou receita anual com menos de 50% (art. 1, nico, L. 8.429/92,), Pessoa jurdica de direito privado que receba subveno ou incentivo ou benefcio fiscal ou creditcio (ex: empresa que no paga certo tributo por ter se instalado no municpio; instalao de empresa em terreno do municpio):

Pargrafo nico. Esto tambm sujeitos s penalidades desta lei os atos de improbidade praticados contra o patrimnio de entidade que receba subveno, benefcio ou incentivo, fiscal ou creditcio, de rgo pblico bem como daquelas para cuja criao ou custeio o errio haja concorrido ou concorra com menos de cinqenta por cento do patrimnio ou da receita anual, limitando-se, nestes casos, a sano patrimonial repercusso do ilcito sobre a contribuio dos cofres pblicos. SUJEITO ATIVO DO ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA (QUEM PODE PRATICAR O ATO): Agente Pblico: Agente pblico todo aquele que exerce funo pblica, de forma temporria ou permanente, com ou sem remunerao. Exemplos: Servidor pblico,
Prof. Bruna Refosco Pgina 95

Direito Administrativo

INSS

particulares em colaborao com o poder pblico, agente poltico, permissionrio e concessionrio, desde que beneficiado por incentivo fiscal, particular em colaborao com o poder pblico Art. 2 Reputa-se agente pblico, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nas entidades mencionadas no artigo anterior. Terceiro beneficirio da prtica do ato: No caso, so os terceiros que induzam, concorram ou se beneficiam com a prtica do ato. Os terceiros no respondem por todas as sanes da lei de improbidade, respondendo apenas por sanes civis patrimoniais. Art. 3 As disposies desta lei so aplicveis, no que couber, quele que, mesmo no sendo agente pblico, induza ou concorra para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta. Herdeiro: O herdeiro poder ser chamado a responsabilidade da ao de improbidade, desde que em relao sano patrimonial, at o limite da herana (art. 8). Art. 8 O sucessor daquele que causar leso ao patrimnio pblico ou se enriquecer ilicitamente est sujeito s cominaes desta lei at o limite do valor da herana. Pessoa jurdica: A pessoa jurdica pode ser sujeito ativo do ato de improbidade? Sim, desde que induza ou concorra ou se beneficie com a prtica do ato. 16.5. ATOS DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA: A lei 8.429/92 elenca trs modalidades que importam em ato de improbidade administrativa, que so: Atos que geram enriquecimento ilcito Art. 9 (conduta mais grave). O elemento subjetivo apenas o doloso; Atos que causam prejuzo ao errio Art. 10 (conduta intermediria). O elemento subjetivo pode ser culpa ou dolo; Atos atentatrios contra os princpios da administrao pblica Art. 11 (conduta menos gravosa). O elemento subjetivo apenas o doloso.

H que se atentar ao fato de que se aplicam as sanes decorrentes da lei de improbidade administrativa independente da efetiva ocorrncia do dano ou ento pela

Pgina 96

Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo

INSS

aprovao ou rejeio das contas pelo Tribunal de Contas, a teor do disposto no artigo 21 da prpria Lei. 16.6. SANES DE IMPROBIDADE (art. 12, L. 8.429/92): Esto dispostas no artigo 12 da referida lei, aplicveis a cada uma das modalidades de atos de improbidade praticados. So elas: PERDIMENTO DOS BENS ACRESCIDOS ILICITAMENTE: Essa punio se d com base no disposto do que o agente enriqueceu ilicitamente, acresceu ilicitamente ao seu patrimnio. DEVER DE RESSARCIMENTO ressarcir o prejuzo causado administrao, mediante condenao que determine a indenizao. PERDA DA FUNO Esta medida aplicvel somente a partir do trnsito em julgado da ao de improbidade. SUSPENSO DOS DIREITOS POLTICOS Tambm medida aplicvel somente com o trnsito em julgado da ao de improbidade, devendo ser fixado via deciso judicial. MULTA CIVIL - calculado com base em cada conduta praticada. Se a conduta foi enriquecimento ilcito a multa 3 vezes o valor acrescido. Se a conduta foi prejuzo ao errio a multa ser de duas vezes o valor do dano causado. Por fim se a conduta implicar em atos atentatrios contra os princpios da administrao a multa ser de cem vezes o valor da remunerao percebida pelo agente. PROIBIO DE CONTRATAR COM O PODER PBLICO - alm de no poder receber incentivos fiscais. Art. 12. Independentemente das sanes penais, civis e administrativas previstas na legislao especfica, est o responsvel pelo ato de improbidade sujeito s seguintes cominaes, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato: I - na hiptese do art. 9, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio, ressarcimento integral do dano, quando houver, perda da funo pblica, suspenso dos direitos polticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de at trs vezes o valor do acrscimo patrimonial e proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de dez anos; II - na hiptese do art. 10, ressarcimento integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio, se concorrer esta circunstncia, perda da funo pblica, suspenso dos direitos polticos de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de at duas vezes o valor do dano e proibio de contratar com o Poder Pblico ou

Prof. Bruna Refosco

Pgina 97

Direito Administrativo

INSS

receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de cinco anos; III - na hiptese do art. 11, ressarcimento integral do dano, se houver, perda da funo pblica, suspenso dos direitos polticos de trs a cinco anos, pagamento de multa civil de at cem vezes o valor da remunerao percebida pelo agente e proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de trs anos. Pargrafo nico. Na fixao das penas previstas nesta lei o juiz levar em conta a extenso do dano causado, assim como o proveito patrimonial obtido pelo agente. 16.7. PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO DA IMPROBIDADE * Representao: diz respeito comunicao, informao acerca do conhecimento da prtica do ato de improbidade para a autoridade pblica. Qualquer pessoa legitimada para fazer esta informao. Contudo a instaurao se dar pela Adm. Pblica, que instaura processo administrativo e o MP poder promover a ao de improbidade. Comunio ao MP e ao TC: Assim que a autoridade receber a comunicao, deve informar ao MP e ao TC, para que estes adotem as medidas cabveis.

16.8. AO JUDICIAL DE IMPROBIDADE: Conforme j analisamos, a natureza da ao civil, e o ato de improbidade deve ser julgado e processado em ao judicial. So legitimados para a propositura da ao as pessoas jurdicas lesadas e o ministrio pblico. Ressalte-se que o MP tem a obrigatoriedade em participar da ao, se no na qualidade de parte, ao menos como fiscal da lei. Admite-se o litisconsrcio ativo do MP com a pessoa jurdica lesada. O mero ajuizamento da ao de improbidade no implica em afastamento automtico do ru da ao de improbidade, todavia, o afastamento pode ser requerido judicialmente. Na ao de improbidade vedado o acordo, composio e transao, dada a importncia da ao que visa preservar o patrimnio pblico, e em virtude da indisponibilidade do interesse pblico. possvel a aplicao de medidas cautelares na ao de improbidade, desde que decretadas por um juiz. So elas: Cautelar de Afastamento do Servidor Pblico: No caso de afastamento, o servidor ter direito a remunerao. O afastamento dever ser imprescindvel instruo processual e enquanto necessrio instruo do processo; Indisponibilidade de Bens: pode ser para a finalidade de evitar que o ru se desfaa dos bens e em uma possvel condenao, frustre a indenizao pessoa jurdica lesada.

Pgina 98

Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo

INSS

Investigao: possvel a investigao atravs de bloqueio de contas bancrias. Admite-se a investigao de contas bancrias, inclusive as existentes no exterior (atravs de Tratados Internacionais). Sequestro de Bens. 17.9. PRESCRIO Se o ato de improbidade for praticado por agente que ocupa mandato eletivo, cargo em comisso ou funo de confiana, o prazo ser de 5 anos, contados a partir do trmino do mandato. ARTIGO 23, INCISO I DA LEI DE IMPROBIDADE. Nas demais hipteses, o prazo de prescrio ser o mesmo aplicvel para as infraes punveis com demisso. Normalmente, o prazo de 5 anos, contado do conhecimento do fato. ARTIGO 23, INCISO II DA LEI DE IMPROBIDADE. Passado o prazo de prescrio, no ajuizada a ao de improbidade, restar a hipteses de ressarcimento. Isso porque, no h prescrio para a reparao civil (art. 37, 5, CF/88). Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) (...)_ 5 - A lei estabelecer os prazos de prescrio para ilcitos praticados por qualquer agente, servidor ou no, que causem prejuzos ao errio, ressalvadas as respectivas aes de ressarcimento. (...)

17. ADMINISTRAO PBLICA- DISPOSIES GERAIS DOS SERVIDORES PBLICOS ARTIGO 37 A 41 DA CF/88 Segundo ensina Hely Lopes Meirelles, em sentido amplo, so todos os agentes pblicos que se vinculam administrao pblica direta, indireta, sob regime jurdico: - estatutrio; -administrativo especial; -celetista; O nosso objetivo ser o estudo dos estatutrios, disciplinados nos artigo 37-41 da CF, tambm denominados de servidores pblicos em sentido estrito, que conforme conceitua Hely Lopes Meirelles, so os titulares de cargo pblico efetivo e em comisso, com regime jurdico estatutrio geral ou peculiar, e integrantes da administrao pblica direta, das autarquias e das fundaes pblicas com personalidade de direito pblico.

Prof. Bruna Refosco

Pgina 99

Direito Administrativo 17.1. ACESSIBILIDADE AOS CARGOS:

INSS

Est estabelecida no artigo 37, inciso I da CF/88 e afirma que os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis aos brasileiros de uma forma geral, salvo os casos em que alguns cargos so privativos de brasileiros natos, como o caso de cargo de oficial das foras armadas ou de Presidente da Repblica. Logicamente que os critrios de seleo para os cargos pblicos sero feitos conforme a natureza e complexidade do cargo, mas sem estipular critrios pessoais de seleo, respeitando assim os princpios da igualdade e da impessoalidade. 17.2.OBRIGATORIEDADE DE CONCURSO: Ressalvados os cargos em comisso e empregos com essa natureza, concurso pblico o mecanismo/procedimento atravs do qual se utilizam critrios para selecionar quem integrar o quadro de servidores da administrao pblica, conforme descrito no artigo 37, inciso II da CF/88. O concurso no tem uma forma especfica descrita em lei, mas poder ser concurso de provas ou de provas e ttulos para selecionar quem melhor apresentar resultados no desempenho de tais provas. O concurso pblico nada mais do que uma das maiores expresses do princpio da isonomia e da impessoalidade. 17.3.VALIDADE E PRORROGAO DO CONCURSO PBLICO: O concurso pblico possui validade de at dois anos, contados da homologao, prorrogveis por igual perodo por uma nica vez, conforme disposto no artigo 37, inciso III da CF/88. A prorrogao s poder ocorrer se expressamente estiver prevista no edital e critrio discricionrio da administrao. A jurisprudncia admite a revogao do prazo de prorrogao, desde que o prazo no tenha se iniciado ainda.

Exemplo: Administrador que prorrogue concurso por igual perodo. Pode revogar a prorrogao desde que o prazo de prorrogao no tenha iniciado. Se o prazo tiver iniciado, h direito adquirido prorrogao. Aps o decurso do prazo de validade do concurso ou do prazo de prorrogao INADIMISSVEL prorrogar-se novamente. Ex 2: o administrador no pode prorrogar o concurso aps o decurso do tempo de validade do mesmo, s se prorroga o que existe, mesmo que apenas um dia. 17.4. ASSOCIAO SINDICAL E GREVE De acordo com o artigo 37, incisos VI e VII da Constituio Federal, ao servidor
Pgina 100 Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo

INSS

pblico civil garantido o direito de livre associao sindical e o exerccio do direito de greve de acordo com os critrios previstos em lei. A associao sindical limita-se to somente ao servidor pblico CIVIL, o militar no pode associar-se sindicalmente. Por sua vez, o direito de greve muito embora j seja um direito do servidor pblico civil, os limites do exerccio do direito ainda carecem de complementao legislativa neste sentido. Mas j se manifestou a jurisprudncia no sentido de conferir status de ilegalidade para a greve que acarrete em prejuzo manuteno mnima dos servios. O militar tambm no pode exercer direito de greve, limita-se este direito ao servidor pblico civil, no sendo aplicvel esta disposio ao MILITAR, que regido por Estatuto prprio e tambm, pelo fato de que o exerccio de greve por parte de militar considerado crime militar em espcie, de acordo com o Cdigo Penal Militar. 17.5. RESERVA DE PERCENTUAL DE VAGAS: Determina a Constituio Federal que sejam reservados percentuais de vagas para portadores de deficincia, sendo que para estes podero existir critrios especficos para admisso nos cargos pblicos e, tambm, os cargos a eles destinados, sero compatveis com o desempenho da atividade conforme a deficincia que apresentem. 17.6. AQUISIO DA ESTABILIDADE: A estabilidade um instituto que de garantia constitucional de permanncia no cargo, desde que cumprido o estagio probatrio pelo perodo de 3 anos (3 anos de efetivo servio. Dizer que um servidor estvel significa dizer que s perder o cargo pblico em apenas 3 hipteses previstas em lei, no artigo 41, 1, incisos I, II e III, os quais sejam: -em virtude de sentena judicial transitada em julgado; -mediante processo administrativo disciplinar em que seja assegurada a ampla defesa e o contraditrio; -mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho, na forma de lei complementar, e assegurada a ampla defesa. 17.7. SISTEMA REMUNERATRIO: Ensina Fernanda Marinella que desde a EC 19, h duas modalidades de remunerao: A) Remunerao ou Vencimentos: constituda de duas parcelas: (a) parcela fixa (salrio base ou vencimento); (b)
Prof. Bruna Refosco Pgina 101

Direito Administrativo

INSS

parcela varivel: que a aquela que depende da condio do servidor (grau de escolaridade, se exerce trabalho perigoso, etc.). B) Subsdio Significa parcela nica. a soma da parcela fixa mais a varivel. No latim, significa ajuda de sobrevivncia. As parcelas da remunerao so somadas constituindo uma parcela nica chamada subsdio. No subsistem mais as vantagens especficas. muito criticada, porque se parcela nica no tem parcela. Criada pela EC 19/98. Fixao da Remunerao de Servidor Pblico:

De acordo com o princpio da legalidade, a remunerao fixada por lei de iniciativa do prprio poder envolvido (ex: se Poder Executivo arcar com as despesas do aumento, ser ele o competente para propor lei de aumento, etc). Excepcionalmente, a remunerao no ser fixada por lei, quando a CF/88 fixar expressamente: a) Ser fixada pelo Congresso Nacional, por meio de decreto legislativo a remunerao do presidente e do vice, dos ministros de Estado, senador e de deputado federal. b) A Cmara Municipal fixar a remunerao dos vereadores. *Teto Remuneratrio A) Teto Geral: Ningum pode ganhar mais do que ministro do STF. B) Subtetos: I) No mbito federal, o subteto ser o de Ministro do STF. Nesse sentido, ningum pode ganhar mais do que Ministro do STF. II) No mbito estadual: (a) poder executivo: subteto a remunerao do governador (ningum pode ganhar mais do que governador); (b) poder legislativo: subteto do deputado estadual (ningum pode ganhar mais do que deputado estadual); (c) poder judicirio: subteto do desembargador (ningum pode ganhar mais do que desembargador). O subteto do desembargador tambm deve ser aplicado aos membros do Ministrio Pblico (Procurador e Promotor de Justia), Procuradores de Estado e Defensores Pblicos. III) No mbito municipal, o subteto a remunerao do prefeito (ningum pode ganhar mais do que o prefeito). OBS:A orientao jurisprudncia que servidor recebendo valores acima do teto deve se cortar at se adequar esta orientao constitucional acerca da remunerao.
Pgina 102 Prof. Bruna Refosco

Direito Administrativo

INSS

17.8. ACUMULAO DE CARGOS: Nossa Constituio Federal adotou a regra da no acumulao de cargos por expressa disposio do artigo 37, inciso XVI, salvo as excees previstas na prpria norma constitucional, as quais sejam: * Servidor em duas atividades (cargos ou empregos) quando: a) a soma da remunerao no ultrapassar o teto remuneratrio; b) o horrio entre as atividades deve ser compatvel; c) hipteses: -duas atividades de professor; -uma de professor e outra atividade tcnica ou cientfica; -duas atividades da rea da sade com profisso regulamentada por lei. 17.9. EXERCCIO DE MANDATO ELETIVO: Por disposio expressa do artigo 38 da Constituio Federal permitido o exerccio de mandato eletivo, desde que cumpridas as seguintes regras: No caso de mandato eletivo federal, estadual e distrital (art. 38), o servidor dever se afastar do primeiro para exerccio do segundo cargo. Se o mandato for federal, estadual ou distrital, o servidor dever receber a nova remunerao. Se o mandato for de prefeito, tambm devera se afastar do primeiro para exerccio do segundo. Neste caso, poder o servidor optar pela remunerao que lhe for mais favorvel. Mas, no caso de vereador, poder o servidor acumular (exercer os dois cargos e receber por ambos), quando o horrio for compatvel. Mas, se o horrio for incompatvel, o servidor devera se afastar do primeiro para exerccio do segundo, podendo optar pela remunerao que lhe convir. 17.10. APOSENTADORIA DO SERVIDOR Est disciplinada no artigo 40 da Constituio Federal/88. - REGIME PRPRIO: Adotam este regime os servidores detentores de cargo efetivo e vitalcio. So eles: APOSENTADORIA POR INVALIDEZ: Para ocorrer a aposentadoria nesta modalidade exige-se a existncia de invalidez permanente, porque a temporria s ter o condo de gerar o afastamento. Em regra, determina o pagamento de proventos proporcionais. Contudo, em se tratando de molstia adquirida em servio, doena grave, doena profissional os proventos sero integrais por clara disposio do inciso I do artigo 40 da CF/88. APOSENTADORIA COMPULSRIA: Decorre da completude dos 70 anos de idade para homens e para mulheres. Os proventos sero proporcionais, contudo, se aos 70 anos de idade o servidor tiver preenchido tambm os requisitos de contribuio, o servidor receber proventos integrais.

Prof. Bruna Refosco

Pgina 103

Direito Administrativo

INSS

APOSENTADORIA VOLUNTRIA: Para que ocorra, exige primeiramente que o servidor tenha 10 anos de exerccio no servio pblico e pelo menos 5 anos de exerccio no cargo em que ir se aposentar. Pode ser: - Com proventos integrais desde que: Homem, com 60 anos de idade e 35 de contribuio; Mulher com 55 anos de idade e 30 anos de contribuio; - Com proventos proporcionais ao tempo de contribuio, desde que: Homem: 65 anos de idade; Mulher: 60 anos de idade. APOSENTADORIA ESPECIAL: regulamenta a aposentadoria do professor de ensino infantil, fundamental e mdio (restringe-se a quem exerce a atividade do magistrio, mas no se estende ao professor universitrio). Neste caso, pode se aposentar o professor que preencher os seguintes requisitos: Homem, 55 anos de idade e 30 de contribuio; Mulher, 50 anos de idade e 25 de contribuio. Recebem proventos integrais. APOSENTADORIA ESPECIAL 2: Portadores de deficincia e quem exerce atividade de risco sade, desde que a atividade seja regulamentada por Lei Complementar podero ter requisitos diferenciados para a concesso de aposentadoria.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: CELSO ANTNIO BANDEIRA DE MELLO Curso de Direito Administrativo, 26 Edio. Malheiros Editores. So Paulo SP. 2009. FERNANDA MARINELLA Direito Administrativo, 7 Edio. Editora Impetus. 2013. HELLY LOPES MEIRELLES - Direito Administrativo Brasileiro, 39 Edio. Malheiros Editores. So Paulo SP. 2013. MARIA SYLVIA ZANELLA DI PIETRO Direito Administrativo. 22 Edio. Editora Atlas. So Paulo SP. 2009. ODETE MEDAUAR Direito Administrativo Moderno. 14 Edio. Editora RT Revista dos Tribunais. So Paulo SP. 2010.

Pgina 104

Prof. Bruna Refosco

You might also like