You are on page 1of 2

UMA ANLISE SOCILOGICA SOBRE O CONTO CENTAURO, DE JOS SARAMAGO.

Autores : Jorge Oscar Santos Miranda ; Helio Figueredo da Serra Netto Instituio: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR Orientadora : Prof Dr Ktia Marly Leite Mendona Objetos e Objetivos: O trabalho pretende mostrar uma das inmeras possibilidades para se estudar e compreender os fenmenos sociolgicos, neste caso toma-se como referncia a literatura de fico. O processo denominado modernidade pode ser explicado, a partir do conto, Centauro, de Jos Saramago. A obra faz uma metfora sobre o processo de desencantamento do mundo, apontado por Max Weber e, mais tarde, trabalhada por Theodor Adorno e Max Horkheimer no livro Dialtica do Esclarecimento. O projeto de dominao da natureza e a ordem burguesa retiram gradativamente todas as projees que o homem primitivo fez sobre o mundo. A ideologia iluminista, como um avano do conhecimento sobre a superstio, como o desencantamento do mundo, obedece a um imperativo precioso: o de tornar a natureza acessvel explorao humana. As florestas, como simples objetos, sem vida e sem histria servem como alegoria para criticar regresso do olhar do ser humano, ocasionado pelo esclarecimento. Metodologia: Buscou-se atravs da leitura uma coletnea de seis histrias- contos ora breves e, ora tensos- do livro, Objecto Quase, escolher a histrias que mais estabelece uma conexo para explicar modernidade. Pode-se observar que recurso literrio, da alegoria faz-se presente no conto Centauro, esta a maneira que Saramago utiliza para contar e/ comunicar aos leitores o desencantamento do mundo, trao que marca a modernidade. Tambm procurou-se dialogar com a filosofia, atravs do pensamento de Adorno e Horkheimer, na obra Dialtica do esclarecimento. Nesta obra autores, cometam alguns aspectos da modernidade, dentre as quais, a superao do mito pela cincia. o que acontece com o personagem central do conto, que desmitificado pela racionalidade instrumental.

Resultados obtidos: As cincias sociais, em particular sociologia, apresenta o carter interdisciplinaridade muito latente, isso ajudou a encontrar recursos que possam facilitar na compreenso das teorias e conceitos sociolgicos. A literatura, atravs do imaginrio pode estabelecer as conexes necessrias para o entendimento dos fenmenos estudados pela sociologia. Referncias bibliogrficas:
DUARTE, Rodrigo. Adorno & Horkheimer e a Dialtica do esclarecimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2002. SARAMAGO, Jos. Objecto Quase. Rio de Janeiro, Companhia das Letras, 1998. KOTHE, Flvio R. Para ler Benjamim, F. Alves,1976. VIEIRA, TINA. O fabuloso destino do heri modesto. Revista Entre Livros, So Paulo, v.1, n.23, p. 36-40. 2007. ARAUJO, Luciana. Nau da fico portuguesa. Revista Entre Livros, So Paulo, v.1, n.23, p. 4649. 2007.

You might also like