You are on page 1of 34

Formas-pensamento.

Voltamos com o assunto...

Formas-pensamento.
Vamos ver a seguir alguns trechos de alguns livros...

(...) quando interferimos, erroneamente, na vida mental dos outros (...) Fui homem de letras, mas nunca me interessei pelo lado srio da vida. Cultivava o chiste malicioso e com ele o gosto da volpia, estendendo minhas criaes mocidade de meus dias. No consegui posio de evidncia, nos galarins da fama; entretanto, mais que eu poderia imaginar, impressionei, destrutivamente, muitas mentalidades juvenis, arrastando-as a perigosos pensamentos. Depois do meu decesso, sou incessantemente procurado pelas vtimas de minhas insinuaes sutis, que me no deixam em paz, e, enquanto isto ocorre, outras entidades me buscam, formulando ordens e propostas referentes a aes indignas que no posso aceitar...

Captulo 17 Assistncia fraternal.

(...) Compreendi que me achava em ligao, desde a existncia terrestre, com enorme quadrilha de Espritos perversos e galhofeiros que me tomavam por aparelho invigilante de suas manifestaes indesejveis. No fundo, eu mantinha por mim mesmo, no prprio esprito, suficiente material de leviandade e malcia, que eles exploraram largamente, adicionando aos meus erros os erros maiores que intentariam debalde praticar, sem meu concurso ativo. Acontece, porm, que abrindo meus olhos verdade, na esfera em que hoje respiramos, em vo busco adaptar-me a processos mais nobres de vida.
CONTINUA

Captulo 17 Assistncia fraternal.

(...) Quando no sou atribulado por mulheres e homens que se afirmam prejudicados pelas idias que lhes infundi, na romagem carnal, certas formas estranhas me apoquentam o mundo interior, como se vivessem incrustadas minha prpria imaginao. Assemelham-se a personalidades autnomas, se bem que sejam visveis to somente aos meus olhos. Falam, gesticulam, acusam-me e riem-se de mim. Reconheo-as sem dificuldade. So imagens vivas de tudo o que meu pensamento e minha mo de escritor criaram para anestesiar a dignidade de meus semelhantes. Investem contra mim, apupam-me e vergastam-me o brio, como se fossem filhos rebelados contra um pai criminoso...

(...) Tenho vivido ao lu, qual alienado mental que ningum compreende! Como entender, porm, os pesadelos que me possuem? Somos o domiclio vivo dos pensamentos que geramos ou as nossas idias so pontos de apoio e manifestao dos Espritos bons ou maus que sintonizam conosco? O infeliz deixou de falar, titubeante. Demonstrava-se atormentado por energias estranhas ao prprio campo ntimo, apalermado e trmulo nossa vista. Fitou em mim os olhos esgazeados de esquisito terror e, correndo aos meus braos, bradou: Ei-lo! ei-lo que chega por dentro de mim... uma das minhas personagens na literatura fescenina! Ai de mim! acusa-me! Gargalha irnica e tem as mos crispadas! Vai enforcar-me!... Alando a destra garganta, denunciava, aflito: FIM Serei assassinado! Socorro! socorro!...

Formas-pensamento
Gritava e debatia-se com desesperao, como se desejasse libertar-se de agressores invisveis que o agoniavam. Agucei a observao mental e detectei que ele lutava contra formas hediondas que o ameaavam e logravam atac-lo. Ante a surpresa, que se me fez natural, o amigo gentil explicou-me: Trata-se de formas-pensamento, que foram elaboradas por ele mesmo durante quase toda a existncia de adulto, e de que no se conseguiu desembaraar na Terra, continuando no seu campo mental aps a morte fsica. To vivida era a sua constituio que adquiriram existncia, e so nutridas agora pelo medo e pelo mecanismo da conscincia culpada. O irmo ... vtima tambm de si mesmo, (...)

Pgina 233.

FIM

Pobre mulher prorrompeu em choro convulso, junto de ns, cortando a palavra de nosso amigo. De punhos cerrados, reclamava a infeliz: Quem me libertar de Sat? quem me livrar do poder das trevas? Santos anjos, socorrei-me! Socorrei-me contra o temvel Belfegor!...

Captulo 4.

Busquei pesquisar-lhe a desarmonia em rpido processo de anlise mental, e verifiquei, espantado, que a pobre amiga era portadora de pensamentos horripilantes.

Como que a se lhe enraizar no crebro, via escapar-lhe do campo ntimo a figura animalesca de um homem agigantado, de longa cauda, com a fisionomia de um caprino degenerado, exibindo ps em forma de garras e ostentando dois chifres, sentado numa cadeira tosca, qual se vivesse em perfeita simbiose com a infortunada criatura, em mtua imanizao.
Diante da minha pergunta silenciosa, o Assistente informou: um clich mental, criado e nutrido por ela mesma. As idias macabras da magia aviltante, quais sejam as da bruxaria e do demonismo que as igrejas denominadas crists propagam, a pretexto de combat-los, mantendo crendices e supersties, ao preo de comjuraes e exorcismos, geram imagens como esta, a se difundirem nos crebros fracos e desprevenidos, estabelecendo epidemias de pavor alucinatrio. CONTINUA

As Inteligncias desencarnadas, entregues perverso, valem-se desses quadros mal contornados que a literatura feiticista ou a pregao invigilante distribuem na Terra, a mancheias, e imprimem-lhes temporria vitalidade, assim como um artista do lpis se aproveita dos debuxos de uma criana, tomando-os por base dos desenhos seguros com que passa a impressionar o nimo infantil. (...) observava atentamente o duelo ntimo entre a enferma prostrada e a forma-pensamento que se lhe superpunha cabea, (...)

Captulo 4.

Compelidos pelas circunstncias penetrao dos assuntos em exame, assinalvamos as telas mentais da moa, a se lhe derramarem do ntimo, irradiando-lhe a histria. (Ela inicia ento a contar sua histria de vida, inconscientemente para Andr Luiz, atravs das imagens em sua tela mental)
Captulo 4.
FIM

Outro caso... Acostados agora aos varais da porta, Silas recomendou-nos observar com ateno mais detida o ambiente que formava a psicosfera do enfermo. Efetivamente, de minha parte percebi quadros que surgiam e desapareciam, fugazes, semelhantes s figuraes efmeras que se desprendem, silenciosas, dos fogos de artifcio. Desses painis que se avivavam e se apagavam ao mesmo tempo, transCaptulo 5. pareciam trs jovens, cujas imagens passageiras vagueavam entre documentos esparsos, cdulas e cofres repletos de valores, como que pincelados no ar com tinta tenussima, que se adelgaava e se recompunha, sucessivamente. Compreendi que registrvamos as formas-pensamentos, criadas pelas reminiscncias do nosso amigo que, decerto, na situao em que se nos apresentava, no podia, de momento, seno viver o seu drama ntimo, tal a insistncia da fixao mental em que se encarcerava. Deixamos o doente, imprecando contra ns, de punhos cerrados, e abeiramo-nos de outra cela...

CONTINUA

Outro caso...

Ante a palavra de Silas, que nos recomendava observar o quadro em foco, fitamos o novo enfermo, um homem profundamente triste, sentado ao fundo da priso, de cabea pendida entre as mos e de olhos fixos em parede prxima.
Seguindo-lhe a ateno no ponto que concentrava os seus raios visuais, a modo de espelho invisvel retratando-lhe o prprio pensamento, vimos larga tela viva em que se destacava enluarada rua de grande cidade, e, na rua, conseguimos distingui-lo no volante de um carro, perseguindo um transeunte bbado, at mat-lo, sem compaixo.

Captulo 5.

Achvamo-nos diante de um homicida preso a constrangedores quadros mentais que o emcerravam em punitivas recordaes. Notava-se-lhe a intraduzvel angstia, entre o remorso e o arrependimento.
Vimos dois irmos infelizes, vivendo entre as imagens mantidas por eles mesmos, atravs da fora mental com que as alimentam.

E que devem fazer para atingir a melhora necessria? indagou Hilrio com insofrevel assombro.
Nosso amigo sorriu e obtemperou: O problema de natureza mental. Modifiquem as prprias idias e modificarse-o.

FIM

Acompanhemos, por exemplo, aquela nossa irm em splica. Postar-nos-emos na retaguarda, de modo a no a incomodar com a nossa presena. E, envolvendo-a nas vibraes de nossa simpatia, assimilar-lhe-emos a faixa mental, percebendo, com clareza, as imagens que ela cria em seu processo pessoal de orao. Obedecemos maquinalmente e, de minha vez, medida que concentrava a ateno naquela cabea grisalha e pendente, mais se alterava o estreito espao do nicho aos meus olhos...
Captulo 11.

Pouco a pouco, qual se emergisse da parede lirial, linda tela se me desdobra viso, tomada de espanto. Era a reproduo viva da formosa escultura de Teixeira Lopes, representando a Me Santssima chorando o Divino Filho morto... (...) Silas, ento explica: uma criao dela mesma, reflexo dos prprios pensamentos com que tece a rogativa, pensamentos esses que se ajustam matria sensvel do nicho, plasmando a imagem colorida e vibrante que lhe corresponde aos desejos.

FIM

A imagem acima pura ilustrao. No sendo a escultura acima citada.

Formas-Pensamento
Cada homem, ao caminhar pela vida, produz trs classes de formas-pensamento:
1. As que, no estando centralizadas em torno de quem pensa nem sendo especialmente dirigidas a quem quer que seja, vo ficando atrs dele como uma espcie de esteira que marca seu roteiro.

2. As que, sendo centralizadas em torno de quem pensa, pairam ao seu redor e seguem-no para onde quer que v.

3. As que so lanadas para longe de quem pensa, dirigindo-se a um objetivo definido.


(...) junto aos companheiros (desencarnados) menos felizes que se uniam estreitamente uns aos outros, entre a angstia e a expectao. Pareciam envolvidos em grande nuvem ovalada, qual nevoeiro cinza-escuro, espesso e mvel, agitado por estranhas formaes.

Formas-Pensamento
Classe 1 - As que, no estando centralizadas em torno de quem pensa nem sendo especialmente dirigidas a quem quer que seja, vo ficando atrs dele como uma espcie de esteira que marca seu roteiro. Uma forma-pensamento da Classe 1, no sendo definidamente pessoal nem especialmente destinada a alguma outra pessoa, flutua, simplesmente, destacada na atmosfera, irradiando todo o tempo vibraes similares s que foram enviadas originalmente pelo seu criador. Se a forma no entrar em contato com qualquer outro corpo mental, a radiao vai aos poucos exaurindo sua carga de energia, e, nesse caso, a forma se desfaz. Mas se ela consegue despertar vibraes simpatizantes em qualquer corpo mental que esteja prximo, produz-se uma atrao, e a forma-pensamento quase absorvida por esse corpo mental.

Na maioria das pessoas essas formas-pensamento costumam ficar em torno do pensador, no corpo mental com uma casca de tais pensamentos.
Eles pairam incessantemente em redor de quem os produziu e reagem constantemente sobre seus criadores.

Formas-Pensamento
Sua tendncia reproduzir-se, isto , despertar na pessoa a repetio dos pensamentos que ele manteve antes. Muitos so as pessoas que sentem essa presso vinda de dentro, essa sugesto constante de certos pensamentos, especialmente quando esto repousando, depois do trabalho, e no h pensamento definido em sua mente. Se os pensamentos so maus, pensaro neles, constantemente, como demnios tentadores, incitando-os ao mal. Ainda assim, eles no deixam de ser sua prpria criao: As pessoas so seus prprios tentadores.

(...) somos naturalmente vtimas ou beneficirios de nossas prprias criaes, segundo as correntes mentais que projetamos, escravizando-nos a compromissos com a retaguarda de nossas experincias ou libertando-nos para a vanguarda do progresso, conforme nossas deliberaes e atividades, em harmonia ou em desarmonia com as Leis Eternas...

Pensamentos de crueldade, revolta, tristeza, amor, compreenso, esperana ou alegria teriam natureza diferenciada, com caractersticos e pesos prprios, adensando a alma ou sutilizando-a, alm de lhe definirem as qualidades magnticas... A onda mental possuiria determinados coeficientes de fora na concentrao silenciosa, no verbo exteriorizado ou na palavra escrita... Compreendia, desse modo, mais uma vez, e sem qualquer obscuridade, que somos naturalmente vtimas ou beneficirios de nossas prprias criaes, segundo as correntes mentais que projetamos, escravizando-nos a compromissos com a retaguarda de nossas experincias ou libertando-nos para a vanguarda do progresso, conforme nossas deliberaes e atividades, em harmonia ou em desarmonia com as Leis Eternas...

Captulo 5 Assimilao de Correntes Mentais

FIM

Dezenas e dezenas de pessoas aglomeravam-se, em derredor da mesa (e da mdium), exibindo atribulaes e dificuldades. Estranhas formas-pensamentos surgiam de grupo a grupo, denunciando-lhes a posio mental.

Aqui, dardos de preocupao, estiletes de amargura, nevoeiros de lgrimas...


Acol, obsessores enquistados no desnimo ou no desespero, entre agressivos propsitos de vingana, agravados pelo temor do desconhecido... Desencarnados em grande nmero suspiravam pelo cu, enquanto outros receavam o inferno, desajustados pela falsa educao religiosa recolhida no plano terrestre.
Captulo 16 Mandato Medinico

FIM

Formas-Pensamento
Pensamentos repetidos, persistentemente reiterados, da mesma espcie, de vingana, digamos, levam o homem, finalmente, ao ponto que pode ser comparado ao de uma soluo saturada. Tal como a adio de um pouco mais do material da mesma espcie na soluo ir produzir a solidificao do todo, o mesmo acontecer com o menor impulso adicional, que resultar na execuo de um crime. Da mesma forma, pensamentos reiterados de ajudar outros podem, ao surgir uma oportunidade, cristalizar-se em um ato de herosmo. Sob tais circunstncias, uma pessoa pode espantar-se por ter cometido um crime ou por ter tido um ato herico de auto-sacrifcio, sem compreender que aquele pensamento repetido foi o que tornou a ao inevitvel. A considerao de tais fatos explica bastante bem o velho problema do livre-arbtrio, da necessidade, ou do destino. Ainda mais, as formas-pensamento de uma pessoa tendem a trazer para ele as forma-pensamento de outras, que sejam da mesma natureza. Uma pessoa pode, assim, atrair para si grande reforo de energia, vinda de fora. E est nele, naturalmente, que essas foras atradas sejam de boa ou m qualidade.

Formas-Pensamento
Habitualmente, cada pensamento definido cria uma nova forma-pensamento, mas se ela for da mesma natureza da que esteja pairando em torno do pensador, em vez de criar uma nova forma, o novo pensamento se une e refora o antigo.
Assim sendo, um longo meditar sobre o mesmo assunto pode levar a pessoa a criar uma forma-pensamento de tremendo poder. Se o pensamento for mau, essa forma-pensamento pode tornar-se uma verdadeira influncia maligna durvel talvez por muitos anos, com a aparncia e poder de uma entidade viva real (como na figura ao lado, vemos uma maldio em forma de mmia e de guardio criada para guardar, proteger um templo).

A casca do pensamento auto-centralizado tende, obviamente, a obscurecer a viso mental, e facilita a formao do preconceito. Atravs desta casca o homem olha para o mundo, vendo tudo, naturalmente, tingido com suas cores predominantes. Tudo quanto, de fora, o alcana assim mais ou menos modificado pelo carter da casca. Dessa forma, at que a pessoa tenha o completo controle do pensamento e do sentimento, nada v como realmente , j que suas observaes tm de ser feitas atravs desse meio que, como um vidro mal feito, distorce e colore tudo de modo diferente.

Em seu livro How to Read the Aura (Como Ler a Aura), William Butler observou que determinadas formas de pensamento permanecem estacionrias no campo da energia at serem disparadas por uma entrada interna ou externa de energia. Essas formas movem-se, ento, pela aura, numa sequncia crnica, mas no so liberadas. Exaurem-se e adormecem, at ganhar energia suficiente para se movimentarem outra vez.
As formas de pensamento ganham energia por intermdio dos pensamentos semiconscientes habituais do indivduo e dos sentimentos correlatos.

Terceira Parte Captulo 11

Tambm ganham energia atraindo pensamentos e sentimentos similares de outras pessoas. Ou melhor, se voc se julga continuamente a respeito de alguma coisa, seus atos e sentimentos seguiro seus julgamentos e, logo, atravs de ambos, as pessoas que voc conhece captaro o quadro e concordaro com voc, mandando assim energia em forma de pensamentos e sentimentos a seu respeito que concordam com os seus. Por exemplo, se voc repetir constantemente a si mesma que boba, indigna, feia ou gorda, os outros no tardaro em concordar com voc. Essa energia se acrescenta ao seu estoque pessoal at que sua forma de pensamento tenha energia suficiente (alcanando a massa critica) para ser disparada.
CONTINUA

Andr Luiz visitando um museu...


Verifiquei que algumas preciosidades, excetuando-se uma que outra, estavam revestidas de fluidos opacos, que formavam uma massa acinzentada ou pardacenta, na qual transpareciam pontos luminosos. Notando-me a curiosidade, o instrutor aclarou, benevolente: Todos os objetos que voc v emoldurados por substncias fludicas acham-se fortemente lembrados ou visitados por aqueles que os possuram.

E mais adiante o instrutor nos diz...


Captulo 26 Psicometria

O pensamento espalha nossas prprias emanaes em toda parte a que se projeta. Deixamos vestgios espirituais, onde arremessamos os raios de nossa mente, assim como o animal deixa no prprio rastro o odor que lhe caracterstico, tornando-se, por esse motivo, facilmente abordvel pela sensibilidade olfativa do co.

FIM

Voc cair ento num estado em que se convencer de que boba, feia, indigna ou gorda, at que a energia da forma de pensamento se dissipe. Ou voc poder atrair um acontecimento externo que a disparar com uma exploso de energia. Em qualquer caso, o processo o mesmo.
O disparo no necessariamente negativo, pois se o individuo se encontra num processo teraputico, pode sair do ciclo crnico e romper a forma cclica de maneira que venha a manej-la muito bem na prxima vez que ela for disparada.
Terceira Parte Captulo 11

(...) Geralmente, a expresso e a liberao dos sentimentos a chave para sair de um padro de pensamento cclico.

FIM

A matria mental, ao ser exsudada (emitida) da mente, interage com o meio ou atmosfera psquica atraindo para si elementos imponderveis. A princpio, a mente humana cria formas mais ou menos permanentes, de acordo com o contedo emocional e volitivo (inteno). Essas criaes manifestam-se como vibraes radiantes, semelhantes a relmpagos, fugazes.
Captulo 18 Elementais Artificiais e Naturais

Aps se envolverem na matria mental mais densa e, depois, nos fluidos do mundo astral, o elemental artificial passa a ter uma vida aparente, no prpria, pois que mantido por pensamentos e emoes externas a ele.

Tais formas primitivas podero, com o tempo, ser atradas ou enviadas, por uma mente experiente, em direo a determinado alvo ou objetivo. Caso a pessoa alvo estiver em sintonia, devido a pensamentos ou emoes do mesmo teor que mantm o elemental, absorver seu contedo. Aumenta assim a cota de energia, de carter nocivo ou positivo, conforme o contedo armazenado na prpria substncia do ser mental.

CONTINUA

Sendo uma criao de qualidade positiva, como ocorre nas reunies de cura e irradiaes, a pessoa alvo aumentar sua vibrao mental ou emotiva, suavizando-se ou fortalecendo-se tambm de acordo com o contedo da criao elemental com que se afiniza. Os elementais podem ser constitudos tanto de matria mental quanto de matria astral, mais densa.
O elemental artificial portador de certa cota de magnetismo pode ser percebido pelos homens de vrias formas, dependendo da maneira como interage no organismo humano e da sua ao daninha ou benfica.

Captulo 18 Elementais Artificiais e Naturais

Quando constitudo de matria astral, etrica inalado durante a respirao , atinge o sistema vital humano. Absorve a vitalidade, produzindo sensao de perda de energia, tontura, mal-estar. Nas ocasies em que o elemental elaborado a partir de matria puramente mental, absorvido pelas clulas sutis do sistema nervoso e interfere nas atividades cerebrais: Provoca desequilbrios do pensamento, intensificando dificuldades de concentrao e favorecendo estados mrbidos de alterao da conscincia. A vontade enfraquecida, e o indivduo passa a ter dificuldades de encontrar a prpria identidade. Aparece a tendncia a mimetizar aqueles que esto em maior evidncia.

CONTINUA

Ocorrem com maior facilidade as tendncias ao monoidesmo e criao de clichs mentais de contedo emocional forte e estressante. Ocorrem pensamentos e sonhos ou pesadelos recorrentes. H irritabilidade, nervosismo e inquietude sem causa aparente ou devido a questes normais ao cotidiano. Ocorrem alteraes e oscilaes no sistema nervoso, com estados alternados entre apatia e euforia.
Captulo 18 Elementais Artificiais e Naturais

Nos momentos em que o elemental penetra o organismo humano atravs do plexo solar, interfere nas emoes de uma forma mais intensa e nociva, provocando:

Estados de angstia sem causas plausveis

Depresso prolongada e persistente


Medo indefinido Sensao forte e recorrente de solido com conseqente somatizao Desespero Raiva e dio que se manifestam sem causa aparente
CONTINUA

A absoro desses elementais ocorre de acordo com a sintonia do indivduo e o campo mental e emocional, que j se encontra estruturado na intimidade, aguardando momento propcio para eclodir. Dessa forma, torna-se compreensvel que a contaminao seja algo que ocorra de maneira mais fcil devido sintonia; porm, o livramento da ao perniciosa mais complexo. Como os elementais artificiais so alimentados por pensamentos e emoes do seu hospedeiro, h de se compreender quanto difcil para os encarnados livrarem-se da influncia deles. Naturalmente que a terapia esprita oferece recursos imensos para o tratamento desses casos delicados.

Captulo 18 Elementais Artificiais e Naturais

Entretanto, desconhecemos qualquer situao em que o hospedeiro alcance melhora sem esforos e sem reeducao da mente e das emoes. Muitos processos enfermios encontrados no dia-a-dia, principalmente daqueles que vm casa esprita, tm sua gnese na atuao de elementais naturais ou artificiais que se encontram imantados na delicada tessitura dos corpo energticos de tais pessoas. Consideramos de imensa importncia para os modernos terapeutas do esprito os mdiuns estudarem mais a respeito da existncia e da atuao desses seres.
Obs.: Nesse mesmo captulo do livro, o esprito Joseph Gleber continua falando tambm sobre os Elementais Naturais. J que esse assunto no est em nosso roteiro de estudo, recomendamos a leitura do livro, aos interessados pelo assunto.

FIM

Formas-pensamento.
Vamos analisar agora o que Camilo relata no livro Memrias de um Suicida. Preste ateno...

Cada um de ns, no Vale Sinistro, vibrando violentamente e retendo com as foras mentais o momento atroz em que nos suicidamos, crivamos os cenrios e respectivas cenas que vivramos em nossos derradeiros momentos de homens terrestres. Tais cenas, refletidas ao redor de cada um, levavam a confuso localidade, espalhavam tragdia e inferno por toda a parte, seviciando de aflies superlativas os desgraados prisioneiros. Assim era que se deparavam, aqui e ali, forcas erguidas, baloiando o corpo do prprio suicida, que evocava a hora em que se precipitara na morte voluntria. Veculos variados, assim como comboios fumegantes e rpidos, Os Rprobos colhiam e trituravam, sob suas rodas, mseros tresloucados que buscaram matar o prprio corpo por esse meio execrvel, os quais, agora, com a mente "impregnada" do momento sinistro, retratavam sem cessar o episdio, pondo viso dos companheiros afins suas hediondas recordaes. (4-A)
(4-A)

Em vrias sesses prticas a que tivemos ocasio de assistir em organizaes espritas do Estado de Minas Gerais, os videntes eram concordes em afirmar que no percebiam apenas o Esprito atribulado do suicida a comunicar-se, mas tambm a cena do prprio suicdio, desvendando-se s suas faculdades medinicas o momento supremo da trgica ocorrncia. (Nota da mdium)

CONTINUA

Rios caudalosos e mesmo trechos alongados de oceano surgiam repentinamente no meio daquelas vielas sombrias: era meia dzia de rprobos que passava enlouquecida, deixando mostra cenas de afogamento, por arrastarem na mente conflagrada a trgica lembrana de quando se atiraram s suas guas!... Homens e mulheres transitavam desesperados: uns ensangentados, outros estorcendo-se no suplcio das dores pelo envenenamento, e, o que era pior, deixando mostra o reflexo das entranhas carnais corrodas pelo txico ingerido, enquanto outros mais, incendiados, a gritarem por socorro em correrias insensatas, traziam pnico ainda maior entre os companheiros de desgraa, os quais receavam queimar-se ao seu contato, todos possudos de loucura coletiva!

Os Rprobos

E coroando a profundeza e intensidade desses inimaginveis martrios as penas morais: os remorsos, as saudades dos seres amados, dos quais se no tinham notcias, os mesmos dissabores que haviam dado causa ao desespero e que persistiam em afligir!... E as penas fsicomateriais: a fome, o frio, a sede, exigncias fisiolgicas em geral, torturantes, irritantes, desesperadoras! a fadiga, a insnia depressora, a fraqueza, o delquio! Necessidades imperiosas, desconforto de toda espcie, insolveis, a desafiarem possibilidades de suavizao oh! a viso insidiosa e inelutvel do cadver apodrecendo, seus ftidos asquerosos, a repercusso, na mente excitada, dos vermes a consumirem o lodo carnal, fazendo que o desgraado mrtir se supusesse igualmente atacado de podrido!
FIM

Formas-pensamento.
Vamos continuar analisando o que Camilo relata no livro Memrias de um Suicida...

Emocionados, passamos entre as filas dos leitos, ligeiramente observando-os s indicaes do lcido mentor, que ilustrava a impressionante apresentao com o verbo atraente que to bem sabia usar. " Se possusseis bastante desenvolvimento da viso espiritual ia elucidando , verificareis terrveis emanaes se levantarem de suas mentes, dando-se a contemplar em figuras e cenas deprimentes e vergonhosas, resultado da dissoluo dos costumes que lhes foram prprios, dos atos praticados contra a decncia e a moral, pois ficai sabendo que tanto os atos praticados pelos homens como os pensamentos O Manicmio evolados de sua mente imprimem-se em caracteres indelveis na sua estrutura perispiritual, escapando-se depois, em flagrantes deplorveis, aos nossos olhos, quando, revelia da Lei, se bandeiam para este lado da vida! Nestes leitos existem suicidas de todos os tipos: desde os que empunharam a arma ou o txico fatais at aqueles que se consumiram vitimados pelos prprios vcios! Une-os a mais ignbil afinidade, isto , a da inferioridade do carter e dos sentimentos!..."

Com efeito! Se no podamos perceber as cenas mentais indicadas, como outrora no Vale Sinistro, quando destacamos as relacionadas com o ato violento do suicdio, no entanto percebamos vapores escurssimos, quais nuvens espessas, evolarem de seus crebros, espalhando-se em ondas volumosas pelo ambiente, o qual se toldava envolvendo os aposentos em penumbra crepuscular acentuada, como se as sombras noturnas ali fossem eternas...
CONTINUA

... o que ser o mesmo que afirmar que, para aquelas pobres vtimas de si mesmas, no raiaria ainda a aurora confortadora que para ns j se destacava nos horizontes do futuro. Alis, como no ser assim se ali portavam grandes criminosos morais, algozes que tanto perverteram e infelicitaram o prximo, impelidos pela torpeza dos instintos, monstros humanos que tantas vezes se saciaram na calamidade que faziam desabar sobre o corao e o destino alheios?!... Como no se encontrarem contaminados de trevas os recintos em que se abrigavam, se as trevas de que se rodeavam eram oriundas deles prprios, pois sempre se regalaram em suas dobras, provocando-as, produzindo-as, nelas se locupletando durante a vida social e ntima que viveram, acentuando-as com o remate acerbo do suicdio?!...

O Manicmio

Ali os vamos, tais quais eram, outrora, na Terra, homens galantes, sedutores, insinuantes, hipcritas, mentirosos, desmoralizados, muitas vezes suspensos aos melhores postos sociais, devassos, beberres, descrentes do Bem, descrentes de Deus, servos do mal, escravos da animalidade, rastejando na lama dos instintos, a se ombrearem com o verme, esquecidos de que eram criaturas de Deus e que a Deus deveriam dar contas, um dia, do abuso que faziam da liberdade em que a Criao mantm o ser humano! Agora, porm, aniquilados, estigmatizados pelo passado vergonhoso, cuja imagem os seguia qual fantasma acusatrio, atestando a situao de indigncia, nica que lhes cabia suportar como resultante do indbito procedimento!
FIM

Formas-pensamento.
O assunto est interessante mesmo, mas vamos dar uma paradinha aqui amigos.

Formas-pensamento.
Vamos continuar depois com o nosso estudo. Observem o quanto esse assunto importante para o nosso dia-a-dia.

Formas-pensamento.
Reflita a razo disso analisando no que voc anda pensando, quais so os seus pensamentos, o que voc anda atraindo com eles, etc.

Formas-pensamento.
Tudo isso repercute em seu corpo espiritual e no seu corpo fsico. E como voc acabou de ver, repercutir principalmente no corpo espiritual.

Priclis Roberto pericliscb@outlook.com

http://vivenciasespiritualismo.net/index.htm Luiz Antonio Brasil

You might also like