You are on page 1of 23

ETEC Dr.

Emlio Hernandez Aguilar

Grupo: Leonardo; Ronaldo; Lucas; Gustavo; Fabio. 2 Informtica Tarde 2 Semestre de 2009

Introduo
O PostgreSQL um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) objeto-relacional de cdigo aberto, com mais de 15 anos de desenvolvimento. extremamente robusto e confivel, alm de ser extremamente flexvel e rico em recursos. Ele considerado objeto-relacional por implementar, alm das caractersticas de um SGBD relacional, algumas caractersticas de orientao a objetos, como herana e tipos personalizados... O PostgreSQL um dos mais populares e avanados sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBD) com cdigo aberto. desenvolvido pela PostgreSQL Global Development Group. Nessa apostila e nessa aula iremos criar um banco de dados simples utilizando pouco recursos de PostgreSQL mas mesmo assim iremos criar um banco funcional que pode ser utilizado por qualquer pessoa. No nosso caso iremos utilizar o pgAdmin III que uma excelente ferramenta que pode ser usada tanto para criao como para administrao de um banco de dados.

Caractersticas
Desenvolvedor: PostgreSQL Global Development Group Primeiro lanamento: 1 de maio de 1995 verso: 0.0.1 ltima verso: 8.4 Idiomas: 23 idiomas Plataforma (sistema Operacional): Multiplataforma WebSite: http://www.postgresql.org.br/

Sobre o PostgreSQL
O PostgreSQL um poderoso sistema gerenciador de banco de dados objeto-relacional de cdigo aberto. Tem mais de 15 anos de desenvolvimento ativo e uma arquitetura que comprovadamente ganhou forte reputao de confiabilidade, integridade de dados e conformidade a padres. Roda em todos os grandes sistemas operacionais, incluindo GNU/Linux, Unix (AIX, BSD, HP-UX, SGI IRIX, Mac OS X, Solaris, Tru64), e MS Windows. totalmente compatvel com ACID, tem suporte completo a chaves estrangeiras, junes (JOINs), vises, gatilhos e procedimentos armazenados (em mltiplas linguagens). Inclui a maior parte dos tipos de dados do ISO SQL:1999, incluindo INTEGER, NUMERIC, BOOLEAN, CHAR, VARCHAR, DATE, INTERVAL, e TIMESTAMP. Suporta tambm o armazenamento de objetos binrios, incluindo figuras, sons ou vdeos. Possui interfaces nativas de programao para C/C++, Java, .Net, Perl, Python, Ruby, Tcl, ODBC, entre outros, e uma excepcional documentao. Como um banco de dados de nvel corporativo, o PostgreSQL possui funcionalidades sofisticadas como o controle de concorrncia multiversionado (MVCC, em ingls), recuperao em um ponto no tempo (PITR em ingls), tablespaces, replicao assncrona, transaes agrupadas (savepoints), cpias de segurana a quente (online/hot backup), um sofisticado planejador de consultas (otimizador) e registrador de transaes sequencial (WAL) para tolerncia a falhas. Suporta conjuntos de caracteres internacionais, codificao de caracteres multibyte, Unicode e sua ordenao por localizao, sensibilidade a caixa (maisculas e minsculas) e formatao. altamente escalvel, tanto na quantidade enorme de dados que pode gerenciar, quanto no nmero de usurios concorrentes que pode acomodar. Existem sistemas ativos com o PostgreSQL em ambiente de produo que gerenciam mais de 4TB de dados. Alguns limites do PostgreSQL esto includos na tabela abaixo.

Limite Valor
Tamanho Mximo do Banco de Dados Ilimitado

Tamanho mximo de uma Tabela

32 TB

Tamanho Mximo de uma Linha

1.6 TB

Tamanho Mximo de um Campo

1 GB

Mximo de Linhas por Tabela

Ilimitado

Mximo de Colunas por Tabela

2501600 dependendo do tipo de coluna

Mximo de ndices por Tabela

Ilimitado

Instalao do PostgreSQL 8.4

1 D duplo clique no cone de instalao do PostgreSQL 8.4.

2 Espere a instalao do Microsoft Visual C++ 2005 Redistributable ser completada

3 Na prxima tela clique em Next >

4 Selecione o diretrio de instalao e clique em Next >

5 Selecione o diretrio de data e clique em Next >

6 Clie uma senha fcil de lembrar

7 Clique em Next >

8 Selecione a linguagem do Programa

9 Clique em Next >

10 Espere a Instalao

11 Clique em Finish para finalizar a instalao

Como Abrir o PgAdmin III


V no menu Iniciar > Todos os programas > PostgreSQL 8.4 > pgAdmin III.

A tela inicial do pgAdmin III essa:

Na tela do pgAdmin II ns temos as seguintes ferramentas:

Barra de Ttulo

Barra de Menu Barra de ferramentas Padro

Janelas de propriedade do objeto selecionado, de estatstica, de dependncia e de Dependentes

Navegador de Objetos

Painel SQL

Criando um banco de dados


1 O primeiro passo conectar o servidor. D duplo clique no servidor ou selecione ele e de um clique com o boto direito e clique em conectar.

2 Clique no boto de ramificao do servidor PosgreSQL... e com o boto direito do mouse clique sobre Banco de Dados e escolha a opo Novo banco de dados...

3 Nesta apostila iremos criar um banco de dados chamado ClinicaVeterinaria na imagem abaixo perceba que para esse banco selecionamos a codificao para os caracteres UTF8, essa escolha se deve ao fato desta codificao reconhecer totalmente os caracteres do idioma que

usamos, o portugus; No modelo usamos postgre; na collation colocamos Portuguese, Brasil e no character type usamos tambm Portuguese, Brasil.

4 Aps definido as configuraes os nomes etc. Confirme a criao clicando no boto OK. O novo banco aparecer na rvore de bancos de dados no pgAdmin. Caso o seu banco no tenha aparecido na rvore aperte a tecla F5 para atualizar.

5 Para acessar o banco ClinicaVeterinaria clique nele. Ao fazer isso aparecer um sinal de adio [+] isso far que aparea todas as partes que integram o funcionamento do banco. Perceba que continuando a clicar respectivamente nos sinais [+] em Esquemas e depois em public encontrar as tabelas (Tabelas) de seu banco de dados.

6 Para criar uma nova tabela clique com o boto direito do mouse sobre Tabelas e escolha a opo Nova tabela.

7 Na janela abaixo preencha o nome referente sua primeira tabela. No nosso caso usaremos o nome Veterinario aps isso clique no boto OK.

8 Na janela principal do programa clique no boto de ramificao de tabelas como mostra a imagem abaixo.

9 Para criar as colunas, clique com o boto direito do mouse, desta vez sobre a tabela que criamos agora, Veterinario, como mostra a imagem abaixo e escolha a opo Novo objeto e depois Nova coluna.

10 Ser aberta uma nova janela onde definiremos os nomes dos campos, o tipo dos dados a serem armazenados, dentre outros aspectos. Nesse caso a nossa primeira coluna se chamara CRM, o tipo de dados ser INTEGER, devemos selecionar o campo NO NULL que especifica que o capo CRM no pode ser nulo. Aps isso clique no boto OK.

11 Agora iremos criar o campo nome, que ser do tipo character de tamanho 30. No se esquea de selecionar o campo No null. E clique no boto OK.

12 Agora iremos criar o campo Endereco que ser do tipo character de tamanho 30. Apois decidido os atritados clique no boto OK.

13 Crie mais uma tabela com o nome de Cliente com os seguintes atributos: CodCliente que ser do tipo integer no podendo ser nulo Nome que ser do tipo character de tamanha 30 no podendo ser nulo.

14 Crie mais uma tabela com o nome Consulta que ter os seguintes atributos: CodConsulta que ser do tipo Integer no podendo ser nulo. CRV que ser igual a do campo CRV da tabela Veterinario(tipo Integer) CodCliente que ser igual a do campo CodCliente da tabela Cliente (Tipo Integer) DataConsulta que ser do tipo 15 Aps ter feito esse procedimentos a arvore de seu banco de dados dever estar assim:

16 Agora iremos criar as chaves primarias de cada tabela. Na tabela veterinrio clique com o boto direito em cima de restries escolha a opo Novo Objeto > Nova chave primaria...

17 Na janela que ir se abrir voc dever colocar no nome campo o nome da sua chave primaria:

18 na aba colunas voc dever escolher o campo que se tornar chave primaria:

19 Feito isso clique em adicionar e depois em OK. 20 Faa o mesmo procedimento nas tabelas consulta e veterinrio. 21 Aps ter criado todas as chave primarias hora de criar as chaves estrangeiras. Na tabela Consulta clique com o boto direito em restries e escolha a opo Nova chave estrangeira:

22 Na janela que ir se abrir coloque no campo nome o nome da chave estrangeira no campo referncias escolha a tabela ao qual o campo ir se referenciar

23 Na aba colunas escolha a coluna local e a referenciada:

24 Clique em adicionar e em OK. Se tudo estiver correto ele ira criar a sua chave estrangeira se no ira mostrar uma mensagem de erro. 25 Crie mais uma chave estrangeira agora ligando o campo CRMV da tabela consulta com o campo CRMV da tabela veterinrio.

Criando um arquivo de backup do banco de dados


1 Clique com o boto direito do mouse sobre o banco que queremos efetuar o backup e v em Cpia de Segurana...

2 Clique no boto como mostra a figura:

3 Em seguida digite um nome para o backup e escolha o caminho onde ele ficar armazenado.

4 clique em Ok. Se estiver tudo ok ser feito uma copia de segurana do seu banco.

5 Aps finalizado em concludo.

You might also like