You are on page 1of 7

Ano Letivo 2012/2013 Trabalho de ODD

Tipologia das Instalaes Desportivas

Trabalho realizado por: Rui Ferreira n17 12C

ndice

Introduo Pg.3 Caracterizao das Instalaes Desportivas Artificiais Pg.4 Tipo Pg.4 Setor Pg.5 Cobertura Pg.5 Modalidade Pg.6 Concluso Pg.7

Introduo

No mbito da disciplina de ODD, pretende-se realizar um trabalho relacionado com a tipologia das Instalaes Desportivas onde se referir os diversos tipos de Instalaes, setor, cobertura e sua distino para as diferentes modalidades.

Caractersticas das Instalaes Desportivas Artificiais

Tipo Sector Cobertura Modalidade

Tipo Grandes Jogos (instalaes normalmente descobertas destinadas prtica de futebol de 11, rguebi e hquei em campo). Pequenos Jogos (instalaes descobertas destinadas prtica de futebol de 5, andebol, basquetebol, tnis, patinagem. Possuem normalmente as dimenses de 40 metros por20 metros). Salas de Desporto (instalaes desportivas cobertas destinadas prtica de basquetebol, andebol, voleibol, ginstica, hquei em patins, tnis de mesa). Pistas de Atletismo (instalaes normalmente descobertas, destinadas prtica de atletismo). Piscinas (instalaes cobertas ou descobertas, destinadas prtica de natao). Especiais (Todas as instalaes que no pertencem aos tipos anteriores: aerdromos, autdromos, pistas de ciclismo, carreiras de tiro, etc).

Setor

Federado So todas as instalaes com medidas e condies para prtica de competies oficiais (formal).

Recreao/Formao So as Instalaes desportivas para a prtica desportiva informal, sem condies legais para competies oficiais.

Cobertura

Descobertas So todas as instalaes sem cobertura, habitual em grandes jogos, pequenos jogos e pistas de atletismo.

Cobertas So as instalaes desportivas com cobertura, normalmente piscinas cobertas e salas de desporto.

Modalidade

Recreativas ou formativas So instalaes que se destinam a actividades desportivas de carcter informal ou sem regras rgidas (lazer), ou para iniciao desportiva e formao com vista ao acesso a nveis especializados.

Especiais para o espectculo So instalaes vocacionadas para proporcionar ao espectador boas condies de conforto e observao. Normalmente em grandes manifestaes desportivas.

Especializadas ou Monodisciplinares So instalaes concebidas para apenas uma modalidade. So exemplos as pistas hpicas, campos de tiro, veldromos, pistas de remo, etc.

Concluso

Com este trabalho ficou-se a conhecer de uma forma mais aprofundada os diversos tipos de Instalaes Desportivas referindo a especificidade de cada Instalao sob as diferentes modalidades, referindo ainda os seus tipos de setor e cobertura.

You might also like