You are on page 1of 12

A PROBLEMTICA AMBIENTAL DA EXTRAO DE CAULIM NO ALTO DO CHORO EM JUNCO DO SERID/PB Iaponan Cardins de Sousa Almeida, Graduado em Geografia-UEPB iaponancardins@gmail.

com; Prof. Ms. Alexandre Jos dos Santos Ramos-DHG/UEPB ramosajs@uai.com.br; Marco Tlio Mendona Diniz-DG/UFRN t.diniz@gmail.com; Introduo Os problemas ambientais provenientes da extrao mineral se justificam por vrias razes, dentre elas a necessidade de produo de novos materiais e das demandas da vida contempornea nas amplas aplicaes desses recursos para diversos fins, principalmente para indstria e construo civil. Configuram feies completamente diferentes das originais de onde so praticadas, o que proporciona mudanas na dinmica natural, contudo, promove a gerao de emprego e renda. Esse um conflito recorrente quando se fala em apropriao dos elementos da natureza, pois representa o funcionamento da complexa sociedade atual, cujas intervenes no ambiente so cada vez mais intensas na busca do suprimento de suas demandas. Embora a tcnica tenha sido aprimorada no que diz respeito aplicao nos empreendimentos para minimizao de impactos, nem sempre empregada, principalmente em localidades onde se pratica o garimpo. Nesses casos, no se dispem de recursos e domnio de tcnicas adequadas, podendo ocorrer em meio clandestinidade, o que amplia o leque de problemas socioambientais, desde a implantao at a desativao da atividade. No trabalho ser abordado o modo como o Alto do Choro em Junco do Serid-PB se insere no contexto produtivo e a problemtica ambiental decorrente da extrao mineral. A discusso gira em torno de alguns resultados de estudos desenvolvidos no municpio para o trabalho de concluso de curso do primeiro autor, a fim de representar os efeitos da atividade de garimpagem e minerao no referido trecho de seu geoambiente. Essencialmente, objetiva identificar os principais problemas relacionados entre as condies socioeconmicas com os efeitos das atividades derivadas de sua conjuntura, avaliando o produto dessa interseco entre a Sociedade e a Natureza. Para tal proposta buscou-se a perspectiva metodolgica geossistmica na compreenso da dinmica natural como base geoambiental para as atividades produtivas que ali se instalaram intervindo no relevo, portanto, de cunho emprico. Foi realizado levantamento bibliogrfico, pesquisas de campo, registros fotogrficos, conversas informais com mineradores e garimpeiros, e debates com profissionais da rea.
Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

A expanso dessa atividade nos ltimos anos tem despertado a preocupao de vrias instituies pelas complexas relaes socioambientais que a compe, alm dos efeitos de aes desordenadas de aproveitamento e gerenciamento do setor. Os problemas tm se ampliado e por isso ser buscado o seu tratamento nas linhas de discusso que se seguem.

Caractersticas ambientais do Alto do Choro Antes de abrir a discusso propriamente dita, se faz necessrio uma breve explanao sobre o contexto geoambiental em Junco do Serid. De acordo com o IBGE (2009), nesse ano, o referido municpio possua uma populao estimada de 6.731, em uma rea de 170 km2, localizado na poro central-norte do estado da Paraba, conforme demonstra a figura1, pertencendo mesorregio da Borborema, microrregio do Serid ocidental em sua ltima diviso regional realizada em 1991; dista cerca de 233 km da capital Joo Pessoa.

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

Figura 1 Localizao de Junco do Serid, com destaque para o Alto do Choro em vermelho. Fonte: caro Paiva de Oliveira

Em seus primrdios, o municpio se chamava Choro, em funo do rio homnimo, que

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

presenciou a expanso da zona urbana, nele h afloramentos rochosos de quartzitos em seu percurso e na poca chuvosa parecem chorar (PRODER, 1997. p.9). Esse rio tambm recebe as guas das vertentes dos morros cristalinos, localmente chamados de serras, e em seus topos, o chamado Alto do Choro se referindo no conjunto que integra parte da regionalmente conhecida, Serra da Borborema. Tambm est localizado no extremo ocidental do Planalto da Borborema, em altitude mdia de 590m, sob os limites da provncia pegmattica do Nordeste, a qual composta por diversas formaes geolgicas metamrficas do perodo Neoproterozico com direo NE-SO, que fazem parte do Grupo Serid: Formao Jucurut, Serid, Serra dos Quintos e Formao Equador; e uma pequena mancha sedimentar do perodo Cenozico, correspondente Formao Serra dos Martins (WANDERLEY, et al. 2002). Esse fato demonstra a variedade de litologias, que justifica considervel diversidade mineral, bem como a busca por seu aproveitamento econmico nesse pequeno territrio, onde se destaca a extrao do Caulim. Em meio a essa diversidade a referida rea tem sido intensivamente utilizada h dcadas pelo garimpo, compreendendo um recorte espacial aproximado de 3Km2, j apresentado anteriormente na figura 1. Com base na interpretao do mapa Geomorfolgico do projeto RADAMBRASIL (1981) seu relevo muito ondulado com topos convexos, que pode ter diferentes ordens de grandeza, aprofundamento de drenagem, alta declividade nas vertentes, separadas geralmente, por vales de fundo plano, com distncias interfluviais maiores que 250m. O clima dominante na rea o semi-rido quente, possuindo temperaturas consideradas elevadas, 25oC em mdia, chuvas irregulares em torno de 500 mm anuais, podendo ocorrer com primazia entre Janeiro e Junho; possui baixo potencial de guas subterrneas em funo do subsolo impermevel, exceto nas ocorrncias de caulim e pequena mancha sedimentar (Formao Serra dos Martins); drena guas para a sub-bacia do rio Tapero, que compe a macro bacia do rio Paraba, conforme informaes da Agncia Estadual de guas-AESA(2009). As associaes de solos compreendem basicamente Neosolos pouco evoludos provenientes do quartzito, com pequena espessura e bastantes pedregosos, havendo ocorrncia frequente de afloramentos rochosos. A vegetao do tipo Caatinga-Serid, de porte arbustivo em predominncia (AESA, op. cit. 2009) O propsito de tal discusso em torno da composio ambiental dessa frao espacial de fundamental importncia para a compreenso do comportamento dinmico da paisagem natural em constante alterao pela atuao produtiva e modificao das feies pelo trabalho humano. Conhecendo
Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

a configurao desse mosaico de informaes possvel inferir e mensurar a proporo dos problemas recorrentes pelo modo de utilizao dos elementos naturais, por essa razo, Ross (2007) indica que as aes humanas de interferncia do espao fsico precisam ser precedidas pelo entendimento aprofundado do ambiente e das leis que regem o seu funcionamento, pois se torna necessrio buscar manter relativo equilbrio aps eventuais perturbaes. A ocupao espacial definitiva, posterior a dos indgenas da nao Tararis se fixou apartir de 1892 para implantao das antigas formas de ocupao do ambiente Semi-rido, utilizando-se da pecuria extensiva e agricultura tradicional, com posterior incremento da atividade de minerao inaugurada, e at hoje praticada, em grande parte por meio do garimpo, conforme a figura 2, (PRODER, op. cit. p.9) e (ANDRADE, 1994, p.23). Tal atividade foi implantada no Alto do Choro na dcada de 1970, tendo como alvo o caulim, que segundo Sousa (1997), na localidade, ocorre como uma argila produto da alterao de uma rocha tipo pegmatito, a qual predomina nos feldspatos decompostos, nesse caso, por infiltrao de gua da chuva (figura 3).

Figura 2 O caulim a argila branca em destaque, agregado a quartzo e mica. Fonte: Iaponan Cardins (2008).

Figura 3 Primeiras aberturas no Alto do Choro, mina abandonada por alagamento. Fonte: Iaponan Cardins (2009).

De acordo com o mesmo autor o principal mineral do caulim a caulinita (Al2O32SiO2 H2O), tambm composto por haloisita, alofano, nacrita, diquita folerita, anauxita, colirita e teusita, eles so amplamente utilizados na confeco de diversos objetos pela indstria para a utilizao cotidiana. Suas aplicaes incluem a confeco de cermicas, cargas para tintas, borrachas, cobertura para papel, inseticidas, adubos qumicos, rao animal, dentre tantas outras. Diante de sua utilidade e boa qualidade, a demanda pelo caulim cresce, conforme testemunhado recentemente, contudo, as marcas das relaes sociais envolvidas nesse contexto se reproduzem tanto nas particularidades da dinmica social, como nas marcas impressas no ambiente, aqui apresentadas em forma

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

de problemas que atingem a populao local, sobretudo, a que se encontra em maior vulnerabilidade a seus efeitos, ou seja, a mais pobre.

O contexto socioeconmico de Junco do Serid As caractersticas socioeconmicas do municpio recebem a herana da ocupao colonial promovida no semirido paraibano, conforme discute Mello (1995), tendo como base uma sociedade de fortes razes agrrias e que se enquadrava no modelo vigente at ento. Tais caractersticas se reproduzem de modo elementar no espao e na cultura local, de modo a apresentar ainda uma forte ocorrncia das mesmas atividades econmicas, apesar do xodo rural presenciado com mais vigor durante a industrializao brasileira. Com advento da II Guerra Mundial, houve na regio, uma procura por pegmatitos portadores de berilo, tantalita, columbita, cassiterita, quartzo e mica (GUERRA, 1975. p.316). Isso proporcionou o incremento da matriz produtiva predominantemente agrcola, passando a conviver com novas relaes, ou seja, a consolidao de uma nova territorialidade, a da minerao, que se formou partir das demandas de mercado por diversas substncias minerais, dentre elas, o caulim do Alto do Choro inicialmente extrado pela empresa Caulisa, j na dcada de 1970. Seria por tanto, uma sobreposio e justaposio de relaes sociais ocasionadas pela prtica mineradora e garimpeira, projetadas no espao; campo de foras, que possui carter cclico e traz consigo uma identidade relativa funcional. Esse entendimento sobre o surgimento do territrio, de que o Alto do Chro parte integrante constitui uma dimenso conflituosa dos usos e apropriaes realizadas pelos atores sociais no substrato concreto da materialidade, discutido por Souza (2003). A integrao desse espao nas relaes produtivas j mencionadas, tambm ressaltando o papel da BR 230, que corta o municpio, proporciona maior fluxo econmico, gera emprego e renda e responsvel pela fixao de certa parcela da populao no municpio. Entretanto, so atividades realizadas quase que completamente sem mo de obra qualificada, o que revela o baixo grau de escolaridade dos trabalhadores, e com isso, a explorao de sua fora de trabalho a despeito da baixa remunerao que recebem, verificado por Almeida (2009). Alm do mais, essas atividades econmicas exercem uma presso sobre os recursos naturais, pela qual ocorrem as alteraes scio-ambientais encontradas na rea de estudo. Segundo informaes do IBGE (2009) de 1991 a 2007 a populao de Junco do Serid teve leve aumento, acompanhando a tendncia do estado e contrariando a lgica de xodo dos pequenos

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

municpios do semirido nordestino, ainda apresentando caractersticas de baixo desenvolvimento demonstrado, por exemplo, pela pirmide etria de base larga e topo estreito, mas ainda reconhecendo o fluxo populacional para jovens adultos migrando para os mdios e grandes centros urbanos. Mesmo os dados sendo analisados pelos dados do censo do ano 2000, eles nos do uma noo da dinmica existente no contexto em anlise. A extrao do caulim emprega mo de obra e ao menos garante uma sobrevivncia mnima s famlias dos garimpeiros, proporcionando algum poder de compra, o que dinamiza um pouco mais a economia local, o que um ponto positivo. H o papel, tambm complementar, agricultura familiar, principalmente no perodo de estiagem quando as atividades agrcolas perdem intensidade, consorciando-se com o garimpo, indcio apontado por Nbrega (2005). Mesmo assim, em 2003, por exemplo, a incidncia da pobreza calculo do IBGE (op. cit) compreendia 56,81%, menor que 59,44%, o que leva a inferir o importante papel de emprego e renda se associa baixa remunerao. De acordo com Almeida (op. cit p.65) no caso do Alto do Choro, as condies de trabalho configuram um problema social, pois ocorre sob as mais precrias condies, ante a complexa estrutura sobre a qual est posta, pois pe em risco a vida dos trabalhadores, os quais convivem com a possibilidade diria de desabamento do seu ambiente de trabalho, fato tpico associado a mortes, recorrente ano aps ano. As condies so rudimentares, apesar de j mecanizadas, contudo, uma convivncia com a incerteza da prpria vida, a despeito da busca pela manuteno de suas famlias, com a pouca qualificao que a educao no lhes deu cavar. Sobre esses se beneficiam as grandes indstrias, que utilizam o caulim em seus produtos sem, contudo, constatarem o preo socioambiental de seus lucros. A atuao do garimpo e os problemas ambientais Embora os estudos sobre ambiente se apresentem, em sua maioria, como essencialmente fsicos, precisam abranger relaes existentes entre os problemas ambientais e a sociedade causadora (GUERRA & CUNHA, 1996. p.337). No Alto do Choro vem crescendo a preocupao com o modo de atuao produtiva, de semelhante modo dimenso que tomou a discusso em geral sobre ambiente sendo, por definio, um problema social, que precisa ser tratado a partir de critrios voltados integrao dos fatores e processos de ordem socioambiental (GUERRA & CUNHA. op.cit. p.342). As tcnicas por meio das quais os atores sociais locais se utilizam para realizarem a extrao do caulim podem ser identificadas de duas formas, conforme demonstra o quadro 1, figuras 4 e 5. Os dois modos coexistiram, sendo o primeiro substitudo pelo segundo aps a ampliao das minas utilizadas por empresas de beneficiamento do prprio material. Atualmente, esto ativas seis frentes de lavra, com dez guinchos, totalizando cinquenta e cinco trabalhadores.
Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

H tambm inmeras minas abandonadas por motivo de segurana, fato justificado pelas tcnicas de extrao associadas ao fraturamento da rocha encaixante, infiltraes e alagamentos, alm da estrutura do caulim, que podem condicionar desabamentos. Esse tem sido o principal motivo de mortes tanto nas frentes de lavra do Alto do Choro, como nas demais de caulim do municpio ao longo do perodo de implantao da atividade. Ao se somarem conjuntamente, constituem grandes labirintos subterrneos e crateras produzidas pelos dois modos de extrao, sendo que, com melhores tcnicas poderiam continuar a ser utilizadas, todavia, abrem-se novas frentes, no aproveitando todo o corpo mineral e no recuperando as reas degradadas.

Quadro 1- Modos de extrao do caulim no Alto do Choro 1 Modo manual (mais rudimentar) Abertura vertical < 2m2, podendo se expandir horizontalmente no subsolo; extrao a seco; Baixa produtividade (10 ton/dia) Utilizao de bases de madeira; Carretis manuais; cordas; baldes de borracha; picaretas; ps; carros de mo. No h vnculo empregatcio; os trabalhadores descem em rapu improvisado; trabalham sem equipamentos de segurana; so autnomos; baixa escolaridade e remunerao; tambm praticam agricultura Ocorrncia de mortes por desabamentos e doenas respiratrias 2 Pequena mecanizao Abertura vertical < 5m2 ou seguindo a largura do corpo mineral; dificilmente se horizontaliza; extrao a seco; Maior produtividade (50 ton/dia) . Utilizao de motor a Diesel; guincho; cabos de ao; caixa de ferro; picaretas e ps Pode haver vnculo empregatcio; maior quantidade de trabalhadores; descem guinchados nas caixas de ferro; Trabalham sem equipamentos de segurana para empresas; baixa escolaridade, baixa remunerao; no praticam outras atividades. Ocorrncia de mortes por desabamentos e doenas respiratrias.

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

Figura 4 Modo 1 tcnica mais rudimentar, ainda existe no municpio, mas foi substitudo na rea de estudo. Fonte: Iaponan Cardins (2008).

Figura 5 Modo 2: pequena mecanizao que substituiu o modo 1. Fonte: Iaponan Cardins (2009).

As extraes acumulam pilhas de rejeito em seu entorno, conforme a figura 7, promovem raspagem, compactao e exposio dos frgeis solos aos fortes processos erosivos, potencializados pela declividade. Se dispem acompanhando a direo dos corpos minerais, alcanando at cerca de 500m de extenso e 50m de profundidade em mdia, entretanto no se tem noo das dimenses subterrneas que as reas abandonadas possuem (figuras 6 e 8).

Figura 6 Exemplo de trecho subterrneo de mina: o modo de extrao contribui para ocorrncia de

Figura 7 Pilhas de rejeito no entorno das minas amontoadas sobre a vegetao. Fonte: Iaponan Cardins

Apesar de ser considerada uma atividade pontual, sua expanso, bem como a interligao com as demais atividades praticadas e o modo como ocorrem no levam em conta as limitaes que a localidade possui enquanto ambiente semirido, inserido em seu contexto maior. Essa uma das principais concluses e a que se desdobrar no presente estudo.

Consideraes a Respeito do Contexto Socioambiental no Alto do Choro Ao considerar verdadeira a indicao de Guerra & Cunha (1996) quanto produo e as

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

consequncias para a sociedade causadora de seus prprios problemas ambientais, se v a complexidade de sua resoluo, e por tanto, um desafio paradigmtico. certo e de considervel importncia o garimpo para as famlias que dele se valem, entretanto, vale mencionar que o contexto socialmente desfavorvel, o qual direciona as atividades e quem o far, e o far inadequadamente. No somente no Alto do Choro, mas em todo o municpio o garimpo e a minerao constituem importante fonte de emprego e renda, proporcionando a permanncia de parte da populao em seu lugar. Apesar do aumento na demanda por caulim, poucas empresas de extrao e/ou beneficiamento foram abertas, havendo na verdade, crescimento das j instaladas. Os benefcios so de cunho econmico, em termos de dinamizao econmica local e base para os outros setores existentes, o que pode, mas ainda no deu grande impulso. O que vem acontecendo nos ltimos seis anos a abertura de novas pequenas filiais de empresas de outros municpios no setor tercirio visando o poder de compra daqueles transformados em consumidores. O preo para que haja os benefcios supracitados a problemtica ambiental que se desenrola atravs dos anos, sendo vivenciada, porm nem sempre percebida ou conhecida pelos prprios partcipes, sobretudo no que diz respeito dinmica natural e a necessidade de mudana de atuao. As frentes de lavra do Ato do Choro em si no provocam grande devastao se comparadas a outros empreendimentos minerais do Brasil como os destinados extrao de xidos de ferro, prata ou ao prprio sobrepastoreio praticado na regio, o que no reduz o nvel de importncia para o contexto local, sobretudo, por se tratar de algumas alteraes consideradas irreversveis conforme as figuras 8 e 9. As Crateras no relevo tm se aprofundado, e com elas, muitos problemas a exemplo da maioria das minas, em que grande parte fica inundada pela gua subterrnea presente no caulim, tornando-se um grande reservatrio, contudo fica parada por no haver drenagem artificial, o que pode acarretar sua contaminao, sendo algumas delas aproveitadas pelos rebanhos para saciarem a sede.

Figura 8 - Panorama da degrao na rea de estudo. Fonte: Iaponan Cardins (2009).

Figura 9 Exemplar de mina abandonada, dentre tantas encontradas na reade estudo. Fonte: Iaponan Cardins

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

10

fundamental a compreenso do papel do acionamento dos processos erosivos, cuja eficcia depende da capacidade protetora da vegetao e da declividade, os quais, essencialmente, decorrem das condies climato-hidrolgicas, (SOUZA, 2005). Por onde o garimpo passa ampliada a atuao morfodinmica e a tendncia instabilidade do ambiente, tendo como agravantes o relevo muito ondulado, o mau uso da Caatinga em progressiva remoo pelo garimpo e pecuria, resultando em perdas

ambientais sofridas no local, promovidas e ampliadas pelas incorretas atividades realizadas. Com a mecanizao da extrao ampliou-se o fluxo de matria para fora das reservas realizado desde o incio das extraes e as pilhas de rejeito no entorno das minas e das empresas de beneficiamento, as quais so hoje, uma preocupao parte. A atuao dos processos erosivos sobre elas outro fato preocupante, pois so constitudas de partculas facilmente transportadas pela fora do vento ou da gua das chuvas, por essa razo se pode encontrar com facilidade resduos nos leitos assoreados dos crregos e riachos, com destaque para o Choro, o que denuncia para onde est indo o material oriundo da sua lixiviao. bvia a necessidade de implementao de engenharia nas minas, como tambm um planejamento para todas as aes tomadas, evidncia que esbarra na condio socioeconmica dos que promovem tais empreendimentos. Tanto a cultura, o nvel educacional, bem como as condies financeiras dificultam uma melhor gesto. A combinao das modalidades produtivas, praticados no Alto do Choro constituem fatores predominantemente eficazes na formao de reas submetidas ao processo de desertificao discutido em Guerra & Cunha (1996), Souza (2005), Conti (1995), dentre outros. Diante das modificaes submetidas ao ambiente a populao sentir seus efeitos, e se no ocorrerem mudanas, caber Natureza o papel de impor as suas prprias dinmicas ao que os seres humanos deixarem como marca de existncia na superfcie terrestre.
Referncias AESA Agncia Estadual de guas. Sig AESA Web. Disponvel em: http://geo.aesa.pb.gov.br/. Acesso em: de Outubro de 2009. ALMEIDA, Iaponan Cardins de Sousa. Alteraes ambientais decorrentes da extrao de Caulim no Alto do Choro no municpio de Junco do serid. Campina Grande-PB: Trabalho acadmico orientado. Curso de Licenciatura Plena em Geografia. CEDUC/UEPB, 2009. 77p. ANDRADE, M.C. de. O desafio ecolgico: Utopia e Realidade. So Paulo: HUCITEC. 1 ed.1994. CONTI. Jos Bueno. Desertificao nos trpicos: Proposta de metodologia de estudo aplicada ao Nordeste brasileiro. Tese apresentada ao departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e
Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

11

Cincias humanas da Universidade de so Paulo como exigncia parcial para obteno do ttulo de livre docente. So Paulo, 1995. GUERRA, Antnio Teixeira. Dicionrio Geolgico e Geomorfolgico. 4. ed. RJ. IBGE: 1975. GUERRA, Antnio Jos Teixeira, CUNHA, Sandra Baptista da. Degradao Ambiental. In: Geomorfologia e Meio Ambiente. Rio de Janeiro : Bertrand Brasil, 1996. IBGE-Instituto brasileiro de Geografia e Estatstica. IBGE Cidades . http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1 Acesso em 15 de Outubro de 2009. Disponvel em:

MELLO, Jos Octvio de Arruda. A histria da Paraba: Lutas e resistncia. Joo Pessoa: Cidade Universitria.2 ed. UFPB, 1995. 279 p. NOBREGA, Jorge Douglas. Viabilidade scio-econmica do processo de explorao do Caulim no municpio do Junco do Serid PB. Campina Grande-PB: Trabalho acadmico orientado. Curso de Licenciatura Plena em Geografia. CEDUC/UEPB. 2005. PRODER. Programa de emprego e renda: Junco do Serid. Joo Pessoa: Srie Diagnstico Scio econmico n29. SEBRAE/PB.1997. 47 p.
PROJETO RADAMBRASIL. Le vantame nto de re cursos naturais . Rio de Janeiro, Ministrio de Minas e Energia, 1981.

ROSS, Jurandir Luciano Sanches. Geomorfologia: ambiente e planejamento. So Paulo: Contexto. Repensando a Geografia. 8 ed. 2007. 84 p. SOUSA, Joo Batista Monteiro de. Ocorrncia, Distribuio e Variabilidade Granulomtrica da Argila Caulim dos Pegmatitos das Regies de Equador-RN e Junco do Serid-PB. Campina Grande: Dissertao apresentada Universidade Federal da Paraba Campus II para Obteno do Ttulo de Mestre em Engenharia de Minas. 1997. SOUZA, Marcelo Lopes de. O Territrio: Sobre espao e poder, Autonomia e desenvolvimento. Geografia conceitos e Temas . Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. SOUZA, M. J. N. de. Bases geoambientais e esboo do zoneamento geoambiental do Estado do Cear. In: LIMA, Luiz. C. (Org.) Compartimentao territorial e gesto regional do Cear. Fortaleza: Funece, 2000. p. 06 -103. WANERLEY, Adilson Alves et. al. Mapa Geolgico da Paraba. Recife: Ministrio de Minas energia. CPRM. 2002.

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

12

You might also like