You are on page 1of 2

BRONQUITE: uma inflamao nos brnquios que provoca maior secreo do muco. H dois tipos de bronquite: aguda e crnica.

. No primeiro caso, geralmente benigna e no apresenta maiores complicaes, tendo vrias causas possveis, desde vrus, como o do resfriado, at por inalao de gases irritantes, como sulfetos e dixido de nitrognio. Na bronquite crnica ( e asmtica), so mais comuns as infeces bacterianas, instalando-se em processos brnquicos j estabelecidos ou iniciados por vrus, em organismos debilitados. As bronquites crnicas representam perigo, pois vm acompanhadas de alteraes respiratrias que podem comprometer a recuperao do doente. A incidncia da bronquite predomina no inverno em ms condies higinicas; tambm as aglomeraes facilitam a afeco. SINTOMAS A bronquite caracteriza-se por tosse, expectorao e dor no meio do peito e garganta; isto pelo comprometimento da traquia e laringe. Aparecem, tambm, quadros infecciosos: mal-estar, febre, falta de apetite, dores de cabea. Em muitos casos, a tosse vem acompanhada de respirao ruidosa. Os sintomas duram geralmente alguns dias e, nos casos simples, a doena evolui progressivamente para a cura total. Em certos casos, podero ocorrer complicaes, como a extenso da afeco aos bronquolos, pneumunia e colapso pulmonar (obstruo dos brnquios). PREVENO E TRATAMENTO A principal forma de preveno manter as boas condies de resistncia orgnica. O tratamento consiste em alimentao rica, repouso, umidificao do ar, uso de analgsicos, antitrmicos, sedativos da tosse e expectorantes, antiinflamatrios e, em alguns casos, antibiticos. A bronquite, em geral no fatal; mesmo em casos acompanhados de complicaes, elas podem ser superadas, desde que o paciente apresente boas condies de resistncia orgnica

INFLAMAO DOS BRNQUIOS:


A bronquite uma inflamao dos brnquios, causada geralmente por uma infeco. Normalmente, trata-se de uma doena leve, que pode apresentar uma cura completa. Entretanto, a bronquite pode ser grave nos indivduos com doenas cardacas ou pulmonares crnicas e nos idosos.

CAUSAS A bronquite infecciosa ocorre com maior freqncia no inverno. Ela pode ser causada por vrus, bactrias e especialmente por microrganismos semelhantes s bactrias, como o Mycoplasma pneumoniae e a Chlamydia. Os tabagistas e os indivduos que apresentam doenas crnicas pulmonares ou das vias areas, que interferem na eliminao de partculas inspiradas dos brnquios, podem apresentar crises repetidas. As infeces recorrentes podem advir da sinusite crnica, da bronquiectasia, de alergias e, nas crianas, da inflamao das tonsilas (amgdalas) e das adenides. A bronquite irritativa pode ser causada por diversos tipos de ps, vapores de cidos fortes, amnia, alguns solventes orgnicos, cloro, sulfeto de hidrognio, dixido de enxofre e brometo; poluentes areos como o oznio e o dixido de nitrognio, a fumaa de tabaco e outras fumaas.

SINTOMAS E DIAGNSTICO Freqentemente, a bronquite infecciosa comea com os sintomas de um resfriado comum: coriza, cansao, calafrios, dor nas costas e dores musculares, febre discreta e dor de garganta. Geralmente, o incio da tosse indica o comeo da bronquite. Inicialmente, a tosse seca e pode permanecer assim. No entanto, aps um ou dois dias, o indivduo freqentemente comea a expectorar pequenas quantidades de escarro esbranquiado ou amarelado. Posteriormente, ele comea a expectorar uma quantidade muito maior de escarro, com uma colorao amarelada ou esverdeada. O indivduo com bronquite grave pode apresentar febre alta durante trs a cinco dias e, aps esse perodo, ele comea a apresentar melhora da maioria dos sintomas. Entretanto, a tosse pode persistir por vrias semanas. Quando h obstruo das vias areas, o indivduo pode apresentar dispnia (dificuldade respiratria). A presena de sibilos comum, especialmente aps a tosse. O paciente pode desenvolver uma pneumonia. Em geral, o diagnstico de bronquite baseado nos sintomas, principalmente nas caractersticas do escarro expectorado atravs da tosse. Se houver persistncia dos sintomas, pode ser necessria a realizao de uma radiografia torcica para assegurar-se que o indivduo no evoluiu para uma pneumonia.

TRATAMENTO Os adultos podem utilizar aspirina ou acetaminofeno para reduzir a febre e o mal-estar provocado pela doena, mas as crianas devem utilizar apenas o acetaminofeno. O repouso e a ingesto de bastante lquido so teis. Os antibiticos so prescritos para os indivduos com sintomas que sugerem que a sua bronquite devida a uma infeco bacteriana (como aquelas cuja expectorao amarelada ou esverdeada ou que apresentam uma febre alta persistente) e para aqueles com uma doena pulmonar preexistente. Para os adultos, podem ser prescritos o trimetoprim-sulfametoxazol, uma tetraciclina ou uma ampicilina. Freqentemente, quando existe a suspeita de uma infeco causada pelo Mycoplasma pneumoniae, administrada a eritromicina. Para as crianas, a escolha habitual a amoxicilina. No entanto, os antibiticos no so teis quando a infeco de origem viral. A cultura de escarro pode indicar a necessidade de um outro tipo de antibitico quando ocorrer persistncia ou recidiva dos sintomas, ou quando a bronquite for muito grave.

You might also like