You are on page 1of 5

O SIGNIFICADO DOS ROLEZINHOS

Nildo Viana
Professor da Faculdade de Cincias Sociais da UFG Universidade Federal de Gois; Doutor em Sociologia pela UnB Universidade de Braslia.

Os chamados rolezinhos, passeios realizados em shopping centers grupos de jovens de setores mais pobres das classes desprivilegiadas, vem recebendo grande ateno da imprensa e outros setores da sociedade. O que eles significam? No existem pesquisas sobre isso e, portanto, alm das posies axiolgicas, pautadas nos valores dominantes, de parte da imprensa e indivduos em geral, h muitas pessoas se manifestando sobre o assunto sem maiores reflexes. Por isso importante refletir sobre esse fenmeno, de forma introdutria, para entender seu significado. O primeiro ponto o que gera tal fenmeno coletivo. E importante destacar que um fenmeno coletivo e no individual. Se um jovem lumpemproletrio, ou dos estratos inferiores do proletariado ou de outra classe desprivilegiada, vai a um Shopping Center, nada acontecer alm do possvel mal estar deste indivduo, seja pelo preconceito, olhares, insatisfao pela incapacidade de consumo, mau atendimento, etc. e pelo estranhamento dos demais. um fenmeno social e de classe, mas que atinge apenas um indivduo, no tendo maiores consequncias polticas. Agora, se, ao invs de um, so 10, 20, 100 a um fenmeno coletivo que provoca algo mais, provoca uma reao coletiva tambm e quanto maior a quantidade, mais forte a reao. A reao geralmente de medo. Quando o indivduo isolado dos estratos mais baixos das classes desprivilegiadas que vai ao Shopping, ele sente uma dose de medo, misturado

4 Revista Posio Ano 1, Vol. 1, num. 1, jan. 2014.

com vergonha e outros sentimentos e representaes. Agora, quando so muitos, o medo passa para o outro lado. O que o rolezinho? A palavra rol quer dizer passeio, volta. Quando algum diz que vai dar um rol, quer dizer que vai passear, dar uma volta, andar por a. O rolezinho nos shoppings apenas uma extenso disso, um grupo que marca para passear, dar uma volta no shopping. Eles se diferenciam dos rols comuns por aglutinar uma quantidade maior de pessoas, embora depois de sua popularizao passasse a ser realizados tambm por pequenos grupos, reunidos num lugar especfico, o Shopping Center, e geralmente chamados pela internet, especialmente atravs do Facebook. A ousadia dos jovens paulistanos que acabou se espalhando pelo pas e gerando uma preocupao por parte de um trip bem conhecido: governo, grande imprensa, classe capitalista. Eles (e em muitos casos os partidos chamados de esquerda e organizaes burocrticas em geral) temem tudo que espontneo e sem lderes. Eles pensam que sem lderes para cooptar, para dirigir e enquadrar as pessoas, etc., h um perigo. Isso , em parte, falso e, em parte, verdadeiro. falso ou verdadeiro dependendo do contexto, objetivo, participantes, reao do governo e dos outros, etc. Tambm perigoso para alguns e no para todos em certos casos, como, por exemplo, num amplo movimento de pessoas politizadas que querem o fim do capitalismo h perigo para a burguesia em perder suas preciosas propriedades, ou quando agrupamento heterogneos contando com diversas formas de agir e objetivos podem entrar em confronto com outros setores da sociedade (lojistas, oponentes polticos, policiais, etc.). No caso dos chamados rolezinhos, nos quais no tem objetivos subversivos, no h maior politizao, no h reivindicaes mais profundas a no ser estar naquele espao naquele momento, surgir algum perigo s pode ocorrer devido ao dos outros, que vai desde o preconceito, passando pela represso e confronto, o que pode gerar uma reao violenta. O despreparo, o elitismo, a ignorncia, entre outros elementos que acometem as classes privilegiadas e os aparatos repressivos o maior perigo nesse caso. O que gera tais rolezinhos? Essa uma questo mais importante e que merece uma anlise mais profunda. A origem desse fenmeno remonta as manifestaes 5 Revista Posio Ano 1, Vol. 1, num. 1, jan. 2014.

populares do ano passado. Naquele contexto ocorreram diversas manifestaes espontneas e ficou evidente a fora da populao no sentido de pressionar os governos e agir de forma independente de aparatos burocrticos (Estado, partidos, etc.). Assim, ficou evidente que h uma fora da populao quando ocorre um movimento espontneo e coletivo. A fora da espontaneidade e da coletividade (que gera medo na classe dominante e outros setores) ficou explicitada. Outro elemento das manifestaes de junho que ajudam a entender os rolezinhos so o meio de comunicao principal para sua realizao: a internet, especialmente o facebook e redes sociais. Os rolezinhos so aes coletivas e espontneas cujo principal veiculo de comunicao e aglutinao a internet, tal como nas manifestaes de junho e onde se viu a possibilidade de sua concretizao. Um outro elemento das manifestaes de junho tambm ajuda a entender a emergncia do fenmeno dos rolezinhos: a confisso que a sociedade brasileira existe sob a base da diviso de classes, o que se manifesta atravs do descontentamento, da percepo das enormes desigualdades e dos problemas sociais. A diviso de classes vista em sua forma aparente, fenomenal, o que um avano do desenvolvimento da conscincia que tende a se aprofundar e reforar com os outros aspectos j aludidos (espontaneidade e ao coletiva). Os rolezinhos so a ocupao de um espao por parte de jovens das classes desprivilegiadas de espaos que so das classes privilegiadas. Nesse sentido, expresso das lutas de classes. Mas aqui cessa a semelhana. O que resta so diferenas. Os rolezinhos so inspirados, tambm, na cultura dominante produzida pelos meios oligopolistas de comunicao, a comear pelo funk da ostentao voltado para o consumo conspcuo, voltado para a reproduo dos valores dominantes atravs da competio social por status via consumismo de bens suprfluos. Essa cultura incentiva o consumo e, ao mesmo tempo, mostra a desigualdade no consumo, mera reproduo da diviso de classes. Contudo, os jovens envolvidos em tais rolezinhos no possuem grande conscincia desse processo e assimilam os valores dominantes, muitas vezes concretizando parte deles atravs do consumo via grande sacrifcio. A escolha dos shopping centers para a realizao do rolezinho e no qualquer 6 Revista Posio Ano 1, Vol. 1, num. 1, jan. 2014.

outro lugar no gratuita, pois l um lugar privilegiado para o consumo, bem com do consumo privilegiado (no esquecendo as diferenas entre os shopping centers, j que existem os mais populares). Em sntese, os rolezinhos realizam uma sntese de elementos das manifestaes de junho e dos valores dominantes da sociedade capitalista contempornea, o que faz nascer novas contradies sociais. A contradio social, de classes, que emerge da no aponta, nesse fenmeno coletivo, para a superao do capitalismo, pois mais uma reafirmao dele, mas cria o conflito com as classes privilegiadas e seus aparatos por ocupar espao que reservado para elas. Esse conflito, por sua vez, tende a promover um desenvolvimento da conscincia de classe, o que significa, tambm, a corroso dos valores dominantes. A imitao do modo de vida dos privilegiados pelos desprivilegiados corroda pela segregao, preconceito e represso, mostrando as diferenas de classes que o consumo no pode abolir. Mas, para os governos, aparatos repressivos, meios oligopolistas de comunicao, classes privilegiadas em geral, no h grande alternativa. Ou agem dessa forma, ou correm o risco de infiltrao de grupos com outros interesses, politizao do processo e, ainda, diminuio da fronteira entre as classes sociais, num espao onde a msica clssica e o funk ficam lado a lado, o que no deixa de ser cmico. Segundo linguagem popular, pobres e ricos irmanados num mesmo espao realizando uma mistura cultural indesejvel para uma sociedade cuja a competio social e a distino so marcos fundamentais e, para uma grande parte dos indivduos das classes privilegiadas, o seu ltimo refgio na vida, se sentir melhor do que a ral que faz rol e que a sua vida medocre de consumista vale a pena. Esse obstculo ainda reforado pelo medo e perigo representado por movimentos espontneos e coletivos de pessoas no cofiveis, os jovens das classes desprivilegiadas, que so caso de polcia, para alguns, lojistas com medo de furto, aparato repressivo temendo saques e subverso. Mas, deixando as preocupaes burguesas de lado, o que se observa que a sociedade brasileira mudou desde as manifestaes de junho e que o desenvolvimento de meios de comunicao fora do eixo oligopolista permitiu novas experincias e troca 7 Revista Posio Ano 1, Vol. 1, num. 1, jan. 2014.

de informaes que abrem espao para uma maior politizao da sociedade, o que j ocorreu de forma precria e limitada, a no ser em crculos mais restritos em que o processo foi mais profundo, e at mesmo aqueles que eram consumistas conformistas, submetidos aos valores dominantes, agora so relativamente mais exigentes, querem mais, o que produz um inconformismo parcial, que gera novos conflitos e a possibilidade de sua passagem para uma forma superior, bem como elemento propulsor de novas aes sociais, pois os rolezinhos mostraram, em escala muito menor em comparao com as manifestaes de junho, a forca da espontaneidade e da coletividade, e quanto mais a populao perceber isso, mais os governantes e as classes privilegiadas se sentiro ameaadas e o conflito tende a ser cada vez mais consciente, organizado, e, portanto, se transformar numa luta de classes sob forma mais radical, questionado as bases da sociedade capitalista.

8 Revista Posio Ano 1, Vol. 1, num. 1, jan. 2014.

You might also like