You are on page 1of 5

1

O CONSTRUTIVISMO DE KELLY A Psicologia dos Construtos Pessoais, de George Kelly (1963), tem duas noes bsicas como pontos de partida e uma posio filosfica subjacente. As duas noes so (p. 3): "primeira, que o ser humano poderia ser melhor entendido se fosse visto na perspectiva dos sculos, no na luz bruxuleante de momentos passageiros; segunda, que cada indivduo contempla a sua maneira o fluxo de eventos no qual se v to rapidamente carregado". A posio filosfica o alternativismo construtivo (p. 15): "todas nossas interpretaes do universo esto sujeitas reviso ou substituio".

O homem cientista A idia de ver o homem em uma perspectiva de longo alcance leva Kelly a v-lo como o "homem-cientista" porque, segundo ele, grande parte do progresso humano atribudo ao que se deu o nome de cincia. A noo de "homem-cientista" uma abstrao aplicvel raa humana, no uma classificao concreta de alguns homens em particular (p. 4). Para Kelly, o progresso do homem ao longo dos sculos no ocorreu em funo de suas necessidades bsicas tipo comida, abrigo ou sexo, mas de sua permanente tentativa de prever e controlar o fluxo de eventos no qual est envolvido. A noo de que cada indivduo contempla a sua maneira esse fluxo de eventos compatvel com a idia de prever e controlar, permitindo levar adiante a metfora do "homem-cientista" pois diferentes pontos de vista pessoais corresponderiam a distintos referenciais tericos de diferentes cientistas.

Alternativismo construtivo A noo de alternativismo construtivo requer um esclarecimento sobre o universo de Kelly (p. 6 e 7): (1) o universo est realmente existindo e o homem est gradualmente compreendendo-o; (2) o universo integral; (3) o universo pode ser medido ao longo de uma dimenso temporal. A primeira destas suposies deixa claro que Kelly est falando de um mundo real, no de um mundo constitudo apenas pelo pensamento das pessoas. Ele acredita que os pensamentos tambm realmente existem, mas a correspondncia entre o que as pessoas realmente pensam e o que realmente existe est continuamente mudando. Universo integral significa que todas suas partes tm uma exata relao com cada uma das demais. Contudo, dentro da limitada seo do universo que chamamos Terra e dentro do limitado perodo de tempo que reconhecemos como nosso presente, no percebemos muitas dessas relaes. Dizer que o universo pode ser medido ao longo de uma dimenso temporal uma maneira de dizer que o universo est continuamente mudando em relao a si mesmo. Como o tempo uma dimenso que deve ser sempre considerada se queremos contemplar mudanas, Kelly escolheu esta maneira de dizer que no universo sempre est acontecendo alguma coisa. O universo existe por estar acontecendo e nesse sentido que a primeira premissa de Kelly que o universo est realmente existindo. O ser humano, junto com suas percepes, parte desse mundo real e tem a capacidade criativa de representar seu ambiente, no de meramente responder a ele. Como ele

pode representar seu meio, ele pode fazer construes alternativas sobre esse meio, e de fato, fazer alguma coisa sobre esse meio se ele no lhe serve. O universo real para o ser humano, mas no inexorvel, a menos que ele escolha constru-lo deste modo (p. 8). No entanto, alternativismo construtivo no significa que indiferente qual o conjunto de construes alternativas que o indivduo escolhe para impor a seu mundo (p. 15). Embora sempre existam construes alternativas, algumas no, definitivamente, instrumentos pobres. Alternativismo construtivo no sinnimo de indiferena construtiva. Nas palavras de Kelly (p. 43): "O universo real; est sempre acontecendo; integral; e est aberto a interpretaes parte por parte, gradativamente. Diferentes indivduos o constrem de maneiras diferentes. Como ele no deve obedincia prvia a qualquer uma das construes humanas, ele est sempre aberto reconstruo. Algumas das construes alternativas se adaptam melhor s finalidades do homem do que outras. Logo, o homem entende seu mundo atravs de uma srie infinita de aproximaes sucessivas. Como o homem est sempre frente a construes alternativas, que ele pode explorar se quiser, ele no precisa ser indefinidamente, vtima nem de seu passado nem das presentes circunstncias. A vida caracterizada no meramente por sua abstratibilidade ao longo da linha do tempo, mas, particularmente, pela capacidade da criatura viva de representar seu meio. Isso especialmente verdadeiro para o homem, que elabora sistemas de construo atravs dos quais v o mundo real. Estes sistemas tambm so reais apesar de que podem estar enviesados."

Construtos Um construto uma representao do universo, ou de parte dele, uma representao erigida pela criatura viva e ento testada frente realidade do universo. Como o universo essencialmente um curso se eventos, a testagem de um construto uma testagem frente a eventos subseqentes. Isso significa que um construto testado em termos de sua eficincia preditiva (p. 12). Em outras palavras, o homem v o mundo atravs de moldes, ou gabaritos, transparentes que ele cria e ento tenta ajustar a eles as realidades do mundo. O ajuste nem sempre bom, mas sem tais moldes o mundo parece uma homogeneidade indiferenciada a qual o homem no consegue dar sentido. Esses padres, moldes, gabaritos, que o homem constri para dar sentido s realidades do universo, Kelly chama de construtos( p. 9). Em geral, o homem procura melhorar sua construo aumentando seu repertrio de construtos, ou alterando-os para melhorar o ajuste, ou subordinando-os a construtos superordenados que se constituem em sistemas de construo. Mas este processo muitas vezes descontinuado pelo dano que uma alterao em um construto subordinado traria a um construto superordenado. Freqentemente, o investimento pessoal na modificao de um construto superordenado, ou a dependncia que o indivduo tem a relao a ele, to grande que ele ignora a adoo de um construto subordinado mais preciso. (ibid)

Construtos ou sistemas de construo que podem ser comunicados podem ser compartilhados, inclusive em larga escala. Alguns sistemas de construo compartilhados em larga escala, ou sistemas pblicos, so elaborados para que determinados domnios, ou campos, de eventos a eles se ajustem. Por exemplo, os construtos da Fsica para eventos fsicos, da Psicologia para eventos psicolgicos. Esta delimitao de domnios pode ser artificial em muitos casos, mas importante reconhecer que h limites at onde conveniente aplicar certos construtos ou sistemas de construo. sempre tentador estender esses limites para construtos que se mostraram muito teis. Mas muitas vezes isso no funciona, como o caso do construto fsico "energia" que no tem muito sentido quando usado em eventos psicolgicos, e.g., "energia mental". (p. 35) Os construtos, ou os sistemas de construo, no s tm limites de convenincia como tambm focos de convenincia. Ou seja, h pontos dentro de um domnio de eventos nos quais eles funcionam melhor. Geralmente, so os pontos que o construtor tinha em mente quando edificou o construto. (p. 11) A noo de "homem-cientista" est muito presente aqui. A teoria que um cientista formula um sistema de construo com um foco e um mbito de convenincia. Essa teoria , em geral, imediatamente testada e to pronto isso feito quase certo que o cientista comea a modific-la luz dos resultados. Toda teoria tende, ento, a ser transitria, assim como os construtos do "homem-cientista". A testagem imediata de construtos, uma das caractersticas do mtodo experimental na cincia, tambm caracteriza, segundo Kelly, qualquer pessoa alerta. (p.13)

A teoria dos construtos pessoais Todas as idias apresentadas at aqui so sistematizadas por Kelly em uma teoria formal que ele chama de "Uma Teoria da Personalidade -- a Psicologia dos Construtos Pessoais", com um postulado fundamental e onze corolrios. A seguir so apresentados, praticamente sem comentrios, o postulado e alguns corolrios. Postulado fundamental: "Os processos de uma pessoa so canalizados psicologicamente pelas maneiras em que ela antecipa eventos." (A conduta de uma pessoa no presente est determinada pela maneira em que ela antecipa eventos futuros.) Corolrio da construo: "Uma pessoa antecipa eventos construindo suas rplicas." (A antecipao de eventos necessita construtos pessoais.) Corolrio da individualidade: "As pessoas diferem umas das outras nas suas construes de eventos." (O sistema de construtos de uma pessoa nico.) Corolrio da experincia: "O sistema de construo de uma pessoa varia medida que ela constri, sucessivamente, rplicas de eventos". (O sistema se construo de modifica; a pessoa reconstri seus construtos.) Corolrio da organizao: "Cada pessoa faz evoluir, de maneira caracterstica, para sua convenincia na antecipao de eventos, um sistema de construo que mantm relaes hierrquicas entre construtos." (O sistema de construo est organizado hierarquicamente, porm no esttico, est aberto mudana.)

Corolrio da fragmentao: "Uma pessoa pode empregar, sucessivamente, uma variedade de subsistemas de construo que so incompatveis entre si." (As pessoas podem testar novos construtos sem necessariamente descartar construtos anteriores, mesmo quando so incompatveis.) Corolrio da sociabilidade: Na medida em que uma pessoa constri os processos de construo de outra, ela pode ter um papel em um processo social envolvendo a outra pessoa. ("A relao social construtiva implica construir a viso da outra pessoa.) Kelly usa sempre o termo "pessoa" para indicar que est se referindo ao indivduo, no a qualquer parte dele ou qualquer manifestao de seu comportamento. Ao termo "construir", Kelly d o significado de "colocar uma interpretao". Construir rplicas de eventos significa colocar interpretaes em eventos. A pessoa ergue uma estrutura dentro da qual o evento toma forma ou assume significado.

Aprendizado e ensino Na noo de que o indivduo representa o universo, ou partes dele, atravs de construtos pessoais, com os quais constri sistemas de construo que tm organizao hierrquica e dinmica, aberta mudana, est embutido um conceito de aprendizagem kellyano. O sujeito edifica construtos pessoais com os quais coloca interpretaes nos eventos, antecipa eventos replicando-os (corolrio da construo); mas seu sistema de construo varia medida que ele constri, sucessivamente, rplicas de eventos (corolrio da experincia); variar significa no s modificar construtos, mas tambm reorganizar a hierarquia de construtos dentro do sistema de construo (corolrio da reorganizao). Isso tudo aprendizagem. Assim como os construtos, o sistema de construo de um aluno nico (corolrio da individualidade). Seu sistema de construo um agrupamento hierrquico de construtos no qual incompatibilidades e inconsistncias so minimizadas, mas no desaparecem de todo (corolrio da incompatibilidade). Esta viso de aprendizagem tem profundas implicaes para o ensino. Facilitar a mudana conceitual, por exemplo, implica facilitar mudana de construtos, ou mudanas no sistema de construo. Mas os construtos so pessoais; alm disso, construtos incompatveis (por exemplo, cientficos e no cientficos) podem coexistir no sistema de construo do aluno. Isso tem que ser considerado nas estratgias de mudana conceitual. No ensino, igualmente necessrio considerar que o conhecimento a ser ensinado tambm um sistema de construo. As teorias, os princpios, os conceitos so construes humanas e, portanto, sujeitas a mudanas, reconstrues, reorganizaes. Se o conhecimento humano construdo, no tem sentido ensin-lo como se fosse definitivo. Mas se tudo isso for levado em conta ser ainda possvel o ensino formal no individualizado? Claro que sim, pois h construtos compartilhados socialmente e certamente a muitos dos construtos pessoais tm componentes (significados) que so tambm compartilhados por outras pessoas; e, mais importante, alternativismo construtivo no significa que tudo vale, que indiferente o construto, ou o sistema de construo, que a pessoa, ou grupo cultural, usa para colocar interpretaes nos eventos que esto

permanentemente acontecendo no universo. Definitivamente, h construtos que so interpretaes pobres do universo. Referncia Kelly, George A. (1963). A theory of personality - The psychology of personal constructs. New York, W.W. Norton & Company. 189 p.

You might also like