You are on page 1of 17

A Crtica de Hannah Arendt a Karl Marx

Gilson Dantas*

certamente na sua obra A Condio Humana que a autora de As origens do totalitarismo tece suas mais fundamentadas crticas a Marx e desenvolve uma peculiar concepo de trabalho a partir da qual estabelecer sua crtica teoria marxista do trabalho. Aquelas ideias de Arendt por vezes tm sido reafirmadas como uma refutao a Marx ou, pelo menos, como algo que permitiria enquadr-lo, com destaque, na galeria dos glorificadores do trabalho pelo trabalho, do produtivismo pelo produtivismo. O grande problema que pode ser detectado naquela empreitada sua leitura bem particular de Marx e, em especial, da categoria trabalho em Marx. Arendt diante de Marx Pretendemos, aqui, recuperar a leitura da concepo do trabalho em Marx tal como entendida (ou recortada) por Arendt para compar-la, adiante, com o que Marx realmente formulou sobre aquela categoria e sua centralidade no arcabouo terico marxista. Ao final, faremos algumas observaes crticas, em torno deste tema, em todo caso com um carter de notas bem provisrias. Dotada de grande capacidade de argumentao e estilo literrio, Arendt pesquisou e elaborou textos a respeito dos regimes polticos que qualificou como totalitrios: o nazismo e o stalinismo. Arendt tambm detectou e denunciou, em ambos os regimes, uma espcie de glorificao do trabalho, de coisificao da produo, alm de atomizao e subordinao dos indivduos produo. Em A Condio Humana, escrito em 1958 (portanto depois de As origens), Arendt formulou profunda crtica sociedade moderna, vida cotidiana das pessoas; dificilmente se pode discordar de um apanhado crtico como aquele, to bem dirigido s modernas relaes cotidianas e polticas, relaes que conduzem ao isolamento, desumanizao, fragmentao, ao consumismo individual, s sociedades de massa e de consumo com tudo que estas carregam de pior.

Doutor em Sociologia no Centro de Estudos Para Amrica Latina e Caribe, pela Universidade de Braslia.

2 Revista Sociologia em Rede, vol. 3, num. 3, 2013

Em vrias dimenses mas no em todas o diagnstico de Arendt e de Marx esto inegavelmente unidos. A misria existencial da vida dos trabalhadores na moderna sociedade alvo certeiro da crtica de ambos, ainda que os dois autores no iro coincidir quanto ao futuro do trabalho e suas consequncias existenciais. No Prlogo de A Condio Humana, Arendt j delineia um painel da crise e do perfil da sociedade moderna que, como se pode ver no extrato a seguir, no seria, essencialmente, o de Marx. Naquelas pginas, Arendt destaca os avanos da cincia, e, especialmente, a automao, que dentro de algumas dcadas provavelmente esvaziar as fbricas e libertar a humanidade do seu fardo mais antigo e mais natural, o fardo do trabalho e da sujeio necessidade. (...)
Por si, a iseno do trabalho no novidade: j foi um dos mais arraigados privilgios de uma minoria. (...). Parece que o progresso cientfico e as conquistas da tcnica serviram apenas para a realizao de algo com que todas as eras anteriores sonharam e nenhuma pde satisfazer. Mas isto assim apenas na aparncia. A era moderna trouxe consigo a glorificao terica do trabalho, e resultou na transformao efetiva de toda a sociedade em uma sociedade operria. Assim, a realizao do desejo, como sucede nos contos de fadas, chega num instante em que s pode ser contraproducente. A sociedade que est para ser libertada dos grilhes do trabalho uma sociedade de trabalhadores, uma sociedade que j no conhece aquelas outras atividades superiores e mais importantes em benefcio das quais valeria a pena conquistar essa liberdade. Dentro desta sociedade, que igualitria porque prprio do trabalho nivelar os homens, j no existem classes nem uma aristocracia de natureza poltica ou espiritual da qual pudesse ressurgir a restaurao das outras capacidades do homem. At mesmo presidentes, reis e primeiros-ministros concebem seus cargos como tarefas necessrias vida da sociedade; e, entre os intelectuais, somente alguns indivduos isolados consideram ainda o que fazem em termos de trabalho, e no como meio de ganhar o prprio sustento. O que se nos depara, portanto, a possibilidade de uma sociedade de trabalhadores sem trabalho, isto , sem a nica atividade que lhes resta. Certamente nada poderia ser pior (ARENDT, 1997, p. 13).

Como argumenta uma de suas bigrafas:


H. Arendt se mostrava s vezes to desesperada com o sculo XX, onde a obsesso com o trabalho e a produtividade parecem ter amide deixado ao homem como diz ela a desalentadora opo entre escravido produtiva e liberdade improdutiva, e onde at mesmo o arteso desapareceu quase inteiramente de cena sob o impacto da produo em massa (MAY, 1988, p. 75).

As horas vagas do animal laborans jamais so gastas em outra coisa seno em consumir; e, quanto maior o tempo de que ele dispe, mais vido e insacivel o seu apetite. Mais adiante, ao tratar mais especificamente do labor (aquela modalidade de trabalho que na sua tica - produz coisas no durveis, ligadas mera sobrevivncia), Arendt vai argumentar na mesma direo. Vivemos, diz ela, numa sociedade de consumidores (ou de operrios), com menos labor mas tambm, menos liberdade.

3 Revista Sociologia em Rede, vol. 3, num. 3, 2013

Os ideais de permanncia, estabilidade, durabilidade, as marcas do ser humano que vo alm da sua condio como espcie animal se perdem, eis a crise moderna (...); Os ideais do homo faber, fabricante do mundo, que so a permanncia, a estabilidade e a durabilidade, foram sacrificados em benefcio da abundncia, que o ideal do animal laborans. Vivemos numa sociedade de operrios, porque somente o labor, com sua inerente fertilidade, tem possibilidade de produzir a abundncia; e transformamos o trabalho em labor, separando-o em partculas minsculas at que ele se prestou diviso, na qual o denominador comum da execuo mais simples atingido para eliminar do caminho do labor power humano que parte da natureza e talvez a mais poderosa de todas as foras naturais o obstculo da estabilidade inatural e puramente mundana do artifcio humano (ARENDT, 1997, p. 138).

O livro A Condio Humana, por um lado, ser explicitamente, uma forte e apaixonada crtica sociedade moderna (de homens isolados entre si, imediatistas, consumistas e dominados pela concepo instrumental do trabalho, etc.), por outro, uma ferramenta crtica categoria trabalho em Marx. Ao mesmo tempo, como parte dos elementos para formular sua crtica de conjunto sociedade moderna, Arendt vai redefinir vrias categorias da vida poltica, social e econmica, especialmente a categoria trabalho. Preocupada com o tema das revolues, da liberdade e da poltica, e simptica aos conselhos e rgos de democracia direta das primeiras fases revolucionrias dos Estados Unidos (sculo 17), Rssia (1917) e outras, Arendt sempre tomou como sua grande referncia poltica e filosfica a plis grega tal como ela a imaginava1. A crtica de Arendt a Marx surge num determinado contexto do ps-Guerra e a partir da sua notria preocupao intelectual com o tema da liberdade e do totalitarismo. Atravs de longas pesquisas e textos de flego que ir elaborando sobre e contra o nazismo, Arendt vai ocupar-se, em plena era da Guerra Fria, de uma de suas maiores inquietaes: a do vnculo provvel entre o totalitarismo Stalinista e a teoria marxista2. Em busca de respostas, formular sua grande crtica Marx e a toda a moderna concepo de trabalho. Para resumir sua abordagem em pouqussimas palavras: Arendt vai situar o pensamento de Marx num vis totalitrio e vai argumentar sobre a disjuntiva marxismo e liberdade. Esta dimenso liberticida do marxismo se fundaria numa concepo estreita e reducionista da categoria trabalho, numa viso de homem como animal laborans, como animal que trabalha e que estende a viso instrumental do trabalho ao conjunto da sociedade e da cultura. Marx - sempre segundo Arendt - praticamente reduz
1

Arendt se referencia pela polis pr-filosfica grega e defende uma concepo mais complexa do trabalho. A plis seria aquele espao onde agiam homens livres, no subjugados pela necessidade, conhecedores do pleno alcance da liberdade humana (cf. MAY, 1988, p. 75). Enquanto a polmica anticomunista crescia na Amrica, Arendt estava em bibliotecas europeias trabalhando um estudo que chamava Elementos totalitrios do marxismo. O livro, que pretendia que tivesse cerca de noventa mil palavras, era concebido como um complemento a As Origens do Totalitarismo (YOUNG-BRUEHL, 1997, p. 251).

4 Revista Sociologia em Rede, vol. 3, num. 3, 2013

o homem dimenso trabalho, concebe o homem como um animal laborans: como um ente econmico cujo diferencial em relao aos animais , basicamente, a sua fora de trabalho (labor power). Arendt vai contrapor ao homem trabalhador (animal laborans) de Marx uma concepo mais integral de homem, plural e poltico, que se situa para alm de sua condio como espcie animal. Ao privilegiar o trabalho, ao reduzir o homem a um animal que trabalha, Marx j revelaria, ali, seu distanciamento em relao liberdade, vida poltica e pluralidade (mltiplas individualidades) prprios da condio humana, segundo Arendt. Que importncia pode ter a riqueza da personalidade individual se os homens so vistos, uniformemente, como fora de trabalho? Que relevncia tem o indivduo se o processo civilizatrio visto como acmulo de excedente do trabalho e se o trabalho que liberta? Esse laboracionismo de Marx sempre no olhar de Arendt vai fazer com que ele no detecte problemas em outras dimenses do indivduo. Em suma: Marx vai referenciar-se por um homem que no difere dos animais pela razo, ou pela linguagem ou por sua condio de ser poltico, mas pelo trabalho (labor, para Arendt), pela produo, pelo metabolismo homem-natureza. Est feita a ponte necessria e ineliminvel entre Marx e regimes polticos liberticidas e/ou que glorifiquem a produo e a produtividade, numa palavra, com Stlin. Simplificadamente, esta seria a viso do trabalho em Marx segundo Arendt: do homem como um ser em cujo centro no estar a liberdade nem a riqueza e singularidade individual. E justamente este o homem da era moderna, o homem de massa, dominante na atual sociedade de operrios e no muito diferente daquele da sociedade de operrios imaginada por Marx quando pensou no socialismo:
Uma sociedade de massas de operrios, tal como Marx tinha em mente quando falava de uma humanidade socializada, consiste em exemplares da espcie humana isolados do mundo, quer sejam escravos domsticos, levados a essa infeliz situao pela violncia de terceiros, quer sejam livres, exercendo voluntariamente suas funes (ARENDT, 1997, p. 131).

A concepo do trabalho em Marx segundo Arendt Vejamos mais detidamente a concepo do trabalho em Marx segundo Arendt. Ela vai criticar Marx por empobrecer a noo de trabalho, reduzindo-a a apenas um tipo de trabalho, a apenas uma dimenso. Arendt, como se sabe, ir, teoricamente, desdobrar a categoria trabalho em duas (trabalho e labor) e procurar demonstrar que o trabalho em Marx no passa do labor arendtiano; segundo Arendt, quando Marx se refere ao trabalho, ele s est considerando o trabalho mais elementar (aquele onde o trabalhador intercambivel sem prejuzo para a produo) e mais ligado sobrevivncia imediata da espcie.

5 Revista Sociologia em Rede, vol. 3, num. 3, 2013

Marx ir reduzir a humanidade do homem a algo parecido fora de trabalho. Nisto Marx se insurge contra a tradio: vai recusar-se a admitir segundo Arendt que:
A diferena entre a vida humana e a animal seja a ratio, ou o pensamento; que, o homem, nas palavras de Hegel, seja essencialmente esprito. Para o jovem Marx, o homem essencialmente um ser natural dotado da faculdade da ao, [...] e sua ao permanece natural porque ela consiste no trabalho o metabolismo entre o homem e a natureza; Em seguida, a mesma Arendt acrescenta que Marx confirma que a humanidade do homem consiste em sua fora ativa e produtiva, que em seus aspectos mais elementares chama de fora de trabalho (WAGNER, 2000, p. 91).

Ou seja, Marx inverte a hierarquia das aptides humanas. E esta nova hierarquia das aptides humanas, estabelecida por Marx que estar no corao da crtica de Arendt a ele, inclusive porque naquela hierarquia est presente a percepo de Marx sobre a sociedade moderna. Para Arendt, Marx reduz o homem ao plano do animal que labora ; e o que o labor? O labor encarna apenas o trabalho no-qualificado, voltado para a produo dos objetos de consumo necessrios para manter a espcie viva, subsistindo. O labor seria aquele tipo de trabalho que sempre foi malvisto, imposto pelas necessidades da espcie como comer, beber, abrigar-se, etc., trabalho que no deixa vestgios, e que ser dignificado e valorizado pela era moderna, e especialmente, por Marx. O outro tipo de trabalho, o nico que ela vai qualificar propriamente como trabalho, aquele que, ao contrrio do labor, deixa vestgios no mundo, gerador de bens que tm durabilidade e permanncia e que propiciam ao mundo a forma concreta de morada do homem (o que inclui a obra de arte). Portanto, o trabalho em Marx pensa Arendt algo parcial, corresponde a apenas um tipo de trabalho, quele mais ligado reproduo animal da espcie; o trabalho criou o homem, o trabalho (e no a razo) distingue o homem dos outros animais. Nesta formulao radical de Marx, ele est referindo-se ao labor, ao trabalho no-qualificado (que, para ela, a base da prpria produo mecanizada). Arendt considera que a moderna glorificao e a espetacular promoo do labor (...) como a mais estimada de todas as atividades humanas, comea com Locke, vai a Adam Smith e tem o clmax em Marx. Para Arendt, neste ponto, Locke, Smith e Marx seriam autores de mesma linhagem. E o erro de todos (em que pesem algumas distines) confundir trabalho com labor, equacionam trabalho com o labor, de tal forma que atribuem ao labor certas qualidades que somente o trabalho possui, e definem o homem, estritamente e reducionisticamente, como o animal laborans, como ser social produtor de objetos de subsistncia, animal que busca atender quela eterna necessidade imposta pela natureza. E se o homem s produtivo quando labora, e se o labor a mais humana de todas as atividades, a libertao do 6 Revista Sociologia em Rede, vol. 3, num. 3, 2013

labor, no futuro deixar o homem numa terrvel alternativa: restar a angustiosa alternativa entre a escravido produtiva e a liberdade improdutiva. O erro de todas essas teorias do trabalho decorre de seu apego ideia de progresso e sua identificao do progresso com o aumento da produtividade no labor, segundo Arendt. Tais teorias jamais estiveram preocupadas com o trabalho no-labor, com a produo de coisas mundanas, cuja durabilidade sobrevive e suporta os processos devoradores da vida (ARENDT, 1997, p. 100-120). Em breves palavras, para Arendt, Marx pratica um tipo de reducionismo quando, ao abordar a atividade humana (o que corresponderia, aproximadamente, vida activa em Arendt), considera o labor como a atividade que mais importa levar em conta. A concepo de trabalho em Marx Arendt, como se sabe, tenta localizar, em Marx, elementos ou certas razes do totalitarismo stalinista e da moderna concepo de glorificao do trabalho. Um dos problemas deste tipo de transposio bem conhecido: quem tem alguma familiaridade com Marx e Stlin, sabe que estamos diante de personagens histricos que respondiam a determinaes, a realidades e a propostas distintas (Marx propunha o desmanche do Estado, Stlin ampliou a burocracia de Estado ao paroxismo e foi um notrio estatocrata; Marx era um democrata radical, Stlin patrocinou uma ditadura genocida, etc., etc.). Se levarmos isto em conta, o empreendimento de tentar descobrir Stlin em Marx vai se mostrar rduo, impraticvel mesmo. No entanto, empreitadas semelhantes no so raras no mundo acadmico. Autores eruditos e qualificados j tentaram extrair Hitler de Hegel (ou de Nietzsche ou at de Wagner). A glorificao do Estado por Hegel seria meio caminho para Hitler, segundo K. Popper (KONDER, 1977). Como h quem aceite esse tipo de pesquisa genealgica, vamos admitir, por um instante, e misericordiosamente, essa modalidade de voo terico. At porque, pode-se dizer, Stlin falava em nome de Marx. Admitindo-se tudo isto - que Marx fertilizou o totalitarismo, que Marx politicamente no se preocupou com a liberdade, que quase reduziu o homem ao trabalho labor , uma inevitvel deduo lgica seria a seguinte: tais elementos teriam que aparecer quando se l Marx. Teriam que transparecer nas leituras mais qualificadas de Marx, ou seja, tenderiam a aflorar nas avaliaes sobre Marx formuladas por seus mais notrios estudiosos (e aplicadores). Ou, formulando este ponto em forma de pergunta: os mais qualificados divulgadores, comentadores e seguidores de Marx tm-se referido e tm-se deparado com aquela concepo de homem (animal laborans) e de trabalho (labor) que Arendt encontrou e denunciou em Marx? Para citar alguns nomes: Lnin, Rosa Luxemburgo, Gramsci, Karl Korsch, Trotsky, Lukcs e tantos outros marxistas clssicos, chegam a denunciar aquele tipo de reducionismo quando leem, resumem, criticam Marx? 7 Revista Sociologia em Rede, vol. 3, num. 3, 2013

A resposta negativa: os leitores mais qualificados encontram, em Marx, uma concepo do homem como um ser social, e na mesma medida em que encontram a ideia do trabalho na gnese do homem e na sua diferenciao dos animais, eles denunciam o trabalho como degradante, s que o trabalho... assalariado e alienado. Com a palavra Lukcs e R. Antunes:
O trabalho antes de mais nada, em termos genticos, o ponto de partida da humanizao do homem, do refinamento das suas faculdades, processo do qual no se deve esquecer o domnio sobre si mesmo. Alm do mais, o trabalho se apresenta, por um longo tempo, como o nico mbito desse desenvolvimento; todas as demais formas de atividade do homem, ligadas aos diversos valores, s se podem apresentar como autnomas depois que o trabalho atinge um nvel relativamente elevado (LUKCS, 1979, p. 87). A histria da realizao do ser social, muitos j o disseram, objetivase atravs da produo e reproduo da sua existncia, ato social que se efetiva pelo trabalho. Este por sua vez, desenvolve-se pelos laos de cooperao social existentes no processo de produo material. Em outras palavras, o ato de produo e reproduo da vida humana realiza-se pelo trabalho. a partir do trabalho, em sua cotidianidade, que o homem torna-se ser social, distinguindo-se de todas as formas no humanas. Sob o sistema de metabolismo social do capital, o trabalho que estrutura o capital desestrutura o ser social. O trabalho assalariado que d sentido ao capital gera uma subjetividade inautntica no prprio ato de trabalho. Numa forma de sociabilidade superior, o trabalho, ao reestruturar o ser social, ter desestruturado o capital. E esse mesmo trabalho autodeterminado que tornou sem sentido o capital gerar as condies sociais para o florescimento de uma subjetividade autntica e emancipada, dando um novo sentido ao trabalho (ANTUNES, 1988, p. 77).

Muito claro, ento: o homem surge (se humaniza) com o trabalho, este seu ponto de partida; e trabalho e controle sobre o trabalho surgem juntos, trabalho e intencionalidade so uma s coisa. O que vai ocorrer, posteriormente, que o homem perde o controle sobre o seu trabalho e sobre o produto do seu trabalho; o trabalho, que foi o ponto de partida da humanizao, da elevao para alm do reino animal vai ser apropriado privadamente pelo capital, e o trabalhador ser degradado, desumanizado, alienado; trabalho se tornar degradao3. Em Marx existe, portanto, o trabalho no sentido antropolgico, geral (gentico, ontolgico) e existe trabalho no sentido de trabalho assalariado, historicamente determinado por um modo de produo o capitalismo. Seja como for, invariavelmente, estaremos diante do trabalho socialmente fundado, levado adiante socialmente (vale dizer, desde sua gnese, unido a algum grau de intencionalidade, de certa conscincia ou
3

evidente que quando a atividade vital do homem apenas um meio para um fim, no se pode falar de liberdade, porque a capacidade humana que se manifesta nesse tipo de atividade dominada por uma necessidade exterior. Essa contradio no pode ser superada a menos que o trabalho que um simples meio na presente relao se torne um fim em si mesmo. Em outras palavras: s possvel a referncia ao trabalho como atividade livre se ele se tornar uma necessidade interior do homem (MSZROS, 1981, p. 166-67).

8 Revista Sociologia em Rede, vol. 3, num. 3, 2013

de algum tipo de cooperao social). E ser um trabalho que pode ou no vir acompanhado da liberdade, embora ele surge, antropologicamente, sob o primado da liberdade j que, na gnese do homem, trabalho implica em escolha entre alternativas, em intencionalidade, portanto j inclui um embrionrio grau de liberdade se compararmos, por exemplo, com a produo entre os animais (de um ninho, por exemplo). E para Marx, antropologicamente, no h trabalho sem significado, no h humanizao pelo trabalho sem que a ao do trabalho comporte inteno e significao... social. Este o prprio contedo do termo prxis, da tradio marxista.
O que distingue o animal humano o fato de que ele se move em um mundo de significados; e esses significados so constitutivos de suas atividades, e no secundrios a elas. As ideias so internas a nossas prticas sociais, e no meros produtos destas. A existncia humana, como admite Marx em outra passagem, uma existncia propositada ou intencional, e essas concepes propositadas formam a gramtica interna de nossa vida prtica, sem a qual esta seria um mero deslocamento fsico. O termo prxis foi utilizado com bastante frequncia pela tradio marxista para apreender essa indissolubilidade da ao e da significao (EAGLETON, 1997, p. 73).

Trabalhar deixa de ser algo como um instinto pura e simplesmente como na construo da teia pela aranha por conta de sua condio como portador de intencionalidade, de alternativas, de teleologia, neste caso, de certo tipo de conscincia. Trabalho e teleologia so inseparveis. Neste sentido, vale repisar, j est ali no homem desprendendo-se da animalidade pela via do trabalho o grmen da prpria liberdade (na escolha de alternativas). O que fica bem distante de qualquer coisa parecida com um animal que labora...
O desenvolvimento do trabalho, a busca das alternativas presentes na prxis humana, encontra-se fortemente apoiado sobre decises entre alternativas. O ir-alm da animalidade por meio do salto humanizador conferido pelo trabalho, o ir-alm da conscincia epifenomnica, determinada de modo meramente biolgico, adquire, ento, com o desenvolvimento do trabalho, um momento de refortalecimento, uma tendncia em direo universalidade (ANTUNES, 1997).

Tem-se aqui, portanto, a gnese ontolgica da liberdade:


Que aparece pela primeira vez na realidade como alternativa no interior do processo de trabalho (...) Se concebemos o trabalho em seu sentido original como produtor de valores de uso como forma eterna que se mantm atravs das mudanas nas formaes sociais, isto , do metabolismo entre homem (sociedade) e natureza, torna-se ento claro que a inteno que define o carter da alternativa est direcionada para as transformaes nos objetos naturais, desencadeadas pelas necessidades sociais (LUKCS, apud. ANTUNES, 1997).

O trabalho , portanto, o elemento mediador introduzido entre a esfera da necessidade e a da realizao desta; d-se, segundo Antunes, uma vitria do comportamento consciente sobre a mera espontaneidade do instinto biolgico quando o 9 Revista Sociologia em Rede, vol. 3, num. 3, 2013

trabalho intervm como mediao entre necessidade e satisfao imediata. Nesse processo de auto-realizao da humanidade, de avano do ser consciente em relao ao seu agir instintivo, bem como seu avano em relao natureza, configura-se o trabalho como referencial ontolgico fundante da prxis social (ANTUNES, 1997). Logicamente, se passarmos a examinar o trabalho na sociedade capitalista, o trabalho assalariado, outras determinaes se imporo:
Se na formulao marxiana o trabalho o ponto de partida do processo de humanizao do ser social, tambm verdade que, tal como se objetiva na sociedade capitalista, o trabalho degradado e aviltado. Torna-se estranhado;Como resultante da forma do trabalho na sociedade capitalista tem-se a desrealizao do ser social. O resultado do processo de trabalho, o produto, aparece junto ao trabalhador como um ser alheio, como algo alheio e estranho ao produtor e que se tornou coisa. Tem-se ento, que esta realizao efetiva do trabalho aparece como desefetivao do trabalhador (ANTUNES, 1997, p. 181).

O que se desprende dessas leituras de Marx? De sada: longe de dignificar o trabalho na sociedade capitalista, Marx o submete crtica e ao seu reconhecimento como uma atividade degradante: ele percebe o trabalho moderno assalariado como alheio ao homem que trabalha, estranho a ele e funcionando como uma maldio em relao ao trabalhador. Estamos diante do trabalho na sociedade capitalista, o trabalho assalariado. O outro, o trabalho sobre o qual o homem que trabalha tem controle, e que constri, socializa e humaniza o homem. o trabalho tomado antropologicamente, que estava l, geneticamente, na transio do homem animal a ser social, a ser racional e dotado da linguagem. o trabalho numa sociedade onde ele venha a ser controlado pela prpria comunidade humana. Em suma, a categoria trabalho em Marx no aparece como algo que subsume as demais atividades humanas, que a elas se sobrepe, as concentra e absorve; em Marx, o trabalho propicia a humanizao do homem, a transio de espcie animal a ser social; que o trabalho funda as determinaes do social (e aqui estamos no terreno da ontologia). E, ao mesmo tempo, o trabalho entendido em suas mltiplas dimenses: estranho para aqueles leitores de Marx, imaginar o trabalho como apenas aquele que imposto pelas necessidades da espcie, ligado s necessidades biolgicas. E, por ltimo, se nada disto valer, se tais leituras de Marx no merecerem crdito, nos resta o prprio Marx. Cujas teses e concepes vo tornar ainda mais particulares e estranhas as leituras de Arendt. Vamos a algumas ideias do prprio Marx, no sem algumas consideraes. Em primeiro lugar, Marx vai argumentar em torno daquela mesma tese: o trabalho cria o homem (como ser social). Trabalho este, portanto, que conduzido socialmente, no por indivduo isolado, muito menos desprovido de intencionalidade (teleologia); portanto, no conduzido de forma animal. Ou, repetindo: o que se reproduz ali, no trabalho, no a mera existncia fsica dos homens. 10 Revista Sociologia em Rede, vol. 3, num. 3, 2013

Em segundo lugar, o trabalho em Marx que o trabalho til , aquele trabalho tomado antropologicamente (ontologicamente), ele ineliminvel da vida e da histria humana. O que permite sugerir que o trabalho que est em crise o trabalho alienado. E, em terceiro lugar, o trabalho que Marx imagina que seria abolido por uma revoluo comunista (a mesma que desmancharia a coero estatal) seria o trabalho ... assalariado4. Este o trabalho que nos tragicamente familiar, o trabalho mortificante, merecedor de crticas radicais e, por cuja extino Marx vai se bater em nome do livre desenvolvimento do indivduo e da construo da autntica comunidade humana e do fim da alienao. Neste ponto, ao radicalizar sua crtica comunidade aparente do capitalismo, alienao do trabalho assalariado, do trabalho no controlado pela livre associao dos produtores, Marx se mostra o mais radical defensor da liberdade, da liberdade em comunidade, como mostraremos mais ao final. Vamos ao prprio Marx e seus argumentos.
Na produo, os homens no agem apenas sobre a natureza, mas tambm uns sobre os outros. Eles somente produzem colaborando de uma determinada forma e trocando entre si suas atividades. Para produzirem, contraem determinados vnculos e relaes mtuas e somente dentro dos limites desses vnculos e relaes sociais que se opera sua ao sobre a natureza, isto , se realiza a produo (MARX, 1977, p. 69).

Logo nas primeiras pginas de A ideologia alem, Marx vai considerar o trabalho como elemento de distino entre os homens e os animais, s que na condio de trabalho social, que encarna relaes sociais determinadas; como trabalho desenvolvendo-se em cooperao, etc. e no apenas no plano biolgico, de espcie.
Pode-se distinguir os homens dos animais pela conscincia, pela religio e por tudo o que se queira. Mas eles prprios comeam a se distinguir dos animais logo que comeam a produzir seus meios de existncia, e esse passo frente a prpria consequncia de sua organizao corporal. Ao produzirem seus meios de existncia, os homens produzem indiretamente sua prpria vida material. A maneira como os homens produzem seus meios de existncia depende, antes de mais nada, da natureza dos meios de existncia j encontrados e que eles precisam reproduzir. No se deve considerar esse modo de produo sob esse nico ponto de vista, ou seja, enquanto reproduo da existncia fsica dos indivduos (MARX e ENGELS, 2001, p. 11).

Na mesma obra, Marx continua argumentando sobre as dimenses simultneas em que se vai construindo a humanidade do homem e sua histria. Mais uma vez ele est tratando da gnese antropolgica do homem. Mais uma vez o prprio Marx quem vai advertir sobre as mltiplas dimenses do trabalho, sobre a inseparabilidade entre a relao social e a produtiva, etc.

Na URSS, a revoluo comunista reforou o poder de Estado e, tambm, o trabalho assalariado. Portanto, trafegou na contra-mo do pensamento marxista.

11 Revista Sociologia em Rede, vol. 3, num. 3, 2013

Produzir a vida, tanto a sua prpria vida pelo trabalho, quanto a dos outros pela procriao, nos aparece portanto, a partir de agora, como uma dupla relao: por um lado como uma relao natural, por outro como uma relao social social no sentido em que se estende com isso a ao conjugada de vrios indivduos, sejam quais forem suas condies, forma e objetivos. Disso decorre que um modo de produo ou um estgio industrial determinados esto constantemente ligados a um modo de cooperao ou a um estdio social determinados... (MARX e ENGELS, 2001, p. 24).

Outros argumentos de Marx esto l nos Manuscritos Econmico-Filosficos.


Em que consiste a alienao do trabalho? Em primeiro lugar, o trabalho exterior ao trabalhador, quer dizer, no pertence sua natureza; portanto, ele no se afirma no trabalho, mas nega-se a si mesmo, no se sente bem, mas infeliz, no desenvolve livremente as energias fsicas e mentais, mas esgota-se fisicamente e arruna o esprito. Por conseguinte, o trabalhador s se sente fora de si. Assim, o seu trabalho no voluntrio, mas imposto, trabalho forado. No constitui a satisfao de uma necessidade, mas apenas um meio de satisfazer outras necessidades. O seu carter estranho ressalta claramente do fato de se fugir do trabalho como da peste, logo que no existe nenhuma compulso fsica ou de qualquer outro tipo. O trabalho externo, o trabalho em que o homem se aliena, um trabalho de sacrifcio de si mesmo, de mortificao. Finalmente, a exterioridade do trabalho para o trabalhador transparece no fato de que ele no o seu trabalho, mas o de outro, no fato de que no lhe pertence, de que no trabalho ele no pertence a si mesmo, mas a outro (MARX, 1989, p. 162).

entendimento de Marx, ento, que nas suas horas livres a personalidade do trabalhador vai encontrar-se empobrecida pela alienao no trabalho, por um trabalho que se converteu num meio para resolver a sua existncia, e no caso da maioria, resolver o problema bem elementar, da mera sobrevivncia, da casa, escola, da fome. Vale observar embora talvez soe ocioso que a crtica ao reducionismo e ao carter foroso do trabalho s pode ser feita por Marx porque ele parte de uma concepo noreducionista e livre do trabalho, tudo ao contrrio da leitura arendtiana de Marx. O processo de autoconstruo do homem, de sua estruturao como ser social se d, segundo Marx, atravs do trabalho; no entanto, tambm Marx quem vai reiteradamente mostrar o trabalho na sociedade moderna como a manifestao negativa do prprio homem. Estamos, neste caso, distantes daquela opinio que v na concepo do trabalho em Marx um elogio ao trabalho nas condies em que o conhecemos. , ao contrrio, o prprio Marx quem vai criticar numa linha semelhante que far Arendt a transformao do trabalho num meio em si mesmo para a produo da vida material e no como manifestao espontnea da liberdade e do potencial humano de cada um.
Hoje, manifestao de si e produo da vida material so de tal modo separadas que a vida material aparece como a finalidade, e a produo da vida material, isto , o trabalho, como sendo o meio (sendo agora esse trabalho a nica forma possvel, mas, como vemos, negativa, da manifestao de si) (MARX e ENGELS, 2001, p. 82).

12 Revista Sociologia em Rede, vol. 3, num. 3, 2013

Marx critica o trabalho na sociedade moderna por ter-se reduzido a pouco mais que o nico meio para manter a existncia fsica. Nessa linha de raciocnio, o homem quase que ser igualado a uma outra espcie, na medida em que a vida revela-se simplesmente como meio de vida e o homem no trabalho alienado, deixa de realizar aquela atividade que o distingue dos animais, a atividade vital consciente. Segundo Marx:
O animal identifica-se imediatamente com a sua atividade vital. No se distingue dela. a sua prpria atividade. Mas o homem faz da atividade vital o objeto da vontade e da conscincia. Possui uma atividade vital consciente. Ela no uma determinao com a qual ele imediatamente coincide. A atividade vital consciente distingue o homem da atividade vital dos animais. S por esta razo que ele um ser genrico. Ou melhor, s um ser consciente, quer dizer, a sua vida constitui para ele um objeto, porque um ser genrico. Unicamente por isso que a sua atividade surge como atividade livre. O trabalho alienado inverte a relao, uma vez ao homem, enquanto ser consciente, transforma a sua atividade vital, o seu ser, em simples meio da sua existncia. A construo prtica de um mundo objetivo, a manipulao da natureza inorgnica, a confirmao do homem como ser genrico consciente, isto , ser que considera a espcie como seu prprio ser ou se tem a si como ser genrico (MARX, 1977, p. 166).

Em Marx, a multidimensionalidade da noo de trabalho e seu carter de faculdade integrada condio humana, passa ao largo de toda tentativa de se construir um Marx que s v o trabalho no plano biolgico (de espcie) ou reduzido a labor, etc. claro que certamente vai aparecer sob roupagens distintas, o outro argumento, aquele que v Marx despreocupado com a liberdade individual, com a livre emancipao de todas as potencialidades do homem5. S que, se vamos diretamente aos textos de Marx, este argumento consegue ser mais fantasioso, mais alheio s grandes motivaes e ao contedo da obra (e vida) de Marx do que o primeiro. Marx concebe diante da moderna desintegrao e alienao do homem de si mesmo , a luta pela autntica comunidade: a partir das contradies da prpria sociedade capitalista, antev a possibilidade da construo revolucionria da comunidade humana; aquela que seja fruto da livre associao de todos os homens atravs do trabalho e da vida; e s v a possibilidade da liberdade individual (e de personalidades mais ricas) no seio das relaes comunitrias, no margem nem alm. Portanto, Marx critica com radicalidade a atual comunidade aparente, e o faz dentro de uma perspectiva essencialmente voltada para o desenvolvimento das faculdades
5

preciso um grande esforo para encontrar um Marx que subestime o livre desenvolvimento da vida, da vida individual e social. ele quem realiza a mais radical crtica alienao humana... Marx afirma: Meu trabalho seria livre projeo exterior de minha vida, portanto, desfrute de vida. Sob o pressuposto da propriedade privada (em troca) estranhamento de minha vida, posto que trabalho para viver, para conseguir os meios de vida. Meu trabalho no vida. (...) O estranhamento, enquanto expresso de uma relao social fundada na propriedade privada e no dinheiro a abstrao da natureza especfica, pessoal do ser social, que atua como homem que se perdeu a si mesmo, desumanizado (ANTUNES, 1997, p. 182).

13 Revista Sociologia em Rede, vol. 3, num. 3, 2013

individuais em todos os sentidos. Ao mesmo tempo em que tambm ele quem percebe o homem moderno como muito mais atado engrenagem capitalista e mais alienado do que antes6. Voltemos a Marx.
somente na comunidade [com outros que cada] indivduo possui os meios de desenvolver suas faculdades em todos os sentidos; somente na comunidade que a liberdade pessoal possvel. Nos sucedneos de comunidades que at agora existiram, no Estado, etc., a liberdade pessoal s existia para os indivduos que se tinham desenvolvido nas condies da classe dominante e s na medida em que eram indivduos dessa classe. A comunidade aparente, que os indivduos tinham at ento constitudo, tomou sempre uma existncia independente em relao a eles, e, ao mesmo tempo, pelo fato de representar a unio de uma classe em face de outra, ela representava no somente uma comunidade completamente ilusria para a classe dominada, mas tambm uma nova cadeia. Na comunidade real, os indivduos adquirem sua liberdade simultaneamente com sua associao, graas a essa associao e nela (MARX e ENGELS, 2001, p. 92-93).

E comunidade em Marx no tem nada a ver com anulao do indivduo; Marx tem bem claro que os indivduos sempre partiram de si mesmos, naturalmente no do indivduo puro, no sentido dos idelogos, mas sim deles mesmos, dentro de suas condies e de suas relaes histricas. O indivduo, a afirmao do indivduo como pessoa, essa a linha bsica do pensamento marxista desde que se tome o cuidado de no estabelecer qualquer amlgama de Marx com Stlin, com Mao, com Fidel, com Prestes, ou qualquer dos ditos marxistas que colocam (estes sim) a mquina burocrticopoltica por cima de qualquer outra considerao a respeito da livre manifestao da personalidade ou da prpria livre associao tipo sovietes, conselhos populares, etc. Alis, nessa linha de raciocnio que Marx argumenta que:
Os proletrios, se quiserem afirmar-se enquanto pessoa, devem abolir sua prpria condio de existncia anterior, que , ao mesmo tempo, a de toda a sociedade at hoje, quer dizer, abolir o trabalho. Eles se colocam com isso em oposio direta forma pela qual os indivduos da sociedade at agora escolheram como expresso de conjunto, isto , em oposio ao Estado, sendo-lhes preciso derrubar esse Estado para realizarem sua personalidade (MARX e ENGELS, 2001, p. 96-97).

Nada mais distante do pensamento de Marx do que imaginar que ele propunha derrubar o Estado capitalista para afirmar outro Estado; ele inequivocamente explcito ao argumentar: derrube-se esse Estado para que se possa, finalmente, afirmar, realizar a personalidade, a personalidade em comunidade; e personalidade aqui, obviamente, nada a ver com personalidade de colmeia ou estatocracia de qualquer natureza. Marx, como se sabe, criticou Feuerbach por este reduzir o homem a gnero (por considerar o

Marx percebe o indivduo moderno como menos livre, os indivduos parecem mais livres sob o domnio da burguesia do que antes, porque suas condies de existncia lhes so contingentes; na realidade, eles so naturalmente menos livres sob o domnio da burguesia do que antes, porque esto muito mais subsumidos por um poder objetivo (MARX, e ENGELS, F. 2001, p. 95).

14 Revista Sociologia em Rede, vol. 3, num. 3, 2013

ser humano unicamente como uma espcie de universalidade interna, muda, que liga de modo natural a multido dos indivduos). Como confundir a posio de Marx com aquela outra, com a imagem arendtiana do trabalho como metabolismo com a natureza sem mediao social ou onde a mediao e cooperao social no tenham relevncia ou inexistam? Em Marx, a reproduo do ser social no plano biolgico um momento do ser social, um momento insuprimvel mas, ao mesmo tempo, moldado pela vida social, pelo ser social. O argumento diretamente de Marx em O Capital:
Nesse terreno, a liberdade s pode consistir em que o homem social, os produtores associados, regule racionalmente esse seu metabolismo com a Natureza, trazendo-o para seu controle comunitrio, em vez de serem dominados por ele como se fora por uma fora cega; que o faam com o mnimo emprego de foras e sob as condies mais dignas e adequadas sua natureza humana (FOLADORI, 2001, p. 107).

Trabalho e liberdade, trabalho em liberdade, livre controle do trabalho pela comunidade de homens livres: eis Marx7.
essa reunio que pe sob seu controle as condies do livre desenvolvimento e movimento dos indivduos, ao passo que elas tinham sido at ento entregues ao acaso e tinham adotado uma existncia autnoma em face dos indivduos, precisamente pela sua separao enquanto indivduos e a sua unio necessria, implicada pela diviso do trabalho, mas que se tornou, devido sua separao enquanto indivduos, um lao que lhes era estranho. A associao at agora conhecida no era de modo algum a unio voluntria (que se apresenta, por exemplo, no Contrato Social), mas uma unio necessria (MARX e ENGELS, 2001, p. 93).

O reino da liberdade em Marx precisa contar, como condio fundamental como argumenta ele no Livro III de O Capital com a diminuio da jornada de trabalho, mas, ao mesmo tempo, com o controle da comunidade sobre seu prprio trabalho. Separar as duas coisas equivale no apenas a fatiar o pensamento de Marx, mas tambm a entrar no gueto de uma sociedade que tem tempo, mas no v sentido na vida (a escravido com liberdade de que fala Arendt). Observaes finais No incio deste texto, vimos que Arendt denuncia a ausncia, em Marx (e em sua concepo do trabalho) de marcas do ser humano que vo alm de sua condio como espcie animal. Arendt critica a concepo de trabalho em Marx por seu reducionismo,
7

Por conseguinte, enquanto para os operrios o capital representa a fora de trabalho produtiva social, para o capital o trabalho produtivo representa apenas o trabalho de operrios isolados (Marx). por isso que Marx sempre descreve a sociedade socialista como uma sociedade de produtores associados, pois assim que esse isolamento no processo de produo e trabalho totalmente abolido, de uma vez por todas, e se a partir da os produtores organizam, planejam, discutem e realizam seu processo de trabalho em comum, em associao voluntria, ento o mistrio da fora social de produo desaparece naturalmente, e esta ltima no parece mais aderir s coisas como uma fora coletiva externa aos produtores, mas vista como resultado da capacidade de trabalho comum a todos os trabalhadores, planejada e organizada em comum (MANDEL, 1985, p. 397).

15 Revista Sociologia em Rede, vol. 3, num. 3, 2013

sua fixao em produtividade e, em suma, por sua condio de atividade que no permite ao animal laborans transcender-se. Na condio de uma autora crtica ao dogma do trabalho libertador e sua glorificao, crtica sociedade moderna por sua condio de sociedade de trabalhadores Arendt almeja uma vida activa onde o livre desenvolvimento das potencialidades individuais prevalea. natural que todos ns em alguma medida vtimas dessa engrenagem capitalista moderna nos identifiquemos com a digna angstia de Arendt e com boa parte de suas crticas. Mas a partir daqui comeam os problemas. H um momento, em suas consideraes crticas, em que Arendt se autolimita, se deixa levar por parcializaes ou pela aparncia do processo do real8, diferentemente de Marx. preciso ter em conta que ao localizar nas estruturas capitalistas e na crise das relaes capitalistas, a raiz dos problemas que angustiam a era moderna, Marx vai tanto em termos do diagnstico e da perspectiva de superao da crise para alm dos limites em que fica enredado o pensamento de Arendt. Por sua vez, ao colocar Marx quase como um idelogo da moderna glorificao do trabalho e da reduo do homem a um animal (laborans) e ao tentar descobrir um Marx precursor do totalitarismo stalinista, Arendt no somente descarta o instrumento analtico que poderia ajud-la a aprofundar seu prprio pensamento, como, num mesmo movimento, vai submeter o pensamento de Marx a distores de to grande porte, que parecem aproximar Arendt - uma autora nada vulgar, pelo contrrio - dos crticos mais vulgares de Marx. Procurando um Marx que no existe, ela executa uma plstica que deixa Marx simplesmente irreconhecvel para qualquer leitor mediano de Marx. O significado do trabalho em Marx jamais foi o de labor: as mltiplas dimenses, a teleologia, a amplitude do significado antropolgico e ontolgico do trabalho em Marx, tudo isso escapa, in totum, a Arendt. Uma busca adequada no parcializadora do homem que labora em Marx nos levaria, na verdade, ao homem que labora, mas que tambm engendra relaes sociais, conscincia e todas as dimenses da vida activa, da vida contemplativa, de toda a cultura. historicamente impossvel desalienar o trabalho assalariado; quanto ao trabalho humano, o trabalho til, criativo, ele , antropolgica e ontologicamente, ineliminvel.
8

No se pode deixar de levar em conta, neste sentido, que o pensamento de Arendt, em vrios outros pontos, prisioneiro das aparncias: quando ela, por exemplo, imagina que a poltica possa ser depurada, isenta de pressupostos filosficos; quando entende que o valor gerado na circulao e no na produo; quando pensa poder explicar a pobreza moderna fora da explorao de uma classe por outra (Sobre estes pontos, cf. WAGNER, ob. cit.); quando Arendt, mesmo aspirando por liberdade e pluralidade na vida pblica, no chega a formular qualquer crtica relevante propriedade privada, ao poder e controle dos grandes monoplios capitalistas sobre a mdia e sobre a economia pblica em geral; quando defensora segundo Habermas de uma concepo contratualista (liberal) da poltica; quando recordamos que Arendt j foi simptica a uma ao do Ocidente contra a URSS, no ps-II Guerra, ao esta que no precisaria respeitar os direitos e regras da soberania sovitica, nas palavras da prpria Arendt (YOUNG-BRUEHL, 1997, p. 199).

16 Revista Sociologia em Rede, vol. 3, num. 3, 2013

Da que nem possvel um Marx apologista do trabalho (assalariado), cuja eliminao ele v como possvel e necessria para a emancipao do homem, nem existe um Marx profeta do fim do trabalho, o que seria uma impossibilidade antropolgica, ontolgica: haver sempre trabalho necessrio na sociedade. O trabalho neste sentido infinito (DAL ROSSO, 1996, p. 420). Certamente no o caso de criticar Arendt por no ter lido Marx: mais provvel que tenha se perdido em suas leituras, ao procurar um Marx que no existe (talvez compreensivelmente impressionada com as atrocidades praticadas em nome do comunismo e do marxismo por genocidas como Stlin). Atravs da distoro de Marx podemos deixar de perceber as bases capitalistas da alienao, iremos nos distrair em iluses (por exemplo, com a democracia liberal americana qual Arendt era simptica, minimizando seu carter plutocrtico), podemos deixar de perceber a frrea e crescente explorao global do trabalho pelo capital, podese chegar a praticar uma inverso ontolgica: a de subordinar o social ao poltico para sempre. Somente recorrendo efetivamente a Marx poderemos comear a entender o preciso n grdio da crise contempornea9. Referncias
ANTUNES, Ricardo. A Rebeldia do Trabalho. So Paulo, Ensaio, 1988. ARENDT, Hannah. A Condio Humana. 8 edio, Rio de Janeiro, Forense, 1997. BENSAID, D. & LWY, M. Trabalho e Emancipao. In: Marxismo, Modernidade e Utopia. So Paulo, Xam, 2000. DAL ROSSO, Sadi. A Jornada de Trabalho na Sociedade. So Paulo, LTr, 1996. EAGLETON, Terry. Ideologia. So Paulo, Boitempo, 1997. FOLADORI, G. O Metabolismo com a Natureza. Crtica Marxista, no 12, So Paulo, Boitempo, maio de 2001. KONDER, L. Introduo ao Fascismo. Rio de Janeiro, Graal, 1977. LUKCS, George. Ontologia do Ser Social: Os Princpios Ontolgicos Fundamentais de Marx. So Paulo, LECH, 1979. MANDEL, E. O Capitalismo Tardio. 2 ed. So Paulo, Nova Cultural, 1985. MARX, K. & Engels, F. A Ideologia Alem. 2 ed. So Paulo, Martins Fontes, 2001. MARX, K. Manuscritos Econmico-Filosficos. Lisboa: Edies 70, 1989.

Onde os romnticos opem ao trabalho assalariado/alienado a volta sacralizao da obra, ali onde a prpria Hannah Arendt contrape a vida ativa dos gregos, trata-se, ao contrrio, de conceber a superao efetiva desse modo de trabalho historicamente determinado, par o qual o desenvolvimento das foras produtivas j rene as condies concretas. (BENSAID e LWY, 2000, p. 88-100).

17 Revista Sociologia em Rede, vol. 3, num. 3, 2013

MARX, K. Trabalho Assalariado e Capital, in: Marx, K. & Engels, F. Textos. Vol. 3, So Paulo, Alfa Omega, 1977. MAY, Derwent. Hannah Arendt. Rio de Janeiro, LTC, 1988. MSZROS, I. Marx: A Teoria da Alienao. Rio de Janeiro, Zahar, 1981. WAGNER, E. S. Hannah Arendt & Karl Marx: O Mundo do Trabalho. So Paulo, Ateli, 2000. YOUNG-BRUEHL, E. Por Amor ao Mundo: A Vida e a Obra de Hannah Arendt. Rio de Janeiro, Relume-Dumar, 1997.

18 Revista Sociologia em Rede, vol. 3, num. 3, 2013

You might also like