You are on page 1of 40

Adlia Ucha de Lima

Graduada em Pedagogia com habilitao em Educao Infantil Especialista em Superviso Escolar, Orientao Educacional e Psicopedagogia adiliauchoa@yahoo.com.br Campina Grande - PB

O trabalho com a msica na escola de importante contribuio cognitiva. O aluno deve ser oportunizado a explorao mais ampla possvel. Os programas musicais devem proporcionar vivncias graduais a partir da percepo at a reflexo cognitiva dos elementos musicais.
Os conceitos musicais bsicos se desenvolvem por meio da audio de canes, da experimentao dos sons e o movimento. Os primeiros contatos com os sons e a msica so um recurso para desenvolver a acuidade auditiva, o ouvir crtico entre outras coisas. Deve ser considerado como um processo de construo do conhecimento e que pode contribuir para o desenvolvimento das estruturas do pensamento. Neste material est proposto o desenvolvimento da sensibilidade musical atravs do escutar, identificar, reconhecer, manipular, localizar e criar. Caminho que pode ser muito interessante e divertido.

A Msica e a Escola

No dia-a-dia da educao brasileira, ainda nos deparamos com atividades musicais como suporte para formao de hbitos e atitudes, disciplina, condicionamento da rotina, comemoraes de datas festivas, etc. Os cantos (ou musiquinhas como muitos ainda insistem em dizer) so quase sempre acompanhados de gestos e movimentos que, pela repetio, tornam- se mecnicos e estereotipados, automatizando o que poderia ser expressivo. Explorar possibilidades de expresso vocal, corporal ou instrumental e pesquisar, inventar, escutar e pensar a msica ficam em segundo plano ou, muitas vezes, em plano nenhum.
Muitos educadores se assustam com a possibilidade de um trabalho musical diferenciado, estimulante. Preferem continuar reproduzindo os mesmos modelos, estratgias, tcnicas e procedimentos, que, de modo geral, excluem a criao. Os educadores continuam apenas cantando canes que j vem prontas excluindo a interao com a linguagem musical, que se d pela explorao, pela pesquisa e criao, pela integrao de sujeito e objeto, pela elaborao de hipteses, pela ampliao de recursos, respeitando as experincias prvias, a maturidade, a cultura do aluno, seus interesses e sua motivao interna e externa.

Sobre Definio As definies de msica expressam diferentes concepes. O Aurlio define: Msica, arte e cincia de combinar os som de modo agradvel ao ouvido; e tambm qualquer conjunto de sons. Quando se define msica como qualquer conjunto de sons, isento de seu resultado esttico, aponta um carter depreciativo. No livro A Evoluo da Teoria Musical, de Elce Pannain (1975), a msica definida como Arte de combinar sons e formar, com eles harmonia e melodia. Essa definio tambm inadequada, j que nem toda msica constituda por melodia e harmonia. Msica no melodia, ritmo ou harmonia, ainda que esses elementos estejam muito presentes na produo musical com a qual nos deparamos. Msica tudo isso mais outras possibilidades de organizao do material sonoro. O que importa, estarmos sempre prximos da ideia essencial linguagem musical: A criao de formas sonoras com base em som e silncio. As profundas transformaes econmicas, sociais, polticas e ideolgicas que ocorreram no sculo XIX, responsveis pelo desenvolvimento industrial e tecnolgico, provocaram grandes mudanas na cultura ocidental envolvendo tambm a msica. Uma enorme reviravolta dos princpios estticos e uma nova atitude face ao som comeam a se delinear, nas primeiras dcadas do sculo XX, provocando uma significativa mudana na histria da percepo auditiva do homem ocidental. Aqueles sons que, outrora, configuravam-se enquanto pano de fundo os rudos ambientais tornam-se agora, musicais. (Carneiro, 2002, pg 53)

Segundo Cage A msica no s uma tcnica de compor sons (e silncios), mas um meio de refletir e de abrir a cabea do ouvinte para o mundo {...} Com sua recusa a qualquer predeterminao em msica, prope o imprevisvel como lema, um exerccio da liberdade que ele gostaria de ver estendido prpria vida, pois tudo o que fazemos (todos os sons, rudos, e nosons includos) msica. (Campos, in Cage, 1985-prefcio, p. 5) Musicalidade e Musicalizao MUSICALIDADE a tendncia ou inclinao do indivduo para a msica. Quanto maior a musicalidade, mais rpido ser seu desenvolvimento. Costuma revelar-se na infncia e independe de formao acadmica. MUSICALIZAO Processo cognitivo e sensorial que envolve o contato com o mundo sonoro e a percepo rtmica, meldica e harmnica. Podendo ocorrer intuitivamente ou por intermdio de orientao. Intuitiva ou formal, a musicalizao no significa necessariamente o ato de compor, cantar ou tocar um instrumento. Tambm no requer conhecimento de teoria musical. , portanto, um conhecimento sensitivo e sensvel que to mais profundo ser quanto maior for a convivncia experimental com a msica.

MINHA CANO Enriquez/Bardotti/Chico Buarque Dorme a cidade Resta uma cano Misterioso Faz-se uma iluso Soletra um verso Lavra a melodia Singelamente Dolorosamente Doce a msica Silenciosa Larga meu peito Salta-se no espao Faz-se certeza Minha cano Rstia de luz onde Dorme o meu irmo

Explorando a Intensidade dos Sons

Fortes e Fracos Dar aos alunos a oportunidade de perceberem a relao entre a fora empregada e a intensidade dos sons desafiando-as com perguntas e situaes que orientem descobertas valiosas para seu desenvolvimento perceptivo, estimulando-as a descobrir sons diferentes, usando aes como bater, sacudir, soprar, amassar, raspar, etc.
Andamento- Rpido/Lento importante que o aluno vivencie experincias situando-se em relao ao tempo.E, assim como preciso que ela distinga o antes e o depois, o sucessivo e o simultneo, tambm fundamental que diferencie o mais lento do mais rpido. importante realizar aes com os alunos nos andamentos rpido, lento e normal. Aps a vivncia de muitas atividades, estes percebero que h uma gradao entre os andamentos lentos e rpidos e que o andamento normal o intermedirio entre os dois. Altura- Agudo/Grave importante o uso de entonaes diferentes da voz ao conversarmos com os alunos, ao dramatizarmos, contando uma histria. Da mesma forma, importante que estimulemos os mesmos a experimentarem a voz, personificando tipos diferentes. Sons graves so Grossos,sons Agudos so Finos.

Durao dos Sons Ao experimentar as possibilidades da voz, o aluno vai percebendo que pode produzir sons longos e curtos. Aos poucos ele vai desenvolvendo habilidades para produzi-los e reconhec-los. importante a estimulao de produo livre de sons vocais de longa e curta durao: Zzzzzz... Zumm... Chhh... ou outros sons onomatopaicos. Determine por gestos contnuos ou curtos, a durao que as crianas devem imprimir os seus sons vocais. Rtmo comum as crianas (alunos) se entreterem batendo seus brinquedos no cho ou percutindo-os entre si. Esses sons, repetindo-se a intervalos bastante regulares, tendem a ficar cada vez mais ritmados medida que a criana (aluno) se desenvolve. Entre as canes preferidas pelas crianas, destacam-se as que tm ritmos simples e insistentes, possveis de movimentos corporais: por meio do corpo e dos movimentos que se desenvolvem o senso ritmico da criana. O ritmo tem relao com a pulsao. A pulsao a forma de marcao do ritmo pois nela, as batidas se repetem a intervalos sempre iguais. Pode-se vivenciar este ritmo por meio de palmas, estalos, batidas de ps etc.

A Chuva Pedro vinha andando calmamente pela rua (batidas nas pernas com velocidade moderada) quando avistou, do outro lado, um cavalo que vinha trotando (batendo palmas, batidas da mo esquerda na perna esquerda, batida da mo direita na perna direita). Ele se distraiu olhando o cavalo passar e nem percebeu quando um pingo de chuva caiu sobre si (batida leve do dedo indicador na palma da mo). No demorou e caiu uma tempestade (palmas com as pontas dos dedos, batidas dos ps para os troves) e Pedro saiu correndo (batidas nas pernas aumentando a velocidade), etc.

ESCUTA E SONORIZAO DA
HISTRIA COM SONS DO CORPO

Documentos Em todas as culturas as crianas brincam com a msica. Jogos e brinquedos musicais so transmitidos por tradio oral, persistindo nas sociedades urbanas, nas quais a fora da cultura de massas muito intensa, pois so fonte de vivncias e desenvolvimento expressivo e musical. Envolvendo o gesto, o movimento, o canto, a dana e o faz-de-conta, esses jogos e brincadeiras so legtimas expresses da infncia. Brincar de roda, ciranda, pular corda, amarelinha etc. so maneiras de estabelecer contato consigo prprio e com o outro, de se sentir nico e, ao mesmo tempo, parte de um grupo, e de trabalhar com as estruturas e formas musicais que se apresentam em cada cano e em cada brinquedo. Os jogos e brinquedos musicais da cultura infantil incluem os acalantos; as parlendas ( os brincos, as mnemnicas e as parlendas propriamente ditas); as rondas (canes de roda); as adivinhas; os contos; os romances etc. (RCNEI, vol. 3, 1998, p. 71) A conquista de habilidades musicais no uso da voz, do corpo e dos instrumentos deve ser observada, acompanhada e estimulada, tendo-se claro que no devem se constituir em fins em si mesmas e que pouco valem se no estiverem integradas a um contexto em que o valor da msica como forma de comunicao e representao do mundo no se faa presente. (RCNEI, vol. 3,p. 77)

Comunicao Expresso em Msica (PCNs- ARTE) Interpretao, Improvisao e Composio -Interpretao de msicas existentes vivenciando um processo de expresso individual ou grupal, dentro e fora da escola. -Experimentao, seleo e utilizao de instrumentos, materiais sonoros, equipamentos e tecnologias disponveis em arranjos, composies e improvisaes. -Brincadeiras, jogos, danas, atividades diversas de movimento e suas articulaes com os elementos da linguagem musical. Escuta, Envolvimento e Compreenso -Percepo e identificao dos elementos da linguagem musical (motivos, formas, estilos, gneros, sonoridades, dinmica, textura, etc.) em atividades de apreciao, explicitando-os por meio da voz, do corpo, de materiais sonoros disponveis, de notaes ou de representaes diversas. Msica- Produto Cultural e Histrico -Movimentos musicais e obras de diferentes pocas e culturas, associados a outras linguagens artsticas no contexto histrico, social e geogrfico, observados na sua diversidade.

A Voz comum dizer que a voz o nosso primeiro instrumento. Instrumento natural que meio de expresso e comunicao desde o nascimento. Para desenvolver um trabalho vocal com bebs e crianas preciso cantar, brincar com a voz, explorando possibilidades sonoras diversas: imitar vozes de animais, rudos, o som de caracteres do alfabeto (com a preocupao de enfatizar a formao labial), entoar movimentos sonoros (do grave para o agudo e vice-versa), pequenos desenhos meldicos etc.

Utilizando apenas sons vocais, possvel sonorizar histrias, contos de fadas, livros com imagens de paisagens sonoras etc. Tambm podemos inventar com as crianas, composies que utilizem diferentes sons vocais.
importante que o trabalho vocal acontea em um ambiente motivador e descontrado, livre de tenes exageradas, que podem comprometer a qualidade da voz infantil. O educador deve contribuir para a formao de hbitos, como: no gritar, no forar a voz, inteirar-se da regio (tessitura) mais adequada para que as crianas cantem, respirem com tranqilidade, mantenham-se relaxadas e com boa postura. Brincar e cantar com as crianas contribui para estabelecer vnculos afetivos e prazerosos. Dessa forma, desenvolve-se tambm aspectos como: ateno, concentrao, cooperao e esprito de coletividade.

As Histrias e o Mundo Sonoro

As histrias na vida das crianas de fundamental importncia. Ouvindo e criando histrias, elas desenvolvem a capacidade inventiva, o contato e a vivncia com a linguagem oral e ampliam recursos como o vocabulrio, as entonaes expressivas, as articulaes, a musicalidade inerente a fala. As histrias podem tornar-se um grande recurso no processo da educao musical. O faz-de-conta deve fazer-se presente, e vivenciar a msica , essencialmente, ouvir, inventar e contar histrias.
Narrando histrias com voz clara e limpa, valorizando cada parte por meio de mudanas de entonao: usando a voz em seu registro mais grave ou mais agudo, dependendo da situao, com maior ou menor intensidade, variando a velocidade da narrativa ou das palavras etc. Esses aspectos enriquecem a interpretao e chamam a ateno dos bebs e crianas para a diversidade sonora e expressiva, assim como para a riqueza de possibilidades de explorao vocal.

Sabemos que a leitura e a escrita musical tradicional no contedo da etapa da educao infantil. Mesmo assim, o conceito de registro de um som ou grupos de sons pode comear a ser trabalhado com crianas a partir dos trs anos em situaes significativas de interao e apropriao dos sons. A criana de trs anos realiza com o corpo os movimentos que sugerem as msicas que ouve (sons curtos, longos, em movimento, repetidos, muito fortes, muito suaves, graves, agudos). Podemos atribuir a esses movimentos uma primeira representao de registro. Esses mesmos movimentos sonoros podem ser transformados em desenhos. Desenhar os sons, trazer para o gesto grfico o que a percepo auditiva identificou.

Desenhar o som tambm perceber a impresso subjetiva, sensao, percepo do gesto sonoro. uma forma de conscientizar qualidades do som como altura, durao, intensidade, timbre.
A observao e a anlise dos registros grficos revelam o modo como as crianas percebem e se relacionam com os sons em cada estgio. Teca Alencar de Brito importante fazer com que as crianas registrem o som produzido e no a fonte sonora produtora do som.

Bibliografia
BRASIL, Ministrio da educao e do desporto. Coordenadoria Geral de Educao Infantil; Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil. V 3. Braslia, 2002. BRASIL, Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros curriculares nacionais: arte / Braslia: MEC / SEF, 1997. BRASIL, Programa de desenvolvimento profissional continuado / Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Fundamental. (Parmetros em ao) contedo: educao infantil, Braslia: A Secretaria, 1999. BRITO, Teca Alencar de. Msica na educao infantil Propostas Para A Formao Integral da Criana; So Paulo: Peirpolis, 2003

You might also like