You are on page 1of 2

A Revoluo Industrial teve incio no sculo XVIII, na Inglaterra, com a mecanizao dos sistemas de produo.

Enquanto na Idade Mdia o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou. A burguesia industrial, vida por maiores lucros, menores custos e produo acelerada, buscou alternativas para melhorar a produo de mercadorias. Tambm podemos apontar o crescimento populacional, que trouxe maior demanda de produtos e mercadorias. Foi a Inglaterra o pas que saiu na frente no processo de Revoluo Industrial do sculo XVIII. Este fato pode ser explicado por diversos fatores. A Inglaterra possua grandes reservas de carvo mineral em seu subsolo, ou seja, a principal fonte de energia para movimentar as mquinas e as locomotivas vapor. Alm da fonte de energia, os ingleses possuam grandes reservas de minrio de ferro, a principal matria-prima utilizada neste perodo. A mo-de-obra disponvel em abundncia (desde a Lei do Cercamento dos Campos), tambm favoreceu a Inglaterra, pois havia uma massa de trabalhadores procurando emprego nas cidades inglesas do sculo XVIII. A burguesia inglesa tinha capital suficiente para financiar as fbricas, comprar matria-prima e mquinas e contratar empregados. O mercado consumidor ingls tambm pode ser destacado como importante fator que contribuiu para o pioneirismo ingls. O sculo XVIII foi marcado pelo grande salto tecnolgico nos transportes e mquinas. As mquinas vapor, principalmente os gigantes teares, revolucionou o modo de produzir. Se por um lado a mquina substituiu o homem, gerando milhares de desempregados, por outro baixou o preo de mercadorias e acelerou o ritmo de produo. Na rea de transportes, podemos destacar a inveno das locomotivas vapor (Maria Fumaa) e os trens vapor. Com estes meios de transportes, foi possvel transportar mais mercadorias e pessoas, num tempo mais curto e com custos mais baixos. As fbricas do incio da Revoluo Industrial no apresentavam o melhor dos ambientes de trabalho. As condies das fbricas eram precrias. Eram ambientes com pssima iluminao, abafados e sujos. Os salrios recebidos pelos trabalhadores eram muito baixos e chegavase a empregar o trabalho infantil e feminino. Os empregados chegavam a trabalhar at 18 horas por dia e estavam sujeitos a castigos fsicos dos patres. No havia direitos trabalhistas como, por exemplo, frias, dcimo terceiro salrio, auxlio doena, descanso semanal remunerado ou qualquer outro benefcio. Quando desempregados, ficavam sem nenhum tipo de auxlio e passavam por situaes de precariedade. Em muitas regies da Europa, os trabalhadores se organizaram para lutar por melhores condies de trabalho. Os empregados das fbricas formaram os sindicatos com o objetivo de melhorar as condies de trabalho dos empregados. Houve tambm movimentos mais violentos como, por exemplo, o ludismo. Tambm conhecidos como "quebradores

de mquinas", os ludistas invadiam fbricas e destruam seus equipamentos numa forma de protesto e revolta com relao vida dos empregados. O cartismo foi mais brando na forma de atuao, pois optou pela via poltica, conquistando diversos direitos polticos para os trabalhadores.

Concluindo, a Revoluo tornou os mtodos de produo mais eficientes, onde os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preo e estimulando o consumo. Por outro lado, aumentou tambm o nmero de desempregados. As mquinas foram substituindo, aos poucos, a mo-de-obra humana. A poluio ambiental, o aumento da poluio sonora, o xodo rural e o crescimento desordenado das cidades tambm foram consequncias nocivas para a sociedade. At os dias de hoje, o desemprego um dos grandes problemas nos pases em desenvolvimento. Gerar empregos tem se tornado um dos maiores desafios de governos no mundo todo. Os empregos repetitivos e pouco qualificados foram substitudos por mquinas e robs. As empresas procuram profissionais bem qualificados para ocuparem empregos que exigem cada vez mais criatividade e mltiplas capacidades. Mesmo nos pases desenvolvidos tm faltado empregos para a populao, logo, chegamos a concluso final de que apesar de ter sido comercialmente e economicamente lucrativo para as indstrias, socialmente o impacto da Revoluo Industrial foi muito grande, tendo consequncias que duram sculos aps seu ocorrido, como podemos ver at os dias atuais, como por exemplo, onde trabalhavam 10 homens antes, agora apenas uma mquina realiza o servio de maneira extremamente mais rpida e com qualidade superior, necessitando apenas, e no obrigatoriamente, de um operador para a mquina, um homem e uma mquina equivalem a diversos trabalhadores, isso o progresso.

You might also like