You are on page 1of 22

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO CENTRO DE CINCIAS HUMANAS CURSO DE FILOSOFIA

ROUSSEAU: O RESGATE DA POLTICA PELO PACTO SOCIAL

Maria do Socorro Gonalves da Costa

SO LUS 2010

2
MARIA DO SOCORRO GONALVES DA COSTA

ROUSSEAU: O RESGATE DA POLTICA PELO PACTO SOCIAL

Projeto apresentado como requisito parcial para a concluso do Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal do Maranho, orientado pelo Prof. Dr. Luciano da Silva Faanha.

_____________________________________ Prof Dr Luciano da Silva Faanha

SO LUS 2010

3 SUMRIO 1. IDENTIFICAO DO PROJETO-----------------------------------------------------04 2. OBJETIVOS---------------------------------------------------------------------------------05 . Geral---------------------------------------------------------------------------------------05 . Especficos--------------------------------------------------------------------------------05 3. JUSTIFICATIVA---------------------------------------------------------------------------06 4. PROBLEMATIZAO-------------------------------------------------------------------07 5. DESENVOLVIMENTO TERICO----------------------------------------------------08 6. ROTEIRO TEMTICO (Provisrio)--------------------------------------------------17 7. METODOLOGIA--------------------------------------------------------------------------18 8. CRONOGRAMA---------------------------------------------------------------------------19 9. REFERNCIAS (Provisria)-----------------------------------------------------------20

4 1. IDENTIFICAO DO PROJETO

Ttulo: ROUSSEAU: O RESGATE DA POLTICA PELO PACTO SOCIAL

Aluna: Maria do Socorro Gonalves da Costa

Orientador: Professor Dr. Luciano da Silva Faanha Instituio: Universidade Federal do Maranho UFMA

Curso: Licenciatura em Filosofia

Coordenao de Monografia: Prof. Dr. Luciano da Silva Faanha Data Prevista Incio: ____/____/____

Concluso: ____/____/____

5 2 OBJETIVOS

Geral: Destacar, como se constitui o resgate da poltica pelo pacto social em JeanJacques Rousseau, bem como, a importncia desse ato, como redimensionamento da Teoria do Estado na modernidade. Tomando-se como princpio, as seguintes obras polticas de Rousseau: Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, Discurso sobre a economia poltica, Do Contrato Social, e o captulo Da sociedade geral do gnero humano da obra Manuscrito de Genebra (primeira verso do Contrato Social) , nico captulo que no consta na verso do Contrato.

Especficos: Descrever a estrutura do pacto social em Jean-Jacques Rousseau, como o cerne da fundao do Estado liberal e democrtico, a partir das obras polticas j citadas; Indicar elementos fundamentais que levaram ao contrato ou pacto social pela tradio: Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau; Delimitar as implicaes, os interesses e os deveres dos contratantes no compromisso com a poltica no contrato em Rousseau.

6 3 JUSTIFICATIVA: Neste trabalho aborda-se o resgate da poltica pelo pacto social a partir das obras polticas, Do Contrato Social, Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, Discurso sobre a economia poltica e o Manuscrito de Genebra, do filsofo genebrino Jean-Jacques Rousseau (1712- 1778), importncia das mesmas para a poltica moderna. Depois da antiguidade clssica, o perodo mais fervoroso em se tratando da poltica , sem dvidas, a modernidade, mais precisamente o chamado sculo das luzes. Este perodo bastante rico em discusses, principalmente no que concerne ao conhecimento humano. Neste estgio de desenvolvimento do conhecimento, em que tudo se torna revisitado pela razo, a poltica tambm, ganha novos questionamentos e novas propostas de solues a eles. Muitas teorias polticas surgidas nesse perodo tentam revalidar ou justificar a ao do Estado e os caminhos que deve seguir um governante. o que Norberto Bobbio denomina ao poltica, isto , a responsabilidade que deve ter o Estado para com os sditos e os deveres destes para com o mesmo. Trata-se ento de descobrir as varias formas para impedir o abuso do poder: as teorias polticas modernas esto todas voltadas para a busca de uma soluo com relao a este problema.1 Dentre alguns dos representantes destas teorias, pode-se destacar autores como Thomas Hobbes (1588-1679), John Locke (1632-1704), e Jean-Jacques Rousseau, os chamados contratualistas. Em suas teorias polticas, abordaram principalmente a origem da sociedade poltica, a melhor forma de governo, bem como a constituio para sua regncia. A partir disso, buscaram solues para justificar o surgimento e a ao do Estado, tendo em vista seus limites de poder. A soluo viabilizada por meio de um contrato, que embora no seja uma novidade na poltica, em Hobbes, Locke e Rousseau assume caractersticas prprias, as quais marcam a passagem do estado de natureza para o estado civil. De acordo com Norberto Bobbio:
A soluo do problema buscado por Rousseau na frmula do contrato. Num jusnaturalista como Locke, o contrato que deu origem ao Estado no ato de renuncia total aos direitos naturais, mas um ato pelo qual os indivduos, para sair do estado de natureza, renunciam ao nico direito de fazer justia por si mesmos e conservam os direitos naturais fundamentais
1

bem como a

BOBBIO, Norberto. Direito e estado no pensamento de Emmanuel Kant. Traduo: Alfredo Fait. 2 Edio. Braslia: Editora Universidade de Braslia, 1992, p. 15.

7
( vida, liberdade, propriedade). Em Hobbes, (...) o contrato constitutivo do Estado um contrato de renncia e de transferncia dos prprios direitos naturais em favor de um terceiro (o soberano).2

Deve se destacar que Rousseau, maneira de seus antecessores, ao analisar a instituio da sociedade civil originria do pacto, far um percurso retrospectivo por meio de hiptese racional, mostrando primeiro, como o homem supostamente era na ausncia de uma instituio civil e, segundo, como veio a surgir o que entendido hoje como Estado. Mas, o quer peculiar, que o contrato uma responsabilidade de todos com todos, sendo o mesmo a expresso mxima da vontade geral. Isto caracteriza no filsofo uma nova reinaugurao do pacto social, uma vez que a responsabilidade no s do soberano. Esta nova forma de pensar o pacto caracterizada de soberania popular ou democrtica, porque conta com a participao do povo. Conforme Bobbio:
O ponto de partida desta teoria a hiptese de que o poder fundamentado no consenso popular no possa cometer abusos [...]. Ento, a diferena entre a teoria democrtica e as outras duas consiste nisso: frente ao abuso do poder, as primeiras buscam motivos para limitar o poder absoluto; a terceira considera que o nico remdio seja o fato de atribuir o poder a quem por sua prpria natureza no possa abusar dele, ou seja, vontade geral.3

O percurso retrospectivo que leva estruturao e constituio do pacto social em Rousseau, no traado apenas em uma obra. O mesmo pode ser observado principalmente no Segundo Discurso e no Contrato Social. J que no Discurso sobre economia poltica, se dedica a demonstrar quais devem ser as prioridades do Estado. Portanto, observando-se esta estrutura reconstrutiva do autor, perceber-se- que a inteno do mesmo , de certa forma, d um novo sentido poltica, na medida em que inclui a todos como responsveis por ela. Abordagem essa que, nos motiva a refletir, tambm, em nossos dias.

2 3

Ibid., p. 46. Ibid., p.17.

8 4 PROBLEMATIZAO:

Falar de poltica em nosso sculo extremamente audacioso, ainda mais pelo descrdito que a mesma se apresenta; falar de poltica do sculo XVIII averiguar o seu status de credibilidade, bem como as principais teorias filosficas sobre a mesma neste perodo. Uma dessas reflexes, e tambm uma das mais influentes, sinalizada pelo ento conhecido cidado de Genebra, Jean-Jaques Rousseau, no Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade ou Segundo Discurso, no Discurso sobre a Economia poltica e no Contrato social; quando prope argumentar sobre a verdadeira origem da desigualdade, e o que levou os homens a sair do seu estado primitivo; em que consiste o pacto social e, ainda, quais devem ser as obrigaes do governante. Este filsofo, apesar de seguir a frmula do contrato, pe em cheque a questo do direito natural, defendida por Locke e Puffendorf, e, a sociabilidade natural justificada por Aristteles e to ratificada por seu contemporneo Diderot. O Contrato Social, ao que se sabe tornou-se uma espcie de cnone da Revoluo Francesa pelos adeptos deste importante acontecimento da histria mundial, por conta de suas idias inovadoras quanto autoridade do governante. O Discurso sobre a economia poltica traa o que deve ser as principais e verdadeiras prioridades de um governante para com o Estado. J o Segundo Discurso, traz, principalmente a inovadora e desafiante hiptese qual, o homem em algum momento de sua existncia, no situada temporalmente, teria vivido uma poca de liberdade total sem precisar quase da ajuda do outro para sua sobrevivncia. A essa vivncia, Rousseau chamou de estado de natureza primitivo. Porm, com o passar do tempo, o homem teve a necessidade de se juntar a outro formando pequenos grupos, famlias, at sentir a necessidade fundar a instituio social. Esta, por sua vez teria sido fundada com o objetivo de proteger os bens adquiridos e o prprio homem, mas, por um desvio de administrao serviu para disseminar ainda mais a desigualdade entre os homens; algo que no estado de natureza s era normal em se tratando do aspecto fsico e psicolgico.

9 A desigualdade social e poltica so alguns dos motivos que levam Rousseau a se dedicar sobre a poltica, posto que no concorda que sejam elas to aceitveis em tempos desenvolvidos. Sendo assim, pela proposta de redefinir o estado de natureza, bem como a existncia do estado civil, ao qual o homem deve se sentir to livre quanto antes, que se pretende analisar a forma pela qual Rousseau pensa a politica de maneira inclusiva e democrtica. Poderia isto ser caracterizado como o resgate da poltica pelo pacto social, em Rousseau? Se sim, que argumentos podem ser elencados para isto? Ainda, como Rousseau abre a possibilidade de se pensar sobre isto? So estes questionamentos que induzem busca de uma investigao mais apurada, a partir das obras polticas selecionadas.

DESENVOLVIMENTO TERICO: ou FUNDAMENTAO TERICA:

O sculo XVIII marcado por sua efervescncia intelectual empolgante. Nele a exaltao da Razo marcadamente contraditria, pois, enquanto uns, a exemplo de Diderot, com o artigo Direito natural, apostam no auge da razo humana, outros, como Rousseau, pelo contrrio, acreditam que ela reflete apenas um momento de euforia. Herdeiros do Iluminismo cultural, muitos filsofos desse perodo chegam ao auge da modernidade acreditando no haver nada mais a ser alcanado pelo progresso intelectual humano. Tanto que a Enciclopedie, espcie de dicionrio do conhecimento, tem o propsito de reunir tudo aquilo que foi produzido pelo homem at aqueles dias. Uma das grandes discusses polticas nessa poca, referente origem e legitimao da sociedade civil, bem como seus limites, dada a consolidao dos Estados Nacionais. Esta discusso engloba a questo entre Estado absoluto, o qual tinha por objetivo pr fim ao pluralismo poltico medieval, e o Estado liberal, cuja perspectiva leva em conta a existncia individual, como uma das responsabilidades do Estado. Ou seja, o Estado tem por obrigao preservar a vida do cidado. Muitos querem justificar a legitimao do poder e do estado, mas, em contraposio ao absolutismo estatal, que defende a supremacia inconteste do Estado sobre qualquer lei ou indivduo particular, uma forma de contestar essa forma de poder, so as teorias polticas do Estado liberal e

10 democrtico. Estas teorias esto esboadas principalmente, nas obras polticas de Hobbes, Locke e Rousseau, caracterizados como jusnaturalistas e contratualistas os primeiros, e contratualista, o ltimo. Embora Norberto Bobbio chame Rousseau de ltimo jusnaturalista. Mas, pela maneira como reelabora o pacto social, qual seja, de forma que todos esto implicados nele, no apenas o soberano, e porque no acredita em direito natural justificado pela sociedade civil, no deve ser considerado jusnaturalista. As teorias que surgem, segundo Norberto Bobbio, sobre os limites do poder estatal so: a teoria dos direitos naturais ou jusnaturalismo, como em Locke, a teoria da separao dos poderes, a exemplo de Montesquieu e a teoria da soberania popular ou democrtica, descrita por Rousseau. Os jusnaturalistas so assim chamados porque, alm de defenderem a existncia do direito positivo, que o do Estado, defendem aquilo que prprio do homem, ao qual o Estado tem o direito de preservar, que so os direitos naturais. O Estado tem o dever de preserv-los. Os direitos naturais constituem assim, um limite ao poder do Estado, pelo fato de que o Estado deve reconhec-los, no pode viol-los.4 Os principais representantes das teorias sobre o poder do Estado, nas verses absolutista e liberal democrtica, so principalmente, John Locke, Thomas Hobbes e JeanJacques Rousseau, que tm como sustentao bsica, o contrato ou pacto social. Este ltimo, de modo bem peculiar. Porm, cada um deles aborda o tema de maneira diferente dando a ele suas especificidades, construo e princpios prprios. Tambm, notrio destacar que os autores aqui mencionados, para sustentar a constituio do estado civil, recorrem ao suposto estado de natureza por que passou o homem; a inteno justificar a necessidade do homem viver sob leis que garantam uma vida pacfica. Para Thomas Hobbes, o estado de natureza marcado pelo medo a que todos esto sujeitos. Por isso, preciso que o homem o abandone e passe viver de outra forma, garantida pelo soberano. Segundo Norberto Bobbio, Hobbes partira da convico de que, entre o medo recproco no qual homens esto obrigados a viver no estado de natureza e o medo do soberano, era prefervel o segundo e que, no fundo, os homens submetem-se com prazer obedincia a um soberano para sair da anarquia. Certo , que para Hobbes,
4

Ibid., p. 16.

11 conforme afirma Norberto Bobbio, o homem renuncia ao estado de natureza para viver sob as leis do Estado, melhor, do soberano. O pacto instaurado com o intuito de que o soberano se responsabilize em garantir a paz e a segurana em sociedade. John Locke o jusnaturalista mais caracterstico, tendo em vista defender a coexistncia do estado de natureza junto ao estado civil. Para Locke, o homem viveu um estado de natureza histrico determinado, e, para assegurar bens, como a vida, a liberdade, e bens naturais, houve, numa espcie de evoluo, a necessidade de criao do pacto social que legitimasse a sociedade. Em Locke, segundo afirma Norberto Bobbio, o ponto de partida do seu raciocnio sobre a constituio do Estado a afirmao do estado natural, ou seja, daquele estado originrio no qual os indivduos viviam, no obedecendo a outras leis a no ser s naturais.5 A partir da, a sociedade pde ser organizada tendo por base um governo que garantisse principalmente os bens dos homens. O principal elemento gerador do pacto em Locke baseou-se no consenso entre os homens. Segundo Leonel Itaussu Almeida Melo:
a necessidade de superar esses inconvenientes que, segundo Locke, leva os homens a se unirem e estabelecerem livremente entre si os contrato social, que realiza a passagem do estado de natureza para a sociedade poltica ou civil. Esta formada por um corpo poltico nico, dotado de legislao, de judicatura e da fora concentrada da comunidade. Seu objetivo precpuo a preservao da propriedade e a proteo da comunidade tanto dos perigos internos quanto das invases 6 estrangeiras

Em outras palavras, foi com o intuito de proteo aos bens pessoais, bem como da invaso, que se instituiu o pacto social para John Locke. Para isso, as pessoas so conscientes daquilo sobre o que esto consentindo. H a, um princpio racional muito forte, pois os agentes no discordam dessa necessidade. Esta foi a marca da passagem do estado natural do homem para estado civil. Como j foi destacado, em Hobbes, o projeto de uma instituio social parte do estado de natureza humana. Diferente do acontece com o pacto social em Locke, ao invs de proteger, o pacto social em Hobbes, visa pr limites s desordens dos homens,
5 6

Ibid. p. 37. MELLO, Leonel Itaussu A. In: John Locke e o individualismo liberal, Clssicos da Poltica 1. WEFFORT, Francisco C. (organizador). Clssicos da Poltica Maquiavel, Hobbes, Locke, Montesquieu, Rousseau, Federalista. 1 Volume. Editora tica, So Paulo 2003, p. 85.

12 vigentes, segundo ele, no estado de natureza. Pois, para Hobbes o estado de natureza marcado pela falta de leis, no qual o homem capaz de tudo fazer sem levar em considerao o outro, j que no h nada que o puna. Para ele, o estado de natureza visto como algo negativo, no sentido de que leva o homem autodestruio de si, o que, nas palavras de Bobbio, vai de encontro tendncia humana que conservar a vida. Mas, diferente do que acontece na teoria contratualista de Locke, que visa garantir a proteo aos bens, e o pacto sinnimo de consentimento, em Hobbes, o contrato fruto de submisso, enquanto forma radical de fazer o homem abandonar o estado de natureza. Isto porque aqueles que renunciam a este e passam a viver em sociedade, destinam todos os seus direitos, tais como a liberdade e a prpria vida ao soberano, responsvel pelo governo. Ou seja, o soberano que por determinao do pacto ir pr fim aos conflitos que existem no estado natural do homem. Por ele, todos, conscientemente deixam para trs o modo como viviam. o soberano agora, o responsvel por manter a paz e aos sditos aqueles que renunciaram cabe obedecerem s leis institudas. Assim, supe-se que haja uma sociedade harmnica. Pois, segundo Renato Janine Ribeiro: Como s vivemos em sociedade devido ao contrato, somos ns os autores da sociedade e do Estado, e podemos conhec-los to bem quanto as figuras da geometria. De um s golpe, o contrato produz dois resultados importantes. Primeiro, o homem o artfice de sua condio, de seu destino e no Deus ou a natureza. Segundo, o homem pode conhecer tanto a sua presente condio miservel quanto os meios de alcanar a paz e a prosperidade.7 Assim, fica esclarecido que o contrato social o verdadeiro fundador da sociedade; ele tambm que marca a passagem do suposto estado de natureza para a vida em sociedade, esta marcada por leis e normas a se cumprir; algo que era ausente naquela situao. A frmula do contato nos autores aqui mencionados, rompe com a tradio aristotlica de que o indivduo um ser social por natureza. Esses autores querem
8

RIBEIRO, Renato Janine. In: Hobbes: o medo e a esperana, Clssicos da Poltica 1. WEFFORT, Francisco C. (organizador). Clssicos da Poltica Maquiavel, Hobbes, Locke, Montesquieu, Rousseau, Federalista. 1 Volume. Editora tica, So Paulo 2003, p. 77. 8 Segundo Aristteles (...), o homem um ser social por natureza. Isto significa que ele traz em si o propsito de viver em sociedade; o que lhe garantiria a realizao enquanto homem. Conf. Aristteles, A Poltica, livro I

13 demonstrar que foi necessria uma conscientizao primeira para que depois viesse a se instituir a verdadeira sociedade poltica. Passa-se a abordar agora o autor em destaque, Jean-Jacques Rousseau, pois, como diz Luciano Faanha9, Rousseau segue a frmula do contrato de Hobbes e Locke, mas no o contedo. Cronologicamente, Jean-Jacques Rousseau um dos ltimos contratualistas moderno, mas de uma maneira bastante especfica, uma vez que at chegar ao contedo do contrato, passar em reviso uma srie de situaes at conceber como foi dada a instituio da sociedade civil pelo pacto social. Jean-Jaques Rousseau, ao que todos sabem considerado o desmanchaprazeres do Iluminismo, pois, quando todos acreditam nos admirveis progressos da razo, ele, pelo contrrio, crer que tais progressos s serviram para deixar os homens ainda menos humanos e cheios de vcios, porque deixa de passar a valorizar as aparncias, o luxo e no, os valores humanos, como a virtude. Tudo comeou quando a renomada Academia de Dijon lana concurso no intuito de saber se o restabelecimento das cincias e das artes teria aprimorado os costumes. No sendo esta uma pergunta nova e tendo a mesma obtido sempre respostas positivas, o que se torna marcante que pela primeira vez algum ousara dar a ela uma resposta negativa. Esse algum foi Rousseau. Todas as justificativas para essa resposta esto expostas na obra Discurso sobre as cincias as artes, que mesmo sendo uma obra circunstancial10, j traz em si muito do que seria expandido em obras futuras. Vale dizer ainda, que esta obra a responsvel por inserir o genebrino no mundo das letras. A partir dela escreve sobre poltica, educao, literatura e teatro. O Segundo Discurso, tambm uma obra de circunstncia, fruto de uma nova proposta da mesma Academia, mas diferente do Primeiro Discurso, aquele no ser premiado. Por outro lado, por esta obra que se comea a antever o projeto poltico de Jean-Jacques Rousseau. Primeiro porque, diferente de Hobbes e Locke, para tratar do homem no seu estado de natureza, Rousseau se vale da hiptese genealgica para, voltando
9

Conf. FAANHA, Luciano: Para ler Rousseau: uma interpretao de sua narrativa confessional por um leitor da posteridade. Edies Inteligentes, So Paulo, 2006. 10 Circunstancial por ter sido elaborada para um fim, no caso, a proposta da Academia de Dijon.

14 aos primrdios da espcie humana supe e isso ele o faz por meio do raciocnio como teria sido o mesmo quando no havia sociedade constituda, nem leis positivas que assegurassem a convivncia pacifica entre os homens. Por essa incurso, o autor alm de no situar historicamente esse estado hipottico humano, deixa bem claro que isto pode nunca ter existido e uma sociedade perfeita pode nunca vir a existir. Mas, assim como o filsofo Plato (sc. IV a.C), no custa nada imagin-la.11 Assim, partindo da atual situao em que se encontram os homens, em sua poca, de extrema desigualdade social, avista Rousseau um homem puro, em que vivia s e tinha por abrigo a sombra das rvores e por alimento os frutos que a natureza oferecia. Neste estado hipottico, o homem no precisava do outro e vivia a vagar, sem possuir um lugar fixo. Porm, diferente do animal, que possui um determinismo natural, ou seja, a capacidade de no evoluir culturalmente, o homem tem em si uma fora evolutiva que Rousseau chama de perfectibilidade. Em outras palavras, o homem tende a progredir e se aprimorar social e culturalmente. Ainda, segundo o mtodo hipottico de Rousseau, o homem, tendo se encontrado com outro, comea a estabelecer vnculos. Esses vnculos originam o reconhecimento do outro como semelhante e constitudos das mesmas necessidades. Desse encontro, o que primeiro ser constitudo a famlia, o que o obrigar a novas necessidades, como proteo e moradia fixa para os livrarem das intempries da natureza. Aqui, diferente do que acontece em Hobbes e Locke, no h medo do outro, nem guerra que o destrua, consistindo as doenas nas maiores inimigas dos homens. exatamente nesse ponto que Rousseau vai detectar os homens iguais entre si, consistindo a desigualdade apenas de cunho natural, como a estrutura fsica e psicolgica. O que houve, segundo o filsofo, foi uma inverso dessa condio natural dos homens para sua realidade social. Isto significa que, ao invs do homem ser desigual devido natureza fsica e mental, tambm socialmente. Quando na verdade deveriam ser todos tratados iguais nas suas diferenas. Como diz o filsofo:

11

Plato, no Dilogo A Repblica, faz que seus interlocutores, construam por meio do logos uma cidade ideal, que, segundo ele pode nunca vir a existir, mas que pode ao menos ser pensada. Conf. Plato A Repblica, livro I.

15
Concebo na espcie humana, dois tipos de desigualdade: uma que chamo natural ou fsica, por ser estabelecida pela natureza e que consiste na diferenadas idades, sade das foras do corpo e das qualidades do esprito e da alma; outra, que se pode chamar de desigualdade moral ou poltica, porque depende de uma espcie de conveno e que estabelecida ou, pelo menos, autorizada pelo consentimento dos homens. Esta consiste nos vrios privilgios de que gozam alguns em prejuzo dos outros, como o serem mais ricos, mais poderosos e homenageados do que este, ou ainda por fazerem-se obedecer por eles.12

Assim que Rousseau analisa a sociedade em que vive, em contraponto ao que o homem outrora foi e no mais; que todos os seus males no passam dos progressos realizados por eles e das convenes estabelecidas socialmente. O que pretende estabelecer no contrato social so as condies de possibilidade de um pacto legitimo, atravs do qual os homens, depois de terem perdido sua liberdade natural, ganhem, em troca, a liberdade civil.13 Foi a partir dessa reconstituio hipottica que Rousseau deseja ir ao encontro do momento em que o homem teve a necessidade da instituio da sociedade aps muitas evolues progressivas; quando se tornou quase insuportvel a convivncia com os outros. E todos, tomando consentimento disso, devem ter dito:
Unamos-nos, disse-lhes, para defender os fracos da opresso, conter os ambiciosos e assegurar a cada um a posse daquilo que lhe pertence; instituamos regulamentos de justia e de paz, aos quais todos sejam a conformar-se, que no abram exceo para ningum e que submetendo igualmente a deveres mtuos o poderoso e o fraco, reparem de certo modo os caprichos da fortuna. Em uma palavra, em lugar de voltar nossas foras contra ns mesmos, reunamo-nos num poder supremo que nos governe segundo sbias leis, que protejam e defendam todos os membros da associao, expulsem os inimigos comuns e nos mantenham em concrdia eterna.14

Nascia assim, a sociedade civil, por meio do pacto, como fica subentendido, e o homem deixava seu estado de natureza para viver governado por leis humanas.
Suponhamos os homens chegando quele ponto em que os obstculos prejudiciais sua conservao no estado de natureza sobrepujam, pela
12 12

ROUSSEAU Jean-Jacques. Do Contrato Social; Ensaio Sobre a Origem das Lnguas; Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens; Discurso sobre as Cincias e as Artes . Traduo: Lurdes Santos Machado; introduo e notas de Paulo Arbousse-Bastide e Lourival Gomes Machado. 2 edio. (Coleo Os pensadores). So Paulo Abril Cultura, 1978, p. 235. 13 MEIRA, Milton. In: Rousseau: Da servido liberdade. Clssicos da Poltica 1. WEFFORT, Francisco C. (organizador). Clssicos da Poltica Maquiavel, Hobbes, Locke, Montesquieu, Rousseau, Federalista . 1 Volume. Editora tica, So Paulo 2003. p. 195-196. 14 Op. cit. ROUSSEAU, p. 169.

16
sua resistncia, as foras de que cada indivduo dispe para manter-se nesse estado. Ento, esse estado primitivo j no pode subsistir, e o gnero humano, se no mudasse de modo de vida pereceria. 15

Desse modo, todos os vcios e virtudes devem ser vistos a partir da instituio da sociedade. Segundo afirmao do autor: Tal foi ou deveu ser a origem da sociedade poltica e das leis, que deram novos entraves ao fraco e novas foras ao rico; destruram irremediavelmente a liberdade natural, fixaram para sempre a lei da propriedade e da desigualdade.16 De l para c, todos os inconvenientes sociais, bem como a profuso das desigualdades prosperaram mais, levando o homem margem dos mais poderosos, oprimindo-os. Como se pode notar na citao a seguir:
Se seguirmos o processo da desigualdade nessas diferentes revolues, verificaremos ter constitudo seu primeiro termo o estabelecimento da lei e do direito de propriedade; a instituio da magistratura, o segundo; sendo o terceiro e ultimo a transformao do poder legitimo em poder arbitrrio. Assim, o estado de rico e de pobre foi autorizado pela primeira poca; o de poderoso e de fraco pela segunda e pela terceira, o de senhor e escravo, que o ultimo grau da desigualdade e o termo em que todos os outros se resolvem, at que novas revolues dissolvam completamente o Governo ou o aproximam da instituio legtima.17

Tem-se, segundo Rousseau, a origem da sociedade, das leis e tambm de muitos males para os homens, principalmente a desigualdade. Mas, por outro, tudo teria tido um destino diferente se ao longo do tempo o homem tivesse tido conscincia e atentado quanto ao destino da sociedade; nesse caso, o Estado teria se tornado mais atuante quanto ao fim a que se destina. Pois, isto que o genebrino aborda no Discurso sobre a economia poltica, quando demonstra como a administrao da grande casa, que o Estado, no deve se confundir com a do comando patriarcal familiar por serem de naturezas diferentes; ao contrrio do que sugeria Aristteles. Como o governo do Estado poderia ser semelhante ao da famlia? Diz Rousseau:
Na grande famlia, onde os membros so naturalmente iguais, apenas a conveno pode fundamentar a autoridade poltica puramente arbitraria quanto sua instituio, e o magistrado s pode comandar os outros em
15 16

Ibid., p. 31. Id. 17 Ibid., p. 277.

17
virtude das leis. Os deveres do pai so ditados por sentimentos naturais e num tom que raramente permite a desobedincia.18

Ambos os governos so guiados por objetivos e regras bem diferentes. O Estado tem de se preocupar com todos, para o qual so iguais, enquanto a extenso familiar a preocupao do pai, individualmente. Toda a estrutura do corpo poltico que o governo por excelncia, deve ser baseada na vontade geral e deve assegurar trs princpios bsicos fundamentais, segundo Rousseau, que so: primeiro, seguir em tudo a vontade geral; segundo: fazer com que todas as vontades (particulares) se reportem vontade geral. Para isso, basta fazer reinar a virtude; terceiro: atender s necessidades pblicas. Tendo sido a vontade geral estabelecida segundo o pacto, assim se resumem as principais prioridades daquele que responsvel por governar. Conforme Rousseau:
A segurana particular esta de tal modo ligada confederao pblica que, sem consideraes devidas franqueza humana, essa conveno seria dissolvida pelo direito, se um nico cidado perecesse no Estado por falta do auxlio que lhe pudesse ter sido prestado, por um erro um outro ficasse preso, e se fosse perdido um nico processo por injustia evidente: pois, estando desfeitas as convenes fundamentais, no mais possvel ver que direito nem que interesse poderia manter o povo na unio social, a menos que fosse retido pela nica fora que causa a dissoluo do estado civil. 19

Estas so as principais inquietaes de Jean-Jacques Rousseau no que diz respeito a gerencia do governo, que em sua poca, so quase inexeqveis, mas, que mesmo assim, ao falar do pacto da verdadeira funo de um governo legitimo, acredita, ainda, poder se falar de poltica, de resgate da poltica pelo pacto social, pois, s no sentido do seu verdadeiro intento, pode se pensar em igualdade de direitos. pensando nisso que o autor em destaque enxerga a esperana de uma efetiva realizao poltica quando volta os olhos para a ptria que o inspira a acreditar em tal possibilidade. Esta ptria a sua prpria terra, a Repblica de Genebra. Em parte, e pensando nela que desenvolve uma teoria poltica; em outra, voltar o olhar para as desigualdades sociais, que com tanto progresso so to evidentes.

18

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a economia poltica e do Contrato social . Traduo: Maria Constana Peres Pissarra: prefcio de Bento Prado Jnior. Editora Vozes, Petrpolis, Rio de Janeiro, 1995, p. 22. 19 Ibid., p. 36.

18 No Manuscrito de Genebra, Rousseau acredita que deve-se ter a esperana de que aquilo que vivenciado nas pequenas sociedades, possa acontecer tambm nas grandes mesmo com todos os vcios que estas possuem.
Ainda que de algum modo haja sociedade natural e geral entre os homens, ainda que se tornem eles infelizes e maus ao se tornarem sociveis, ainda que as leis da justia e da igualdade nada representem para aqueles que vivem concomitantemente na liberdade no estado de natureza e submetidos s necessidades do estado social longe de pensarmos que no existe para ns virtude e bondade e que o cu nos abandonou, sem recursos, depravao da espcie, esforcemo-nos por retirar do prprio mal o remdio que dever cur-los. Por meio de novas associaes corrijamos se possvel, o defeito da associao geral.20

Em resumo, se valendo da hiptese genealgica da constituio da sociedade civil, comeada no Segundo Discurso; as metas que deve alcanar o governante, no Discurso sobre a economia poltica, e sua organizao apresentada no Contato social, que aos poucos, Jean-Jacques Rousseau vai reconstruindo, o resgate da poltica. E esse resgate, acredita-se, seja feito no momento mesmo em que contraposto ao que no se tem de fato. Isto , o que se observa e o que se pretende aprofundar com uma investigao mais detalhada sobre o assunto.

20

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Da sociedade geral do gnero humano. In: Manuscrito de Genebra. (Obras Polticas II). Traduo: Lourdes Gomes Machado. Rio de Janeiro, Porto Alegre, So Paulo: Editora Globo, 1962, p. 176.

19 6 ROTEIRO TEMTICO (Provisrio): Trs modelos: 1 Modelo . Introduo Captulo I: A Realidade poltica do sculo XVII Captulo II: Contratualistas: restabelecimento de uma nova poltica Captulo III: Rousseau: O resgate da poltica pelo pacto social 3.1 Pressupostos 3.2 Conceitos . Consideraes Finais ou Concluso . Referncia Bibliogrfica ou Referncias
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

2 Modelo 1. Introduo 2. A Realidade poltica do sculo XVII 3. Contratualistas: restabelecimento de uma nova poltica 4. Rousseau: O resgate da poltica pelo pacto social 4.1 Pressupostos 4.2 Conceitos 5. Consideraes Finais ou Concluso 6. Referncia Bibliogrfica ou Referncias

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 3 Modelo 1. Introduo 2. A Realidade poltica do sculo XVII 3. Contratualistas: restabelecimento de uma nova poltica 4. Rousseau: O resgate da poltica pelo pacto social 4.1 Pressupostos 4.2 Conceitos 5. Consideraes Finais ou Concluso 6. Referncia Bibliogrfica ou Referncias

20 7. METODOLOGIA: A metodologia adotada para o presente trabalho, de cunho bibliogrfico. Tendo-se escolhido o tema, qual seja: Rousseau: O resgate da poltica pelo pacto social. Consistiu primeiramente, na seleo das obras polticas do autor. Depois, procurou-se verificar, atravs de prvia leitura, se em algum momento o autor fazia meno temtica escolhida. Tendo se constatado isto, se procurou destacar, das obras escolhidas e lidas, algumas citaes que fundamentassem o propsito desse trabalho. Neste sentido, pode-se dizer que o mtodo para esse trabalho, pode ser denominado analtico, uma vez que consiste na anlise das obras estudadas, as quais venham sustentar as hipteses levantadas e as possveis concluses sobre o assunto.

21 8. CRONOGRAMA:
MESES Pesquisa Bibliogrfica Levantamento de dados Elaborao do Projeto Entrega Projeto do X AGO X SET X OUT X NOV X DEZ X JAN FEV MAR

Elaborao da Monografia Entrega da Monografia

X X

22 9. REFERNCIAS (provisrias):

ARISTTELES. A Poltica. Traduo: Mrio da Gama Kury. 3 Edio. Braslia: Editora Universidade de Braslia, 1997.

BOBBIO, Norberto. Direito e estado no pensamento de Emmanuel Kant. Traduo: Alfredo Fait. 2 Edio Braslia. Editora Universidade de Braslia, 1992.

FAANHA, Luciano: Para ler Rousseau: uma interpretao de sua narrativa confessional por um leitor da posteridade. Edies Inteligentes, So Paulo, 2006.

PLATO. A Repblica. Traduo: Maria Helena da R. Pereira. Fundao Calouste Gulbenkian, 5 edio, Porto, 1987.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social; Ensaio Sobre a Origem das Lnguas; Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens; Discurso sobre as Cincias e as Artes. Traduo: Lurdes Santos Machado; introduo e notas de Paulo Arbousse-Bastide e Lourival Gomes Machado. 2 edio. Coleo Os pensadores, So Paulo Abril Cultura, 1978.

__________. Da sociedade geral do gnero humano. In: Manuscrito de Genebra. (Obras Polticas II). Traduo: Lourdes Gomes Machado. Rio de Janeiro, Porto Alegre, So Paulo: Editora Globo, 1962.

__________. Discurso sobre a economia poltica e do Contrato social. Traduo de Maria Constana Peres Pissarra: prefacio de Bento Prado Jnior. Editora Vozes, Petrpolis, Rio de Janeiro, 1995. WEFFORT, Francisco C. (organizador). Clssicos da Poltica Maquiavel, Hobbes, Locke, Montesquieu, Rousseau, Federalista. 1 Volume. Editora tica, So Paulo 2003.b

You might also like