You are on page 1of 10

27

Dos terreiros de candombl natureza afro-religiosa1

Emerson Melo Mestrando em Geografia PUC-SP kemi_bayo@hotmail.com

Resumo: Propem-se aqui, discutir alguns dos valores atribudos ao conceito de natureza e Orix, assim como, sua materialidade e representao nos terreiros de candombl. Parte-se do pressuposto de que o conceito de natureza para os membros que compem as comunidades de santo est diretamente ligado prtica de culto aos Orixs e suas referncias mitolgicas. Neste sentido, o texto apresentar uma breve contextualizao do conceito de natureza nas sociedades tradicionais africanas particularmente dos Iorubs e nos terreiros de candombl, a fim de compreender seus referenciais mticos e simblicos.

Palavras-chave: natureza; cultura; tradio; sociedade.

Abstract: It proposes here to discuss some of the values assigned to the concept of nature and Orisha, as well as their materiality and representation on terraces of candomble. It has been assumed that the concept of nature for members of communities that make up the saint is directly linked to the practice of worship to Orisha and mythological references. In this sense, the text will present a brief background of the concept of nature in traditional African societies particularly the Yorub and the terraces of candomble in order to understand its symbolic and mythical references.

Keywords: nature; culture; tradition; society.

Este artigo uma sntese da Monografia: Da Natureza Afro-religiosa: a (Re)significao Espacial dos Terreiros de Candombl em So Paulo, apresentada ao Departamento de Geografia da Faculdade de Cincias Sociais da PUC-SP, como requisito parcial para a obteno do ttulo de Bacharel em 2007.

ltimo andar [16] Junho de 2007

28

Introduo
A tarefa de se distinguir o que natureza do que no , ou apenas defini-la, no simples. Definir o conceito de natureza implica analisar as diversas concepes formadas pelas diversas culturas, e isso se altera de acordo com as formas e objetivos de cada sociedade. Ao discutir a construo desse conceito encontram-se diversas respostas que variam de acordo com cada sociedade e com as representaes simblicas e mticas que so transmitidas de gerao em gerao e que garantem a sua prpria maneira de interpretar e agir sobre o meio natural. Durante o perodo da escravido, os negros que aqui chegaram vindos das regies correspondentes Nigria, Togo e Repblica do Benin (antigo Daom), conhecidos como Iorubs ou Nags no Brasil, acreditavam que foras sobrenaturais estavam presentes na natureza e que estas se materializariam atravs de experincias religiosas, ou at mesmo por meio de possesses. Os Orixs so as expresses mximas dessa relao, que hora se materializa sob forma in natura, ou sob a forma humana atravs do transe dos iniciados.
O culto prestado aos Orixs dirige-se a princpio, s foras da natureza. verdade que ele representa uma fora da Natureza, mas isso no se d sob sua forma desmedida e descontrolada. Ele apenas parte dessa natureza, sensata, disciplinada, fixa, controlvel que estabelece uma relao entre o homem e o desconhecido. (Verger, 2000: p. 37)

As cerimnias afro-religiosas ligadas ao culto aos Orixs so realizadas em espaos especficos que reproduzem e (re) significam em seu escopo, os elementos de uma frica mtica, que sobreviveu no imaginrio dos africanos e seus descendentes no Brasil.
Os terreiros de candombl apesar de serem de origem brasileira, apresentam uma estrutura organizacional totalmente moldada nas tradies e nos costumes dos povos Iorubs, j que foram estes os responsveis pelo estabelecimento do culto aos Orixs no Brasil. Da mesma forma que a natureza est vinculada aos deuses e aos homens para esta sociedade, os terreiros mantm sua tradio viva criando um microcosmo desta para legitimar a sua organizao social. (Melo, 2007: p. 3)

Pode-se observar que tanto os Iorubs, como os membros que compem as comunidades de santo, acreditam que o universo dos deuses e dos homens no so ou esto distantes um do outro. Pois, os mitos e os ritos possibilitam que as foras sobrenaturais existentes na natureza manifestem-se tanto nos iniciados, como em lugares especficos que esto diretamente atrelados a valores e a representaes simblicas que relembram os feitos dos Orixs.

ltimo andar [16] Junho de 2007

29

A Natureza e os Iorubs em frica


H muito tempo, diversos autores dialogam com a natureza a fim de compreender as relaes do homem com o ambiente. Neste sentido foram vrias as relaes encontradas. Mas uma tornou-se objeto de constante indagao por sua funo e ocupao em um universo simblico, que muitos antroplogos classificaram como pensamento primitivo. Este pensamento est atrelado s relaes estabelecidas entre homem e natureza, se que se pode apresentar dessa maneira, pois, para estes povos e sociedades a alteridade entre homem e natureza no existe. O homem e a natureza, assim como o complexo vital que o cerca, pertencem a um nico universo que ultrapassa os limites do mundo real, buscando no pr-existente elementos que legitimam sua organizao e do sentido ao seu pertencimento e papel nas sociedades. Para estas populaes, a natureza ocupa um espao de totalidade. No existe uma fragmentao no modo de vida do grupo, ou at mesmo algo que o aproxime ou distancie do que real, ou do que, invisvel (sagrado ou transcendental). Pode-se afirmar que os homens, seus ancestrais, os fenmenos naturais, os animais, as rochas e os minerais, ou at mesmo, vrios deuses podem fazer parte ou compor a mesma organizao social de um determinado grupo. Aquilo que definimos como objetos, foras ou fenmenos da natureza, venerado como sagrado nos mitos e nas culturas mais remotas (Cassini, 1987, p. 17). Mesmo sendo raros esses pensamentos na atualidade, ainda existem sociedades que se estruturam dessa forma. As sociedades Iorubs que mantiveram seus costumes moldados nas tradies costumeiras no se vem como uma parte da natureza, mas sim como a natureza em si. Acreditam que a materialidade do homem o resultado da somatria de todos os elementos que compem a natureza. Os povos que habitam esse universo crem que as diferenas existentes entre eles no so suficientes para coloc-los em mundos distintos, diferentemente da sociedade branca ocidental que estabelece limites entre o real e o imaginrio, de um lado, o mundo natural, de outro, o social2, cada um com sua particularidade. As carncias, os desejos, as decepes, as paixes, as iras, a gratido, entre outros sentimentos e atitudes humanas sero reconhecidas como manifestaes simblicas desta natureza. Os ancestrais Iorubs, que compuseram a aurora dessa civilizao acreditavam que foras sobrenaturais estavam presentes na natureza. Fenmenos como tempestades, raios e troves eram interpretados como a fria dos deuses, e para aplac-la, eram-lhes oferendados tributos que representavam uma relao de submisso e proteo que ligava os homens aos espritos da natureza. Com o passar dos tempos estes espritos passaram a ser cultuados como Orixs, responsveis pelo controle e governo do mundo natural como; o trovo, o raio e a fertilidade da terra, enquanto outros foram cultuados como guardies de montanhas, cursos de gua, rvores e florestas.

Cabe ressaltar, que para algumas sociedades africanas o indivduo nasce um ser natural e aps ter sido submetido a um determinado rito de passagem, este reconhecido como um ser social dotado de caractersticas e funes especficas. Esta classificao no est atrelada a alteridade homem e natureza, mas ligada s funes sociais que este executar na comunidade.

ltimo andar [16] Junho de 2007

30 Cada elemento natural est ligado a um Orix, que possui caractersticas prprias. Uma energia mtica, que por sua vez tem um local especfico para ser cultuado e adorado.
Os Iorubs e outros povos aparentados veneravam, por sua vez, vrias divindades: os Orixs, divindades da natureza (...) que, depois de sua deificao foram assimilados a ancestrais fundadores de dinastias. Elas intercediam entre os homens e o deus criador, Olodum3. (Del Priore & Venncio, 2004, p. 26)

De alguma maneira, o culto natureza, ou seja, aos Orixs, foi assimilado ao culto aos antepassados. Ancestrais que regulamentam e zelam pela organizao dos grupos. O princpio histrico estabelecido pelos ancestrais elemento objetivador das regras mais decisivas que regem a estrutura e a dinmica dessas sociedades (Leite, 1995/1996, p. 110). Para estes povos os mortos interagem diretamente na vida cotidiana das pessoas, devendo ento ser propiciados, aplacados por meio das prticas rituais para garantir o bem-estar da comunidade. Encontra-se na obra de Jos Beniste (2006), um mito que apresenta a deificao de Xang em Orix do fogo e, conseqentemente, no deus do trovo dos Iorubs. Conta-se que: Xang foi derrotado por um de seus fiis guardas, que o baniu do trono e da cidade de Oy. Ao longo da viagem, este v sua comitiva desaparecer e que a nica pessoa que restar ao seu lado era Oya (Ians). Desmotivado, pede para esta esperar enquanto segue floresta adentro. Notando a demora Oya entra na mata e v seu companheiro enforcado em uma rvore.
Oya desesperada voltou para Oy, gritando que Xang havia se suicidado. Encontrou os auxiliares de xang que voltaram junto dela at o local. Mas l chegando no encontraram nada, o corpo havia desaparecido (...) Porm ouviram a voz de xang vindo de dentro da terra, dizendo que se havia transformado em Orix e que deveriam voltar para Oy, pois todos teriam uma lio de seu poder. (Beniste 2006, p. 91)

Posteriormente:

Uma tempestade se teria abatido sobre a cidade de Oy, manifestando a clera e vingana de Xang, vingana simbolizada no trovo e no raio. Desde ento, ele se tornou o Orix dos raios, troves e tempestades. (Del Priore; Venncio, 2004, p. 26)

No mito, Xang apresentado como humano, um rei e guerreiro conquistador que num momento de fraqueza trado por seu prprio cime, mas que de certa maneira reconhecido por seus atos, e com isso deificado em Orix, passando a ocupar um lugar de prestgio no universo mtico-religioso dos Iorubs. Mas este no o nico a possuir esta caracterstica de ancestral de uma famlia especfica e de uma sociedade em particular. Ogum, Oxogui e Iemanj, Orixs com cultos particulares, foram assimilados a ancestrais ganhando a

Esta palavra representa a contrao do nome de Olodumar Deus supremo dos Iorubs, responsvel pela criao de todas as formas de vida tanto no Orn (morada dos orixs) como no Ay (a terra dos homens). Este muitas vezes referenciado pelo titulo de Olorun, ou seja, o senhor do orn (nota do autor).

ltimo andar [16] Junho de 2007

31 conotao de antepassados fundadores de dinastias. Ogum sendo lembrado como o rei de Ir, Oxogui como o rei de Ijib, e Iemanj como a figura matriarcal (a grande me), ligada diretamente mulher ancestral. Outro mito descrito pelo mesmo autor esboa a distribuio dos poderes mtico-religiosos ou naturais aos Orixs. Neste mito os Orixs estavam se queixando da falta de poderes e de atribuies especficas para ajudar os homens. Vistos diante desta situao os Orixs decidiram ir se queixar com Orunmil4, que decidiu distribuir para estes, os poderes que disponibilizava. E proferiu que em um dia especfico os poderes iriam comear a cair do Orn e ficaria a critrio de cada um pegar os poderes.
No dia marcado. Do alto comearam a surgir sons estranhos acompanhados pelo movimentado da brisa que pairava sobre todos. Foi nesse instante que os poderes comearam a cair do Orn. (...) Exu foi um dos mais persistentes e no hesitou em empurrar quem estivesse perto; por causa disso, pegou grande parte dos poderes; entre eles, o de ser o guardio do Ax de Olodumar e o transportador das oferendas votivas. (...) Xang, atravs do que conseguiu apanhar, tornou-se o dono da pedra. Obalua veio a ser o senhor das doenas em especial a varola; Ossain adquiriu o conhecimento do uso litrgico e medicinal das plantas; Orix Oko tornou-se o senhor da fartura das colheitas; Ogum ficou com o poder do uso dos metais. Assim cada Orix recebeu a sua parte dos poderes do Orn. (Beniste, 2006, p. 65)

As anlises de ambos os mitos expressam a compreenso da natureza para estes povos, que podem se manifestar tanto nos fenmenos naturais, como em Orixs ou ancestrais. Mas, que de certa maneira, esto presentes no dia-a-dia, seja por meio da materialidade de tudo que necessrio para sobrevivncia, como tambm no universo mtico-religioso que transcende a organizao da comunidade.

A Natureza Afro-religiosa
Essa compreenso e mentalidade foram transportadas para o Brasil e materializada especificamente nos terreiros de candombl, que (re)vivenciam essas experincias e fenmenos a partir da releitura de mitos e ritos que garantem o bem estar da comunidade. Os mitos so contados e recontados, passados de pai para filho a fim de conservar os costumes da comunidade. Neste sentido a oralidade exerce papel fundamental na transmisso dos valores e costumes das comunidades de santo, pois: ela ao mesmo tempo religio, conhecimento, cincia natural, iniciao a arte, histria, divertimento e recreao, uma vez que todo pormenor sempre nos permite remontar uma Unidade primordial (Hampat B, 1982, p. 181-183). No s a oralidade, mas as utilizaes da palavra ficaram explicitas nos terreiros. Visto que tanto na frica como nas comunidades de santo esta utilizada como elemento de desencadeamento de foras que emanam do preexistente e que so capazes de ativar energias presentes no ambiente.

Sacerdote responsvel pela consulta com o plano divino atravs de diversos sistemas divinatrios denominados de If (Beniste, 2006).

ltimo andar [16] Junho de 2007

32
A palavra emerge como fator ligado noo de fora vital e, em seu aspecto mais primordial, tem como principal detentor o prprio preexistente (...) da que sua utilizao deve ser cuidadosamente orientada, pois que uma vez emitidas algumas de suas pores desprendem-se do homem e reintegram-se na natureza. (Leite, 1995/1996, p. 105)

Pode-se afirmar que as religies de matrizes africanas e afro-brasileiras (candombls), possuem como elemento estruturador de seus atos rituais, mitos que so conservados e transmitidos atravs dos tempos por meio da oralidade e que so revividos e reativados por meio das palavras de invocao. Os mitos atuam como elementos estruturais das comunidades, pois, justificam qualquer teoria ou qualquer prtica ritual e revive a mentalidade primordial. Para estes grupos ou sociedades o mito desempenha uma funo indispensvel, pois, exprime, enaltece e codifica a crena, revela e impem princpios morais, garante a eficcia dos rituais e oferece regras e prticas para a orientao humana.
No tempo primitivo das origens, o homem via a natureza como um drama nico vivido num cenrio onde atuavam animais, plantas, vento, gua, fogo e todos os demais elementos que formaram a riqueza do Universo. (Beniste, 2006, p. 15)

E, nesse sentido, que se deve compreender a natureza nos terreiros, como uma natureza mtico-religiosa, transcendental, que est presente na composio de todos os homens, pois, ela pode aparecer tanto sob a forma de fenmenos como na forma de um Orix, enfim a religio dos Orixs a voz da natureza (Martins; Marinho, 2002, p. 26). Sobre as tradies africanas, no se fala apenas em interaes, mas na composio de uma matria homem que est dotada de tudo ou de todos os elementos da natureza, sendo ele a materializao ou expresso mxima de todos estes. Todos os reinos da vida (mineral, vegetal e animal) concentram-se nele, conjugados as foras mltiplas e a faculdades superiores (Hampat B, 1982, p. 195). O que possibilita afirmar, que o pensamento africano e afro-brasileiro referente ao homem est ligado a mesma unidade de existncia natureza, somatria de tudo aquilo que necessrio a sobrevivncia. Nos cnticos e rezas de invocao aos Orixs entoados nos terreiros de candombl, nota-se a relao deste com a natureza e a suplica do homem por esta. As cantigas dos Orixs retratam os seus feitos (...) suas passagens na Terra (...) Nada est solto, tudo tem um significado5. Cada Orix possui cantigas especficas para ser cultuado, e em cada uma delas so invocados seus poderes e suas caractersticas.
Oxumar smr e s wa d j6 wa gb l sngb op wa
5

Oxumar quem nos traz a chuva Ns a recebemos e retribumos agradecidos

Babalorix Kaobakessy de Air (Edison Mandarino), em entrevista realizada em Junho de 2007, no Ile Alaketu Ijob As Air So Paulo. 6 Os cnticos e rezas esto escritos conforme o dialeto iorub, da mesma maneira que so pronunciadas nos terreiros de candombls (traduo nossa).

ltimo andar [16] Junho de 2007

33
E kun j wa Dj e j od Dj e j od swa o bastante a chuva para ns Certamente vossa chuva o rio Certamente vossa chuva o rio, para ns

Iemanj

Yemonja gb rere ku e sngb Gb n a gb w To bo sn od yin rs gnyn gb n od yin

Iemanj traz boa sorte repentinamente retribuindo Receba-nos e proteja-nos em vosso rio Cultuamos-vos suficientemente em vosso rio Orix comedor de inhames receba-nos em vosso rio.

Xang Oba r lk Oba r lk Y ma s kun ayinra je Aganju p monja le kn Okn olo lOy Tobi fori rs Oba sorun Al algba je

Rei do Trovo Rei do Trovo Manda o fogo sem errar o alvo, nosso vaidoso je Aganju alcanou o Palcio Real nico que possuiu Oy (Ians) Grande Lder dos Orixs Rei que conversa no cu e que possui a honra dos je

Conforme apontado anteriormente os cnticos e rezas evidenciam a simbiose natureza e Orix, assim como rememora seus feitos, que so expressos sob as diversas formas de danas e gestos rituais seguidos pelo som dos atabaques. Cabe ressaltar que, quando os Orixs esto manifestados nos iniciados, de certa maneira, esto estabelecendo os limites de seus poderes, trazendo para a comunidade todo o seu ax e seu poder de integrao. Essa uma forma de resgatar elementos simblicos e transcendentais que exprimem a necessidade de um viver num mundo organizado.

O Espao Terreiro e a Natureza


A organizao espacial dos terreiros de candombl obedece a uma distribuio que est diretamente ligada s caractersticas prprias de cada Orix. Isto faz com que dentro dessa diviso, tenham-se outros espaos com caractersticas individuais que se relacionam com os membros da comunidade. Em territrio ioruba na frica, existem vilarejos e florestas diversas, com Orixs particulares e com uma populao especfica para cultu-lo. Nos terreiros de candombl no poderia ser diferente, o que eram vilarejos e florestas sagradas foram reduzidas a pequenos espaos de culto que representam simbolicamente a cultura destes povos.

ltimo andar [16] Junho de 2007

34 Os terreiros de candombls esto divididos basicamente em dois espaos: mato e urbano7. O primeiro consiste em um espao verde com arvores e nascentes de gua, equivalendo a floresta africana (...) cortado por rvores, arbustos e toda a sorte de ervas e constitui um reservatrio natural onde so recolhidos os ingredientes vegetais indispensveis a toda a prtica litrgica (Elbein, 1976: p. 33). Essa rea corresponde natureza mtica religiosa que reporta o mundo dos Orixs, onde esto os seus assentamentos, locais sagrados de uso ritual O segundo se caracteriza na rea edificada, correspondente a todo o tipo de construo do terreiro. A rea verde do terreiro se faz necessria para o cultivo de ervas e plantas de uso ritual. Este espao representaria a natureza in natura, intocada sem possveis sinais de alterao, o que impossvel, considerando que a biodiversidade da flora brasileira diferente da africana. O que contribui para um questionamento sobre a pureza dessa mata virgem. Todavia, a necessidade de um espao verde para o cultivo de vegetais essencial para a sobrevivncia das comunidades de santo. Os africanos e afro-brasileiros responsveis pela consolidao dos candombls, ao manter suas tradies religiosas tiveram que lidar com esta biodiversidade, pois:

(...) colocou o escravo diante de um universo misterioso que era necessrio dominar para que ele pudesse sobreviver fsica e culturalmente. A adaptao ao novo habitat e s novas condies sociais deu lugar a substituies indispensveis das plantas que no foram aqui encontradas. (Barros, 1993, p. 33)

Com isso percebe-se que, as tradies e as utilizaes de espaos verdes na constituio dos terreiros, desde sua gnese lida com um processo de adaptao para garantir o cumprimento de seu culto, ou seja, os terreiros de candombl s conseguiram sobreviver mediante a tais circunstancias graas a sua capacidade (re)interpretar e (re)significar elementos simblicos caractersticos do culto ou do ritual, mas que de certa maneira continuaram ntegros aos seu princpios originrios. A natureza, ou melhor, este pequeno espao de uso ritual reservado ao que seria a floresta, est diretamente ligada ao universo mtico religioso dos membros das comunidades de santo, pois acreditam que tudo que existe na natureza est diretamente ligado s obras de Olodumare e indiretamente aos Orixs j que representam o deus supremo na terra e possuem como caractersticas o domnio destes elementos.

Consideraes finais
Verifica-se que a organizao dos terreiros de candombl no Brasil, necessitaram desde sua constituio de um processo de (re)significao espacial, o qual a alavanca para esse estabelecimento foi a organizao de um microcosmo iorub, que se constituiu a partir da organizao das tradies africanas em um novo lugar. Tal fato evidencia-se quando da organizao e do arranjo espacial dos terreiros que para garantir a sobrevivncia
7

O conceito de urbano aqui apresentado refere-se s reas construdas dos terreiros. Termo inicialmente utilizado por (Elbein, 1976) e (Barros, 1993). Cabe ressaltar que o conceito de urbano est diretamente relacionado ao desenvolvimento tcnico industrial e econmico das cidades e ao processo de mecanizao do campo (Nota do autor).

ltimo andar [16] Junho de 2007

35 de seu culto e de suas tradies, mantm certa preocupao com a organizao dos espaos sagrados e com sua caracterizao simblica mtico-religiosa. No que se refere natureza afro-religiosa, pode-se afirmar que esta para o candombl ao mesmo tempo em que este para ela, pois, a natureza o princpio de existncia de culto, os Orixs so as representaes ou at mesmo a materializao dessas, seja na forma de possesso (transe mtico) de algum iniciado, ou nas formas de representaes simblicas de bens materiais. A natureza est virtual e fundamentalmente presente, ora em material ritualizado, ora em concepes encadeadas e abrangentes sobre ecossistemas (Lody, 2006, p. 265). Nesse sentido, deve-se ressaltar que, o culto prestado aos Orixs nos terreiros de candombl, em um determinado momento, ultrapassa os limites de um culto ancestralidade de um grupo, remetendo-se ao culto natureza, pois, os membros que compem as comunidades de santo, ou melhor, os terreiros, acreditam que os homens sejam o resultado da somatria de todas as partes ou elementos que compem a natureza. Tanto nos aspectos minerais, vegetais e animais, como nos aspectos visveis ou invisveis transcendentais, que de certa forma, permitem a existncia no s do culto como do homem e sua tradio.

Referncias

DOS TERREIROS DE CANDOMBL NATUREZA AFRORELIGIOSA

BARROS, Jose Flavio P. O Segredo das Folhas: Sistema de Classificao de Vegetais no Candombl JjeNag do Brasil. Rio de Janeiro: Pallas e UERJ, 1993.

BENISTE, Jos. Mitos Yorubas: O Outro Lado do Conhecimento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006a.

CARVALHO, Marcos de. O que Natureza. So Paulo: Brasiliense, 2003.

CASINI, Paolo. As filosofias da natureza. 2 ed, Lisboa: Editorial Presena, 1987.

EBEIN, Joana dos S. Os nags e a morte. 2 ed, Rio de janeiro: Vozes, 1977.

HAMPAT B, A. A Tradio Viva. In KI-ZERBO (Org.). Metodologia e pr-histria da frica, Histria Geral da frica. So Paulo: tica/ UNESCO, vol. I, 1982.

ltimo andar [16] Junho de 2007

36

LEITE, Fbio Rubens da Rocha. Valores Civilizatrios em Sociedades Negro-Africanas. frica: Revista do Centro de Estudos Africanos USP. So Paulo, 18-19.

LODY, Raul. O povo do santo: religio, histria e cultura dos orixs, Voduns, Inquices e Caboclos. 2 ed, So Paulo: WMF Martins Fontes, 2006.

MARTINS, Clo & MARINHO, Roberval. Iroco: o Orix da rvore e a rvore Orix. Rio de Janeiro: Pallas, 2002.

MELO, Emerson. Da natureza afro-religiosa: a (re)significao espacial dos terreiros de candombl em So Paulo. So Paulo: Monografia apresentada ao Departamento de Geografia da PUC-SP, 2007.

PRIORI, Mary Del. & VENANCIO, Renato P. Ancestrais: uma introduo histria da frica Atlntica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

VERGER, Pierre. Orixs Deuses Iorubs na frica e no Novo Mundo. 6 ed, Salvador: Corrupio, 1981.

____. Notas sobre o culto aos Orixs e Voduns na Bahia de Todos os Santos, no Brasil, e na Antiga costa dos Escravos, na frica. 2 ed, So Paulo: USP, 2003.

ltimo andar [16] Junho de 2007

You might also like