You are on page 1of 8

Egpcios

Origem A civilizao egpcia foi a cultura desenvolvida no atual Egito entre os anos 3050 A.C (primeiro ano do governo de Mens) a 3100 A.C (ano da conquista romana). A histria do antigo Egito costuma ser dividida em trs etapas relacionadas s diferentes dinastias faranicas, separadas por perodos de anarquia: Imprio Antigo (2700- 2250 A.C), Imprio Mdio (2050- 1800 A.C) e Imprio Novo (1550- 1070 A. C). Milhares de anos antes da configurao do Imprio, a partir do ano 8.000 A.C, o territrio conhecido atualmente como Saara comeou a secar, razo pela qual os coletores da regio se aproximaram da bacia do Nilo. Durante esta poca, devido topografia da regio, diferentes povos se estabeleceram permanentemente no territrio. Perodo Pr-dinstico Dentre os povos que fizeram daquele terreno seu assentamento entre 5500 e 3200 A.C encontravam-se os trsios que se dedicavam caa e a pesca, as culturas primitivas de El Fayum e a Merimede, todas dedicadas ao cultivo. Os trsios se estabeleceram na margem direita do rio, ao lado dos badarienses, que produziam figuras de cobre e trabalhos de cermica. Pouco a pouco chegariam os assrios, hicsos, nbios e uma quantidade grande de habitantes originrios da sia. A propagao territorial da regio terminou produzindo uma unificao cultural das diferentes populaes, agora ento egpcias, porm a poltica ainda era dividida em dois reinos principais: O Alto Egito (vale do Nilo) e o baixo Egito (delta do Nilo). Cada reino contava com seu prprio fara, representados respectivamente por um abutre e uma cobra. Perodo Arcaico Durante este perodo (3100-2700 a.C) a unificao da civilizao egpcia foi concretizada, gerando um nico governo, o das terras do Alto e Baixo Egito. Narmer, o ltimo rei do perodo pr-dinstico, de acordo com muitos historiadores, foi o responsvel por promover esta unio e por isto considerado o primeiro fara do Egito unificado. Apesar do historiador Manethon ter considerado Mens como o primeiro monarca egpcio, ilustraes como na Paleta de Narmer (placa comemorativa do ano 3050 a.C) indicam que o ttulo pertencia a Narmer. A fundao da cidade de Mnfis, no Baixo Egito, foi a prova definitiva do poderio de Narmer. Ele se tornou rei da Dinastia I, a partir de 3050, perodo que marca o inicio do Antigo Imprio.

Geografia A civilizao egpcia antiga se estendia ao longo do vale do rio Nilo, no nordeste do continente africano. O rio tem um total de mil quilmetros, desde sua nascente nos lagos Vitria Nyanza (localizada no territrio da atual Tanznia, Uganda e Qunia) e Alberto Nyanza (Uganda), at sua desembocadura no mar Mediterrneo. Entretanto, o Imprio no ocupou toda a margem do rio, e sim o vale, cuja extenso vai desde o delta que desemboca no Mediterrneo (Norte) at a segunda catarata do rio Nilo (Sul). O Imprio tambm inclua a pennsula asitica do Sinai, que atualmente corresponde ao estado de Israel. A fronteira leste no lado sul da bacia do Nilo era formada pelo Mar Vermelho. No lado oeste, a fronteira no ia muito alm das margens do Rio, pois a regio abrigava quilmetros de deserto, tornando impossvel o assentamento. Caractersticas geolgicas A escassez de chuvas no Egito oferecia um panorama desfavorvel para o plantio. Entretanto, ao longo do vale do Nilo, o solo era frtil, o que definiu no assentamento de cidades nas margens do rio. Todos os anos quando as aguas do rio transbordavam, o limo e sedimentos nutriam a terra, tornando-a frtil para a agricultura. Os egpcios acreditavam que o fara e os deuses eram os responsveis em controlar as aguas do rio, do qual dependia a subsistncia da populao. Na pennsula do Sinai existiam diversas montanhas, com grande diversidade mineral. Principais cidades Durante o antigo imprio, a capital econmica foi estabelecida em Mnfis (atual Saqqara), localizada na nascente do Nilo. No auge do Imprio foi transferida para Tebas, no sul do rio, ento o centro do Imprio Mdio. Com o passar do tempo e a queda do Imprio Novo, iniciou-se o perodo helenstico, e a principal cidade tornou-se Alexandria. Alm de principal cidade do imprio, Alexandria tornou-se o centro do Imprio Alexandrino, consolidando tanto a cultura egpcia quanto a grega. Poltica e sociedade O sistema de governo era monrquico, absolutista e teocrtico. Estas trs caractersticas marcavam o poder politico e religioso do fara. Durante o Antigo Imprio, os faras eram considerados descendentes diretos do deus Hrus (deus do cu) e, a partir do Imprio Mdio, do deus R (deus do sol). Entretanto, no eram considerados deuses vivos, porque os egpcios acreditavam que depois que morriam, adquiriam a divindade ao unir-se com Osris (deus do outro mundo), que tambm era adorado nos templos. O fara era autoridade absoluta.

Estrutura poltica Naturalmente existiam pessoas que auxiliavam o fara na administrao do governo. Um deles era o Tjaty, o funcionrio que executava diversas tarefas de responsabilidade do fara. O Tjaty pertencia a realeza, com funes no tribunal superior, alm de ser responsvel pelo restante dos funcionrios que trabalhavam para o governo. Abaixo dele estava o vizir, responsvel pelas despesas e receita do Imprio e se reportava diretamente ao fara. Havia tambm os escribas reais que, alm de responsveis pelos documentos e decretos, tinham conhecimento de clculo, portanto indispensveis dentro da estrutura administrativa. Por ltimo, no mbito religioso, estava o grande sacerdote, que dirigia as cerimnias rituais e era encarregado das diferentes ordens sacerdotais. Estrutura social A estrutura social era organizada por um sistema de classes, encabeadas pelo fara e sua famlia. A famlia real e os governadores das provncias do Imprio faziam parte da nobreza, estando logo abaixo do fara. Em seguida estavam os sacerdotes, seguidos pelos escribas, guerreiros, a populao e finalmente os escravos (prisioneiros de guerra que serviam tanto para servios pblicos como domsticos). Cincia e tecnologia Esta civilizao desenvolveu o primeiro sistema de escrita (hierglifos) que foi documentado em papiros. Os alfabetos posteriores, comeando pelo fencio, derivaram dos hierglifos egpcios. Aps o domnio de Alexandre, o Grande, muitos documentos artsticos, administrativos e cientficos foram os primeiros a integrar a biblioteca de Alexandria, porm desapareceram depois da destruio da cidade em 391 A.C. Tecnologia hidrulica Existem evidncias que comprovam a construo de canais artificiais desviando a corrente do rio Nilo, em 1800 A.C. Uma das mais ambiciosas construes o Canal dos faras, que une o mar Mediterrneo ao mar Vermelho. Os canais possibilitavam a navegao entre as cidades do Imprio, fator indispensvel tanto para a comunicao administrativa como para o comrcio. Dos principais canais, saiam outros menores, formando um complexo sistema de irrigao que mantinha a agricultura estvel mesmo em pocas de seca. Os egpcios conseguiam aproveitar desta forma as enchentes do Nilo e fertilizar terrenos bastante longnquos das margens do rio, exemplo do canal de Jos, que alimentava o lago natural de El Fayum, transformando a regio em um osis frtil. Foram encontrados documentos do perodo

helenstico que indicam o uso da roda e da roda hidrulica durante o sculo IV A.C. Matemtica e medicina A numerao egpcia durante o perodo pr-dinstico era de carter decimal com representao hieroglfica, ou seja, um smbolo para cada unidade decimal. A partir de 2150 A.C. esta representao foi substituda pela hiertica. A aritmtica e a geometria egpcias foram motivadas por sua aplicao prtica, desenvolvendo-se em funo de uma aplicao concreta. Estas foram as disciplinas de maior crescimento ao longo da existncia do Imprio. Um dos documentos da poca era o Papiro de Ahmed, um tratado que reproduzia um documento anterior (XIX A.C), onde havia oitenta e sete problemas matemticos diferentes. Com relao Medicina existem diversos documentos, como o Papiro de Ebers (XVI A.C). Como a Medicina da poca era inseparvel da religio, as doenas eram vistas como manifestaes sobrenaturais, mesmo assim, os egpcios realizaram grandes avanos cientficos, especialmente em tcnicas de mumificao. Economia A administrao econmica do Imprio foi o principal fator do crescimento cultural do Antigo Egito. Desde o perodo pr-dinstico era possvel observar a diviso do territrio em sepats ou nomos, cidades autnomas governadas por um monarca. O Imprio contava com quarenta e dois nomos, dos quais vinte eram localizados no Baixo Egito e vinte e dois, no Alto Egito. Havia um departamento, do qual o Tjaty era a autoridade mxima, encarregado de administrar os recursos econmicos destas cidades. Agricultura As enchentes anuais do Nilo, causadas pelas mones africanas, davam fertilidade ao solo. A agricultura era responsvel tanto pelas culturas alimentcias (trigo, cevada, feijes, alface, pepino, figo e uva), quanto pelas culturas com fins utilitrios (linho, papiro e palmeira). Durante a poca das enchentes, o trabalho com a terra era interrompido e a mo de obra era redirecionada para tarefas pblicas como limpeza de canais, construo de templos ou outras obras que fomentassem o crescimento das cidades. O trabalho com minerao tambm era outra opo para os agricultores ociosos. Passado o perodo das enchentes, a terra era novamente medida e designada aos trabalhadores, levando-se em considerao uma avaliao do resultado da colheita anterior. A produo era distribuda e posteriormente armazenada, para a prosperidade do Imprio.

Impostos O sistema tributrio controlado pelo Tjaty tinha um objetivo que ia alm da arrecadao para o acmulo de riqueza do Imprio. Os impostos eram pagos de acordo com a capacidade de produo de cada indivduo. O pagamento podia ser efetuado com trabalho, mercadorias ou gneros, dependendo da atividade de cada um. As famlias mais ricas, depois de pagar os impostos, tinham duas opes: armazenar seu excedente de produo em bancos de gros, que lhes permitiam realizar operaes financeiras ou comercializar no mercado atravs de um sistema de escambo (sistema vigente at a introduo da moeda em 656 A.C.). Religio A religio do antigo Egito existiu at a proibio de sua prtica por Justiniano I, em 535 D.C. Antes dele, era politesta, exceto durante o perodo do reinado de Akenaton (1353- 1336 a. C) que instaurou o culto monotesta Aton (deus do sol). A origem do politesmo, assim como em muitas civilizaes, ocorreu em funo da busca de explicaes para fenmenos naturais. Era costume atribuir aos deuses caractersticas de determinados animais, por isso muitas representaes incorporam esta caracterstica. No principio da dinastia faranica, cada nomo cultuava seus prprios deuses. Eles sobreviveram at mesmo unificao politica do Alto e Baixo Egito, resultando em uma imensa quantidade de divindades adoradas durante todo o Imprio. Mitologia Com a unificao politica, os sacerdotes dos templos mais importantes iniciaram a tarefa de homogeneizao das mltiplas teologias presentes. Os deuses mais conhecidos eram os onze deuses de Helipolis, os oito de Hermpolis e as trades de Elefantina, Tebas e Mnfis. De uma maneira simplificada, varias divindades foram fundidas em uma nica por possuir as mesmas caractersticas e simbologias, apenas com nomes diferentes. A estrutura religiosa ficou dividida da seguinte forma: o cu, deusa Nut; a terra, Geb; o reino dos mortos, Hrus, Osris e R. Vida aps a morte Os textos das pirmides (2400 A.C) e o Livro dos Mortos (1550 A. C) explicavam maneira de alcanar a vida eterna. De acordo com eles sabemos que durante o Imprio Antigo, a vida aps a morte era um privilgio reservado aos faras, que se transformavam em deuses depois de mortos. Entretanto, durante o Imprio Novo, a vida eterna era possvel para todo aquele que tivesse condies de pagar pela mumificao. O processo consistia em embalsamar o corpo, atrasando seu processo de apodrecimento. A preservao material do corpo buscava garantir a identidade do defunto em

sua passagem pelo inferno at os campos de Aaru (paraso governado por Osris). Lugares sagrados A arquitetura das construes egpcias continua exercendo grande fascnio ainda hoje. Durante o antigo Imprio, os ritos religiosos eram celebrados em templos, construdos prximos s tumbas dos faras, lugares sagrados que eram protegidos continuamente, j que se acreditava que o corpo fsico (Dyet) dos faras era necessrio para que o corpo espiritual (Sahu) vivesse no cu. Os faras falecidos eram adorados nestes templos prximos as suas tumbas. As Pirmides As pirmides egpcias eram as tumbas, ou melhor, tumbas vazias erguidas como monumentos. As clssicas pirmides de caras lisas foram construdas a partir de 2500 AC. e representavam uma evoluo das anteriores. As mais famosas foram as de Giz, correspondentes aos faras Miquerinos, Kefren e Quops. Esta ltima tambm conhecida como a Grande Pirmide por ser a maior de todas. Ela mede cento e trinta e seis metros de altura, dez metros menos do que media em 2570 A.C. Neste mesmo complexo funerrio se encontra a Esfinge, escultura monumental venerada por simbolizar o deus Hrus. Os Templos Os templos egpcios foram construdos para prestar culto aos deuses e antigos faras. Os sacerdotes eram responsveis tanto pelos cultos, como pela administrao econmica dos templos. A arquitetura destas construes no foi completada ate o Imprio Novo (1550- 1070 A.C). A estrutura consistia de grandes muros, seguidos no interior por grandes ptios abertos (acesso pblico) e sales fechados, que guardavam determinadas imagens e aos quais somente o sacerdote tinha acesso. A eternidade dos deuses se via refletida na construo de sua morada, que era feita de pedra. Os templos mais famosos foram o Templo do Vale, tambm conhecido como da Esfinge e o Templo de Luxor. Calendrio O calendrio egpcio foi o primeiro calendrio solar conhecido. Apesar de seu uso estar documentado a partir da dinastia de Shepseskaf (2486 a 2479 A.C), sua origem pr-dinstica e estava vinculada necessidade de antecipar as enchentes do Nilo a fim de organizar os ciclos de plantio e colheita. Os sacerdotes astrnomos do Antigo Imprio concluram que um calendrio lunar no servia para este fim especfico, portanto comearam a estudar os

movimentos do sol e, aps anos de pesquisas, associaram o aumento de volume das guas do rio ao nascer do sol helaco da estrela Sirius. A estrela Sirius Em meados de cada Primavera, momentos antes do nascer do sol, a estrela Sirius aparecia de maneira intermitente. Ao amanhecer, a luz do dia atenuava a presena da estrela ate que ela desaparecia por completo. Este acontecimento conhecido como nascer helaco de Sirius. Os egpcios estabeleceram que este dia fosse o primeiro dia do ano do calendrio civil, que durava 365. Porm, o ano solar durava um quarto de dia a mais, pois o helaco de Sirius acontecia a cada 365 dias e 25 esimos. Os egpcios no contavam com isso e a cada quatro anos, o evento astronmico atrasava o calendrio civil em um dia. Para que ambos os calendrios pudessem coincidir haveria que passar 1460 anos. A partir do ano 238 A.C (Perodo Helenstico) os hierogramatas (sbios, chefes dos sacerdotes) se reuniram e decidiram adicionar um dia ao calendrio civil a cada quatro anos, para evitar o hiato. A proposta foi recusada e posteriormente tornou-se conhecida como Decreto de Canopo. As trs estaes O ano civil egpcio era dividido em trs estaes de cento e vinte dias, aos quais se somavam cinco dias conhecidos como heru renpet, que quer dizer os que esto por cima do ano. As estaes se chamavam Ajet, Peret e Shemu, correspondendo aos perodos de inundao, plantio e colheita. Os meses eram identificados com um nmero para cada estao, at que durante o Imprio Mdio, os meses receberam nomes prprios. Os egpcios marcavam a data de acordo com os anos de reinado do fara no poder. Arte As obras de arte egpcias foram bem conservadas, em grande parte, em funo do clima seco da regio. A maioria delas ou fazia parte das ruinas arquitetnicas (peas de decorao das construes) ou estavam guardadas dentro deles (caso dos tesouros dos faras em suas tumbas). A arte egpcia possua uma esttica que se manteve constante durante todo o perodo dinstico. O arteso egpcio acreditava estar realizando uma tarefa divina, j que seu trabalho envolvia a preservao da beleza, simetria e integridade da Maat (ordem csmica). Portanto, a principal preocupao no desenho dos objetos de arte era refletir beleza e tranquilidade; os deuses eram representados de forma grandiosa enquanto as foras opostas apareciam fragmentadas.

Pintura e Escultura As situaes retratadas ilustravam principalmente a vida cotidiana ou paradisaca. As pinturas eram unidimensionais, retratando figuras planas sem perspectiva. As imagens ilustradas mantinham a hierarquia do mundo real; quanto menor o desenho, menor o poder hierrquico do personagem ilustrado. Nos desenhos, o perfil era o ngulo predominante (corpo de perfil, exceto pelos olhos e ombros, sempre de frente). As esculturas eram reservadas para a representao dos faras e dos deuses. Nelas predomina o ngulo frontal, j que eram exibidas de frente para os admiradores, e refletiam uma simetria bastante precisa. As esculturas eram rgidas e inexpressivas (hieratismo), como smbolo de reverncia figura representada. Tanto a pintura quanto a escultura utilizavam a tcnica de policromia de baixo relevo, utilizada principalmente na decorao arquitetnica. Literatura O Antigo Egito pode considerado como o bero da literatura, pois esta foi a primeira civilizao a utilizar a escrita de maneira sistemtica, registrando obras que, at ento, somente existiam de forma verbal. A literatura do perodo dinstico ficou conhecida graas a diversas formas de documentao: inscries em monumentos e edifcios importantes, escrituras romanas relatando historias egpcias e, as conservadas diretamente em rolos de papiros. Os textos dos Sarcfagos e a Histria de Sinuhe representam o apogeu da literatura egpcia.

You might also like