You are on page 1of 2

QUESTES PARA RESPONDER: Baseado nos resultados acima responda as seguintes perguntas e questes sobre as modificaes do uso do solo

no perodo analisado: 1) Durante o perodo analisado qual o uso do solo que mais aumentou e qual o que mais diminuiu? Formule uma simples hiptese (analise os dados, pense e escreva) explicativa para esses resultados. Resposta: O tipo de solo que apresentou maior aumento no perodo analisado foi o de rea urbana, enquanto o de campo sujo foi o que sofreu a maior diminuio. Uma explicao possvel para isso o crescimento populacional do DF e a sua demanda por reas urbanas. Como o campo sujo representa o cerrado de mato mais baixo e apresenta menor dificuldade em seu desmatamento, sua utilizao para a construo de reas urbanas foi mais requisitado.

2) Para o uso do solo que mais aumentou de que habitat ele decorrente? Resposta: O uso do solo da rea urbana foi o que mais aumentou e ele decorrente do cerrado e do Campo sujo.

3) Sobre os fragmentos de reas naturais responda: Como variou o tamanho mdio deles? Qual seria a explicao para o padro encontrado? Resposta: O tamanho mdio correspondente aos fragmentos de reas naturais, de modo geral, apresentou uma variao negativa em seu tamanho mdio, ou seja, as reas naturais da quadrcula analisada diminuram. Uma explicao plausvel a demanda por terras tanto para

rea urbana quanto para a rural proveniente do crescimento populacional do DF. Quanto mais habitantes, mais estrutura urbana e reas agrcolas so requisitadas.

4) Supondo que as taxas de modificao das categorias do uso do solo continuem as mesmas nos prximos anos, preveja para a sua quadrcula: (i) qual ser a categoria que vai desaparecer primeiro e em que ano? (a partir de 1998), (ii) qual a categoria que vai dominar toda a rea da quadricula, com exceo das reas de conservao? (Parque nacional de Braslia, no lado esquerdo em cima no mapa; rea de Proteo Ambiental Gama-Cabea de Veado, abaixo no centro e Estao Ecolgica de guas Emendadas, mo alto a direita). Dadas a rea atual e a taxa de crescimento dos tipos de solo analisados, a rea que desaparecer primeiro ser o campo sujo. Isso ocorrer dentro de aproximadamente 40 anos partir de 1998, ou seja, em 2038. Em relao rea que dominar toda a rea da quadrcula, espera-se que seja a rea urbana, baseado tanto na rea atual quanto na taxa de crescimento. Considerando que a soma dos corpos dgua com as reas de conservao seja de aproxima damente 18%, isso ocorreria no ano de 2070, 72 anos aps 1998.

5) Quando as matas de galeria vo desparecer da sua quadricula e qual a principal conseqncia para a populao da rea e do DF em termos ambientais? Assumindo que a taxa de variao se mantenha, em aproximadamente 70 anos no haver mais mata de galeria na rea correspondente quadricula 3. As matas de galeria so vitais preservao de fontes, crregos e nascentes de gua, pois, evitam que as mesmas sofram eroso, alm de possurem fauna e flora distintos. Dessa maneira, caso no sejam tomadas medidas preventivas, o fornecimento de gua pode ser severamente comprometido no futuro.

You might also like