You are on page 1of 18

NTD - 8.

05
Norma Tcnica de Distribuio

Manual Tcnico de Compartilhamento de Postes pelas Empresas de Telecomunicaes

2 EDIO
Fevereiro - 2004

NEDIS - Ncleo Estratgico de Disponibilizao de Energia NEXCD - Ncleo Executivo de Concepo da Disponibilizao de Energia NOPPR - Ncleo Operacional de Projeto de Redes

Elaborado por: Eng.Sebastio Romeu de Arantes

NTD - 8.05
Norma Tcnica de Distribuio

Manual Tcnico de Compartilhamento De Postes por Empresas de Telecomunicaes

2 Edio
Fevereiro/2004

Preparado/Revisado

Recomendado

Aprovado

Eng. Bordin - Matr.3579-3

Eng. Pdua - NOPPR

Eng. Fbio - NEXCD

NTD 8.05

SUMRIO

CAPTULO 1 2 3 4

TTULO OBJETIVO CAMPO DE APLICAO TERMINOLOGIA CONDIES GERAIS 4.1 - Quanto a Elaborao do Projeto 4.2 - Quanto a Apresentao do Projeto 4.3 - Quanto a Execuo da Obra 4.4 - Quanto a Autorizao para Compartilhamento ANEXOS 5.1 - ANEXO A - Poste de Uso Mtuo - Afastamentos Padronizados (Rede Primria/Secundria Nuas) 5.2 - ANEXO B - Poste de Uso Mtuo - Afastamentos Padronizados (Rede Primria Nua ou Compacta/Secundria Isolada) 5.3 - ANEXO C - Caixa de Emenda na Cordoalha 5.4 - ANEXO D - Folga Tcnica no Meio do Vo 5.5 - ANEXO E - Plaqueta de Identificao da Fibra ptica 5.6 - ANEXO F - Montagem da Fibra ptica em Fim de Linha e Cruzamento

PG. 04 04 04 05 05 07 07 12

13

14 15 16 17 18

NTD 8.05

1. OBJETIVO

Este manual tcnico tem por objetivo estabelecer procedimentos, do ponto de vista tcnico, para a ocupao de Postes pelas empresas prestadoras de servio pblico de comunicaes.

2. CAMPO DE APLICAO

As prescries contidas neste manual aplicam-se tanto s instalaes novas como s reformas das redes de comunicaes quando do aumento da sua capacidade. Suas prescries no implicam em qualquer responsabilidade da CEB com relao a qualidade do sinal fornecido, bem como quanto a proteo contra riscos e danos a qualquer propriedade e segurana de terceiros.

3. TERMINOLOGIA

3.1. DETENTORA/CEB: Concessionria dos Servio Pblico de Energia Eltrica, responsvel pelos bens e instalaes das Redes Areas de Distribuio de Energia Eltrica, pertencentes a sua rea de concesso.

3.2. SOLICITANTE: Empresa que solicita autorizao para ocupao dos postes.

3.3. FAIXA DE OCUPAO: Espao no poste, determinado pelo Detentor, para fixao das Redes e Equipamentos de Telecomunicaes da(o) SOLICITANTE.

3.4. PONTO DE FIXAO: Ponto de fixao no poste ,determinado pelo Detentor, do suporte de sustentao mecnica das Redes e Equipamentos de Telecomunicao da SOLICITANTE.

3.5. REDE COM CARACTERSTICA URBANA E RURAL: So as redes areas de distribuio de energia eltrica at 13,8 kV, localizadas em reas urbanas de cidades, vilas e povoados e reas rurais, destinadas ao atendimento aos clientes da DETENTORA.

3.6. EQUIPAMENTO: Dispositivo usado em redes de distribuio de energia eltrica e de comunicaes, com forma, dimenses e massa perfeitamente definidas.
Manual Tcnico de Compartilhamento de Postes - Telefonia Fixa 28/02

NTD 8.05

3.7. CORDOALHA DE AO: Cabo utilizado para sustentar equipamentos e cabos de comunicaes que nele estiverem presos ou espinados.

3.8. FIBRA PTICA: Cabo utilizado pela SOLICITANTE para melhorar o sistema de comunicaes.

3.9. FIOS DROPS: Fios utilizados pela SOLICITANTE para a ligao individualizada de seus assinantes.

3.10.FONTES DE TENSO: Fonte utilizada para alimentar os equipamentos de TV a Cabo ligados rede de baixa tenso da DETENTORA CEB.

3. CONDIES GERAIS

3.1. QUANTO A ELABORAO DO PROJETO

3.1.1. De modificao ou extenso da rede de telecomunicaes dever ser observado: A SOLICITANTE dever elaborar o projeto de utilizao dos postes nas escalas 1:2000 ou 1:1000, conforme a situao e caractersticas da posteao existente, com margem e representao grfica definida na NBR-5984, Norma Geral de Desenho Tcnico; Dever ser utilizada a simbologia de postes e equipamentos de energia adotada pela DETENTORA CEB, conforme a NTD-2.02 e 2.06 - Normas Tcnicas de Distribuio de Redes Areas. Os projetos para instalao de redes de telecomunicaes nos postes da CEB devem estar de acordo com os valores e definies deste manual, das Normas da ABNT NBR-5433 e NBR-5434 - Redes de Distribuio Area e Rural de Energia Eltrica; transformador, chaves de manobra e proteo, banco de capacitores e aterramentos, bem como as descidas laterais da rede de telefonia; O conversor de enlace ptico na rede area, dever ser representado no lado do poste onde o mesmo vai ser ligado, para que se possa analisar os esforos da cordoalha que o sustenta; Indicar os esforos resultantes a serem instalados em intensidade, direo, sentido e ponto de aplicao; e

Aps a concluso dos projetos a SOLICITANTE dever entregar o como construdo " As_Built" em meio digital para incluso na base de cadastro da CEB.

Manual Tcnico de Compartilhamento de Postes - Telefonia Fixa 28/02

NTD 8.05

3.1.2. Utilizao de postes em redes existentes, a SOLICITANTE dever apresentar: Planta detalhada do local, com indicao dos postes a serem utilizados; Cabos existentes e os que sero instalados; Indicao do esforo resultante dos cabos a serem instalados, em intensidade, direo, sentido e ponto de aplicao; No traado da fibra ptica deve ser especificado o seu tipo e nmeros de fibras; Quando o cabo de fibra ptica for sustentado por cordoalha, a mesma dever ter o seu traado representado entre os postes; Legenda relativa ao projeto de comunicaes e eltrico; Posicionamento correto dos smbolos dos postes no arruamento, assim como, a posio em que ficaro os equipamentos de comunicaes e fibra ptica na cordoalha; e Aps a concluso dos projetos a SOLICITANTE dever entregar o como construdo " As_Built" em meio digital para incluso na base de cadastro da CEB.

3.1.3. No poste a ser intercalado, a SOLICITANTE dever apresentar:

Planta detalhada do local, indicando os postes adjacentes; Cordoalhas e cabos a serem instalados; Indicao do esforo resultante, em intensidade, direo, sentido e ponto de aplicao dos cabos; Tipo de postes a serem utilizados e a distncia dos vos adjacentes a ele; e Aps a concluso dos projetos a SOLICITANTE dever entregar o como construdo " As_Built" em meio digital para incluso na base de cadastro da CEB.

3.1.4. No poste a ser acrescentado para extenso da rede de comunicaes, a SOLICITANTE dever apresentar:

Planta detalhada do percurso, com a indicao da provvel locao dos postes a serem instalados; e Indicao do esforo em intensidade, direo, sentido e ponto de aplicao dos cabos a serem utilizados.
Manual Tcnico de Compartilhamento de Postes - Telefonia Fixa 28/02

NTD 8.05 Este item s ser utilizado em caso de interesse exclusivo da DETENTORA CEB; caso contrrio, estar a cargo da SOLICITANTE a construo da rede. 3.1.5. Recomendaes mnimas a serem atendidas no projeto:

Os padres de projeto e construo devero estar de acordo com os valores e definies deste manual;

Evitar recolocaes de postes que tenham derivaes subterrneas e/ou equipamentos de difcil remoo; Evitar a coincidncia de encabeamento de rede de energia eltrica e comunicaes no mesmo poste, seja nos finais de linha ou nas derivaes; e No projetar descidas laterais da rede de comunicaes em postes com equipamentos da DETENTORA CEB;

3.2. QUANTO A APRESENTAO DO PROJETO

A SOLICITANTE dever apresentar os projetos CEB, acompanhados de carta de solicitao para ocupao dos postes, fornecendo o prazo para concluso da obra, o respectivo cronograma de execuo, bem como, as pranchas com as anotaes dos levantamentos e croquis dos locais onde estiverem anotados os esforos da rede telecomunicaes; e A SOLICITANTE dever apresentar, em separado, os projetos da rede de telecomunicaes que envolvam cabo par metlico e fibra ptica.

O nmero de cpias a ser apresentado dever ser acordado entre as partes. O projeto dever conter a ART (Anotao de Responsabilidade Tcnica) do profissional responsvel junto ao CREA - Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura.

3.3. QUANTO A EXECUO DA OBRA

3.3.1. As distncias mnimas entre os condutores da rede de distribuio de energia eltrica no isolada e os da rede de comunicaes, nas condies mais desfavorveis de flecha mxima a 50C, sero as seguintes: TENSO MXIMA ENTRE AS FASES (E) E 600 V 15.000 V < < E E 600 V 15.000 V 35.000 V DISTNCIAS MNIMAS 0,60 m 1,50 m 1,80 m
7

Manual Tcnico de Compartilhamento de Postes - Telefonia Fixa 28/02

NTD 8.05

3.3.2. As distncias mnimas, nas situaes mais desfavorveis ( flecha a 50C) , dos cabos da rede de comunicaes ao solo, sero as seguintes: 3.3.2.1. Sobre pistas de rolamento de rodovias e ferrovias - de acordo com as normas dos rgos competentes (DNER, DER, FSA e outras). 3.3.2.2. Sobre pistas de rolamento e cruzamento de ruas e avenidas - 5,00 m. 3.3.2.3. Sobre locais onde haja trfego normal de mquinas agrcolas, travessia sobre estradas particulares e passagem particular de veculos - 4,50 m. 3.3.2.4. Sobre locais onde haja trfego normal de pedestres - 3,00 m.

3.3.3. O ponto de fixao da rede de comunicaes a ser demarcado pela DETENTORA CEB, est situado dentro da faixa de ocupao de 0,50 m entre 5,0 m a 5,5 m em relao ao solo, conforme Anexo A e ser utilizado exclusivamente para fixao de cabos e cordoalha, obedecido o disposto nos subitens 3.3.11, 3.3.13 e 3.3.18 deste manual. Os casos especiais devero ser analisados pela CEB.

3.3.4. A distncia entre a parte mais alta da rede de comunicaes no poste e o solo no dever ultrapassar a 5,5 m, para qualquer tipo de estrutura, conforme indicado no Anexo A, da NTD-8.03 exceto nas condies do subitem 3.3.2.1, onde prevalecer a distncia que for definida pelos rgos envolvidos. Em todos os casos, alm do estabelecido em 3.3.2, dever ser observada a distncia mnima de 1,40 m entre o neutro e a parte mais alta da rede de comunicaes.

3.3.5. No caso de intercalao de postes, estes devero ser de propriedade da CEB e ter a mesma altura dos instalados, de maneira que permita apoiar a rede eltrica existente ou prevista para aquele vo. Entretanto, exclusivamente nos casos em que o terreno apresentar depresses acentuadas, onde no houver convenincia de apoiar a rede de energia em outros postes, estes podero ser de padro diferente dos existentes e instalados pela SOLICITANTE, observando-se o alinhamento da rede existente e as distncias mnimas para as condies mais desfavorveis estabelecidas nos itens 3.3.1 e 3.3.2, assumindo a SOLICITANTE todo e qualquer risco decorrente dessa disposio. Somente para esses casos os postes sero de propriedade da SOLICITANTE. Quando a CEB vier a instalar postes neste local, a SOLICITANTE dever retirar os seus postes, s suas expensas, em um prazo a ser acordado entre as partes.

3.3.6. A rede de comunicaes, inclusive fibra ptica, dever ser instalada no mesmo lado da rede secundria de energia (existente ou prevista), inclusive nos postes com transformador de energia. O cabo de fibra ptica deve ser instalado no ponto de fixao destinado a SOLICITANTE, exceto nas condies do item 3.3.2.1.
Manual Tcnico de Compartilhamento de Postes - Telefonia Fixa 28/02

NTD 8.05

3.3.7. No poder ser instalado qualquer equipamento da SOLICITANTE nos postes da DETENTORA CEB, bem como, duto para descida lateral em estruturas equipadas com transformadores ou com chaves tripolares com manbrio.

3.3.8. Os aterramentos dos cabos da SOLICITANTE devero estar independentes e distanciados pelo menos 20 (vinte) metros em relao aos da CEB, aos das Empresas de Telecomunicaes e de outros SOLICITANTES, se houver. Devero obedecer as determinaes da ABNT, NBR 6935.

3.3.9. vedada a colocao dos cabos da rede da SOLICITANTE em disposio horizontal (cruzeta), bem como, a instalao de estai quando a regularizao do esforo mecnico for possvel com a substituio do poste.

3.3.10.Os condutores da rede de comunicaes devero ser adequadamente isolados.

3.3.11.A SOLICITANTE poder ocupar somente um ponto de fixao no poste para os seus cabos, sendo essa fixao com cinta do tipo braadeira ou bap.

3.3.12.Antes da instalao da cordoalha e/ou cabo ptico, examinar a rota proposta para verificar se existem obstculos que possam interferir na instalao, bem como para definir a escolha do mtodo a ser utilizado. Quando o cabo estiver sendo estendido, tomar todo o cuidado com a rede de distribuio de energia da CEB, para evitar acidentes e desligamentos na rede.

3.3.13.No podero ser instaladas no mesmo vo mais de 1 (uma) cordoalha. Nos casos onde for constatada a existncia de mais de 1 (uma) cordoalha, a SOLICITANTE dever providenciar a sua regularizao num prazo a ser definido pela CEB.

3.3.14.No lanamento da cordoalha e/ou cabo de fibra ptica, a SOLICITANTE dever observar se a fase "C" (fase inferior) da rede de baixa tenso no meio do vo, est no mnimo 5,60 m do solo em travessia de rua e 5,10 m no meio da quadra. Procurar seguir com a cordoalha sempre em paralelo com a rede de baixa tenso no meio do vo. Caso contrrio, dever providenciar a regularizao da rede de baixa tenso atravs dos critrios adotados para construo de redes por particular, junto a CEB.

3.3.15.A CEB e a SOLICITANTE devero fornecer as respectivas informaes relativas aos valores de traes e flechas de cabos, para utilizao em projetos e construo. Caso os esforos mecnicos da rede da SOLICITANTE excederem resistncia nominal dos postes, a mesma dever solicitar a sua substituio.
Manual Tcnico de Compartilhamento de Postes - Telefonia Fixa 28/02

NTD 8.05

3.3.16.A DETENTORA CEB e a SOLICITANTE devero adotar o mesmo critrio de engastamento do poste, em cumprimento s recomendaes da ABNT.

3.3.17.Ser permitido, mediante autorizao por escrito da CEB, o encabeamento em postes subseqentes ao poste inicialmente previsto em projeto, quando este no suportar o esforo a ser aplicado. Desta forma, o esforo ser distribudo em mais de um poste, evitando-se a sua substituio.

3.3.18.A derivao para os assinantes da SOLICITANTE, dever ser feita diretamente de um nico ponto de fixao pertencente a rede de comunicaes no poste.

3.3.19.As caixas de derivao, conversores de enlace ptico e demais equipamentos, devero ser instalados ao longo do vo a uma distncia mnima de 0,60 m do poste.

3.3.20.A caixa de emenda da fibra ptica da SOLICITANTE no poder ser fixada no poste da CEB, devendo ser instalada no vo, presa na cordoalha juntamente com a folga de cabo conforme Anexo B.

3.3.21.A folga tcnica no cabo ptico deve ser deixada no meio do vo e nunca fixada no poste da CEB, conforme mostra o Anexo D.

3.3.22.No caso de travessia de um cabo de comunicaes sob uma linha de transmisso, a distncia vertical mnima, em metros, nas condies mais desfavorveis de aproximao dos condutores dada pela equao:

D = 1,8 + 0,01 (DU - 35) onde: D = distncia entre condutores em metros DU = distncia em metros, numericamente igual tenso da linha em kV, respeitando o mnimo de 1,80 m para tenses inferiores a 13,8 kV. A travessia dever ser perpendicular linha de transmisso e quando for efetuada com auxlio de cordoalha metlica, esta dever ser secionada e aterrada nos postes adjacentes travessia, admitindo-se uma resistncia de terra mxima de 20 . Em casos de travessias com cordoalha dieltrica dispensa-se a ancoragem e o aterramento da mesma. Em caso de altura insuficiente da linha de transmisso ou outras condies desfavorveis, a travessia dever ser subterrnea mediante aprovao do proprietrio da faixa de domnio.
Manual Tcnico de Compartilhamento de Postes - Telefonia Fixa 28/02

10

NTD 8.05

3.3.23.A SOLICITANTE dever identificar a fibra ptica em todos os postes por onde passar o cabo, e essa identificao dever ser feita atravs de uma plaqueta de plstico ou acrlico, de 40 x 90 mm, com espessura de 3 mm, sendo o fundo amarelo e letras em preto com indicao do tipo de cabo e o nome do proprietrio, conforme Anexo E. 3.3.24.As especificaes dos postes a serem utilizados nas reas vinculadas ao Contrato de Compartilhamento de Postes devero ser acordados entre a DETENTORA CEB e a SOLICITANTE de forma a permitir o cumprimento deste manual e dos padres e especificaes da ABNT.

3.3.25.Se no poste contiver duto de descida de cabos de energia ou chave com manbrio impedindo a execuo da ancoragem (amarrao final) do cabo ptico, a porca olhal dever ser posicionada no poste conforme o desenho do Anexo F.

3.3.26.Se num cruzamento de rua houver a necessidade de mudana de direo do cabo ptico no meio do lance, devero ser instaladas cordoalhas entre os postes da esquina com tensionamento no superior a 70 daN. Se for necessrio tensionamento maior, dever ser efetuada anlise de esforo mecnico dos postes.

3.3.27.O maior vo admissvel na rede de distribuio urbana da CEB, para a passagem do cabo de fibra ptica 70 m e para cabos metlicos 40 m. Para um vo com distncia maior, ser necessrio a intercalao de poste.

3.3.28.O fiscal da CEB poder exigir a qualquer tempo, o dinammetro para verificao do esforo mecnico da cordoalha e/ou cabo, a talha manual (catraca) para o tensionamento do cabo e a tabela de flechas e traes.

3.3.29.Quando a SOLICITANTE e/ou sua contratada precisar da energia da CEB para a realizao de uma tarefa prxima ao poste, dever utilizar um Captador de Energia aprovado, cadastrado e com o lacre da CEB. Somente desta maneira poder ser ligado diretamente na rede de distribuio secundria (baixa tenso).

3.3.30.O sistema de TV a Cabo dever possuir proteo contra eventual sobre-tenso que possam ser transferidas ao consumidor atravs de seu condutor.

3.3.31.A SOLICITANTE antes de instalar os seus cabos de comunicaes ou fios drops num novo conjunto habitacional, dever levar o projeto para aprovao do setor tcnico da CEB, com a indicao dos esforos mecnicos nos postes. Sendo aprovado, o projeto estar liberado para execuo.
Manual Tcnico de Compartilhamento de Postes - Telefonia Fixa 28/02

11

NTD 8.05

3.4. QUANTO

A AUTORIZAO PARA COMPARTILHAMENTO

3.4.1. Por questes de segurana e de controle, nenhuma obra/servio em poste(s) poder ser iniciado enquanto a SOLICITANTE no receber a autorizao escrita da DETENTORA CEB, mesmo que no haja necessidade de execuo de servios de alterao da infraestrutura no poste;

3.4.2. A SOLICITANTE dar CEB conhecimento prvio da programao de execuo das obras/ servios, permitindo a esta a fiscalizao dos mesmos. O no cumprimento do estabelecido neste subitem dar direito CEB de providenciar a paralisao imediata das obras/servios pertinentes;

3.4.3. Quando, para permitir a utilizao dos postes da CEB, houver necessidade de execuo de obras/servios que resultem em substituies, reforos, aumento de altura, escoramento, acrscimos e modificaes nas instalaes de redes de distribuio de energia eltrica existentes, ou ainda, a necessidade de se implantar postes intercalados aos existentes de propriedade da CEB as obras/servios necessrios sero executados a pedido e s expensas da SOLICITANTE;

3.4.4. Os servios de expanso e/ou melhoria no podero ser iniciados pela SOLICITANTE enquanto esta no receber da CEB aprovao/autorizao do seu pedido;

Manual Tcnico de Compartilhamento de Postes - Telefonia Fixa 28/02

12

NTD 8.05 ANEXO A AFASTAMENTOS PADRONIZADOS Rede Primria/Secundria Nuas

Observaes: A Usuria poder instalar um nico cabo de comunicao ou, em caso de fios Drops, at um mximo de 06 fios. Para efeito de aluguel, a instalao de mais cabos ou fios Drops, ser computado como acrscimo de pontos de fixao

Manual Tcnico de Compartilhamento de Postes - Telefonia Fixa 28/02

13

NTD 8.05 ANEXO B


AFASTAMENTOS PADRONIZADOS

Rede Primria Nua ou Compacta/Secundria Isolada

Observaes: A Usuria poder instalar um nico cabo de comunicao ou, em caso de fios Drops, at um mximo de 06 fios. Para efeito de aluguel, a instalao de mais cabos ou fios Drops, ser computado como acrscimo de pontos de fixao

Manual Tcnico de Compartilhamento de Postes - Telefonia Fixa 28/02

14

NTD 8.05

ANEXO C
CAIXA DE EMENDA NA CORDOALHA

Manual Tcnico de Compartilhamento de Postes - Telefonia Fixa 28/02

15

NTD 8.05

ANEXO D

FOLGA TCNICA NO MEIO DO VO

Manual Tcnico de Compartilhamento de Postes - Telefonia Fixa 28/02

16

NTD 8.05

ANEXO E

PLACA DE IDENTIFICAO DA FIBRA TICA

CABO DO SOLICITANTE
PROPRIETRIO:
EMERGNCIA:
Fundo: amarelo Letras: pretas Dimenso da placa: 90mm x 40mm Espessura da Placa: 3mm Material da Placa: PVC acrlico

obrigatria a colocao de uma placa de identificao, presa no cabo com fio de espina e fixado a 30 cm do poste por onde passa o cabo. O telefone de emergncia deve ser aquele de atendimento a qualquer hora do dia, inclusive sbados, domingos e feriados. Os cabos sero identificados nas subidas laterais e nos locais prximos das emendas. Deixar no mximo 35 postes contnuos sem identificao.

Manual Tcnico de Compartilhamento de Postes - Telefonia Fixa 28/02

17

NTD 8.05

ANEXO F

MONTAGEM DA FIBRA PTICA EM DE LINHA E CRUZAMENTO

Manual Tcnico de Compartilhamento de Postes - Telefonia Fixa 28/02

18

You might also like