You are on page 1of 42

Aula 1 Conceitos bsicos

O conhecimento climtico
Necessidade: superar a condio de meros sujeitos s intempries naturais condio de utilitrios e de manipuladores de alguns fenmenos. Fenmenos x deuses (raio, trovo, seca) Conhecimento egpcio: regime do rio Nilo. Gregos (registros): navegaes pelo mar Mediterrneo
Aristteles 350 a.C Meteorolgica

Imprio Romano queda na produo intelectual (cerca de mil anos) cristianismo Renascimento Galileu (1593) Grandes avanos: necessidade de expanso capitalista europia

O conhecimento climtico
Avano marcante: guerra mundial Satlites meteorolgicos - 1960

Meterologia
cincia que estuda os fenmenos que ocorrem na atmosfera, e est relacionada ao estado fsico, dinmico e qumico da atmosfera, as interaes entre elas e a superfcie terrestre subjacente. Foco nos processos fsicos leis da fsica clssica e tcnicas matemticas.

Climatologia
estuda o comportamento mdio da atmosfera para um determinado perodo, atravs de mtodos estatsticos.

Tempo e clima
O estado da atmosfera pode ser descrito por variveis que caracterizam sua condio fsica. Essas variveis so o que chamamos de elementos meteorolgicos: temperatura do ar, umidade relativa do ar, velocidade e direo do vento, precipitao, presso atmosfrica, radiao solar, etc...

Para um dado local, o estado da atmosfera pode ser descrito tanto em termos instantneos, definindo a condio atual, a qual extremamente dinmica, como tambm em termos estatsticos, definindo a condio mdia, a qual por sua vez uma descrio esttica.
www.lce.esalq.usp.br/aulas/lce306/Aula2.pdf

Tempo e clima
TEMPO

CLIMA
www.lce.esalq.usp.br/aulas/lce306/Aula2.pdf

Tempo e clima
O tempo atmosfrico o estado momentneo da atmosfera em um dados instante e lugar.
Conjunto de elementos que a caracterizam naquele instante

Clima - sntese do tempo num determinado lugar durante o perodo de 30-35 anos. NORMAIS CLIMATOLGICAS

Normal Climatolgica
Valor padro reconhecido de um elemento meteorolgico, considerando a mdia de sua ocorrncia em um determinado local, por um nmero determinado de anos. "Normal" significa a distribuio dos dados dentro de uma faixa de incidncia habitual. Os parmetros podem incluir temperaturas, presso atmosfrica, precipitao, ventos, quantidade de nuvens, umidade relativa do ar, etc.

Normal Climatolgica
1901-1930: primeira normal climatolgica; 1931-1960: segunda normal climatolgica; 1961-1990: terceira normal climatolgica; 1991-2020: quarta normal climatolgica (ainda em avaliao e registro); Ateno: Sempre que afirmamos que determinado dia, ms, estao ou ano foi seco ou mido, quente ou frio, temos que comparar com a mdia climatolgica do local.

Fonte: www.inmet.gov.br clicando em clima.

Movimentos da Terra
Os movimentos de Rotao e Translao da Terra constituem-se num dos mais importantes fatores a condicionar os elementos meteorolgicos, fazendo com que esses variem no tempo, tanto na escala diria como na escala anual.

http://astro.if.ufrgs.br

http://laboratorioaberto.wordpress.com

Essa variao estacional se deve inclinao do eixo terrestre em 23o27 em relao normal ao plano da eclptica, fazendo com que um observador na superfcie terrestre tenha a sensao de que o Sol se movimenta no sentido Norte-Sul ao longo do ano.
www.lce.esalq.usp.br/aulas/lce306/Aula2.pdf

http://www.iae.cta.br

Declinao solar
Esse movimento aparente se d entre as latitudes de 23o27N (+23o27) e 23o27S (-23o27), que correspondem respectivamente aos Trpicos de Cncer e Capricrnio. O ngulo formado entre as linhas imaginrias do Equador e a que liga o centro da Terra ao Sol denomina-se Declinao Solar (). indica a latitude na qual o Sol est passando num determinado instante no seu movimento aparente N-S.

www.lce.esalq.usp.br/aulas/lce306/Aula2.pdf

www.lce.esalq.usp.br/aulas/lce306/Aula2.pdf

Essas informaes constituem ferramentas bsicas para que se entenda o processo de distribuio de energia solar na superfcie da Terra, permitindo sua quantificao em qualquer localidade. Essa distribuio porm funo tambm da composio da atmosfera terrestre.
1. Conceituar e destacar as funes bsicas da atmosfera; 2. Descrever a estratificao da atmosfera; 3. Conhecer a composio qumica da atmosfera; 4. Destacar a importncia dos principais constituintes da atmosfera.

A atmosfera da Terra vista do espao

Fonte: Ahrens, C. D. Meteorology Today, 2003.

A atmosfera
A atmosfera uma camada relativamente fina que envolvem a Terra, presa pela fora da gravidade. A atmosfera terrestre uma mistura de gases, vapor dgua e partculas slidas em suspenso. Cerca de 90% da massa total da atmosfera esto confinados nos primeiros 20 km e 99,9% nos primeiros 50 km. Acima de 100 km de altitude, existe apenas cerca de um milionsimo da massa total da atmosfera.

Funes da Atmosfera
No geral, destacam-se as seguintes funes: proteger a biosfera da radiao ultravioleta proveniente do Sol; fornecer O2 para manuteno da vida dos seres aerbicos (macro e microorganismos); proteger a Terra de variaes excessivas de temperatura, pela incidncia direta dos raios solares; equalizar as temperaturas das camadas mais prximas da superfcie terrestre atravs da dinmica e movimentao de massas de ar.

Estrutura Vertical da Atmosfera


A estrutura vertical da atmosfera comumente apresentada tendo-se como principal critrio a variao da temperatura com a altitude. Cada estrato ou camada apresenta regime trmico e composio qumica especficos. A temperatura apresenta em cada estrato uma variao predominantemente linear com a altura.

Estrutura vertical da atmosfera terrestre at 110 km de altura. (Fonte VIANELLO e ALVES, 1991).

Troposfera
a camada mais prxima do solo. conhecida como a camada do tempo, pois praticamente todos os fenmenos meteorolgicos e climticos que afetam os seres vivos ocorrem nesta camada. A temperatura do ar diminui com a altitude (de 6 a 8oC a cada 1.000 m). Causa: emisso radiativa terrestre que aquece a camada de baixo para cima. A Troposfera contm cerca de 75% da massa total da atmosfera, e quase a totalidade do vapor e aerossis. O seu limite superior a Tropopausa.

Tropopausa
Inverso da temperatura que efetivamente limita a conveco e outras atividades do tempo atmosfrico. Este limite encontra-se a 8 km de altitude nos plos onde a temperatura alcana 45oC, de 10 a 11 km de altura nas zonas temperadas (50oC) e em torno de 17 km de altura (60oC) sobre os trpicos. Espessura mdia, portanto, em torno de 12 km. no h variao de temperatura com a altura (gradiente trmico = zero)

Estratosfera
At cerca de 50 km de altitude. no apresenta condensao de gua, com exceo de certos tipos de nuvens. os ventos alcanam velocidades maiores que 100 km/h. a temperatura do ar aumenta com a altura, alcanando um mximo em torno de 0oC no seu limite superior, a Estratopausa. o oznio O3, um dos principais constituintes da atmosfera, encontrado em maior concentrao na Estratosfera/Estratopausa.

Mesosfera
encontra-se entre 50 e 80 km de altitude. volta a predominar uma variao decrescente de temperatura. no limite superior, a temperatura alcana valores prximos a 95oC. Limitada pela Mesopausa.

Termosfera
Temperatura aumenta devido a absoro de radiao ultravioleta pelo oxignio atmico. Radiao provoca ionizao.

Composio Qumica da Atmosfera


At aproximadamente 80 km de altura, a composio da atmosfera praticamente constante, com exceo do vapor dgua e do dixido de carbono cujas concentraes so bastante variveis, nas proximidades da superfcie terrestre.
Gs Nitrognio Oxignio Argnio Dixido de carbono Porcentagem 78,08 20,95 0,93 0,035 Partes por Milho 780.000,0 209.460,0 9.340,0 350,0
Composio do ar seco, ou seja, desconsiderando o vapor dgua.
http://www.portalsaofrancisco.com.br

Importncia dos principais constituintes do ar seco.


Nitrognio - o constituinte mais abundante. Apesar disso no desempenha nenhum papel relevante, em termos qumicos ou energticos, nas vizinhanas da superfcie terrestre. Na alta atmosfera, no entanto, esse gs absorve um pouco de energia solar de pequeno comprimento de onda (na faixa do ultravioleta), passando forma atmica. O N fixado por alguns microorganismos do solo, que o retira da atmosfera do solo, constituindo assim, a base para a estruturao de molculas de vrios compostos orgnicos, entre eles as protenas e cidos.

Importncia dos principais constituintes do ar seco.


Oxignio - o oxignio desempenha um papel fundamental para os seres vivos, ou seja, torna possvel a vida aerbica no planeta. A ele deve-se a oxidao de compostos orgnicos, atravs do processo fisiolgico da respirao. Um outro aspecto importante do O2 na atmosfera a formao do oznio, O3.

Importncia dos principais constituintes do ar seco.


Gs Carbnico - apesar de se apresentar em concentrao bastante reduzida na atmosfera, o CO2 um componente dos mais importantes. um dos principais reagentes da fotossntese, processo bioqumico este essencial ao crescimento das plantas clorofiladas. varia entre a noite e o dia em funo da fotossntese (fixa CO2) e respirao (libera CO2) das plantas. O CO2 tambm desempenha um papel de destaque na energtica do sistema Terra-Atmosfera, absorvendo energia solar e terrestre de determinados comprimentos de onda. Por outro lado, emite energia (radiao de onda longa) em direo superfcie terrestre.

EFEITO ESTUFA

EFEITO ESTUFA

Aerossis
Partculas de poeira em suspenso, fumaa, matria orgnica, sal marinho fonte natural e antrpica. Ncleo de condensao.

Climatologia - Noes Bsicas e Climas do Brasil

O processo da radiao
Radiao solar: ondas eletromagnticas que se propaga a velocidade da luz.

A radiao o principal modo de propagao de energia no SSA.

O Sol (6000 K) irradia preferencialmente na faixa do ultravioleta ao infravermelho prximo a Terra, com uma temperatura mdia de 288 K, irradia preferencialmente na faixa do infravermelho distante.

Uma vez emitida por um corpo a radiao pode ser: refletida, absorvida ou transmitida por outro corpo qualquer.

Albedo
Representa a capacidade que os corpos tem de refletirem a radiao solar que sobre eles incidem. O albedo varia de acordo com a cor e constituio que o corpo apresenta. Mximo nos corpos brancos e mnimo nos corpos pretos. Elevado albedo mnima absoro.

Balano de radiao
Os processos de emisso, reflexo, transmisso e absoro so os responsveis pelos fluxos que efetuam entre a superfcie e a atmosfera, que por sua vez so responsveis pelo aquecimento. O trnsito desses fluxos pode ser contabilizado por meio do balano de energia anual mdio para o planeta.

A partio da Radiao Lquida


Processos:
- Fsicos: aquecimento do ar (H) e do solo (G) e evaporao (LE) - Bio-Fsico: transpirao (LE) - Bio-Qumico: fotossntese (F)
Balano de Energia

Rn = H + G + LE + F

Considerando-se que o aproveitamento energtico na fotossntese menor que 3% de Rn e que a evaporao e a transpirao (evapotranspirao) ocorrem simultneamente e so indistingiveis, a equao acima pode ser aproximada para:

Rn = H + G + LE
A proporo entre esses trs processos ir depender a disponibilidade hdrica da superfcie.

You might also like