You are on page 1of 6

C

Natureza do trabalho Os contabilistas so responsveis pela organizao e/ou superviso dos servios de contabilidade de uma empresa ou instituio, podendo as suas responsabilidades estender-se gesto oramental e ao controlo interno dos meios financeiros. As suas tarefas so muito importantes, pois atravs delas que a empresa processa o seu financiamento, que se registam os factos da sua situao financeira e que se cumprem as obrigaes fiscais para com o Estado. Para cumprirem estes objectivos, os contabilistas observam, recolhem, registam, analisam e comunicam todos os factos e nmeros importantes relativos s contas da empresa.

A complexidade das inmeras tarefas dos contabilistas depende da dimenso e do sector de actividade econmica da empresa em que trabalham. Em termos genricos, essas tarefas abrangem o controlo de facturao, o controlo de documentos de despesas e receitas, a preparao de elementos para a elaborao dos oramentos, a elaborao de estatsticas e indicadores financeiros, o controlo dos valores patrimoniais e a classificao de documentos de acordo com o Plano Oficial de Contabilidade (POC). O POC constitui um conjunto de regras que devem ser cumpridas pelos contabilistas na elaborao das contas das empresas (com excepo das empresas do sector financeiro, que possuem planos de contas especficos). A existncia de planos de contas tem o objectivo de impedir que cada empresa organize as suas contas de maneira diferente.

Enquanto responsveis por um servio de contabilidade e/ou de finanas, os contabilistas tm como principais tarefas o estudo e a planificao dos circuitos das operaes de contabilidade (ou seja, a forma como estas operaes se devem seguir umas s outras) e a anlise dos diversos sectores de actividade da empresa. Alm disso, dirigem o encerramento das contas, e elaboram as respectivas demonstraes financeiras que descrevem as operaes contabilsticas, relativas actividade da organizao. A elaborao de pareceres e o aconselhamento a gestores so tambm funes importantes destes profissionais. com base na informao que recolhem que os responsveis pela gesto tomam conhecimento da situao econmica e financeira da empresa (e sua evoluo) e decidem qual o rumo a dar aos seus negcios.

Alguns contabilistas, na qualidade de Tcnicos Oficias de Contas (TOC), assumem a responsabilidade pela regularidade tcnica, nas reas contabilstica e fiscal, das

empresas. No mbito desta responsabilidade, so-lhes atribudas em exclusivo as funes de planificar, organizar e coordenar a execuo da contabilidade das empresas e de assinar as respectivas declaraes fiscais, demonstraes

financeiras e seus anexos. Adquire-se a qualidade de TOC atravs da inscrio como membro da Cmara dos Tcnicos Oficias de Contas (CTOC).

Atendendo importncia do papel que detm junto das organizaes, os contabilistas devem ter um vasto leque de conhecimentos. Alm das matrias imprescindveis ao desenvolvimento da sua actividade (designadamente mtodos e tcnicas de contabilidade e de fiscalidade), importante que dominem matrias relacionadas com gesto de empresas, tais como gesto financeira, comercial e de recursos humanos. O conhecimento de normas tambm necessrio,

nomeadamente as que constam no POC - que so fundamentais - e as includas na legislao fiscal, comercial e do trabalho. Um requisito que lhes imprescindvel a aptido para trabalhar com nmeros e saber relacion-los entre si, pois o seu trabalho assenta sobretudo nessa capacidade. Quem queira fazer uma carreira na rea da contabilidade deve, por isso, ter uma forte apetncia para as matemticas e ser capaz de analisar, comparar e interpretar factos e nmeros rapidamente, de forma rigorosa e sistemtica (como parte de um todo). Conhecimentos em informtica na ptica do utilizador so tambm muito importantes, pois facilitam em muito o trabalho na rea da contabilidade. A informtica permite aos contabilistas, por exemplo, analisar e tratar o volume de informao econmica e financeira da empresa com mais facilidade e rapidez, com vista criao de estatsticas e outros indicadores de gesto importantes. Os contabilistas devem ser capazes de comunicar com clareza (oralmente ou por escrito), informando, quando solicitados e autorizados, clientes, fornecedores, representantes do Estado e outros devedores e credores da organizao para a qual trabalham. O gosto pelas relaes interpessoais ainda bastante til: nas grandes organizaes, habitual desenvolverem a sua actividade em equipa e, nas de pequena dimenso, trabalham com todo o pessoal. Atendendo natureza da sua actividade e s responsabilidades a ela inerentes, estes profissionais devem ser pessoas sempre preocupadas com o rigor e a transparncia do trabalho que executam.

Emprego Os contabilistas podem estar empregados por conta de outrem e por conta prpria. Quando trabalhadores por conta de outrem, podem desenvolver a sua actividade em departamentos de contabilidade, de finanas e de custos das grandes organizaes ou em gabinetes de prestao de servios na rea da contabilidade a empresas ou instituies. A actividade por conta prpria est quase sempre associada explorao de um gabinete ou empresa de contabilidade em nome individual ou em associao com colegas de profisso. habitual, contudo, estes profissionais acumularem as duas situaes laborais: muitos dos contabilistas empregados em empresas prestam, a ttulo individual, servios de contabilidade a outras empresas.

Atendendo importncia que a contabilidade tem para as organizaes, as oportunidades de emprego dos contabilistas so muito alargadas. Quase todas as organizaes, privadas ou pblicas, em todos os sectores de actividade e de Norte a Sul do pas precisam de profissionais responsveis pela organizao das suas contas. A sua procura permanente, mas comea a observar-se excesso de oferta em relao aos Tcnicos Oficiais de Contas.

Formao e Evoluo na Carreira Quem queira enveredar por esta profisso tem ao seu dispor uma grande variedade de cursos na rea da Contabilidade (v.

http://www.acessoensinosuperior.pt). De uma maneira geral, estes cursos tm como principais matrias contabilidade geral, gesto (ou anlise) financeira e contabilidade analtica (ou de custos). Os planos curriculares dos cursos desta rea costumam, tambm, incluir matrias como clculo financeiro, estatstica e anlise quantitativa, informtica de gesto, matemtica, economia, auditoria financeira, direito comercial e direito fiscal. A profisso de contabilista pode tambm ser exercida por quem possua um outro curso no mbito das cincias econmicas e financeiras, tal como Gesto de Empresas, Economia e Finanas (v. http://www.acessoensinosuperior.pt). Contudo, alguns destes cursos no incluem nos seus planos curriculares todas as matrias consideradas necessrias para o desempenho da profisso, designadamente contabilidade geral, contabilidade analtica e fiscalidade. Quem queira exercer a actividade como tcnico oficial de contas necessita de ter um curso reconhecido pela CTOC (v. http://www.ctoc.pt), normalmente nas reas de auditoria,

contabilidade, gesto, economia ou direito. Para alm da concluso de um curso reconhecido pela CTOC, indispensvel obter aproveitamento nas cadeiras que contriburam para o reconhecimento do mesmo. A inscrio como membro da CTOC, nos termos do respectivo Estatuto prev ainda a frequncia de um estgio com durao de trs anos e a realizao de um exame, com aprovao. No decorrer da carreira, estes profissionais podem enveredar pela rea da auditoria financeira, onde podem trabalhar como auditores financeiros, externos ou internos, ou como revisores oficiais de contas (v. Auditor Financeiro). Todavia os

contabilistas que pretendam exercer estas profisses devem procurar obter uma formao mais completa, atravs de uma especializao. Para esse efeito, existem, no nosso pas, vrias ps-graduaes. Aconselhvel tambm a realizao de cursos de actualizao ou de reciclagem. Uma vez que as normas de contabilidade e de fiscalidade esto em constante mudana e o seu conhecimento fundamental, os contabilistas devem procurar estar sempre a par das suas alteraes.

Condies de Trabalho Os contabilistas desenvolvem normalmente a sua actividade em escritrios, quer no seu prprio local de trabalho, quer nas instalaes das empresas para as quais trabalham. A visita a clientes uma prtica bastante habitual para aqueles que trabalham em empresas de contabilidade. Muitos trabalham, ainda, nas suas prprias casas. Como a actividade contabilstica morosa e exige grande ateno, muito importante que estes profissionais possam trabalhar em sossego e com o espao necessrio para a consulta de documentos. A carga horria resulta, tambm, da situao laboral. Quem pertence aos quadros de uma organizao, usufrui usualmente do horrio praticado nos servios de escritrio, cerca de 40 horas semanais. Os que trabalham para grandes empresas ultrapassam esse horrio: as horas de trabalho so, por norma, proporcionais ao volume de negcios da empresa para a qual se trabalha. Quando se trabalha como profissional liberal, o horrio depende sobretudo do nmero de clientes. Um dos aspectos negativos inerente s funes dos contabilistas o seu carcter repetitivo e sedentrio, que pode provocar alguma saturao, aps alguns anos de actividade profissional. Alm disso, o ritmo de trabalho irregular, pois existem alturas do anos em que necessrio trabalhar bastante, em virtude do fecho das contas das empresas e dos prazos para o cumprimento das obrigaes fiscais. Nestas alturas, a realizao de horas extraordinrias e as situaes de stress so muito frequentes.

Perspectivas A contabilidade tem sempre importncia para as organizaes, independentemente do seu sector de actividade econmica ou localizao geogrfica. As funes contabilsticas (tais como as administrativas) so, e continuaro a ser, um suporte bsico e imprescindvel ao funcionamento das empresas. A previso para o aumento ou para a diminuio da procura destes profissionais depende do crescimento econmico nacional que se venha ou no a registar nos prximos anos. O facto de haverem, actualmente, muitos de alunos inscritos nos cursos de contabilidade existentes no nosso pas deixa antever, todavia, que o mercado de trabalho ser mais exigente. Alm dos conhecimentos da rea, o mercado exigir o maior domnio possvel do funcionamento de uma empresa, em todas as suas reas: financeira, administrativa, recursos humanos, comercial, etc. O

conhecimento das novas tecnologias aplicadas actividade contabilstica constitui tambm um requisito com tendncia a ser valorizado cada vez mais pelas entidades empregadoras. Por isso, quanto maior for a competncia tcnica e terica, maiores sero as hipteses de emprego. Quem queira enveredar por esta profisso deve tomar essa opo com optimismo, mas consciente das exigncias e necessidades do futuro mercado de trabalho. partida, deve-se procurar obter uma boa formao acadmica, complementada com um ou mais estgios profissionais. A frequncia de uma ps-graduao pode, igualmente, constituir um trunfo importante. Ao longo da carreira, fundamental garantir a actualizao de conhecimentos, com particular ateno s alteraes das normas de contabilidade e fiscalidade.

Contactos para Informaes Adicionais Existem vrias entidades que podem fornecer informaes adicionais sobre esta profisso, nomeadamente: Ass. Port. de Tcnicos de Contabilidade, R. Rodrigues Sampaio, 50 - 3. Esq., 1169-029 Lisboa, Pgina Tlf. na 213552900. Internet: C. Electrnico:

apotec@mail.telepac.pt,

http://www.apotec.pt

Cmara dos Tcnicos Oficiais de Contas, Av. 24 de Julho, 58, 1249-114 Lisboa, Tlf. 213939300. C. Electrnico: geral@ctoc.pt, Pgina na Internet:

http://www.ctoc.pt

Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, Rua do Salitre, 51/53, 1250-198 Lisboa, Tlf. 213536158, C. Electrnico: secgeral@oroc.pt, Pgina na Internet:

http://www.oroc.pt

You might also like