You are on page 1of 18

Introduo

Aprender taijiquan(tai chi chuan) em princpio similar a educar-se; progredindo da educao primria universidade, quando se adquire cada vez mais conhecimento. Sem os fundamentos da educao primria e secundria, no possvel acompanhar os cursos no nvel universitrio. Para aprender taijiquan(tai chi chuan) necessrio comear do elementar e progredir gradualmente para o estgio adiantado, de nvel em nvel e de uma maneira sistemtica. Se algum vai contra este princpio imaginando que possvel tomar um atalho, no obter sucesso. Todo o progresso no aprendizado do taijiquan(tai chi chuan), desde o incio at a obteno do sucesso consiste em cinco estgios ou cinco nveis de habilidade marcial (gongfu(kung fu)). Existem padres objetivos para cada nvel de gongfu(kung fu). O mais alto atingido no quinto nvel.

Os padres objetivos e os requisitos de habilidade marcial para cada nvel de gongfu(kung fu)sero descritos nas sees seguintes. Espera-se que com isto os muitos entusiastas por todo o mundo possam avaliar por si mesmos o seu nvel atual de realizao. Eles sabero ento o que precisam aprender a seguir e avanaro passo a passo.

O primeiro nvel de gongfu(kung fu)


Na prtica do taijiquan(tai chi chuan), os requisitos para as diferentes partes do corpo so: manter o corpo reto; manter a cabea e o pescoo eretos com conscincia do topo da cabea, como se se estivesse sendo levemente levantado por um fio; relaxar os ombros e afundar os cotovelos; relaxar o peito e a cintura deixando que eles afundem; relaxar a regio do huiyin e flexionar os joelhos. Quando estes requisitos so atingidos, a energia interna da pessoa naturalmente afunda para o dantian. Principiantes podem no conseguir dominar estes pontos importantes inicialmente. No entanto, na sua prtica eles devem tentar ser precisos em termos de direo, ngulo, posio, e dos movimentos das mos e das pernas para cada postura. Neste estgio, no necessrio enfatizar demais os requisitos para cada parte do corpo, simplificaes apropriadas so aceitveis. Por exemplo, para a cabea e a parte superior do corpo, requerido que a cabea e o pescoo estejam eretos, o peito e a cintura relaxados para baixo, mas no primeiro nvel de gongfu(kung fu) suficiente certificar-se de que a cabea e o corpo esto naturalmente eretos, sem inclinar-se para frente nem para trs, para a esquerda ou para a direita. Isto como aprender caligrafia, no incio necessrio apenas certificar-se de que os traos estejam certos. Portanto, quando praticando taijiquan(tai chi chuan), no incio o corpo e os movimentos podem parecer rgidos, ou externamente slidos mas internamente vazios. O praticante fazer coisas como: bater com dureza, bater com fora, subir repentinamente, ou colapso repentino do corpo ou tronco. Pode haver ainda fora ou jin quebrada ou exercida em exagero. Todos estes erros so comuns para iniciantes. Se se suficientemente persistente e se pratica-se com seriedade todos os dias, pode-se normalmente dominar a forma em um ano. A energia interna, qi, pode gradualmente ser induzida a mover-se dentro do tronco e dos membros atravs de refinamentos nos movimentos. Pode-se ento atingir o estgio de usar os movimentos externos para canalizar a energia interna. O primeiro nvel de gongfu(kung fu) ento comea com dominar as posturas e vai gradualmente at ser capaz de perceber e compreender o jin ou fora.

A habilidade marcial alcanvel com o primeiro nvel de gongfu(kung fu) muito limitada. Isto porque neste estgio as aes do praticante no so bem coordenadas e sistemticas. As posturas podem no ser corretas. Assim a fora ou jin produzida podem ser rgida, quebrada ou frouxa, ou por outro lado forte demais. Ao praticar a forma, esta pode parecer oca ou angulosa. Deste modo o praticante pode sentir a energia interna mas no capaz de canaliz-la para qualquer parte do corpo de uma s vez. Consequentemente ele no ser capaz de apreender a fora ou jin desde os calcanhares, canaliz-la pelas pernas e descarreg-la pelo comando da cintura. Pelo contrrio, os iniciantes podem apenas produzir fora que transborda de uma seo para outra do corpo. Assim o primeiro nvel de gongfu(kung fu) insuficiente para a finalidade de aplicao marcial. Se o praticante fosse testar sua habilidade contra algum que no conhecesse artes marciais, ele poderia permanecer flexvel at um certo ponto. Ele poderia no ter dominado a aplicao mas por saber como iludir seu oponente poderia ocasionalmente derrub-lo. Mesmo assim, ele poderia ser incapaz de manter seu equilbrio. Esta situao chamada de 10% yin e 90% yang, basto pesado no alto. O que ento exatamente yin e yang ? No contexto da prtica do taijiquan(tai chi chuan), vazio yin, solidez yang; suavidade e maciez so yin, fora e dureza so yang. yin e yang a unidade dos opostos; nenhum deles pode ser deixado de fora; e ainda ambos podem ser mutuamente transformados e intercambiados. Se ns atribuirmos um mximo de 100% para medir cada um deles, quando algum em sua prtica consegue atingir um equilbrio equitativo de yin e yang, diz-se que atingiu 50% de yin e 50% de yang. Este o padro mais alto ou uma indicao de sucesso na prtica do taijiquan(tai chi chuan). No primeiro nvel degongfu(kung fu), normal que se tenha 10% de yin e 90% de yang. Isto , o seu quan ou box mais duro do que macio e existe desequilbrio entre yin e yang. Desta forma, enquanto ainda no primeiro nvel, os aprendizes no devem ficar ansiosos em compreender o aspecto da aplicao de cada postura.

O segundo nvel de gongfu(kung fu)


O nvel comeando do ltimo estgio do primeiro nvel, quando o praticante pode sentir o movimento da energia interna qi, e que vai at o estgio inicial do terceiro nvel, chamado de segundo nvel de gongfu(kung fu). O segundo nvel de gongfu(kung fu) consiste em reduzir defeitos como: fora jin rgida produzida durante a prtica; fora em excesso ou insuficiente e movimentos mal coordenados. O objetivo disto garantir que a energia interna qi mover-se- sistematicamente no corpo de acordo com as exigncias de cada movimento. Eventualmente isto deve resultar no fluxo suave do qi dentro do corpo e numa boa coordenao do qi interno com os movimentos externos.

Aps conquistar o primeiro nvel de gongfu(kung fu), deve-se ser capaz de praticar com facilidade de acordo com os requisitos preliminares dos movimentos. O estudante capaz de sentir o movimento da energia interna. No entanto, o estudante pode no ser capaz de controlar o fluxo de qi no corpo. H duas razes para isto: primeiramente, o estudante no dominou precisamente os requisitos especficos para cada parte do corpo e a sua coordenao. Como um exemplo, se o peito estiver excessivamente relaxado para baixo, a cintura e as costas podero no estar retas, ou se a cintura estiver relaxada demais o peito e as ndegas podem ficar protuberantes. Assim, deve-se garantir estritamente que os requisitos para cada parte do corpo sejam obedecidos de modo que estas movam-se em unssono. Isto permitir que o corpo se feche ou una-se de uma

maneira coordenada (que significa unio coordenada externa e interna. Unio interna implica a unio coordenada de: corao e mente, energia interna e fora, tendes e ossos. Unio externa dos movimentos implica unio coordenada de: mos e ps, cotovelos e joelhos, e quadris e ombros). Simultaneamente deve haver um movimento de fechar igual e oposto de uma outra parte do corpo e vice-versa. Movimentos de abrir e fechar vm juntos e complementam-se mutuamente. Secundariamente, quando praticando pode-se achar difcil controlar diferentes partes do corpo simultaneamente. Isto significa que uma parte do corpo pode estar se movendo mais rapidamente que as outras, o que resulta em exercer excesso de fora; ou que uma parte pode estar se movendo mais lentamente que as outras ou sem fora suficiente, o que resulta em no exercer fora suficiente. Ambas as situaes contradizem o princpio do taijquan. requerido que todos os movimentos no taijiquan(tai chi chuan) Chen no se desviem do princpio de fora de espiralar a seda ou chansijin. De acordo com a teoria do taijiquan(tai chi chuan), o chansijin origina-se dos rins e em todo momento encontrado em todas as partes do corpo. No processo de aprender taijiquan(tai chi chuan), o mtodo de movimento de espiralar a seda (isto , o mtodo de movimento de torcer e espiralar) e a fora de espiralar a seda (isto , a fora interna produzida pelo mtodo de movimento de espiralar a seda), podem ser estritamente dominados atravs do relaxamento dos ombros e cotovelos, peito e cintura tanto quanto da regio do huiyin e dos joelhos e usando a cintura como um piv para mover todas as partes do corpo [nota do tradutor: neste contexto e a seguir, "cintura" refere-se ao centro do corpo, e no ao que chamamos de cintura no Ocidente]. Comeando com uma rotao das mos no sentido inverso, as mos guiam os cotovelos que por sua vez guiam os ombros que por sua vez guiam a cintura (a parte da cintura correspondente ao lado do ombro que est sendo movimentado. Na verdade, o fato que a cintura ainda o piv do movimento). Por outro lado, se as mos giram no sentido direto, a cintura deve mover os ombros, os ombros movem os cotovelos, e os cotovelos por sua vez movem as mos. Para a metade superior do corpo, os punhos e braos devem aparentar estarem girando; enquanto que para a metade inferior do corpo o tornozelo e a coxa devem parecer estarem rodando; enquanto o tronco, a cintura e as costas devem parecer estarem virando. Combinando os movimentos das trs partes do corpo devemos visualizar uma curva rodando no espao. Esta curva origina-se nas pernas, tem o centro na cintura e termina nos dedos. Na prtica da forma, se algum se sente desajeitado durante um movimento, deve ajustar a cintura e as coxas de acordo com a sequncia de fluxo do chansijin para atingir coordenao. Desta maneira,

qualquer erro pode ser corrigido. Assim, enquanto presta ateno aos requisitos para cada parte do corpo para atingir total coordenao do corpo todo, o domnio do ritmo do mtodo de movimento de espiralar a seda e da fora de espiralar a seda a maneira de resolver conflitos e auto-corrigir qualquer erro ao praticar taijiquan(tai chi chuan) aps atingir o segundo nvel de gongfu(kung fu). No primeiro nvel de gongfu(kung fu), comea-se aprendendo as formas, e quando se est familiarizado com as formas, o estudante pode sentir o movimento da energia interna no corpo. O estudante pode ficar muito entusiasmado e nunca sentir-se cansado ou entediado. No entanto, ao entrar no segundo nvel de gongfu(kung fu), o estudante pode sentir que no h nada de novo para aprender e ao mesmo tempo enganar-se quanto certos pontos importantes. O estudante pode no ter dominado estes pontos principais com preciso e assim achar os movimentos destes desajeitados. Ou, por outro lado, o estudante pode achar que pode praticar a forma fluidamente e e expressar fora com muito vigor, mas no consegue aplic-la durante o tuishou. Por causa disso, pode sentir-se entediado em breve, perder a auto-confiana e desistir totalmente. A nica maneira de atingir o estgio onde se consegue: produzir a quantidade certa de fora, nem muito macia nem muito dura; mudar as aes segundo se deseja; e girar com facilidade, ser persistente e aderir estritamente aos princpios. Deve-se treinar duro a forma para que os movimentos do corpo estejam bem coordenados, e com um nico movimento pode-se ativar movimentos em todas as partes do corpo, estabelecendo ento um sistema completo de movimentos. H um ditado comum: se o princpio no claramente compreendido, consulte um professor, se o caminho no claramente visvel, busque ajuda de amigos. Quando os princpios e os mtodos so claramente compreendidos, com a prtica constante eventualmente o sucesso ser obtido. Os clssicos do taijiquan(tai chi chuan)afirmam que todos podem atingir o supremo, se se trabalha duro. E se se persiste, finalmente atingir-se-h a transformao sbita. Geralmente, a maioria das pessoas pode adquirir o segundo nvel de gongfu(kung fu) em aproximadamente quatro anos. Quando se atinge o estgio de poder experimentar um fluxo contnuo de qi no corpo, subitamente compreende-se-o (o comando do qi) totalmente. Quando isto acontece, fica-se cheio de entusiasmo e confiana e continua-se praticando. Pode-se mesmo sentir uma vontade forte de praticar continuamente, sem parar. No incio do segundo nvel de gongfu(kung fu) a habilidade marcial atingida aproximadamente a mesma que no primeiro nvel de gongfu(kung fu). Ela no suficiente para aplicao real. No final do segundo nvel de gongfu(kung

fu) est-se prximo de atingir o terceiro nvel de gongfu(kung fu), e assim a habilidade marcial pode ser aplicvel em uma certa exenso. Os prximos pargrafos descrevem a habilidade marcial que seria atingvel no meio do segundo nvel de gongfu(kung fu) (assim como nos artigos seguintes para o terceiro, quarto e quinto nveis de gongfu(kung fu). Eles so discutidos com referncia habilidade atingvel no meio de cada nvel). tuishou e a prtica do taijiquan(tai chi chuan) so inseparveis. Quaisquer defeitos que se tenha na prtica da forma aparecero como fraquezas durante o tuishou, dando oportunidade ao oponente de aproveitar-se delas. Por causa disto, ao praticar taijiquan(tai chi chuan) todas as partes do corpo devem estar bem coordenadas com o resto, e no deve haver quaisquer movimentos desnecessrios. O tuishou requer que repelir, agarrar, pressionar e empurrar para baixo sejam executados to precisamente que as partes superior e inferior do corpo movam-se coordenadamente e ento seja difcil para o oponente atacar. Como diz o ditado, no importa quo grande seja a fora sobre mim, eu mobilizo quatro onas de fora para defletir mil libras de fora. O segundo nvel de gongfu(kung fu) almeja atingir um fluxo contnuo de qi no corpo atravs da correo das posturas de modo a atingir o estgio no qual o qi penetre todo o corpo passando por todas as juntas como se estivisse sequencialmente ligado. No entanto, o processo de ajustar as posturas envolve movimentos desnecessrios ou descoordenados. Assim, nesse estgio, no possvel aplicar a habilidade marcial vontade durante o tuishou. O oponente concentrar-se- em procurar por estas fraquezas, ou ele pode ganhar ao surpreender o praticante cometendo erros como forar em excesso, colapsar, atirar e confrontar fora. Durante otuishou, o avano do oponente no permitir que se tenha tempo para ajustar os prpios movimentos. O oponente far uso do seu ponto fraco para atacar de modo que se perca o equilbrio ou se seja forado a recuar para repelir a fora que avana. No entanto, se o oponente avana com menos fora ou mais lentamente, pode haver tempo ou oportunidade para fazer ajustes e pode ser possvel repelir o ataque de maneira mais satisfatria. Da discusso acima, para o segundo nvel de gongfu(kung fu), depreende-se que quando se est atacando ou bloqueando um ataque, muito esforo necessrio. Frequentemente ser uma vantagem fazer o primeiro movimento, aquele que se move depois estar em desvantagem. Neste nvel, no possivl esquecer de si mesmo e jogar com o oponente (no atacar mas ceder ao movimento do oponente); no possvel aproveitar uma oportunidade e responder mudana. Pode-se ser hbil o suficiente para mover-se e repelir um ataque, mas pode-se cometer erros facilmente como atirar, colapsar, forar em excesso ou confrontar fora. Por

causa disso, durante o tuishou, no possvel mover-se de acordo com a sequncia de repelir, agarrar, pressionar e empurrar para baixo. Algum com este nvel de habilidade descrito como 20% yin, 80% yang: um novato indisciplinado.

O terceiro nvel de gongfu(kung fu)


Se voc deseja melhorar na sua forma, voc tem que praticar para tornar seus crculos menores. Os degraus na prtica do taijiquan(tai chi chuan) Chen envolvem progredir do domnio do crculo grande para o domnio do crculo mdio, e do crculo mdio para o crculo pequeno. A palavra crculo aqui no significa o caminho resultando dos movimentos dos membros, mas sim o fluxo harmonioso do qi. Neste sentido, o terceiro nvel degongfu(kung fu) um estgio em que se comear com crculos grandes e se terminar com crculos mdios (na circulao do qi).

O Clssico do taijiquan(tai chi chuan) mencionava que yi e qi so superiores s formas, o que significa que ao praticar taijiquan(tai chi chuan) deve-se colocar nfase em usar yi (conscincia). No primeiro nvel de gongfu(kung fu), a mente e a concentrao do praticante esto principalmente em aprender e dominar as formas externas do taijiquan(tai chi chuan). No segundo nvel de gongfu(kung fu), o praticante deve se concentrar em detectar conflitos ou descoordenao entre membros e o corpo e entre os movimentos externos e internos. Deve-se ajustar o corpo e as formas para assegurar um fluxo suave da energia interna qi. Quando progredindo para o terceiro nvel de gongfu(kung fu), o praticante j deve ter a energia interna fluindo suavemente: o que requerido yi e no fora bruta. Os movimentos devem ser leves mas no flutuando, e pesados mas no desajeitados. Isto implica que os movimentos aparentem maciez mas a fora interna seja na verdade forte, ou que haja fora implcita nos movimentos macios e que o corpo todo seja bem coordenado e que no existam movimentos irregulares. No entanto, no se deve prestar ateno apenas ao movimento do qi no corpo e negligenciar as aes externas, sob pena de parecer-se estar num transe e como resultado o fluxo interno do qi no apenas ficaria obstrudo mas poderia tambm ser dispersado. Assim, como est escrito nos Clssicos sobre taijiquan(tai chi chuan), a ateno deve estar no esprito e no somente no qi, com excesso de nfase no qi haver estagnao (doqi). Um praticante pode ter dominado as formas externas entre o primeiro e o segundo nveis de gongfu(kung fu), mas ele pode no ter atigindo a coordenao entre os movimentos externos e os internos. Algumas vezes, devido rigidez ou estagnao das aes, no possvel inspirar completamente. Por outro lado, sem a coordenao apropriada entre os movimentos externos e internos, no possvel expirar completamente. Por isto, quando praticando a forma deve-se respirar naturalmente. Aps entrar no terceiro nvel de gongfu(kung fu) h uma melhor coordenao entre os movimentos externos e os internos. Assim, geralmente as aes podem ser sincronizadas com a respirao bastante precisamente. No entanto, necessrio sincronizar conscientemente a respirao com os movimentos para algumas aes mais rpidas, complicadas e refinadas. Isto para melhor assegurar a coordenao entre a respirao e as aes de modo que ela gradualmente instale-se de modo natural. O terceiro nvel de gongfu(kung fu) envolve basicamente dominar os requisitos externos e internos do estilo Chen de taijiquan(tai chi chuan) e o ritmo do exerccio tanto quanto a habilidade de auto-correo. O praticante pode tambm ser capaz de comandar as aes com mais facilidade e dever possuir

mais energia interna qi. Neste nvel, necessrio compreender melhor a habilidade de combate implcita em cada forma e sua aplicao. Por isto, necessrio praticar tuishou, e verificar nas formas a qualidade e quantidade de fora interna e a expresso da fora tanto quanto a dissoluo da fora. O praticante adquire mais confiana conforme continua a praticar duramente. Ele pode ento aumentar sua rotina de exerccios e adicionar prticas complementares como basto longo, espada ou sabre, lana e o exerccio com a estaca, e praticar fajin (expresso da fora). Com dois anos de prtica contnua desta maneira, geralmente pode-se atingir oquarto nvel de gongfu(kung fu). Com o terceiro novel de gongfu(kung fu), embora haja um fluxo harmonioso da energia interna qie as aes sejam melhor coordenadas, o qi ainda fraco e a coordenao entre os movimentos dos msculos e o funcionamento dos rgos internos no est suficientemente estabelecida. Enquanto praticando sozinho sem perturbaes externas, o praticante pode conseguir coordenao entre o externo e o interno. Durante o tuishoude confronto e durante o combate, se a fora do oponente mais fraca e mais lenta, o praticante pode ser capaz de acompanhar o oponente e mudar as prprias aes de acordo, e de aproveitar quaisquer oportunidades para levar o oponente a uma situao desvantajosa; ou de evitar os movimentos firmes do oponente e de atacar quando houver qualquer fraqueza deste, manobrando com facilidade. No entanto, ao encontrar um oponente mais forte, o praticante pode sentir que seu pengjin insuficiente, e que h uma sensao de que a prpria postura est sendo pressionada e est prestes a colapsar (isto pode destruir a postura infalvel, que se supe ser impossvel de inclinar ou declinar, e que apoiada por todos os lados), e no pode manobrar conforme sua vontade. O estudante pode no atingir o que os Clssicos descrevem como bater com os punhos sem que estes sejam vistos; uma vez visveis, impossvel manipular. Mesmo nas aes de direcionar para dentro e de expelir para fora o oponente , o estudante pode sentir-se rgido e muito esforo necessrio. Desta forma este estgio descrito como 30% yin, 70% yang, ainda no lado duro.

O quarto nvel de gongfu(kung fu)


Progredir do estgio com crculos mdios para aquele com crculos pequenos exigido pelo quarto nvel de gongfu(kung fu). Este um estgio prximo do sucesso e portanto de alto nvel de gongfu(kung fu). Deve-se ter dominado o mtodo eficaz de treinamento, ser capaz de compreender os pontos importantes de cada movimento e a habilidade marcial (de combate) implcita em cada um destes, e ter um fluxo suave da energia interna (qi) e a coordenao das aes

com a respirao. No entanto, durante a prtica, cada passo e cada movimento das mos deve ser executado tendo um oponente em mente, quer dizer, deve-se supor que se est cercado de inimigos.

Em cada postura e cada forma todas as partes do corpo devem mover-se de maneira conectada e contnua de modo que todo o corpo mova-se em unssono. Os movimentos da parte superior do corpo e da parte inferior do corpo so relacionados e deve haver um fluxo contnuo de qi estando o controle na cintura [N. do T.: cintura neste contexto significa centro do corpo]. Desta maneira quando praticando a forma deve-se faz-lo como se houvesse um oponente embora no haja ningum por perto, e quando combatendo deve-se ter bravura ao mesmo tempo que ser cauteloso, comportando-se como se no houvesse ningum por perto embora haja algum ali. O contedo do treinamento (formas e armas) similar quele do terceiro nvel degongfu(kung fu). Com perseverana, normalmente o quinto nvel pode ser alcanado em mais trs anos. Em termos de habilidade marcial o quarto nvel difere muito do terceiro nvel degongfu(kung fu). O objetivo do terceiro nvel dissolver a fora do adversrio e livrar-se dos conflitos nas prprias aes. Isto almeja habilitar o praticante a ter o papel ativo enquanto fora o oponente a ser passivo. O quarto nvel por outro lado habilita o praticante a dissolver tanto quanto a expressar fora. Isto deve-se a que no quarto nvel o praticante tem jin interno suficiente, mudanas flexveis no yi e no qi e um

sistema consolidado de movimentos corporais. Desta forma, durante o tuishou, um ataque do oponente no significa uma grande ameaa. Ao contato com o oponente, o praticante pode mudar imediatamente sua prpria ao e assim dissolver a fora que vem de encontro com facilidade, exibindo as caractersticas especiais de acompanhar os movimentos do oponente ainda que modificando suas prprias aes todo o tempo para contrapor-se s aes do oponente, exercendo a fora exata, ajustando-se internamente, predizendo as intenes do oponente, subjugando as prprias aes, expressando a fora com preciso e acertando o alvo acuradamente. Assim uma pessoa que atinge este nvel de gongfu(kung fu) pode ser descrita como 40% yin, 60% yang, similar a um bom praticante.
Voc pode comentar este artigo enviando-me umemail ou atravs do Twitter, ou do Facebook. Eu responderei aqui logo que possvel.

Comentrios dos leitores


Eu li em outro local que o mestre Chen ter dito em uma entrevista que: o pior erro , no entender o princpio de uma postura, dois movimentos. J ouviu falar algo do tipo? Bruno Diniz O Gro-Mestre Chen Xiaowang enuncia esta frase de mais de uma maneira: uma postura e dois movimentos, uma postura e dois princpios, ou um princpio e duas tcnicas, ou um princpio e trs tcnicas. A ltima maneira a mas recente. O que isto quer dizer o seguinte: existe uma postura correta do corpo a ser adotada durante a prtica. Esta postura a fonte da fora interna. Por postura deve-se entender no uma posio esttica, mas um modo de posicionar o corpo como um todo, que deve ser mantido durante todo o tempo, e isto que garante o princpio de movimento doTaijiquan(tai chi chuan). Didaticamente pode-se dizer que o dantian, ou o centro do corpo, pode ser movimentado de dois modos distintos, segundo a tcnica do chansijin. O terceiro modo a combinao dos dois modos bsicos. O erro de no compreender o que explico acima um erro de compreenso fundamental, que impossibilita qualquer progresso no treinamento. Ento: um princpio= modo de como o corpo pode se posicionar para gerear fora de acordo com chansijin; dois movimentos seria somente o dantian poder se movimentar de dois modos distintos? Partindo desse princpio quais seriam esse modos distintos de movimentao do dantian? O

princpio do chansijin tem que estar presente em qualquer movimento, independentemente do tipo de movimento? Bruno Diniz Exatamente. Se voc quiser ser preciso, poderia dizer: uma postura = modo de posicionar o corpo, ou seja, a postura correta que gera a fora interna. Um princpio = oprincpio de movimento fundamental do Taijiquan(tai chi chuan), que diz, o centro do corpo se move e todo o corpo segue. Dois movimentos quer dizer exatamente os dois modos de mover o centro do corpo (dantian), eu explico como so estes modos no artigo sobre o chansijin. Chansijin a fora em espiral gerada durante o Taijiquan(tai chi chuan), todos os movimentos doTaijiquan(tai chi chuan) so executados com esta fora, independentemente do tipo de movimento. Conforme se pratica os exerccios bsicos de chansijin, como o demonstrado pelo Gro-Mestre no artigo a respeito, aumenta a destreza e ao mesmo tempo a compreenso sobre como funciona o corpo (mecanicamente falando), como a fora gerada e como pode ser empregada, e assim aparece pouco a pouco a compreenso sobre como cada movimento da laojia feito de acordo com os princpios. Este um dos motivos para repetir a forma um sem nmero de vezes.

O quinto nvel de gongfu(kung fu)


O quinto nvel de gongfu(kung fu) o estgio em que se muda de comandar crculos pequenos para comandar crculos invisveis, de dominar magistralmente a forma para executar a forma de modo invisvel. De acordo com os clssicos do taijiquan(tai chi chuan), com o fluxo contnuo e suave do qi, com o qi csmico movendo o qi interno e natural da pessoa, mudando de uma forma fixa para a invisibilidade, a pessoa compreende como a natureza maravilhosa. No quinto nvel, as aes devem ser flexveis e suaves, e deve haver jininterno suficiente. Contudo, ainda necessrio esforar-se pelo melhor. necessrio trabalhar duro diariamente at que o corpo seja muito flexvel e possa adaptar-se a mudanas multi-facetadas. Deve have trocas internamente alternando entre o substancial e o insubstancial, mas estas devem ser invisveis externamente. Somente ento o quinto nvel de gongfu(kung fu) ter sido atingido.

No que tange a habilidade marcial, neste nvel o duro deve complementar o macio, a forma deve ser relaxada, dinmica, gil e viva. Todo movimento e todo instante esttico est em acordo com o princpio do taiji, assim como os movimentos do corpo todo. Isto quer dizer que todas as partes do corpo devem ser muito sensveis e reagir rapidamente quando a necessidade surge. Isto deve ser to verdadeiro que toda parte do corpo pode agir como um punho para atacar a qualquer momento que esteja em contato com o corpo do adversrio. Tambm deve haver troca constante entre expressar e conservar a fora e a postura deve ser firme como se estivesse apoiada por todos os lados. Desta forma a descrio deste nvel de gongfu(kung fu) de que somente quem pratica com 50%yin e 50% yang, sem nenhuma tendncia ao yin ou ao yang, chamdo um bom mestre. Um bom mestre faz todo movimento de acordo com os princpios do taiji, que exigem que todo movimento seja invisvel. Depois de completar o quinto nvel de gongfu(kung fu) uma relao forte foi estabelecida entre a coordenao da mente, a contrao e o relaxamento dos msculos, os movimentos dos msculos e o funcionamento dos rgos internos. Mesmo quando enfrentado um ataque repentino esta coordenao no ser atrapalhada, pois deve-se ser flexvel para mudar. Mesmo ento, deve-se continuar a buscar o aperfeioamento de modo a atingir maiores realizaes. O desenvolvimento do conhecimento sem limites, assim tambm a prtica dotaijiquan(tai chi chuan): no se poderia jamais exaurir toda sua beleza e benefcios no tempo de uma vida.

Exitem 5 nveis de habilidade no taijiquan(tai chi chuan). O que a maioria das pessoas no sabe que 99% dos praticantes de taijiquan(tai chi chuan) em todo o mundo esto no primeiro nvel de habilidade, incluindo professores e vencedores de torneios; 0.9% esto no segundo nvel de habilidade, e os restantes 0.1% esto no terceiro, quarto e quinto nveis. Mesmo isto uma estimativa exageradamente otimista, pois na verdade no h mais de uma dzia de pessoas em todo mundo nos nveis 3, 4 e 5, o que representa bem menos de 0.1%. Algumas vezes um aluno l o texto do Gro-Mestre e pensa, hm, eu devo estar no terceiro ou quarto nvel. Isto acontece porque se o texto no for compreendido corretamente, muito fcil de se enganar. Mas se o texto for corretamente entendido, v-se logo que os nveis superiores de habilidade esto muito, muito distantes. A primeira coisa a saber que ningum pode progredir diretamente. Isto significa que todos esto cometendo erros. Todos comeam, fazem erros, tm uma compreenso errada, so corrigidas, voltam ao caminho correto, ento desenvolvem outras idias erradas, so novamente corrigidas, voltam novamente ao caminho correto, e assim por diante e isto no depende de inteligncia e assim progridem como mostra este desenho em zigue-zague. a conscientizao a respeito de um erro que causa o progresso, mas sem um professor, no h como descobrir que se est seguindo uma idia errada, e podese segui-la para o resto da vida. Muitas pessoas, especialmente no Ocidente, treinam para aprender taijiquan(tai chi chuan), mas depois de algum tempo de treino nada de novo acontece. Isto pode ocorrer porque o professor destas pessoas no tem muito conhecimento, e o que ele tem a ensinar acaba em um ano ou dois. Muitas pessoas que treinam, porque deixam de ter progresso depois de algum tempo, comeam a criar coisas a partir das suas prprias idias, ou a inventar o que elas acreditam serem sistemas novos, ou a tentarem combinar o taijiquan(tai chi chuan) com outras formas de movimento. Se o aluno perde o caminho correto, ele sente que algo est faltando, mas no sabe exatamente o qu, e por isto ele comea a procurar a esmo. melhor ter um professor que conhea bem o que est ensinando e que possa corrigi-lo de modo a permanecer no caminho e aprofundar-se nele. Somente aps atingir o terceiro nvel de habilidade, o praticante tem conhecimento suficiente para progredir sozinho, mesmo sem um professor.

No primeiro nvel, aprende-se tudo a respeito da compreenso correta: isto quer dizer no apenas o zhanzhuang(zhan zhuang) propriamente dito, mas compreender claramente os princpios por trs deste exerccio. Recebe-se as correes na postura, para que seja possvel manter a postura correta do corpo, aprende-se todas as idias sobre o conceito do chansijin, e claro tambm os movimentos e todas as formas do sistema (laojia e paochui, todas as armas, etc.) no apenas as coreografias mas tambm o motivo e como realizar cada movimento. No primeiro nvel no apenas ouve-se, mas compreende-se todas as instrues verbais tradiconais do sistema. Porque o aluno ainda iniciante, estas informaes ainda no so ensinadas em toda a sua profundidade, e as correes para a postura e o movimento que o professor faz no so visando a perfeio do movimento, mas uma correo bsica e geral da postura do corpo. No final do primeiro nvel, o aluno tem uma sensao confortvel aps a prtica, e pode sentir o que ele acredita que seja o qi. As formas parecem corretas vistas externamente. Isto gera a sensao de que j se alcanou um bom nvel, mas quando tenta-se o tuishou no h grande diferena para antes de comear a praticar. O aluno consegue empurrar algumas pessoas mas outras no, da mesma forma que aconteceria se nunca tivesse treinado. Para a sade os efeitos so como os de um exerccio fsico de intensidade moderada. Este um ponto perigoso para a prtica, pois o aluno pode chegar a acreditar que realmente sabe taijiquan(tai chi chuan) e que no precisa mais de um professor, e assim estagna para sempre seu progresso e fica no mesmo nvel para todo o resto de sua vida. Por isto muito comum ouvir nos crculos de taijiquan(tai chi chuan) que so necessrios 20 ou 30 anos para aprender taijiquan(tai chi chuan), este um pensamento que acalma aqueles

que pararam de progredir depois de 2 ou 3 anos de treino e passaram os 15 anos seguintes estagnados. Se algum com este nvel de conhecimento comea a dar aulas, ele acaba afastando-se gradualmente do tuishou, pois sente que h algo errado com a sua prtica j que ela no proporciona nenhum efeito concreto verificvel, ou ento inicia a falar a respeito de segredos que s podem ser ensinados mais tarde ou para alunos especiais, para esquivar-se de perguntas para as quais no tem respostas. Dentre todos os grandes mestres que conheci, tanto na China quanto fora da China, nem mesmo um s jamais falou em segredos; e sem exceo quando eu pedi para tocar no corpo deles e sentir o movimento ou para tentar empurr-los, todos permitiram. Todos gostavam de ensinar, e ensinavam sem reservas. Quanto mais baixo o nvel do professor, mais ele fala em segredos, e em no testar o professor.

No segundo nvel o aluno comea a compreender melhor o que se chama de Seis Harmonias. Compreende-se a ligao entre mos e ps, cotovelos e joelhos, e ombros e quadris; entre mente e corao, energia interna e externa, e rgos e tendes e msculos, como tudo isto funciona junto e como faz o exterior e o interior tornarem-se um s. No primeiro nvel ouve-se falar do trabalho do qi e de alquimia interna, mas no segundo nvel que se compreende o que siginifca isto. No segundo nvel compreende-se a diferena do trabalho interno real para a simples sensao confortvel que se tinha no primeiro nvel. Entende-se como o movimento conecta-se internamente, como o movimento do corpo um s movimento e no vrios movimentos simultneos, e como o fluxo de qi ligado a isto. No primeiro nvel isto podia acontecer em parte, mas no segundo nvel isto compreendido, assim como ochansijin. O conhecimento sobre o chansijin pode ser colocado dentro das formas, e gradualmente aparece a percepo de quando um movimento est certo ou errado. No segundo nvel de habilidade, o praticante pode perceber por si s o que real e o que no , e separar o concreto do imaginrio tanto na prpria prtica quanto ao observar outros praticando. No mais se olha para os movimentos

visualmente atraentes, mas para as conexes internas do corpo. Neste ponto possvel comear a corrigir outras pessoas mas sem um bom professor mesmo no segundo nvel o praticante ainda estar perdido. Ser capaz de corrigir a si mesmo sem nenhuma orientao de um professor no possivel antes de atingir-se o quarto nvel de habilidade. No final do segundo nvel a habilidade marcial funciona quando o oponente move-se relativamente devagar. Isto no quer dizer que a velocidade do movimento do oponente pequena, quer dizer sim que as mudanas na fora do oponente no so muito rpidas. O corpo do praticante ainda precisa ser governado conscientemente pelo pensamento para modificar a prpria fora, as trocas de fora ainda no so naturais, portanto no possvel ainda reagir adequadamente a ataques reais. A diferena do segundo para o terceiro nvel que os crculos internos do qi so menores no terceiro nvel. No os movimentos externos, visveis, mas sim as conexes internas, os caminhos da energia tornam-se mais concentrados e compactos. Isto no tem nada a ver com a aparncia externa dos movimentos. Crculos menores querem dizer que as mudanas internas so muito mais rpidas, as trocas de fora so mais rpidas. Assim se um ataque real ocorre, o caminho do qie a conexo entre o qi e a mente so muito curtos e imediatos, e ento que a habilidade marcial comea a funcionar. Mesmo quando uma pessoa mais forte que voc ataca velozmente, possvel mudar rapidamente e resolver a situao, e por causa da circulao mais compacta do qi o nvel de detalhe e profundidade do movimento muito maior. Correspondentemente o resultado para a sade muito melhor, e pode-se atuar sobre um desequilbrio energtico muito mais cedo e eficientemente, por isto pode-se evitar o adoecimento em muitos casos. As conexes internas do qi so profundas o suficiente para gerarem uma sensao de conforto e naturalidade muito grande.

You might also like