You are on page 1of 10

SISTEMA DE TELEMEDIO E TELECOMANDO Definio e Conceito As indstrias de leo, gua, gs, distribuio energia e outras, so caracterizadas por sistemas

complexos envolvendo a transferncia de fluidos ou energia ao longo das instalaes que interligam reas de produo, armazenagem e consumo. Estes sistemas tambm incluem vrios itens de equipamento ou planta, como estaes de bombeamento, compressores, tanques de armazenagem, cada um com variveis medidas associadas. Estes dispositivos geralmente esto distantes vrios quilmetros entre si, em reas remotas. essencial para a superviso eficiente e efetiva destes sistemas de distribuio que todos os dados de medio sejam transmitidos para uma sala de controle central. Para se fazer isso, necessrio um sistema de telemetria. O sistema usualmente consiste de vrias estaes satlites interligadas a uma estao central principal. O sistema de telemetria deve ser capaz de transmitir grandes quantidades de informao nos dois sentidos: da estao satlite para a estao central e da central para os vrios satlites. A transmisso feita atravs de grandes distancias, na presena de interferncia externa e rudos. Telemetria a transmisso de informao de medio para locais remotos por meio de fios, ondas de rdio, linhas telefnicas ou outros meios. Telemetria o sistema completo de medio, transmisso e recepo para indicar ou registrar variveis distncia, tambm chamada de medio remota. Dentro da instrumentao h geralmente a necessidade da telemetria, para transmitir dados ou informao entre dois locais separados geograficamente. A transmisso pode ser requerida para possibilitar a aquisio de dados e superviso centralizada, processamento de sinal ou controle a ser exercido em sistemas espalhados e separados por grandes distncias. As principais aplicaes de telemetria incluem: complexos petroqumicos, casa de fora e distribuio de energia, distribuio de gua ou de gs em cidades, adutora de gua, armazenamento e distribuio de leo e gs natural nas reas de produo. As redes sem fio vm sendo implementadas como soluo eficiente para monitoramento de ativos e equipamentos a distancia. Existem diversas tecnologias para esse mercado e as aplicaes vm crescendo.

Blocos e Funes Um sistema de telemedio pode ser dividido, para melhor compreenso, em dois mdulos: o primeiro ser chamado de mdulo de coleta e outro de mdulo de anlise. O mdulo de coleta o responsvel por extrair os dados dos medidores e armazen-los em um determinado bando de dados; O mdulo de anlise deve permitir extrair informaes relevantes a partir dos dados armazenados pelo mdulo de coleta, cabendo a ele a interao com o usurio final. Sistemas de telemedio so aqueles destinados a concentrar dados relativos a medies feitas em equipamentos remotos. Um exemplo relacionado aquisio remota de informaes de medidores de energia, mas os conceitos valem para outros tipos de sinais a serem aquisitados como presso, vazo, temperatura, etc. Considerando-se a aquisio de energia, esta pode ser feita desde numa rede interna de um grande consumidor (uma processadora de alumnio, por exemplo) at em uma complexa rede de transmisso ou distribuio de uma Concessionria. Se desconsiderarmos as diferenas de aplicaes de cada caso, podemos generalizar um sistema desse tipo como sendo algo mostrado na figura abaixo.

Figura: Esquema Tpico de um sistema de telemedio Nesta aplicao, os valores das variveis de processo, sejam elas: presso, temperatura, vazo, nvel e anlise, so convertidos nos sinais padro, pneumtico de 20 a 100 kPa (3 a 15 psi) ou eletrnico de 4 a 20 mA. A transmisso pneumtica pode ser feita at distncias de 300 metros, em tubos plsticos ou metlicos de dimetro externo de 6,35 ou 9,5 mm. A distncia limitada pela velocidade da resposta, que quadruplica quando se dobra a distncia. A transmisso eletrnica pode ser feita at distancias de 3 km, em fios tranados comuns de 14 AWG. No h limitao tcnica da distncia, pois o sinal de corrente no atenuado ao longo da linha, porm h uma limitao prtica da fiao fsica. Com o avano da telemetria ocorre na instrumentao usando tcnicas de rdio freqncia, microondas ou fibras pticas. Os canais de comunicao usados incluem linhas de transmisso empregando dois ou mais condutores que podem ser fios tranados, cabos coaxiais ou linha telefnica ligando fisicamente os dois pontos (transmisso e recepo). Os links de microondas permitem a comunicao de dados por modulao de uma rdio freqncia ou portadora de microondas e os dois pontos no so ligados fisicamente, mas a informao transportada no ar Nos links pticos, a informao transmitida como uma modulao da luz atravs de um cabo de fibra ptica.

Telemetria e aquisio de dados Um sistema de aquisio de dados pode incorporar um subsistema de telemetria, para a comunicao remota entre estaes. Este sistema completo inclui. a) Na entrada do sistema esto as variveis do processo que so medidas pelos sensores. b) Os sinais so condicionados na forma de amplificao, filtro, padronizao, linearizao ou qualquer outra funo para normalizar as sadas dos diferentes sensores e restringir suas larguras de faixa de modo que sejam compatveis com os canais de comunicao. Os sistemas de transmisso at o multiplexador podem empregar tenso, corrente, posio, pulso ou freqncia para levar os dados digitais ou analgicos. c) Os sinais so agora multiplexados, ou no tempo ou na freqncia, de modo que todos sejam transmitidos no mesmo canal, um por vez, de modo ordenado e correto. d) Os sinais multiplexados so transmitidos do transmissor para o receptor remoto, atravs de uma onda portadora de rdio freqncia (RF), modulada por amplitude, freqncia ou fase. A transmisso pode alternativamente ser feita por cabo coaxial, cabo de fibra ptica ou por linha telefnica. e) Assim que os dados chegam no receptor, um a um, eles so demultiplexados, ou sejam, todos os sinais passam a existir simultaneamente e podem ser mostrados ou analisados na estao final.

Figura: Sistema de telemetria

Linhas de transmisso As linhas de transmisso so usadas para guiar ondas eletromagnticas e em instrumentao elas comumente tomam a forma de par de fios tranados, cabo coaxial ou linha de telefone. Nas linhas de transmisso importante saber e especificar os parmetros primrios de: 1. Resistncia, 2. Condutncia de vazamento, 3. indutncia e capacitncia distribudas. As linhas de transmisso so caracterizadas por trs parmetros secundrios: 1. Impedncia, Zo 2. Atenuao, , por unidade de comprimento da linha, em dB/m. 3. Deslocamento de fase, , que medido em rd/m. Par tranado O par tranado so dois fios de cobre ou alumnio revestidos de plstico isolante. O tranamento reduz o efeito da interferncia acoplada indutivamente. Valores tpicos dos parmetros primrios para par tranado de fio AWG 22 so: Parmetro Valor tpico R 100 /km L1 mH/km G 10-5 S/km C 0,05 F/km Em altas freqncias, a impedncia caracterstica da linha aproximadamente 140 . Valores tpicos de atenuao do par tranado: 3,4 db/km 100 kHz 14 db/km 1MHz 39 db/km 10 MHz A limitao de alta freqncia para o uso do par tranado de 1 MHz, no por causa da atenuao mas por causa da interferncia (crosstalk) causada pelo acoplamento capacitivo entre os pares tranados no cabo. Cabo coaxial O cabo coaxial consiste de um ncleo central condutor rodeado por um material dieltrico que pode ser politeno ou ar. O condutor externo usualmente coberto de um revestimento isolante. A perda em altas freqncias no cabo coaxial devida ao efeito pele (skin effect), que fora a corrente no ncleo central fluir prxima de sua superfcie e assim aumenta a resistncia do condutor. Tais cabos tem uma impedncia caracterstica entre 50 e 75 . A atenuao tpica de um cabo coaxial com dimetro de 0,6 cm 8 dB/100 m 100 MHz 25 dB/100 m 1 GHz. Cabo telefnico Cabos telefnicos consistem de vrios pares de condutores tranados. Os condutores so isolados com papel ou polietileno, o tranamento sendo usado para reduzir a interferncia entre pares condutores adjacentes. O conjunto dos pares tranados blindado com plstico e o cabo inteiro revestido de fio ou fita de ao para ter alta resistncia mecnica. Finalmente, h um revestimento de plstico externo. Em freqncias de udio, a impedncia do cabo dominada por sua capacitncia e resistncia.

Modem Modem um circuito eletrnico que possui duas funes (modular e demodular) em um nico invlucro: a) recebe os sinais na entrada e faz o tratamento individual de cada sinal; b) depois de tratados, envia todos estes sinais de volta, um a um. Os primeiros dispositivos de eletrnica, o telgrafo e o teletipo, comunicavam-se entre si trocando sinais de pulsos de corrente contnua, atravs de fios compridos. Os computadores e terminais modernos ainda utilizam uma verso aperfeioada desta tcnica, como a definida pela norma RS 232 C. Os telefones, por outro lado, comunicam-se passando um sinal analgico de udio atravs da linha. A intensidade e freqncia do sinal dependem do volume do tom da mensagem transmitida. A diferena bsica entre a rede telefnica que ela transporta informao de voz (udio ou alternada) e a rede de computadores pode utilizar sinais de corrente contnua. A partir da necessidade de conectar computadores nas linhas telefnicas j existentes, levou a AT&T desenvolver o modem Bell 103. O modem converte os pulsos digitais de liga e desliga, que representam os dados, em tons analgicos de liga e desliga para serem transmitidos atravs de uma linha telefnica normal. Independente da velocidade e potncia computacional, todos os modems possuem certas caractersticas comuns como: 1. conter uma interface RS 232C, pois geralmente so ligados a um computador ou terminal; 2. conter uma interface RJ-11 para ser ligado linha telefnica; 3. utilizar dois pares de tons, uma para o estado ligado e outro para o estado desligado da linha de dados RS-232C. Um dos pares usado pelo modem que origina a chamada e o outro pelo modem que responde chamada. Transmisso por RF A transmisso por rdio freqncia (RF) muito usada em telemetria civil e militar. A transmisso de RF comea em 3 Hz (chamada de VLF - muito baixa freqncia) at 300 GHz (chamada de EHF - extremamente alta freqncia), havendo bandas intermedirias de baixa freqncia (LF), mdia freqncia (MF), alta freqncia (HF), muito alta freqncia (VHF), ultra alta freqncia (UHF) e super alta freqncia (SHF). A transmisso do sinal por meio de propagao de linha de viso, difrao de onda na superfcie ou na terra, reflexo ionosfrica ou espalhamento para frente. A transmisso de telemetria ou sinais de dados usualmente feita por modulao de amplitude (AM), freqncia (FM) ou fase (PM) de alguma onda portadora.

Figura: Sistema de telemetria com RF

Sistemas de Comunicao Wireless Definio Uma conexo wireless qualquer forma de conexo entre dois sistemas transmissor e receptor de dados que no requeira o uso de fios. Para tanto so utilizadas frequncias de rdio ou sinais luminosos, geralmente na faixa de infravermelho. Utiliza como meio de transmisso o ar ou o vcuo. Sistemas de comunicao wireless podem permitir o trfego de voz, dados, ou ambos. Os sistemas de comunicao wireless representam um mercado em elevado crescimento, com previso de atingir US$ 8 bilhes em vendas no ano 2000 (fonte: Texas Instruments, 1998). Modulao Em um sistema de comunicao sem fio que utilize ondas de rdio a informao a ser transmitida modulada em um portadora. Ou seja, ela posicionada no espectro de frequncias de modo que o mesmo meio fsico possa trafegar informao de vrios transmissores, desde que estes estejam utilizando uma faixa no ocupada. Por meio da modulao possvel fazer o deslocamento do espectro da informao para outra regio no ocupada. Atenuao do meio fsico A potncia das ondas de rdio tem um gradiente de atenuao proporcional a 1/r3, valor bastante elevado quando comparado com um meio de transmisso como fios de cobre. Isto limita o alcance de um transmissor. Por outro lado evita a interferncia entre transmissores operando na mesma faixa de frequncias. Taxas de erros A taxa de erros mdia em um canal de comunicao com fios melhor que 10-6. Em canais wireless, como a telefonia celular, a taxa de erros de 103. Esta taxa elevada exige que dispositivos de comunicao wireless possuam sistemas de deteco e correo de erros. Interferncias Como o meio fsico compartilhado por todos os transmissores existe o problema da interferncia quando estes possuirem potncia suficiente e estiverem operando na mesma regio do espectro. Para evitar este problema a utilizao do espectro regulamentada por agncias governamentais (ITU, FCC, etc); Espectro de frequncias regulamentado O espectro de frequncias foi internacionalmente regulamentado e dividido em regies com finalidades bem definidas. Por exemplo, a faixa de frequncias destinadas a radiodifuso (radio broadcasting) AM 600-1600 KHz e FM 88-108 MHz. De particular interesse so as faixas ISM (Industrial, Scientific and Medical), que vo de 902-928 MHz, 2400-2483 MHz e 5725-6850 MHz, reservadas para transmisso de dados, e podem ser usadas sem licena para potncias de transmisso menores que 1 W.

Baixa velocidade Devido falta de recurso do espectro de frequncias, as regies reservadas a comunicao de dados so limitadas em largura de faixa. Deste modo a informao a ser transmitida, que ir modular a portadora, no pode possuir uma frequncia que o sinal modulado ultrapasse a regio alocada a ele. Mobilidade O fato de no existirem fios ligando os dispositivos de comunicao permite que estes ofeream mobilidade. Para explorar esta vantagem torna-se vital o baixo consumo nos transmissores/receptores para que estes possam ser alimentados com baterias pequenas. Uma dificuldade decorrente desta caracterstica a necessidade de monitorar a localizao do dispositivo de comunicao dentro das reas de cobertura do sistema de comunicao, para que se possa contact-lo onde ele estiver. Transmisso de Dados So servios de comunicao de dados de ampla abrangncia e baixa velocidade (Personal Communicatios System). O exemplo mais comum o servio de pager. Alm destes existem outros servios mais versteis que permitem tambm acesso a correio eletrnico ou transferncia de arquivos, mas as baixas taxas de transmisso (em mdia 9.600 bps) limitam o uso mais amplo destes sistemas (RAM, Ardis, etc). Alguns exigem uma infra-estrutura de cobertura provida pela empresa operadora do servio. Outros, como o CDPD, aproveitam a infra-estrutura do sistema de telefonia celular analgica, utilizando os canais de voz que esto livres no momento. Os sitemas de telefonia digital normalmente oferecem os mesmos servios dos PCSs. WLANs Implementam redes locais sem necessitar o uso de fios. As velocidades esto na ordem de 1 a 2 Mbps, ainda abaixo das redes locais comuns. Os objetivos destes sistemas so os mesmos de uma rede local, mas sem as limitaes impostas por uma infra-estrutura de fiao. So particularmente interessantes para terminais de conferncia de estoque, terminais de ponto de venda e sistemas de informaes mdicas. A primeira rede de comunicao de computadores foi wireless. Implementada no Hava, a rede Aloha era ideal para as condies da regio pois no tinha nenhum meio fsico atravs do oceano para interligar as ilhas. Redes WLANs podem ser classificadas quanto a topologia como redes em estrela e ponto-a-ponto. No primeiro caso existe um ponto de acesso nico, normalmente conectado a uma rede com fios, que recebe as transmisses de todos os pontos de rede e repassa-as para os seus destinos, na rede cabeada ou no. No segundo caso no necessrio este dispositivo, e as estaes comunicam diretamente entre si, formando redes ad-hoc. Neste caso para permitir sua integrao com a infraestrutura cabeada necessrio que um dos pontos wireless implemente um gateway para a rede com fios. PCS

WLANs podem existir baseadas em ondas de rdio ou raios luminosos. Ondas de rdio permitem maior alcance. Raios luminosos permitem maior sigilo na transmisso e maior direcionalidade. IEEE 802.11 A real difuso de WLANs passa pela padronizao. At o momento existiam muitas implementaes de tecnologias proprietrias para WLANs, com o consequente prejuzo de interoperabilidade. Para evitar esta problema o IEEE desenvolveu im padro para WLANs chamado 802.11 para normatizar as tcnicas de acesso ao meio (MAC) e convencionar frequncias e amplitudes na camada fsica (PHY), da mesma forma que o padro 802.3 garante a interoperabilidade de placas de rede Ethernet. Este padro permite que se estabeleam tanto redes baseadas em pontos de acesso como redes ponto-aponto. As frequncias de operao so as ISM. Foi aprovado no incio de 1998 e j existem produtos comerciais seguindo estas normas. Um deles a WaveLan II, um sistema de WLANs desenvolvido pela Lucent Technologies. Este sistema ser usado como exemplo para descrever os vrios aspectos do padro. CSMA/CA Este protocolo de acesso ao meio significa Carrier Sense Multiple Access with Colision Avoidance, e similar ao CSMA/CD utilizado em Ethernet. A maior diferena que devido a atenuao no ar ser muito maior que num fio, as estaes de rede wireless podem no detectar a transmisso de outra estao distante e consequentemente se houve a coliso e corrupo na informao transmitida para uma estao intermediria. Este problema resolvido utilizando pacotes de negociao RTS (Request To Send) e CTS (Clear ToSend). O transmissor envia requisio do meio durante um certo tempo e o receptor apenas libera a transmisso se o meio estiver livre nas imediaes. Outros transmissores que ouvirem os pacotes de RTS e CTS omitem-se de utilizar o meio pelo tempo especificado nos pacotes. Assim minimiza-se a possibilidade de coliso e no necessrio detect-la. Quando um RTS no respondido, devido a rudo ou coliso, o transmissor no recebe um CTS, e aps certo tempo solicita transmisso novamente por meio de outro RTS. WaveLAN II um sistema de WLAN operando na faixa ISM de 2.4 GHz. Oferece velocidades de transmisso desde 1 MHz a 10 MBps, dependendo das condies do ambiente. Quando utilizada na topologia estrela este sistema suporta o roaming automtico, permitindo troca de ponto de acesso quando o sinal de um deles esteja muito fraco. Economia de energia um fator importante para dispositivos portteis. Este produto oferece uma srie de opes, como opo de reduo de potncia do transmissor e um modo de economia de energia. Quando neste modo o sistema de recepo apenas ativado em perodos de 100 ms sincronizados com o ponto de acesso, que nestes momentos envia pacotes alertando que existe informao buferizada nele a ser entregue as estaes mveis. Neste caso estas voltam ao modo normal de operao, descarregam o buffer do ponto de acesso e voltam ao estado de economia de energia.

Referncias Bibliogrficas: Texas Instruments, 1998; Sankar Gorthi, Automation and Robotics Research Institute, 2006; Fonte: Paulo Henrique S. Maciel / USP, 2009;

You might also like