You are on page 1of 3

Introduo Alumnio o elemento metlico mais abundante na crosta terrestre (8,13 %) no encontrado em sua forma pura na natureza.

a. O metal extrado da bauxita purificada por eletrlise. O Brasil tem a terceira maior reserva do mundo. Devido ao seu baixo custo e produo nacional, ele se assume a posio de segundo metal mais usado na eletricidade. Um fio alumnio, mesmo aumentando o seu dimetro para poder us-lo no lugar do cobre, ainda assim possui peso relativamente baixo. Assim torna-se vivel nas construes de linhas de transmisso, pois reduz o custo dos elementos de sustentao. E pelo mesmo motivo adquiriu popularidade nas instalaes eltricas em avies. O alumnio um elemento metlico, prateado claro, brilhante. um metal muito reativo, mas protegido por uma fina camada transparente de xido que se forma rapidamente no ar formando uma resistncia elevada. O alumnio anfteros (xidos que podem se comportar ora como bsico, ora como cido). O alumnio puro mole, leve (peso especfico 2,7gf/cm) e dctil, mas sua resistncia pode ser aumentada por tratamento adequado. Sua resistncia mecnica (em ligas), resistncia corroso e condutividade eltrica (62% da condutividade do cobre), o torna adequado para muitas finalidades inclusive na construo de veculos, aeronaves, construo civil (estruturas, portas e janelas) e cabos condutores.

Histria H mais de 7 mil anos, os ceramistas da Prsia faziam seus vasos com um tipo de argila contendo xido de alumnio (alumina). Sculos depois, os egpcios e babilnicos usavam o xido de alumnio em cosmticos e produtos medicinais. Vrios pesquisadores participaram da descoberta do alumnio, sendo considerado Friedrich Whler o reconhecimento do isolamento do alumnio, fato que ocorreu em 1827. Obteno do Alumnio A partir da bauxita efetua-se em trs etapas: Minerao, Refinaria e Reduo. A bauxita extrada, lavada e secada antes de ser enviada Refinaria onde se produz o alumnio.

O processo qumico denominado Bayer o mais utilizado na indstria do alumnio. Neste processo, a alumina dissolvida em soda custica e filtrada para separar todo o material slido. Os cristais so secados e calcinados para eliminar a gua, sendo o p branco de alumina puro enviado reduo para obteno de alumnio, atravs de eletrlise.

Caractersticas do Alumnio 1.1.1. Ponto de fuso O alumnio possui ponto de fuso de 660C (quando na pureza de 99,80%), o que relativamente baixo comparado ao do ao, que da ordem de 1570C. Ligas de alumnio, devido presena de outros metais, possuem, em geral, um ponto de fuso mais baixo que o alumnio puro. 1.1.2. Peso especfico A leveza uma das principais caractersticas do alumnio. Seu peso especfico de cerca de 2,70 g/cm, aproximadamente 35% do peso do ao e 30% do peso do cobre. Essa caracterstica, aliada ao aumento da resistncia mecnica por adio de elementos de liga/tratamentos trmicos, torna o alumnio o metal de escolha para a indstria aeronutica e de transportes. 1.1.3. Resistncia corroso Quando o alumnio lquido exposto atmosfera, forma-se imediatamente uma fina e invisvel camada de xido, a qual protege o metal de oxidaes posteriores. Essa caracterstica de autoproteo d ao alumnio uma elevada resistncia corroso. A menos que seja exposto a uma determinada substncia ou condio agressiva que destrua essa pelcula de xido de proteo, o metal fica totalmente protegido contra a corroso. O alumnio altamente resistente ao tempo at em atmosferas industriais alm de ser resistente a vrios cidos. 1.1.4. Corroso Galvnica O afastamento dos metais na srie galvnica dos elementos e a grande diferena de potencial entre Al e Cu, por exemplo, corroem quando presentes em ambiente mido, portanto, preciso que sejam isolados contra a influncia do mesmo. 1.1.5. Coeficiente de dilatao trmica

O alumnio puro possui um coeficiente de dilatao trmica linear de 0,0000238 mm/C, na faixa de 20C a 100C. Este coeficiente aproximadamente duas vezes o do ao. 1.1.6. Condutibilidade eltrica O alumnio puro possui resistividade de 0,00000263 ohm/cm e condutividade eltrica de 62% da IACS (International Annealed Copper Standard). 1.1.7. Condutibilidade trmica Essa caracterstica um importante meio de transferncia de energia trmica, tanto no aquecimento, como no resfriamento. Assim, os trocadores ou dissipadores de calor em alumnio so comuns nas indstrias alimentcia, qumica, petrolfera, aeronutica, etc. 1.1.8. Refletividade O alumnio tem uma refletividade acima de 80%, a qual permite ampla utilizao em luminrias. 1.1.9. Reciclagem A caracterstica de ser infinitamente reciclvel, sem perda de suas propriedades fsico-qumicas, torna o alumnio o metal de escolha, principalmente em embalagens para bebidas carbonatadas. 1.1.10. Caracterstica de barreira O alumnio um importante elemento de barreira luz, tambm impermevel ao da umidade e do oxignio, tornando a folha de alumnio um dos materiais mais versteis no mercado de embalagens. Alta velocidade de corte, 5 vezes mais rpido que a do ao

You might also like