You are on page 1of 22

Cemitrio Central de Aveiro: entre a Vida e a Morte

Belmira Coutinho Maria Manuel Baptista Universidade de Aveiro Agradecimento especial ao Monsenhor Joo Gaspar. A sua orientao no incio do estudo foi fundamental para encontrarmos o nosso rumo. 1. INTRODUO Se verdade que a maioria das pessoas associa os cemitrios a tristeza e a morbidez, no menos verdade que h um nmero crescente de pessoas para as quais eles so fonte de fascnio ou interesse (Queiroz, s.d., Sharpley, 2009). Inserida ou no na temtica do Turismo Negro, a procura pelas visitas a cemitrios tem vindo a aumentar. (Sharpley, 2009, e Scott, 2010). Alguns cemitrios podem ter importncia a nvel nacional ou mesmo mundial, como o caso do Cimetire du Pre Lachaise, em Paris. A encontramos as sepulturas de personalidades que marcaram a Histria mundial nos mais diversos mbitos dos quais a Literatura, a Filosofia, e a Msica so apenas exemplos (Cimetire du Pre Lachaise, 2003). O cemitrio de uma qualquer aldeia perdida no monte no ter, na maioria dos casos, este nvel de relevncia. Mas acreditamos que bastar acompanharmos um habitante desse local numa visita ao cemitrio para recebermos um relato sobre a vida das pessoas que marcaram a aldeia e o habitante no perodo que a sua memria e o seu imaginrio abarcam. Acreditamos que cada sepultura encerra a histria dos que j partiram, e dos que ficaram e continuam a honrar e acarinhar (ou a ignorar) a sua memria. Visitar um cemitrio proporciona no s um encontro com a morte, mas tambm com a vida dos que j morreram. Em que outro stio est de tal forma concentrada a histria de um local? O objectivo principal deste trabalho o de mostrar que o Cemitrio Central de Aveiro tem potencial para se tornar em mais uma das atraces tursticas da cidade, chamando assim a ateno das autoridades locais para a sua preservao. Pretendemos faz-lo atravs da sugesto de um percurso de visita dentro do cemitrio, com enfoque na memria da vida de alguns dos que l esto sepultados. Queremos mostrar que este cemitrio um local privilegiado para oferecer aos visitantes um panorama da vida da cidade de Aveiro, desde a segunda metade do sculo XIX. Escolhemos para esse intuito sepulturas de indivduos ilustres ou interessantes por diversos motivos, usando algumas delas como ponto de partida para uma explicao do ambiente histrico e social de Portugal no perodo a que dizem respeito. No esquecida tambm uma componente mais leve, quase de entretenimento, com a incluso de curiosidades e a interpretao da simbologia presente em muitos tmulos. No entanto, antes de que este produto turstico possa ser apresentado, torna-se necessrio enquadr-lo num contexto terico do que entendemos ser o Turismo Negro e o Turismo Cemiterial.

O Turismo Negro ou Thanatoturismo, do grego thanatos, que significa morte, um fenmeno amplo que engloba variadas tipologias de atraces, procuradas por pessoas com motivaes to ou mais variadas. Pode ser definido como o acto de visita a lugares de algum modo relacionados com a morte e/ou o sofrimento (Stone, 2006a , citado por Sharpley, 2009), o que abre portas a que seja analisado tanto como fenmeno comportamental, como como algo ligado apenas s caractersticas da oferta. Seguidamente feita uma abordagem ao Turismo Cemiterial especificamente, j que nem todos os que o praticam podem ser considerados turistas negros (Scott, 2010). Alguns dos que visitam cemitrios fazem-no devido ao seu valor artstico e histrico (Scott, 2010). De facto, h em Portugal exemplos de cemitrios criados durante o perodo do Romantismo que tm grande beleza artstica e potencial turstico, nos quais se inclui o Cemitrio Central de Aveiro (Queiroz, 2009). Por tal motivo, antes de apresentar a nossa proposta de circuito de visita, fazemos uma breve abordagem ao processo de criao dos cemitrios romnticos portugueses e ao seu potencial turstico, apresentando-se ainda exemplos de boas-prticas de Turismo Cemiterial em territrio nacional. Finalmente, apresentamos algumas reflexes finais, limitaes do estudo e questes para investigao futura. 2. TURISMO NEGRO E TURISMO CEMITERIAL Acreditamos que no possvel criar um produto turstico sem percebermos o enquadramento e fundamentao terica em que ele se pode inserir. Nesse sentido, procurmos apresentar o contexto em que se desenvolve o Turismo Negro, em associao com o Turismo Cemiterial. A problemtica que rodeia o estudo acadmico do Turismo Negro estende-se at identificao da altura em que ter comeado. H autores, como Lennon e Foley (2000, citados por Sharpley, 2009), que entendem o Turismo Negro como um fenmeno moderno, com incio no sc. XX. Em contrapartida, h tantos outros autores a defenderem que o Turismo Negro uma das mais antigas formas de Turismo Sharpley (2009, p.4), da opinio que desde que as pessoas so capazes de viajar, que elas tm sido atradas por [] stios, atraces ou eventos ligados de uma forma ou outra com morte, sofrimento, violncia ou desastres. De facto, um dos poucos elementos consensuais para estes autores o de que o estudo deste tipo de Turismo s recentemente comeou a cativar a comunidade acadmica (Sharpley, 2009). Outro ponto de concrdia entre os que tentam construir uma base terica para o Turismo Negro o facto de, em todas as suas manifestaes, ele associar um local, atraco, ou experincia turstica morte, calamidade ou sofrimento (Sharpley, 2009). Podemos ento usar a definio de Stone (citado por Sharpley, 2009, p.10), segundo a qual o Turismo Negro consiste no acto de viajar para stios associados com morte, sofrimento, e o aparentemente macabro. Na sociedade actual, em que a morte , por um lado, afastada da esfera pblica e remetida para um ambiente asctico e medicalizado, e, por outro lado, presena frequente na

cultura popular, o Turismo Negro assume um papel importante como mediador entre o indivduo e a morte, humanizando-a ao mesmo tempo que retira algum do dramatismo que lhe inerente (Stone, 2009 e Walter, 2009). Este comportamento relfecte a atitude Romntica perante a morte, que segundo Aris (1988) se resume na passagem de la mort de soi para la mort de toi. Esta dissociao do indivduo em relao morte, embora constitua um tema de estudo deveras interessante, no o nosso foco neste trabalho. Apesar de este ser ainda um fenmeno pouco estudado pela comunidade acadmica, h perspectivas de anlise contrastantes: podemos encarar este tipo de turismo como algo relacionado apenas com as caractersticas das atraces, numa perspectiva orientada para a oferta, ou ento como um fenmeno comportamental de consumo turstico (ligado ao turista). Na perspectiva da oferta, Stone (2006a, citado por Sharpley, 2009) construiu um espectro de tonalidades dentro do Turismo Negro, que vo desde a mais escura mais clara. No extremo mais escuro aparecem os locais de morte e sofrimento, que se tornaram atraces de forma no propositada, e que esto mais orientados para a educao e a conservao histrica. No extremo mais claro esto os locais associados a morte e sofrimento, que esto orientados para o entretenimento, numa perspectiva mais comercial. Sharpley (2009), por seu lado, construiu uma matriz que integra a oferta e a procura do Turismo Negro (fig. 1).
Procura (mais clara)

Turismo claro

Oferta de turismo cinzento

Oferta (acidental) Procura de turismo cinzento Turismo escuro

Oferta (intencional)

Procura (mais escura) Figura 1 - Matriz da procura e oferta do Turismo Negro (fonte: adaptado de Sharpley, 2009)

Assim sendo, temos por um lado o Turismo Negro claro, em que o interesse dos turistas na morte mnimo, e os locais de visita no foram concebidos com o intuito de se tornarem atraces; e em oposio est o Turismo Negro escuro, o Turismo Negro puro, onde o fascnio dos turistas pela morte satisfeito pela oferta em experincias pensadas especificamente para esse efeito (Sharpley, 2009).

Nos outros extremos temos os visitantes com um fascnio pela morte que visitam atracces de Turismo Negro acidentais (Procura de turismo cinzento), e os locais criados desde a raiz para explorarem a temtica da morte, mas que so visitados por pessoas cujo interesse na morte no o motivo principal de visita (Sharpley, 2009). Scott (2010) refere que nem todos os que visitam um cemitrio so turistas negros. Segundo este autor (2010), muitas das pessoas que visitam um cemitrio fazem-no no sentido de contactar com a histria de um local e de contemplar a obra escultrica e arquitectnica do cemitrio; o turista negro, por seu lado, procura o contacto com a presena imaginada da morte, interessando-se pelos elementos simblicos dos tmulos e retirando da sua visita um prazer emocional ou sentimental, enraizado na arte e na literatura Romntica ou Gtica (Scott, 2010). Podemos dizer ento que o Turismo baseado em cemitrios pode ou no ser uma das manifestaes do Turismo Negro. Os cemitrios monumentais foram feitos para serem visitados (Queiroz, 2009, p.7), e o Turismo Cemiterial acarreta mesmo algumas vantagens, segundo Queiroz (2009). Uma delas relaciona-se com o tipo de turista que o pratica, que ao ter alto poder econmico, poder fazer gastos elevados, acentuados pela durao das visitas a alguns cemitrios que podem estender-se a mais que um dia (Queiroz, 2009). A outra vantagem principal das apontadas por Queiroz (2009), o facto de que o Turismo Cemiterial alerta e sensibiliza as autoridades que tutelam os cemitrios para a sua conservao e restauro. 2.1. Boas-prticas de Turismo Cemiterial No sentido de elaborarmos um produto consistente, procurmos conhecer alguns casos de boas-prticas de turismo cemiterial, em Portugal e no mundo. Procuramos ento salientar aqui alguns dos exemplos mais interessantes que encontrmos de casos em que cemitrios foram alvo de aproveitamento turstico, ou foi valorizado o seu contributo como documento histrico. Seria impossvel falar de turismo cemiterial sem mencionar o caso do Cimetire du Pre Lachaise, em Paris. Este cemitrio foi estabelecido em 1804 e alberga as sepulturas de personalidades famosas de vrias pocas (Paris Cemeteries, s.d.). considerado um dos cemitrios mais visitados do mundo (Paris Cemeteries, s.d, Sacred Destinaions, 2010 Meet me at Pre Lachaise, 2010a). Bastar uma simples pesquisa na Internet para encontrar vrios stios dedicados ao cemitrio, que providenciam no s informao sobre a sua histria e principais pontos de interesse, como tambm outros dados importantes para o visitante, como visitas guiadas, guias, mapas, horrios de funcionamento, etc. No stio Meet me at Pre Lachaise (2010 b)) mesmo possvel descarregar uma aplicao para i-phone que um guia do cemitrio. O Cimetire du Pre Lachaise constitui uma verdadeira atraco turstica, sendo mencionado nos principais guias de viagem, como o Lonely Planet, como um stio a no perder em Paris (Lonely Planet guides por voyagers, 2011). Um outro exemplo, menos conhecido, o Cemitrio Monumental de Milo, em Itlia. O Cemitrio Monumental de Milo abriga tmulos de personalidades famosas como Verdi ou Toscanini, bem como obras de arte e arquitectura de vrias pocas, sendo

considerado um Museu a Cu Aberto (Monumentale museo a cielo aperto, s.d. a). Aqui se realizam diversos eventos, como concursos de fotografia, concertos, e peas de teatro, por vezes ligados ao programa das Jornadas Europeias dos Museus a Cu Aberto (Monumentale museo a cielo aperto, s.d. b). Este cemitrio tem um stio com variadssima informao para os visitantes. L podemos saber quais os livros e guias publicados sobre o cemitrio, conhecer mais sobre a sua histria, ver mapas e fazer uma visita virtual (Monumentale museo a cielo aperto, s.d. c). Neste stio ficamos a saber como marcar uma das visitas guiadas temticas e quais os eventos que se iro realizar. Mas isto apenas se soubermos italiano, uma vez que as verses francesa e inglesa do stio se encontram muito incompletas. H outros cemitrios na Europa dignos de nota, como o Cemitrio de Highgate em Londres, o Cemitrio de Estocolmo, o Cemitrio de Montmartre, em Paris, e muitos, muitos outros. Por esse motivo foi criada a A.S.C.E. Association of Significant Cemeteries in Europe (Associao dos Cemitrios Relevantes da Europa), que tem por objectivos: promover os cemitrios europeus como uma parte fundamental da herana cultural da humanidade, e sensibilizar os cidados europeus para a importncia dos cemitrios relevantes (A.S.C.E. Association of Significant Cemeteries in Europe, 2008a). Para esse efeito, organiza diversas actividades, tais como reunies anuais entre os membros para partilha de experincias e boas-prticas, e a Semana descoberta dos Cemitrios Europeus, que engloba cemitrios de toda a Europa que desenvolvem nesta altura eventos e actividades destinados sensibilizao e captao de pblico (A.S.C.E. Association of Significant Cemeteries in Europe, 2008b). A A.S.C.E divulga e apoia ainda iniciativas de valorizao dos cemitrios como lanamento de livros, eventos culturais realizados nos cemitrios, concursos de fotografia, entre outras iniciativas (A.S.C.E. Association of Significant Cemeteries in Europe 2008b). Alm disso, a A.S.C.E. a promotora da Rota dos Cemitrios Europeus (European Cemeteries Route, 2010), uma iniciativa de promoo turstica dos cemitrios. No Brasil, h vrios exemplos de valorizao dos cemitrios. Em So Paulo, por exemplo, o Cemitrio da Consolao recebe visitas guiadas desde 2001, (Figundio, 2011). ainda do Brasil que nos surgem dois exemplos de valorizao dos cemitrios no s como atraco turstica mas como documento histrico. Um desses exemplos a iniciativa levada a cabo nos cemitrios da Vila Itoupava (Weiss, 2011), no estado de Santa Catarina. Aqui, um grupo de investigadores fez uma catalogao exaustiva das sepulturas dos cemitrios na Vila Itoupava, registando informaes sobre as pessoas sepultadas, as sepulturas e a histria dos cemitrios, no mbito de um projecto denominado Lugares de antepassados, lugares de histria: inventrio de cemitrios de imigrantes em Vila Itoupava, Blumenau (SC) (Weiss, 2011). Em Votuporanga, no estado de So Paulo, teve incio em 2005 um estudo sobre os cemitrios desactivados que existem na regio, onde assume particular importncia o cemitrio da Vila Carvalho (Secretaria da Comunicao Prefeitura de Votuporanga, 2006). Este estudo, feito pela equipa do Museu Municipal Edward Coruripe Costa, tem por objectivo contribuir para a preservao da identidade cultural e da histria de

desenvolvimento local, atravs da preservao do espao e do registo da sua histria (Secretaria da Comunicao Prefeitura de Votuporanga, 2006). Em Portugal, a valorizao dos cemitrios enquanto produtos tursticos tem ainda poucas manifestaes. Apesar de haver vrios cemitrios com potencial para aproveitamento turstico no pas, apenas em cemitrios de Lisboa (Prazeres) e do Porto (Lapa, Agramonte e Prado do Repouso) que esse aproveitamento de algum modo feito. no Cemitrio dos Prazeres, em Lisboa, que est o Centro de Interpretao dos Cemitrios Municipais de Lisboa, nico ncleo museolgico cemiterial do pas (Oliveira, 2011). O museu situa-se na capela morturia do cemitrio dos Prazeres e est inserido no Projecto de Valorizao Cultural dos Cemitrios de Lisboa, cujo objectivo o de sensibilizar as pessoas para o valor museolgico dos cemitrios, divulgando o trabalho efectuado pela CML no sentido de preservar e estudar um patrimnio ligado ao imaginrio da Morte (Lisboa Verde, s.d.). Para alm disso, h a possibilidade de marcar visitas guiadas ao cemitrio, segundo informao disponvel tanto no stio da Cmara Municipal de Lisboa (Cmara Municipal de Lisboa, s.d.) como no da empresa municipal Lisboa Verde (Lisboa Verde, s.d. b). Para os visitantes individuais, o cemitrio est equipado com sinaltica que remete para roteiros temticos (Queiroz, 2009). Ainda assim, apenas os cemitrios de Agramonte e do Prado do Repouso fazem parte da A.S.C.E. (A.S.C.E. Association of Significant Cemeteries in Europe, 2008c). Segundo a Cmara Municipal do Porto, h visitas guiadas aos principais cemitrios Romnticos da cidade desde 2003, que a partir de 2004 se inseriram no Ciclo Cultural dos Cemitrios Municipais - que inclui, entre outras coisas, visitas guiadas, concertos de msica sacra, e exposies de fotografia (Cmara Municipal do Porto, 2006a). Os cemitrios portuenses membros da A.S.C.E. aliam-se, tambm, celebrao da Semana Europeia Descoberta dos Cemitrios (Cmara Municipal do Porto, 2006b). A Cmara Municipal do Porto disponibiliza ainda no seu site mapas e roteiros de visita aos cemitrios de Agramonte e do Prado do Repouso, havendo tambm um roteiro de visita ao cemitrio da Lapa (Queiroz, 2009). H mesmo uma seco neste site dedicada aos que estejam interessados em visitar os cemitrios da cidade, com informao sobre a sua histria e principais pontos de interesse (Cmara Municipal do Porto, 2006c). 3. CEMITRIO CENTRAL PORTUGUS DE AVEIRO, CEMITRIO ROMNTICO

O Romantismo apontado por vrios autores (Queiroz, s.d., 2003; Catroga, 1994; Scott, 2010) como a poca em que os cemitrios se estabeleceram como objecto de visita turstica. Em Portugal, esta coincidncia assume ainda maior importncia pois foi durante o Romantismo que surgiram os primeiros cemitrios modernos. Segundo Queiroz, 2003 (p.418, vol.I, tomo 2.):
Um cemitrio moderno era aquele em que todas as sepulturas estavam numeradas, existiam registos e, por vezes, plantas do cemitrio, sendo facilmente localizvel uma determinada

sepultura. O cemitrio moderno baseava-se nos princpios da civilizao e da ordem urbana nas novas cidades dos mortos, em contraste com a situao anterior mais ou menos desregrada.

De facto, tradicionalmente, as pessoas em Portugal eram enterradas dentro das igrejas (e outros edifcios religiosos como conventos e mosteiros), ou eventualmente nos adros (Catroga, 1994; Queiroz, 2003.). Segundo Queiroz (2003, s.d.), o primeiro impulso para a criao de verdadeiros cemitrios no nosso pas deu-se com as lutas pelo Liberalismo a partir de 1820. A subsequente guerra civil obrigou muitos polticos e intelectuais a procurarem o exlio em pases europeus como Frana e Inglaterra. Quando voltaram, muitos desses intelectuais vieram ocupar lugares no Governo, e trouxeram consigo a imagem dos cemitrios que tinham visto: lugares murados, dignificados pela presena de rvores e de monumentos funerrios (Queiroz, 2003, s.d.). A vitria do Liberalismo marcou o incio do Romantismo em Portugal, e dessa poca (1835) a primeira lei que obrigava construo de cemitrios pblicos, situados fora dos focos habitacionais e devidamente murados e consagrados. Foi em resultado da aplicao desta lei que surgiram no nosso pas os Cemitrios Romnticos, assim chamados por obedecerem aos ideais estilsticos e viso da morte do Romantismo (Queiroz, s.d., 2003; Catroga, 1994). Os cemitrios Romnticos em Portugal so verdadeiros museus de Histria e de Arte (Queiroz, s.d.), concebidos para serem pantees de famlias, galerias de homens ilustres, e mostrurios da arquitectura, com rvores, bons muros e uma entrada monumental (Vaz, 1835, citado por Queiroz, s.d.). Apesar de no terem a mesma qualidade escultrica, diversidade e paisagens melanclicas como os seus congneres Italianos, Franceses e Ingleses, os cemitrios Romnticos portugueses so capazes de se distinguir, combinando os principais estilos tumulares europeus com elementos e estilos regionais (Queiroz, s.d.). Este potencial permanece ainda desconhecido para acadmicos e visitantes, que se surpreendem frequentemente com as caractersticas artsticas e antropolgicas destes cemitrios. De facto, apesar de existirem em Portugal cemitrios que facilmente se podem colocar ao nvel dos mais importantes do mundo (Queiroz, 2009), muitos deles esto degradados em consequncia da descaracterizao e/ou do abandono. Numa tentativa de contrariar esta situao, em 2002 e 2003 foram propostos como imvel de interesse pblico 11 cemitrios portugueses1, no entanto, Queiroz (2009) apurou que, passados cerca de quatro anos, [] no foram ainda instrudos os processos para grande parte destes cemitrios.
3.1. Enquadramento fsico

Como se pode ver pelo mapa abaixo (figura 2), o Cemitrio Central de Aveiro (localizao aproximada assinalada a roxo) tem de facto uma posio central na cidade.
1

A lista completa inclui os seguintes cemitrios: Viana do Castelo, Braga, Guimares, Agramonte (Porto), Prado do Repouso (Porto), Lamego, Central de Aveiro, Conchada (Coimbra), Setentrional da Figueira da Foz, Santo Antnio do Carrascal (Leiria) e Alto de S. Joo (Lisboa).

Mais do que isso, est integrado numa zona dinmica e movimentada, estando rodeado em grande parte por uma zona comercial e habitacional onde se incluem o Forum Aveiro e outros estabelecimentos. Atrs do cemitrio, em direco S, est a instituio Florinhas do Vouga, dedicada ao apoio e ensino de crianas e jovens.

Figura 2 - Localizao do Cemitrio Central de Aveiro assinalado com um crculo (fonte: adaptado do mapa fornecido pelo Turismo de Portugal)

Embora no nos tenha sido possvel apurar a rea total deste cemitrio, podemos dizer que, em comparao com outros cemitrios Romnticos em Portugal, como o dos Prazeres em Lisboa e o de Agramonte no Porto, ele de reduzidas dimenses. Tambm por comparao com estes outros cemitrios, depreende-se que esta dimenso proporcional dimenso da cidade2. O Cemitrio Central de Aveiro est dividido em quatro talhes, numerados como mostra a figura 3 abaixo. Como tambm possvel observar na figura, o cemitrio rodeado por jazigos.

Como disse o Prof. Francisco Queiroz na sua palestra sobre Turismo Cemiterial no ISCET em Maro de 2011.

Figura 3 - Vista area do Cemitrio Central de Aveiro (fonte: adaptado de Google Earth)

Segundo Queiroz (s.d.), os cemitrios do Norte de Portugal, onde podemos incluir o de Aveiro, obedecem ao modelo introduzido nos cemitrios do Porto, em particular no da Lapa. Ao contrrio do que acontece com os cemitrios do Sul do pas, inspirados principalmente no cemitrio Britnico de Lisboa e no de Pre Lachaise em Paris, os cemitrios do Norte no retm tanta influncia estrangeira, e os seus monumentos funerrios tendem a ser mais altos (Queiroz, s.d.).
3.2. Regime de proteco actual

Apesar de no ser um monumento classificado, o Cemitrio Central de Aveiro j est de certa forma protegido: abrangido pela Zona Especial de Proteco da S de Aveiro3. A S de Aveiro, localizada prximo do cemitrio, , desde 1996, Imvel de Interesse Pblico. Nos termos da Lei n.107/2001, que estabelece as bases da poltica e do regime de proteco e valorizao do patrimnio cultural, os bens imveis classificados ou em vias de classificao beneficiam no s de uma zona geral de proteco de 50m, contados a partir dos seus limites externos (p. 5815), como tambm de uma zona especial de proteco, a fixar por portaria do rgo competente da administrao central (p.5815).

Conforme pudemos apurar por meio de uma entrevista informal com a Dra. Gabriela Marques, tcnica superior da Diviso de Museus e Patrimnio Histrico da Cmara Municipal de Aveiro, que teve lugar no dia 9 de Junho de 2011 nas instalaes do Museu da Cidade.

O artigo 43 do Decreto-Lei n.309/2009 (que veio completar a j referida Lei n.107/2009) diz respeito ao contedo da zona especial de proteco, que tem a extenso e impe as restries adequadas em funo da proteco e valorizao do bem imvel classificado (p.7983). No seu ponto 1, este artigo especifica ainda o contedo destas zonas especiais de proteco, que podem englobar bens ou grupos de bens imveis que: devem ser preservados e podem ser objecto de obras de alterao, nomeadamente quanto morfologia, cromatismo e revestimento exterior dos edifcios (p.7983). No entanto, conforme o Artigo 51 do mesmo Decreto-Lei, a licena para quaisquer obras no pode ser concedida pela Cmara Municipal sem a aprovao do IGESPAR, com a excepo de obras de mera alterao no interior de bens imveis, sem impacte arqueolgico (p. 7984), e outras definidas na portaria que fixou a zona especial de proteco. Em resumo, podemos dizer que o Cemitrio Central de Aveiro j beneficia de um certo grau de proteco, sendo a Cmara Municipal e outras entidades que ela delegue (por exemplo a Junta de Freguesia da Glria, onde se localiza este cemitrio) responsveis por efectuar obras de manuteno e preservao do cemitrio. 4. CEMITRIO CENTRAL DE AVEIRO - ENTRE A VIDA E A MORTE O produto turstico que aqui sugerimos localiza-se numa posio central na matriz de Sharpley (2009) da procura e da oferta do Turismo Negro, j que dirigida a pessoas cuja principal motivao de visita no tem que ser o contacto com a morte, podendo ser tambm o interesse pela vida dos que esto sepultados no cemitrio ou o valor simblico do mesmo, e dirige-se a um local que foi inicialmente concebido para ser visitado. Na perspectiva da oferta, este produto posiciona-se mais perto do extremo mais escuro do espectro o seu foco principal informar e sensibilizar para a importncia de um local. A visita proposta tem a durao de 45min a 1h e no recomendada a grupos com mais de 10 pessoas. Este facto devido ao pouco espao existente entre as campas dentro dos talhes do Cemitrio (vide figura 2). A visita pode ser realizada a qualquer hora dentro do horrio de funcionamento do Cemitrio Central de Aveiro, deve-se apenas ter em conta que se trata de um cemitrio em funcionamento, e ser apropriado obter informao antecipada sobre as cerimnias fnebres que l ocorram. Entendemos que esta visita deve ser gratuita, como modo de incentivar os visitantes, podendo haver lugar a donativos voluntrios com vista preservao do cemitrio. 4.1. Metodologia de pesquisa e apresentao Para a elaborao deste roteiro recorreu-se pesquisa bibliogrfica em livros prprios e outros disponibilizados pelos servios da Biblioteca da Universidade de Aveiro, e em artigos cientficos e jornalsticos disponveis na Internet. A investigao foi tambm realizada online, nos stios de vrias instituies, onde se encontrava alguma da informao que aqui reproduzimos. A consulta dos livros de registo do Cemitrio Central de Aveiro, disponveis no Cemitrio Sul de Aveiro, foi obviamente indispensvel para a construo do percurso, tal como o foi

a visita e a conversa com um historiador natural do distrito de Aveiro e que h muito vive e estuda nesta cidade o Monsenhor Joo Gonalves Gaspar. A metodologia de apresentao deste percurso, ao contrrio da de pesquisa, exige uma explicao mais elaborada. Ao invs de apresentarmos em separado a informao sobre o percurso da visita, as individualidades sepultadas no Cemitrio, as pessoas annimas com histrias curiosas, e as explicaes sobre os smbolos presentes nos monumentos funerrios, optmos por organiz-la de outra forma. Queremos aproximar-nos da experincia do visitante, pelo que organizmos a apresentao do roteiro de modo a simular uma visita real, com o texto que acompanha cada ponto de interesse a ser bastante semelhante ao que seria dito aos visitantes. As personalidades com reconhecimento a nvel nacional cujas sepulturas se incluem neste percurso foram escolhidas pela sua importncia para o pas e para a cidade. Os restantes pontos de interesse compem-se por tmulos com particular riqueza simblica e de pessoas comuns com histrias e/ou tmulos considerados curiosos ou comoventes. Tendo em conta que se trata de um roteiro dirigido aos visitantes em geral, entendemos que a explicao sobre cada ponto de paragem deve ter um carcter informativo, mas no muito extenso. No nosso objectivo apresentar um perfil biogrfico completo de cada individualidade includa neste roteiro. Pelo contrrio, fazemos um resumo breve da vida e obra da pessoa, salientando os aspectos mais curiosos relacionados com a sua vida e/ou com a sua morte. 4.2. Roteiro da Visita ao Cemitrio Central da Cidade O ponto de encontro dos participantes em frente ao porto. necessrio produzir uma contextualizao sobre os motivos e circunstncias de construo do cemitrio. O Cemitrio Central de Aveiro foi criado aps a lei de 1835 (j mencionada num ponto anterior do trabalho), e embora tivesse condies precrias e ainda no tivesse sido benzido, foi nesse mesmo ano que recebeu a sua primeira sepultura (Cristo e Gaspar, 2009). A primeira pessoa a ser sepultada neste cemitrio foi um carpinteiro, Francisco de Almeida, acontecimento que no foi pacfico. Segundo Cristo e Gaspar (2009, s.p.), o povo amotinou-se e, por vontade da famlia do defunto, chegou a abrir sepulturas em duas igrejas, at que a lei se fez cumprir. A capela do cemitrio que foi construda em 1839 e s ento este foi benzido. Em Portugal, os surtos de clera contriburam para a criao e para a efectiva utilizao dos cemitrios pblicos (Queiroz, s.d.). Em Aveiro, a cholera-morbus surgiu e extinguiuse no ano de 1855, no sem antes ter vitimado inmeras pessoas na cidade e rea circundante. O Cemitrio Central de Aveiro foi construdo e comeou a receber enterros mais de uma dcada antes, no entanto podemos assumir que, pelo menos por causa do elevado nmero de mortos causado pela epidemia, a sua utilizao tenha aumentado. Aproveitamos tambm para introduzir aos visitantes o significado dos smbolos fnebres presentes neste cemitrio atravs dos smbolos que esto no porto:

Ampulheta com asas O tempo que voa (Cmara Municipal do Porto, 2006). smbolo da mortalidade e da finitude da vida, mas tambm do ciclo da vida e da morte (Gibson, 2008). Caveira e tbias cruzadas a caveira simboliza a caducidade e a instabilidade da vida do homem na terra (Cmara Municipal do Porto, 2006, e Gibson, 2008). Com as tbias cruzadas, que representam a fora vital, forma um smbolo muito antigo de morte e de perigo (Gibson, 2008), mas tambm de afastamento da natureza sob a influncia do esprito (Cmara Municipal do Porto, 2006). Tocha Segundo Gibson (2008), simboliza a vida e o poder regenerador do fogo; a tocha pode por vezes aparecer invertida, simbolizando nesse caso a morte. No Cristianismo o fogo assume o significado de Cristo como a Luz do Mundo e torna-se um smbolo de purificao atravs da revelao espiritual em Deus (Gibson, 2008, p.141). Depois de entrar, o percurso faz-se pela esquerda, encontrando logo a os primeiros jazigos de interesse: o da diocese, e depois o do escultor Artur Prat. No da diocese esto sepultados entre outros, os bispos Joo Evangelista de Lima Vidal e Manuel de Almeida Trindade. Em 1882 a diocese de Aveiro foi extinta por Bula Papal, para desagrado da populao (Gaspar, 1997). D. Joo Evangelista de Lima Vidal, em conjunto com outras pessoas (uma das quais ser mencionada mais frente neste roteiro), teve um papel determinante para que a diocese fosse restaurada, tendo sido o primeiro Bispo de Aveiro depois de reconstituda a diocese, em 1938. Para alm disso, durante a sua carreira apostlica criou vrias instituies vocacionadas para o acolhimento e formao de crianas e adolescentes (Gaspar, 1997), entre elas a das Florinhas do Vouga, que fica mesmo por trs deste cemitrio, sendo visvel deste ponto. D. Manuel de Almeida Trindade exerceu funes como Bispo de Aveiro entre 1962 e 1988 (Diocese de Aveiro, 2007). Foi um bispo com participao activa no II Conclio do Vaticano, que, segundo o Papa Joo Paulo II (2000), tinha como objectivo reformular a Igreja catlica no sentido de a tornar mais actual. Por outro lado, D. Manuel Almeida Trindade destacou-se tambm pela sua participao numa manifestao dita apoltica a favor da salvaguarda dos direitos humanos e da liberdade, no Vero Quente de 1975 (Gaspar, 2008). Esta manifestao viria a dar origem a outras semelhantes noutras cidades do pas, e fez com que se temesse que o Bispo D. Manuel fosse detido pela polcia, coisa que no chegou a acontecer (Gaspar, 2008). No obstante, organizou-se uma defesa popular, que consistiu em vrios homens de Fermentelos [] sentados em frente do pao episcopal, [] preparados para o que desse e viesse (Gaspar, 2008, p.6) Artur Prat foi um pintor e escultor nascido no Brasil mas que considerava Aveiro a sua terra natal (Cmara Municipal de Aveiro, s.d.), tendo vindo para esta cidade com a famlia muito novo. Foi ele quem fez a esttua que encima o jazigo da sua famlia e onde esto tambm os seus restos mortais. Esta esttua, chamada O ltimo Alento datada de 1914 e

apresenta a Morte a tomar a fragilidade da Vida. Podemos ver que a Vida segura uma tocha invertida, e a Morte aponta para o infinito. Este gesto aponta a direco a seguir, neste caso para a vida no alm (Gibson, 2008). Segue-se, depois, em direco ao talho n.2. Sendo este talho e os jazigos mais prximos especialmente ricos em smbolos, ser nesta altura que se iniciar uma explicao sobre o significado dos smbolos visveis nos tmulos em volta, e que continuar em todo o cemitrio medida que os smbolos forem sendo referenciados. Salientamos aqui alguns dos smbolos presentes no cemitrio e cujo significado nos foi possvel encontrar: Acanto este um dos mais antigos motivos encontrados em cemitrios (Rochesters History, 1999-2003). Est associado com o jardim celeste, e tem razes nos cemitrios da Grcia Antiga (Rochesters History, 1999-2003). ncora a ncora pode ser um smbolo cristo de esperana, j que era usada pelos primeiros cristos como uma cruz disfarada, sendo um dos atributos com que So Nicolau, padroeiro dos marinheiros, representado (Rochesters History, 1999-2003). Sendo Aveiro uma cidade com fortes ligaes ao mar, a ncora pode tambm estar ligada profisso ou actividade do defunto. Pode ainda simbolizar a estabilidade, a salvao e a esperana (Cmara Municipal do Porto, 2006). Anjos so os mensageiros de Deus, guardies dos mortos (Rochesters History, 1999-2003). Um anjo que chora significa o luto e a mgoa, talvez por uma morte prematura (Rochesters History, 1999-2003). Coruja o animal da noite, que representa a escurido espiritual e o infortnio e cujo grito alerta para a proximidade da morte (Gibson, 2008). Tambm pode significar o domnio das trevas pela reflexo (Cmara Municipal do Porto, 2006) Coluna truncada as colunas, tal como as rvores, so o smbolo da vida e da ligao entre a terra e o cu (Gibson, 2008). Quando aparecem truncadas, simbolizam uma vida que foi quebrada (Cmara Municipal do Porto, 2006). Foice, gadanha ou segadeira o instrumento que a Morte, personificada no Ceifador, utiliza para colher as almas (Gibson, 2008). Segundo a mesma autora (2008), este instrumento tambm pode simbolizar a morte e o renascimento. Fogaru significado semelhante ao da tocha. Livro pode significar f, ou o Livro da Vida, mas tambm pode assinalar o tmulo de um professor, ao poder assumir o significado da aprendizagem de ler e escrever (Rochesters History, 1999-2003). Monte Glgota o local onde Cristo foi crucificado, simbolizando por isso o martrio (Cmara Municipal do Porto, 2006).

Palmas so o smbolo da ressurreio de Cristo (Cmara Municipal do Porto, 2006), mas eram usadas nos primrdios do Cristianismo tambm como smbolo fnebre e de martrio (Gibson, 2008) Rosas Smbolo de beleza, vida, e renascimento, mas tambm de sangue, secretismo e morte (Rochesters History, 1999-2003, Gibson, 2008). Saudade uma flor comum nos tmulos do Romantismo, aparece por vezes entrelaada com uma outra flor, chamada perptua (Queiroz, 2003) nesse caso assume o significado de saudade perptua. Urna este o smbolo grego do luto (Cmara Municipal do Porto, 2006). J no extremo exterior deste talho, encontra-se um tmulo curioso, onde nada mais se l do que INFINITO AMOR!.... Segundo o que nos foi possvel descobrir nos registos do Cemitrio Central, este tmulo um monumento ao amor paternal. Foi mandado erigir pelos pais de Maria da Asceno Tavares Silva, que morreu em 29 de Maro de 1926 com apenas 16 anos e a nica pessoa que l est enterrada. comum encontrar-se neste tmulo flores e velas, colocadas de um modo que no parece ser acidental, apesar de ser pouco provvel que algum que se recorde de Maria da Asceno ainda sobreviva. Nenhum dos visitantes do cemitrio, nem nenhum dos coveiros com que conversmos sabe quem que coloca as velas e as flores neste tmulo. Podemos, no entanto, fazer vrias conjecturas: talvez haja ainda algum que tenha conhecido e amado Maria da Asceno, talvez os pais da jovem tenham pedido famlia para que no deixasse de visitar o seu tmulo, talvez algum conhea a histria desta jovem, talvez algum deixe flores e velas neste tmulo para lembrar um amor que no morre. Segue-se depois para o jazigo da famlia de Jos Estvo, o qual se notabilizou principalmente como orador parlamentar do perodo do Romantismo (Gaspar, 1997). Jos Estvo Coelho de Magalhes foi um grande defensor do Liberalismo, tanto nos seus discursos como enquanto soldado, sendo radical nas suas ideias revolucionrias, no entanto defendia o regime monrquico (Gaspar, 1997). O terreno para construo deste jazigo foi cedido gratuitamente a Jos Estvo pela Cmara Municipal de Aveiro, em sinal de gratido pelos servios prestados cidade (Cristo e Gaspar, 2009). J o pai de Jos Estvo, Dr. Luiz Cipriano Coelho de Magalhes, tinha sido querido pela cidade, tendo ficado conhecido como o mdico dos pobres, devido ao modo caridoso com que os tratava (Cristo e Gaspar, 2009). tambm neste mausolu que esto sepultados os filhos de Jos Estvo: Luiz Cipriano, Joana Inez (que morreu com poucos meses de vida), e Jos Estvo, que nasceu aps a morte do pai (Gaspar, 1997, p.214). Luiz Cipriano, o primognito, distinguiu-se pela sua actividade como escritor, fundador de revistas e tertlias, e poltico (Portal da Cultura de Maia, 2007). Luiz de Magalhes, como ficou conhecido, contava entre os seus amigos nomes como Ea de Queiroz, Antero de Quental e Magalhes Lima (Portal da Cultura de Maia, 2007). ainda de salientar o

soneto escrito por Luiz de Magalhes que est inscrito na sepultura do seu filho (tambm chamado Jos Estvo), intitulado Na morte do meu filho e que aqui reproduzimos: A tua morte, meu filho! Ainda assombrada, Minha alma a evoca, em sua desventura, E, sente-se entre a magua que a tortura, Pela sua grandeza deslumbrada! E que, nessa hora, filho, iluminada, Angelica de f e de candura, Abriu-se, toda em flr, tua alma pura, Tua alma valorosa e resignada! Ah! Sim, alma gentil de heroe e crente! Pois esse Espectro que o terror espalha, A sua fouce brandindo eternamente, Encaraste-o sem medo e sem quebranto Como um bravo nos campos de batalha, No teu leito de morte como um Santo! De seguida entra-se no talho n.1, e segue-se at sepultura de Mrio Sacramento, mdico de profisso, mas que foi escritor, ensasta, e um acrrimo opositor do Estado Novo (Gaspar, 1997, e Sacramento, 1992). J desde muito novo que vinha fazendo palestras e participando no que as autoridades da poca consideravam actividades subversivas (Sacramento, 1992). De facto, a perseguio poltica activa a Mrio Sacramento comeou quando ele tinha apenas 17 anos, altura em que a PIDE invade-lhe a casa s cinco horas da madrugada, segundo relata a sua irm, Maria Ivone Sacramento. Para alm da sua luta contra o regime e dos vrios trabalhos literrios que publicou, Mrio Sacramento destacou-se tambm como mdico. A irm afirma que ele foi o mdico dos pobres, e, talvez, um dos raros mdicos que, antes da formatura, tinha doentes espera que completasse o curso (Sacramento, 1992). Avanando para o corredor lateral, est-se em boa posio para contemplar o jazigo da famlia Barbosa de Magalhes. Nesta famlia destacamos dois indivduos notveis, o Dr. Jos Maria Barbosa de Magalhes e o seu filho, o Dr. Jos Maria de Vilhena Barbosa de Magalhes. Ambos se notabilizaram na rea do Direito e assumiram cargos importantes, quer no Governo como em outras instituies (Gaspar, 1997). O Dr. Jos Maria de Vilhena Barbosa de Magalhes foi ainda um acrrimo opositor ao Estado Novo, o que fez com que fosse afastado da funo de professor (Gaspar, 1997). O prximo ponto de paragem o jazigo de um antigo Governador Civil de Aveiro, o Dr. Francisco Vale Guimares. Vale Guimares foi um Governador Civil do distrito de Aveiro durante o Estado Novo que se destacou pelo seu distanciamento em relao ao regime e pela sua formao liberal (Gaspar, 1997). Em pleno regime ditatorial, Vale Guimares permitiu que se realizassem em Aveiro os congressos da Oposio Democrtica (Gaspar, 1997)

Avanando mais um pouco pelo corredor lateral, encontramos na esquina um jazigo com uma inscrio curiosa: Aqui jaz um velho infeliz, e a indicao de que pertence Santa Casa de Misericrdia, sem informao do nome do ocupante. Os registos do Cemitrio dizem que aqui est sepultado Manuel Jos Barbosa, falecido em 1897, que no tendo herdeiros ou tendo-se desentendido com eles, deixou o que tinha Santa Casa da Misericrdia de Aveiro, com a condio de que esta cuidasse do seu jazigo. Um pouco mais para direita deste jazigo, est o da famlia Oudinot. Este monumento funerrio onde est sepultado Jos Reinaldo Rangel de Quadros Oudinot. Rangel de Quadros foi professor de liceu, escritor, jornalista (Gaspar, 1997), e um aveirgrafo apaixonado pela sua cidade (Cmara Municipal de Aveiro, 2010). Foi no exerccio desta ltima actividade que deixou escritos e compilados muitos artigos sobre Aveiro, onde, para alm de divulgar a histria da cidade, relatava acontecimentos e tradies, oferecendo um panorama da vida passada das instituies do concelho, das alteraes na cidade e das individualidades que se iam destacando (Cmara Municipal de Aveiro, 2010). De seguida entra-se no talho n.3. A primeira paragem na sepultura de uma figura de relevo nacional: Mendes Leite. O Dr. Manuel Jos Mendes Leite destacou-se como deputado e legislador (Gaspar, 1997). Foi dele que partiu o aditamento ao Acto Adicional Carta Constitucional, em 1852, que abolia a pena de morte para crimes polticos (Gaspar, 1997). Durante o perodo tumultuoso da Monarquia Constitucional, os Actos Adicionais foram publicados no sentido de alterar a Carta Constitucional de 1828, outorgada por D. Pedro IV. Aqui tambm est a sepultura de Joo de Almeida. O General Joo de Almeida teve uma brilhante carreira ultramarina, mais especificamente em Angola (Gaspar, 1997). Era chamado o Heri dos Dembos, por ter comandado uma operao militar com sucesso nesse local. O General Joo de Almeida comandou tambm a expedio de reconhecimento, ocupao e pacificao (Gaspar, 1997, p. 267) ao sul de Angola, expedio esta que contribuiu para a delimitao da fronteira meridional do pas (Gaspar, 1997). A ltima paragem neste talho na campa de Manuel de Melo Alvim. Segundo nos contou o Monsenhor Joo Gaspar, este senhor fazia, entre outras coisas, locues de rdio e apresentao de espectculos, actividade que ditou a sua morte. Manuel de Melo Alvim caiu morto no palco do Teatro Aveirense, com a emoo de estar a apresentar um espectculo de homenagem a uma figura da poca (que no conseguimos apurar qual). Seguidamente, avana-se at ao centro do Cemitrio, onde se encontra o monumento aos Mrtires da Liberdade. Este monumento foi erigido para homenagear os 6 aveirenses que foram executados por terem participado no movimento revolucionrio contra o Absolutismo em Maio de 1828 (Gaspar, 1997). Nessa altura, Aveiro contava com um aguerrido partido liberal, cujos membros no viram com bons olhos a proclamao de D. Miguel como rei absoluto e decidiram revoltar-se (Gaspar, 1997). Embora inicialmente tenham tido algum sucesso, e tenham chegado juntar-se s tropas sublevadas na cidade do Porto, os revoltosos foram vencidos passados poucos meses, e os responsveis mandados executar (Gaspar, 1997). Ainda na cidade do Porto, os aveirenses foram enforcados e

decapitados de seguida, para que as suas cabeas pudessem ser levadas e expostas em Aveiro e outras cidades prximas (Gaspar, 1997). Os corpos dos desde ento chamados Mrtires da Liberdade esto sepultados no cemitrio do Prado do Repouso no Porto, mas, em 1866 a Cmara Municipal de Aveiro mandou transladar as cabeas para este monumento que entretanto construiu (Gaspar, 1997, e Cristo e Gaspar, 2009). Do Monumento aos Mrtires da Liberdade prossegue-se para o talho n.4. Mais ou menos no centro deste talho esto os tmulos pertencentes s Irms Dominicanas e Madre Maria Henriqueta dos Anjos, ltima monja do Mosteiro de Jesus. Usamos estes tmulos para falar da extino das Ordens Religiosas em Portugal. Em Maio de 1834 foi decretada a extino de todos os conventos, mosteiros, colgios, hospcios e quaisquer casas de religiosos de todas as Ordens Regulares (Chronica Constitucional de Lisboa, 1834, citada em Gaspar, 1997, p.199). Nessa altura havia em Aveiro 6 conventos: 3 masculinos e 3 femininos (Gaspar, 1997). Segundo Gaspar (1997), os conventos masculinos foram simplesmente encerrados, os monges expulsos e os bens confiscados, no que Rangel de Quadros (s.d., citado por Gaspar, 1997, p.199) classificou como uma perfeita ladroeira e uma indecente emboscada. Os conventos femininos, no entanto, foram encerrando com a morte da ltima religiosa professa at data de entrada em vigor desta lei (Gaspar, 1997). No caso do Mosteiro de Jesus em Aveiro isso aconteceu em 2 de Maro de 1874, com a morte da Madre Maria Henriqueta dos Anjos, sendo depois o Mosteiro convertido em colgio e finalmente em Museu. Pouco mais frente encontramos a campa de Homem Christo e um sarcfago de granito sem qualquer inscrio. O Dr. Francisco Manuel Homem Christo teve uma carreira variada: foi oficial do Exrcito, professor universitrio, deputado, poltico, escritor, jornalista (Gaspar, 1997, p.257), sendo de destacar o trabalho de alfabetizao que desenvolveu, principalmente enquanto oficial (Cerqueira, 1969, citado por Paiva, 1992). Homem Christo foi um homem polmico, que afirmava as suas opinies sem medo das consequncias (Cerqueira, 1969, citado por Paiva, 1992, e Gaspar, 1997) caracterstica que gerava conflitos. Um desses conflitos foi com Afonso Costa, que chegou a desafi-lo para um duelo que o Dr. Homem Christo no aceitou, ficando o conflito pendente at que Homem Christo deixou o Exrcito (Cerqueira, 1969, citado por Paiva, 1992). O sarcfago de granito est encostada sebe do lado direito, e primeira vista pode parecer um banco. No entanto, tem atrs o n. 986, e esse o nico dado que sobre ela existe nos livros de registo do Cemitrio. H um completo mistrio sobre quem a mandou construir e quem estar l sepultado. Segue-se mais um pouco at um tmulo com 3 crianas da mesma famlia, mortas em anos muito prximos. Este pequeno e simples tmulo serve de ponto de partida para uma breve explicao sobre o modo como as crianas eram encaradas no sc. XIX, particularmente no que diz respeito sua morte. Segundo disse a historiadora Irene Vaquinhas numa entrevista recente (Alves, 2011), nesta poca as crianas s eram valorizadas a partir dos 4 ou 5 anos, idade em que conseguiam comear a trabalhar - por exemplo a cuidar de irmos mais novos. A mesma autora refere ainda que uma criana que morria era vista como um anjinho que ia para o cu (Vaquinhas, citada por Alves,

2011, p. 32), e que a morte das crianas era encarada com naturalidade e sem grandes dramas. Havia mesmo pessoas a rir e quem fizesse renda no velrio (Vaquinhas, citada por Alves, 2011, p. 32). A ltima paragem deste percurso junto sepultura de Maria Joo Xarrama Bergamo, que morreu de doena oncolgica em 1985, antes de completar 12 anos de idade. Na campa desta menina est um excerto de uma carta que pediu que a deixassem escrever aos pais, e que convida reflexo: Fora, crianas e adultos, que Deus to grande, que tapa o Universo, mas to pequeno que cabe nos nossos coraes. 5. CONSIDERAES FINAIS Apesar das diferentes perspectivas de abordagem a esta actividade, consensual que o Turismo Negro se encontra em crescimento. H ainda autores, como Stone (2009) que argumentam que o Turismo Negro assume um importante papel de intermedirio entre o indivduo e a morte numa sociedade com uma relao bipolar com a morte: ela simultaneamente retirada da vivncia quotidiana, e mostrada cruamente nos meios de comunicao. O Turismo Cemiterial em particular pode trazer vantagens para as localidades e para os cemitrios em si, sem grande esforo das autoridades em criar outras infra-estruturas para alm das existentes nos cemitrios. Os cemitrios Romnticos portugueses so intrinsecamente repositrios de Arte e Histria, num espao concentrado. A aco necessria apenas a de assegurar o bom estado de conservao dos imveis, e encontrar maneiras de organizar contedos e transformar em produtos o grande potencial turstico destes espaos. O Cemitrio de Aveiro inegavelmente dotado de valor histrico e artstico, apesar de essa caracterstica no ser, de todo, aproveitada. Pelo contrrio, lamentvel o abandono a que so votados muitos dos monumentos funerrios mais relevantes deste cemitrio, apesar do seu regime de proteco actual, tanto pelas autoridades municipais como pelos proprietrios. Optmos por no focar este percurso na Histria de Arte, embora saibamos que haveria no Cemitrio Central de Aveiro elementos que justifiquem esse enfoque. Esta escolha consciente tem como objectivo oferecer um produto acessvel e atractivo para todos os visitantes, mesmo os que nunca pensaram em visitar um cemitrio. Da termos apostado em mostrar o Cemitrio Central de Aveiro como documento histrico intrinsecamente ligado memria da cidade. No entanto esta escolha reflecte tambm uma das limitaes da nossa investigao, que a abordagem aqui no desenvolvida da Histria de Arte e Arte Tumular. Pretendemos ento aprofundar a nossa investigao sobre a Histria e as histrias deste cemitrio.

Procuraremos traduzir este estudo noutras sugestes de percursos de visita ao Cemitrio Central de Aveiro, a serem apresentadas Cmara Municipal de Aveiro4. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Aris, P. (1988) Sobre a histria da morte no Ocidente desde a Idade Mdia. Lisboa : Teorema A.S.C.E. Association of Significant Cemeteries in Europe (2008a) About the Association. Acedido em 07/09/2011 em http://www.significantcemeteries.org/en/aboutthe-association A.S.C.E. Association of Significant Cemeteries in Europe (2008b) Activities. Acedido em 07/09/2011 em http://www.significantcemeteries.org/en/all-activities A.S.C.E. Association of Significant Cemeteries in Europe (2008c) Interactive Map. Acedido em 07/09/2011 em http://www.significantcemeteries.org/en/interactivemap/asce/52/alpha Alves, P. (2011) Entrevista: Irene Vaquinhas. Revista Sbado, n.351, pp.30-32 Assembleia da repblica (2008) A monarquia constitucional. Acedido em 30/01/2011 em http://www.parlamento.pt/Parlamento/Paginas/AMonarquiaConstitucional.aspx Cmara Municipal de Aveiro (s.d.) Aveirenses Ilustres Ciclo de conferncias dedica-se a Artur Prat e Alberto Sousa. Acedido em 28/06/2011 em http://www.cmaveiro.pt/www/Templates/GenericDetails.aspx?id_object=32705 Cmara Municipal de Lisboa (s.d.) Visitas guiadas. Acedido em 07/09/2011 em http://www.cm-lisboa.pt/?idc=125 Cmara Municipal do Porto (2006a) Ciclo Cultural dos Cemitrios. Acedido em 30/01/2011 em http://www.cmporto.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=cmp.stories/2375 Cmara Municipal do Porto (2006b) descoberta dos Cemitrios. Acedido em 30/01/2011 em http://www.cmporto.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=cmp.stories/6552 Cmara Municipal do Porto (2006c) Higiene Pblica. Acedido em 30/01/2011 em http://www.cm-porto.pt/gen.pl?sid=cmp.sections/471 Cimetire du Pre Lachaise (2003) Visite Virtuelle. Acedido em 29/01/2011 em http://www.pere-lachaise.com/perelachaise.php?lang=

Notmos, na nossa entrevista com a Dra. Gabriela Marques, que esta entidade sensvel evoluo do mercado turstico e que tem noo do potencial em bruto do Cemitrio Central, pelo que antevemos que produtos como este possam ser bem recebidos.

Cristo, A. e Gaspar, J. (2009) Calendrio Histrico de Aveiro (verso electrnica). Acedido em 30/01/2011 em http://www.prof2000.pt/users/avcultur/Calendaveiro/Cronologico/1830.htm Diocese de Aveiro (2007) Bispos da Diocese. Acedido em 30/01/2011 em http://www.diocese-aveiro.pt/bispos.asp?pgid=3 European Cemeteries Route (2010) Description. Acedido em 07/09/2011 em http://www.cemeteriesroute.eu/en/?page_id=11 Figundio, A. (2011) Turismo no Cemitrio, um passeio diferente e cultural. Acedido em 07/09/2011 em http://www.travelavenue.com.br/informacoes/60039-turismo-nocemiterio-um-passeio-diferente-e-cultural.html Gaspar, J. (1997) Aveiro na Histria. Aveiro: Cmara Municipal de Aveiro Gaspar, J. (2008) Memrias com D. Manuel de Almeida Trindade [verso electrnica] Correio do Vouga n.3848 , pp. 6-7 Gibson, C. (2008) Sinais e Smbolos : Origem, Histria e Significado. China: ullmann Libreria Editrice Vaticana (2000) Discurso do Papa Joo Paulo II no encerramento do Congresso Internacional Sobre a Actuao dos Ensinamentos Conciliares. Acedido em 30/01/2011 em http://www.pcf.va/holy_father/john_paul_ii/speeches/2000/janmar/documents/hf_jp-ii_spe_20000227_vatican-council-ii_po.html

Lisboa Verde (s.d. a) Museu. Acedido em 07/09/2011 em http://lisboaverde.cmlisboa.pt/index.php?id=3949 Lisboa Verde (s.d. b) Visitas. Acedido em 07/09/2011 em http://lisboaverde.cmlisboa.pt/index.php?id=3948 Lonely Planet guides por voyagers (2011) Paris ne pas manquer. Acedido em 07/09/2011 em http://www.lonelyplanet.fr/_htm/destinations/index.php?mode=notice&param1=paris&pa ram2=nepasmanquer Meet me at Pre Lachaise (2010a) Tour Pre Lachaise. Acedido em 07/09/2011 em http://www.perelachaisecemetery.com/ Meet me at Pre Lachaise (2010b) Paris Pre Lachaise iPhone App. Acedido em 07/09/2011 em http://www.perelachaisecemetery.com/pere-lachaise-app/ Monumentale museo a cielo aperto (s.d. a) Perch Museo. Acedido em 07/09/2011 em http://www.monumentale.net/internatesto.aspx?codice=0000000004 Monumentale museo a cielo aperto (s.d. b) Eventi e Iniziativi. Acedido em 07/09/2011 em http://www.monumentale.net/internamenu.aspx?codice=0000001345&id=0000000007

Monumentale museo a cielo aperto (s.d. c) Home page. Acedido em 07/09/2011 em http://www.monumentale.net/Home.aspx Oliveira, M. (2011) Quando os turistas procuram a cultura da cidade morta. Acedido em 07/09/2011 em http://www.publico.pt/Sociedade/quando-os-turistas-procuram-a-culturada-cidade-morta_1494254?all=1 Paiva, V. (1992), Francisco Manuel Homem Cristo in: Aveirenses Ilustres. Retratos minuta [verso electrnica] Aveiro: Edio do X Encontro de Professores de Histria da Zona Centro Paris Cemeteries (s.d.) Cimetire du Pre Lachaise. Acedido em 07/09/2011 em http://www.pariscemeteries.com/pages/perelachaise.html Portal da Cultura de Maia (2007) Conselheiro Luiz de Magalhes. Acedido em 02/08/2011 em http://cultura.maiadigital.pt/estorias-e-memorias/ilustresmaiatos/conselheiro-luiz-de-magalhaes Queiroz, J. (2003) Os Cemitrios do Porto e a arte funerria oitocentista em Portugal: Consolidao da vivncia romntica na perpetuao da memria. Tese de Doutoramento, Universidade do Porto, Porto Queiroz, J. (2009) Os Cemitrios Histricos e o seu Potencial Turstico em Portugal. Acedido em 30/01/2011 em http://21gramas.pt/Uploads/17480711200709.pdf Queiroz, J. (s.d.) Cemeteries in Portugal (19th century) An historical and artistic approach. Acedido em 30/01/2011 em http://www.queirozportela.com/cemetpo.htm
Rochesters History (1999-2003) Glossary of Victorian Cemetery Symbolism. Acedido em 28/06/2011 em http://www.vintageviews.org/vv-tl/pages/Cem_Symbolism.htm

Sacramento, M. (1992) Mrio Sacramento in: Aveirenses Ilustres. Retratos minuta [verso electrnica] Aveiro: Edio do X Encontro de Professores de Histria da Zona Centro Sacred Destinations (2010) Pre-Lachaise Cemetery, Paris. Acedido em 07/09/2011 em http://www.sacred-destinations.com/france/paris-pere-lachaise Scott, R. (2010) Cemetery Tourism Introducing Cemetery Tourism. Acedido em 30/01/2011 em http://www.dark-tourism.org.uk/ Secretaria da Comunicao Prefeitura de Votuporanga (2006) Museu realiza estudo sobre cemitrios histricos. Regio Noroeste. Acedido em 07/09/2011 em http://www.regiaonoroeste.com/portal/materias.php?id=3484&busca=Votuporanga%20ce mit%E9rios%20hist%F3ricos&pagina=1&oquelista= Sharpley, R. (2009): Shedding Light on Dark Tourism: An Introduction: in Sharpley, R. e Stone, P. (ed.) The Darker Side of Travel The Theory and Practice of Dark Tourism. Great Britain: Channel View Publications. pp.3 22

Stone, P. (2009): Making Absent Death Present: Consuming Dark Tourism in Contemporary Society: in Sharpley, R. e Stone, P. (ed.) The Darker Side of Travel The Theory and Practice of Dark Tourism. Great Britain: Channel View Publications. pp.23 38 Walker, T. (2009): Dark Tourism: Mediating Between the Dead and the Living: in Sharpley, R. e Stone, P. (ed.) The Darker Side of Travel The Theory and Practice of Dark Tourism. Great Britain: Channel View Publications. pp.39 55 Weiss, C. (2011) Grupo faz inventrio de cemitrios da Vila Itoupava em Blumenau. Dirio Catarinense. Acedido em 07/09/2011 em http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2%C2%A7ion=Geral&ne wsID=a3306182.htm

You might also like