You are on page 1of 19

EQUIPE E FUNES

A equipe de cenografia e direo de arte costuma ser a mais numerosa num filme de fico, pois engloba vrios subsetores, que se subordinam todos, em ltima instncia, direo de arte. A funo relativamente nova no Brasil, datada do incio dos anos 70. Anteriormente, todo o trabalho se dividia entre os departamentos de cenografia e figurino.

(MARQUES, Ada, 2007, p. 84).

RESUMO DA EQUIPE DE CENOGRAFIA E DIREO


DE ARTE

Diretor de arte Assistente de dir. de arte Cengrafo Assistentes de cenografia Estagirios de cenografia Cenotcnicos Produtor de arte Contrarregra Aderecista

Figurinista Assistente do figurinista Estagirios de figurino Camareiras Costureiros Maquiador-chefe Cabeleireiros Assistentes do cabeleireiro Estagirios do cabeleireiro Continusta

DIRETOR DE ARTE
No Brasil, usualmente o diretor de arte acumula duas funes: direo de arte propriamente dita e cenografia: ele quem, por meio de desenhos e maquetes que devem ser aprovados pelo diretor, cria todos os ambientes que transformam em cenrio. Sempre atrelado s limitaes do oramento e s diretrizes artsticas e expressivas do filme, seu trabalho no se restringe apenas concepo: ele tambm acompanha toda a execuo dos seus cenrios e se responsabiliza por eles.
(MARQUES, Ada, 2007, p. 84)

CENOTCNICOS

Pedreiros, marceneiros e pintores.

Profissionais especializados em trabalhar com materiais prprios ao meio cinematogrfico, utilizados para a construo de cenrios. Permanecem no set durante as filmagens.

PRODUTOR DE ARTE

Profissional especializado na pesquisa de mveis, objetos e acessrios requeridos pelo diretor de arte. Caso algum objeto deva ser construdo, esta tarefa ser do aderecista.

ADERECISTA
Responsvel pela execuo de objetos que no existem e que podem ter sido inventados pelo diretor de arte ou pelo cengrafo. A partir de materiais como isopor, papelo, plstico, resina ou metal, executa qualquer objeto fantasioso.

CONTRARREGRA
Durante a filmagem permanece o tempo todo no set, pronto para solucionar problemas e providenciar qualquer pedido relativo aos objetos que compem o cenrio. Assegura a conservao e manuteno de todos os objetos cenogrficos.

EQUIPE DE FIGURINO
Figurinista-chefe - responsvel pela criao e confeco do vesturio;
Figurinista-assistente - auxilia o figurinistachefe. Em produes que se passam na atualidade, o figurino pode ser constitudo por peas buscadas em lojas. Havendo necessidade de confeco, costureiras sero contratadas sob a responsabilidade do figurinista-chefe e seu assistente.

Tambm subordinados ao figurinista:


Camareiras - responsveis pela manuteno e limpeza das roupas durante as filmagens. Uma camareira, ao menos, sempre dever estar presente no set para vestir os atores e para executar pequenos consertos.

EQUIPE DE MAQUIAGEM
Maquiador

cria e executa a maquiagem.

Em

equipes maiores, o maquiador-chefe o responsvel pela criao e concepo da maquiagem e dos penteados dos atores e deve comandar sua equipe.

CONTINUSTAS
So os profissionais responsveis pela ligao entre uma cena e outra que, quase sempre, no so gravadas em sequncia. responsvel pela adequao do figurino, adereo, detalhes do dcor e do texto. de extrema necessidade para que a edio sequencial seja coerente e convincente, podendo uma falha ser fatal para a qualidade da histria.

CENOGRAFIA
SUPORTE VISUAL DRAMATURGIA

CONCEITO
Do

grego skenographia Do latim scenographia


Abrange

todo o processo de criao e construo do evento esttico-espacial e da imagem cnica.

cengrafo utiliza-se de elementos como cores, luzes, formas, linhas e volumes, para solucionar as necessidades apresentadas pelo espetculo ou produo audiovisual.

Logo,

os cenrios so a forma de localizar tanto as personagens quanto os telespectadores, como tambm se configura num elemento de grande fora imagtica e dramtica.

Devem

estar totalmente coerentes com aspectos como tempo histrico da histria, aspectos das personagens que transitam naquele local, entre outros fatores. feitos em equipe com a participao de profissionais como produtores de arte, engenheiros, arquitetos, cengrafos e marceneiros. produtores de arte, cengrafos e arquitetos participam da elaborao artstica do projeto, enquanto os engenheiros, marceneiros e at mesmo pedreiros fazem os cenrios necessrios para a gravao do programa.

So

Os

Locaes

externas podem servir de cenrio de acordo com o que se pede na narrativa da obra necessitando de aparato tcnico para melhoria da luz, da configurao da imagem e do som, por exemplo.
modo geral, os cenrios so montados no dia das gravaes e desmontados aps o final das gravaes das cenas.

De

No

Brasil, h a tradio de gravar por cenrio, ou seja, so gravadas todas as cenas do captulo que acontecem em certo cenrio, para economizar tempo.

ADEREOS DE CENA
So

objetos ou itens cnicos pequenos que apoiam o cenrio, sendo assim, no caso de teledramaturgia, muitas vezes objetos de decorao.
tipos de adereo cnicos so os mbiles, desenhos de prdio (muito utilizados em fundo de cenrios que representam paisagem de cidade ou paisagem de uma janela), entre outros complementos maiores de cenrio.

Outros

Os projetos de adereos, suas cores, formas, entradas e sadas nas cenas, posicionamento e movimentao, obedecem mesma escala de importncia dos cenrios e figurinos, por exemplo. Cores, formas e relevncia expressiva so tambm plasticamente alteradas atravs da iluminao.

You might also like