You are on page 1of 5

11. Recursos tcnicos de interveno 11.1.

Posicionamento das partes mesa Para uma melhor visualizao da aplicao prtica de como melhor organizar a posio das partes durante a conciliao, sero apresentados a seguir alguns exemplos. Lembramos que no caso de haver dois conciliadores, os mesmos devem ficar prximos um do outro.
11.1.1. Mesa redonda

A mesa redonda apresenta a importante vantagem de permitir dispor as partes de modo eqidistante tanto entre si, como em relao ao conciliador, o que, por um lado, retira o cunho de rivalidade e, por outro, facilita a comunicao, j que as partes podem olhar uma para a outra sem ter de movimentar a cadeira. Ademais, a mesa redonda permite acomodar melhor os participantes e afasta a idia de qualquer hierarquia entre os participantes.
11.1.2. Mesa retangular

Nesse estilo de mvel os conciliadores se sentam em um dos lados da mesa, ficando de frente para as partes. Essa disposio cria a sensao de autoridade do conciliador. Tem a vantagem de colocar as partes lado a lado, o que retira o sentimento de rivalidade que transmitido pelas tradicionais mesas de julgamento nos Tribunais. Embora as mesas retangulares no sejam to adequadas quanto s redondas, essa disposio a mais indicada para as mesas retangulares, pois permite que se mantenha uma eqidistncia entre todos os participantes.
11.1.3. Sem emprego da mesa

Em outras circunstncias, o conciliador pode querer encorajar as pessoas a deixarem de lado suas defesas ao retirar a mesa e colocar as cadeiras mais prximas entre si, criando desse modo, um ambiente mais informal. 11.2. Rapport: o estabelecimento de uma relao de confiana Rapport pode ser compreendido como a capacidade do conciliador de criar mecanismos que gerem entendimento, confiana recproca e vnculo positivo entre ele e as partes, o que depende da capacidade do conciliador de

equilibrar os papis de ouvinte emptico com a habilidade de auxiliar na busca de solues para a situao. 3 11.3. Empatia Capacidade do conciliador de demonstrar que est genuinamente interessado nos afetos, percepes e diferentes pontos de vista das pessoas envolvidas sinalizando que h envolvimento e preocupao por parte do conciliador, que o demonstra sem perder sua condio eqidistante. Ao demonstrar capacidade de colocar-se no lugar do outro bem como de compreender sua experincia subjetiva, proporciona uma sensao tranqilizadora naquele que fala. A empatia estabelecida quando o conciliador mostra que sua ateno est focada na situao e inclui olhar a pessoa que fala e comunicar em especial corporal e gestualmente que est compreendendo o que falado. Empatia composta de dez itens: Demonstrar capacidade de colocar-se no lugar do outro; Demonstrar capacidade de sentir o que sentiria se estivesse na situao referida pela parte; Demonstrar interesse em compreender os pontos de vista das partes; Acompanhar o que est sendo dito com manifestaes verbais (humhum, compreendo...); Referir que est compreendendo olhando nos olhos de quem fala; Acompanhar o que est sendo dito com gestos corporais; No fazer outra atividade ao mesmo tempo, mostrando ateno focada; Demonstrar envolvimento e preocupao com as pessoas; Demonstrar dificuldade de reconhecer o estado psicolgico das partes; Olhar para a pessoa que est falando. 11.4. Perguntas orientadas a solues As perguntas constituem-se ferramentas teis nos processos de resoluo de conflito, visto que facilitam a busca da melhor compreenso e explorao do problema. A tarefa do conciliador, ao utilizar as perguntas,

MULLER, Fernanda Graudenz. Competncias Profissionais do Mediador de Conflitos Familiares. Dissertao apresentada ao Programa de Ps-Graduao em Psicologia, Curso de Mestrado, Centro de Filosofia e Cincias Humanas. UFSC: Florianpolis, 2007.

tentar entender a situao a partir do ponto de vista das pessoas, bem como lev-las a ver as situaes a partir de um outro ngulo ainda no visto. Para utilizar as perguntas com vistas a sua maior efetividade, importante ter em mente os seguintes norteadores: 1) Toda pergunta deve partir de algo dito verbalmente ou manifestado analogicamente (gestos, posturas, distncias, modulaes da voz tom, ritmo, volume) e que surja do contexto; 2) Toda pergunta deve considerar: Para que eu fao esta pergunta? Qual o objetivo da pergunta? Onde pretendo chegar?.
11.4.1. Classificao e caracterstica das perguntas

audincia/sesso de conciliao para situar o contexto das partes. Objetivam oferecer informaes e explicaes mais precisas sobre a idia que cada pessoa tem do problema. Inteno informao Exemplo de perguntas: Que problemas os trouxeram aqui? Onde? Quando? Como?

Lineares: so perguntas muito diretivas e mais usadas no incio da

Estratgicas: objetivam ampliar a viso das partes sobre as possibilidades de

soluo.

Inteno estabelecer meta para se atingir um alvo Exemplo de perguntas: O qu voc pretende fazer agora? Por que voc no fala para ele de suas preocupaes? Voc prefere que um juiz decida por voc?

Reflexivas: objetivam provocar reflexo nas partes sobre suas aes e a

responsabilidade decorrente das aes realizadas e das omitidas; pretendem tambm possibilitar o reconhecimento das necessidades do outro, alm de evocarem reflexes sobre seus prprios sistemas de crenas e viso de mundo.

Inteno provocar reflexo Exemplo de perguntas: Que aes voc j tentou frente a isso? Se voc fizesse de uma outra forma, como imagina que o outro reagiria? Se o outro estivesse lhe fazendo uma proposta como esta que voc faz a ele como voc se sentiria? Ou agiria?

Circulares:

objetivam fazer com que as partes compreendam a interdependncia entre suas percepes, seus sentimentos, idias e percebam a influncia que exercem entre si. Focalizam tambm as diferenas nas relaes antes e depois de comear o problema. Inteno estabelecer ligaes, conexes

Exemplo de perguntas: Como eram as coisas anteriormente? Como deseja que sejam no futuro? Quem mais seria beneficiado ou prejudicado com esta proposta?
11.5. Escuta emptica: audio dos interesses e propostas implcitas

a capacidade do conciliador de demonstrar que um interlocutor que ouve e intervm apropriadamente, e certifica a quem fala que est sendo ouvido e que sua mensagem est sendo compreendida. Para tanto, o conciliador emprega intervenes que incluem enumerar corretamente o que ouve, fazendo um resumo com as palavras de quem falou, redefinindo, clarificando ou solicitando esclarecimentos de algo que no tenha compreendido. Escutar ativamente significa ouvir o relato sem fazer ou aceitar interrupes impertinentes, sem referir o final da frase que est sendo dita, sem completar frases e sem dizer que j sabe do que se trata. A escuta emptica composta por: Demonstrar que est compreendendo a mensagem que est sendo dita. Fazer perguntas coerentes com o que est sendo falado. Solicitar a aquele que est falando: fale mais sobre isso. Pedir esclarecimentos sobre o que est sendo comunicado pela parte. Resumir as falas usando palavras de quem falou. Estimular as partes a falar. Solicitar que sejam clareados pontos no compreendidos.

Completar o raciocnio que uma das pessoas est desenvolvendo, falando por ela. Indagar, perguntar sobre o que no compreendeu. No aceitar interrupes freqentes ao longo do processo de conciliao. Ouvir o relato sem fazer interrupes impertinentes. No referir o final da frase que est sendo dita.

A essncia da escuta emptica est em primeiro compreender, para depois ser compreendido. um descentrar-se de si para voltar-se integralmente para a compreenso do outro. 11.6. Resumo Sintetizar a fala das partes, utilizando palavras-chave e os valores por elas expressos, reposicionando-as positivamente e expressando o mais claramente possvel a compreenso do problema.4 11.7. Silncio comum a situao de silncio causar inquietao no conciliador uma vez que o silncio pode parecer ameaador, dando a impresso de ser ele o foco de ateno. Como resultado, a tendncia dizer alguma coisa, qualquer coisa, que evite o silncio. Normalmente, faz-se uma pergunta. E , muitas vezes, uma m pergunta, que pode ser respondida pelas partes com uma resposta mnima, que contribuir muito pouco para a construo do acordo. O silncio tem efeitos semelhantes tambm nas partes e demais pessoas participantes da conciliao. Tambm podem perceber o silncio como condio ameaadora e sentir a necessidade de responder para completar os vazios que ele produz. Permitir que o silncio ocorra contribui para provocar nas partes, e tambm no conciliador a reflexo, ainda que momentnea, sobre a forma como esto agindo, possibilita identificar e compreender seus sentimentos, podendo tambm significar a necessidade de um momento para absorver uma nova viso ou ainda, que est sendo considerando alguma nova direo a ser assumida. Todas estas so boas razes para que o silncio ocorra.

Para outros esclarecimentos acerca desse conceito consulte o texto complementar nmero 2

You might also like