You are on page 1of 2

MAT1310 Matem atica Discreta - 2012.

PUC-Rio

Lista de Exerc cios III 1. Desenhe um grafo com seis v ertices, cada um com grau 3. 2. Desenhe cinco grafos diferentes que possuam quatro v ertices e sejam conexos e simples. 3. Prove que se um grafo tem 100 v ertices e mais de 4950 arestas ent ao ele n ao e simples. 4. Prove que se um grafo simples tem 100 v ertices e mais de 4851 arestas ent ao ele e conexo. 5. Considere o grafo simples com 10 v ertices no qual existe uma aresta conectando cada par de v ertices (geralmente denotado K10 ). Existem quantos caminhos de comprimento 5 que n ao repetem v ertices? 6. Mostre que em qualque grafo, o n umero de v ertices com grau impar e par. 7. Determine se existe ou n ao um grafo, sem la cos, com 7 v ertices, cujos graus s ao: (a) 0, 2, 2, 2, 4, 4, 6. (b) 2, 2, 3, 3, 4, 4, 5. 8. Seja um grafo G = (V, A) orientado, ou seja, as arestas s ao pares ordenados: A V V . Para cada v ertice, denimos o grau de sa da gr+ (v ) de um v ertice v V e o grau de entrada gr (v ) por: gr+ (v ) = # {(vi , vo ) A, vi = v } , Demonstre por indu ca o que: gr (v ) =
v V v V

gr (v ) = # {(vi , vo ) A, vo = v } .

gr+ (v ) = #A .

9. Mostre que: se G e um grafo onde todo v ertice tem grau 2 e G e conexo, ent ao G e um ciclo. 10. Verdadeiro ou falso? Justique sua resposta! (a) Seja G um grafo com pelo menos 2 v ertices, e seja A a sua matriz de adjac encia.1 Ent ao G e conexo se e somente se existe um inteiro n 1 tal que todas as entradas da matriz An s ao n umeros diferentes de 0. (b) Se um grafo tem 10 v ertices e 50 arestas ent ao ele n ao e simples (isto e, cont em algum la co ou alguma aresta m ultipla). 11. Seja G um grafo orientado, e seja A a sua matriz de adjac encia orientada. (a) O que podemos armar sobre G se A tem uma linha formada apenas por zeros? (b) O que podemos armar sobre G se A tem uma coluna formada apenas por zeros?
Uma matriz quadrada A de ordem n e dita matriz de adjac encia de um grafo (n ao orientado) simples G de n v ertices se cada elemento aij de A e igual a 1 se existe uma aresta unindo o v ertice i ao v ertice j e e igual a zero, caso contr ario.
1

12. Suponha que A e a matriz de adjac encia de 4 A3 = 3 5 determine:

um certo grafo. Sabendo que 3 5 4 5 , 5 7

(a) a quantidade de caminhos de comprimento 3 saindo do v ertice 1. (b) a quantidade de caminhos de comprimento 6 saindo do v ertice 2 e terminado no v ertice 3. 13. Seja G conexo com exatamente dois v ertices de grau mpar. Mostre que existe um caminho ligando os dois v ertices que passa exatamente uma vez por cada aresta de G. Dica: Crie uma nova aresta ligando V e W . 14. Sejam a, v inteiros positivos. Seja G o grafo simples com a + v v ertices, sendo a deles azuis e v vermelhos, tal que que existe uma aresta ligando dois v ertices se e somente se eles s ao de cores diferentes. (a) Expresse o n umero de arestas de G em fun ca o de a e v . (b) Supondo a e v pares, G possui circuito euleriano? Justique. (c) Supondo a e v impares, G possui circuito euleriano? Justique. (d) Supondo a par e v mpar, para que condi co es sobre a e/ou v , G tem um caminho euleriano? (e) Determine em fun c ao de a e v o n umero de caminhos com 29 arestas que come cam em algum v ertice azul (n ao especicado). 15. Sejam a, v inteiros positivos. Considere o grafo simples com a + v v ertices, sendo a deles azuis e v vermelhos, tal que que existe uma aresta ligando dois v ertices se e somente se eles s ao de cores diferentes. Para quais valores de a e v existe caminho Euleriano (fechado ou n ao) neste grafo? (Dica: ver quest ao anterior). 16. Considere uma fam lia de grafos Gi (Vi , Ei ). Vi e o conjunto dos v ertices de Gi denidos pelos pontos do R2 de coordenadas inteiras entre 0 e i. Ei e o conjunto das arestas de Gi de tal modo que se u e uma aresta que une os v ertices P e Q de Gi ent ao as coordenadas de P e Q diferem de uma unidade, em uma e somente uma coordenada, conforme os exemplos abaixo.

(0,0) G1 (0,0) G2

(a) Quantos v ertices e quantas arestas possui o grafo G5 ? (b) Generalize, em fun c ao de i o n umero de v ertices e arestas do grafo Gi . (c) Para que valor(es) de i, Gi e um grafo euleriano? Justique. (d) Quando Gi n ao e euleriano, quantas arestas, em fun ca o de i devo acrescentar para torn a-lo euleriano?

You might also like